Vous êtes sur la page 1sur 25

O movimento tropicalista e a revoluo esttica

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

Arnaldo Daraya Contier* Coordenao e organizao Catarina Justus Fischer** Ovanil Fabrcio** Vera A. Assumpo Tavares de Carvalho**

RESUMO
O artigo originrio de um seminrio de pesquisa, cujo vis se concentrou na relao de contradies e nos intensos estranhamentos suscitados pelo tropicalismo, dentro de um contexto cultural efervescente da poca. Optou-se como eixo formador para a apresentao do trabalho, o dialogismo entre as msicas da poca e a caracterizao teatral com referncias do prt--porter de Antunes Filho. Houve uma preocupao de analogia aos tropicalistas quanto ao formato e esttica do trabalho, permeando a apresentao e a parte ilustrativa, como se os integrantes do grupo fossem tambm uma pardia alegrica. O objetivo nesse artigo apresentar um estudo do movimento tropicalista, o contexto histrico, identificando as idias presentes nas falas daqueles que tentaram explicar a origem, a lgica interna, a esttica dessas manifestaes msicos-culturais e suas contradies. Teve-se a referncia do livro Tropiclia: a histria de uma revoluo musical, do jornalista Carlos Calado, que proporciona uma leitura agradvel, mas sem a abordagem filosfica do movimento, encontrado em Tropiclia, alegoria, alegria de Celso Favaretto e no livro depoimento de Augusto de Campos, Balano da Bossa e outras bossas. Palavras-chave: Tropicalismo. Antropofagia. Concretismo. Experimentalismo. Cultura e msica.
1

Professor do Programa de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Alunos do Curso de Mestrado do Programa de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

MACKENZIE

135
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 135-159, 2003.

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

O MOVIMENTO TROPICALISTA

Nas dcadas de 60 e 70 afloraram referenciais de uma experincia que abriu o campo para uma reflexo sobre as condies de emancipao de alguns segmentos sociais e culturais. O movimento tropicalista cujo perodo incide na seguinte datao: setembro de 1967 a dezembro de 1968 constituiu um desafio crtica cultural dessa dcada. Os tropicalistas, influenciados pela produo de paradigmas da mudana cultural, da transformao esttica e poltica da poca, indicam uma situao nova, no contexto dos acontecimentos das cidades de So Paulo e Rio de Janeiro (FAVARETTO, 1996, p. 99). Essa influncia feita por meio do dialogismo que o tropicalismo faz com diversas fontes, fundamentando-se, em especial, nos princpios terico-metodolgicos esboados por Mikhail Bakhtin, onde o homem e a vida so caracterizados pelo princpio dialgico. A alteridade marca o ser humano, pois o outro imprescindvel para sua constituio, isto , a vida dialgica por natureza. Assim, a dialogia o confronto das entoaes e dos sistemas de valores que posicionam as mais variadas vises do mundo: o permanente dilogo entre os diversos discursos que configuram uma sociedade, uma comunidade, uma cultura (BAKHTIN, 2002, p. 5). A dcada dos anos 60, no Brasil, apontada pelos cientistas sociais como um perodo muito rico cultural e politicamente. O desenvolvimento progressista anunciado por Juscelino Kubitschek1, posteriormente colocado em xeque pela represso psgolpe de 1964, e permeado pelos atos inconstitucionais, resultaram numa ampla contestao ideolgica na poca, produzida pela intelectualidade brasileira. Somados entrada da era eletrnica e a conquista do homem Lua formam o perodo mais efervescente e contraditrio da histria cultural brasileira contempornea. O Tropicalismo ocorre nos fins da dcada de 60, abrangendo a durao de quatorze meses, no podendo ser estudado somente nessa fase, pois buscou fontes em todas as pocas anteriores, e deixando marcas culturais, atualmente, como o movimento do Mangue-beat2, grupo musical de Recife. De um lado havia o desejo de ruptura com a tradio, e de outro, a re-inveno crtica e cultural dessa mesma tradio. Metaforicamente, nada melhor para expressar esse princpio do que a conhecida imagem dos movimentos de sstoles e distoles havia uma vontade de abertura para o mundo internacionalizao-cultural e, ao mesmo tempo, um retorno em busca de uma identidade nacional e cultural brasileira. Revelava-se, portanto, uma aparente contradio. Segundo Favaretto, o disco manifesto Tropiclia dialgico: cada msica parodia certas imagens do Brasil, deixando entrever todas as outras num sistema de interferncias e revelaes, onde cada msica um efeito de linguagem. Como polifnico, o disco opera a passagem da diacronia (as sries culturais, por meio das citaes) para a sincronia das msicas, tendo tambm a fala de um sujeito que se dirige a outro (o ouvinte) (FAVARETTO, 1996, p. 74). Realiza-se, assim a interao de diversos nveis: o da msica, o das pardias e o do contexto scio-cultural.

MACKENZIE

136
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 135-159, 2003.

Favaretto aponta o fato de que o matiz antropofgico tropicalista trouxe luz uma reviso cultural, que j se iniciara desde o comeo da dcada. Os temas dessa reviso eram a (re)descoberta do Brasil, o retorno s origens nacionais, a internacionalizao da cultura, a dependncia econmica, o consumo (FAVARETTO, 1996, p. 23). As telenovelas j haviam surgido, atravs das emissoras de televiso como a Excelsior e a Tupi. Logo seguidas pelos shows musicais como o Fino da Bossa, com Elis Regina e Jair Rodrigues, o Jovem Guarda, com Roberto Carlos, e os festivais de msica popular brasileira na TV Record. A contradio perdura: de um lado, compositores como Chico Buarque de Holanda, Geraldo Vandr, Sergio Ricardo, Edu Lobo3 encontram intrpretes como Elis Regina, com matizes esttico-musicais que harmonizam o potico e o militante. De outro, aflora Caetano Veloso, rompendo as barreiras tradicionais da msica popular brasileira estabelecida desde 1958, com a Bossa Nova de Joo Gilberto, com a msica Chega de Saudade, abrindo caminho para o Tropicalismo. E a partir de 1967, aps o sucesso da cano Alegria, alegria4, o cenrio cultural e musical comea a modificar-se. Bakhtin (2002, p. 61) afirma que o riso traz sempre um incomodante: torna-se a expresso regeneradora, criadora de uma conscincia nova, livre, crtica de uma poca. Aliados a essa alegria, ao carter ambguo, s performances e aos maneirismos corporais, os tropicalistas eram vistos pelos chamados conservadores como agentes de provocao. A modernizao convivia com o arcasmo da mesma maneira que o ideologismo com o esteticismo na produo artstica dessa dcada. Isto , de um lado aspirava-se assimilao cultural, de outro, explicitao dos conflitos e contradies. Contier comenta, em prefcio, que George Duby sugere a importncia da ideologia para se repensar questes sobre a Histria da Cultura e que, o poder ideolgico torna-se um controlador da produo cultural (apud BAIRON, 2002, p. 14). Bairon acrescenta que em todos os momentos histricos nos quais o mundo cultural (costumes, religio, leis, literatura, festas etc.) se liberta das grades polticas, v-se a liberao de tudo o que h de melhor no homem (BAIRON, 2002, p. 30). A tropiclia tambm marcada por essas mesmas caractersticas. No se pode compreender o Brasil dos anos subseqentes, desconhecendo que as atividades ldicas, o culto do prazer criou a esttica tropicalista, uma estratgia inteligente e atenta s estruturas scio-culturais do Brasil. Conforme Calado, Caetano Veloso e Gilberto Gil sempre estiveram ligados msica mas no profissionalmente. Encontravam-se num bar para cantar, tocar violo e trocar idias. Conheceram Maria das Graas (Gal Costa), e tinham afinidades pelos cantores da Bossa Nova (CALADO, 1997, p. 45-47). Caetano Veloso, em sua maneira particular de cantar como o tom baixo, recebeu influncias diretas de Joo Gilberto e seu primeiro sucesso com a msica Alegria,

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

MACKENZIE

137
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 135-159, 2003.

