Vous êtes sur la page 1sur 30

CRN-3 - GRUPO DE TRABALHO SOBRE CONSULTRIO DE NUTRIO (Texto na ntegra)

I) INTRODUO A Agncia Nacional de Sade Suplementar (ANS), rgo vinculado ao Ministrio da Sade, publicou a Resoluo Normativa n 167, em 9 de janeiro de 2008, ampliando o Rol de Procedimentos e Eventos em Sade, o que se constitui em uma referncia bsica para cobertura mnima dos planos de sade. A norma determinou que, a partir do dia 2 (dois) de abril deste ano, os planos contratados aps 1999 passem a oferecer aos seus usurios 6 (seis) consultas por ano com nutricionistas. Essa Resoluo se estende a outras profisses, permitindo aos usurios dos planos a oportunidade de acesso a um tratamento multiprofissional, o que est de acordo com a filosofia de integralidade de sade. O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) atuou ativamente nas audincias pblicas na Cmara dos Deputados, e na consulta pblica realizada pela ANS, quando encaminhou a Tabela de Referncia Nacional de Procedimentos Nutricionais, com 43 procedimentos para insero nesse Rol de Procedimentos nacional. Alm disso, o CFN participou das

negociaes com a Diretoria de Normas e Habilitao de Produtos da ANS, que permitiu a incluso da Nutrio. Essa Tabela de Referncia Nacional de Procedimentos Nutricionais encontra-se disponvel na Resoluo CFN 417/2008, publicada no Dirio Oficial da Unio (DOU), de 24 de maro deste ano, e serve de base para consulta pelos profissionais. Mas, para auxiliar, ainda mais, o nutricionista nessa atividade, o Conselho Regional de Nutricionistas 3 Regio (CRN-3) constituiu um Grupo de Trabalho (GT) que, com auxlio de profissionais colaboradores e experientes em Nutrio Clnica e no atendimento em consultrios, elaborou diretrizes mnimas e sugestes que visam a execuo de um atendimento de qualidade ao cliente, conforme preconiza a misso deste Regional. O GT foi subdividido em sub-grupos, o que culminou com um trabalho mais abrangente, fazendo com que o contedo abordasse os seguintes itens:

R:\Solange GT - 2008\GT Prontuario - Consulta Nutricao\TEXTO FINAL GT Prontuario - sem fotos.doc

1. Como instalar o consultrio documentao bsica, legislao e tributos exigidos ao profissional; equipamentos mnimos e como utiliz-los; 2. A consulta propriamente dita procedimentos, registros em pronturio e avaliao fsica. Todo esse trabalho apresentado, a seguir, para orientao dos profissionais que desejam atuar em consultrios, seja essa atividade desenvolvida em instituies pblicas ou privadas, independentes ou credenciadas junto sade suplementar.

II) INSTALAO DO CONSULTRIO Primeiramente cabe uma definio do que seja um estabelecimento de interesse sade e, para tal tomou-se por base a definio descrita na Resoluo Anvisa RDC n 50/2002, sendo aqui apresentada de forma resumida, voltada para o interesse da atuao do nutricionista: Estabelecimento de interesse sade: edificao onde se desenvolve uma ou mais atividades relacionadas a produtos de interesse da sade ou relacionadas a prestao de servios da sade. A atividade ambulatorial restrita a consultas compreende as atividades de consultas e tratamento prestado a pacientes externos....... No caso especfico deste trabalho, os locais de realizao dessas atividades pelos nutricionistas so: consultrios, ambulatrios, Unidades Bsicas de Sade (UBS), Centros de Referncia em sade, clnicas mdicas (vrias especialidades), clnicas de empresas, clnicas/servios/empresas especializadas em medicina do trabalho, bem como,

atendimentos realizados em domiclio do cliente, se for o caso, como atendimento de home care ou personal diet. Para que o nutricionista possa atuar em consultrio como profissional credenciado (quando o convnio quem arca com o pagamento da consulta) ou referenciado (quando o nutricionista indicado pela operadora ou seguradora e o pagamento realizado pelo cliente), ele dever apresentar uma srie de documentaes exigidas pelas empresas e, tambm, pelos rgos pblicos, como Vigilncia Sanitria e Prefeituras. Em qualquer das situaes citadas, o nutricionista um profissional liberal, isto , profissional que exerce sua atividade com autonomia e independncia, mediante conhecimentos tcnicos e cientficos, e que possui ttulo de habilitao expedido de forma legal, que pode trabalhar com registro em carteira, como autnomo ou abrir uma microempresa ME (ao abrir uma ME o profissional deve contratar um contador).

R:\Solange GT - 2008\GT Prontuario - Consulta Nutricao\TEXTO FINAL GT Prontuario - sem fotos.doc

E aqui cabe definir o que ser autnomo: pessoa fsica que exerce, por conta prpria, atividade econmica, com fins lucrativos, ou no, portanto, no tem direito a verbas trabalhistas, dcimo terceiro salrio, frias, apenas direitos previdencirios. Para ser

autnomo o nutricionista deve fazer inscrio na Prefeitura da sua cidade, para tirar o registro de autnomo, sendo que esse registro deve ser como profissional liberal de curso superior na rea da sade . Os tributos que incidem sobre o profissional autnomo so: Imposto de Renda Pessoa Fsica Receita Federal; Previdncia INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social); ISS (Imposto sobre Servios) Tributo Municipal (Prefeitura).

ETAPAS PARA A INSTALAO DE UM CONSULTRIO DE NUTRIO Para cadastramento de um estabelecimento de assistncia sade de baixa complexidade (incluindo um consultrio de nutricionista) necessrio seguir o seguinte protocolo:

1 fase - junto Vigilncia Sanitria do Municpio (1) O profissional dever se dirigir Vigilncia Sanitria do Municpio onde atuar e solicitar o cadastramento (procedimento obrigatrio) para registrar o consultrio, para isso dever preencher os anexos tipo I (Resoluo n 2/2006, da Secretaria Municipal da Sade) Os documentos exigidos para cadastramento so: cpia do registro de autnomo; cpia do contrato social.

2 fase - junto ao CNES Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Sade O profissional dever se dirigir ao rgo e apresentar os seguintes documentos: prova de inscrio do profissional junto ao Conselho Regional como RT (Responsvel Tcnico); cpia do registro da clnica no respectivo Conselho Regional (se for constituda pessoa jurdica); cpia dos manuais de rotina e procedimentos (descrio detalhada do conjunto de procedimentos tcnicos e atividades realizadas no estabelecimento, assim como das rotinas de esterilizao, limpeza ambientes);(A) cpia dos contratos de servios terceirizados e de licena de funcionamento da contratada (empresa de limpeza, vigilncia e esterilizao, etc..); (B) e higienizao dos equipamentos e dos

R:\Solange GT - 2008\GT Prontuario - Consulta Nutricao\TEXTO FINAL GT Prontuario - sem fotos.doc

cpia do certificado de controle de pragas urbanas e da limpeza da caixa dgua; (C) cpia do auto de vistoria do Corpo de Bombeiros; (D) cpia de controle de manuteno preventiva e corretiva dos equipamentos (manuteno ou certificado de aparelhos/equipamentos, ar condicionado, etc..) (E)

Instrues relativas aos documentos descritos na 2 fase (junto ao CNES):

