Vous êtes sur la page 1sur 5

O Mirtilo um fruto silvestre excepcional e colhido na natureza pelo homem desde h sculos.

s. As bagas de mirtilo, ricas em substncias com um grande poder antioxidante, fazem desta fruta a fruta da longevidade. Este fruto tem-se verificado eficaz na preveno contra doenas degenerativas, evitando o desenvolvimento de cancro nas clulas e tambm no tratamento de alteraes da viso, problemas linfticos e no fortalecimento dos vasos capilares. tambm eficaz contra estados inflamatrios no geral.

A PLANTA

Esta espcie arbustiva, de delicadas flores brancas ou cor-de-rosa no inverno, pertence mesma famlia dos rododendros e das azlias, e pode atingir 1,5 a 3 metros de altura. Este um arbusto resistente que se adapta bem a climas temperados.
REA DE PLANTAO

LOCAL

Deve escolher um local de plantao com luz solar directa e protegido contra ventos fortes. Evite reas baixas que possam ter m drenagem ou que possam ser propensas ocorrncia de geadas precoces.

SOLO

O Mirtilo prefere um solo arenoso, com uma boa drenagem e rico em matria orgnica. Os solos argilosos devem ser evitados. Todas as ervas daninhas perenes deve ser eliminadas do local antes da plantao.
PH

Para preparar convenientemente o seu solo, deve test-lo de modo a determinar o pH e o estado de fertilidade do mesmo. Ao contrrio de muitas outras culturas de jardim, os mirtilos exigem um solo cido para um crescimento razovel. O pH do solo deve situar-se entre 4,5 e 5,5.
PLANTAO

POCA E SELECO DE PLANTAS

Ol Visitante! O contedo deste artigo encontra-se parcialmente oculto. Aproveita este momento e efectua o teu registo se ainda no fores membro e assim poderes ver a totalidade do contedo publicado. Associa-te a esta causa! Solidariza-te connosco na defesa e valorizao das Florestas, Agricultura e Meio Ambiente.
REGISTO

DO VASO PARA SOLO

1. Deixe entre 1m a 1,5m entre cada planta e 2m a 2,5m entre as filas de mirtilos. Ol Visitante! O contedo deste artigo encontra-se parcialmente oculto. Aproveita este momento e efectua o teu registo se ainda no fores membro e assim poderes ver a totalidade do contedo publicado. Associa-te a esta causa! Solidariza-te connosco na defesa e valorizao das Florestas, Agricultura e Meio Ambiente.
REGISTO

CUIDADOS E MANUTENO

EMPALHAMENTO

Aps a plantao, pode optar por colocar uma camada de palha de modo a conservar melhor a humidade do solo, reduzir as variaes de temperatura e diminuir o crescimento de ervas daninhas. Alm da palha, podem ser utilizadas lascas de madeira, aparas, casca de pinheiro ou carumas. Antes de aplicar o material verifique se este no contm sementes de ervas daninhas e se o solo se encontra hmido.
FERTILIZANTE

Ol Visitante!

O contedo deste artigo encontra-se parcialmente oculto. Aproveita este momento e efectua o teu registo se ainda no fores membro e assim poderes ver a totalidade do contedo publicado. Associa-te a esta causa! Solidariza-te connosco na defesa e valorizao das Florestas, Agricultura e Meio Ambiente.
REGISTO

REGA

As plantas devem ser regadas regularmente durante todo o perodo de crescimento. Tente manter o solo hmido, mas no molhado. A gua da chuva ideal para a sua rega. Se plantar em vaso evite vasos de cor preta, estes absorvem mais o calor, levando perda de humidade mais rapidamente. Se utilizar irrigao por rega gota-a-gota, coloque 2 emissores em cada vaso, um de cada lado da planta.
FRUTIFICAO

Os mirtilos recm plantados no devem dar frutos nos dois primeiros anos aps a plantao. Durante este perodo de tempo importante que a planta aumente o seu desenvolvimento radicular e crescimento vegetativo, para tal, deve remover todas as flores da planta na Primavera. No terceiro ano deixe somente algumas flores nas plantas, para produzir uma pequena quantidade de frutos. E s apenas no quarto ou quinto ano deve deixar que a planta desenvolva uma produo completa.
PODA

Ol Visitante! O contedo deste artigo encontra-se parcialmente oculto. Aproveita este momento e efectua o teu registo se ainda no fores membro e assim poderes ver a totalidade do contedo publicado. Associa-te a esta causa! Solidariza-te connosco na defesa e valorizao das Florestas, Agricultura e Meio Ambiente.
REGISTO

COLHEITA

Em Portugal, a colheita decorre entre meados de Abril e incios de Setembro, dependendo da altitude, regio e variedades cultivadas. Os Frutos nascem em aglomerados de 5 a 8 bagas que amadurecem sucessivamente ao longo de vrias semanas. Retire os frutos somente quando estes esto totalmente maduros, geralmente 1 a 3 dias depois de ficarem azuis. Certifique-se, que antes de os colher, no existem frutos de cor vermelha.
PRAGAS E DOENAS

Apesar dos mirtilos no terem muitos problemas de pragas, importante conhecer as possveis pragas que os podero atacar, os seus ciclos de vida, e os danos que causam. A chave para um bom controlo de pragas a preveno. Mantenha a sua cultura livre de ervas daninhas, pois estas competem com mirtilos por nutrientes e gua, e podem tambm abrigar insectos e doenas.

Vous aimerez peut-être aussi