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

alegria. Gilberto Gil, antes um administrador de empresas, admirava Luiz Gonzaga, o seu baio e o som de percusso da banda de pfaros de Pernambuco. Domingo no Parque5 a msica do primeiro sucesso de Gilberto Gil, com arranjo de Rogrio Duprat6. A polifonia do arranjo, a tenso meldica que sugere primeiro um repouso, e depois uma tenso crescente, se dirigindo tragdia final permeada por personagens populares, vivendo situaes do cotidiano. Essas duas composies so de 1967, apresentadas no III Festival de Msica Popular da televiso Record, em So Paulo. O tropicalismo aproximou os signos da indstria cultural e os emblemas da tradio brasileira de uma maneira to forte que deslocou o debate nacional dos planos polticos para os estticos. Assim, Alegria, alegria apresenta uma das marcas que iria definir a atividade dos tropicalistas: uma relao entre fruio esttica e crtica social, em que esta se desloca do tema para os processos construtivos (FAVARETTO, 1996, p. 19). Alegria, Alegria, apesar de no apresentar as inovaes no arranjo feitas em Domingo no Parque, mostra invenes no contedo das letras e na agregao da guitarra eltrica. A letra composta por fragmentos da realidade e as imagens evocadas como elementos visuais pelos crimes-espaonaves-guerrilhas-Cardinales bonitasbomba-Brigite Bardot remetem a uma ao cinematogrfica e de carter ambguo, porque sugere um descompromisso com a situao poltica da poca, observado em sem leno, sem documento e eu quero seguir vivendo, e ao mesmo tempo evidenciando fatos da realidade consumista, como eu tomo uma coca-cola. Aparecem nas letras de suas canes, os elementos do discurso cinematogrfico, como a justaposio de imagens e da linguagem concretista, como a enunciao catica como alguns dos traos mais observados. Sobre Alegria, Alegria, Campos (1967, p. 145) destacou:
Caetano no foi o vencedor do festival. Mas venceu todos os preconceitos do pblico, acabando com a discriminao musical entre MPB e jovem guarda. Ainda sendo, com Domingo no Parque, a mais original, acabou tambm como a mais popular das composies do festival.

O ano de 1968 anunciava uma radicalizao de novos procedimentos que debatiam os caminhos polticos e estticos do Brasil. Os tropicalistas lanavam um disco manifesto Tropiclia ou Panis et Circensis7 que se fundamentava na pardia, no uso das alegorias, na desconstruo dos discursos fechados da direita e da esquerda. Tentavam a retomada da tradio das vanguardas literrias brasileiras, sobretudo a antropofagia oswaldiana, o concretismo paulista e as conquistas da Bossa Nova, filtradas numa esttica pop. Foi em agosto de 1968 o lanamento do long-play Manifesto Tropiclia ou Panis et Circensis, pela gravadora Phillips, com Caetano, Gil, Mutantes, Gal Costa, Nara Leo, Tom Z, e arranjos de Rogrio Duprat. Sobre a capa desse disco, Favaretto (1996, p. 55) comenta:
MACKENZIE

138
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 135-159, 2003.

Veja-se a capa: ela compe a alegoria do Brasil que as msicas apresentaro fragmentariamente. Sobressai a foto do grupo, maneira dos retratos patriarcais; cada integrante representa um tipo: Gal e Torquato formam o casal recatado; Nara, em retrato, a moa brejeira; Tom Z o nordestino, com sua mala de couro; Gil sentado segurando o retrato de formatura de Capinam, vestido com toga de cores tropicais, est a frente de todos, ostensivo; Caetano, cabeleira despontando, olha atrevido; os Mutantes, muito jovens, empunham guitarras e Rogrio Duprat, com a chvena-urinol, significa Duchamp. As poses so convencionais, assim como o dcor: jardim interno de casa burguesa, com vitral ao fundo, vasos, plantas tropicais e banco de pracinha interiorana. O retrato emoldurado por faixas compondo as cores nacionais, que produzem o efeito de profundidade. Na capa representa-se o Brasil arcaico e provinciano; emoldurados pelo antigo, os tropicalistas representam a representao.

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

Numa atitude irreverente, aproveitando os elementos da cano letra, melodia, arranjo, entoao o lbum transformava esses em relquias do Brasil, questionando o papel da arte como veculo ideolgico de afirmao nacional de matizes ufanistas. Antes mesmo do lanamento do disco, Caetano Veloso e Gilberto Gil, adotaram posturas comportamentais e musicais, visando criar uma ampla polmica ou debate sobre os novos pressupostos esttico-culturais. Caetano, por exemplo, havia se apresentado no programa de televiso de Abelardo Barbosa, o Chacrinha, cuja atitude de blague e autodesvalorizao cultural do prprio meio de comunicao, foram usadas como inspirao por parte da nova vanguarda. As constantes entrevistas nas quais Caetano Veloso valorizava a figura de Roberto Carlos, tambm no eram aceitveis dentro dos padres da MMPB8. Como no poderia ser diferente a participao de Caetano e Gil no Festival Internacional da Cano, de 1968, foi cercada de conflitos. Durante a apresentao da msica Proibido Proibir9, Caetano proferiu o famoso discurso contra a platia, que o vaiava, e ao jri, que havia desclassificado a msica Questo de Ordem, de Gilberto Gil. Favaretto (1996, p. 12) reconstri o mundo da Tropiclia como um movimento esttico e filosfico que refletiu o contexto social e poltico de sua poca. As ligaes entre as composies so reconstrudas: os arranjos musicais, as cenas que caracterizaram os gestos dos tropicalistas e a tendncia do movimento que redefiniu a MMPB e, propondo, assim, uma nova esttica. Quando esse debate estava no auge, dando sinais inclusive de uma nova acomodao, a exacerbao da represso, graas promulgao do AI-510, obrigou artistas e intelectuais a um silncio forado.

OS DILOGOS CULTURAIS DO TROPICALISMO

Apesar de focalizar as vidas de Gilberto Gil e Caetano Veloso, Calado no deixa de dar importncia aos outros tropicalistas: Gal Costa, Torquato Neto (poeta), Capinam (compositor) Tom Z, Nara Leo, os Mutantes, Rogrio Duprat, Julio Medaglia (maestros e arranjadores), Manoel Barenbein (produtor). Alis, Rita Lee, Arnaldo Batista e Srgio Dias introduziram rockn roll num movimento que se pretendia

MACKENZIE

139
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 135-159, 2003.

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

antropofgico. Eles dividiam com Gil a paixo pelas guitarras, pelos Beatles e seu ento recente lanamento, o inovador Sgt. Peppers. O tropicalismo baseou-se em vrias fontes: a formao literria dos neoconcretistas, e nas obras de Carlos Drumond de Andrade, Guimares Rosa, Clarice Lispector, entre outros. Tambm se inspirou nos ritmos regionais, nas manifestaes folclricas, na msica urbana, nos Beatles, em Bob Dylan, no jazz, na Bossa Nova e msica de vanguarda (Movimento de Msica Nova); na obra da artista plstica Ligia Clark e na pop-art. Essas fontes funcionaram como informaes e argumentos que legitimavam o projeto que os tropicalistas vinham delineando. Os principais objetivos do movimento modernista, segundo Mrio de Andrade, incidiam no direito permanente pesquisa esttica, atualizao da inteligncia artstica brasileira e de uma conscincia criadora nacional, na cultura popular. Esse movimento visava criar uma arte brasileira autntica, incorporando propostas de algumas vanguardas artsticas europias dos incios do sculo XX. O Manifesto Antropfago de 1928, foi a resposta do escritor Oswald de Andrade11 s questes levantadas durante a Semana de Arte Moderna de 1922. Para ele, a renovao da arte brasileira nasceria da retomada dos valores indgenas. Oswald retoma essa temtica, rejeitando, porm, a xenofobia de outros modernistas. A civilizao europia no deveria ser rejeitada, mas absorvida e superada. A antropofagia o smbolo dessa tese: o europeu deve ser devorado, deglutido. Oswald de Andrade contrape a cultura fundada na autoridade paterna, na propriedade privada e no Estado, cultura antropofgica correspondente sociedade matriarcal e sem classes, que dever ressurgir com o progresso tecnolgico, devolvendo ao homem a liberdade primitiva. Os tropicalistas utilizam o conceito de antropofagia de Oswald de Andrade como proposta cultural e integrando, paralelamente, procedimentos de vanguarda. O simblico da devorao na verdade, utilizado como estratgia para alcanarem seu objetivo: uma reviso cultural em oposio s correntes nacionalistas e populistas. Ver com olhos livres a mxima modernista oswaldiana era retomada pelos tropicalistas. Porm no se tratava de basear-se na msica regional, mas na procura de uma nova maneira que inclusse o Brasil de Norte a Sul. Com isso, assumir Beatles no exclua Vicente Celestino, nem a Bossa Nova ou a msica de vanguarda e o i-i-i. Todos esses elementos so deglutidos pelos ritmos locais brasileiros. Dessa forma, tradies que pareciam incompatveis formam um conjunto fragmentado, mas com diversas combinaes entre si. Favaretto (1996, p. 99) afirma que no caldeiro antropofgico tudo remete a tudo, produzindo-se uma relativizao alegre dos valores em conflito e uma degradao contnua da informao. Desde 1951, com o surgimento da Bienal, o modernismo chegava s Artes Plsticas entre ns, mas no se refletia ainda no mercado. A partir de 1961 comeam as atividades de leiles de arte alternativa encontrada pelo marchand. Mas desde 1956 com o manifesto concretista, surgira uma aproximao entre a Literatura e as

