Vous êtes sur la page 1sur 9

19 de fevereiro de 2009

BEM DE FAMLIA
HISTRICO
O referencial histrico mais importante do bem de famlia foi o instituto texano do HOMESTEAD ACT, do ano de 1839 (a expresso se traduz como local do lar). Entre os anos de 1837 e 1839, nos Estados Unidos, ocorreram por volta de 33.000 falncias. 959 Bancos fecharam. E o Governo Texano percebeu que a economia muito se retraa e comeava a causar prejuzo para os seus cidados. Ento, por meio desta lei, houve a concesso de uma nova forma de proteo, atribuindo impenhorabilidade pequena propriedade da famlia texana, para que no sofresse intensamente o reflexo da crise.

ESPCIES DE BEM DE FAMLIA


Existem dois tipos de bem de famlia: o bem de famlia voluntrio e o bem de famlia legal.

1) Bem de Famlia Voluntrio (art. 1711 e seguintes do Cdigo Civil)


INTRODUO O bem de famlia voluntrio o institudo por ato de vontade do casal (parceiros em unio estvel) ou at mesmo de terceiro (mediante aceitao, como se afere do art. 1711, p. nico, CC) e registrado no cartrio de imveis (art. 167, I, lei de registros pblicos cc art. 1714, CC).
Art. 1.711, CC - Podem os cnjuges (e tambm os parceiros em unio estvel) , ou a entidade familiar, mediante escritura pblica ou testamento , destinar parte de seu patrimnio para instituir bem de famlia, desde que no ultrapasse um tero do patrimnio lquido existente ao tempo da instituio, mantidas as regras sobre a impenhorabilidade do imvel residencial estabelecida em lei especial. Pargrafo nico. O terceiro poder igualmente instituir bem de famlia por testamento ou doao, dependendo a eficcia do ato da aceitao expressa de ambos os cnjuges beneficiados ou da entidade f amiliar beneficiada.

Art. 167, lei 6015/1973 - No Registro de Imveis, alm da matrcula, sero feitos. (Renumerado do art. 168 com nova redao pela Lei n 6.216, de 1975). I - o registro: (Redao dada pela Lei n 6.216, de 1975). 1) da instituio de bem de famlia; (...) Art. 1.714, CC - O bem de famlia, quer institudo pelos cnjuges ou por t erceiro, constitui-se pelo registro de seu ttulo no Registro de Imveis .

EFEITOS A partir do momento em que os interessados registram e decidem instituir que um determinado bem voluntariamente ser considerado bem de famlia, dois efeitos ocorrero: a) Impenhorabilidade; Registrado o bem de famlia voluntrio, ele se torna impenhorvel/ isento por dvidas futuras com as ressalvas do art. 1715, CC.
Art. 1.715, CC - O bem de famlia isento de execuo por dvidas posteriores sua instituio, salvo as que provierem de tributos relativos ao prdio , ou de despesas de condomnio. Pargrafo nico. No caso de execuo pelas dvidas referidas neste artigo, o saldo existente ser aplicado em outro prdio, como bem de famlia, ou em ttulos da dvida pblica, para sustento familiar, salvo se motivos relevantes aconselharem outra soluo, a critrio do juiz.

b) Inalienabilidade
Art. 1.717, CC - O prdio e os valores mobilirios, constitudos como bem da famlia, no podem ter destino diverso do previsto no art. 1.712 (finalidade de tornar-se domiclio familiar ou revertido em valor mobilirio para ajudar na renda da famlia) ou serem alienados sem o consentimento dos interessados e seus representantes legais, ouvido o Ministrio Pblico . Art. 1.712, CC - O bem de famlia consistir em prdio residencial urbano ou rural, com suas pertenas e acessrios, destinando-se em ambos os casos a domiclio familiar, e poder abranger valores mobilirios, cuja renda ser aplicada na conservao do imvel e no sustent o da famlia.

