Vous êtes sur la page 1sur 17

1

Responsabilidade Civil e Administrativa Ambiental. Mestrado em Direito Ambiental e Polticas Pblicas. Prof. Dr. Nicolau Eldio Bassalo Crispino. Mestrando: Roberto Jos Nery Moraes. Macap-AP Julho/2008.

Avaliao: Art: Dano Moral Coletivo Ambiental. 1- Introduo. As aes coletivas so novidades no ordenamento jurdico e por analogia, buscamos substrato de sua fundamentao no Direito do Consumidor. Valores que se busca proteger: A sade, a segurana, a qualidade e quantidade prometida, veracidade na oferta e na publicidade, proscrio de clusulas abusivas em contratos, etc.... a efetiva preveno e reparao de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos" (Lei 8.078/90, art. 6, VI). O inciso VII do referido artigo, ao assegurar o direito dos consumidores de acesso aos rgos judicirios e administrativos, visando preveno ou reparao de danos, explicita estar tratando de "danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos ou difusos. 2- Histrico. De Melo1 (2004), contextualiza que a Constituio Federal de 1988 pacificou-se a questo da aceitabilidade da tese de reparao integral da ofensa moral, pois nos incisos V e X, do art. 5, a nossa Lei Maior, alou a status constitucional a proteo aos bens imateriais do individuo.
1

DE MELO, Nehemias Domingos. Dano moral coletivo nas relaes de consumo. Jus

Navigandi, Teresina, ano 8, n. 380, 22 jul. 2004. Disponvel http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=5462>. Acesso em: 05 maio 2008.

em:

E ainda que em perodo anterior a Constituio de 88, havia uma acirrada disputa doutrinria e jurisprudencial quanto aceitao da tese da reparabilidade do dano moral individual. Na doutrina havia uma majoritria corrente que defendia a aceitao da tese enquanto que, em contrapartida, a jurisprudncia era majoritariamente contrria tese da reparao por danos morais. Afirma que, antes da Constituio de 1988, no se falava em dano moral coletivo, bem como no era aceito a tese de que as pessoas jurdicas tambm podiam ser agentes passivos, nas indenizaes por danos morais, em que pese a pessoa jurdica contar com expressa previso em seu favor em leis anteriores, tais como na lei de imprensa (Lei 5.250/67, art. 49,I c/c art. 16, II e IV), ou no Cdigo Brasileiro de Telecomunicaes (Lei 4.117/62, art. 99 do texto original). E aps a 1988 esta questo restou superada, ao fixar a dignidade humana como um dos princpios fundamentais pelo qual se rege o Estado Brasileiro (CF, art. 1, III). Lima2 (Dano moral in Jris Sntese n 26) nos diz que a nossa Constituio "colocou o homem no vrtice do ordenamento jurdico, fazendo dele a primeira e decisiva realidade, transformando seus direito no fio condutor de todos os ramos jurdicos", de tal sorte a afirmar que "temos hoje o que se pode ser chamado de direito subjetivo constitucional dignidade, a qual deu ao dano moral uma nova feio diante do fator de ser ela a essncia de todos os direito personalssimos". 3- Conceito.

Para De Melo (2004), a doutrina ptria tem se esforado para definir adequadamente o dano moral coletivo. E citando Carlos Alberto Bittar Filho procurou defini-lo afirmando ser "(...) a injusta leso da esfera moral de uma dada comunidade, ou seja, a violao antijurdica de um determinado crculo de valores coletivos.
2

LIMA,Wanderson Marcello Moreira. In. Dano Moral in Jris Sntese n 26

Para ao depois arrematar: "Quando se fala em dano moral coletivo, est-se fazendo meno ao fato de que o patrimnio valorativo de uma certa comunidade (maior ou menor), idealmente considerado, foi agredido de maneira absolutamente injustificvel do ponto de vista jurdico: quer isso dizer, em ltima instncia, que se feriu a prpria cultura, em seu aspecto imaterial". 4- Das Aes Coletivas para Defesa de Interesses Individuais Homogneos.

