Vous êtes sur la page 1sur 6

PRESSO Tubo U Manmetro de Lquido

Princpio de funcionamento e construo

um instrumento de medio e indicao local de presso baseado na equao manomtrica. Sua construo simples e de baixo custo. basicamente constitudo por tubo de vidro com rea seccional uniforme, uma escala graduada, um lquido de enchimento e suportados por uma estrutura de sustentao. O valor de presso medida obtida pela leitura da altura de coluna do lquido deslocado em funo da intensidade da referida presso aplicada

Lquidos de enchimento
A princpio qualquer lquido com baixa viscosidade, e no voltil nas condies de medio, pode ser utilizado como lquido de enchimento. Entretanto, na prtica, a gua destilada e o mercrio so os lquidos mais utilizados nesses manmetros.

Faixa de medio
Em funo do peso especfico do lquido de enchimento e tambm da fragilidade do tubo de vidro que limita seu tamanho, esse instrumento utilizado somente para medio de baixas presses.

Condio de leitura (formao de menisco)


O mercrio e a gua so os lquidos mais utilizados para os manmetros d e lquidos e tem diferentes formas de menisco (Fig. 4.1). No caso do mercrio, a leitura feita na parte de acima do menisco, e para a gua na parte de baixo do menisco. A formao do menisco devido ao fenmeno de tubo capilar, que causado pela tenso superficial do lquido e pela relao entre a adeso lquido- slido e a coeso do lquido. Num lquido que molha o slido (gua) tem-se uma adeso maior que a coeso. A ao da tenso superficial neste caso obriga o lquido a subir dentro de um pequeno tubo vertical. Para lquidos que no molham o slido (mercr io), a tenso superficial tende a rebaixar o menisco num pequeno tubo vertical. A tenso superficial dentro do tubo no tem relao com a presso, precisando assim de compensao.

Influncia da temperatura na leitura

Como a medio de presso utilizando manmetro de lquido depende do peso especfico o mesmo, a temperatura do ambiente onde o instrumento est instalado ir influenciar no resultado da leitura e portanto sua variao, caso ocorra, deve ser compensada. Isto necessrio, pois na construo da escala levado em considerao a massa especfica do lquido a uma temperatura de referncia, outra influncia da temperatura na medio de presso por este instrumento no comprimento da escala que muda em funo de sua variao e em leituras precisas deve ser tambm compensada. Manmetro tipo Coluna em U O tubo em U um dos medidores de presso mais simples entre os medidores para baixa presso. constitudo por um tubo de material transparente (geralmente vidro) recurvado em forma de U e fixado sobre uma escala graduada.

A leitura pode ser feita simplesmente medindo o deslocamento do lado de baixa presso a partir do mesmo nvel do lado de alta presso, tomando como referncia o zero da escala. Este instrumento utilizado na medio de presso de fluidos em condies de repouso estticas e ou de laboratrio. A diferena de presso entre as duas extremidades determinada pela altura utilizando a seguinte equao:

Onde: H altura, p massa especifica do fluido (mercrio, gua), g gravidade local, P1 e P2 presses nas extremidades do tubo. O formato do tubo caracteriza o tipo de manmetro desta natureza, e a massa especifica do fluido, geralmente gua ou mercrio, responsvel pela sensibilidade do medidor. O sistema entra em equilbrio (altura do liquido) de acordo com a presso que atua sobre o tubo em ambas as extremidades. A diferena de presso calculada pela equao:

Para o mercrio a massa especifica 0,0136 kg/cm3.