CARACTERSTICAS Nos termos dos artigos 1711 e 1712, do novo Cdigo Civil/2002, o bem de famlia voluntrio possui duas caractersticas especiais: 1. No poder ultrapassar o teto de UM TERO DO PATRIMNIO LQUIDO dos instituidores. 2

2. Abranger valores mobilirios dentro da instituio do bem de famlia (rendas dele proveniente).
Art. 1.711, CC - Podem os cnjuges, ou a entidade familiar, mediante escritura pblica ou testamento, destinar parte de seu patrimnio para instituir bem de famlia, desde que no ultrapasse um tero do patrimnio lquido existente ao tempo da instituio, mantidas as regras sobre a impenhorabilidade do imvel residencial estabelecida em lei especial. Pargrafo nico. O terceiro poder igualmente instituir bem de fam lia por testamento ou doao, dependendo a eficcia do ato da aceitao expressa de ambos os cnjuges beneficiados ou da entidade familiar beneficiada . Art. 1.712, CC - O bem de famlia consistir em prdio residencial urbano ou rural, com suas pertenas e acessrios, destinando-se em ambos os casos a domiclio familiar, e poder abranger valores mobilirios (novidade do CC/2002) , cuja renda ser aplicada na conservao do imvel e no sustento da famlia.

Observao: situao diversa pode ocorrer. Por necessidade econmica, o casal poder ser compelido a alugar seu nico imvel residencial. Neste caso a renda proveniente do aluguel impenhorvel pelas regras do bem de famlia? O STJ j pacificou entendimento no sentido de ser tambm impenhorvel a renda produzida pelo nico imvel residencial locado a terceiros (REsp 439920/SP; AgRg no REsp 975858/SP).
BEM DE FAMLIA IMVEL LOCADO IMPENHORABILIDADE INTERPRETAO TELEOLGICA DA LEI N 8.009/90. O fato de o nico imvel residencial vir a ser alugado no o desnatura como bem de famlia, quando comprovado que a renda auferida destina-se subsistncia da famlia. Recurso especial provido. (REsp 439920/SP, Rel. Ministro CASTRO FILHO, TERCEIRA TURMA, julgado em 11/11/2003, DJ 09/12/2003 p. 280). PROCESSO CIVIL PENHORA BEM DE FAMLIA LEI N. 8.009/90 REEXAME DE PROVA SMULA 7/STJ AGRAVO REGIMENTAL IMPROVIDO. 1. Esta Corte Superior assentou entendimento de que possvel a afetao da impenhorabilidade do imvel em razo da Lei n. 8.009/90, ainda que o imvel esteja locado a terceiros. 2. Todavia, in casu, o Tribunal de origem destacou que o agravante 'no demonstra que utilize efetivamente a renda de seu imvel, locado para fins comerciais, para pagamento de seu aluguel residencial. Incumbia-lhe, alm do nus da alegao do fato na petio inicial, o nus da prova de sua veracidade'. 3. Documento comprobatrio da situao jurdica do imvel (contrato de locao) juntado aos autos apenas por ocasio da interposio do recurso especial, operando-se a precluso temporal. 4. Aferir a destinao dada ao imvel demanda a reanlise do contexto fticoprobatrio dos autos, o que defeso a este Tribunal em vista do bice da Smula 7/STJ: A pretenso de simples reexame de prova no enseja recurso especial. Agravo regimental improvido. (AgRg no REsp 975858/SP, Rel. Ministro HUMBERTO MARTINS, SEGUNDA TURMA, julgado em 27/11/2007, DJ 07/12/2007 p. 356)

REGRAS DO BEM DE FAMLIA VOLUNTRIO Administrao do bem de famlia voluntrio 3

Art. 1.720, CC - Salvo disposio em contrrio do ato de instituio, a administrao do bem de famlia compete a ambos os cnjuges , resolvendo o juiz em caso de divergncia. Pargrafo nico. Com o falecimento de ambos os cnjuges, a administrao passar ao filho mais velho, se for maior, e, do contrrio, a seu tutor .

Extino do bem de famlia voluntrio


Art. 1.722, CC - Extingue-se, igualmente, o bem de famlia com a morte de ambos os cnjuges e a maioridade dos filhos, desde que no sujeitos a curatela . Art. 1.721, CC - A dissoluo da sociedade conjugal no extingue o bem de famlia . Pargrafo nico. Dissolvida a sociedade conjugal pela morte de um dos cnjuges, o sobrevivente poder pedir a extino do bem de famlia, se for o nico bem do casal.

