Vous êtes sur la page 1sur 10

APLAINAMENTO O aplainamento uma operao que consiste em arrancar o cavaco de uma superfcie plana, ou seja, uma operao de desbaste,

, onde a ferramenta possui s uma aresta cortante. As mquinas que realizam a operao de aplainamento so as plainas, que por sua vez podem ser limadoras ou de mesa. A prtica realizada no SENAI teve como objetivo principal mostrar os processos de aplainamento, seus tipos de movimento e suas possveis operaes, dando nfase ao funcionamento da plaina limadora.

PROCEDIMENTO EXPERIMETAL Plaina Limadora

composta por: 1. Corpo 2. Base 3. Torpedo 4. Cabeote da espera 5. Porta-ferramenta 6. Mesa A plaina limadora utilizada pelo instrutor do SENAI para demonstrao, uma maquina ferramenta que consiste em realizar as operaes de aplainamento, rasgos, chavetas, estrias, rebaixos e chanfros atravs do movimento retilneo alternativo da ferramenta sobre a superfcie a ser usinada. Ela possui um motor eltrico com movimento de rotao, engrenagens principais e eixos excntricos, alavancas engastadas em seis posies para definir quantos golpes por minuto o torpedo vai realizar, e possui um volante em que permite o aumento ou a diminuio do curso do torpedo.

A plaina limadora apresenta trs tipos de movimentos durante suas operaes: O movimento principal, o movimento de avano e o movimento de ajuste. O movimento principal o movimento executado pela ferramenta, subdividido em curso til e curso de recuo, onde o curso de recuo duas vezes o de avano. O cavaco retirado da pea durante o curso til e a ferramenta volta para o incio do curso sem retirar cavaco durante o curso de recuo, sendo assim o curso de retorno da ferramenta um tempo perdido. O movimento de avano movimento realizado pela mesa, onde a pea esta fixada, perpendicular ao movimento principal. E o movimento de ajuste um movimento vertical feito pela ferramenta ou pela mesa e serve para regular a espessura do cavaco. As ferramentas de aplainar so fabricadas normalmente de ao rpido, possui s uma aresta cortante. A forma do gume da ferramenta escolhida de acordo com o trabalho a ser executado. Durante qualquer operao utilizando a plaina limadora, a velocidade de corte no constante devido ao mecanismo do acionamento principal. Sendo assim, deve-se trabalhar com velocidades mdias. A velocidade ajustada de acordo com a dureza do material e da ferramenta, e controlada por alavancas que fazem combinaes a fim de obter a velocidade j tabelada na maquina. O avano e a profundidade de corte so escolhidos em funo do tipo de operao que ser feito, para desbaste recomenda-se uma profundidade de corte de trs a cinco vezes maiores do que o avano e no acabamento ambos devem ser reduzidos. PROCEDIMENTO Na ocasio foi utilizada uma plaina limadora horizontal para a demonstrao de uma operao de desbaste, para isso necessrio preparar a mquina para a usinagem. necessrio limpar a morsa e fixar a pea, utilizando se necessrio um calo e certificar-se que esteja bem apoiada no calo ou na base da morsa, colocar a ferramenta para usinagem no portaferramenta. Aproximar a ponta da ferramenta, deixando aproximadamente 5 mm acima da superfcie a aplainar, regular o curso da ferramenta. Selecionar o

nmero de Golpes por minuto, a partir da tabela fixada a maquina e regular o avano automtico. A ferramenta deve ser aproximada at obter o contato com a pea e ento se zera o anel graduado que ser utilizado para dar a profundidade de corte. Desbastar o perfil da pea tomando como referncia o perfil final traado.

CONCLUSO Conclui-se que o objetivo deste trabalho de apresentar os princpios bsicos do funcionamento da plaina limadora e os tipos de movimentos e operaes que podem ser realizadas foi alcanado. Pode-se analisar tambm que a plaina um equipamento ultrapassado dentro de grandes metalrgicas devido alta rugosidade decorrente do processo e ao tempo de usinagem ser alto em relao a outras mquinas que desempenham as mesmas funes como a fresadora que utiliza ferramentas multicortantes. No entanto ainda utilizada para aplicaes especificas como rasgos de chaveta e em pequenas metalrgicas.

FURAO A furao um processo de usinagens que tem como objetivo abrir furos em peas, para isso o movimento do principal de corte rotativo e o movimento de avano na direo do eixo. A prtica de furao realizada no SENAI teve como objetivo mostrar o funcionamento de uma furadeira bem como os processos de furao, alargamento, escariamento, rosqueamento e rebaixamento.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL Furadeira Pode ser constituda por: - Cabeote - Alavanca - Mandril: o dispositivo de fixao das brocas, constitudo por castanhas - Broca - Mesa - Coluna - Base - Fixao da mesa Para a realizao de uma operao de furao, pode-se fazer necessrio o uso de um esquadro, riscador, broca helicoidal, macho de rosquear, pulso de bico, fresa de topo (fazer rebaixo), fresa de escariar, alargador de navalhas helicoidais.

