Vous êtes sur la page 1sur 15

APOSTILA DE LITERATURA

CLASSICISMO (1527-1580) O Classicismo surgiu no auge do movimento renascentista, estimulado pelo poder econmico que se concentrava em Portugal. Elaborado durante o perodo ureo da Renascena na Itlia, adotou como modelos os textos gregos e latinos. Suas caractersticas so: racionalismo, universalismo, nacionalismo. Sua forma de inspirao clssica foram os Sonetos, de Lus Vaz de Cames. Na segunda metade do sc. XV, o Renascimento comea a se expandir aos demais pases europeus. Em cada pas esse movimento vai adquirindo aspectos diferentes. Apesar dessa diversidade o movimento mantm uma caracterstica comum: o rompimento com a principal marco do feudalismo: o teocentrismo. Com a decadncia do sistema feudal, os renascentistas passam a tomar interesse pelo ser humano e a valoriz-lo. O homem considerado, o centro do Universo, a sua principal figura(antropocentrismo). Para os renascentistas, a natureza tida como o reino do homem, o qual capaz de dominar as coisas do mundo, aberto s pesquisas e investigaes cientficas. O classicismo, como movimento literrio, resulta do Renascimento. E ele foi elaborado durante o perodo ureo da Renascena da Itlia. Para bem entendermos essa poca literria, importante o conhecimento de fatos que compem o panorama histrico da Europa nesse perodo:

chamada medida nova para os poemas: versos decasslabos e uso frequente de sonetos (anteriormente chamava-se a medida velha: redondilhas). A rima e a mtrica atendem a esse ideal de perfeio, sendo cuidadosamente elaboradas pelos autores clssicos.

Estilismo
Os clssicos evitam a vulgaridade. O Classicismo tende a realizao de uma arte de elite, o que reflete a organizao social da poca. A concepo clssica foi introduzida em Portugal por S de Miranda, ao regressar da Itlia, onde conheceu novos conceitos de arte e novas formas poticas.

Uso da Mitologia
Voltados para os valores da antiguidade, os autores clssicos utilizam-se, com freqncia, de cenas mitolgicas, as quais simbolizam com propriedade as emoes que o autor quer exteriorizar. Assim, a imagem do cupido, por exemplo, simboliza o amor.

S de Miranda
Foi o introdutor das ideias renascentistas em Portugal. Tendo estado na Itlia, S de Miranda conheceu as novas tendncias e trouxe-as para a sua terra, em especial a concepo potica denominada Medida Nova.

Luis Vaz de Cames


Luis de Cames considerando o poeta mximo da lngua portuguesa. Desde muito cedo ganha fama de conquistador. Apaixona-se por Catarina de Atade, cujo nome celebrado no poema Natrcia. Fica cego da vista direita, quando luta pelas tropas portuguesas, na frica. preso por envolver-se em uma rixa durante uma procisso de Corpus Christi. No crcere, inicia o poema pico Os Lusadas. Livre, embarca para as ndias, onde exerce o cargo de provedor dos ausentes e defuntos. Nas ndias, escreve mais seis cantos de sua obra. De volta a terra natal, vtima de um naufrgio; salva-se a nado com o seu manuscrito. Na cidade do Porto conclui Os Lusadas. Dedica a obra a Dom Sebasto, que lhe concede uma penso de 15.000 ris anuais. Cames escreve ainda: Anfitries, El-Rei Seleuco e Filodemo. A obra de Cames se divide em duas fases de sua vida, lrico e pico. Os Sonetos, a forma de inspirao clssica desta escola literria. Possuem como caractersticas o neoplatonismo, onde o tempo passageiro, sentimentos contraditrios, instabilidade dos sentimentos. Os sonetos de Cames contm um grande lirismo, descrevem bem o ambiente, grande preocupao tcnica e presena de elementos pagos e catlicos. A tcnica dos sonetos impressionante, so os 14

O Universalismo
Para os clssicos, a obra de arte prende-se a uma realidade idealizada; uma concepo artstica transcendente, baseada no Bem, no Belo, no Verdadeiro - valores passveis delimitao. A funo do artista a de criar a realidade circundante naquilo que ela tem de universal.

O Racionalismo
Os autores clssicos submetem suas emoes ao controle da razo. Ao abandonar o teocentrismo, o homem deste perodo afasta os temores da idade mdia e passa a crer em suas potencialidades, incluindo nelas a habilidade de raciocinar. A cultura clssica uma cultura da racionalidade.

A Perfeio Formal
Preocupados com o equilbrio e a harmonia de seus textos, os autores clssicos adotam a

versos de todos os sonetos (2 quartetos, 2 tercetos) decasslabos, de rima abba-abba-cdecde, algo que impressionaria o mais parnasiano dos poetas. No entanto, nem todos os sonetos tem sempre esta rima. Quanto aos elementos pagos, mais presentes que os catlicos, deve-se apontar que muito comum o autor citar os deuses e deusas romanos, com suas qualidades. Infelizmente difcil se ter certeza de que ele escreveu todos os sonetos que a ele so atribudos. Muitos ainda tem a autoria contestada.

Pedro I, A Crnica del-Rei D. Fernando, e A crnica del-Rei D. Joo I. Estas trs crnicas foram narrativas dos principais acontecimentos de cada reinado. Prosa Doutrinria - Foi dedicada aos nobres com fins didticos. Existiam livros como o de falcoaria, de montaria e do Leal Conselheiro, em que se produziam conselhos sobre amor e inveja. Teatro de Gil Vicente - Fundador do teatro portugus. Provavelmente nascido em 1465, foi poeta e dramaturgo, talvez ourives e organizador de festas palacianas do tempo da rainha Dona Leonor. Seus textos revelam conhecimento literrio, e suas obras se caracterizam por constituir uma galeria de tipos, por painis alegricos, humor e crtica social, sem deixar de lado o carter religioso. Gil Vicente preocupou-se em retratar o homem na sociedade, criticandolhes os costumes, com um princpio de moral. Sua primeira pea foi o Monlogo do Vaqueiro, em que o tema era o nascimento do filho de Dona Maria e Dom Manuel (1502). Escreveu ainda autos e farsas, peas religiosas e profanas. A Novela de Cavalaria mais conhecida foi a comdia Amadis de Gaula (1523).

EXEMPLOS DE: Soneto, de Lus Vaz de Cames


Amor fogo que arde sem se ver; ferida que di e no se sente; um contentamento descontente; dor que desatina sem doer; um no querer mais que bem querer; solitrio andar por entre a gente; nunca contentar-se de contente; cuidar que se ganha em se perder. querer estar preso por vontade; servir a quem vence, o vencedor; ter com quem nos mata lealdade. Mas como causar pode seu favor Nos coraes humanos amizade, Se to contrrio a si o mesmo Amor?

Autos e Farsas
AUTOS FARSAS Religiosos profanas e irnicas normalizastes reformadoras

HUMANISMO (1434-1507) O humanismo foi um estilo de transio, que ainda representou a Idade Mdia, mas revelou um esprito crtico, onde preparava-se o mundo renascentista que viria a seguir. Surge neste momento uma nova ideia, o antropocentrismo, em que o homem o centro do universo, devido ao surgimento da burguesia que enfraquece o poder dos senhores feudais, que empobrecem. A igreja perde seu poder, chegando a surgirem dois papas (um em Avignon-Frana e outro em RomaItlia),fazendo com que o homem se descubra como senhor de sua prpria vida. O Humanismo foi um movimento surgido e definido na Itlia. O Humanismo portugus iniciou-se com a nomeao de Ferno Lopes para o cargo de cronista-mor da Torre do Tombo, em 1434.

Os autos mais conhecidos de Gil Vicente foi um a trilogia formada pelo Auto da barca do Inferno, o Auto da Barca da Glria e o Auto da barca do Purgatrio. A farsa mais conhecida foi a Farsa de Ins Pereira, que retratou esta ideia: "Mais vale um asno que me carregue, do que um cavalo que me derrube".

Poesia Palaciana
O Gnero Lrico Humanista uma coletnea de mil poemas publicados em 1516, com o ttulo de Cancioneiro Geral. Diferentemente da poesia trovadoresca, a poesia palaciana apresenta-se declamada, e no cantada, como eram as cantigas medievais. Apresenta viso menos idealista da mulher, sem diviso de classes sociais e o amor torna-se possvel entre pessoas de todas as categorias sociais. Em geral, o mote obrigatrio e constitui-se numa estrofe de quatro ou cinco versos. Seu tema o amor corts.

Prosa, o gnero narrativo.