2) Bem de Famlia Legal (lei n 8009/1990)


INTRODUO Este o bem de famlia mais utilizado no ordenamento brasileiro. Originariamente seu regramento adveio de uma medida provisria, que posteriormente foi transformada em lei. O homem no deve servir ao patrimnio, mas o patrimnio serve ao homem. A teoria do MNIMO EXISTENCIAL e o princpio da DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA atuam conjuntamente, fazendo surgir a idia que deu origem ao instituto do bem de famlia legal. A smula 205, STJ, resguardando o mbito existencial mnimo da pessoa do devedor, admite a aplicao da lei 8009/1990 para penhoras realizadas antes mesmo de sua vigncia:
Smula 205, STJ - A LEI 8.009/90 APLICA-SE A PENHORA REALIZADA ANTES DE SUA VIGNCIA.

A grande vantagem da lei 8009/1990 foi consagrar uma impenhorabilidade legal, independentemente da constituio formal e do registro do bem de famlia. OBJETO DO BEM DE FAMLIA E A IMPENHORABILIDADE
Art. 1, lei 8009/1990- O imvel residencial prprio do casal, ou da entidade familiar, impenhorvel e no responder por qualquer tipo de dvida civil, comercial, fiscal, previdenciria ou de outra natureza, contrada pelos cnjuges ou pelos pais ou filhos que sejam seus proprietrios e nele residam, salvo nas hipteses previstas nesta lei. Pargrafo nico. A impenhorabilidade compreende o imvel sobre o qual se assentam a construo, as plantaes, as benfeitorias de qualquer natureza e todos os equipamentos, inclusive os de uso profissional, ou mveis que guarnecem a casa , desde que quitados.

A proteo ampla, envolvendo o imvel em si, mais as plantaes, as benfeitorias (ATENO: abrange as benfeitorias de qualquer natureza), a construo e at mesmo bens mobilirios (equipamentos profissionais e mveis quitados). Observao: o STJ, em mais de uma oportunidade (REsp 207693/SC, REsp 510643/DF, REsp 515122/RS), bem como no noticirio de 15 de maio de 2007, tem admitido o DESMEMBRAMENTO DO IMVEL para efeito de penhora.
BEM DE FAMLIA. Terreno. Possibilidade de parcelamento. Prova. No ofende a lei a deciso que determina a colheita de prova sobre a possibilidade de ser desmembrado um terreno urbano com 1,4 ha., onde est construdo o prdio destinado residncia da famlia.Recurso no conhecido. (REsp 207693/SC, Rel. Ministro RUY ROSADO DE AGUIAR, QUARTA TURMA, julgado em 18/05/1999, DJ 28/06/1999 p. 123). PROCESSO CIVIL - IMPENHORABILIDADE - BEM DE FAMLIA - INVIABILIDADE DE FRACIONAMENTO DO IMVEL - REEXAME DE PROVA - SMULA 7/STJ DISSDIO JURISPRUDENCIAL - INEXISTNCIA - CONTEXTO FTICO DIVERSO 1. A impenhorabilidade do bem de famlia, trazida pela Lei 8.009/90, se estende ao imvel em que se encontra a residncia familiar, nos termos do art. 1, pargrafo nico da lei. O fracionamento do imvel para efeito de penhora, que a princpio se admite, se afigura invivel no presente caso, conforme atestaram as instncias ordinrias. 2. No se admite o recurso especial amparado em pressuposto ftico diverso do revelado pelos juzos ordinrios, cuja constatao dependa do reexame do conjunto ftico-probatrio, a teor do que dispe o enunciado n. 7 da Smula do STJ. 3. Dissdio jurisprudencial no verificado. 4. Recurso especial no conhecido. (REsp 510643/DF, Rel. Ministro JORGE SCARTEZZINI, QUARTA TURMA, julgado em 17/05/2005, DJ 30/05/2005 p. 383) Execuo. Bem de famlia. Precluso. Penhora de parte comercial do imvel. Precedentes da Corte. 1. A Corte j assentou que indeferida a impenhorabilidade em deciso no atacada por recurso, sobre esta desce o manto da precluso. 2. possvel a penhora da parte comercial do imvel, guardadas as peculiaridades do caso, mesmo sem que haja matrculas diferentes. 3. Recurso especial conhecido e provido. (REsp 515122/RS, Rel. Ministro CARLOS ALBERTO MENEZES DIREITO, TERCEIRA TURMA, julgado em 16/12/2003, DJ 29/03/2004 p. 233)