MACKENZIE

140
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 135-159, 2003.

artes plsticas, sobretudo com as experincias de Julio Plaza, dos irmos Campos e de Dcio Pignatari. O figurativismo invadido pelo abstracionismo. Os artistas plsticos mais engajados ideologicamente, situados no sul, preferem tcnicas mais tradicionais da gravura e da escultura, enquanto que os artistas do centro do pas vo optar pelos experimentalismos na pintura, com incentivos de bolsas de estudo de instituies norte-americanas. Com isso, o intercmbio se intensifica. Nessa rea, a influncia foi dada pela manifestao ambiental de Hlio Oiticica (1937-1980)12 intitulada Tropiclia, em 1964. Na verdade, essa obra era um penetrvel, no qual podiam ser vistos plantas, araras, areia, brita, poemas enterrados, razes de cheiro, objetos de plstico e um aparelho de tev ligado: foi a primeira tentativa de impor uma imagem brasileira no contexto atual da vanguarda e das manifestaes da arte nacional. No teatro, as influncias vm de Jos Celso Martinez Correa13, que faz um experimentalismo radical da linguagem teatral com O Rei da Vela, de Oswald de Andrade, de 1933, estreando em 29 de setembro de 1967, pelo Grupo Oficina. No cinema, com o slogan uma idia na cabea e uma cmera na mo, comea o cinema novo brasileiro, sob a inspirao da Esttica da fome, na acepo de Glauber Rocha (1939-1981)14. Jovens universitrios, leitores do cinema francs, influenciados por Jean-Luc Godard15, buscam fazer um cinema de denncia social, mas tambm com uma experimentao radical de linguagem. Um desses filmes, que se torna um referencial para Caetano, Terra em Transe, de 1967, de Glauber Rocha, pela pincelada de violncia que o filme mostra. Os Beatles constituem outra fonte para os tropicalistas. Com o long play Sgt. Peppers e auxiliados pela televiso, rompem todos os esquemas de previsibilidade comunicativa. Conseguem ser apreciados entre artistas de produo os eruditos e os artistas de consumo os populares, o que Dcio Pignatari chama de produssumo (produo mais consumo). Os Beatles tomam conscincia da era eletrnica, rompem as fronteiras entre o que se ouvia no Ocidente e Oriente, por exemplo, utilizando tcnicas vocais e instrumentais dos hindus, ou experincias da msica aleatria de John Cage (1912-1992)16 ou das influncias de msica eletro-acstico e se aproximam de outro msico erudito, o Stockhausen (1928)17. Na literatura, os nomes grifados so os irmos Augusto (1931)18 e Haroldo de Campos (1929) e Dcio Pignatari (1927), poetas neoconcretos que influenciam os tropicalistas, incorporando novas tendncias estticas. A influncia da estrutura literria do concretismo no tropicalismo foi importante porque a partir da houve o emprego de versos mais livres e soltos, nos quais se buscava uma linguagem crtica em relao sociedade de consumo, poltica brasileira do perodo e a todos os problemas que estavam ocorrendo. Para Haroldo de Campos, a Tropiclia era uma viso brasileira do mundo sob a espcie de devorao, para uma assimilao crtica da experincia estrangeira e sua reelaborao em termos e circunstncias nacionais, alegorizando nesse sentido o canibalismo de nossos selvagens (CAMPOS, 1993, p. 23).

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

MACKENZIE

141
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 135-159, 2003.

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

Aparecem algumas evidncias na letra das canes tropicalistas com a poesia concreta, como forma no discursiva, os vocbulos concisos e sonoros, o uso da pardia e a preocupao com a sntese, a montagem, e a justaposio direta, at para evidenciar o efeito cinematogrfico que eles pretendiam dar s msicas. O lirismo deixado de lado para assumir uma linguagem culta, para mostrar que era impossvel a cano ser um veculo ideolgico coerente e orgnico se estiver submetida indstria cultural. Promoveram a sntese da msica e poesia, entre melodia e texto, onde a letra no d para ser analisada independente da melodia. Por exemplo, Gilberto Gil realiza um canto falado em Aquele Abrao19. a poesia cantada ganhando fora de composio. As canes sinalizavam uma desmistificao de personalidades do Brasil e uma recriao dessas mesmas imagens, como na pardia Corao Materno20, onde Caetano Veloso recria uma nova significao totalmente oposta a Vicente Celestino, isto uma reinterpretao. Alm do experimentalismo, onde misturavam instrumentos eltricos (internacionalizao), o violo (da Bossa Nova), o berimbau (instrumento regional), a diversidade de canais de gravao, sonoridades estranhas como uivos, gritos, sons desconexos, ainda exploravam aspectos visuais, como as roupas de plsticos, e corporais, como os mise-en-scnes e os happenings que produziam, numa forma de provocao. Incomodavam porque suas letras e msicas no pertenciam ao cdigo conhecido do pblico. Promoviam a vinculao do texto e melodia a materialidade do canto e da fala, o movimento do corpo na linguagem musical, sugerindo sensualidades explcitas, deixando, posteriormente, um herdeiro ressaltado em tons mais fortes Ney Matogrosso. Eles enfatizavam o cafonismo e o humor, contribuindo para o impacto das construes pardico-alegricas. O corpo era um elemento na cano e junto com a voz, a roupa, a letra, a dana, formava a dramatizao. Mas na alegoria que o tropicalismo parece ser mais lembrado, pelo antropofagismo e sua deglutio na reelaborao em circunstncias nacionais, alegorizando nesse sentido o canibalismo de nossos selvagens. Na reflexo de Olson, o alegrico, em que os sentidos literais, isto , os sentidos que normalmente denotam a verdade, so usados para significar o que se sabe ser falso (OLSON, 1997, p. 244). A alegoria temporal, porque significa algo sempre diferente do que parece. Benjamim diz que as alegorias so para o pensamento, o que so as runas no reino das coisas (apud FAVARETTO, 1996, p. 110). E a metfora que sugere causa um estranhamento no ouvinte, causando um conflito entre o que ouve e o que v, que o obriga a avaliar novos cdigos, a rever valores. Desde os modernistas de 1922 passando pelos concretistas, os tropicalistas e o universo barroco na fico das telenovelas, tem-se um percurso curioso: a inverso dos valores, a mistura dos estilos da linguagem oral e escrita, a preocupao com a visualidade so instncias permanentes na histria da cultura brasileira, as quais definem o fenmeno conhecido por carnavalizao. Essa atitude esttica encontra as suas

MACKENZIE

142
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 135-159, 2003.