Prosa de Ferno Lopes - Conhecido como pai da historiografia portuguesa, Ferno Lopes foi o encarregado de guardar os arquivos da Torre do Tombo. Ele destacou-se como um prosador dono de um estilo rico e movimentado. No se limitou a dar elogios a reis, mas fez descries detalhadas, no s da corte, mas tambm das aldeias, festas populares e do papel do povo nas guerras e rebelies. Muitas de suas crnicas se perderam, mas as que se restaram so: A Crnica del-Rei D.

EXEMPLOS DE:
Teatro de Gil Vicente

Auto da Barca do Inferno


" barca, como s ardente! Maldito em quem em ti vai!"

Farsa de Ins Pereira


"Porm, no hei-de casar seno com homem avisado Ainda que pobre e pelado, seja discreto em falar."

expedies realizadas durante a Idade Mdia, com o objetivo de libertar os lugares santos.

A poesia medieval portuguesa


a) Gnero Lrico - neste gnero, o amor a temtica predominante. So divididos em cantiga de amor e de amigo. Cantiga de amor - Expressa-se o amor corts da poca. O poeta fala em seu prprio nome, expressando seus sentimentos pela dama que deseja. Seu amor platnico. O eu-lrico masculino nunca revela o nome da amada, sendo chamada de "mia senhor". O poeta se dispes a um afastamento casto de sua amada, desejandoa distncia, por uma posio tomada pela moral crist. A mulher socialmente superior, casada. A vassalagem amorosa, e as cantigas eram de maestria e sem refro. Cantiga de amigo - Os trovadores exprimem os sentimentos que supunham ter as amadas, ou que desejam que tivessem por eles. Essa cantiga procura mostrar a mulher dialogando com sua me, amiga ou com a natureza. As cantigas de amigo apresentam aspectos como: temas mais variados que da cantiga de amor, linguagem menos rica e mais musical, destinada ao canto e dana, onde so configurados os problemas sociais e polticos. O eu-lrico feminino e a relao amorosa verdadeira. b) Gnero Satrico - Expressa a psicologia medieval, despertando muitos comentrios na poca. Satiriza-se a vida social e poltica, sem as normas rgidas do gnero lrico. Cantiga de Escrnio - apresenta crticas sutis e bem-humoradas ao redor de uma pessoa muito reconhecidamente conhecida. A crtica indireta e a linguagem no grosseira. Cantiga de Maldizer - apresenta crticas pesadas, com inteno de ofender a pessoa. H o uso de palavras grosseiras e cita-se o nome ou o cargo da pessoa em que se fala (crtica direta).

Auto da Alma
"A Sua mortal empresa foi, santa estalajadeira Igreja Madre, consolar sua despesa nesta mesa qualquer alma caminheira, com o Padre. E o Anjo custdio aio Alma que lhe encomendada, se enfraquece e lhe vai tomando raio de desmaio, se chegando a esta pousada, se guarece."

TROVADORISMO (1189-1434)
Considera-se a Cantiga da Ribeirinha o primeiro texto literrio portugus. A mulher de que se fala esse texto, chamada Ribeirinha, teria sido a preferida de D. Sancho I. Veja abaixo este texto literrio, provavelmente escrito em 1189. No mundo non mei parelha mentre me for como me vai, ca j moiro por vs, e ai! Mia senhor, branca e vermelha, queredes que vos retraia, quando vos eu vi en saia. Mao dia me levantei, que vos enton non vi fea! E, mia senhor, ds aquelha I me foi a mi mui mal, ai! E vs, filha de don Paai Moniz, e bem vos semelha daver eu por vs garvaia, pois eu, mia senhor, dalfaia nunca de vs ouve nen ei valia dua correa A cultura trovadoresca refletia muito bem o panorama histrico desse perodo, que foi do sculo XII XIV. Nesse perodo houveram as Cruzadas, a luta contra os mouros e o poder acentuado do clero, ocasionando o teocentrismo. Esta poca foi marcada por um sistema econmico e poltico, o feudalismo. Eram freqentes romarias, procisses, alm das

A prosa medieval portuguesa


A produo literria medieval limita-se quanto prosa, aos conventos, onde eram escritas hagiografias (relatos sobre a vida de santos) e nobilirios (livros de linhagem contendo rvores genealgicas de nobres, evitando casamentos entre parentes prximos).

Novelas de cavalaria
Novelas de cavalaria so narrativas originadas de poemas relacionados a assuntos picos. O texto mais importante a adaptao de uma novela de cavalaria chamada A Demanda do Santo Graal, onde mostra-se os cavaleiros da tvola redonda, liderados pelo rei Artur, tentando localizar a taa onde teria sido guardado o sangue de Cristo. As novelas eram organizada em trs ciclos: Ciclo arturiano, em torno do rei Artur e seus

cavaleiros Ciclo carolngio, a respeito de Carlos Magno e os doze pares da Frana. Ciclo clssico, relativo aos temas greco-latinos.

fz-s'el en sus cantares morrer, mas ressurgir depois ao tercer dia! Esto fz el por ua as senhor Que quer gran bem e mais vos en diria: Porque cuida que faz i maestria, Enos cantares que fz a sabor De morrer i se des d'ar viver; Esto faz el que x'o pode fazer Mais outr'omen per ren non [n] o faria. E non h j de as morte pavor, Senon as morte mais la temeria, Mas sabede bem, para as sabedoria, Que viver, ds quando morto fr, E faz-[s']en ser cantar morte prender; Desi ar viver i vde que poder Que lhi Deus deu, mas que non cuidara. E, se mi Deus a mim desse poder, Qual oi' el h, pois morrer, de viver, Jamais morte nunca temeria. Cantiga de Maldizer
A Cantiga seguinte, de Maldizer, a nmero 1057 e foi escrita por Joan Garcia de Guilhade.

EXEMPLOS DE:
Cantiga de amor
O exemplo a seguir a cano nmero 97 e foi escrita por El-rei D. Dinis.

Hun tal home sei eu, bem talhada Que por vs tem a sa morte chegada; Vides quen e seed'en nanbrada; Eu, mia dona. Hun tal home sei eu que preto sente De si morte chegada certamente; Vdes quem e venha-vos en mente; Eu, mia dona. Hun tal home sei eu, aquest'oide: Que por vs morr' e vo-lo en partide, Vdes quem e non xe vos obride; Eu, mia dona. Cantiga de amigo
O exemplo que segue a Cantiga nmero 462 e foi escrita por Aires Nunes.

Bailemos ns j tdas trs, ai amiga, So aquestas avelaneiras froildas E quen fn velidas, como ns, velidas, Se amig'amar So aquestas avelaneiras frolidas Verr bailar. Baliemos ns j todas trs, ai irmanas, So aqueste ramo desta avelanas, E quen bem parecer, como ns parecemos Se amig'amar So aqueste ramos destas avelanas Verr bailar. Por Deus, ai amigas, mentr'al non fazemos So aqueste ramo frolido bailemos E quen bem parecer, como ns parecemos, So aqueste ramo so lo que bailemos Se amig'amar Verr bailar. Cantiga de Escrnio
A Cantiga que segue, de Escrnio, a nmero 998 e foi escrita por Pro Garcia Burgals.

Ai dona fea! Fostes-vos queixar Porque vos nunca louv' en meu trobar Mais ora quero fazer un cantar En que vos loarei tda via; E vdes como vos quero loar: Dona fea, velha e sandia! Ai, dona fea! Se Deus me perdon! E pois haverdes tan gran coraon Que vos eu loe en esta razon, Vos quero j loar tda via; E vdes qual ser a loaon: Dona fea, velha e sandia! Dona fea, nunca vos eu loei En meu trobar, pero muito trobei; Mais ora j un bem cantar farei En que vs loarei tda via; E direi-vos como vos loarei: Dona fea, velha e sandia!

