Vous êtes sur la page 1sur 8

09 de julho de 2009

DO DIREITO DAS SUCESSES (Livro V) Introduo e breves consideraes


CONCEITO
Segundo a doutrina de Clvis Bevilqua, o direito das sucesses o conceito de normas e princpios segundo o qual se realiza a transmisso do patrimnio de algum para depois de sua morte.

NATUREZA
No Brasil o direito sucessrio considerado como um direito fundamental, previsto no art. 5, CF:
Art. 5, CF XXX - garantido o direito de herana;

SISTEMA DA DIVISO NECESSRIA


Segundo Orlando Gomes, consagrou-se no Brasil o sistema da diviso necessria sobre o patrimnio consubstanciado na herana (1.789, CC).
Art. 1.789, CC - Havendo herdeiros necessrios, o testador s poder dispor da metade da herana.

Pode dispor o testador desta parte como bem entender.

Parte disponvel

Parte legtima

Necessariamente esta parte ir para os herdeiros legtimos do testador

ESPCIES DE SUCESSES
Aqui sero mencionadas as espcies de sucesses mortis causas, como sucesso hereditria, podendo ser: 1) SUCESSO HEREDITRIA TESTAMENTRIA Esta espcie de sucesso realizada atravs do ato solene do testamento. No Brasil esta espcie de sucesso no muito utilizada, pela tradio e por razo da cultura brasileira. A pessoa que morre sem testamento morre ab intestato. No havendo o testamento vlido e eficaz (pode o testamento caducar ou ser considerado invlido), haver a aplicao do regramento de direito sucessrio sobre da sucesso hereditria legtima. A sucesso hereditria testamentria ser de melhor forma estudada no Intensivo II. 2) SUCESSO HEREDITRIA LEGTIMA
Art. 1.786, CC - A sucesso d-se por lei ou por disposio de ltima vontade. Art. 1.787, CC - Regula a sucesso e a legitimao para suceder a lei vigente ao tempo da abertura daquela. Art. 1.788, CC - Morrendo a pessoa sem testamento, transmite a herana aos herdeiros legtimos; o mesmo ocorrer quanto aos bens que no forem compreendidos no testamento; e subsiste a sucesso legtima se o testamento caducar, ou for julgado nulo.

Observao: a professora Maria Helena Diniz observa que a sucesso a ttulo universal quando houver a transferncia da totalidade ou de parte indeterminada da herana; por outro lado, ser feita a sucesso a ttulo singular 2

quando o testador transferir ao beneficirio os objetos de forma certa e determinada, como ocorre no caso do legatrio. No possvel no Brasil haver a celebrao de um contrato que tenha por objeton a herana de uma pessoa viva, chamado este contrato vedado de pacta corvina.
Art. 426, CC - No pode ser objeto de contrato a herana de pessoa viva.

LEI SUCESSRIA NO TEMPO E NO ESPAO


A disposio sobre a lei sucessria no espao matria que envolve a competncia para a anlise do direito sucessrio e ser delimitada dentro da seara do direito processual civil.
Art. 1.785, CC - A sucesso abre-se no lugar do ltimo domiclio do falecido.

O grande problema do direito civil a disposio legal sobre a aplicao da lei sucessria no tempo, como disposto no artigo 1.787, CC:
Art. 1.787, CC - Regula a sucesso e a legitimao para suceder a lei vigente ao tempo da abertura daquela.

