Vous êtes sur la page 1sur 10

Desempenho de Anemmetros a Fio Quente a Temperatura Constante: Anlise por Sensibilidade

Rmulo P. C. Ferreira*, Raimundo C. S. Freire** e Gurdip S. Deep**


* CEFET-AL, Rua Baro de Atalaia, S/N, Centro, CEP: 57.020-510, Macei, AL, Brasil E-mail: pires@dee.ufpb.br ** UFPB-CCT-DEE, Campus II, C.P. 10.004, CEP: 58.109-970, Campina Grande, PB, Brasil E-mail: freire@dee.ufpb.br e deep@dee.ufpb.br Keywords: Hot Wire Anemometer, Feedback Control, Thermoresistive Sensor, Electrical Equivalence, Controlled Current Source, Sensitivity. Resumo: Apresenta-se neste trabalho um estudo de desempenho em anemmetros a fio quente a temperatura constante, a partir de uma anlise de sensibilidade. O objetivo desse trabalho determinar a melhor temperatura de operao do sensor Ts, a diferena entre Ts e a temperatura do fluido Tf levando-se em considerao as influncias da tenso de desvio do amplificador operacional Vos. Abstract: The performance analysis of a constant temperature hot wire anemometer, in terms of the dependence of its sensitivity as a function of sensor temperature Ts is presented. This is done with a view to find the optimum sensor operating temperature to obtain the highest possible sensitivity in which the effect of the input off-set voltage Vos of the amplifier is taken into account.

1 - INTRODUO A medio de velocidade de fluidos com anemmetros a fio quente baseia-se no princpio da equivalncia eltrica, em que uma variao da grandeza fsica a ser medida, faz alterar uma grandeza eltrica (como tenso ou corrente). Com isso, a partir de uma variao na excitao eltrica sobre o sensor, tem-se que a variao da grandeza a medir equivalente a variao do valor da grandeza eltrica de excitao. Nos anemmetros a fio quente, a temperatura do sensor Ts deve ser maior que a mxima temperatura possvel do fluido Tf. Nas configuraes tradicionais, como temperatura, corrente e tenso constante, a tenso de desvio Vos do amplificador operacional importante na determinao do ponto de operao de Ts [1-2]. Como nos anemmetros a fio quente, a medio da velocidade feita a partir da variao da

potncia eltrica dissipada pelo sensor, as influncias de Tf e de Vos devem ser compensadas. Nesse trabalho apresenta-se um estudo de desempenho em anemmetros a fio quente a temperatura constante (figura 1), a partir de uma anlise de sensibilidade, no qual mostra-se qual o valor ideal de Vos, da diferena entre a temperatura do sensor e do fluido (Ts -Tf). Essa avaliao de sensibilidade importante para o projeto de anemmetros de fio quente, uma vez em que se determina as faixas ideais de operao do circuito como temperatura do sensor Ts e tenso de desvio do amplificador operacional Vos.

Figura 1 Configurao Tradicional de Um Anemmetro a Fio Quente a Temperatura Constante

No circuito da figura 1, um sensor termo-resistivo Rs aquecido por efeito Joule. Com a passagem do fluido, este retira uma quantidade de calor do sensor proporcional a sua velocidade, havendo uma tendncia de diminuio da temperatura do sensor e consequentemente de sua resistncia eltrica. Com o sistema realimentado, a corrente atravs do sensor aumenta de modo a manter sua resistncia e sua temperatura constantes. Caso a velocidade do fluido diminua, o processo se dar de forma inversa.