De Melo (2004) afirma que: Embora o carter da indenizao seja de ressarcimento de prejuzos individualmente sofridos, a sentena de procedncia condenar o ru pelos danos provocados, no excluindo a lei a destinao da indenizao a objetivos diversos das reparaes pessoais, quando estas se mostrarem impossveis de serem alcanadas ou inadequadas". Isto significa dizer que, em determinadas situaes possvel os legitimados do art. 82 promoverem a liquidao e execuo da indenizao devida, porquanto, ainda que se trate de habilitados individualmente considerados, pode ser que o prejuzo seja nfimo para cada consumidor, porm poder ser de grande monta se considerado no seu montante global. o caso tpico do produto vendido com peso a menor do que o que consta no rotulo e preo cobrado. Ora, neste caso, ainda que o ru seja condenado, os consumidores no iro se habilitar no processo porquanto os valores indenizatrios sero de pouca ou nenhuma expresso. De outro lado, se considerarmos a quantidade do produto colocado venda no mercado de consumo, poderemos chegar a somas expressivas, quando ento, aqueles legitimados de que falamos, podero promover a execuo da sentena (art. 100, da lei 8.078/90).

5 Legitimidade para Propositura da Ao Coletiva.

De Melo (2004) faz consideraes que, o art. 82 do Cdigo de Defesa do Consumidor que so legtimos para propositura da ao coletiva visando proteo dos interesses difusos e coletivos o Ministrio Pblico (82, I); a Unio, os Estados, os Municpios e o Distrito Federal (82, II); as entidades e rgos da Administrao Pblica, Direta ou Indireta, ainda que sem personalidade jurdica, especificamente destinados defesa dos

interesses e direitos protegidos por este Cdigo (82, III) e, as associaes legalmente constitudas h pelo menos 1 (um) ano e que incluam entre seus fins institucionais a defesa dos interesses e direitos protegidos por este Cdigo, dispensada a autorizao assemblear (82, IV). 5.1. Litisconsorte.

De Melo (2004) esclarece que merece tambm destacar que, embora o indivduo no tenha legitimidade para propor Ao Coletiva, pode nela ingressar aps a propositura, na qualidade de litisconsorte, podendo inclusive promover, individualmente, a liquidao e execuo de seus direitos. E acrescenta que segundo Andr Vitor de Freitas, explica com propriedade que: "a finalidade da norma alm de manifesta louvvel, pois busca facilitar a defesa e a satisfao dos interesses de consumidores lesados. No entanto, parece confundir conceitos ao qualificar como litisconsorte algum que no tem legitimidade de agir, nem pode dar prosseguimento ao caso o autor dela desista ou se demonstre negligente em sua conduo. Este posicionamento legislativo conflita diretamente com os ensinamentos doutrinrios tradicionais, e tem por conseqncia a definio de quais atos o ingressante pode praticar, com ou sem anuncia dos demais litigantes que ocupam o mesmo plo da ao". 5.2. Ministrio Pblico.

De Melo (2004), afima que, o instrumento mais eficaz em defesa da cidadania, ainda a nosso ver, o Ministrio Pblico que por destinao Constitucional deve ser o guardio dos interesses difusos da sociedade (CF, art. 127) bem como o legitimado para a propositura no s do inqurito civil como tambm da ao civil pblica para a defesa, dentre outros, dos interesses difusos e coletivos (CF, 129, III), estendendo-se tal legitimidade, inclusive, s aes que visem defesa do interesses individuais homogneos.