Transmissor pneumtico Possui um elemento de transferncia que converte o sinal detectado pelo elemento receptor de presso em um sinal d e transmisso pneumtico. A faixa padro de transmisso (pelo sistema internacional) de 20 a 100 kPa,porm na prtica so usados outros padres equivalentes de transmisso tais como 3 ~ 15psi, 0,2 a 1,0 kgf/cm 2 e 0,2 a1,0 bar. A alimentao do instrumento denominada de suprimento de ar, normalmente de 1,4 kgf/cm 2 .Faz se necessrio controlar o ambiente ao redor do compressor para obter satisfatoriamente o ar de suprimento. Os transmissores pneumticos so fabricados a partir de dois mtodos de converso de sinal. So eles: a) Mtodo de equilbrio de fora (fig. 8.1) b) Mtodo de equilbrio de movimento (fig. 8.2) Em ambos os casos, um mecanismo constitudos por uma lmina metlica denominada de palheta e por um orifcio especfico de exausto de ar denominado de bico, doravante chamado sistema bico-palheta, utilizado como elemento de converso e um dispositivo amplificador de sinais pneumticos, denominado rel piloto utilizado para prover a sada de um sinal linear varivel de 0, 2 a 1,0 kgf/cm 2 . Completa esse instrumento um fole de realimentao cuja funo garantir as condies de equilbrio do instrumento. A diferena bsica entre esses dois mtodos est somente na forma com que o sinal detectado convertido. No mtodo de equilbrio de fora o bico se mantm fixo e somente a palheta

se afasta ou se aproxima do mesmo para ganhar uma contrapresso proporcional detectada, contrapresso essa que ser amplificada pelo rel piloto. No mtodo de equilbrio de movimento tanto o bico quanto a palheta se movimentam para obter a contrapresso correspondente presso detectada.

Fig. 8.1 Mtodo de equilbrio d e Mov. ou Posio

Fig. 8.2 Mtodo de equilbrio de fora

NVEL
Borbulhador Com este sistema possvel medir o nvel em fluidos corrosivos uma vez que no haver contato com o fluido. O sistema composto por um medidor de presso, uma vlvula e um suprimento de ar com presso de pelo menos 20%maior que a presso produzida pela coluna liquida quando o reservatrio estiver totalmente cheio. Uma tubulao conecta o ar comprimido vlvula e conecta a vlvula ao fundo do reservatrio .Na linha que liga a vlvula ao reservatrio instalado o medidor e a vlvula ajustada para que uma pequena vazo de ar passe a sair pela ponta mergulhada da tubulao de modo a garantir a sada de uma pequena quantidade de bolhas. O medidor de presso indicara a presso provocada pela coluna liquida e dessa forma mede-se a altura. Como a massa especifica dos lquidos varia com a temperatura, para que boas precises sejam alcanadas necessrio que sejam feitas compensaes relacionadas com esse parmetro. Atraves da tubulao feita a medio de um ponto de alta presso, enquanto uma ponto de baixa presso e deixado aberto a atmosfera. Caso o reservatrio seja presurizado o ponto de baixa presso conectado ao topo do reservatrio, de modo que seja,possvel fazer o calculo de presso diferencial causada pelo liquido apenas.

O procedimento conhecido como HTG (hydrostatic tank gauging) consiste em uma aplicao especifica na qual feita a padronizao de medio e monitoramento de operaes em tanques e similares.O sistema fornece informaes precisas de massa, massa especifica e volume de cada tanque monitorado. As principais vantagens do borbulhador so a sua localizao flexvel, a elevao praticamente ilimitada e o fato de poder ser usado para lquidos corrosivos, lquidos a elevadas temperaturas e lquidos com slidos em suspenso. Como desvantagens tem o fato de ser necessrio assegurar uma presso de ar constante e um caudal constante pequeno, a possibilidade dos slidos obstrurem os tubos de ligao e de haver contaminao de lquidos , a impossibilidade de utilizao em tanques pressurizados e requerer sistemas para purga de ar.

Displacer ( Nvel tipo deslocador) - Medio de nvel por Empuxo Medio de nvel por mtodo indireto. A utilizao de um corpo no interior de uma cmara que contenha um liquido de modo que uma forca vertical resultante seja a diferena entre o peso e a forca de empuxo medida e denominada mtodo de deslocamento. O principio de funcionamento que o corpo que flutua est parcialmente inserido no liquido, de modo que a medida do nvel aumenta a forca de empuxo tambm aumenta, aumentando a fora resulatante. Essa forma de medio baseada na lei enuciada por Arquimedes. Todo corpo mergulhado em um fluido sofre ao de uma fora vertical dirigida de baixo para cima igual ao peso do fluido deslocado.

VAZO
Rotmetro

Medidor de fluxo por rea varivel, opera em quedas de presso relativamente constante e mede o fluxo de gases e vapores. O rotmetro consiste e medir consiste em um tubo de vidro

Vous aimerez peut-être aussi