(A) Elaborao do Manual de Rotinas e Procedimentos do Consultrio: Pode ser elaborado tomando-se por base a frmula de elaborao dos Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) e se desenvolve nas seguintes etapas: 1. Identificao do estabelecimento: nome, endereo, nome e registro do responsvel tcnico; 2. Objetivos do estabelecimento: descrio generalizada dos procedimentos e atividades executadas, visando a melhor conduta do profissional (ex: orientao dietoterpica e reeducao nutricional); 3. Abrangncia: este Manual de Rotinas e Procedimentos se aplica a .... (ex. consultrio de nutrio sem/com procedimentos invasivos ou consultrio mdico de diagnose, etc..); 4. Tipos de procedimentos realizados no local: avaliao nutricional por meio de mtodos objetivos e subjetivos, devendo ser feita a descrio passo a passo; 5. Esterilizao: procedimentos para higienizao local: troca de lenol descartvel no reciclvel para maca a cada atendimento; limpeza do consultrio diariamente, com o uso de sabo para piso e paredes, lcool para superfcies de mesas e cadeiras, etc.); limpeza dos equipamentos - a cada atendimento, com lcool a 70%; limpeza da maca - diariamente, com detergente neutro e lcool a 70%; banheiros higienizados diariamente, com detergente e cloro a 200 ppm; o banheiro deve dispor de papel toalha branco (no reciclvel) no dispenser do toalheiro, papel higinico em rolo, com folha dupla, e sabonete antissptico; caso no haja pia dentro do consultrio, o nutricionista dever instalar um suporte com lcool gel a 70%, para assepsia das mos a cada processo onde haja contato com o paciente, assim como para a assepsia dos equipamentos, tais como balana, adipmetro, fita antropomtrica, antes de se dirigir ao pronturio. 6. Registro de clientes : modelo de ficha clnica ou livro de registro do cliente, nmero de clientes atendidos diariamente.

R:\Solange GT - 2008\GT Prontuario - Consulta Nutricao\TEXTO FINAL GT Prontuario - sem fotos.doc

7. Equipamentos de proteo individual (EPI): caso o cliente venha a ter o diagnstico de doenas infecto-contagiosas e/ou leses de pele, deve ser descrito como deve ser o procedimento (isolamento de contato, respiratrio simples ou complexo, uso de luvas e aventais descartveis, mscara simples descartvel ou tipo bico de pato ou boca de macaco, culos, etc..) 8. Destino dos resduos: acondicionamento dos resduos de sade, inscrio nas coletas de resduos, local onde so armazenados.

(B) Cpia dos contratos de servios terceirizados e de licena de funcionamento da contratada (empresa de limpeza, vigilncia e esterilizao, etc.): Caso o estabelecimento de atendimento seja prprio do profissional, este dever ser responsvel pela aquisio dos servios, conforme necessidade. Mas, se o estabelecimento tiver estes servios e o nutricionista locatrio dispuser deles, dever solicitar ao setor responsvel a cpia dos contratos dos servios desenvolvidos. Caso o responsvel no obtenha o documento ou no queira fornec-lo, o nutricionista dever fazer a solicitao por escrito para que esse responsvel assine essa deciso, e assim o nutricionista tenha este documento em mos quando o estabelecimento for fiscalizado pela VISA, pois desta forma h como justificar a ausncia do documento, mas no o desconhecimento quanto sua importncia. A periodicidade da renovao dos contratos vai depender do acordo realizado entre contratante e contratada; no h uma regra para este fato;

(C) Cpia do certificado de controle de pragas urbanas e da limpeza da caixa dgua (3): A limpeza da caixa dgua deve ser realizada a cada 6 meses (4) e o controle de pragas urbanas deve ser primeiramente preventivo, descrevendo metodologia de preveno e, a cada 6 meses, de forma efetiva, por empresa especializada. Caso o estabelecimento de atendimento seja prprio do profissional, este dever ser responsvel pela aquisio dos servios, mas se o estabelecimento for de terceiros ou locado, o nutricionista dever solicitar ao responsvel a cpia dos servios desenvolvidos. Caso o responsvel no obtenha o documento ou no queira fornec-lo, dever ser feita a solicitao por escrito para que o responsvel a assine, para ter este documento em mos quando o estabelecimento for fiscalizado pela VISA, pois desta forma h como justificar a ausncia do documento, mas no o desconhecimento quanto sua importncia.

R:\Solange GT - 2008\GT Prontuario - Consulta Nutricao\TEXTO FINAL GT Prontuario - sem fotos.doc

(D) Cpia do auto de vistoria do Corpo de Bombeiros (5): Este laudo visa a segurana predial. Caso o estabelecimento de atendimento seja prprio do profissional, este dever ser responsvel pela aquisio dos servios. Mas, se o estabelecimento for de terceiros ou locado, o nutricionista dever solicitar ao responsvel a cpia do servio desenvolvido. Caso o responsvel no obtenha o documento ou no queira fornec-lo, o nutricionista dever fazer a solicitao por escrito para que o responsvel a assine, para ter este documento em mos quando o estabelecimento for fiscalizado pela VISA, pois desta forma h como justificar a ausncia do documento, mas no o desconhecimento quanto sua importncia.

(E) Cpia de controle de manuteno preventiva e corretiva dos equipamentos (manuteno ou certificado de aparelhos e equipamentos, ar condicionado, etc..) (6): Todo equipamento adquirido para uso em consultrio dever passar por manuteno corretiva e preventiva, com a devida calibrao, de acordo com a periodicidade estabelecida pelo fabricante.

Obs. 1. necessrio o pagamento de uma taxa para o cadastramento; 2. o cadastramento dever ser renovado se houver alterao de dados cadastrais do estabelecimento ou do RT; 3. verificar se o cadastro do consultrio foi publicado em Dirio Oficial do Municpio; 4. os estabelecimentos em funcionamento e que ainda no se encontram cadastrados, podero sofrer penalizao administrativa e a cobrana de uma taxa (prazo mximo de 120 dias aps a publicao da Portaria CVS- SP n 03, de 22/04/2002).

A Resoluo Anvisa RDC 50/2002 define que o atendimento ambulatorial se baseia em uma srie de atividades como: recepcionar, registrar e fazer marcao de consultas; realizar vigilncia nutricional atravs de atividades continuadas e rotineiras de observao, coleta e anlise de dados e disseminao da informao referente ao estado nutricional, desde a ingesto de alimentos sua utilizao biolgica; proceder consulta de nutrio;

A referida Resoluo dispe, ainda, sobre a prestao de servios de apoio tcnico sob regime de internao, onde descreve com uma das atividades, a de proporcionar condies

R:\Solange GT - 2008\GT Prontuario - Consulta Nutricao\TEXTO FINAL GT Prontuario - sem fotos.doc

de assistncia alimentar. J que o consultrio no tem por objetivo fornecer alimentos, esta prestao de servios no cabe. Mas, se houver a distribuio de produtos aos clientes, sejam esses produtos adquiridos via nota fiscal e registrados em rgos competentes ou doados por empresas, tambm registrados nos rgos competentes, o profissional dever seguir o padro de controle higinico-sanitrio pr-estabelecido pela ANVISA.

MATERIAIS BSICOS PARA O CONSULTRIO Como refere a Resoluo RDC n 50/2002 (2), cada estabelecimento de interesse sade dever ter ambientes com dimenses fsicas compatveis com o uso proposto. Portanto, os materiais bsicos para a composio de um consultrio de nutrio, a fim de possibilitar o atendimento aos clientes so: 1 armrio com 2 portas, pequeno, com superfcie lisa e de fcil higienizao; Equipamentos de Proteo Individual (EPI) em quantidade suficiente; 3 cadeiras simples; 1 calculadora cientfica; 1 escada com 2 degraus; janelas em vidro com protetor solar; lixeiras com tampa e com acionamento por pedal; 1 maca de material resistente e de fcil higienizao; 1 mesa de trabalho; 1 linha telefnica e aparelho; 1 computador com impressora; 1 aparelho de ar condicionado ou circulador de ar; materiais para educao nutricional.