Em suma, segundo a leitura do artigo 1.787, CC, a lei que regula o direito herana, tambm a legitimidade para receb-la, no bojo do inventrio ou arrolamento a lei vigente ao tempo da morte do de cujus, isto , o tempo da abertura da sucesso (REsp 205517/SP, REsp 740127/SC).
Direito civil. Sucesso. Companheira. Sobrinhos do de cujus. Lei aplicvel. I. - No direito das sucesses aplica-se a lei vigente ao tempo da abertura da sucesso. Antes da Lei n 8.971, de 29/12/1994, a companheira no podia se habilitar como herdeira em detrimento de sobrinhos do de cujus. II. - Recurso especial no conhecido. (REsp 205517/SP, Rel. Ministro ANTNIO DE PDUA RIBEIRO, TERCEIRA TURMA, julgado em 01/04/2003, DJ 19/05/2003 p. 222) Direito civil e processual civil. Recurso especial. Famlia. Adoo de menor. Lei vigente. Aplicabilidade. Sucesso. Ordem de vocao hereditria. Legitimidade dos irmos. - Nas questes que versam acerca de direito sucessrio, aplica-se a lei vigente ao tempo da abertura da sucesso. - As adoes constitudas sob a gide dos arts. 376 e 378 do CC/16 no afastam o parentesco natural, resultante da consanginidade, estabelecendo um novo vnculo de parentesco civil to-somente entre adotante(s) e adotado. - Tem, portanto, legitimidade ativa para instaurar procedimento de arrolamento sumrio de bens, o parente consangneo em 2 grau na linha colateral (irmo natural), notadamente quando, pela ordem de vocao hereditria, ausentes descendentes, ascendentes (naturais e civis), ou cnjuge do falecido. Recurso especial conhecido e provido. (REsp 740127/SC, Rel. Ministra NANCY ANDRIGHI, TERCEIRA TURMA, julgado em 11/10/2005, DJ 13/02/2006 p. 799)

PRINCPIO DA SAISINE
A pronncia correta do vocbulo em francs princpio da ssini. Na linha de entendimento do professor Francisco Cahali, o princpio da saisine uma fico jurdica que visa a impedir que a herana permanea sem titular: aberta a sucesso, a herana transmitida imediatamente aos herdeiros legtimos e testamentrios.
Art. 1.784, CC - Aberta a sucesso, a herana transmite -se, desde logo, aos herdeiros legtimos e testamentrios.

Observao: vale lembrar que a herana, nos termos do artigo 1.791, CC, enquanto se processa o inventrio ou o arrolamento, indivisvel, cabendo a cada herdeiro apenas uma frao ideal do todo.
Art. 1.791, CC - A herana defere-se como um todo unitrio (em condomnio, por exemplo), ainda que vrios sejam os herdeiros. Pargrafo nico. At a partilha, o direito dos co -herdeiros, quanto propriedade e posse da herana, ser indivisvel, e regular-se- pelas normas relativas ao condomnio.

Observao: O julgado do REsp 570723/RJ, o STJ vem passando a admitir que o herdeiro que ocupa com exclusividade o imvel do inventrio ou do arrolamento, dever pagar aluguel aos outros herdeiros, enquanto o processo de inventrio ou de arrolamento no acaba.
Direito civil. Recurso especial. Cobrana de aluguel. Herdeiros. Utilizao exclusiva do imvel. Oposio necessria. Termo inicial. - Aquele que ocupa exclusivamente imvel deixado pelo falecido dever pagar aos demais herdeiros valores a ttulo de aluguel proporcional, quando demonstrada oposio sua ocupao exclusiva. - Nesta hiptese, o termo inicial para o pagamento dos valores deve coincidir com a efetiva oposio, judicial ou extrajudicial, dos demais herdeiros. Recurso especial parcialmente conhecido e provido. (REsp 570723/RJ, Rel. Ministra NANCY ANDRIGHI, TERCEIRA TURMA, julgado em 27/03/2007, DJ 20/08/2007 p. 268)

ACEITAO E RENNCIA DA HERANA


A aceitao da herana um ato jurdico (que no admite condio, termo ou encargo) pelo qual o herdeiro confirma o recebimento da herana no limite das suas foras (art. 1.792, CC).
Art. 1.792, CC - O herdeiro no responde por encargos superiores s foras da herana; incumbe-lhe, porm, a prova do excesso, salvo se houver inventrio que a escuse, demonstrando o valor dos bens herdado s.