razes na tradio popular. A diversidade faz a dinmica dos traos barrocos da cultura brasileira, na qual as razes e paixes do cotidiano nacional foram sempre projetadas nos domnios do saber, da arte, das religies e da poltica. O tropicalismo cumpriu, assim, um papel carnavalizador no mbito da nossa cultura, tendo sido simultaneamente debochado, crtico, restaurador e prospectivo. Todas essas relaes so misturadas no mesmo sentido de devorao da antropofagia de Oswald de Andrade. O tropicalismo tambm tenta reapropriar-se do realismo grotesco das festas carnavalescas presentes no folclore, no circo, na piada, na gria, nos chaves. O interesse pelo programa do Abelardo Barbosa, o Chacrinha, no era casual, porque o conceito do programa era o de um circo, de um parque de diverses, o de um carnaval de rua. Segundo Burke (1991, p. 222), o carnaval representa a inverso das relaes entre o homem e homem, fosse inverso etria, inverso de sexo ou outra inverso de status, uma tentativa de inverter o mundo. Dessa forma, os tropicalistas enfatizavam o cafonismo e o humor, contribuindo para o impacto das construes pardico-alegricas. O homem movido pelo desejo da quebra dos interditos, pelo verdadeiro uso de sua liberdade, pela vontade de transpor limites. Um autor que se preocupa com interdies Bakhtin. Ao tratar da carnavalizao, afirma que o carnaval a prpria vida que representa, e por um certo tempo o jogo se transforma em vida real (BAKHTIN, 2002, p. 7). Na festa se aliviam os interditos, os espaos deixam de ser privados e as mscaras equalizam as condies das pessoas. Adota-se no tempo da festa um princpio de igualdade entre os homens. Nesse contexto, na construo das canes que se encontra interiorizado o discurso do carnaval do tropicalismo: ambivalncia, ausncia de sujeito, integrao do grotesco, riso da tragicomdia, oposio entre espao aberto e fechado, entre tempo de espera e movimento, mistura de ritmos populares em formas cultas de msica, no requinte esttico de construo das letras.

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

O CONTRAPONTO EM STRAVINSKY

Igor Stravinsky (1882-1971)21, por uma daquelas coincidncias ou acasos que ocorrem na histria da humanidade, faz um paralelo entre os compositores da Tropiclia, os elementos de bricolagem ou como ele prprio chama, pastiche, e a habilidade em lidar com ritmos, mexendo na ordem e com a ortodoxia rtmica da poca, com a mesma ousadia das caractersticas do movimento tropicalista. A comparao entre Stravinsky e Picasso no mundo da pintura inevitvel. E o paralelo entre ambos no ocorre apenas em suas conquistas e no impacto de suas obras. Ambos sofreram ataques mais do que o limite tolervel de crticas e escrnios desfavorveis. Assim como o movimento tropicalista tambm possui paralelos com as artes plsticas, sendo inclusive o nome da msica Tropiclia (CALADO, 1997, p. 162), originada da obra de Hlio Oiticica22.

MACKENZIE

143
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 135-159, 2003.

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

A mais polmica obra de Stravinsky, A Sagrao da Primavera, causou furor numa das ironias da histria da msica. A orquestra que executava o Bal, mal era ouvida, naquela noite catica de 29 de maio de 1913. O maestro Pierre Monteaux regeu at o final uma execuo musical que parecia um campo de batalha, transformando o Theatre des Champs Elyses em cenrio de um pandemnio jamais visto anteriormente, nem pelo Bal Russo, e nem pelas elites presentes. O pblico enraivecido tanto pela coreografia de Nijinsky quanto pelo som que conseguiam captar, urravam e vaiavam o que supunham ser uma forma de blasfmia e de uma tentativa de destruir o que conheciam como msica. As luzes do teatro eram constantemente apagadas para serem novamente acesas, numa tentativa de acalmar a ira e o pnico que se iniciava entre o pblico. Foi o maior caos. H relatos que contam que alguns msicos da orquestra fraturaram ossos e se machucaram gravemente. Conta Jean Cocteau, que depois da estria Stravinsky e Nijinsky abraados choraram por horas no Bois de Boulogne. Dois anos antes da estria da Sagrao, Stravinsky viajava em julho de 1911 para o condado de Smolensk, na Rssia, aonde se juntou ao pintor e arquelogo Nichilas Roerich para compor o cenrio do bal. Juntos procuraram resgatar e elaborar um antigo ritual eslovaco sobre a primavera. Caetano Veloso vaiado com a cano Proibido Proibir23 no teatro TUCA, logo na introduo da cano, quando os primeiros ovos, tomates e bolas de papel comearam a cair sobre o palco. O pblico virou as costas para o palco, sem parar de vaiar e gritar. Frente agressividade do pblico, a indignao de Caetano acabou explodindo sob a forma de um longo e ferino discurso, transformado em happening (CALADO, 1997, p. 221).
Mas isso que a juventude que diz que quer tomar o poder? Vocs tm coragem de aplaudir, este ano, uma msica, um tipo de msica que vocs no teriam coragem de aplaudir no ano passado! So a mesma juventude que vo sempre, sempre matar o amanh o velhote inimigo que morreu ontem! Vocs no esto entendendo nada, nada, nada, absolutamente nada. Hoje no tem Fernando Pessoa. Eu hoje vim dizer aqui, que quem teve coragem de assumir a estrutura de festival, no com o medo que o senhor Chico de Assis pediu, mas com a coragem, quem teve essa coragem de assumir essa estrutura e faz-la explodir foi Gilberto Gil e fui eu. No foi ningum, foi Gilberto Gil e fui eu! (CALADO, 1997, p. 221-222).

At a roupa pura provocao, porque tem uma linguagem como um sistema de signos, e com poder de crtica. Caetano quis despertar, ao vivo, a conscincia da sociedade repressiva que nos submete, ao desafiar os tabus e os preconceitos do pblico com as suas roupas chacrinizantes e a interveno inslita do solo de uivos do americano. Campos menciona os jovens do TUCA que se comportaram como a velha Condessa de Pourtals, quando na apresentao da Sagrao da Primavera de Stravinsky, em Paris (CAMPOS, 1993, p. 265).
MACKENZIE

144
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 135-159, 2003.

Na histria da msica, Schoenberg, Debussy e Eugene Varese tambm provocaram o desagrado do pblico, sofrendo crticas desfavorveis e sendo vaiados impiedosamente. Enquanto muitos experimentadores srios da nossa msica popular continuam a explorar as dissonncias, dentro de uma esttica impressionista, do fim do sculo XIX, os baianos e os Mutantes, junto com Rogrio Duprat, j levam em conta msicas de Stravinsky e Webern, a Stockhausen e Cage, fazendo explodir os happenings, os rudos e os sons eletrnicos e praticando uma poesia no linear, no discursiva, uma poesia de montagens viva e cheia de humor, poesia-cmara-na-mo, modernssima. (CAMPOS, 1993, p. 265). O desencontro verificado entre a informao nova dos baianos e o cdigo do auditrio tem um significado crtico e social. O discurso de Caetano integrado ao happening de sua msica gravada em disco mais tarde, ficou como um marco na histria da msica popular brasileira, como foi a quebra do violo de Sergio Ricardo24.
Impedido, praticamente de cantar em sua ltima apresentao, Srgio tentou dialogar de todas as formas com a platia; pediu que ouvissem a sua composio, informando que lhe dera um arranjo diferente, recorreu ao humor, (Minha msica vai passar a se chamar Beto Bom de Vaia), provocou a lucidez dos apuradores, afirmando que estavam vaiando a si prprios, mas o pblico permaneceu insensvel e at recrudesceu na assoada. Sabese ento o que aconteceu: o compositor parou de cantar e exclamou pateticamente: Vocs venceram. Isso Brasil. Isto pas subdesenvolvido. Vocs so uns animais! Em seguida, quebrou o seu violo e o atirou platia (CAMPOS, 1993, p. 129,130).