Com relao ao item EQUIPAMENTOS mnimos para uso em consultrio de nutrio e a utilizao especfica de cada um deles, a descrio ser feita a seguir.

III) EQUIPAMENTOS, MEDIDAS E AVALIAES

Considerando o exame fsico, a Nutrio utiliza comumente a antropometria porque o mtodo no-invasivo, de baixo custo e universalmente aplicvel, disponvel para avaliar o tamanho, propores e composio do corpo humano. Indica se os objetivos esto ou no sendo atingidos e, ainda, se a metodologia de trabalho est satisfatria.

R:\Solange GT - 2008\GT Prontuario - Consulta Nutricao\TEXTO FINAL GT Prontuario - sem fotos.doc

MATERIAIS TCNICOS (EQUIPAMENTOS) MATERIAL tcnico de aceitao mnima, para utilizao em consultrios e ambulatrios: Balana, Estadimetro (rgua antropomtrica), Compasso de dobras (plicmetro, Adipmetro), Fita mtrica (fita antropomtrica), Lpis dermatogrfico. MATERIAL tcnico complementar (facultativo), para utilizao em consultrios e ambulatrios: Bioimpedncia

PRECISO DAS MEDIDAS A preciso das medidas depende, em primeiro lugar, da exatido dos instrumentos. Quanto mais refinado forem, mais fidedigno ser o resultado da medida.

Porm, existem 2 (dois) erros mais comuns em medidas: 1. Erro de Medida 2. Erro Sistemtico

1. Erro de Medida: nos erros de medida encontram-se inseridos: a) Erro do Equipamento: quando o equipamento no est previamente calibrado. b) Erro do Medidor: quando o medidor erra ao fazer a leitura do equipamento.

2. Erro Sistemtico: pode-se citar as diferenas biolgicas, como por exemplo, se a medida da estatura de um indivduo for realizada nas primeiras horas da manh, ter-se- uma medida diferente de outra feita tarde.

QUANDO USAR OU REALIZAR A AVALIAO DE MEDIDAS CORPORAIS? No incio ou no decorrer do perodo de qualquer programa. Quando for necessria uma reformulao do mesmo.

POR QUE FAZER AVALIAO DAS MEDIDAS CORPORAIS? Para verificar a condio da composio corporal inicial do cliente; Para obter dados para a prescrio do plano alimentar; Para verificar a progresso do cliente no decorrer do acompanhamento (reavaliaes); Para verificar se os resultados esto sendo atingidos.

R:\Solange GT - 2008\GT Prontuario - Consulta Nutricao\TEXTO FINAL GT Prontuario - sem fotos.doc

PONTOS IMPORTANTES: Quanto aos instrumentos: a escolha correta garantir xito nas medidas. Deve-se escolher instrumentos validados cientificamente, fidedignos, adequados populaoalvo e atualizados.

Quanto a vestimentas: orientar o cliente que utilize a roupa adequada para a avaliao.

Quanto s tcnicas de medidas: seguir rigorosamente as indicaes, normas e padres das avaliaes.

Quanto ao local destinado ao estudo: deve ser amplo e com regulao de temperatura para torn-lo confortvel ao estudado.

Todas as medidas devero ser tomadas, preferencialmente, do lado dominante, de acordo com as possibilidades clnicas de cada cliente.

Efetuar, sempre, 3 (trs) medies e considerar como medida a ser utilizada aquela que a mdia aritmtica das 3.

Antes de iniciar a tomada das medidas, deve-se marcar os pontos anatmicos com lpis dermatogrfico.

MATERIAL E MTODO

COMPASSO DE DOBRAS E FITA MTRICA

DOBRAS CUTNEAS A gordura subcutnea pode refletir de maneira acurada o contedo de gordura corporal total. A medida das dobras cutneas apresenta duas vantagens: 1- estimar a gordura corporal e sua evoluo; 2- caracterizar a distribuio regionalizada da gordura subcutnea. O somatrio das dobras cutneas permite a anlise do ganho ou perda de gordura em vrios pontos anatmicos.

R:\Solange GT - 2008\GT Prontuario - Consulta Nutricao\TEXTO FINAL GT Prontuario - sem fotos.doc

1. TRCEPS - Ponto mdio acrmio-radial. Medida vertical.

2. SUBESCAPULAR

- 1cm p/ baixo e 1 cm lateral ao ngulo inferior da escapula.

Medida oblqua 45 p/ baixo.

3. BCEPS - Ponto mdio acrmio-radial. Medida vertical.

4. PEITORAL - Na linha que vai do mamilo prega axilar, medida entre tero proximal e o mdio, axila. Medida oblqua p/ baixo.

5. AXILAR - Localizada na linha axilar mdia, altura do ponto anatmico xifoidal. Medida vertical.

6. CRISTA ILACA - 3 a 5cm acima da crista ilaca, sobre a linha mdio axilar. Medida 45 p/ baixo.

7. ABDOMINAL - direita da cicatriz umbilical. Medida vertical.

8. COXA (anterior) - Ponto mdio entre a prega inguinal, ao nvel da espinha ilaca nterosuperior, e o bordo proximal da patela. Medida vertical.

9. PANTURRILHA - Ao nvel da mxima circunferncia da panturrilha, na linha medial. Medida vertical.

PERMETROS Os permetros corporais so importantes medidas que permitem verificar as dimenses do corpo.

Mtodos de medio dos permetros: 1 - Aplicar a fita levemente na superfcie cutnea de forma a ficar justa, porm no apertada. 2 - Evitar a compresso da pele.

1. BRAO RELAXADO - Ponto mdio acrmio-radial.

R:\Solange GT - 2008\GT Prontuario - Consulta Nutricao\TEXTO FINAL GT Prontuario - sem fotos.doc

10

2. TRAX ou PEITORAL - Ao nvel do ponto mesoesternal. Medida feita ao final de uma expirao.

3. CINTURA - Circunferncia que passa imediatamente acima do umbigo.

4. GLTEO (mximo) ou Quadril - Circunferncia que passa altura do trocnter do fmur.

5. COXA (1 cm) - Medida 1cm abaixo da prega gltea.

6. PANTURRILHA - Medida ao nvel da mxima circunferncia.

ALTURA E PESO TOTAL

ALTURA A altura representa o maior indicador do tamanho corporal geral e do comprimento dos ossos. Recomenda-se que a altura seja obtida estando o paciente em p, encostado em uma haste vertical inextensvel (superfcie lisa ou parede); ndegas e calcanhares devem tocar esta haste, estando o indivduo descalo. Obs.: acessar o site do Ministrio da Sade para obter maiores informaes sobre o SISVAN Sistema de Vigilncia Alimentar e Nutricional, entre elas medidas Antropomtricas. (http://dtr2004.saude.gov.br/nutricao/acao_sisvan.php)

PESO TOTAL O peso corresponde soma de todos os componentes de cada nvel da composio corporal. Quanto ao peso, o sujeito dever estar com o mnimo de roupas possvel, sendo considerada tecnicamente adequada a medida realizada durante o perodo da manh.