ARCADISMO (1768-1808)

Caractersticas do Arcadismo

Rui Queimado morreu com amor en sus cantares, par Santa Marta, por ua dona que gran bem queria, e, por se meter por mais trovador, porque lh'ela non quis [o] bem fazer

Poetas da Inconfidncia Mineira

MODERNISMO Contexto Histrico Acontecimentos extraordinrios, no campo cientfico-tecnolgico, marcam o incio do nosso sculo na Europa. O telgrafo, o telefone, o cinema, o automvel, o avio so invenses que atestam o notvel desenvolvimento tecnolgico da poca. Outras contribuies: Albert Einstein revoluciona o campo cientfico com a sua teoria da relatividade, Sigmund Freud contribui para o progresso dos estudos da psicofisiologia mental, as idias do suo Ferdinand Saussure influenciam os estudos lingsticos e fundam a lingstica estrutural moderna. Entretanto, com a deflagrao da Primeira Guerra Mundial (19141918), a Europa passa a viver momentos de constantes sobressaltos, que geram ainquietude, niilismo, desequilbrio, descrena em relao aos sistemas sociais, polticos e filosficos; o homem passa a questionar os valores vigentes. A guerra lana sobre a humanidade a semente da incerteza, da descrena, da inquietude. A arte no podia deixar de trair esse estado de perplexidade, de abalo interior. Surgem, ento, formas de expresso diversas: o Dadasmo (1918), o Futurismo (1909), o Expressionismo (1911), o Cubismo (1907), o Surrealismo (1924). Os grandes movimentos de vanguarda da Europa tiveram repercusso sobre a mentalidade de intelectuais brasileiros do incio do sculo XX. Os Movimentos de Vanguarda: Os diferentes movimentos artsticos surgidos na Europa no incio do sculo XX so designados, de forma genrica, como Vanguardas Europias. Futurismo: Caracteriza a poca das negaes e rebeldias, a rejeio violenta da tradio e da conveno. O escritor italiano Felipe Marinetti foi seu criador. Publicou o manifesto futurista. Algumas das principais caractersticas: palavras em liberdade, emprego de verbos no infinitivo, supresso de adjetivos, construes

diretas e inovadoras, liberdade absoluta de criao. Cubismo: Tem como principal caracterstica a preponderncia das formas geomtricas nas artes plsticas. Os cubistas representavam objetos da realidade cotidiana como se fossem vistos sob diferentes ngulos ao mesmo tempo. Nas artes plsticas o principal defensor foi o pintor espanhol Pablo Picasso; na literatura, o francs Guillaume Apollinaire. Principais caractersticas: a obra de arte se basta a si mesma, mistura do presente com o passado, supresso da lgica aparente, valorizao do humor. Expressionismo: Surgiu como reao ao Impressionismo (corrente artstica que se dispunha a captar a realidade com exatido, com toda a sua dinamicidade). Foram seus precursores os pintores Munch e Vincent Van Gogh, os msicos Arnold Schnberg e Darius Milhaud. Seu maior sucesso foi na Alemanha. Principais caractersticas: subjetivismo, manifestao do estado de esprito do artista, abandono ao mundo das aparncias, valorizao da imaginao e dos sonhos, o mundo inetrior expresso na obra de arte no atende lgica do mundo exterior. Dadasmo: Foi o mais radical e destruidor movimento de vanguarda. Definiu-se em Zurique, tendo como principal iniciador o escritor francs Tristan Tzara. Os dadastas procuravam ridicularizar e destruir todos od dogmas em vigor na pintura, na msica e na poesia. Consideravam a guerra loucura e perversidade dos homens. Principais caractersticas: liberdade total de criao, abolio da lgica, "arte no coisa sria", no h necessidade de se fazer uma arte compreensvel por todos, bastando que ela seja entendida por um grupo de iniciados. Surrealismo: O adjetivo surrealista (com o sentido de superfantstico) foi empregado pela primeira vez por Apollinaire. Louis Aragn e Andr Breton tiveram papel decisivo no lanamento da esttica surrealista. Salvador Dali foi o pintor surrealista mais conhecido. Principais caractersticas: valorizao da imaginao, ilogismo, valorizao do inconsciente, automatismo verbal e escrito, humor negro, modificao das estruturas da realidade atravs da realidade.

Semana da Arte Moderna


Alguns acontecimentos precedem a Semana de Arte Moderna, evento que no ocorre subitamente. Escritores brasileiros trazem, de volta da Europa, notcias de uma literatura em crise. A divulgao das teorias vanguardistas, ento em curso na Europa, marca uma brusca

ruptura na histria literria brasileira. Na dcada de 1910 a 1920, observa-se entre os intelectuais um anseio de renovao artstica e cultural. O Brasil contagia-se com a inquietao dominante no mundo europeu, embora inicialmente isso se manifeste de modo tmido, em grupos isolados do Rio de Janeiro e So Paulo (principais centros culturais da poca). Tristo de Atade (pseudnimo de Alceu Amoroso Lima) e Wilson Martins registram esse fato, ocorrido ao longo daqueles anos e caracterizado como "sincretismo". Em 1912, Oswald de Andrade, na Europa, toma conhecimento das idias futuristas de Marineti e as divulga em So Paulo. a revista Orfeu, que assinala a vanguarda futurista em Portugal. Em 1915, Ronald de Carvalho participa da fundao dessa revista. Em 1913, d-se a primeira mostra de arte no-acadmica feita no Brasil. O autor das obras o pintor Lasar Segall, artista russo radicado em nosso pas. Segall, entretanto, no desencadeia transformaes radicais na arte brasileira. Esse papel caber a Anita Malfatti. Sua exposio, inaugurada ao voltar dos Estados Unidos (12/12/1917), ecandaliza o ambiente intelectual paulista e provoca diversos ataques, inclusive o de Monteiro Lobato. Aos quadros de Malfatti - em que se mesclam expressionismo, cubismo e fauvismo (os fauvistas propem uma arte rude, de cores cruas e composio despojada) - vm juntar-se as esculturas de Vitor Brecheret. A partir de 1914, o termo futurismo comea a circular nos jornais do Brasil. H entre os puristas uma grande polmica gerada pelas inovaes instaladas na literatura brasileira: verso livre, escrita automtica, lirismo pardico, explorao criativa do folclore, da tradio oral e da linguagem coloquial. Em 1917, Mrio de Andrade faz sua estria literria, sob o pseudnimo de Mrio Sobral, com a publicao do livro H uma gota de sangue em cada poema,seguido de Paulicia Desvairada, marco expressivo da posia modernista brasileira. Nesse mesmo ano, Menotti del Picchia publica o poema regionalista Juca Mulato e Manuel Bandeira estria com a obraCinza das Horas. Em 1919, Manuel Bandeira lana a segunda obra, Carnaval. Em novembro de 1921, Di Cavalcanti expe Fantoches da MeiaNoite. Durante o evento, Graa Aranha, que voltava da Europa, conhece o pintor. Surge, nessa ocasio, a idia da realizao da Semana de Arte Moderna. Finalmente, em fevereiro de 1922, realiza-se em So Paulo a Semana de Arte Moderna. O objetivo dos organizadores era acima de tudo a destruio das velhas formas artsticas na literatura, msica e artes plsticas. Paralelamente, procuravam apresentar e afirmar os princpios da chamada arte moderna, ainda que eles mesmos estivessem confusos a respeito de seus projetos artsticos. Oswald de Andrade sintetizava o clima da poca ao afirmar: "No sabemos o que queremos. Mas sabemos o que no queremos". A proposio de uma semana (na verdade foram s trs noites) implicava uma amostragem geral da prtica

modernista. Progamaram-se conferncias, recitais, exposies, leituras, etc. O Teatro Municipal foi alugado. Toda uma atmosfera de provocao se estabeleceu nos crculos letrados da capital paulista. Havia dois partidos: o dos futuristas e o dos passadistas. Desde a abertura da Semana, com a conferncia equivocada de Graa Aranha (A emoo esttica na Arte Moderna), at a leitura de trechos vanguardistas por Mrio de Andrade, Menotti del Picchia, Oswald de Andrade e outros, o pblico se manifestava por apupos e aplausos fortes. Porm, o momento mais sensacional da Semana deu-se na segunda noite, quando Ronald de Carvalho leu um poema de Manuel Bandeira, o qual no comparecera ao teatro por motivos de sade. O poema chamavase "Os Sapos" e era uma ironia violenta aos parnasianos, que ainda dominavam o gosto do pblico. A reao se deu atravs de vaias, gritos,patadas. Mas, em sua iconoclastia, o poema delimitava o fim de uma poca cultural Principais participantes Literatura: Mrio de Andrade, Oswald de Andrade, Graa Aranha, Ronald de Carvalho, Menotti del Picchia, Guilherme de Almeida, Srgio Milliett. Msica e artes plsticas: Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Villa-Lobos, Guiomar Novaes. Importncia esttica da Semana Se a Semana foi realizada por jovens inexperientes, sob o domnio de doutrinas europias mal - assimiladas, conforme acentuam alguns crticos, ela significou tambm o atestado de bito da arte dominante. O academicismo plstico, o romantismo musical e o parnasianismo literrio esboroam-se por inteiro. possivel que a Semana no tenha se convertido no fato mais importante da cultura brasileira,como queriam muitos de seus integrantes. Houve dentro dela, e no perodo que a sucedeu ( 1922-1930), certa destrutividade gratuita, certo cabotinismo, certa ironia superficial e enorme confuso ideolgica. Mrio de Andrade diria mais tarde que faltou aos modernistas de 22 um maior empenho social, uma maior impregnao "com a angstia do tempo". Com efeito, os autores que organizaram a Semana colocaram a renovao esttica acima de outras preocupaes importantes. De qualquer maneira, o esprito modernista destruiu um imobilismo cultural que entravavam as criaes mais revolucionrias e complexas, possibilitando um caminho livre gerao posterior. Apesar de todos os limites, a Semana de Arte Moderna deixou vrios legados. Caberia a Mrio de Andrade -verdadeiro lder e principal terico do movimento- sintetizar a herana de 22: -A estabilizao de uma conscincia criadora nacional, preocupada em expressar a realidade brasileira.-A atualizao intelectual com as

