Vous êtes sur la page 1sur 3

Mauro Muszkat

Msica, neurocincia e desenvolvimento humano


Na ltima dcada, houve uma grande expanso nos conhecimentos das bases neurobiolgicas do processamento da msica devido, em parte, s novas tecnologias de neuroimagem.Tais tcnicas permitem revelar em tempo real como o crebro processa, d sentido e emoo impalpabilidade de sons organizados e silncios articulados. O processamento musical envolve uma ampla gama de reas cerebrais relacionadas percepo de alturas, timbres, ritmos, decodificao mtrica, meldico-hamnica, gestualidade implcita e modulao do sistema de prazer e recompensa que acompanham nossas reaes psquicas e corporais msica. De que maneira o crebro sincroniza duraes, agrupa e cria distines entre sons e timbres, reconhece consonncia e dissonncias, programa movimentos precisos na execuo instrumental e leitura, armazena e evoca melodias familiares e ritmos?. Como tais processos modulares integram percepes mltiplas em uma experincia singular, essencialmente emocional que seduz e direciona ao mesmo tempo nossos sentidos, nosso corpo e cognio. Entender o crebro musical pode elucidar aspectos fundamentais da mente humana, da emergncia da conscincia a partir da emoo, da percepo implcita conscincia autorreflexiva. Se por um lado, a neurocincia tradicionalmente lida com a objetividade dos dados e sinais que cartografam o funcionamento cerebral, por outro, a msica no pode ser entendida sem levarmos em conta a subjetividade, o envolvimento ldico e a transitividade que caracterizam a arte. Cincia e arte compartilham o dinamismo do desenvolvimento, que no um estado, mas um processo permanente de aprendizagem e busca de equilbrio e abrange a capacidade de conhecer, conviver, crescer e humanizar-se com as vrias dimenses da vida.

Processamento Musical
A atividade musical mobiliza amplas reas cerebrais, tanto as filogeneticamente mais novas (neocrtex) como os sistemas mais antigos e primitivos como o chamado crebro reptiliano que envolve o cerebelo, reas do tronco cerebral e a amgdala cerebral. As vibraes sonoras, resultantes do deslocamento de molculas de ar, provocam distintos movimentos nas clulas ciliares (receptoras) localizadas no ouvido interno e so transmitidas para centros do tronco cerebral. A frequncia de vibrao dos sons tem uma correspondncia com a localizao das clulas ciliadas do ouvido interno e a intensidade dos sons est diretamente relacionada ao nmero de fibras que entram em ao. Quanto mais intenso o som, mais fibras entram em ao. Existe uma relao entre a localizao da clula sensorial na cclea e a frequncia de vibrao dos sons. A frequncia que mais excita uma clula sensorial muda sistematicamente de alta (sons agudos) para baixa frequncia (sons graves). Assim, os estmulos sonoros nas chamadas clulas ciliares so levados pelo nervo auditivo de maneira organizada ao crtex auditivo (lobo temporal).O primeiro estgio, a senso-percepo musical, se d nas reas de projeo localizadas no lobo temporal no chamado crtex auditivo ou rea auditiva primria responsvel pela decodificao da altura, timbre, contorno e ritmo. Tal rea conecta-se com o restante do crebro em circuitos de ida e volta, com reas da memria como o hipocampo que reconhece a familiaridade dos elementos temticos e rtmicos, bem como com as reas de regulao motora e emocional como o cerebelo e a amgdala (que atribuem um valor emocional experincia sonora) e um pequeno ncleo de substncia cinzenta (ncleo acumbens) relacionado ao sentido de prazer e recompensa (Figura 1). Enquanto as reas temporais do crebro so aquelas que recebem e processam os sons, algumas reas especficas do lobo frontal so responsveis pela decodificao da estrutura e ordem temporal, isto , do comportamento musical mais planejado.

67

Msica, neurocincia e desenvolvimento humano

Justificativas de por que Msica na escola

Mauro Muszkat
H uma especializao hemisfrica para a msica no sentido do predomnio do lado direito para a discriminao da direo das alturas (contorno meldico), do contedo emocional da msica e dos timbres (nas reas temporais e frontais) enquanto o ritmo e durao e a mtrica, a discriminao da tonalidade se d predominantemente no lado esquerdo do crebro. O hemisfrio cerebral esquerdo tambm analisa os parmetros de ritmo e altura interagindo diretamente com as reas da linguagem, que identificam a sintaxe musical.

Crtex Motor Movimento, bater o p, danar e tocar um instrumento

Crtex Sensorial Reao tctil a tocar um instrumento e danar

Crtex Auditivo As primeiras etapas da audio de sons, a percepo e a anlise de tons

Corpo Caloso Liga os hemisfrios esquerdo e direito

Hipocampo Memria para a msica, experincias e contextos musicais

Crtex Pr-frontal Criao de expectativas; violao e satisfao das expectativas

Ncleo Accumbens Reaes emocionais msica Crtex Visual Leitura de msica, observao dos movimentos de um executante (incluindo a do prprio) Amgdala Reaes emocionais msica Cerebelo Movimentos, como bater o p, danar e tocar um instrumento. Tambm envolvido nas reaes emocionais msica.

Cerebelo Movimentos, como bater o p, danar e tocar um instrumento. Tambm envolvido nas reaes emocionais msica.