2 ANLISE DO CIRCUITO Para a anlise do circuito do anemmetro (figura 1), foi considerado que o ganho de malha aberta do amplificador operacional depende da freqncia. Assim pode-se escrever que:

Vo =

G ( e+ e + V os ) 1 + s

(1)

no qual,
+ e =

R2 Vo = kVo R1 + R 2

(2)

e,
e =

Rs Vo = Vs R + Rs

(3)

Passando a equao (1) para o domnio do tempo, tem-se:


+ dV o = G( e e + V os ) V o dt

(4)

no qual, = 1/2f, sendo f a freqncia de corte do amplificador operacional em malha aberta. Aplicando-se o regime estacionrio na equao (4), tem-se: V s = kV o + V os (5)

Para um sensor termo-resistivo do tipo PTC, sua caracterstica aproximada :

R s Ro ( 1 + T s )

(6)

no qual Ro a resistncia do sensor a 0 oC e o coeficiente de temperatura de sua resistncia eltrica. Da equao (6), tem-se que: Ts = 1 Rs 1 Ro (7)

Da equao (3), tem-se que: Rs = RV s V o V s (8)

Das equaes (5), (7) e (8), tem-se que: Ts = 1 R( k V o + V os ) 1 R0 ( V o ( 1 k ) V os ) (9)

Pela equao (9) observa-se a dependncia temperatura do sensor Ts com a tenso de desvio do amplificador operacional. Com isso, conclui-se que a variao de Vos desloca o ponto de operao do sensor Rs.

3 - SENSIBILIDADE A avaliao da sensibilidade feita a partir da relao entre a grandeza de sada (Vo) e a grandeza de entrada (velocidade do fluido). Essa relao pode ser expressa a partir da equao do equilbrio termodinmico: dT s Pe = hS ( T s T f ) + mc dt (10)

no qual: Pe a potncia eltrica entregue ao sensor, S a rea do sensor, Ts a sua temperatura e Tf a temperatura do fluido, h o coeficiente de transferncia de calor entre o sensor e o fluido, m a massa do sensor, c o seu calor especfico, t o tempo, e;

h = a + b n

(11)

na qual, a, b e n so constantes que devem ser determinadas experimentalmente na condio de operao do sensor e a velocidade do fluido. Para o circuito da figura 1, no qual a temperatura do sensor mantida constante, o termo mcdTs/dt da equao (10) nulo, assim pode-se escrever:

Vs = S ( a + b n )( T s T f ) Rs
A partir das equaes (6) e (12), pode-se escrever que:
n V s = S Ro ( a + b )( T s T f )( 1 + T s )

(12)

(13)

Com isso, a partir das equaes (5) e (13), tem-se que:

Vo =

1 k

[ S R (1 + T )(a + b )(T T ) V ]
n o s s f os

(14)

A partir da equao (14), a expresso da sensibilidade, definida como Vo/(/) [3], dada por:

0 ,5 S R o bn n (1 + T s )(T s T f ) V o = n k S R o (1 + T s )(a + b )(T s T f )

(15)

Pela equao (15), observa-se que a sensibilidade depende da velocidade , da temperatura do sensor Ts e da temperatura do fluido Tf, ou de sua diferena Ts-Tf. A influncia da tenso de desvio do amplificador operacional Vos, se d atravs da temperatura Ts, que sensvel a essa tenso (equao (9)). Com os resultados dos estudos de sensibilidade, o circuito pode ser projetado para o ponto de operao obtido. Para o circuito da figura 1, Ts dada pelo resistor R, que no apresenta nenhuma dificuldade para ajustar o circuito para as condies desejadas. Porm, a temperatura Ts varia com Vos, mas observa-se pela equao (9) que quanto menor for Vos mais Ts se torna independente dessa tenso. Portanto se faz necessrio um controle de Vos de forma a minimizar sua influncia no ponto de operao do sensor. O ajuste da tenso Vos no simples, porque essa tenso inerente aos estgios de entrada do amplificador operacional, alm disso essa tenso sofre influncias da temperatura ambiente. Nos experimentos de laboratrio foi usado um amplificador com controle da tenso de desvio, o TL 081. Como a tenso Vos pode ser estimada a partir das tenses sobre o sensor Vs e na sada do amplificador Vo [1], equao (5), um sistema realimentado a partir dessa estimao pode controlar a tenso de desvio do amplificador, como sugerido no circuito da figura 2.