EQUIPAMENTOS MNIMOS: Lpis dermatogrfico Balana antropomtrica

Fita antropomtrica Compasso de dobras cutneas

R:\Solange GT - 2008\GT Prontuario - Consulta Nutricao\TEXTO FINAL GT Prontuario - sem fotos.doc

11

Estadimetro

PROTOCOLOS Os protocolos para as avaliaes foram baseados em diferentes populaes de estudo conforme descrito abaixo. No adequado usar softwares que aleatoriamente escolhem, por si s, algum protocolo dentre muitos. O nutricionista deve ser crtico para saber qual

protocolo usar na sua populao de atendimento.

1. DURNIN & WOMERLEY (1974) Pblico estudado: 209 homens de 17 a 72 anos de idade e 272 mulheres de 16 a 68.

2. GUEDES (1985) Pblico estudado: estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (RS), sendo 110 homens e 96 mulheres entre 18 e 30 anos de idade.

3. JACKSON & POLLOCK (1978) Pblico estudado: foram avaliados 308 homens, entre 18 e 61 anos de idade, com quantidades de gordura relativa ao peso corporal entre 11% e 33%.

4. JACKSON & POLLOCK (1980) Pblico estudado: foram avaliadas 249 mulheres, entre 18 e 55 anos de idade, com quantidades de gordura relativa ao peso corporal entre 14% e 44%.

5. PETROSKI (1995) Pblico estudado: 213 homens e 304 mulheres, de 18 a 66 anos de idade, da regio central do Rio Grande do Sul e litornea de Santa Catarina.

6. THORLAND et al (1984) Pblico estudado: 144 homens e 133 mulheres atletas.

7. SLAUGHTER et al (1988) Pblico estudado: 310 indivduos, de 8 a 29 anos. Estas equaes esto entre as mais indicadas para a predio de gordura corporal em crianas e adolescentes, de 7 a 18 anos, principalmente pela preocupao de levar em considerao o nvel maturacional e o aspecto racial.

R:\Solange GT - 2008\GT Prontuario - Consulta Nutricao\TEXTO FINAL GT Prontuario - sem fotos.doc

12

8.

MCARDLE (1986)

Previso do percentual de gordura a partir das circunferncias: %G = A + B - C - 10.2 (homens jovens) %G = A + B - C - 15.0 (homens idosos) %G = A + B - C - 19.6 (mulheres jovens) %G = A + B - C - 19.6 (mulheres idosas)

As constantes A, B e C correspondem s circunferncias listadas na tabela abaixo:

Idade 18-26

Sexo M F

A Brao direito Abdmen Quadril Abdmen

B Abdmen Coxa direita Abdmen Coxa direita

C Antebrao direito Antebrao direito Antebrao direito Panturrilha direita

27-50

M F

III) CONSULTA DO NUTRICIONISTA (PRESENCIAL)

REGISTRO DA CONSULTA EM PRONTURIO: A consulta do nutricionista dever ser devidamente documentada no Pronturio de Nutrio, que um documento onde ficaro registrados fatos, acontecimentos e situaes referentes sade e alimentao do cliente, alm de toda a assistncia nutricional a ele prestada. O pronturio secreto e protegido pelo segredo profissional, sendo proibida a divulgao de fatos obtidos no desempenho da profisso e cuja revelao no pode ser feita sem autorizao por escrito do cliente, sob pena de cometimento de crime, infrao ticodisciplinar e de responsabilidade civil. O pronturio, tambm, poder ser utilizado como

prova para instruir processos tico-disciplinares no Conselho Regional de Fiscalizao Profissional ou em processos judiciais, visando identificar irregularidades ocorridas durante a atuao do nutricionista ou referentes instituio onde o profissional prestou servio.

R:\Solange GT - 2008\GT Prontuario - Consulta Nutricao\TEXTO FINAL GT Prontuario - sem fotos.doc

13

O registro do atendimento em pronturio deve ser elaborado de forma a contemplar itens como: cliente (idade, sexo, nome dos pais, naturalidade, endereo, etc.); anamnese alimentar; avaliao antropomtrica; exames complementares e seus resultados; diagnstico nutricional; prescrio da terapia nutricional indicada (j na primeira consulta)

Nas consultas subseqentes, devero ser feitos os registros da evoluo, a(s) alterao(es) na conduta nutricional, ou se foi mantida a conduta inicial, bem como o tipo de alta dada ao cliente.

O Pronturio de Nutrio por ser um documento formal, e de alcance at jurdico, deve obedecer a algumas diretrizes, como: deve ser preenchido de maneira impessoal, sem termos muito populares ou que denotem orientaes muito informais. O que for falado de forma simplria, para melhor entendimento do cliente, no dever ser colocado por escrito no pronturio. A linguagem deve ser tcnica, mas com perfil multidisciplinar, para consulta da equipe; lembrar-se de que as informaes ali contidas servem, tambm, para comunicar aos membros da equipe as condutas, avaliaes e resultados teraputicos;

o pronturio do cliente, portanto o mesmo, bem como seus familiares podem ter acesso s informaes ali contidas;

o pronturio deve apresentar as informaes de forma clara, legvel e concisa, possibilitando a organizao do atendimento;

deve ser utilizado para descrever as condutas adotadas e resultados, portanto, deve apresentar uma seqncia da ateno nutricional dada ao cliente;

o pronturio de nutrio, mesmo em consultrio prprio e para uso apenas do profissional, deve ser preenchido utilizando-se palavras e termos tcnicos e formais, bem como o uso correto da lngua portuguesa;

R:\Solange GT - 2008\GT Prontuario - Consulta Nutricao\TEXTO FINAL GT Prontuario - sem fotos.doc

14

o pronturio deve ser preenchido caneta, com tinta nas cores preta ou azul, e nunca usar lpis.

GUARDA DO PRONTURIO

Por se tratar de um documento que poder ser usado em situaes futuras, permitindo a rastreabilidade de informaes, algumas normativas devem ser seguidas para a sua guarda. Quando por escrito, o pronturio deve ser guardado por um perodo de 20 (vinte) anos, de forma a preservar suas informaes sigilosas, bem como a integridade dos documentos nele contidos. Quando o registro for realizado por meio eletrnico, ptico ou magntico, a guarda deve ser definitiva e ininterrupta (2).

INCIO DA CONSULTA Apresentao do profissional Recepcionar o cliente e apresentar-se de forma resumida, explanando sobre sua especialidade e experincia profissional, caso seja necessrio ou questionado pelo mesmo. Observao do cliente Observar aspectos limitantes do cliente para identificar barreiras no levantamento de dados e orientao nutricional, como deficincias auditivas, visuais, cognitivas, fsicas e outras (1). Objetivo do cliente para a consulta Conhecer os motivos pelos quais o cliente procurou pela consulta de Nutrio. Indicao Conhecer quem indicou a consulta de Nutrio para o cliente. Expectativas do cliente Conhecer as expectativas, tabus e conceitos do cliente em relao ao papel do nutricionista e do tratamento nutricional, bem como seus resultados. Consulta prvia com nutricionista Conhecer se houve consulta prvia com outro(a) Nutricionista, estratgias de abordagem e orientao utilizadas e, resultados conquistados. Papel do nutricionista clnico O Nutricionista Clnico tem por funo, de acordo com o Cdigo de tica que rege a profisso, estudar com critrios tcnicos o hbito alimentar individual, de acordo com aspectos

R:\Solange GT - 2008\GT Prontuario - Consulta Nutricao\TEXTO FINAL GT Prontuario - sem fotos.doc

15

subjetivos que o influenciam (culturais, sociais, emocionais, religiosos, estilo de vida, preferncias alimentares, profisso, nacionalidade, naturalidade, etc) e, de acordo com aspectos clnicos e nutricionais, prescrever e planejar o Plano Alimentar do cliente, oferecendo subsdios e ferramentas, por meio de processo educativo em sade, para prevenir e ou tratar doenas, bem como otimizar a sade em condies especiais (gestao, puerprio, climatrio, prtica de atividade fsica). Explanao sobre a metodologia / procedimentos de consulta Explicar, de forma sucinta, a sua metodologia de trabalho e procedimentos na teraputica nutricional para alcanar os objetivos estabelecidos junto ao cliente.