O herdeiro no pode responder ultra vires hereditatis, isto , no poder ele responder com seu prprio patrimnio, s dvidas do de cujus, alm das foras da herana que vir a responder. A aceitao da herana admite algumas tipologias, muito recorrentes em concurso; a aceitao da herana, nos termos dos artigos 1.805 e 1.807, CC, poder ser: expressa, tcita ou presumida.
Art. 1.805, CC - A aceitao da herana, quando expressa, faz -se por declarao escrita (aceitao expressa da herana) ; quando tcita, h de resultar to -somente de atos prprios da qualidade de herdeiro (normalmente a aceitao da herana que ocorre). 1 No exprimem aceitao de herana os atos oficiosos , como o funeral do finado, os meramente conservatrios, ou os d e administrao e guarda provisria. 2 No importa igualmente aceitao a cesso gratuita, pura e simples, da herana, aos demais co -herdeiros.
o o

Exemplo da situao do 2: Pato Donald pai de Huguinho, Zezinho e Luisinho e vem a falecer. Se Huguinho diz que est cedendo gratuitamente a sua parte aos seus irmos Zezinho e Luisinho, tecnicamente ele no est aceitando a herana, mas renunciando a ela. Mas, se Huguinho disser que aceita sua parte na herana e a direciona a sua parte, cedendo-a gratuitamente a Zezinho, h tecnicamente aceitao da herana e posterior ato de cesso. Neste caso incidem dois impostos, o ITBI e o ICMD um em razo da herana e outro em razo da transmisso decorrente da cesso.
Art. 1.793, CC - O direito sucesso aberta, bem como o quinho de que disponha o co-herdeiro, pode ser objeto de cesso por escritura pblica . o 1 Os direitos, conferidos ao herdeiro em conseqncia de substituio ou de direito de acrescer, presumem-se no abrangidos pela cesso feita ant eriormente. o 2 ineficaz a cesso, pelo co-herdeiro, de seu direito hereditrio sobre qualquer bem da herana considerado singularmente. o 3 Ineficaz a disposio, sem prvia autorizao do juiz da sucesso, por qualquer herdeiro, de bem componente d o acervo hereditrio, pendente a indivisibilidade.

Observao: em suma, se um dos herdeiros resolve aceitar a herana e, em seguida, ceder a sua cota, nos termos do artigo 1.793, CC, a um dos herdeiros determinados, est, em verdade, aceitando e realizando uma cesso de cota hereditria, com dupla incidncia tributria.
Art. 1.807, CC - O interessado em que o herdeiro declare se aceita, ou no, a herana, poder, vinte dias aps aberta a sucesso, requerer ao juiz prazo razovel, no maior de trinta dias, para, nele, se pronunciar o herdeiro, sob pena de se haver a herana por aceita (aceitao presumida da herana) .

Quanto anlise da renncia, primeiramente preciso que se estabelea o conceito do direito de representao. O direito de representao, regulado a 5

partir do artigo 1.851, CC, mitiga a regra segundo a qual o parente mais prximo exclui o mais remoto.
Art. 1.851, CC - D-se o direito de representao, quando a lei chama certos parentes do falecido a suceder em todos os direitos, em que ele sucederia, se vivo fosse. Art. 1.852, CC - O direito de representao d-se na linha reta descendente, mas nunca na ascendente. Art. 1.853, CC - Na linha transversal, somente se d o direito de representao em favor dos filhos de irmos do falecido, quando com irmos deste concorrerem. Art. 1.854, CC - Os representantes s podem herdar, como tais, o que herdaria o representado, se vivo fosse. Art. 1.855, CC - O quinho do representado partir -se- por igual entre os representantes. Art. 1.856, CC - O renunciante herana de uma pessoa poder represent -la na sucesso de outra.

Morreu em 2008

"C"

"B"
E

"D"
"A"
Morre em 2009

Neste caso do exemplo, os filhos de B, E e F herdaro a 1/3 parte que era direito de B, seu pai que faleceu em pr-morincia, isto , antes de falecido o autor da herana que se tem como objeto nesta relao. Na linha reta, subindo, quanto aos ascendentes, no h direito de representao; a herana no ir para os avs de E e F, que so pais de B, segundo o entendimento do artigo 1.852, CC, acima transcrito.