Figura 2 Esquema de Um Anemmetro com Controle da Tenso de Desvio

No circuito da figura 2 mostra-se uma configurao de um anemmetro a fio quente a temperatura constante, no qual as tenses sobre o sensor Vs e na sada do amplificador operacional Vo so adquiridas (amostradas) atravs de um bloco de converso A/D, cuja frequncia de amostragem controlada pelo bloco de controle. A partir das amostras adquiridas de Vs e Vo, o bloco de controle calcula a tenso de desvio Vos do amplificador e realimenta-o atravs de um sinal de ajuste de Vos, que tem por objetivo manter a temperatura do sensor o mais estvel possvel. Os valores das tenses Vs e Vo tambm so enviadas a um bloco de processamento, no qual os clculos [1 2] da velocidade e da temperatura do fluido so realizados.

4 - SIMULAES Para a realizao das simulaes, utilizou-se um sensor do tipo PTC com as caractersticas apresentadas na tabela 1. As simulaes com as equaes (9) e (15) foram realizadas com o Matlab [12]. Tabela 1 Parmetros do Sensor Utilizado S mc 89,17 x 10-9 m2 1,8 x 10-9 J/oC 0,00172 oC-1 1375 W/oC 976 W/oC 0,459 6,8041

a b n Ro

Para a verificao da sensibilidade, a equao (15) foi resolvida para uma velocidade de fluido constante em 5 m/s e uma variao da temperatura do fluido Tf de 0 C a 92 C. Nessa mesma simulao, verificou-se ainda, os efeitos da variao da tenso de desvio Vos entre 10 V e 12,5 mV sobre a temperatura Ts e, consequentemente, sobre a sensibilidade. Os resultados dessas simulaes so apresentados na figura 3.

Figura 3 Resultado da Simulao da Sensibilidade em Relao a Tf

Observa-se pelas curvas da figura 3 que a sensibilidade maior para baixas temperatura do fluido, ou seja, quando a diferena Ts-Tf aumenta. Observa-se ainda o efeito causado pela tenso de desvio Vos devido o deslocamento de Ts. O deslocamento da temperatura de operao Ts do circuito devido Vos apresentado na figura 4.

Figura 4 Variao do Ponto de operao Ts devido a tenso de desvio Vos

Nessa simulao considerou-se as mesmas condies da simulao anterior para velocidade e temperatura do fluido. Para as condies de simulao, para uma tenso de desvio de 10 V a temperatura Ts variou de 102,2 C a 102,4 C para uma variao de Tf de 0 C a 92 C. Para Vos de 12,5 mV a variao foi de 134,3 C a 149,6 C. Observa-se pela figura 4 que quanto menor for a tenso de desvio Vos, menor a variao da temperatura de operao do sensor Ts. Pela equao (9), observa-se que para uma tenso de desvio nula, a temperatura do sensor Ts depende exclusivamente do resistor R, o que mostra que nesse caso Ts constante. Para Vos no nula, Ts tambm depende da tenso na sada do amplificador operacional, ou seja, qualquer grandeza que altere o valor de Vo, altera consequentemente Ts, como a velocidade e a temperatura do fluido, o que pode ser visto na figura 4. As curvas de sensibilidade em relao a diferena Ts-Tf apresentada na figura 5. Nessa simulao, considerou-se as mesmas condies da simulao apresentada na figura 3.

Figura 5 Resultado da Simulao da Sensibilidade em Relao a Diferena Ts-Tf

Com os resultados da simulao apresentados na figura 5, observa-se que a sensibilidade aumenta com a diferena Ts-Tf, ou seja, quanto mais aquecido for o sensor, mais sensvel o anemmetro variao da velocidade do fluido.