vanguardas europias.-O direito permanente de pesquisa e criao esttica. Divulgao no Brasil Os grupos modernistas procuraram divulgar suas idias por meio de revistas de vanguarda, em torno das quais se aglutinavam determinadas correntes. As principais foram Klaxon-Mensrio de Arte Moderna: representou a primeira tentativa de organizar as idias expressas pela Semana de Arte Moderna. Publicada em So Paulo de maio de 1922 a janeiro de 1923. Contraps o futurismo (experimentao em velocidade na linguagem) e o primitivismo (prximo ao surrealismo e ao expressionismo, na busca do inconsciente). Movimento Pau-Brasil: Liderado por Oswald de Andrade, propunha a redescoberta do Brasil, atravs de uma arte voltada para as caractersticas do pas. O movimento de natureza pictrica, folclrica, histrica, tnica, econmica, culinria e lingstica. Verde-Amarelismo: Propunha que se abandonem as idias europias na busca da verdadeira nacionaldade brasileira. Participam desse movimento Menotti Del Picchia, Plnio Salgado, Cassiano Ricardo, Raul Bopp e outros. Subdivide-se em Movimento da Anta e Movimento da Bandeira. Corrente Primitivista: Teve suas idias expressas na revista de antropofagia. Foi liderado por Oswald de Andrade. Em seu Manifesto Antropfago, propunha que s a antropofagia nos une, no sentido de que as culturas estrangeiras fossem devoradas e recriadas segundo nossas tradies e costumes. "Tupi, or not tupi, that is the question" seria o grande dilema da realidade brasileira. Corrente Espiritualista: Tenta contestar a irreverncia de outros grupos, atravs da defesa da tradio. Outras revistas: Terra Roxa e Outras Terras, A Revista, Arco e Flexa, Verde, Maracaj, Madrugada.

Tem como princpios: negao do passado, carter destrutivo; eleio do moderno como um valor em si mesmo; valorizao do cotidiano; nacionalismo; redescoberta da realidade brasileira; desejo de liberdade no uso das estruturas da lngua; predominncia da poesia sobre a prosa.

Autores principais
1) Oswald de Andrade: Obras: Memrias sentimentais de Joo Miramar (romance-1924); Serafim Ponte Grande (romance-1933); PauBrasil e Cntico dos Cnticos (poesia); O Rei da Vela (teatro-1937); Marco Zero (1943) Caractersticas Pessoais: esprito irrequieto, agitador. Foi o primeiro articulador do modernismo. Caractersticas Literrias: linguagem elptica e rica em metforas e neologismos; Captulos curtos, fragmentados (tcnica cinematogrfica); Humor satrico (stira aristocracia cafeeira). Valorizao do Brasil primitivo. 2) Mrio de Andrade: Obras: Poesia: H uma gota de sangue em cada poema ( 1917); Paulicia Desvairada 1922); Losango Cqui (1926); Cl do Jabuti (1927); Remate dos Males (l930); Lira Paulistana (1946) Fico: Amar, verbo intransitivo (1927); Macunama (1928); Os Contos de Belazarte (1934); Contos Novos (1946) Ensaios: A Escrava que no Isaura (l925); Aspecto da Literatura Brasileira (l943); O Empalhador de Passarinho (1944). Caracterstica da Poesia: Primeiras obras com elementos modernizadores, Inovao esttica, valorizao da realidade de So Paulo, nacionalismo, idagao social.

Obras da primeira fasepoesia entre parnasiana e simbolista: Cinza das Horas; Carnaval. Obras da segunda fase: Ritmo dissoluto;
3) Manuel Bandeira: Libertinagem; Estrela da Manh; Belo Belo; Lira dos cinqent'anos. Caractersticas Pessoais: Poesia intimista, tom confidencial, linguagem coloquial, simplicidade, temas prosicos e cotidianos, ironia, melancolia e bom humor. 4) Raul Bopp: Obra principal: Cobra Noratotrata-se de uma narrativa fantstica. Depois de estrangulara Cobra Norato e enfiar-se em sua pele, o heri percorre a selva amaznica na busca obsessiva da filha da rainha Luzia, deslumbrandose a cada instante com um mundo mgico primitivo , os seres do rio e da floresta. Depois de vencer muitos obstculos, encontra a noiva e rouba-a da cobra grande. Final

Caractersticas do Modernismo

1. 2. 3. 4.

nsiade de Modernidade (rejeio do passado) Liberdade de criao artstica Sentimento nacionalista Presena do cotidiano e do prosaico

PRIMEIRA GERAO - 1922 - HERICA

feliz. Caractersticas: Linguagem coloquial, amorosa, rica em diminutivos; Obra primitivista na linha da antropofagia; A um tempo lrico e dramtico, a presena de mitos, lendas, e cores locais d ao poema o cunho de rapsdia amaznica. 5) Cassiano Ricardo: Obra: Martim Cerer (poesias); Poesia "Verde-Amarela" 6) Plinio Salgado: Obra: O estrangeiro (Romance ideolgico de tcnicas vanguardistas) 7) Antnio de Alcntara Machado: Obra: Brs, Bexiga e Barra Funda (contos de realismo irnico e sentimental e valorizao do imigrante italiano) Estilo Modernista. SEGUNDA FASE - 1930 - CONSOLIDAO Tem como princpios: estabilizao das conquistas; diminuio dos exgeros e radicalismos; ampliao da temtica, deixando de usar apenas o particular e tendendo para o universal; regionalismo (preferncia pelo romance); equilbrio quanto ao uso do material lingstico.

1933 - Caets (Graciliano Ramos); Clarissa (rico Verssimo); Os corumbas (Amando Fontes) 1934 - Bang (Jos Lins do Rego); So Bernardo (Graciliano Ramos) 1935 - Jubiab (Jorge Amado); Msica ao longe (rico Verssimo); Os ratos (Dyonlio Machado

1) Jos Lins do Rego: A obra de Jos lins do Rego divide-se em trs blocos temticos: A) Ciclo da cana-de-acar - Menino de Engenho (1932), Doidinho (1933), Bang (1934), O Moleque Ricardo (1935), Usina (1936), Fogo Morto (1943). B) Ciclo do cangao e misticismo Pedra Bonita (1938), Cangaceiros (1953). C) Temas diversos - gua-Me, Pureza (1937), Riacho Doce (1939), Eurdice (1947). Caractersticas do autor: predominncia da narrativa memorialista, linguagem marcada por forte oralidade, presena marcante do cenrio (engenho Santa Rosa). 2) Jos Amrico de Almeida: Obra: A bagaceira. No prefcio, Jos define o novo "regionalismo". Superando o extico, os modistas lingsticos, os lugares-comuns da literatura rural, o novo romance regional nasceria da "sntese entre o particular e o universal, isto , da sntese entre os traos especficos de uma regio e a vida de todos os homens". 3) Graciliano Ramos: Sua obra est traduzida para mais de dez idiomas e alguns de seus relatos j mereceram viso cinematogrfica.Obras: Caets (1933), So Bernardo (1934), Angstia (1936), Vidas Secas (1938), Infncia (1945), Insnia (1947-contos), Memrias do Crcere (1935). 4) Jorge Amado: Autor de fama internacional, traduzido para mais de trinta lnguas, seus romances j venderam milhes de exemplares. Sua obra possui duas fases: I fase: O pas do carnaval (1930), Cacau (1933), Suor (1934), Jubiab (1935), Mar Morto (1936), Capites da Areia (1937), Terras do sem fim (1942), So Jorge dos Ilhus (1944), Seara Vermelha (1946), Os subterrneos da Liberdade (1952). II fase: Gabriela, Cravo e Canela (1958), Velhos Marinheiros (1961), Os pastores da noite (1964), Dona Flor e seus dois maridos (1967), Tenda dos milagres (1970), Teresa Batista cansada de guerra (1972), Tieta do Agreste (1977), Farda fardo camisola de dormir (1980), Tocais grande (1984). 5) Rachel de Queiroz: Obras principais: O Quinze (1930), Joo Miguel (1932), Caminho de Pedras (1937), As Trs Marias (1939).Caractersticas: narrativas bem sintonizadas com o esprito de 30. A valorizao

A segunda fase do modernismo brasileiro (19301945), mais conhecida como gerao de 30, menos demolidora que a fase anterior, marcandose pelo esprito construtivo e pela estabilizao das conquistas anteriores.