Romano3 com propriedade mostra a importncia desta, como instrumento da democracia participativa a ao civil pblica a via processual adequada para impedir a ocorrncia ou reprimir danos aos bens coletivos tutelados, encontrando-se disciplinada pela Lei n 7.347/85, com as modificaes posteriores e, subsidiariamente, pelo Cdigo de Defesa do Consumidor, Lei n 8.078, de 11.09.1990, art. 90. 5.3. A Constituio de 1988. Comentando o art. 129, III, Romano4 afirma a instrumentalidade da ao civil para ressarcimento do dano em face do Poder Pblico. Pode a ao civil pblica servir de instrumento de tutela com relao ao ilcito que provocou dano (tutela ressarcitria), como pode, igualmente, servir de instrumento de uma tutela preventiva (inibitria), que evite tal prtica ou impea a sua continuidade, atravs de ordem da autoridade judicial ao infrator (fazer ou no fazer sob pena de multa), ou para ser cumprida com a colaborao de terceiros (tutela preventivaexecutiva) ou ainda elimine a prtica do ilcito (tutela reintegratria). No h como deixar de admitir tais tutelas contra o Poder Pblico.

5.4. Aspectos Processuais. Para Romano5 temos os seguintes apectos processuais importantes a serem considerados: 1- A ao coletiva no induz litispendncia para as aes individuais. A jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia, como se l do Recurso Especial n 175288 SP, DJ de 18.11.2000, na trilha de grande jurisprudncia, entende que no h falar em litispendncia entre a ao coletiva e a individual;

3 4

ROMANO, Rogrio Tadeu. Art. Dano Moral Coletivo: Aspectos Processuais. p. 6. ROMANO, Rogrio Tadeu. Op. Cit.. p. 7. 5 ROMANO, Rogrio Tadeu. Op. Cit. p. 10 a 18.

2- A multa exigvel desde logo, no impressionando a interpretao literal trazida pelo art. 12, 3, da Lei da ao civil pblica, a bem da eficincia concreta do meio coercitivo; 3- A ao coletiva no induz litispendncia para as aes individuais. A jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia, como se l do Recurso Especial n 175288 SP, DJ de 18.11.2000, na trilha de grande jurisprudncia, entende que no h falar em litispendncia entre a ao coletiva e a individual; 4- A Lei n 7.347 fala em litisconsrcio, mas no fala em assistncia, que, entendo, deva ser admitida em favor do prprio lesado no plo ativo na modalidade litisconsorcial e no adesiva, pois estamos diante de litisconsrcio posterior, onde a deciso dever ser unitria para parte e assistente; 5- Possvel ainda a denunciao da lide, nas hipteses do art. 70, III, do Cdigo de Processo Civil, sempre que se pensar em ao de regresso; 6- Havendo a denunciao da lide forma-se entre denunciante e denunciado uma relao apropriada ao instituto da assistncia litisconsorcial; 7- O sistema da ao coletiva estabelece a dispensa de antecipao de honorrios processuais, neles entendidos, custas, emolumentos, honorrios periciais, por exemplo. Entendo que a Lei da Ao Civil Pblica lei especial e no Lei Geral como o Cdigo de Processo Civil, havendo na antinomia das normas, aplicao do princpio da especialidade; 8- Modernamente admite-se a tese da reparabilidade do dano moral difuso, coletivo ou individual homogneo. Aceitamos o conceito de um patrimnio moral transindividual na linha j traada por Andr de Carvalho Ramos (A ao civil pblica e o dano moral coletivo); 9- A reparao moral deve se utilizar dos mesmos instrumentos da reparao material, j que os pressupostos (dano ou nexo causal) so os mesmos. A destinao de eventual indenizao deve ser o Fundo Federal de Direitos Difusos previsto na Lei n 7.347;