COLETA DE DADOS

A coleta dos dados que devero ser registrados no Pronturio de Nutrio, deve acontecer de forma natural, de acordo com o relato do cliente, no devendo obrigatoriamente obedecer ordem formal contida no papel.

Orientaes para a coleta de dados: faa anotaes, mas sempre olhando para o cliente e no para o papel; se voc no consegue escrever olhando para o cliente deixe para fazer as anotaes depois; preencha dados bsicos e use um roteiro de perguntas se for o caso, mas no seja rgido; se o cliente resolver falar ou contar a sua histria em outra ordem v anotando conforme o relato feito; demonstre empatia, dando a entender ao cliente que voc acompanha o seu relato ou est entendendo o que ele est falando; se no entender pergunte como assim?; no interrompa a fala do cliente dizendo (e supondo) que voc j entendeu tudo; no complete as palavras ou frases do cliente; voc pode induzir falsas respostas ou intimid-lo; no aceite apenas as respostas ou relatos bsicos e bvios, questione o cliente sobre o porqu de seus hbitos, averses, mudanas alimentares, dietas, alteraes de peso e exames;

R:\Solange GT - 2008\GT Prontuario - Consulta Nutricao\TEXTO FINAL GT Prontuario - sem fotos.doc

16

questione o que o cliente sabe sobre cuidados nutricionais para o seu problema ou solicitao; a maior parte das pessoas chega com uma idia do que deveria fazer, mas muitas destas idias e concepes so errneas e frutos de modismos e dicas de leigos ou mdia; pergunte ao cliente como pode ajud-lo se o problema for no consigo seguir as orientaes, sei tudo o que devo fazer, mas no fao, investigue as dificuldades e suas causas, e no o repreenda e nem fornea solues prontas, mas procure estabelecer uma parceria com o cliente; oua com ateno se o cliente quiser falar de problemas pessoais desde que no extensivamente mas lembre-se de que voc o nutricionista e no o psiclogo e procure investigar ou at perguntar de que modo isto afeta sua alimentao e a deciso ou disposio dele em seguir as orientaes dietticas. Se o cliente insiste em falar demais de outros problemas e pedir opinio encaminhe-o para um profissional competente de sua confiana; descubra mais sobre seu comportamento alimentar e sua relao com o alimento, com seu corpo e com o peso; isto pode informar sobre dados importantes e elucidar as dificuldades e problemas do cliente.

Levantamento de dados pessoais Nome do cliente: O nome do cliente deve estar completo, para possibilitar o arquivamento adequado e evitar confuses. Endereo: Deve ser coletado o endereo completo do cliente para localizao, estudos cientficos, etc. Idade / Data de nascimento: Dado importante porque existem doenas especficas e mais recorrentes a cada faixa etria; permite o uso de avaliao e orientao nutricional especfica (clculos, classificaes, metodologias). Gnero Etnia:

R:\Solange GT - 2008\GT Prontuario - Consulta Nutricao\TEXTO FINAL GT Prontuario - sem fotos.doc

17

Permite a pesquisa de doenas mais prevalentes em determinadas etnias, bem como os principais fatores culturais que determinam a alimentao de cada cliente. Estado civil: Permite estudar se h influncia do fato de haver um companheiro(a) na forma de escolha dos alimentos e preparaes culinrias, atividades de lazer que envolvam alimentao, etc. Profisso: Possibilita conhecer o tipo de atividade profissional, horrios de refeies, tipos de refeies, local de refeies, viagens a trabalho, etc. Nacionalidade e Naturalidade: Permite conhecer hbitos alimentares influenciados por diferentes culturas. Religio: Possibilita conhecer os detalhes que regem os hbitos alimentares de determinadas crenas religiosas e filosofias de vida (alimentao kasher, mulumanos, vegans, budistas, adventistas, etc.).

Quanto coleta e anotao dos dados pessoais: Podem ser realizados pelo nutricionista ou secretria ou estagirio; Realizada na chegada ao consultrio ou incio da consulta; Dados anotados parcialmente ou integralmente na parte externa das pastas e/ou envelopes que contm o pronturio do cliente, para identific-los; Registro em impressos ou um carto de identificao, de forma integral e completa, para constar dentro do pronturio.

Coleta de dados sobre histria clnica, hbitos de vida e alimentao Histria Clnica: Permitir que o cliente relate, de forma prpria e natural, sua histria clnica pregressa e atual. Queixa e durao: Conhecer e registrar as queixas e o motivo da procura pela consulta de nutrio. Aparelhos Conhecer alteraes relacionadas a diversos sistemas, em especial o aparelho digestrio: apetite, disfagia, digesto, nuseas, vmitos, regurgitao, eructao, flatulncias, dores epigstricas, evacuao, hbito intestinal, sade dentria, mastigao, etc. Hbitos de vida (Ex.: tabagismo, etilismo, drogas, etc) Levantar frequncia, volume, horrios, etc.

R:\Solange GT - 2008\GT Prontuario - Consulta Nutricao\TEXTO FINAL GT Prontuario - sem fotos.doc

18

Prtica de exerccios fsicos Levantar frequncia, durao, intensidade, tipo de atividade, horrios, perodo, objetivos,etc. Alteraes ponderais recentes Questionar alteraes relacionadas aos ltimos 6 (seis) meses de forma no intencional ou intencional (oscilaes, perdas ou ganhos de peso, etc). Alergias e intolerncias alimentares Medicamentos em uso Avaliar se h interaes frmaco-nutrientes nos medicamentos em uso. Antecedentes familiares para doenas Contemplar: pai, me, avs, tios diretos e irmos. Problemas dietticos/nutricionais percebidos pelo cliente Transtornos alimentares PRESTAR ATENO NO MODO COMO O CLIENTE SE REFERE AOS ALIMENTOS, CALORIAS, PESO E DIETAS. No deve ser questionado diretamente, mas sim observado e anotado durante a explanao do cliente, ou se j previamente diagnosticado pelo mdico responsvel. Fique atento e aborde, quando necessrio, sobre a utilizao de mtodos purgativos para controle de peso, ocorrncias de vmitos, uso abusivo de diurticos, laxantes, medicamentos para emagrecer, entre outros. Dados psicossociais Estado civil; se tem filhos; quem responsvel pela compra e preparo dos alimentos; se gosta de cozinhar; se h interesse prvio em nutrio saudvel; se freqenta restaurantes; hbitos sociais e de lazer; etc. Condies scio-econmicas Observar se as condies scio-econmicas interferem na escolha e aquisio de alimentos. No deve ser questionado diretamente e, caso seja necessria anotao no pronturio, devese ter cautela com essa observao. Exames Laboratoriais Analisar e registrar os exames relevantes ao caso clnico e acompanhamento nutricional para cada cliente. A solicitao dos exames laboratoriais deve obedecer aos preceitos pautados pelo Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) e somente devem ser solicitados quando tecnicamente justificados, bem como quando do conhecimento do profissional para correta interpretao do mesmo (3) (4).