Autores principais da prosa


Absorvidas (parcialmente), as inovaes estticas propostas pela Gerao de 22, a literatura brasileira se volta para os temas sociais. Escritores em sua maioria radicados no Nordeste se sensibilizaram e mesmo se revoltaram com o desequilbrio scio-econmico. De um lado, a aristocracia rural, os grandes fazendeiros; de outro lado, milhes de camponeses desvalidos e marginalizados. Nas cidades, a mesma injustia. Os ricos e os pobres. A narrativa de 30 exprime esses contrastes, examinando-os com objetividade e senso crtico. O primeiro romance da gerao de 30 A Bagaceira, de Jos Amrico de Almeida. Cronologia de alguns romances 1928 - A bagaceira (Jos Amrico de Ameida) 1930 - O Quinze (Rachel de Queiroz); O pas do carnaval (Jorge Amado) 1932 - Menino de engenho (Jos Lins do Rego); Cacau (Jorge Amado)

do universo regional, a linguagem precisa e objetiva e a ideologia paternalista que acompanha a pr-conscincia do subdesenvolvimento marcam-lhe os textos, dos quais o mais conhecido continua sendo O Quinze. 6) rico Verssimo: o maior romancista gacho e um dos mais populares escritores brasileiros.I fase: predominam romances urbanos.Clarissa (1933), Caminhos Cruzados (1935), Msica ao longe (1935), Um lugar ao sol (1936), Olhai os lrios do campo (1938), Saga (1940), O resto silncio (1943).II fase:O Tempo e o Vento (19491962), Noite (1954), O senhor embaixador (1964), O prisioneiro (1967), Incidente em Antares (1971), Solo de Clarineta (Memrias 1973). Com exceo de Saga, cuja ao ocorre, em grande parte, na Espanha, durante a Revoluo de 1936, os outros romances so ambientados em Porto Alegre. 7) Dionlio Machado: Obras: Um pobre homem, Os ratos, O louco do cati. 8) Cyro Martins: Obras principais: Campo fora (contos),Trilogia do Gacho a p (Sem Rumo, Porteira Fechada, Estrada Nova). 9) Amando Fontes: Os corumbas - a histria de uma famlia camponesa proletarizada em Aracaju. 10) Joo Alphonsus: Totnio Pacheco - a desarticulao de um velho "coronel" no mundo urbano. 11) Ciro dos Anjos: O amanauense Belmiro - a solido e a perda de um lrico burocrata, descendente falido da oligarquia mineira. 12) Marques Rebelo: O Espelho Partido - romance cclico sobre os costumes do Rio de Janeiro.

Lio de Coisas.Caractersticas: Nos primeiros livros, Drummond revela-se um poeta modernista pela presena de temas cotidianos, pela linguagem depurada (ausncia do pitoresco), pelo humor (apesar do pessimismo e do desencanto). No entanto, no se percebem nele os exageros, a falta de racionalidade, o deboche, enfim, uma acentuada agressividade de outros poetas da poca. Posteriormente, em livros como Sentimento do Mundo e Rosa do Povo, o poeta evolui para uma atitude participativa, uma poesia de solidariedade, provocada pelos sofrimentos causados pela guerra. Podemos considerar como caractersticas marcantes e quase permanentes do poeta:linguagem depurada, precisa; afetividade intensa, disfarada pelo humor e ironia; sentimento de solido, desencanto e pessimismo; temas prosaicos e cotidianos; poesia voltada para indagaes filosficas. 2) Ceclia Meireles: Obras principais: Viagem, Vaga Msica, Mar Absoluto, Doze Noturnos de Holanda, Romanceiro da Inconfidncia (narrativa histrica em versos). Caractersticas: Virtuosismo verbal, musicalidade, preferncia por versos curtos, delicadeza e espiritualidade. Melancolia que se manifesta na preferncia por temas como solido, fugacidade do tempo, resignao diante da falta de sentido da vida. Abstrao,atmosfera de sonho e tom intimista. 3) Mrio Quintana: Obras: A Rua dos Cataventos, Canes, Sapato Florido, Espelho Mgico, O aprendiz de feiticeiro, Do Caderno H, Apontamentos para a histria do Sobrenatural, A vaca e o hipogrifo. Em A Rua dos Cataventos, o autor adota o soneto, inovado pela linguagem coloquial. Temas variados: solido, melancolia, as ruas de Porto Alegre. Em Espelho Mgico temos quadrinhas bem-humoradas sobre temas filosficos. Em Sapato Florido e, Do Caderno H, poemas curtos em prosa, versando fatos do cotidiano, com o bom-humor permanente do poeta. Outras experincias poticas surgem em O Aprendiz de Feiticeiro. 4) Vincius de Moraes: Obras: Novos Poemas (1938), Cinco Elegias (1943), Poemas, sonetos e baladas (1946). Vincius de Moraes foi famoso por seus belssimos sonetos.Temas e caractersticas: o amor sensual e mstico, o cotidiano e a denncia social. 5) Jorge de Lima Obras principais: Inveno de Orfeu, Essa negra Ful.Caractersticas e temas: a vida nordestina, a cultura negra, a religiosidade. 6) Murilo Mendes: Obra principal: Contemplao de Ouro PretoTemas caractersticas: o "brasileiro modernista", a religiosidade metafsica.

Autores principais da poesia


Em linhas gerais: a poesia, a partir de 1930, apresenta crescente amadurecimento; abandona o esprito combativo e irreverente da dcada anterior e passa a caracterizar-se pelo esprito construtivo; a linguagem mais comunicativa e pessoal, sem desprezo da liberdade formal dos primeiros tempos do modernismo; a temtica variada: temas sociais, religiosos, amorosos, espiritualistas caracterizam a poesia moderna da segunda fase.

1) Carlos Drummond de Andrade: Obras principais: Alguma Poesia (obra de estria 1930), Brejo das Almas, Sentimento do Mundo, Rosa do Povo, Claro Enigma, Fazendeiro do Ar,

Gerao de 45
J consolidados a partir de 1930, os ideais modernistas vo gradativamente se transformando, at desaparecer por completo aquela viso de ruptura com o tradicional, de destruio dos padres vigentes. Novos caminhos so buscados, novos autores surgem. Cada vez mais presente, em todas as obras, a realidade brasileira. Surge a Gerao de 45, nova safra de escritores brasileiros.A linguagem apresentapreocupao com o apuro formal, restaurao da dignidade da linguagem e dos temas. Joo Cabral de Melo Neto(1920): Nasceu no Recife, filho de tradicional famlia pernambucana. Passou a infncia no mundo dos engenhos e fez seus estudos com os maristas. Em 1945 ingressou na carreira diplomtica, tendo servido numa srie de cidades europias. Obras: Pedra do sono (1942); O engenheiro(1945); Psicologia da composio(1947); O co sem plumas(1950); Morte e vida severina(1956); A educao pela pedra(1966); Museu de tudo(1975). Caractersticas do autor: linguagem depurada, precisa; ausncia do pitoresco e do sentimental; busca da forma nua, despojada, obtida atravs do trabalho lcido; reflexo permanente sobre a arte potica; poesia participante, denunciando o sofrimento dos nordestinos e a injustia social. Carlos Nejar: Voltado para uma temtica existencial partir de Livro do Tempo e O Campeador e o Vento inicia um processo potico com uma viso mais realista em que o meio passa a fornecer matria viva para a sua reflexo sobre o homem. Tem como caracterstica a habilidade verbal, a capacidade metafrica e a grande fora rtmica dos versos. Possui poesia filosofante e abertura para uma temtica social. Obras: Da Naes, Casa dos Arreios, Canga e Somos Poucos.