IRMOS

C (renuncia herana de seu irmo D) B

D (morreu sem filhos)

E (irmo prmorto do de cujus)

Somente os sobrinhos tm direito de representao neste caso para receber a herana do tio D; se F e G estivessem mortos, seus filhos (como H, por exemplo) no teriam direito de representao (mandamento do artigo 1.853, CC, acima transcrito).
Art. 1.806, CC - A renncia da herana deve constar expressamente de instrumento pblico ou termo judicial.

Ultrapassado o estudo do direito de representao, preciso que se estude o ato de renncia herana. A renncia uma declarao abdicativa do direito herana com efeitos retroativos, razo pela qual os herdeiros do renunciante no herdam por direito de representao. O direito de representao somente poder ser exercido no caso da pr-morte do ascendente que deveria receber a herana. Quando a pessoa renuncia herana, o efeito de como se ela nunca houvesse sido herdeira. Se o pai C renunciar herana do irmo D, exclui-se o direito de representao de seus filhos I e J. o efeito retroativo desta declarao abdicativa. A no ser que tambm B renunciasse herana, a seus filhos, ou seja, todos os sobrinhos envolvidos herdariam por cabea.

LEGITIMADOS A SUCEDER A HERANA


Art. 1.798, CC - Legitimam-se a suceder as pessoas nascidas ou j concebidas no momento da abertura da sucesso.

Pela lei brasileira, somente possui legitimidade para suceder herana as pessoas: 1. Vivas, no momento da morte do herdeiro; 2. Pessoas j concebidas (nascituro). 7

O enunciado 267, da III Jornada de Direito Civil, interpretando o artigo 1.798, CC, reconhece legitimidade ao nascituro, bem como ao embrio formado por tcnica de reproduo assistida para o efeito de recebimento da herana.
Enunciado 267, III Jornada de Direito Civil Art. 1.798: A regra do art. 1.798 do Cdigo Civil deve ser estendida aos embries formados mediante o uso de tcnicas de reproduo assistida, abrangendo, assim, a vocao hereditria da pessoa humana a nascer cujos efeitos patri moniais se submetem s regras previstas para a petio da herana.

Sobre a legitimidade para suceder, preciso que se faa uma leitura do artigo 1.799, CC:
Art. 1.799, CC - Na sucesso testamentria podem ainda ser chamados a suceder : I - os filhos, ainda no concebidos, de pessoas indicadas pelo testador, desde que vivas estas ao abrir-se a sucesso (este inciso deve ser analisado juntamente ao art. 1800, 4, CC); II - as pessoas jurdicas; III - as pessoas jurdicas, cuja organizao for determinada pelo testador sob a forma de fundao.

Nos termos do art. 1.797, III, CC, no h prazo para a inseminao artificial post mortem: a qualquer tempo poder nascer o filho do falecido. No entanto, para que este filho tambm seja herdeiro, conjugando-se o art. 1.799, I, com o artigo 1.800, 4, ambos do Cdigo Civil, a concepo dever ocorrer no prazo de dois anos aps a morte.
Art. 1.800, CC - No caso do inciso I do artigo antecedente, os bens da herana sero confiados, aps a liquidao ou partilha, a curador nomeado pelo juiz. o 1 Salvo disposio testamentria em contrrio, a curatela caber pessoa cujo filho o testador esperava ter por herdeiro, e, sucessivamente, s pessoas indicadas no art. 1.775. o 2 Os poderes, deveres e responsabilidades do curador, assim nomeado, regem -se pelas disposies concernentes curatela dos incapazes, no que couber. o 3 Nascendo com vida o herdeiro esperado, ser -lhe- deferida a sucesso, com os frutos e rendimentos relativos deixa, a partir da morte do testador. o 4 Se, decorridos dois anos aps a abertura da sucesso, no for concebido o herdeiro esperado, os bens reservados, salvo disposio em contrrio do testador, cabero aos herdeiros legtimos.

Vous aimerez peut-être aussi