Vous êtes sur la page 1sur 2

OS QUATRO TEMPERAMENTOS Colrico Fleumtico Sanguneo Melanclico O QUE TEMPERAMENTO? a combinao de caractersticas que subconscientemente afetam o procedimento do individuo.

o. Gens recebidos de nossos pais e avs Uma imprevisibilidade. CARACTERISTICAS DO TEMPERAMENTO o inato o um poder inconsciente que opera sem cessar e automaticamente o imutvel TIPOS PSICOLGICOS Jung descobriu DUAS ATITUDES bsicas no comportamento do homem que esto intrinsecamente ligadas ao temperamento. Estas atitudes so: INTROVERSO Melanclicos e Fleumticos EXTROVERSO Sanguneos e Colricos UMA RPIDA DIFERENCIAO ENTRE CARTER, PERSONALIDADE E TEMPERAMENTO Carter o verdadeiro eu A Bblia se refere a ele como a "essncia secreta do corao". o resultado do temperamento natural burilado pela disciplina e educao recebidas na infncia, pelos comportamentos bsicos, crenas, princpios e motivaes. Personalidade o sentimento externo de ns mesmos, que pode ser ou no igual ao nosso carter, dependendo de quo autntico sejamos. Em resumo, o temperamento o que nascemos com ele, o carter o nosso temperamento trabalhado pela formao, e a personalidade a parte externa de ns mesmos. SAIBA DISCERNIR O SEU TEMPERAMENTO Veja primeiro os pontos fortes, suas qualidades, porque mais fcil ser objetivo quanto s qualidades do que s fraquezas. Uma vez determinadas as virtudes, procure os defeitos correspondentes. PERSONAGENS BBLICOS E SEUS TEMPERAMENTOS Pedro O Sangneo Mt 16:13-20

Paulo O Colrico - Atos 7:58 Moiss O Melanclico - xodo 2:11 Abrao o Fleumtico - Genesis 12

CONCLUSO: NEM TODOS SOMOS PERFEITOS CONHECER QUEM SOMOS DE VERDADE VAI NOS AJUDAR A TOMAR UMA NOVA DIREO NA VIDA MUITAS VEZES NOS DEIXAMOS DOMINAR OU INFLUENCIAR PELOS ASPECTOS NEGATIVOS DE NOSSO TEMPERAMENTO MUITAS SITUAES DIFCEIS NA IGREJA, NO LAR, E NA VIDA SECULAR, SO CRIADAS POR DESCONHECIMENTO DE NOSSAS FRAQUEZAS E PELA FALTA DE UM CRITRIO ESPIRITUAL PARA TOMAR NOVA DIREO PROPORO QUE FORMOS SENDO TRANSFORMADOS PELO ESPRITO SANTO, OS DEFEITOS DO NOSSO TEMPERAMENTO SERO ANULADOS E SUAS QUALIDADES APERFEIOADAS DEUS QUER USA-LO COMO VOC Romanos 12:2 E no vos conformeis com este mundo, mas transformai- vos pela renovao do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradvel e perfeita vontade de Deus. Deus precisava tanto de Paulo colrico, aquele que teve coragem de chegar diante das autoridades e dizer: estou falando Daquele Jesus que vocs crucificaram, e que no ficou no tmulo, mas ressuscitou dos mortos, Como precisava do amor e carinho de JOO o fleumtico, que tratava a todos com palavras doces como: filhinhos...amados. importante notar que Deus no mudou o temperamento deles, mas, controlando-os com Seu Esprito, fez deles bnos. isso que Ele quer fazer com voc. Se voc sangneo, use sua habilidade de comunicao para falar do reino de Deus. Se voc colrico use toda sua audcia, coragem e eficincia, como Paulo, para falar em qualquer tempo e em qualquer lugar, sobre o Jesus crucificado, mas ressurreto. Se voc melanclico, use toda sua sensibilidade, habilidade e dedicao no Reino de Deus. Se voc Fleumtico, use seu amor, sua maneira carinhosa de ser, para mostrar ao mundo que vive no dio e no desamor, o amor Daquele que deu o Seu nico Filho por ns e que nos amou primeiro.

Vous aimerez peut-être aussi