Campos(1929)Seu livro de estria, Auto do Possesso(1950). Colaborou em vrios nmeros de Noigrandes com poemas como: A Cidade, Ciropdia ou A Educao do Prncipe. Em 1973 publicou Xadrs de Estrelas. Dcio Pignatari(1927): Preocupa-se mais com a poesia de novos cdigos do que com a poesia prpriamente dita. Seu livro de estria: O Carrossel, escrito em 1950. Poesia-praxis: em fins da dcada de 50, surge uma nova tendencia potica vanguardista: a poesia-praxis, que tem como principal representante Mrio Chamie. A potica desse grupo vincula a palavra ao contexto extralingstico. A respeito da poesia praxis, assim se manifesta Mrio Chamie: "O autor praxis no escreve sobre temas. Ele parte de reas (seja um fato externo ou emoo), procurando conhecer todos os significados e contradies possveis e atuantes dessas reas, atravs de elementos sensveis que conferem a elas realidade e existncia." Poesia Social: Surge em 1957, como forma de reao contra os excessos formais do concretismo, a poesia social, mais comunicativa e voltada para os problemas do pas. Fazem parte desse grupo Ferreira Gullar, Thiago de Melo, Affonso vila e Jamil Haddad. Ferreira Gullar (l930): En suas obras, Ferreira Gullar, inicialmente, voltou-se aos experimentos concretistas, passando depois a uma opo participante, de uso da poesia como denncia e crtica. Empregando muitas vezes ritmos e temas da literatura de cordel, Gullar pe a nu as tenses sociais, expondo forte contedo ideolgico. A Poesia Marginal: A chamada poesia marginal surge na dcada de 70. Apresenta linguagem diversificada, com textos muito prximos da prosa. Os temas, relacionados ao cotidiano, so abordados em tom coloquial, de conversa ntima, de confisso pessoal.Os poetas "marginais" preocupam-se principalmente com a espresso, ao contrrio dos concretistas, que davam maior valor contruo do poemaA poesia marginal denuncia a situao de medo em que vivia o pas, ainda sob ditadura militar. Tropicalismo: Retomando a antropofagia oswaldiana, o Tropicalismo foi um forte movimento cultural iniciado em l967, a partir dos Festivais de Msica Popular Brasileira da TV Record. Propondo uma postura nacionalista crtica e de ruptura forma, os tropicalistas realizaram uma verdadeira revoluo esttica no cenrio cultural brasileiro. Influenciados pelo concretismo no que diz respeito esttica, tivram entre seus criadores os nomes de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Z, Os Mutantes (conjunto do qual participava Rita Lee), o maestro Rogrio Duprat e

Tendncias Poticas
Concretismo: a linguagem potica dos anos 50 assimila a rapidez das transformaes que o pas atravessa neste perodo, o que leva criao de uma esttica de vanguarda marcada pela comunicao imediata, visual, direta e concreta. o concretismo, corrente que ir marcar toda a produo cultural posterior, no s quanto literatura, mas tambm quanto msica, s artes plsticas e ao cinema. Seus fundadores e principais representantes foram: Augusto de Campos(1931): Deitava-se como um grande ensasta polmico no grupo Noigrandes, haja vista a contundncia de seu artigo Concretismo e Ismo. Augusto de Campos publica: O Rei menos o Reino(1951); Poetamentos(1953), escreveu ensaios e algumas tradues.Haroldo de

os poetas Caouban e Torquato Neto. Nas artes plsticas, a figura mxima da Tropiclia foi Hlio Oiticica, artista incompreendido em sua poca e hoje internacionalmente conhecido.Toquato Neto, que suicidou-se em 1972, ainda hoje possui poemas que so conhecidos. a seguir veremos um que foi musicado por Srgio Brito:Go backVoc me chamaEu quero ir pro cinemavoc reclamameu corao no contentavoc me amamas derrepente a madrugada mudoue certamenteaquele trem j passoue se passoupassou daqui pra melhor,foi!S quero saber do que pode dar certono tenho tempo a perder.

arcasmos, onomatopias, aliteraes, inovaes sintaticas. o resultado uma lingua original e de grande fora expressiva. Benito Barreto(1929): Nasceu no nordeste de Minas Gerais. Filho de um pequeno proprietrio e comerciante, inicia sua atividade como militante de uma organizao poltica de esquerda. Nesta condio, viaja pelo nordeste do pas.Mais tarde inicia o curso de letras , desistindo em seguida e dedicando-se ao jornalismo, profisso em que continua atuando at hoje. Obra: Os Guains (Epopia sertaneja que fala das fala das operaes militares desencadeadas a partir da crise poltica ocorrida a partir de 1964, quando foi deposto o presidente Joo Goulart) Clarice Lispector(1925-1977): Nasceu na Ucrania e ainda pequena veio com a famlia para o Brasil. Com apenas dezesete anos escreve o seu primeiro romance, que abriria uma nova tendncia na literatura brasileira. Morreu prematuramente, encerrando uma carreira polmica Obras: Perto do Corao Selvagem (1943); O Lustre(1946); A cidade sitiada (1949); Laos de famlia (1960); A legio estrangeira(1964); A paixo segundo G. H.(1964); A hora da estrela (1977). Escritora metafsica, romancista e contista, voltou-se mais para a interiorizao das personagens, deixando a realidade que as cerca de lado. Considera-se uma obra revolucionria no contedo e na forma. Utilizou os mais diversos recursos de estilo, desprezou a linearidade do enredo, afastou-se dos procedimentos literrios de sua poca. Caractersticas: profunda subjetividade, fluxos de consincia, psicologismo exagerado; atmosfera de sonho e fantasia, fluidez, interiorizao extrema dos personagens; ausncia de enredos objetivos. Lygia Fagundes Telles(1923): Natural de So Paulo, Lygia Fagundes Telles fixa em seus relatos um universo semelhante ao de Clarice Lispector: o universo burgus feminino. Mas com algumas diferenas, pois, mesmo mantendo o interesse no movimento psicolgico, capaz de configurar com maior objetividade o mundo exterior. Obras: Ciranda de pedra, Vero no aqurio, Antes do baile verde, As meninas, Seminrio dos ratos e A disciplina do amor. Dalton Trevisan(1925): Mestre na arte do conto curto e cruel, criador de uma espcie de mitologia de sua cidade natal, Curitiba. Faz sua estria na literatura em 1954. Obras: Novelas Nada Exemplares; A Guerra Conjugal; Cemitrio de Elefantes; O vampiro de Curitiba. A obra de Dalton Trevisan capta flagrantes do cotidiano, do ambiente domstico marginalidade, revelando o lado pattico, grotesco ou lrico destas cenas. Como o prprio autor declara, vai buscar sua inspirao em notcias policiais, frases no ar, bulas de remdio, pequenos anncios,...

Gerao de 50\60
No campo da fico, duas tendncias principais dominaram a literatura brasileira durante as dcadas de 50\60. De um lado esta a nova narrativa de temtica agrria, com seis autores hoje consagrados: Joo Guimares Rosa, Benito Barreto, Ariano Suassuna, Jos Cndido de Carvalho, Mrio Palmrio e Joo Ubaldo Ribeiro. De outro deve ser destacado um surto de obras importantes de temtica urbana em que se sobressaem diversos autores, dos quais podem ser citados Antonio Callado, Clarisse Lispector, Ligia Fagundes Telles, Dalton Trevisan e Rubem Fonseca. Caractersticas:linguisticamente, h uma clara e forte presena da variante caboclosertaneja da lngua portuguesa; estruturalmente, a verossimilhana, tpica do romance tradicional, no respeitada, como o caso de Sargento Getlio e O Coronel e o lobisomem, nas quais o protagonista narra a prpria morte; temticamente, todas as obras possuem um trao comum: a ao se desenvolvem no interior, no serto, em regies de pequena propriedade, surgindo um conflito entre o mundo agrrio e a civilizao urbana. Joo Guimares Rosa(1908-1967): Nasceu no interior de Minas Gerais. Filho de um comerciante da regio, ali fez seus estudos primrios, indo posteriormente a Belo Horizonte, onde cursou Medicina. Mudando-se para o Rio de Janeiro em 1932, fez concurso para a carreira de diplomata no ento Ministrio do Exterior, iniciando uma atividade que o levaria a vrias partes do mundo. Obras:Sagarana (contos-1946); Corpo de Baile (novelas,1956); Grande serto: veredas(romance,1956); Primeiras estrias (contos, 1962); Tutamia (contos, 1967); Estas estrias (contos, 1969)Caractersticas: Suas histrias so ambientadas no serto de Minas Gerais ou em pequenos povoados da regio, Apresentam o mundo sertanejo, onvestigando a natureza humana em sua essncia, o que confere um sentido de universalidade ao seu regionalismo. freqente o conflito entre o bem e o mal. No que se refere linguagem, o autor no se limita a reproduzir a fala sertaneja, ele estiliza a linguagem regional, procurando neologismos,