Quais so os bens mveis protegidos pela lei 8009/1990? Primeiramente deve ser interpretado o artigo 2 da referida lei do bem de famlia legal:
Art. 2, lei 8009/1990 - Excluem-se (primeiramente um conceito negativo) da impenhorabilidade os veculos de transporte, obras de arte e adornos suntuosos . Pargrafo nico. No caso de imvel locado, a impenhorabilidade aplica -se aos bens mveis quitados que guarneam a residncia e que sejam de propriedade do locatrio, observado o disposto neste artigo.

Exemplos na jurisprudncia e doutrina brasileira de bens mveis protegidos pela lei 8009/1990: freezer, mquina de lavar, mquina de secar, computador, televiso, ar-condicionado; no REsp 218882/SP, o STJ entendeu que a proteo se estende a instrumento musical (teclado).

PROCESSUAL CIVIL. LEI 8.009/90. BEM DE FAMLIA. HERMENUTICA. FREEZER, MQUINA DE LAVAR E SECAR ROUPAS E MICROONDAS. IMPENHORABILIDADE. TECLADO MUSICAL. ESCOPOS POLTICO E SOCIAL DO PROCESSO. HERMENUTICA. PRECEDENTES. RECURSO PROVIDO. I No obstante noticiem os autos no ser ele utilizado como atividade profissional, mas apenas como instrumento de aprendizagem de uma das filhas do executado, parece-me mais razovel que, em uma sociedade marcadamente violenta como a atual, seja valorizada a conduta dos que se dedicam aos instrumentos musicais, sobretudo quando sem o objetivo do lucro, por tudo que a msica representa, notadamente em um lar e na formao dos filhos, a dispensar maiores consideraes. Ademais, no seria um mero teclado musical que iria contribuir para o equilbrio das finanas de um banco. O processo, como cedio, no tem escopo apenas jurdico, mas tambm poltico (no seu sentido mais alto) e social. II - A Lei 8.009/90, ao dispor que so impenhorveis os equipamentos que guarnecem a residncia, inclusive mveis, no abarca to-somente os indispensveis moradia, mas tambm aqueles que usualmente a integram e que no se qualificam como objetos de luxo ou adorno. III - Ao juiz, em sua funo de intrprete e aplicador da lei, em ateno aos fins sociais a que ela se dirige e s exigncias do bem comum, como admiravelmente adverte o art. 5, LICC, incumbe dar exegese construtiva e valorativa, que se afeioe aos seus fins teleolgicos, sabido que ela deve refletir no s os valores que a inspiraram mas tambm as transformaes culturais e scio-polticas da sociedade a que se destina. (REsp 218882/SP, Rel. Ministro SLVIO DE FIGUEIREDO TEIXEIRA, QUARTA TURMA, julgado em 02/09/1999, DJ 25/10/1999 p. 92)

Observao: STJ j consolidou que vaga de garagem com matrcula e registro prprios penhorvel (AgRg no Ag 1.058.070) no se estendendo a ela, proteo do instituto do bem de famlia legal.
AGRAVO REGIMENTAL. BEM DE FAMLIA. VAGA AUTNOMA DE GARAGEM. PENHORABILIDADE. 1. Est consolidado nesta Corte o entendimento de que a vaga de garagem, desde que com matrcula e registro prprios, pode ser objeto de constrio, no se lhe aplicando a impenhorabilidade da Lei n 8.009/90. 2. Agravo regimental desprovido. (AgRg no Ag 1058070/RS, Rel. Ministro FERNANDO GONALVES, QUARTA TURMA, julgado em 16/12/2008, DJe 02/02/2009)