10- A Lei n 8.078/90 previu a possibilidade de reparao dos danos materiais ou morais tanto do indivduo como dos danos coletivos, que atinjam um grupo de pessoas. Admite-se que os entes coletivos possam ser atingidos moralmente, assegurando-se a indenizao correspondente; 11- No dano moral coletivo, da mesma forma que no dano moral de natureza individual, a responsabilidade, segundo a doutrina (Xisto Tiago de Medeiros Neto, obra citada, pg. 152) independe da configurao de culpa, decorrendo do prprio fato da violao como expresso do desenvolvimento da responsabilidade objetiva; 12- O quantum, nos casos de destinao da parcela quanto a interesses coletivos e difusos, que se prope para tanto, ser revertido para o Fundo de Bens Lesados (Fundo de Defesa de interesses difusos Lei n 9.008, de 24 de julho de 1985, que trata o art. 13 da Lei n 7.347, e ser apurado por liquidao de sentena, isto porque estamos diante de interesses indivisveis. J no que concerne a condenao por danos morais oriundos de leso a direitos individuais homogneos, a parcela pecuniria ser direcionada a cada um dos indivduos favorecidos na demanda e que vierem a comprovar, em juzo, tal condio; 13- A prova, Andr de Carvalho Ramos (A ao civil pblica e o dano moral coletivo, Revista de Direito ao Consumidor, n 25 janeiro/maro de 1998, Instituto Brasileiro de Poltica e Direito ao Consumidor) chega a dizer, de forma extremada, que o dano moral coletiva goza de presuno absoluta. Data vnia o que se h de comprovar a existncia de um quadro ftico presumivelmente propcio segundo um critrio de razoabilidade; 14- O Superior Tribunal de Justia, no julgamento do Recurso Especial n 78.721 RJ, DJ de 14 de abril de 1997, Relator o eminente Ministro Eduardo Ribeiro, decidiu pela possibilidade de fixar-se, diante de pedido genrico, o montante da indenizao em liquidao. A respeitvel deciso reala que induvidoso que a existncia do dano h de ser apurada no processo de conhecimento. Entretanto no indispensvel que a sentena seja sempre lquida, pois o Cdigo de Processo Civil admite, sob certas circunstncias, o pedido genrico. o caso de no se poder determinar, em definitivo, poca da propositura da ao, as conseqncias do ato ou fato ilcito (CPC, art. 286, II);

15- So legitimados para execuo de sentena por quantia certa os rgos e entidades elencados no art. 5 da Lei n 7.347; 16- Dano ambiental: deve ser calculado por arbitramento, levando em conta a extenso do prejuzo ambiental, a intensidade da responsabilidade pela ao ou omisso, inclusive pelo exame do proveito do agente com a degradao; a conduta econmica e cultural do degradador; valor suficiente para preveno de futuros danos ambientais, sendo a reparao sempre em pecnia, assim como no dano moral individual, refletindo o sofrimento humano, na linha de Luiz Henrique Paccangnella (Dano moral ambiental); 17- Quando h hiptese de tutela a interesse difuso (art. 16 da Lei n 7347 e ainda 103 do Cdigo de Defesa do Consumidor, a sentena far coisa julgada erga omnes, pois a todos alcanar; 18- A improcedncia por falta de provas no resultar em coisa julgada. Sendo caso de coisa julgada em ao que tutela interesse coletivo (art. 103, II, do CDC e 1) a coisa julgada ser ultra partes, alm das partes, mas limitados ao grupo, categoria ou classe.

6- Dano Moral Coletivo Ambiental.

Perfeitamente aceitvel segundo Romano6, a reparabilidade do dano moral em face da coletividade, que apesar de ente despersonalizado, possui valores morais e um patrimnio ideal a receber proteo do Direito. Ainda, se aceita a reparabilidade do dano moral em face das pessoas jurdicas, quanto honra objetiva, dever ser aceita a tese em face da coletividade.