Jos Cndido de Carvalho: Obra: O Coronel e o Lobisomem. Na linha do realismo-mgico e da estilizao da linguagem regional, o autor publica um s livro importante. Seu hori, o Coronel Ponciano de Azevedo Furtano, abandona o mundo mgico do interior, com suas sereias e lobisomens, fascinado pela beleza de D Esmeraldina. Na cidade envolvido pela malcia de sua dama ( e do marido), que lhe encoraja as pretenses, abstendo-se de realiz-las. Explorado, empobrecido, observa atnito a ingratido e a insensibilidade dos antigos aduladores, para morrer abandonado e louco. Notvel no romance a grande fora expressiva e a originalidade da liguagem. Rubem Fonseca(1925): romancista, roteirista de cinema e um grande mestre do conto. Os temas e recursos tcnicos deste autor por vezes choca a sensibilidade do leitor. Apresenta temas, modos de falar e situaes do marginal, da prostituta, da classe inculta da cidade. Narra em primera pessoa de modo a confundir autor e personagem. Perseguido pela censura, teve suas obras proibidas de serem comercializadas, polticos, sociais e econmicos. Obras: Sargento Getlio Viva; O povo Brasileiro; O Sorriso do Lagarto Jos J. Veiga(1915): Natural de Corumb, Mato Grosso, estreou na literatura em 1959, numa coletnea de contos.Tem como principais caractersticas a presena de situaes fantsticas, que so alegorias sobre a represso vivida no Brasil durante a ditadura militar. Obras:A Hora dos Ruminantes, Sombras de Reis, Barbudos, Os pecados da tribo. Antonio Callado(1917): A obra de Antonio Callado representa o pontao mais alto da literatura empenhada em fazer um papel da realidade brasilera contempornea. Obras:A Madona de Cedro(1958), Quarup(1967), Memrias de Aldenham House(1989). Josu Guimares: Linguagem tradicional, por vezes um tanto descuidade, e o gosto do romance histrico. Josu Guimares narra a trajetria dos colonos alemes, ao chegarem ao Rio Grande do Sul.Obras: A Ferro e Fogo (Tempo de Solido; Tempo de Guerra). Os Tambores Silenciosos; Tarde Para Saber; Dona Anja; Camilo Mortgua. Moacir Scliar: Considerado um representante do realismo mgico, Scliar hoje um dos escritores de maior projeo, com vrias obras premiadas. Suas obras so caracterizadas pela presena frequente do fantstico, que s vezes parece um artifcio pitoresco para melhor exprimir a realidade. Sua narrativa centrada na comunidade judaica do Rio Grande do Sul. Obras: Carnaval dos Animais, A Guerra do Bonfim, O Exrcito de um Homem S, O Doutor

Miragem, O Centauro no Jardim, A Orelha de Van Gogh e O Olho Enigmtico. Luiz Antnio de Assis Brasil: Nota-se a preocupao em desmistificar os heris de nossa Histria, apresentando-os em sua dimenso humana, com falhas, com fraquezas, mas exaltando tambm os momentos de grandeza. Tambm revela gosto pelo romance histrico, narrando principalmente a colonizao aoriana no Rio Grande do Sul. Obras: Um quarto de lgua em quadro, A Prole do Corvo, Bacia das Almas, Videiras de Cristal, Ces de Provncia e a Triologia Um Castelo no Pampa (Perversas Famlias, Pedra de Memria ). Lus Fernado Verssimo: Cronista e cartunista de projeo nacional, Verssimo tem se destacado por fazer uma crtica bem humorada de nossa sociedade. Descrevem a paisagem urbana e mostram tipos brasileiros do cotidiano. Algumas crnicas desenhadas com personagens como As Cobras, A Famlia Brasil captam o humor trgico da sociedade brasileira e as perplexidades da gerao adulta diante da nova gerao. Obras: Ed Mort e Outras Histrias, O Analista de Bag, A Velhinha de Taubat, A Mulher do Silva, A Grande Mulher Nua, O Popular e O Jardim do Diabo. Charles Kiefer: Contista e romancista de temtica heterognea, suas obras do ateno principalmente crise da sociedade agrria imigrante do sul. O igualmente jovem escritor nos d testemunho daqueles tempos obscuros, que vm se estendendo at nossos dias, como reflexo de um regime totalitrio. Obras: Caminhando na Chuva, O Pndulo do Relgio, Quem Faz Gemer a Terra, A Face do Abismo, Dedos de Pianista e Valsa para Bruno Stein. Caio Fernado de Abreu: Autor cuja temtica reflete com muita verdade o mundo atual e seus problemas. Em seus contos desfilam personagens marginalizados na sociedade brasileira, indivduos oprimidos e solitrios que buscam sentido para viver.Obras: Limite, O Ovo Apunhalado, Pedras de Calcut, Morangos Mofados, Os Drages No Conhecem o Paraso e Tringulos das guas e Mel e Girassis.

Teatro Contemporneo
Nelson Rodrigues(1912-1980): Considerado nosso maior dramaturgo, suas obras provocam reaes extremas que oscilam entre amor e dio. Polmico em suas colocaes, criador de frases e expresses consagradas, nelson retrata em suas peas a vida cotidiana do brasileiro de classe mdia, apontando seus vcios e seus aspectos desumanos como adultrios, incesto, traio, loucura, suicidio,...Em 1943, a encenao de Vestido de Noiva renovou por completo as bases formais e ideolgicas do teatro brasileiro. At

ento nosso mundo teatral vivia de textos importados, em geral de duvidosa qualidade. J as peas nacionais primavam pela alienao da realidade e por valerem-se de uma linguagem estremamente artificial.Porm, o aspecto renovador no se reduziria a uma questo estilstica: a renovao estava conjuntamente na matria-prima de seus textos. Obras: Vestido de Noiva; lbum de famlia; Beijo no asfalto; Toda nudez ser castigada. Gianfrancesco Guarnieri(1934): Autor preocupado com as denncias dos problemas da realidade brasileira. Obras:Eles no usam Black-Tie; A semente Castro Alves pede passagem. Ariano Suassuna(1955): Pernambucano, Ariano foi buscar nas fontes populares o motivo de sua dramatugia. A principal pea que ele escreveu foi um auto, O Auto da Compadecida, que tem a dimenso de uma farsa, apresentada como pantomima e na qual a religiosidade tradicional do mundo nordestino combina-se com admirvel criatividade e saudvel irreverncia social.Recentmente, Ariano Suassuna voltou a suas fontes para escrever o romance A pedra do Reino, que veio a comprovar a multiplicidade de seu talento.Chico Buarque de Holanda(1944) Escreveu: Calabar, Roda-viva, pera do Malandro, e, juntamente com Paulo Pontes, Gota d gua.

influenciados por idias revolucionrias e anarquistas, assumiam atitudes de franca oposio s elites. Entre ambos se situava a burguesia industrial emergente em So Paulo e no Rio de Janeiro, que se mostrava receptiva s idias reformistas, alm de profissionais liberais e setores do exrcito, francamente favorveis a mudanas e permeveia s correntes europias. Neste perodo ocorreram eventos importantes no pas e a ocorrncia de agitaes populares, como a de Canudos, narrada por Euclides da Cunha na terceira parte de seu livro Os Sertes.Todas essas agitaes contribuiram para os questionamentos manifestados na Semana de Arte Moderna de 1922. Caractersticas Embora os representantes do Pr-Modernismo apresentem traos individuais e estilos prprios, h neles alguns pontos em comum: As obras apresentam uma ruptura com o passado, com o academismo e com os modelos preestabelecidos; so inovadoras; Algumas obras so regionalistas; Verifica-se a presena de alguns tipos humanos marginalizados pela elite; o sertanejo nordestino, o mulato, o caipira,...; O serto nordestino, os coboclos do interior, dos subrbios , enfim, a realidade brasileira no-oficial surge como tema de inmeras obras do perodo.

PR-MODERNISMO
Convencionou-se chamar de Pr-Modernismo o perodo que vai de 1902, ano da publicao do livro Cana de Graa Aranha, at 1922, na Semana de Arte Moderna. Durante esse perodo, coexistem em nossa literatura duas tendncias bsicas: A conservadora, marcada pelas produes poticas parnasianas e simbolistas(Olavo Bilac, Raimundo Correia,...) e pela prosa tradicionalista(Rui Barbosa, Coelho Neto, Joaquim Nabuco); A inovadora, caracterizada pela incorporao de aspectos da realidade brasileira ao contedo das obras literrias. Destacam-se por utilizarem essa temtica Euclides da Cunha, Monteiro Lobato, Lima Barreto e Graa Aranha.