5 - CONCLUSO Nos projetos de anemmetros a fio quente, devem ser levados em considerao a temperatura de operao do sensor e o valor da tenso de desvio do amplificador operacional, que um fator determinante na estabilidade do ponto de operao do sensor, a temperatura Ts. Nos resultados obtidos nos estudos de sensibilidade apresentados nesse trabalho, observa-se pelas figuras 3 e 5, que quanto maior for a temperatura do sensor, maior a sensibilidade a variaes de velocidade, equao (15). Portanto, o ponto de polarizao do sensor deve ser projetado de forma que a diferena Ts-Tf seja a maior possvel. Com a presena da tenso de desvio Vos do amplificador operacional, o ponto de operao do anemmetro sofre influncias da velocidade e da temperatura do fluido, alm da prpria tenso Vos, conforme a equao (9). Com isso, a tenso de desvio Vos varia a sensibilidade do circuito de acordo com essas grandezas, o que deve ser evitado, uma vez em que o ideal que o anemmetro apresente uma determinada sensibilidade para uma faixa de velocidade e temperatura do fluido. Para que Vos no tenha influncias sobre Ts, se faz necessrio que seu valor seja o menor possvel. Para isso utiliza-se um circuito de anemmetro com controle de Vos, conforme apresentado na figura 2. Com isso, a tenso de desvio controlada continuamente, de acordo com a equao (5), de forma a manter a temperatura do sensor o mais constante possvel, garantindo-se assim, a mesma sensibilidade para uma faixa de velocidade.

6 AGRADECIMENTOS Os autores agradecem ao CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico) pelas bolsas de estudo e de pesquisa concedidas durante realizao deste trabalho.

7 - REFERNCIAS [1] Ferreira, R. P. C., Freire, R. C. S., Deep, G. S., Rocha Neto, J. S. and Oliveira, A., Compensation of the Fluid Temperature Variation in a Hot-Wire Anemometer, IMTC2000 - Instrumentation and Measurement Technology Conference, pp. 512-517, May. 2000.

[2]

Ferreira, R. P. C., Freire, R. C. S., Deep, G. S., Rocha Neto, J. S. and Oliveira, A., Anemmetro a Fio Quente Compensado em Temperatura com Sensor nico, CBA2000 Congresso Brasileiro de Automtica, pp. 1697-1702, Set. 2000. Dally, J. W., Instrumentation for Engineering Measurements, John Wiley, 1984. Oliveira, A., Freire, R. C. S. e Deep, G. S., Compensation of the Fluid Variation in a Hot-Wire Anemometer, IMTC97 - Instrumentation and Measurement Technology Conference, pp. 1377-1380, May. 1997. Sakao, F., Constant Temperature Hot Wires for Determining Velocity Fluctuations in an Air Flow Accompained by Temperature Fluctuations, Journal Of Physics E-Scientific Instruments, vol. 6, pp. 913-916, 1973. Miller, I. S., Shah, D. A. and Antonia, R. A., A Constant Temperature Hot-Wire Anemometer, Journal Of Physics E-Scientific Instruments, vol. 20, pp. 311-314, 1987. C.G. Lomas, Fundamentals of Hot-Wire Anemometry, Cambridge University Press, 1986. Okamoto, K., Ohhashi, T., Asakura, M. and Watanabe, K., A Digital Anemometer, IEEE Transactions on Instrumentation and Measurement, vol. 43, no. 2, pp. 116-120, Apr. 1994. Freymuth, P., (1967) Feedback Control Theory for Constant-Temperature HotWire Anemometer, Review of Scientific Instruments, vol. 38, n 5, pp. 677-681. Smits A. J. and Perry A. E., A Note On Hot-Wire Anemometer Measurements Of Turbulence In The Presence Of Temperature Fluctuations, Journal Of Physics E-Scientific Instruments, vol. 14, pp. 311-312, 1981. Takagi S. A Hot-Wire Anemometer Compensated For Ambient Temperature Variations, Journal Of Physics E-Scientific Instruments, vol. 19, pp. 739-743, 1986. Annimos (1995), The Student Edition of Matlab User Guide. The Matworks Inc, Prentice Hall USA.

[3] [4]

[5]

[6]

[7] [8]

[9] [10]

[11]

[12]

Vous aimerez peut-être aussi