BEM DE FAMLIA VOLUNTRIO OU LEGAL? O artigo 5, da lei 8009/1990 estabelece que se o casal ou a entidade familiar for possuidor de mais um imvel residencial, a proteo automtica do bem de famlia legal recair no de menor valor, salvo se outro imvel houver sido inscrito como bem de famlia voluntrio (seguindo o regramento dos artigos 1711 e seguintes, do Cdigo Civil, como j visto).
Art. 5, lei 8009/1990 - Para os efeitos de impenhorabilidade, de que trata esta lei, considera-se residncia um nico imvel utilizado pelo casal ou pela entidade familiar para moradia permanente. Pargrafo nico. Na hiptese de o casal, ou entidade familiar, ser possuidor de vrios imveis utilizados como residncia , a impenhorabilidade recair sobre o de menor valor, salvo se outro tiver sido registrado , para esse fim, no Registro de Imveis e na forma do art. 70 do Cdigo Civil.

EXCEES IMPENHORABILIDADE DO BEM DE FAMLIA LEGAL Professor Pablo Stolze diz que de mesmo modo, essas excees (em grande parte de ordem pblica), sero aplicadas tambm para como decorrncia instituio do bem de famlia voluntrio. Tal aplicao justifica-se pela expresso onde h a mesma razo, haver o mesmo direito.
Art. 3, lei 8009/1990 - A impenhorabilidade oponvel em qualquer processo de execuo civil, fiscal, previdenciria, trabalhista ou de outra natureza, salvo se movido: I - em razo dos crditos de trabalhadores da prpria residncia e das respectivas contribuies previdencirias;

Se houver ao movida por qualquer dos trabalhadores domsticos da residncia, no tocante ao recolhimento das contribuies previdencirias ou quanto ao pagamento/crdito por seus servios, no poder ser oposta a impenhorabilidade do bem de famlia. Observao: ficou assentado no REsp 644733/SC, no que tange interpretao do inciso I, do art. 3, lei 8009/1990, que trabalhadores ou empregados eventuais (eletricista, pintor, pedreiro, entre outros), no esto abrangidos pela exceo legal.
PROCESSUAL CIVIL. BEM IMPENHORVEL. ARTIGO 3, INCISO I DA LEI 8.009/90. MO DE OBRA EMPREGADA NA CONSTRUO DE OBRA. INTERPRETAO EXTENSIVA. IMPOSSIBILIDADE. (...) 3. Consectariamente, no se confundem os serviais da residncia, com empregados eventuais que trabalham na construo ou reforma do imvel, sem vnculo empregatcio, como o exercido pelo diarista, pedreiro, eletricista, pintor, vale dizer, trabalhadores em geral. (...) (REsp 644733/SC, Rel. Ministro FRANCISCO FALCO, Rel. p/ Acrdo Ministro LUIZ FUX, PRIMEIRA TURMA, julgado em 20/10/2005, DJ 28/11/2005 p. 197)

II - pelo titular do crdito decorrente do financiamento destinado construo ou aquisio do imvel, no limite dos crditos e acrscimos constitudos em funo do respectivo contrato;

No se pode opor ao agente que financiou a construo ou a aquisio do bem de famlia, a proteo da impenhorabilidade; no haveria lgica mas, muita margem para fraudes.
III - pelo credor de penso alimentcia; IV - para cobrana de impostos, predial ou territorial, taxas e contribuies devidas em funo do imvel familiar ;

A exceo da lei restringe-se aos tributos cobrados e vinculados ao bem de famlia. 7

Observao: O Supremo Tribunal Federal j firmou entendimento, seguido pelo STJ, no sentido de que a cobrana de taxa de condomnio resulta tambm na penhora do imvel (RE 439003/SP). Taxa de condomnio no tributo, mas, por fundamentos de ordem social, se os condminos no pagassem a taxa de condomnio, haveria grande desfalque na receita que mantm as atividades deste condomnio.
RE 439003 / SP - SO PAULO RECURSO EXTRAORDINRIO Relator(a): Min. EROS GRAU Julgamento: 06/02/2007 rgo Julgador: Segunda Turma Publicao DJ 02-03-2007 EMENTA: RECURSO EXTRAORDINRIO. BEM DE FAMLIA. PENHORA. DECORRNCIA DE DESPESAS CONDOMINIAIS. 1. A relao condominial , tipicamente, relao de comunho de escopo. O pagamento da contribuio condominial [obrigao propter rem] essencial conservao da propriedade, vale dizer, garantia da subsistncia individual e familiar --- a dignidade da pessoa humana. 2. No h razo para, no caso, cogitar-se de impenhorabilidade. 3. Recurso extraordinrio a que se nega provimento.

