Vous êtes sur la page 1sur 11

Trabalho de Automao

Tema: Perda de Carga Concentrada Distribuida

Docente: Alex Cunha Discentes: Anderson Cleiton; Alan Bezerra; Fredson Gomes; Junior Cesar; Lucas Mariano; Marcos Vinicius.

1. Introduo

Perda de carga a energia perdida pela unidade de peso do fluido quando este escoa. Termo muito utilizado em engenharia e mecnica dos fluidos. A perda de carga num tubo ou canal a perda de energia dinmica do fluido devido frico das partculas do fluido entre si e contra as paredes da tubulao que os contenha. Podem ser contnuas, ao longo dos condutos regulares, acidental ou localizada, devido a circunstncias particulares, como um estreitamento, uma alterao de direo, a presena de uma vlvula, etc.

2. Desenvolvimento 2.1. Escoamentos em Dutos Sob Presso,


O transporte de fluidos feito atravs de condutores projetados para esta finalidade. Esses condutos podem ser: Abertos para atmosfera recebendo o nome de canais e destinados principalmente ao transporte de gua. Condutos fechados onde a presso maior que a atmosfrica, sendo assim denominados dutos sob presso. Os escoamentos em dutos sob presso so caractersticos nos escoamentos provocados por bombas hidrulicas.

2.2.

Perda de Carga

O escoamento interno em tubulaes sofre forte influencia das perdas, dissipando energia devido ao atrito. As partculas em contato com a parede adquirem a velocidade da parede, ou seja, velocidade nula, e passam a influir nas partculas vizinhas atravs da viscosidade e da turbulncia, dissipando energia. Essa dissipao de energia provoca um abaixamento da presso total do fluido ao longo do escoamento que denominada de Perda de Carga.

A perda de carga pode ser Distribuda ou localizada (concentrada), dependendo do motivo que a causa.

Perda de Carga Distribuda A parede dos dutos retilneos causa uma perda de presso distribuda ao longo do comprimento do tubo, fazendo com que a presso total v diminuindo gradativamente ao longo do comprimento e por isso denominada de Perda de Carga Distribuda.

Perda de Carga Localizada (Concentrada). Este tipo de perda de carga causado pelos acessrios de canalizao, isto , as diversas peas necessrias para a montagem da tubulao e para o controle do fluxo do escoamento, que provocam a variao brusca da velocidade, em mdulo ou direo, intensificando a perda de energia nos pontos onde esto localizadas, sendo por isso conhecida como Perdas de Carga Localizadas. O escoamento sofre perturbaes bruscas em pontos da instalao tais como em vlvulas, curvas, redues, etc.

2.2.1.

Perda de Carga Distribuda.

A perda de carga distribuda ocorre ao longo dos trechos retos de tubulao devido ao atrito. Esta perda de carga depende do dimetro D e do comprimento L do tubo; da rugosidade da parede; das propriedades do fluido, da massa especifica , da viscosidade e da velocidade V do escoamento. Rugosidade da parede depende do material de fabricao do tubo bem como do seu estado de conservao. De maneira geral em tubo usado apresenta uma rugosidade maior que tubo novo. A tabela a seguir apresenta valores da rugosidade para alguns tipos de tubos mais comuns, incluindo a condio de uso para alguns tipos.

Tabela Rugosidade absoluta de alguns materiais.

Dentre as propriedades do fluido a viscosidade a mais importante na dissipao de energia. Alm de ser proporcional a perda de carga, sua relao com as foro de inrcia do escoamento fornece um nmero adimensional, o nmero de Reynolds, Re, que o parmetro que indica o regime do escoamento. Para tubulaes de seo circular, o numero de Reynolds calculado conforme a equao abaixo, e admitido o valor 2100 como limite de transio entre o escoamento laminar e o turbulento.

A viscosidade da gua varia com a presso e temperatura, mas na prtica, para gua fria, usado o valor referente temperatura de 20C, que vale: 20 = 1,00.10-3 Pa.s (viscosidade dinamica) 20 = 1,00 cp (viscosidade dinamica) 20= 1,007.10-6 m2/s. (viscosidade cinematica).

2.2.2.

Perda de Carga Localizada (concentrada).

A perda localizada ocorre sempre que um acessrio inserido na tubulao, seja para promover a juno de dois tubos, ou para mudar a direo do escoamento, ou ainda para controlar a vazo. A ocorrncia da perda de carga considerada concentrada no ponto provocando uma queda acentuada da presso no curto espao compreendido pelo acessrio. A seguir sero vistos mtodos de clculo da perda de carga localizada.

3. Mtodos/Clculos 3.1.
Mtodo de calculo da Perda de Carga Distribuda

Alm do apoio terico, vrias experincias foram efetuadas para o desenvolvimento de frmulas que expressem satisfatoriamente os valores da perda de carga distribuda, destacando-se entre outros, os trabalhos de MoodyRouse, Hazen-Williams e Darcy-Weisbach. As perdas de carga em geral so expressas pela frmula:

hl perda de carga [m]; k coeficiente de perda de carga, [adimensional] v velocidade media do escoamento no duto, [m/s]; g acelerao da gravidade [ m/s2].

Tabela - Rugosidade dos tubos (valores de em metros)

3.2.

Mtodo de calculo da Perda de Carga Localizada (concentrada).

Mtodo do coeficiente de perda em funo da carga cintica.

O acessrio tem sua perda de carga localizada calculada atravs do produto de um coeficiente caracterstico pela carga cintica que o atravessa. Cada tipo de acessrio tem um coeficiente de perda de carga caracterstico, normalmente indicado pela letra K. A perda causada pelo acessrio, em m.c.a, calculada pela expresso:

Tabela - Coeficiente de perda de carga para cada tipo de acessrio.

Tabela - Coeficiente de perda de carga

A perda de carga total do sistema dada pela somatria das perdas de carga dos acessrios mais a perda distribuda do tubo, resultando na expresso abaixo, na qual a carga cintica foi colocada em evidncia.

Mtodo do comprimento equivalente.

definido como um comprimento de tubulao, leq, que causa a mesma perda de carga que o acessrio. Os comprimentos equivalentes dos acessrios presentes na tubulao so adicionados ao comprimento fsico da tubulao fornecendo um comprimento equivalente, Leq. Matematicamente o comprimento equivalente pode ser calculado pela expresso:

Este comprimento equivalente permite tratar o sistema de transporte de lquido como se fosse um nico conduto retilneo. Nessa condio a perda de carga total do sistema pode ser avaliada pelas equaes:

onde o comprimento L substitudo pelo comprimento equivalente Leq.

O comprimento equivalente de cada tipo de acessrio pode ser determinado experimentalmente e o valor obtido vlido somente para o tubo usado no ensaio. Para uso em tubos diferentes os valores devem ser corrigidos em funo das caractersticas do novo tubo. Existem tambm tabelas de fcil utilizao onde so constados os comprimentos equivalentes dos principais componentes de um sistema hidrulico.

Tabela - Comprimentos equivalentes para peas metlicas, ferro galvanizado e ferro fundido.

Tabela - Comprimentos equivalentes para peas de PVC rgido ou cobre.

4. Concluso
O estudo sobre Perda de Carga de extrema importncia para o avano nas pesquisas hidrulicas que avaliam o atrito do fluido em escoamento nas tubulaes e as perdas decorrentes pelos componentes instalados nos sistemas.

5. Bibliografia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Perda_de_carga Data de visualizao: 06/06/2013 http://www3.fsa.br/localuser/barral/Op_unit/Perda_de_carga.pdf Data de visualizao: 06/06/2013

Vous aimerez peut-être aussi