Vous êtes sur la page 1sur 24

JORNAL DE GRANDE CIRCULAO NO ONTRIO

PORTUGAL MAIS PERTO

Tera-feira, 18 de Fevereiro 2014 Ano IV N.192 www.pcnewsnetwork.com

PORTUGUESE CANADIAN NEWSPAPER


DISTRIBUIO GRATUITA

Manitoba quer mesmo Trabalhadores nossos?


4

Asas do Atlntico:

Umnaipede jovens no jogo do futuro...

41 anos

No sbado ainda o amor andava no ar


7

Amor e Famlia at rimam...

16

Bradford dos Marotos

veio a Toronto





Inverno em Genebra
Pedro Jorge Costa B. de Barros pedrojorgeri@gmail.com As negociaes para a resoluo do conflito na Siria no esto a surtir efeito. Os Eatados Unidos e a Russia, pases que patrocinam ambos os lados no esto a chegar a acordo. Quem sofre so sempre os mesmos, os fracos, os pobres, as minorias e os que so alvos polticos. O actual governo srio tem de sair. Esta uma exigncia que os opositores e os EUA no cedem. Todos querem a democracia, e todos querem votar mas no pode ser no actual lder. J a Rssia e o governo sirio nao se opem a que haja eleies; isso no ser um problema. No entanto, no aceitam a hiptese de que o actual governo e lder no possam participar no governo que resultar das eleies. Ou seja, o actual lider no pode concorrer nas ditas eleies. Antes de se votar na Siria fabrica-se o processo democrtico. A oposio Sria no est unida. No se sabe as motivaes de quem est a lutar contra o governo sirio. Estes so apenas alguns dos pontos que prejudicam as negociaes. A liga arabe tem sido a unica que tem feito um esforo honesto para juntar todos na mesma mesa. Enquanto se joga o jogo da politica, o povo srio sofre, e toda a regio est a ser afectada. Tudo isto parece ser um jogo de interesses, onde o que interessa ter uma parte que seja conveniente no poder na Siria. AT PARA A SEMANA!

2 . Nossa gente

18 Fevereiro 2014 No sbado, ainda o amor andava no ar...

Em Sbado de So Valentim celebrou-se o companheirismo


O Amor anda no ar, no ? Pelo menos era assim que se deveria comear este trabalho de acompanhamento de uns quantos bailes que ocorreram pela cidade, quando o Dia de So Valentim j tinha entrado na manso onde os sculos dormem... e s voltar daqui a um ano, quando for outra vez... o tal Dia do Amor. A verdade que foram muitas as colectividades que estiveram em festa, sbado, ainda na poca a que se comvencionou chamar de So Valentim. Muitas, sim. Na Casa da Madeira, na Casa das Beiras, no Centro Cultural Portugus de Mississauga, na Irmandade do Divino Esprito Santa da Igreja de Santa Maria dos Anjos, no Rancho Folclrico As Tricanas e no Sporting Clube Portugus de Toronto, para falarmos apenas em algumas das nossas colectividades... So Valentim do Amor e da Amizade foi citado. Cantaram-se loas ao seu conceito de Amor, de Companheirismo, da Partilha e do Voluntariado. E, por toda a parte, era o mesmo ambiente, a mesma animao.