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

A vaia se explica do ponto de vista da Teoria da Informao. Segundo essa teoria, que se ocupa da comunicao como um sistema de signos, a mensagem musical oscila numa dialtica entre banalidade e originalidade, previsibilidade e imprevisibilidade, redundncia e informao. O ouvinte que recebe a mensagem est precondicionado por conhecimentos apriorsticos, que constituem o cdigo de convenes com o qual ele afere e confere a mensagem. Esses so cdigos de previsibilidade e redundncia. Da, o choque e a reao irada quando a mensagem pela sua novidade e imprevisto no confere com o cdigo do ouvinte. Caetano, Gil e os Mutantes tiveram a coragem e a inteligncia de lanar esse desafio, e de romper, deliberadamente, com a estrutura do Festival de Msica Popular Brasileira, dentro da qual os compositores procuravam agradar o pblico, na subservincia ao cdigo do ouvinte e na indulgncia desses (CAMPOS, 1993, p. 266). A fala de Caetano, integrada ao happening de sua msica, mostra-se um documento crtico, cuja importncia transcende a rea da msica popular, para se projetar na Histria da Cultura Moderna Brasileira, como um desafio de criao e de inteligncia na linha dos pioneiros da Semana de Arte Moderna de 1922 (CAMPOS, 1993, p. 268). Todos os pases produziram a sua msica popular, com os seus expoentes mitificados, e transformados em dolos de determinadas geraes. Porm, parece que nas Amricas apenas os americanos, os brasileiros e os cubanos podem olhar para trs, at o comeo do sculo XX e orgulhar-se da prpria biografia.

MACKENZIE

145
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 135-159, 2003.

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

Os brasileiros, assim como os americanos, tambm produzem o George Gershwin, Cole Porter, Irving Berlin, Jerome Kern, Louis Armstrong, que se chamavam respectivamente, Tom Jobim, Noel Rosa, Lamartine Babo, Ary Barroso e Pixinguinha. Antes mesmo do samba e outras bossas, j se exportava para os sales no exterior a sensualidade do maxixe, legtima dana carioca, misto de tango e habanera, e para Hollywood e o hit parade, um choro paulista o Tico-Tico no Fub.

A CANO TROPICALISTA

Na anlise das canes do disco manifesto Panis et Circensis25 tem-se como eixo central dessa fase da msica brasileira, os gestos, as roupas, as atitudes do perodo. Essa afirmao remete idia de que Caetano Veloso e Gilberto Gil os lderes do movimento se ocupavam da criao musical, permeada por uma sincronia e alinhamento comuns. Para as msicas, eles canalizavam as idias, mensagens, motivos e intenes do movimento: a busca pelo novo de carter esttico e cultural. Isso se confirma com Celso Favaretto (1996, p. 17), que o tropicalismo surgiu mais de uma preocupao entusiasmada pela discusso do novo, do que propriamente como movimento organizado. Assim, em declarao ao mesmo autor, Caetano Veloso (FAVARETTO, 1996, p. 24) afirmava:
Eu e Gil estvamos fervilhando de novas idias. Havamos passado bom tempo tentando aprender a gramtica da nova linguagem que usaramos, e queramos testar nossas idias, junto ao pblico[...] Trabalhando noite adentro, juntamente com Torquato Neto, Gal, Rogrio Duprat e outros. Ao mesmo tempo, mantnhamos contatos com artistas de outros campos, como Glauber Rocha, Jos Celso Martinez, Hlio Oiticica e Rubens Gerchman. Dessa mistura toda nasceu o tropicalismo e a tentativa de superar nosso desenvolvimento partindo exatamente do elemento cafona da nossa cultura, fundindo ao que houvesse de mais avanado industrialmente, como guitarras e as roupas de plstico. No posso negar o que j li, nem posso esquecer onde vivo.

Embora no se revestisse revolucionria ou politicamente, a multiplicidade de facetas do movimento no poderia ter como resultado um impacto menor. Na realidade, mais do que um discurso engajado, a msica era um canal propcio para a criao dos novos caminhos que buscavam Caetano Veloso e Gilberto Gil. Numa decomposio das msicas desse disco Manifesto citado acima, a busca pela esttica se privilegiava do momento26 na qual a Msica Popular Brasileira se encontrava. Com isso, essa foi colocada no mesmo nvel do que vinha acontecendo no teatro, no cinema, nas artes plsticas e na literatura. Como j foi analisado no captulo anterior, o carter antropofgico foi feito pela mistura de elementos culturais local, nacional e do exterior, com resultado desmistificador dos smbolos e dolos do pas. Isso aparece, por exemplo, em canes como Alegria, alegria e Domingo no Parque, e em seguida so reforados nas canes do disco manifesto Panis et Circensis. Nas duas primeiras msicas com a introdu-

MACKENZIE

146
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 135-159, 2003.

o da guitarra eltrica e sons eletrnicos, teve-se uma hostilidade contra os cantores, como se estivesse em discusso a integridade Msica Popular Brasileira. No caso do disco manifesto foram abertas as possibilidades de experimentaes vocais, principalmente com Gal Costa (na poca, Maria da Graa). Diante desse cenrio de mudanas por que toda estrutura de pensamento e criao musical desenvolvia-se sob interferncias to marcantes, nesse sentido, houve um estranhamento em relao esttica e aos ouvidos daquela poca. Isso ocorreu porque o pblico estava habituado a outra forma de harmonia e estrutura potica. Conforme Celso Favaretto (1996, p. 32) em Tropiclia, Alegoria, Alegria:
Os tropicalistas realizaram a vinculao de texto e melodia, explorando o domnio da entoao, o deslizar do corpo na linguagem, a materialidade do canto e da fala, operados na conexo da lngua e sua dico, ligados ao infracdigo dos sons que subjazem manifestao expressiva.

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

Na anlise da msica Tropiclia27 o que ressaltado em sobre a cabea os avies, sob os meus ps os caminhes aponta contra os chapades, meu nariz, uma construo de sincronismo de tempos que se justapem e formam um recorte fotogrfico. Isto , as cenas descritas remetem a imagens de fragmentos obtidas pela tcnica cinematogrfica. H tambm, uma associao do particular para o genrico, como por exemplo, falar em Braslia e Brasil, respectivamente. Ou contrapor o arcaico e o moderno pela pardia do nacionalismo sentimental, como aparece nessa parte da composio (FAVARETTO, 1996, p. 64): o monumento de papel crepom e prata os olhos verdes da mulata a cabeleira esconde atrs da verde mata o luar do serto o monumento no tem porta a entrada uma rua antiga estreita e torta e no joelho uma criana sorridente e morta estende a mo viva a mata-ta-ta viva a mulata-ta-ta-ta-ta Observam-se referncias literrias: o Catulo da Paixo Cearense de Luar do Serto, os termos romnticos estilizados como olhos verdes e cabeleiras negras de Jos de Alencar e Gonalves Dias. Na imagem o monumento de papel crepom e prata aparece a contraposio de materiais rgido e malevel e em sorridente e morta, a tnica de choque dos antnimos. Tambm aparecem signos de subdesenvolvimento dentro do desenvolvimento, por exemplo, em no ptio h uma piscina, com gua azul de amaralina, coqueiro brisa e fala nordestina, e faris. Os elementos que indicam a natureza referem-se nacionalidade, e os artificiais modernizao

MACKENZIE

147
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 135-159, 2003.