R:\Solange GT - 2008\GT Prontuario - Consulta Nutricao\TEXTO FINAL GT Prontuario - sem fotos.doc

19

Lembretes: A exatido dos resultados vulnervel aos mtodos utilizados; Indicadores isolados podem no ser conclusivos para diagnsticos; H variabilidade individual para anlise dos resultados; O resultado normal varia de acordo com idade, gnero, etnia, estado fisiolgico, circunstncias ambientais, etc; Estresse, situaes especficas e doenas podem influenciar os resultados obtidos; Frmacos podem influenciar nos resultados obtidos; Existem resultados que sofrem variaes dirias e semanais;

Exame Fsico (procedimento de observao): Estado geral: Edema e ascite: observao; Estado de hidratao de pele e cabelo; Sinais de deficincia nutricional: pele, cabelo, dentes, gengivas, lbios, lngua e olhos; Inqurito alimentar: Cabe ao profissional a escolha do melhor mtodo de inqurito alimentar, de acordo com cada cliente e/ou pblico freqente em seu consultrio/ ambulatrio. Histria diettica: Feito pelo nutricionista durante a consulta e permite uma anlise profunda e detalhada do hbito alimentar do cliente, quanto qualidade, quantidade, horrios, locais de refeies, etc. Podem ser utilizados, ento, os seguintes mtodos validados cientificamente para avaliao da histria diettica do indivduo: Recordatrio alimentar (realizado pelo Nutricionista durante a consulta, por meio do relato habitual, de 24 horas, semanal, etc.); Registro alimentar (realizado pelo cliente, por meio das anotaes da alimentao, durante 3 ou mais dias); Freqncia de consumo de alimentos.

Diagnstico nutricional Para estabelecer diagnstico nutricional enfatiza-se que o profissional deve utilizar TODOS os dados at aqui coletados, para estabelecer o diagnstico nutricional de seu cliente.

R:\Solange GT - 2008\GT Prontuario - Consulta Nutricao\TEXTO FINAL GT Prontuario - sem fotos.doc

20

Salienta-se que o diagnstico nutricional corresponde concluso do nutricionista, quanto avaliao antropomtrica e alimentar, portanto, o diagnstico deve constar de: 1) Diagnstico antropomtrico 2) Diagnstico da adequao de consumo alimentar Conduta Nutricional A conduta nutricional deve contemplar o diagnstico nutricional realizado, obedecendo a 2 (duas) etapas subseqentes:

1 ETAPA DA ORIENTAO NUTRICIONAL: VERBAL A orientao verbal deve acontecer como 1 metodologia de conduta com o cliente, com o objetivo de interagir com o mesmo, de forma a estabelecer um vnculo para garantir sua adeso teraputica orientada. Para tanto, sugere-se uma seqncia: Explicar ao cliente, de forma concisa, o seu diagnstico nutricional, que engloba os resultados antropomtricos e sua adequao de consumo dos alimentos. Explicar, detalhadamente, como as suas escolhas alimentares podem desencadear doenas relacionadas ao seu quadro clnico ou riscos clnicos presentes. Relacionar detalhadamente, cada item de seu consumo alimentar em cada refeio, que tenha influncia no quadro clnico presente, inclusive com exemplos prticos. Orientar com exemplos prticos, como substituir e reorganizar as refeies e os alimentos comumente utilizados, para favorecer a melhora do estado clnico ou alcanar os objetivos estabelecidos.

SUGESTES DE METODOLOGIA PARA USO EM ORIENTAO VERBAL: DILOGO INTERATIVO SLIDES ANIMADOS FOLDERS BANNERS FLIP-CHART PROGRAMAS EM VHS / DVD MURAL DE ALIMENTOS (FLANELGRAFO) PIRMIDE DE ALIMENTOS (PAPEL, ACRLICO, ISOPOR) UTENSLIOS DE COZINHA (REAIS) EMBALAGENS DE ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS

R:\Solange GT - 2008\GT Prontuario - Consulta Nutricao\TEXTO FINAL GT Prontuario - sem fotos.doc

21

2 ETAPA DA ORIENTAO NUTRICIONAL: POR ESCRITO Aps orientao nutricional verbal, segue a 2 etapa da orientao, da qual o cliente NO DEVE ser privado na sua 1 consulta, que a orientao por escrito daquilo que foi orientado e combinado durante a orientao verbal e que, portanto, contempla as necessidades nutricionais do mesmo e refora pontos crticos, mas tambm suas sugestes e adaptaes aos aspectos subjetivos que influenciam o hbito alimentar, para garantir melhor adeso teraputica.

Sugestes: 1. Individualize ao mximo suas orientaes e evite entregar apenas impressos prontos e impessoais aos clientes. 2. Da mesma forma, no oferea dietas e cardpios prontos; 3. Personalize as orientaes de acordo com a necessidade, renda, cultura, religio, e preferncias de cada cliente. O diferencial do profissional traduzir as informaes cientficas numa linguagem acessvel a cada um, explicando o porqu de cada orientao e no apenas mandando fazer, comer ou no comer, adaptando as orientaes ao dia-a-dia de cada cliente, seu estilo de vida e contemplando suas dificuldades.

SUGESTES DE METODOLOGIA PARA USO EM ORIENTAO POR ESCRITO: RECEITURIO IMPRESSOS FOLDERS PANFLETOS RECEITAS DOSSIS / LAUDOS PERSONALIZADOS (documentao mais detalhada)

Quando do uso do RECEITURIO: Pode ser preenchido mo ou em computador; Deve ser legvel, sem rasuras, com portugus correto; Deve ser personalizado, de acordo com dados levantados; Os itens devem estar organizados por grupos de alimentos; Deve estar assinado, datado e carimbado com nmero de CRN e seu Regional; Enfatizar que a orientao tem carter individual.

R:\Solange GT - 2008\GT Prontuario - Consulta Nutricao\TEXTO FINAL GT Prontuario - sem fotos.doc

22

Quanto ao uso de IMPRESSOS de orientaes, sugere-se: Usar papel timbrado, com portugus correto, impressos atualizados, com informaes claras e sem rasuras ou manchas. Utilizar preferencialmente os termos Orientaes nutricionais para controle do (a) ........... ou Plano alimentar para ..... Utilizar impressos que contenham orientaes gerais, quando h restrio de tempo de consulta, desde que, individualizado caneta pelo profissional. Evitar informaes conflitantes nos impressos entregues ao cliente. Explicar as informaes ao cliente, checando sua compreenso e esclarecendo possveis dvidas.

EM SEGUIDA: Finalizao da Consulta A consulta deve ser finalizada por meio do registro em pronturio do: Diagnstico nutricional (antropomtrico e adequao de consumo alimentar); Objetivos e metas: registrar quais objetivos e metas foram combinadas e estabelecidas com o cliente para a teraputica nutricional Conduta utilizada: registrar as metodologias eleitas para orientao verbal e escrita, bem como a prescrio propriamente dita. Programao antropometria) Programao da periodicidade de retorno. Quando cabvel, providenciar uma planilha estatstica dos atendimentos. das condutas para a prxima consulta (ex.: realizar

CONSULTAS SUBSEQUENTES As consultas subseqentes devero ser programadas de acordo com as necessidades e possibilidade do cliente.