V - para execuo de hipoteca sobre o imvel oferecido como garantia real pe lo casal ou pela entidade familiar;

Caso contrrio, se pudesse alegar a impenhorabilidade, se violaria o venire contra factum proprium. Observao: O STJ, por outro lado, como se l no AgRg no REsp 813546/DF, tem entendido que a simples indicao do bem penhora no implica renncia ao benefcio da lei 8009/1990. O devedor poder depois, em embargos, retificar a indicao a desdizendo; STJ tem admitido esta prtica, mesmo que viole neste caso a vedao imposta pelo princpio do venire contra factum proprium.
PROCESSUAL CIVIL E TRIBUTRIO. EXECUO FISCAL. BEM DE FAMLIA OFERECIDO PENHORA. RENNCIA AO BENEFCIO ASSEGURADO PELA LEI. 8.009/90. IMPOSSIBILIDADE. 1. A indicao do bem de famlia penhora no implica em renncia ao benefcio conferido pela Lei 8.009/90, mxime por tratar-se de norma cogente que contm princpio de ordem pblica, consoante a jurisprudncia assente neste STJ. 2. Dessarte, a indicao do bem penhora no produz efeito capaz de elidir o benefcio assegurado pela Lei 8.009/90. Precedentes: REsp 684.587 - TO, Relator Ministro ALDIR PASSARINHO JUNIOR, Quarta Turma, DJ de 13 de maro de 2005; REsp 242.175 - PR, Relator Ministro RUY ROSADO DE AGUIAR, Quarta Turma, DJ de 08 de maio de 2.000; REsp 205.040 - SP, Relator Ministro EDUARDO RIBEIRO, Terceira Turma, DJ de 15 de abril de 1.999) 3. As excees impenhorabilidade devem decorrer de expressa previso legal. 4. Agravo Regimental provido para dar provimento ao Recurso Especial. (AgRg no REsp 813546/DF, Rel. Ministro FRANCISCO FALCO, Rel. p/ Acrdo Ministro LUIZ FUX, PRIMEIRA TURMA, julgado em 10/04/2007, DJ 04/06/2007 p. 314)

VI - por ter sido adquirido com produto de crime ou para execuo de sentena penal condenatria a ressarcimento, indenizao ou perdimento de bens (efeitos civis da sentena penal condenatria) . VII - por obrigao decorrente de fiana concedida em contrato de locao. (Includo pela Lei n 8.245, de 1991)

Este inciso VII o inciso mais polmico dentre todos os constantes do rol do art. 3. O fiador, segundo este dispositivo, em contrato locatcio no possui a proteo do bem de famlia no Brasil. O professor Pablo Stolze entende como um retrocesso este inciso, e mais ainda, com a posio dada pelo Supremo recentemente. O STF, por seu plenrio, j firmou ser constitucional a penhora do imvel residencial do fiador na locao (RE 352940-4/SP e RE-AgR 477953/SP).
RE-AgR 477953 / SP - SO PAULO AG.REG.NO RECURSO EXTRAORDINRIO Relator(a): Min. EROS GRAU Julgamento: 28/11/2006 rgo Julgador: Segunda Turma EMENTA: AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO EXTRAORDINRIO. PENHORA. FIADOR. BEM DE FAMLIA. LEGITIMIDADE. 1. O Plenrio do Supremo Tribunal Federal, ao julgar o RE n. 407.688, decidiu pela possibilidade de penhora do bem de famlia de fiador, sem violao do art. 6 da Constituio do Brasil. Agravo regimental a que se nega provimento. 4. Jurisprudncia Selecionada

Observao: a smula 364, STJ firmou entendimento no sentido que a proteo do bem de famlia alcana inclusive devedores solteiros, separados (inclusive os divorciados) e vivos.
Smula 364, STJ - O conceito de impenhorabilidade de bem de famlia abrange tambm o imvel pertencente a pessoas solteiras, separadas e vivas.

Vous aimerez peut-être aussi