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

burguesa. O carter de carnavalizao e desmistificao da poltica direita visto na manipulao dos cdigos da natureza quando aparece na cano, na mo direita tem uma roseira, autenticando eterna primavera, e nos jardins os urubus passeiam, a tarde inteira entre os girassis. Em contraposio, do um sentido figurado no pulso esquerdo um bang-bang, acordes dissonantes e olhos grandes sobre mim. Na ltima estrofe h um sentido de alvio das presses polticas feito pelos meios de comunicao quando aparece na letra da msica: o monumento bem moderno, no disse nada do modelo do meu terno, que tudo mais v pro inferno meu bem. Essa anlise, caracterizada por Favaretto (1996, p. 67) como circularidade28, sofre momentos que se alternam entre a tenso crtica e a inverso de valores pela carnavalizao, quando se refere a domingo o fino da bossa, segunda-feira est na fossa, tera-feira vai roa, porm. Percebe-se, que embora no engajados em nenhum movimento poltico, grupo revolucionrio ou filosfico, o tropicalismo abordou a esttica e o quadro cultural, porque universalizou sua potica e o sentido de suas canes. Essa condio pressups questionamentos acerca desse contexto. Com isso, o pblico observou em sua tica defensiva29, que o tropicalismo subvertia essa esttica potica e sua dimenso musical como uma nova proposta. Essa caracterstica aparece representada na msica Panis et Circensis, pela sua denncia sutil aos costumes, convenes e futilidades do ambiente familiar decadente. Caetano e Gil retratam a cmoda posio da famlia preocupada somente em nascer e morrer, enquanto o mundo muda, evolui e explode em crises. Esse quadro o de um grupo alienado da realidade, conservador e revelia do senso comum, que ao redor da mesa simboliza a famlia unida e feliz. Essa inquietude marcante nos compositores Caetano Veloso e Gilberto Gil produz obras que so dotadas de beleza potica, riqueza musical e criatividade nos arranjos. Porm, so pontuadas de humor custico, crtica falsa moral, provocativas, instigadoras e estimulantes. Em ltima anlise, ao participar de um dos perodos mais criativos da sociedade, os tropicalistas assumiram as contradies da modernizao, sem escamotear as ambigidades implcitas em qualquer tomada de posio (FAVARETTO,1996, p. 22). Com isso, as caractersticas enunciadas neste estudo cuja autocrtica tornam-se evidentes mostra que o tropicalismo serviu s prticas de construo na musicalidade e esttica daquela poca.

CONSIDERAES FINAIS

MACKENZIE

H um sincretismo cultural no tropicalismo, pois a msica se liberta de todos os vnculos para abarcar muitos componentes culturais, com um despojamento total. A pintura invade a msica com cores psicodlicas. Recebem a colaborao de msicos eruditos; o tropicalismo contrape o rudo e o som, a tradio e o internacionalismo, o local e o universal, o bom gosto e o mau gosto, a vanguarda e a jovem guarda, berimbau e Beatles, bossa e bolero. A efervescncia produzida pelo humor, pelo carnaval, pela

148
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 135-159, 2003.

pardia, pelo realce do cafonismo pareciam adequados proposta do tropicalismo, ao que se queria representar o pas nesse ato devorador. nesse contexto que os tropicalistas visavam integrar diversos elementos culturais: tnicos, lingsticos, folclricos, culinrios, num projeto esttico. Seus princpios estticos vinham da sntese, da imaginao, da agressividade, da inveno, da surpresa, da imagem-choque, do ridculo, do cafona, do grotesco. Mas esses elementos eram elaborados artisticamente com ousadia formal, no sincretismo, na pesquisa de tcnica de expresso, no humor corrosivo e na atitude anrquica com relao aos valores burgueses. O tropicalismo contrape-se esttica e poltica, pois no possui um discurso verbal politizado. O carter revolucionrio e poltico do movimento esto inseridos em sua prpria esttica. Por essa conceituao queriam uma linguagem mais cruel e mais realista, o que Gilberto Gil chamava de veneno no novo. Os tropicalistas buscavam os sons universais, prximos da esttica pop internacional. Seus cabelos longos e armados, com roupas espalhafatosas eram usados como linguagem num verdadeiro sistema de signos que se traduziam como mensagem crtica. Rompem a vocalizao tradicional brasileira descobrindo novas reas sonoras como o grito, o gemido, o murmrio e o rudo. A desconstruo do som musical habita numa linguagem no discursiva, no linear como os concretistas, e inovam na msica pop, pois sua poesia cantada. O objetivo do movimento tropicalista visava destruir os falsos mitos e profanar as relquias que lhes eram associadas, por meio do procedimento de carnavalizao: misturando o candombl, o rock, o folclore da Amrica Latina e as novas tecnologias (guitarras eltricas, sons eletros-acsticos, rudos etc.). Props uma (re)leitura de uma idia de Brasil, inspirada nas idias modernistas de Oswald de Andrade que a percepo esttica convencional julgava cafona, atrasada e de mau gosto. A crtica musical e a autocrtica nunca foram deixadas de lado pelos tropicalistas. As re-invenes e as experimentaes foram sempre feitas nas metamorfoses que eles faziam quando propunham crticas culturais nas msicas de Orlando Silva a Roberto Carlos, por exemplo. Isto , a proposta de linguagem musical era pelo interesse de renovar a tradio, refletir sobre a importao da cultura e o confinamento cultural brasileiro. Da herana concretista usa as linguagens industriais, as relaes intersemiticas, a valorizao dos aspectos grficos e visuais nas publicaes, valorizando questes terico-culturais. Tambm propem a desconstruo dos ufanismos na negao da idia de nao como totalidade, a traduo alegrica da conjuntura poltica por meio da pardia e o desenvolvimento de uma nova linguagem esttica da cano. Essa baseada na apropriao antropofgica, associada justaposio de elementos culturais da modernidade como fatores que justificariam a valorizao do movimento. Nos anos 60, estavam eclodindo novas idias, novos costumes, novos valores e crenas. Muitos paradigmas foram derrubados, outros substitudos. Mas o que um paradigma? um padro, um princpio formado por valores e crenas da cultura local. O tropicalismo tambm rompeu paradigmas em busca de novos conceitos. Antenados, sensveis, impacientes e corajosos, os artistas esto sempre frente quanto ao modo

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

MACKENZIE

149
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 135-159, 2003.

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

de ser e pensar da humanidade. No foi diferente com Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, os Mutantes, Duprat, Nara Leo, Julio Medaglia, Torquato Neto, Capinam ou Tom Z. Assim, pode-se entender a Tropiclia, como um momento intenso de quebra e substituio de paradigmas, que at ento eram sacralizados na msica e na cultura brasileira. Porm, a Tropiclia colocou no mesmo compartimento, as influncias nacionais, regionais, internacionalizadas, as vrias experimentaes de sons, de roupa, de instrumentos. De Joo Gilberto a Luiz Gonzaga, dos Beatles a Bob Dylan. De guitarras eltricas a berimbau. De poesia cantada ao canto falado. De Oiticica, de Oswald, de Glauber, de Pignatari, de Vicente Celestino, de Roberto Carlos. De cores, sons, performances. Com isso, pode-se concluir que o tropicalismo foi o movimento que teve uma viso interdisciplinar na histria da msica brasileira, por ter permeado em tantos campos diferentes e dialogado com diversas fontes artsticas. Na anlise desse movimento msico-cultural do final da dcada de 60 podese afirmar a importncia para as geraes subseqentes, na abertura, em experimentaes e criatividade. Porm, ver os principais integrantes hoje Gilberto Gil como Ministro da Cultura30 e Caetano Veloso, que mesmo aos 60 anos, se mostrou nervoso na sua apresentao do Oscar como intrprete da cano do filme Frida31, de se pensar, que embora continuem a compor sensivelmente, os paradoxos tambm continuam a fazer parte de suas vidas. Caderno de Notas Alegria, alegria (1967) Caetano Veloso caminhando conta o vento sem leno sem documento no sol de quase dezembro eu vou o sol se reparte em crimes espaonaves guerrilhas em cardinales bonitas eu vou em caras de presidentes em grandes beijos de amor e, dentes pernas bandeiras bomba brigitte bardot o sol nas bancas de revista me enche de alegria e preguia quem l tanta notcia eu vou por entre fatos e nomes os olhos cheios de cores o peito cheio de amores vos eu vou

MACKENZIE

150
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 135-159, 2003.

por que no? por que no? ela pensa em casamento e eu nunca mais fui escola sem leno sem documento eu vou eu tomo uma coca cola ela pensa em casamento uma cano me consola eu vou por entre fotos e nomes sem livros e sem fuzil sem fome sem telefone no corao do brasil ela nem sabe at pensei em cantar na televiso o sol to bonito eu vou sem leno sem documento nada no bolso ou nas mos eu quero seguir vivendo amor eu vou por que no? por que no? Domingo no Parque (1967) Gilberto Gil O rei da brincadeira Jos O rei da confuso Joo Um trabalhava na feira Jos Outro na construo Joo A semana passada no fim da semana Joo resolveu no brigar No domingo de tarde saiu apressado E no foi pra ribeira jogar Capoeira No foi pra l pra ribeira Foi namorar O Jos como sempre no fim da semana Guardou a barraca e sumiu Foi fazer no domingo um passeio no parque L perto da boca do rio Foi no parque que ele avistou Juliana

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

MACKENZIE

151
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 135-159, 2003.