ROMANO, Rogrio Tadeu. Op. Cit. p. 02

7- Hipteses. Para Romano7 temos as seguintes ocorrncias: a) Veiculao de publicidade enganosa prejudicial aos consumidores; b) Comercializao fraudulenta de gneros alimentcios, pondo-se em risco a sade da populao; c) Sonegao de medicamentos essenciais, com vistas a forar-se o aumento de seu preo; d) Fabricao defeituosa de produtos e sua comercializao, ensejando leses aos consumidores; e) Monopolizao ou manipulao abusiva de informaes, atividades ou servios, com efeitos prejudiciais aos interesses da coletividade; f) Destruio de bem ambiental, comprometendo o equilbrio do sistema e gerando conseqncias nefastas ao bem-estar, sade ou a qualidade de vida da comunidade; g) Divulgao de informaes ofensivas honra, imagem ou a considerao de certas comunidades ou categorias de pessoas; h) Discriminao em relao ao gnero, idade, orientao sexual, a nacionalidade, s pessoas portadoras de deficincia e de enfermidades, ou aos integrantes de determinada classe social, religio, etnia ou raa; i) Dilapidao e utilizao indevida do patrimnio pblico, alm da prtica de atos de improbidade administrativa que, pela dimenso, causam repercusso negativa na sociedade; j) Deteriorao do patrimnio cultural da comunidade; k) Deficincias ou irregularidades injustificveis na prestao de servios pblicos (transporte coletivo, limpeza urbana e comunicaes) resultando transtornos comunidade; l) Explorao de crianas e adolescentes no trabalho; m) Submisso de grupos de trabalhadores a condies degradantes, a servio forado, em condies anlogas de escravo, ou mediante regime de servido por dvida; n) Descumprimento de normas trabalhistas bsicas de sade; o) Prtica de fraudes contra grupos ou categorias de trabalhadores.
7

ROMANO, Rogrio Tadeu. Op. Cit. p. 03

10

8 Valorao do Dano Moral Coletivo Ambiental.

Destaca Romano8 que, Inclumos no conceito de dano coletivo valores de importncia ecolgica, eminentemente extrapatrimoniais. Acentua-se que o dano moral pode no ter como pressuposto indispensvel qualquer espcie de dor, uma vez que, sendo uma leso extrapatrimonial pode referir a qualquer bem jurdico. Alis, todo prejuzo ecolgico guarda um estrito carter patrimonial. J se decidiu que o dano extrapatrimonial coletivo no se funda na dor, mas numa leso de carter no econmico, recaindo sobre bens de carter cultural ou ecolgico (TJSP, 3 Cmara Cvil, AC 163. 470 1/8, rel. Des. Silvrio Ribeiro, v.u., j. 16.06.1992). O dano moral ambiental de cunho subjetivo, semelhana do dano moral individual. Aparecer o dano moral quando alm da repercusso fsica no patrimnio ambiental, houver ofensa ao sentimento difuso ou coletivo. H ofensa ambiental quando for identificada dor, sofrimento, ou desgosto da comunidade. J se disse isso quando forem suprimidas certas rvores na zona urbana ou ainda em mata prxima, destrudo um parque, sempre que forem objeto de especial apreo pela comunidade, sempre que o sentimento negativo for suportado por um grande nmero de pessoas, por um grupo social. Na mesma linha de raciocnio temos a demolio de um prdio tombado, da poluio de um lago utilizado pela populao. Luiz Henrique Paccagnella (Dano moral ambiental) considera que, s em casos de degradao contra patrimnio ambiental objeto de especial admirao ou importncia por uma comunidade ou grupo social, ficar caracterizado a ofensa ao sentimento coletivo.

ROMANO, Rogrio Tadeu. Op. Cit. p. 03 e 04.

11

9- Relao com o Projeto de Pesquisa.

Projeto: Intolerncia Religiosa, Valores Civilizatrios Afro-Brasileiros e Processos de Resistncia: Um Estudo em Comunidades Religiosas de Matriz Africana. Mestrado: Mestrado em Direito Ambiental e Poltcas Pblicas. Linha de Pesquisa: Meio Ambiente e Polticas Pblicas. Orientadora: Prof. Dra. Eugnia da Luz Silva Foster. Haveria possibilidade de Ressarcimento por Dano Moral Ambiental Coletivo as Comunidades Religiosas de Matriz Africana? Para fazer anlise desta indagao, analisemos exemplos da dimenso simblica do sagrado, que demonstra a riqueza dos valores civilizatrios afros e sua racionalidade ambiental como patrimnio imaterial.