SUGESTO DE METODOLOGIA: A consulta subseqente deve sempre iniciar com um resgate da consulta anterior; RELER AS ANOTAES FEITAS NA CONSULTA ANTERIOR e reiniciar a consulta posterior de forma a demonstrar continuidade e domnio das informaes pessoais, clnicas e nutricionais. Avaliar a adeso teraputica orientada (mudanas gerais na escolha dos alimentos; alteraes especficas de hbito alimentar; etc) na consulta anterior; NO CULPAR

R:\Solange GT - 2008\GT Prontuario - Consulta Nutricao\TEXTO FINAL GT Prontuario - sem fotos.doc

23

Avaliar a eficcia da metodologia de orientao escolhida; Avaliar dificuldades, motivao para seguimento das orientaes e compreenso das mesmas; Reforar vnculo profissional-cliente; Avaliar novos exames bioqumicos, mudanas clnicas e antropomtricas; Manter foco principal de conduta nutricional /objetivos e metas; Dar um novo diagnstico nutricional (Antropomtrico e Adequao de consumo); Rever condutas e metodologias utilizadas. A consulta deve ser finalizada por meio do registro em pronturio do: novo diagnstico nutricional (antropomtrico e adequao de consumo alimentar); objetivos e metas: registrar mudanas nos objetivos e metas que foram combinadas e estabelecidas com o cliente para a teraputica nutricional; conduta utilizada: registrar as metodologias eleitas para orientao verbal e escrita, bem como a prescrio propriamente dita; programao antropometria); programao da periodicidade de retorno; quando cabvel, preencher a planilha estatstica dos atendimentos. das condutas para a prxima consulta (ex.: realizar

OBSTCULOS Nessas diretrizes esto contempladas metodologias para a consulta de nutrio que julgamos importantes para garantir a qualidade no atendimento. Porm, vale ressaltar que as particularidades do local de atendimento, tipos de clientes, aspectos psicossociais dos mesmos, rotina de cada local, tipos de orientaes (clculos, impressos prontos, etc) e outros itens, podem flexibilizar a metodologia e o fluxo da consulta de nutrio.

R:\Solange GT - 2008\GT Prontuario - Consulta Nutricao\TEXTO FINAL GT Prontuario - sem fotos.doc

24

IV) ATENO NUTRICIONAL AO CLIENTE (NO PRESENCIAL): O nutricionista que j tenha atendido pessoalmente o seu cliente e que, a partir desse contato, tenha feito o levantamento de dados, diagnstico nutricional e as devidas orientaes no que se refere ao plano alimentar elaborado, poder eventualmente usar outros meios de contato com esse cliente at uma prxima consulta, desde que siga algumas regras para salvaguardar esse contato fora do consultrio. Para tal, so descritas algumas orientaes sobre contatos que venham a ser feito por telefone ou por Internet (e-mails).

CONTATO TELEFNICO Algumas diretrizes precisam ser seguidas ao contatar um cliente pelo telefone: Usar o contato telefnico para: Reforar vnculo profissional-cliente, mantendo-o seguro do apoio profissional em caso de dvidas; Fidelizar cliente (ex.: datas especiais); Realizar agendamentos de consultas.

Melhores atitudes durante o contato telefnico: Usar de clareza e objetividade durante a conversa; Usar as regras bsicas de educao, cordialidade e formalidade; Controlar ansiedade/pressa que podem ser percebidas pelo cliente; No fornecer novas prescries nutricionais pelo telefone, mas apenas tirar dvidas do que j foi abordado em consulta presencial; No fornecer resultados de exames laboratoriais.

CONTATO ELETRNICO A comunicao via internet pode ser utilizada como ferramenta de aproximao do profissional com seus clientes, desde que obedecidas regras contidas no Cdigo de tica do Nutricionista e regras que regem o meio de contato eletrnico.

Usar o contato eletrnico (e-mail ou mensagens instantneas) para: Sanar dvidas de clientes que j tenham sido atendidos de forma presencial, em que a consulta tenha contemplado todo o levantamento de dados, bem como orientaes nutricionais que correspondem teraputica do cliente;

R:\Solange GT - 2008\GT Prontuario - Consulta Nutricao\TEXTO FINAL GT Prontuario - sem fotos.doc

25

Reforar o forte vnculo profissional-cliente, j que o mesmo sente-se seguro e apoiado pelo profissional em sua rotina diria; Oferecer as orientaes nutricionais / plano alimentar integral, S E SOMENTE S, quando durante a consulta presencial j foram realizadas todas as etapas de levantamento de dados e orientaes pelo profissional, e h indisponibilidade de tempo por parte do cliente para aguardar a elaborao das orientaes por escrito ou, quando de sua preferncia como forma mais individualizada para leitura e seguimento; Manter o foco em pontos j abordados pessoalmente; Fidelizar clientes (datas especficas; contatos por falta consulta; etc)

Regras para uso do meio eletrnico: Tudo o que escrito em um e-mail ou mensagem instantnea est documentado, assim como no pronturio do cliente e, portanto, pode ser usado como documento jurdico. Assim, o profissional deve obedecer s normas do Conselho Federal de Nutricionistas - CFN, Resolues que regem a atuao profissional e o Cdigo de tica do Nutricionista; Sempre ler e reler o texto escrito antes de envi-lo para garantir personalizao do texto; Corrigir erros de portugus; Checar informaes relativas ao cliente, para que o texto esteja de acordo com as necessidades individuais; Checar se todas as dvidas solicitadas foram sanadas na resposta; Checar se a mensagem est completa antes do envio; Usar pronomes formais de tratamento; Nunca usar apelidos e diminutivos para referir-se ao cliente; Nunca usar comentrios informais /brincadeiras; Aproveitar para obter um gancho para a presena na consulta subseqente; Ser breve e objetivo porque o cliente pode estar utilizando computadores em ambiente de trabalho; Nunca oferecer diagnstico nutricional ou resultados de exames por meio eletrnico; Oferecer respostas srias focadas no cliente e suas particularidades; Demonstrar cumplicidade com o cliente e disponibilidade para apoi-lo no seguimento das orientaes; Nunca repreender o cliente por meio de comunicao eletrnica, porque causa desconforto e motiva faltas nas consultas subseqentes;

R:\Solange GT - 2008\GT Prontuario - Consulta Nutricao\TEXTO FINAL GT Prontuario - sem fotos.doc

26

Sensibilizar o cliente para a adeso teraputica; Verificar a caixa de entrada dos seus e-mails diariamente e oferecer respostas na data de recebimento. Caso no possa faz-lo, orientar sobre sua cincia do contato e dar a previso de quando encaminhar a resposta ao mesmo; Cumprir datas combinadas de envio de orientaes;

ETIQUETA NA INTERNET

Ao conjunto de regras de etiqueta (comportamento) na Internet, chamamos Netiqueta ou Netiquette. Essas regras refletem normas gerais de bom senso para a convivncia dos milhes de usurios na rede. As principais regras so:

1) Combine letras maisculas e minsculas, da mesma forma que na escrita comum. Cartas em papel no so escritas somente com letras maisculas; na Internet NUNCA escreva mensagens somente com LETRAS MAISCULAS. Isto falta de educao, pois letras maisculas so entendidas como se voc estivesse gritando. Use-as apenas para REALAR um detalhe. Para enfatizar frases e palavras, use os recursos de _sublinhar_ (colocando palavras ou frases entre sublinhados) e *grifar* (palavras ou frases entre asteriscos). Frases em maisculas so aceitveis em ttulos e nfases ou avisos urgentes.