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

Foi que ele viu Juliana na roda com Joo Uma rosa e um sorvete na mo Juliana seu sonho uma iluso Juliana e o amigo Joo O espinho da rosa feriu Z E o sorvete gelou seu corao O sorvete e a rosa Jos A rosa e o sorvete Jos Oi danando no peito Jos Do Jos brincalho Jos O sorvete e a rosa Jos A rosa e o sorvete Jos Oi girando na mente Jos Do Jos brincalho Jos Juliana girando i girando Oi na roda gigante i girando Oi na roda gigante i girando O amigo Joo Joo O sorvete morango vermelho Oi girando e a rosa vermelha Oi girando girando olha a faca Olha o sangue na mo Jos Outro corpo cado Jos Seu amigo Joo Jos Amanh no tem feira Jos No tem mais construo Joo No tem mais brincadeira Jos No tem mais confuso Joo Aquele Abrao (1967) Gilberto Gil O Rio de Janeiro continua lindo O Rio de Janeiro continua sendo O Rio de Janeiro, fevereiro e maro Al, al Realengo, aquele abrao Al torcida, do Flamengo, aquele abrao Al, al Realengo, aquele abrao Al torcida, do Flamengo, aquele abrao Chacrinha continua balanando a pana E comandando a moa e comandando a massa E continua dando as ordens do terreiro

MACKENZIE

152
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 135-159, 2003.

Al al seu Chacrinha, velho guerreiro Al al Terezinha, Rio de Janeiro Al al seu Chacrinha, velho palhao Al al, Terezinha, aquele abrao O Rio de Janeiro continua lindo O Rio de Janeiro continua sendo O Rio de Janeiro, fevereiro e maro Al al, A Bahia j me deu, rgua e compasso Quem sabe de mim sou eu aquele abrao Proibido Proibir (1968) Caetano Veloso A me da virgem diz que no E o anncio da televiso E estava escrito no porto E o maestro ergueu o dedo E alm da porta h o porteiro, sim E eu digo no E eu digo no ao no E eu digo proibido proibir proibido proibir proibido proibir proibido proibir Me d um beijo meu amor Eles esto nos esperando Os automveis ardem em chamas Derrubar as prateleiras As estantes, as esttuas, as vidraas Louas, livros, sim E eu digo sim E eu digo no ao no E eu digo??? proibido proibir proibido proibir proibido proibir proibido proibir proibido proibir

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

MACKENZIE

153
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 135-159, 2003.

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

Panis et circensis (1967) Caetano Veloso e Gilberto Gil Eu quis cantar Minha cano iluminada de sol Soltei os panos sobre os mastros no ar Soltei os tigres e os lees nos quintais Mas as pessoas na sala de jantar So ocupadas em nascer E morrer Mandei fazer de puro ao luminoso Um punhal Para matar o meu amor E matei cinco horas na avenida Central Mas as pessoas na sala de jantar So ocupadas em nascer e morrer mandei plantar folhas de sonho no jardim do solar as folhas sabem procurar pelo sol e as razes procurar procurar mas as pessoas na sala de jantar so ocupadas em nascer e morrer essas pessoas na sala de jantar essas pessoas na sala de jantar essas pessoas na sala de jantar.

MACKENZIE

154
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 135-159, 2003.

Tropiclia (1967) Caetano Veloso Sobre a cabea os avies sob os meus ps os caminhes aponta contra os chapades meu nariz eu organizo o movimento eu oriento o carnaval eu inauguro o monumento no planalto central do pas viva a bossa-sa-sa viva a palhoa-a-a-a-a o monumento de papel crepom e prata os olhos verdes da mulata a cabeleira esconde atrs da verde mata o luar do serto o monumento no tem porta a entrada uma rua antiga estreita e torta e no joelho uma criana sorridente e morta estende a mo viva a mata-ta-ta viva a mulata-ta-ta-ta-ta no ptio h uma piscina com gua azul de amaralina coqueiro brisa e fala nordestina e faris na mo direita tem uma roseira autenticando eterna primavera e nos jardins os urubus passeiam a tarde inteira entre os girassis viva maria-ia-ia viva a bahia-ia-ia-ia-ia no pulso esquerdo um bang-bang em suas veias corre muito pouco sangue mas seu corao balana a um samba de tamborim emite acordes dissonantes pelos cinco mil alto-falantes senhoras e senhores ele pe os olhos grandes sobre mim viva iracema-ma-ma viva ipanema-ma-ma-ma-ma

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

MACKENZIE

155
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 135-159, 2003.

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

domingo o fino da bossa segunda-feira est na fossa tera-feira vai roa porm o monumento bem moderno no disse nada do modelo do meu terno que tudo mais v pro inferno meu bem que tudo mais v pro inferno meu bem viva banda-da-da Carmem miranda-da-da-da-da Corao Materno (1946) Vicente Celestino Disse um campnio sua amada Minha idolatrada Diga o que quer Por ti vou matar Vou roubar Embora tristezas me causes, mulher Provar quero eu que te quero Venero teus olhos, teu porte, teu ser Mas diga, tua ordem espero Por ti na importa matar ou morrer! E ela disse ao campnio a brinca: Se verdade tua louca paixo Parte j e pra mim vai buscar De tua me inteiro o corao E a correr o campnio partiu Como um raio na estrada sumiu E sua amada qual louca ficou A chorar na estrada tombou Chega choupana o campnio Encontra a mezinha ajoelhada a rezar Rasga-lhe o peito o demnio Tombando a velhinha aos ps do altar Tira do peito sangrando Da velha mezinha o pobre corao E volta a correr proclamando: Vitria!Vitria!De minha paixo! Mas em meio da estrada caiu E na queda uma perna partiu

MACKENZIE

156
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 135-159, 2003.

E a distncia saltou-lhe da mo Sobre a terra o pobre corao Nesse instante uma voz ecoou: Magoou-se, pobre filho meu? Vem buscar-me, filho, aqui estou Vem buscar-me, que ainda sou teu!

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

The tropicalist movement and the aesthetic revolution

ABSTRACT
The article derived from a research seminary whose obliquity was focused on the connection of contradictions and the intense reprehension, created by tropicalism in an epoch of an effervescent cultural context. The main point chosen to mould the presentation of the seminar was the dialogism between the songs of the referred period and the theatrical impersonations referring to Antunes Filhos prt--porter. A special care was given to the shape and the aesthetics considering the similarities to the tropicalists, interposing the presentation and the illustrated part as if the members of the group of work were themselves, a part of the allegorical parody. The purpose of this article is to show a study of the tropicalist movement, its historical context, identifying the ideas made present in the speeches of those who tried to explain its origin, the logic and the aesthetics of these musical culture and its contradictions. The references used refer to the books; Tropically: a histria de uma revoluo musical, written by the journalist Carlos Calado, and although it is a very pleasant reading, it hasnt the philosophical approach of the movement as found in Tropiclia, alegoria, alegria written by Celso Favaretto or in the testimony of Augusto de Camposs book, Balano da bossa e outras bossas. Keywords: Tropicalism.Anthropophagi. Concretism. Experimentalism. Culture and music.