Dimenso Simblica do Sagrado. 1- Equilbrio do Cosmo: Movimento de Renovao.

Exu o fiscalizador do Ax, a fora vital dos yorubs, Exu dita as regras do universo, o princpio de ordem e de harmonia, o agente de reconciliao, autnomo: constridestri com a mesma fora e empenho. Todos temem Exu. Ele mantm viva a chama da tica, que mantm a harmonia e o bem-estar a todo custo mesmo que precise destruir e ser enrgico interliga e dinamiza todas as coisas entre o Orum e o Ay, bem e mal, homem e divindade, fora e fragilidade, tudo para manter o equilbrio. (RIBEIRO9, p. 15, 2007).

Reverendssimo Babalorix do Candombl da Nao Ketu, da Comunidade Il As Ibi Ol Fonnin, uma das mais significativas do Estado do Amap, da qual originaram diversas novas Comunidades Religiosas de Matriz Africana do Candombl no Municpio de Macap. In: Cartilha do Candombl: Teoria e Princpios. pp. 15,16.

12

2- tica. Oxal o pai da criao, representao mxima da moral africana. O carter a, a bondade, a pacincia, o respeito, a justia, a sinceridade, a prtica da caridade e a verdade so virtudes atribudas a esse Orix, e por isso mesmo se perpetuam como valores culturais de seu povo, a fora conservadora da cosmoviso africana. A lgica da cosmoviso africana privilegia a complementariedade e a integrao, Oxal e Exu so expresses da mesma cultura cada qual com sua funo, um no existe sem o outro, ambos se complementam. 3- A Criao do Mundo. Conta-se que no incio do mundo, Oxal, encarregado por Olorum de criar os seres humanos, tentou faz-lo com vrios materiais. Pedra, madeira, folhas, gua e at ar, mas nada dava certo. Ento Nan resolveu ajud-lo, e como dona da lama, entregou a Oxal o material ideal para modelar os novos seres humanos, mas com uma condio: aps o tempo de vida de todos os seres, estes deveriam ser entregues de volta a ela e a terra. (Revista dos Orixs, n 1, Editora Provenzano, p. 22, 2003). 4- A Importncia da gua. Para nossos ndios, hoje Caboclos da Umbanda, o banho de Rio era alegria, prazer, lazer, satisfao e descarga. O rio Paraba um rio sagrado para os Tupinambs. Nele os ndios faziam (ou fazem) seus rituais secretos. A utilizao dos Banhos em qualquer poca, nos Centros e Terreiros de Umbanda, tem sido de grande importncia na fase de iniciao espiritual; por isso, torna-se necessrio um grande conhecimento do uso das ervas, razes, cascas, frutos e plantas naturais. (Revista Espiritual de Umbanda, n 17, Editora Escala, p. 21). 5- A Personalidade e o Comportamento Humano: Identidade Pessoal.

Os filhos de Oxossi so pessoas independentes e de extrema capacidade de ruptura, assim como o prprio Orix, ao afastar-se de casa e da aldeia para embrenhar-se na mata a fim de caar. A solido como prazer vem do seu interesse por atividades que exijam concentrao e silncio. So pessoas que tem o gosto de ficar calado e

13

desenvolver a observao. Geralmente Oxossi associado s pessoas joviais, rpidas e espertas, tanto mental como fisicamente, e que tm grande capacidade de concentrao e de ateno, aliada firme determinao de alcanar seus objetivos e pacincia para aguardar o momento certo para agir. Os filhos de Oxossi no gostam de fazer julgamentos sobre os outros, respeitando como sagrado o espao individual de cada um. (Revista Espiritual de Umbanda, n 17, Editora Escala, p. 19). 6- Fundamento Principal das Comunidades Religiosas de Matriz Africana.