Autores
1. Euclides da Cunha(1866-1909): Orfo aos trs anos, criado por suas tias. Matricula-se na Escola Politcnica do Rio de Janeiro. Cursa a escola Superior de Guerra. Aps uma interrupo, forma-se engenheiro. Mais tarde torna-se colaborador do Estado de So Paulo, que o envia, em 1897, a Canudos (Bahia) como correspondente; fornece ao jornal as informaes sobre a rebelio que j eclodira.Obras: Os Sertes(1902); Peru versus Bolvia(1907); Contrastes e confrontos(1907), margem da histria(1909). A obra mais importante de Euclides da Cunha-Os Sertes- no ficcional. O autor deu a ela um carter sociolgico. O ncleo da obra a campanha de Canudos movida pelas foras repblicanas contra os jagunos liderados pelo fantico Antnio Conselheiro. Sua obra est totalmente dentro dos princpios cientficos do final do sculo IX, o determinismo, que pode ser esquematizada assim: Determinismo Geogrfico (o homem como produto do meio natural; o papel preponderante do clima na formao do meio; a impossibilidade civilizatria em zonas trridas, como o serto). Determinismo Racial (os cruzamentos raciais enfraquecem a espcie; a miscigenao conduz os homens bestialidade e a toda a espcie de impulsos criminosos; o

Contexto Histrico
No perodo Pr-modernista identificamos a existncia de grupos e classes sociais com interesses bastante conflitantes: num extremo, estavam situados os proprietarios rurais de So Paulo e Minas Gerais, representantes de idias extremamente conservadoras e tambm saudosistas. Em outro extremo os operrios,

sertanejo o caso tpico de hibridismo racial) Determinismo Histrico (uma cultura, como a sertaneja, que por ausncia de contato no reproduz o 'progresso' e as revolues tecnolgicas, operadas nos pases centrais, permanecer histricamente atrasada, tendendo a 'anomalias', a exemplo de Canudos). Dentro do esquema determinista e positivista, a obra se divide em trs partes, delimitadas a rigor: A terra - O homem - A luta. Na primeira parte, temos a viso cientificista do Naturalismo: o meio geogrfico opressor, com sua vegetao pobre, o cho calcinado, a imobilidade e repetio da paisagem rida. Na segunda a questo racial avulta, interpenetrando-se com as influncias mesolgicas. Apresenta o negro, o branco e o mulato, alm de Antonio Conselheiro, o messias fantico.H a descrio fsica e psicolgica do sertanejo, seus costumes,seu misticismo. A terceira parte da obra expe com rigor jornalstico as investidas do exrcito contra Canudos. O ataque e vitria das foras do governo, o massacre e o fanatismo religioso. Os Sertes uma mescla de romance e ensaio cientfico, relato histrico e reportagem jornalstica, o que o torna impossvel de enquadra-lo nos limites de um gnero literrio. Trata-se de uma obra de exceo. Esta 'epopia s avessas' distingue-se do mero documento com veleidades cientficas pela presena e uso intencional da linguagem artstica. O estilo trabalhado, pomposo, enftico, cheio de antteses e comparaes. mais retrico nas passagens 'cientficas e mais simples nas outras partes. 2. Graa Aranha (1868-1931): Diplomata, ensasta, romancista e crtico brasileiro, Graa Aranha formou-se em Direito. Distinguiu-se como delegado do Brasil no Congresso Pan-Americano. Em misses diplomticas, conviveu com Joaquim Nabuco, cuja amizade, aliada publicao de um excerto do romance Cana, valeu-lhe a eleio precoce para a Academia Brasileira de Letras, recm fundada. Graa Aranha participou da Semana de Arte Moderna, fato que motivou seu desligamento da Academia Brasileira de Letras. Obras: Cana(1902); A esttica da vida(1921). A sua principal obra, Cana, se trata de um romance de tese, onde o autor focaliza uma comunidade de imigrantes alemes do Esprito Santo, discutindo a atitude do imigrante. Dois jovens alemes debatem permanentemente: Milkau prefere a integrao, a harmonia, o amor; Lentz pretende a dominao dos povos mestios pelos arianos, portanto a lei do mais forte. O romance bastante denso, repleto de cenas de violncia e dramaticidade, com uma linguagem por vezes impressionista. 3. Lima Barreto(1881-1922): Aos seis anos fica orfo de me. Faz o curso secundrio e ingressa na Escola Politcnica do Rio de Janeiro, em 1897. Abandona o curso e vai trabalhar no Expediente da Secretaria da Guerra, para sustentar a famlia. Trabalha depois como jornalista no Correio da

Manh. Leva vida atribulada e entrega-se bomia, em virtude da loucura do pai e do seu complexo de cor. Esses problemas pessoais Lima Barreto transfere para seus livros. Da o carter autobiogrfico de seus personagens. Obras: Recordaes do escrivo Isaias Caminha(1909); Triste fim de policarpo Quaresma(1911); Numa e ninfa(1915); Vida e morte de M. J. Gonzaga de S(1919); Os Bruzundangas(1923); Clara dos Anjos(1924); Cemitrio dos vivos(1957). Caractersticas do autor: linguagem crnica, s vezes um tanto displicente; presena permanente da paisagem suburbana do Rio de Janeiro; presena emocional do autor, traduzida pela denncia do preconceito racial, da opresso da gente simples do povo e a fixao da inconsistncia moral dos poderosos. 4. Monteiro Lobato(1882-1948): Nasceu em Taubat. Formado em Direito, exerceu brevemente a profisso. Alm disso foi fazendeiro, editor, adido comercial nos Estados Unidos. A sua luta pelo petrleo valeu-lhe a priso e o exlio. Obras: A obra completa de Monteiro Lobato est organizada em duas sries: 1 srieliteratura em geral, em 13 volumes: Ureps, Cidades Mortas, Negrinha, Idias de Jeca Tatu, O Escndalo do Petrleo, Ferro, entre outros; 2 srie- literatura infantil, em 17 volumes: Reinaes de Narizinho, Emlia no Pas da Gramtica, Aritimtica da Emlia, O Poo do Visconde, Geografia de Dona Benta e outros. Caractersticas do autor: atitude poltica progressista e atitude literria conservadora("Parania ou Mistificao?"); preferncia pelo conto, ambientados no interior paulista; Denncia social, principalmente nos livros Ureps e Cidades Mortas; presena de forte sentimentalidade; cenas macabras; ironia; o tema predominante a decadncia da zona rural paulista, o atraso e o abandono da populao interiorana. 5. Augusto dos Anjos(1884-1914): Filho de advogado paraibano, seguiu a mesma carreira do pai, formando-se em Direito. Mas jamais exerceu a profisso, tornando-se professor de lngua portuguesa. Morreu muito jovem atacado de pneumonia. Obra: Eu. Augusto dos Anjos um caso parte na poesia brasileira. Autor de grande sucesso popular, foi ignorado pela crtica, que o julgou mrbido e vulgar. Possui tendncias parnasianas e simbolistas. Esse autor pode ser considerado o verdadeiro pr-modernista pois ele soube antecipar uma srie de procedimentos que as vanguardas sacramentariam em 22: a linguagem corrosiva, o coloquialismo e a incorporao literatura de todas as 'sujeiras' da vida. Caractersticas do autor: temtica cientfica e filosofante; linguagem cientfica tomada ao Evolucionsmo; pessimismo; angstia moral; revolta; presena constante dos temas morte, doena, dor, ces e o prprio mundo vegetal.

6. Simes Lopes Neto(1865-1916): Descendente de estncieiros, nasceu em Pelotas e passou a infncia no campo. Com treze anos vai para o Rio de Janeiro, estudando no Colgio Ablio. Mais tarde, entra para a Escola de Medicina, abandonando-a no 3 ano e voltando Pelotas. Ali, dedica-se a uma srie de negcios malogrados. Atrdo pelo jornalismo, colaborou com peridicos de sua cidade. Morreu em Pelotas em total obscuridade literria. Obras: Cancioneiro guasca(1910); Contos Gauchescos(1912); Lendas do Sul(1913); Casos do Romualdo(1952). O autor se caracteriza pela linguagem regional, marcada pela oralidade, no apenas no dilogo, mas tambm na narrao, graas ao artifcio de criar um narrador fictcio, o velho gacho Blau Nunes, que toma a palavra e conta as estrias. Em alguns momentos em Lendas do Sul a linguagem se torna solene. A linguagem viva e cheia de dialetismos, o que, em parte, dificulta a leitura. O linguajar gauchesco reproduzido pelo escritor, no se tornando pitoresco. O interesse pelo documento leva Simes Lopes Neto a elaborar uma coletnea de poesias populares: Cancioneiro guasca. E tambm copilao da mitologia riograndense, Lendas do Sul, em que Boitat, a Salamanca do Jarau e o Negrinho do Pastoreio so revividos pelo estilo oral do narrador pelotense.

Vous aimerez peut-être aussi