NOTAS
1

Presidente eleito pelo voto direto, governou de 1956 a 1961. Foi a chamada poltica desenvolvimentista com o Plano de Metas: energia, transporte, alimentao, indstria de base, educao e construo de Braslia, tendo o Estado como coordenador dessa tarefa. Cinqenta anos em cinco a frase eternizada por Juscelino Kubitschek. Movimento musical surgido na cidade de Recife, no comeo de 1990, quando bandas como Chico Science & Nao Zumbi decidiram misturar a msica pop internacional de ponta como o rap, s vrias vertentes eletrnicas e o rock neopsicodlico ingls, aos gneros tradicionais da msica de Pernambuco como o maracatu.

MACKENZIE

157
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 135-159, 2003.

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

Chico Buarque de Holanda e Geraldo Vandr, em 1966, empatam em primeiros lugares no II Festival de Msica Popular Brasileira, pela televiso Record, So Paulo, com as msicas A Banda e Disparada, respectivamente. Em 1968, no III Festival Internacional da Cano, no Rio de Janeiro, Chico Buarque e Antonio Carlos Jobim vencem com Sabi. Destaque para a msica Caminhando ou para no dizer que no falei das flores, de Geraldo Vandr, nesse mesmo festival. Sergio Ricardo, alm de cantor, compositor, instrumentista, cineasta, ator, escritor, tambm pintor. Do seu primeiro sucesso Bouquet de Isabel gravado pela cantora Maysa, em 1958, aparece o Show de Bossa Nova no Carnegie Hall, em Nova York, em 1962. Foi finalista no Festival de Msica Popular Brasileira, da televiso Record, em So Paulo, com a msica Beto Bom de Bola, em 1967, quando protagonizou a cena indita da quebra do violo, como resposta ao barulho que o pblico fazia durante sua apresentao. Depois vence, em primeiro lugar, em 1968, no Festival de Juventude da Bulgria, com a msica Canto do Amor Armado. Edu Lobo, vence o III Festival de Msica Popular Brasileira, na Televiso Record, em So Paulo, em 1967, com a msica Ponteio. A letra dessa msica encontra-se compilada na ntegra no caderno de notas. A letra dessa msica encontra-se compilada na ntegra no caderno de notas. Maestro erudito e vanguardista, aberto s novas experimentaes nos arranjos que realizou para os tropicalistas. Utilizou-se de instrumentos incomuns, como as madeiras e tipos de efeitos da msica concreta, trazendo para o tropicalismo, um universo polifnico. A letra desta msica encontra-se compilada, na ntegra, no caderno de notas. Movimento da Msica Popular Brasileira A letra dessa msica encontra-se compilada na ntegra no caderno de notas. Ato inconstitucional no 5, decretado em 13 de dezembro de 1968, que proibia qualquer forma de expresso: poltica, artstica ou pessoal. J em 1912, Oswald de Andrade trouxe da Europa as primeiras informaes sobre o futurismo que pregava a destruio do passado e o culto do presente, da velocidade e o uso livre da palavra. Artista plstico, a partir de 1959 integra o Grupo Neoconcreto e abandona os trabalhos bidimensionais, interessando-se por outras formas de expresso: retira a pintura do quadro e a leva para o espao; cria relevos espaciais, blides, capas, estandartes, tendas e penetrveis. considerado um dos artistas mais polmicos da dcada de 60 e incio dos anos 70. frente do grupo Oficina de So Paulo, foi diretor e ator em vrios espetculos teatrais importantes, como o Roda Viva, incio de 1968, de Chico Buarque de Holanda. Glauber de Andrade Rocha, cineasta, realizou filmes como Deus e o Diabo na Terra do Sol, seu filme revelao, em 1964. No ano seguinte, lana o manifesto A Esttica da Fome, com as bases estticas e polticas do Cinema Novo. Em 1967, realiza o longa-metragem Terra em Transe, apresentado no Festival de Cannes. O filme proibido no Brasil e se torna o manifesto de uma gerao. Cineasta francs, expoente da Nouvelle Vague, escola rebelde que remodelou o cinema da Frana no final dos anos 50. Msico norte americano, que tambm escreveu livros poticos. Em 1953, estria a sua obra silenciosa 433, onde esse nmero refere-se ao tempo de silncio (de pausa) da composio. Karlheinz Stockhausen, terico da msica eletrnica e serial. Seus trabalhos do aos intrpretes a liberdade de determinar o resultado final da composio, por meio da definio de certos parmetros no momento de execuo das obras. Poeta concretista. Constam do perodo do tropicalismo os POEMBILES (1968-1974). A letra dessa msica aparece compilada na ntegra no caderno de notas. A letra desta msica aparece compilada, na integra, no caderno de notas. Nascido na Rssia naturalizou-se americano depois de emigrar em 1939 para os EUA, estabelecendo-se em Holywood. Estudou msica com o compositor Rimsky-Korsakov. Obra exibida pela 1 vez no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em abril de 1967. A letra dessa msica encontra-se compilada na ntegra no caderno de notas. Autor da msica de Deus e o Diabo na Terra do Sol. Comps Beto Bom de Bola, composio que combina, uma espcie de samba enredo versatilizado, a msica e a semntica futebolstica. A letra dessa msica encontra-se compilada na ntegra no caderno de notas. A msica ocupava a discusso de questes polticas, sociais e culturais, por meio das msicas de opinio e engajamento. A letra dessa msica encontra-se compilada na ntegra no caderno de notas. Favaretto usa esse termo para ressaltar a possibilidade de uma volta ao seu incio, da mesma forma ou com variaes, desmontando a msica brasileira, da bossa banda, A defensiva aqui refere-se s tendncias naturais da sociedade em relutar perante as mudanas, na medida em que so convidadas a mover-se de sua zona de conforto, reformulando suas crenas e valores, quando no suas prprias vidas.

4 5 6

7 8 9 10

11

12

13

14

15

16

17

18 19 20 21

22 23 24

25 26

27 28

29

MACKENZIE

158
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 135-159, 2003.

30

Gilberto Gil foi escolhido pelo atual presidente Luiz Incio Lula da Silva, tomando posse, em Braslia, em 2 de janeiro de 2003. No filme Frida, filme sobre a vida da pintora mexicana Frida Kahlo, de Julie Taymor, houve a indicao para o Oscar, em 2003, da cano Burn it Blue, composta por Elliot Goldenthal e Julie Taymor, interpretada por Caetano Veloso (em ingls) e pela cantora mexicana Lila Downs (em espanhol).

31

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

REFERNCIAS
BAIRON, Srgio. Interdisciplinaridade: educao, histria da cultura e hipermdia. So Paulo: Futura, 2002. BAKHTIN, Mikkail. A cultura popular na idade mdia e no renascimento: o contexto de Franois Rabelais. 5. ed. So Paulo: Hucitec, 2002. ______. Marxismo e filosofia da linguagem. So Paulo: Hucitec, 1992. BURKE, Peter. A cultura popular na Idade Moderna. So Paulo: Companhia das Letras, 1991. CALADO, Carlos. Tropiclia: a histria de uma revoluo musical. So Paulo: Ed. 34, 1997. CAMPOS, Augusto de. Balano da bossa e outras bossas. So Paulo: Perspectiva, 1993. ______. O passo a frente de Caetano e Gil. In: CAMPOS, Augusto (Org). Balano da bossa e outras bossas. So Paulo: Perspectiva, 1993. p. 143. (Publicado originalmente no jornal Correio da Manh, 19 nov. 1967). DURKHEIM, mile. Sociologia e filosofia. So Paulo: cone, 1994. FAVARETTO, Celso. Tropiclia, alegoria, alegria. So Paulo: Ateli Editorial, 1996. HINDLEY, Geoffrey. Larousse Encyclopedia of Music. Londres: Reed International Books, 1994. HOLLANDA, Helosa Buarque de. Cultura e participao nos anos 60. So Paulo: Brasiliense, 1992. MOTA, Carlos Guilherme. Ideologia da cultura brasileira (1933-1974). So Paulo: tica, 1972. MOREHEAD, Philip. The New International Dictionary of Music. Nova Iorque: Penguin Books,1992. OLSON, David R. O mundo no papel: as implicaes conceituais e cognitivas da leitura e da escrita. So Paulo: tica, 1997.

MACKENZIE

159
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 135-159, 2003.

Vous aimerez peut-être aussi