Figura 1. Representao Esquemtica do Crebro Musical. (Adaptado de Levitin, 2010)

A msica no apenas processada no crebro, mas afeta seu funcionamento. As alteraes fisiolgicas com a exposio msica so mltiplas e vo desde a modulao neurovegetativa dos padres de variabilidade dos ritmos endgenos da frequncia cardaca, dos ritmos respiratrios, dos ritmos eltricos cerebrais, dos ciclos circadianos de sono-viglia, at a produo de vrios neurotransmissores ligados recompensa e ao prazer e ao sistema de neuromodulao da dor. Treinamento musical e exposio prolongada msica considerada prazerosa aumentam a produo de neurotrofinas produzidas em nosso crebro em situaes de desafio, podendo determinar no s aumento da sobrevivncia de neurnios como mudanas de padres de conectividade na chamada plasticidade cerebral.

Msica e Plasticidade Cerebral


A experincia musical modifica estruturalmente o crebro. Pessoas sem treino musical processam melodias preferencialmente no hemisfrio cerebral direito, enquanto nos msicos, h uma transferncia para o hemisfrio cerebral esquerdo. O treino musical tambm aumenta o tamanho, a conectividade (maior nmero de sinapses-contatos entre os neurnios) de vrias reas cerebrais como o corpo caloso (que une um lado a outro do crebro), o cerebelo e o crtex motor (envolvido com a execuo de instrumentos). Ativao maior de reas do hemisfrio cerebral esquerdo pode potencializar no s as funes musicais, mas tambm as funes lingsticas, que so sediadas neste mesmo lado do crebro. Vrios circuitos neuronais so ativados pela msica, uma vez que o aprendizado musical requer habilidades multimodais que envolvem a percepo de estmulos simultneos e a integrao de varias funes cognitivas como a ateno, a memria e das reas de associao sensorial e corporal, envolvidas tanto na linguagem corporal quanto simblica. As crianas, de maneira geral, expressam as emoes mais facilmente pela msica do que pelas palavras. Neste sentido, o estudo da msica pode ser uma ferramenta nica para ampliao do desenvolvimento cognitivo e emocional das crianas, incluindo aquelas com transtornos ou disfunes do neurodesenvolvimento como o dficit de ateno e a dislexia.

68

Msica, neurocincia e desenvolvimento humano

Estimulando o Crebro Musical


O uso da msica para fins teraputicos data de tempos ancestrais e apoia-se na capacidade da msica de evocar e estimular uma srie de reaes fisiolgicas que fazem a ligao direta entre o crebro emocional e o crebro executivo.A msica estimula a flexibilidade mental, a coeso social fortalecendo vnculos e compartilhamento de emoes que nos fazem perceber que o outro faz parte do nosso sistema de referncia. Vrios estudos revelam efeitos clnicos da msica na preciso dos movimentos da marcha, no controle postural, facilitando a expresso de estados afetivos e comportamentais em indivduos com depresso e ansiedade.Tais efeitos positivos da msica tm sido observados em transtornos do desenvolvimento como o dficit de ateno, a dislexia, na doena de Parkinson, na doena de Alzheimer ou em doentes com espasticidade, nos quais a reabilitao com msica ou estmulos a ela relacionados como dana, ritmos ou jogos musicais potencializam as tcnicas de reabilitao fsica e cognitiva. A inteligncia musical um trao compartilhado e mutvel que pode estar presente em grau at acentuado mesmo em crianas com deficincia intelectual. Crianas com sndrome de Willians, um tipo de doena gentica, apresentam deficincia intelectual e habilidades de percepo, de identificao, classificao de diferentes sons e de nuances de andamento, mudana de tonalidade, muitas vezes, extraordinrias. O perodo do neurodesenvolvimento mais sensvel para o desenvolvimento de habilidades musicais se d nos primeiros 8 anos de vida. Estudos com potenciais evocados mostram que bebs j nos primeiros 3 meses de vida apresentam vrias competncias musicais para reconhecer o contorno meldico, diferenciam consonncias e dissonncias e mudanas rtmicas. A exposio precoce msica alm de facilitar a emergncia de talentos ocultos, contribui para a construo de um crebro biologicamente mais conectado, fluido, emocionalmente competente e criativo. Crianas em ambientes sensorialmente enriquecedores apresentam respostas fisiolgicas mais amplas, maior atividade das reas associativas cerebrais, maior grau de neurognese (formao de novos neurnios em rea importante para a memria como o hipocampo) e diminuio da perda neuronal (apoptose funcional). A educao musical favorece a ativao dos chamados neurnios em espelho, localizados em reas frontais e parietais do crebro, e essenciais para a chamada cognio social humana, um conjunto de processos cognitivos e emocionais responsveis pelas funes de empatia, ressonncia afetiva e compreenso de ambigidades na linguagem verbal e no verbal. O avano das correlaes da msica com a funo cerebral exige cada vez mais, um trabalho multidisciplinar (msicos, neurologistas, educadores musicais) que d acesso multiplicidade de experincias musicais, ldicas, criativas, prazerosas, na anlise do impacto da msica no neurodesenvolvimento. Este alcance poder significar um resgate do sentido integrado da arte, educao e cincia e um novo status para inveno e criatividade, pois nas palavras de Drummond, o problema no inventar, ser inventado, hora aps hora e nunca ficar pronta nossa edio convincente.

Referncias bibliogrficas
ANDRADE, P.E. Uma abordagem evolucionria e neurocientfica da msica. Neurocincias. 1 (1): 21-33, 2004. LEVITIN, Dj. A Msica no seu crebro: a cincia de uma obsesso humana. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2010. MUSZKAT, M; Correia, CMF; Campos, SM. Msica e Neurocincias. In: Revista de Neurocincias. 2000; 8 (2): 70-75. SLOBODA, J. A mente musical: a psicologia cognitiva da msica.Traduo Beatriz Ilari e Rodolfo Ilari. Londrina: EDUEL, 2008.

69

Msica, neurocincia e desenvolvimento humano

Vous aimerez peut-être aussi