RIBEIRO10 (2007), explica que os valores afros se destinam, a religar as pessoas com o cosmo, para promover e estimular respeito ao mundo, natureza, vida, ao meio ambiente, s riquezas naturais. Ensinar que a natureza o grande interlocutor de Deus, a preservar rios e florestas, que as riquezas da natureza so para todos, pensar nas geraes futuras, que se a natureza (cosmo) morrer, ns morremos. Educar para a austeridade (no acumular riquezas) ensinar a renunciar, a ter cuidado. Ensinar o valor que tem as coisas simples, ser contra a vaidade pessoal que passa pelo luxo e educar para a preservao e para evitar o desperdcio. (Grifo nosso).

O fundamento principal desta relao filoreligiosa, que reflete toda a amplitude do meio ambiente como parte indissocialvel do existir das Comunidades Religiosas de Matriz Africana, assim manifestada, por Eyin11 (2000).
K s ew, k s rs. Sem folhas no h Orix.

E acrescente-se.
Ew e n s ki j, ew j si gbogbo rs, Ew ki m s ki j bb ew j si gbogbo rs. A folha e tem a tradio dos costumes do culto sagrado, A folha de todos os Orixs. Ela conhece a tradio e o Pai das folhas serve a todos os Orixs.
10 11

RIBEIRO, Marcos. Op. Cit. pp. 13, 14 e 16. EYIN, Pai Cido de sun. Candombl: A Panela do Segredo. Editora Mandarim. So Paulo SP, 2000. p. 108e 109.

14

Eyin (2000) esclarece que cada Orix tem suas folhas correspondentes e estas se constituem no fundamento inicial do Candombl, levando o novio a passar antes de quaquer ritual por um banho de ervas (amassi) que o purificar e ser sua primeira consagrao dentro da religio, para que possa receber a fora espiritual do Ax12. Estas comunidades existem em harmnia com o meio ambiente, dele dependendo sua existncia, suas tradies, teologias e liturgias, sendo pouco impactantes, por agirem de forma preservacionista, tirando do meio ambiente somente o que lhe so necessrios, nos reinos vegetal, animal e mineral, sem ao predatria.

Pedem licena para tirar da natureza o que precisam, por agirem como partes integrantes, administradores dos recursos e no proprietrios da natureza. Pensam na preservao para as geraes futuras. Seus membros so alertados, que a natureza deve ser reverenciada com respeito, como percebemos da orao13 a seguir transcrita.
Entrei na mata sem pedir licena, E a cabocla Jurema no me deu a luz. A mata virgem tambm tem seus Orixs, Salve a cabocla Jurema, Rainha do Jurem (grifo nosso).

Portanto, pelo demonstrado, sem meio ambiente equilibrado, preservado, sustentvel, totalmente impossivel existir Comunidades Religiosas de Matriz Africana, porque a relao entre estes indissocivel. Elas preservam o meio ambiente e usam somente o necessrio, no so predatrias, no abusam da natureza. Dela dependem para o momento presente e o futuro. Usam sem abuso do direito de acesso aos recursos naturais, que justificaria em tese limitao as suas prticas. Todo o argumentado supra, foi para demonstrar o valor subjetivo, difuso, coletivo, do sentimento comunitrio desta relao harmnica com o meio ambiente, como patrimnio destas e cujo dano causado a este como valor civilizatrio destas
12 13

Ax significando fora vital e sagrada presente na natureza. EYIN, Pai Cido de sun. Op. Cit. p. 304. Orao ensinada pela tradio oral por Me Joana de Xang, da Comunidade Caboclo Pena Verde.