A mquina utilizada nesse processo, a furadeira, pode ser de bancada, de coluna ou porttil, durante a aula pratica foi utilizada uma furadeira de bancada para a demonstrao dos processos de furao. A Maquina possua 12 velocidades, todas tabeladas e controladas por alavancas e um motor de 2 CV, e capaz de fazer dois tipos de furos, o cego ou de profundidade e o furo passante, alem de varias outras operaes que envolvem furos. PROCEDIMENTO A mquina utilizada possua rotao em dois sentidos, horrio e antihorrio, onde o movimento escolhido foi o horrio. Para a realizao do processo foi ajustado velocidade de corte, colocado a ferramenta de corte no mandril, e em seguida determinou-se o ponto onde o furo iria ser feito, com o auxilio dos esquadros e do riscador. Determinou o centro do furo para realizar a operao de pulsar, dando nfase que a alma da broca teria que ser menor do que o dimetro determinado pela pulso, para evitar a quebra ou deslizamento da ferramenta. Em seguida fixou a pea na furadeira e alinhou-se a broca com o centro do furo feito pela operao de pulsar e realizou a operao de furao com uma broca helicoidal. Sempre com o auxilio do fluido de corte, para evitar o aumento excessivo da temperatura da ferramenta de corte, evitando assim sua quebra. Foi feito um furo passante, por isso no foi necessria uma seleo do avano da profundidade do furo, ao trmino desse processo, a broca helicoidal foi trocada por uma ferramenta de escariamento, aprofundando-a manualmente ate a medida desejada, e por fim foi utilizada uma ferramenta de rebaixo, fresa de topo, aprofundando tambm ate a medida desejada.

CONCLUSO Realizada a prtica, pode-se afirmar que a furadeira de coluna mesmo sendo uma maquina simples, realiza vrios tipos de operaes, atravs da utilizao de diferentes ferramentas. Outro aspecto observado foi em relao ao fluido de corte, que deve ser utilizado para que a ferramenta no tenha um aquecimento excessivo. E o ponto principal que deve ser sempre lembrado a segurana, e para isso em muito importante no deixar que o furo produza um cavaco continuo, evitando assim acidentes.

RETIFICAO A retificao um processo de usinagem por abraso que corrige irregularidades de superfcies de peas. Geralmente, este tipo de usinagem posterior ao torneamento e ao fresamento, para um melhor acabamento de superfcie. A grande diferena desse processo para os anteriores est na ferramenta abrasiva chamada rebolo. Existem dois tipos de retificadoras: as planas e as cilndricas (estas podem ser Universais e a Sem Centros). Nas prticas realizadas no SENAI, vimos o funcionamento das retificadoras: plana e cilndrica universal, dando nfase no acabamento nas peas que essa mquina produz. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL Retfica Plana e Cilndrica Universal

Podem ser constitudas por: - Mesa; - Rebolo (que pode ser do tipo cilndrico ou do tipo coco); - Base; - Coluna; - Comando de movimento vertical; - Vlvula direcional; - Vlvula reguladora do avano transversal; - Comando de movimento universal; - Vlvula reguladora de velocidade longitudinal; - Comando de movimento longitudinal.

PROCEDIMENTO Na retificadora cilndrica universal existente no SENAI, vimos que o processo se assemelha um pouco ao do torneamento. A pea foi fixada a uma placa universal que possui um movimento de rotao. Aps fazer os ajustes, colocar a velocidade de corte, e o avano previamente na retificadora, ela foi ligada e a pea comeou a ser usinada. Aqui o fluido de corte saa de maneira constante para evitar que a pea aquecesse e fosse danificada. importante frisar que o avano da ferramenta, no caso o rebolo cilndrico, deve ser milimetricamente calculado antes de ligar a mquina, visto que, a ferramenta possui certa sensibilidade e pode ser danificada caso haja um avano maior do que o convencional. Com o trmino da usinagem da pea, percebemos que a mesma estava com a superfcie plana e com ausncia de ranhuras, sendo possvel assim ratificar o objetivo do processo de retificao. J na retificadora plana que vimos no SENAI, pea a ser retificada foi presa a uma placa que, quando a mquina foi ligada, gerou um campo magntico e fez com que a pea ficasse presa, impedida de sair da sua posio devido aos golpes do rebolo. Durante a usinagem da mesma, a mesa foi ajustada para que a pea ultrapassasse em cerca de 10 centmetros o contato com o rebolo. O fluido de corte era jogado de forma contnua e em grande quantidade sobre a pea para impedir que ela superaquecesse, mas mesmo assim, ainda era possvel notar algumas fascas saindo do contato da mesma com o rebolo. Aps o final da retificao, a pea tinha um aspecto muito liso no local onde foi retificada, ou seja, na regio onde foi feito o faceamento.

CONCLUSO Aps o trmino das prticas nas retificadoras, pudemos concluir que as mesmas, so de fundamental importncia para a obteno de peas que demandam o acabamento perfeito de superfcies. Pudemos perceber tambm que, deve-se ter um cuidado na hora de programar as retificadoras, visto que as mesmas podem ser danificadas por um simples aumento nos avanos da ferramenta, ou devido a pouca quantidade de fluido de corte. E finalmente, e no menos importante, devemos sempre lembrar dos equipamentos de proteo de no se descuidar na hora de operar uma mquina como essas.

Vous aimerez peut-être aussi