2) difcil descobrir quando uma pessoa est falando alguma coisa em tom de brincadeira, se est realmente bravo ou feliz, ou se est sendo irnico, em um ambiente no qual s h texto; por isso, entram em cena os smileys. Podem ser usados aos poucos e integrados naturalmente a conversas on-line (mensagens instantneas), mas sugerimos evit-los no email, porque podem gerar imagens e rtulos indesejados para o profissional. Lembre-se que existem outras pessoas do outro lado da rede, trate-as como gostaria de ser tratado. Voc ser (re)conhecido pelo que escreve, esta ser sua imagem pblica.

3) A linha Assunto ou Subject deve estar sempre preenchida com o assunto tratado em sua mensagem de e-mail. As pessoas lem aquelas mensagens cujo assunto seja de maior interesse (as outras sero lidas mais tarde, ou apagadas). A linha de assunto deve ser relacionada ao assunto tratado na mensagem. Quando for inevitvel uma mensagem mais longa, avise na linha de assunto. Por Exemplo: Subject: Reunio de sexta (msg longa!)

R:\Solange GT - 2008\GT Prontuario - Consulta Nutricao\TEXTO FINAL GT Prontuario - sem fotos.doc

27

4) Envie arquivos anexados apenas quando solicitado, e jamais para listas.

5) boa prtica deixar linhas em branco entre blocos de texto. Dessa forma, o texto fica organizado e mais fcil de ler, mesmo que a mensagem seja longa.

6) Fazer spam enviar mensagens por e-mail para dezenas de pessoas, listas ou newsgroups, no importando o assunto da lista, ou o interesse das pessoas destinatrias das mensagens. A prtica de "spamming" no um mero fator de aborrecimento para os internautas, pois chega a ser prejudicial: ao espalhar mensagens em diversos pontos de distribuio, muitas pessoas de uma mesma rede podem receber vrias cpias, causando a sobrecarga das caixas de e-mail, entre outros transtornos. Ao receber mensagens com alertas sobre vrus, correntes de qualquer tipo, histrias estranhas, no passe adiante. Comente com amigos que j tenham mais experincia, com o suporte de seu provedor, ou responsveis pelo equipamento utilizado.

REFERNCIA BIBLIOGRFICA (PARA CONSULTA DE NUTRIO E PRONTURIO)

1) "Netiqueta - Guia de Boas Maneiras na Internet" 1997 Novatec Editora, por Maria Alice Soares de Castro http://www.icmc.usp.br/manuals/BigDummy/netiqueta.html

2) Seo Tcnica de Informtica Instituto de Cincias Matemticas e de Computao USP So Carlos SP Publicado em 22-08-2002 03:49:34 - http://www.icmc.usp.br/~sti/dicas/article1164305820.html

3) MANDELBAUM, E. Atendimento Sistematizado em Nutrio. 1 ed. Ed. Atheneu, 2002.

REFERNCIA BIBLIOGRFICA (PARA EQUIPAMENTOS, MEDIES E MTODO) Avaliao da Composio Corporal Aplicada. Heyward, V. H., Stolarczyk, L.M. So Paulo: Manole, 2000. International Society of the Advancement of kineanthropometry. http://

www.isakonline.com/publications.html

R:\Solange GT - 2008\GT Prontuario - Consulta Nutricao\TEXTO FINAL GT Prontuario - sem fotos.doc

28

Guedes, D.P., Guedes J. E. R. P. Controle do Peso Corporal - composio corporal, atividade fsica e nutrio. Londrina: Editora Midiograf. 1998. WHO, World Health Organization. Physical status: The use and interpretation of anthropometry. Report of a WHO expert committee. Geneva, 1995. Waitzberg DL, Ferrini MT. Exame Fsico e Antropometria. In: Waitzberg DL. Nutrio oral, enteral e parenteral na prtica clnica. 3a ed. So Paulo: Atheneu, 2000. p.255- 78. Silva MCGB. Avaliao Subjetiva Global. In: Waitzberg DL. Nutrio oral, enteral e parenteral na prtica clnica. 3a ed. So Paulo: Atheneu, 2000. p.241-54. Albert MB, Callaway CW. Clinical nutrition for the house officer. Baltimore: Williams & Wilkins, 1992. Stallings VA, Hark L. Nutrition assessment in medical practice. In: Morrison G, Hark L. Medical nutrition and disease. Cambridge: Blackwell, 1996. p.3-30. Anjos LA. ndice de massa corporal (massa corporal x estatura2) como indicador do estado nutricional de adultos: reviso da literatura. Rev Saude Publica 1992;26:431-6. Stallings VA, Hark L. Nutrition assessment in medical practice. In: Morrison G, Hark L. Medical nutrition and disease. Cambridge: Blackwell, 1996. p.3-30. Waitzberg DL. Avaliao nutricional de pacientes no pr e ps-operatrio de cirurgia de aparelho digestivo. Mtodo antropomtrico e laboratorial. Tese de Mestrado. Universidade de So Paulo, 1981. Willett W. Nutritional epidemiology. 2th edition. Oxford: Oxford University Press, 1998. Gibson RS. Nutritional assessment: A laboratory manual. Oxford: Oxford University Press, 1993. Lohman TG, Roche AF, Martorell R. Anthropometric standardization reference manual. Champaign: Human Kinetics Books, 1988. Heyward VH, Stolarczyk LM. Avaliao da composio corporal aplicada. 1a. ed. So Paulo: Manole, 2000. WHO, World Health Organization. Physical status: The use and interpretation of anthropometry. Report of a WHO expert committee. Geneva, 1995. Sanny: www.sanny.com.br Cd-Rom: Avaliao da composio corporal Charles Ricardo Lopes e Bernardo Neme Ide

REFERNCIAS LEGAIS (PARA INSTALAR CONSULTRIO) Portaria CVS n 3, de 22/04/2002 Resoluo RDC n 50/2002 Site www.aprag.org.br

R:\Solange GT - 2008\GT Prontuario - Consulta Nutricao\TEXTO FINAL GT Prontuario - sem fotos.doc

29

Site www.anvisa.org.br Site www.aberc.org.br Site www.avcb.com.br (Corpo de Bombeiros) Lei Municipal n 13725, de 09/01/2004 (So Paulo) Decreto Municipal n 44577, de 07/04/2004 (So Paulo) NORMA TCNICA ABNT-NBR 9050, setembro 1985 (deficientes fsicos)

ENDEREOS IMPORTANTES (PARA INSTALAR CONSULTRIO): COVISA - Coordenao de Vigilncia em Sade da Secretaria Municipal de Sade de So Paulo - Rua Santa Izabel, 181, Vila Buarque, So Paulo/SP SAC: (11) 3350-6624 / Site: www.prefeitura.sp.gov.br/covisa CNES Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Sade Em So Paulo: Rua General Jardim, 36, 6 andar, Centro

COMPONENTES DO GT/PRONTURIO

Linda Jorge Kalil Bussadori (Coordenadora) - Conselheira Solange Hypolito Siqueira Freire - Conselheira Solange de Oliveira Saavedra Gerente Tcnica secretria do GT Mirtes Stancanelli Evie Mandelbaum Vera Lucia Barreto Belo Maria Luiza Soares Brando Lenita Gonalves de Borba Maria Izabel Lamounier de Vasconcelos Gabriela Halpern Odete Sanches Madalena Vallinoti Moya Izilda Gergia Cannalonga Rossi Marle dos Santos Alvarenga

So Paulo, abril/2008

R:\Solange GT - 2008\GT Prontuario - Consulta Nutricao\TEXTO FINAL GT Prontuario - sem fotos.doc

30

Vous aimerez peut-être aussi