15

comunidades tradicionais, ofenderia o sentimento coletivo fundamentado na ancestralidade, lesando valores subjetivos e recaindo sobre bem de carter culturalreligioso, ensejando reparao coletiva do dano moral ambiental. Acus-las de delito ambiental, por extrairem da natureza o que sua liturgia milenar exige para sua prtica cotidiana e teolgica, e por tambm, usarem a prpria natureza como santurios naturais, ofendem estas acusaes os valores ntimos destas Comunidades afro-religiosas, e atentam contra a liberdade de religio e a ausncia de interveno do Estado em suas liturgias, como preceitua a Constituio Federal de 1988. O valor civilizatrio ambiental coletivo o seu patrimnio imaterial, difuso, subjetivo da comunidade, de carter transindividual, que no pode ser restringido ou lesado, merecendo a proteo pela ordem jurdica contra dano moral aos seus valores coletivos. Com base na sua relao indissocivel com o meio ambiente acima demonstrada, caberia Dano Moral Ambiental Coletivo, em duas hipteses:

1. Quando estas utilizando o meio ambiente, em si prprios considerados, referenciados pela sua importncia como elemento sagrado, e no simplesmente por objetivo preservacionista, como macaias (matas sagradas), rios, cachoeiras, pedreiras, montes, serrado, etc..., em suas limitaes territoriais, sofrerem danos ambientais nestas, afetando suas atividades teolgicas, litrgicas, de sobrevivncia e de convivncia comunitria;

2. Quando houver ofensa a dignidade dos membros da comunidade, por violao do valor civilizatrio da racionalidade ambiental, que norteia a conduta destas, se constituindo em ofensa a patrimnio cultural-religioso da comunidade, de sentimento difuso ou coletivo, pela acusao de depredarem o meio ambiente por usarem os elementos deste para sua liturgia (penas de arar real, minrios, gua, folhas, animais, raizes, sementes, favas, etc), o que totalmente descabido com o seu sistema filoreligioso e a prtica cotidiana de vida em comunidade.

16

O uso do meio ambiente por estas jamais ir por em risco a sustentabilidade deste e sua utilidade em comum. No ir levar nehuma espcie a extino ou sua explorao predatria. Neste sentido de proteo o Projeto de Lei n 4.575/2004 de Responsabilidade por Danos Morais e Patrimoniais Causados a Grupos tnicos e Religiosos, de autoria da Deputada Celcita Pinheiro, em anexo em PDF.

17

Bibliografia.

BARROS, Adriano Celestino. Art. Dano Moral Coletivo e os Direitos Metaindividuais. DE BARROS, Jos Flvio Pessoa; NAPOLEO, Eduardo. Ew rs: Uso Litrgico e Teraputico dos Vegetais nas Casas de Candombl Jje-Nag. Bertrand Brasil. Rio de Janeiro RJ, 1999. DE MELO, Nehemias Domingos. Dano moral coletivo nas relaes de consumo. Jus Navigandi, Teresina, ano 8, n. 380, 22 jul. 2004. Disponvel em: http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=5462>. Acesso em: 05 maio 2008.

EYIN, Pai Cido de sun. Candombl: A Panela do Segredo. Editora Mandarim. So Paulo SP, 2000. LIMA, Wanderson Marcello Moreira. In. Dano Moral in Jris Sntese n 26. MORAES, Roberto Jos Nery. In: Intolerncia Religiosa, Valores Civilizatrios AfroBrasileiros e Processos de Resistncia: Um Estudo em Comunidades Religiosas de Matriz Africana. Projeto de Mestrado apresentado ao Programa de Mestrado em Direito Ambiental e Polticas Pblicas da Universidade Federal do Amap UNIFAP, julho/2008. Revista Espiritual de Umbanda, N 17. Editora Escala. Revista dos Orixs, n 1, Editora Provenzano. 2003 RIBEIRO, Marcos. Cartilha do Candombl. Comunidade Il As Ibi Ol Fonnin, 2007. ROMANO, Rogrio Tadeu. Art. Dano Moral Coletivo: Aspectos Processuais.

Vous aimerez peut-être aussi