Ora toma! Na Casa das Beiras, ainda fomos falando com muita gente. Interessou-nos, sobremaneira, ver o tom geral das conversas. E essas iam todas, afinal, para o simbolismo do dia, para a cavaqueira s, para a camaradagem e para o companheirismo. Na Dupont St., era a Casa da Madeira. Falava-se na actuao do conjunto Sangue Lusitano. E na actuao do Rancho Infantil de Bradford Os Marotos. Salom Gonalves, o presidente da Casa, andava por ali. Recebeu-nos com a habitual taa de vinho da Madeira. Que saboremos, naturalmente, com prazer. E que, mesmo no comendo nem bebendo, quando em servio, entendemos como saudao. Viva, Salom! Como que tudo isto est a decorrer? Foi-nos dizendo da sua satisfao. E de tal forma se tornou agradvel, que foi mesmo ao palco, para saudar a nossa presena. Com palavras que agradecemos. E que tomamos como amizade. Para ele, a festa estava a decorrer em grande. Acentua que temos pessoas de vrias regies de Portugal, da nossa Ptria Portugal, e se quiser apalpar o terreno... vai ver que esto muitos Portugueses de diversas partes de Portugal, porque ns, aqui, no somos bairristas. Esta uma casa portuguesa, recebemos toda a gente da mesma maneira, e fazemos sempre o melhor para que a pessoa, quando vem Casa da Madeira, se sinta como se em sua prpria casa estivesse... Ora bem. Em Dia do Amor, , afinal, uma outra forma de dizer o mesmo. A fora do companheirismo e da amizade. Ali ao lado, Os Marotos. Ou melhor, Paulo e Luisa Coquim,

Na Casa da Madeira

Nem que fosse apenas na dana, no convvio, na confraternizao. E isto sem falarmos em alguns restaurantes que tambm tinham festas do gnero.

Propriedade:

Ficha tcnica

Na Casa das Beiras

ABC Portuguese Canadian Newspaper Ltd


Conselho Empresarial: Fernando Cruz Gomes, Presidente; Paulo Fernando, Vice-Presidente; Carlo Miguel, Tesoureiro; e Lara Ingrid, Secretria.

Director: Fernando Cruz Gomes Redaco e Cronistas:

Antnio Pedro Costa (Ponta Delgada), Antnio dos Santos Vicente, Carlo Miguel, Conceio Baptista, Cristina Alves (Lisboa), Custdio Antnio Barros, Edgar Quinquino (Hamilton), Fernando Cruz Gomes, Fernando Jorge, Filipe Ribeiro (ABC Turismo), Guida Micael, Helder Freire (Lisboa), Humberto Costa (Luanda), Lara Ingrid, Luis Esgio, Luky Pedro ,Maria Joo Rafael (Lisboa), Pedro Jorge Costa Baptista, Srgio Alexandre, Snia Catarina Micael.

Na Casa das Beiras... por onde comemos o nosso priplo, era a actuao de Cludio e Daniela, que j nem ouvimos, dado o adiantado da hora. O que vimos e ouvimos foi, de facto, a satisfao geral. O amor andava no ar... Amor-amor, amor-amizade, amorcompanheirismo... Saudamos o presidente Bernardino Nascimento. Que nos mandou para a directora de Relaes Pblicas, Olga Rodrigues. Que, ainda jovem, foi entrando no elenco directivo da colectividade, tendo sido, designadamente, presidente da Direco. O Dia de So Valentim o dia do Amor. S que o Dia do Amor no se deve apreciar s uma vez no ano. Deve-se apreciar todos os dias... E ns a meter conversa, perguntmos-lhe se este senhor e este senhor era o marido Jos Leme acreditava nisso. Acho que sim. Espero que sim... E ele, logo, a acentuar que nesta altura contradizer uma palavra dessas... um bocado

Secretria de Redaco:
Srgio Alexandre

Chefe Grfico:

Lara Ingrid

Telefones: 416 995-9904 * 647 962-6568 * 416 828 6568. E-mail: admin@abcpcn.com director@abcpcn.com advertising@abcpcn.com
725 College St. PO Box 31064 TORONTO ON M6G 1C0
arriscado... Claro, claro. Ns entendemos e mesmo no tendo grandes conhecimentos do que se fazia nestes dias, designadamente em Portugal, vamos entrando na conversa, naquele cantinho da Casa das Beiras. Na realidade, enquanto vivi em Portugal, este dia no era assim muito comemorado. Hoje, tornou-se num dia interessante em que a pessoa pode revelar o que sente... mas, por outro lado, vejo mais como um dia para se vender mais um pouco, numa sociedade como a nossa... Jos Leme fala, ao de leve, no comercialismo que se nos atravanca no caminho. Olga Rodrigues diz acreditar. E felizmente, porque recebi um presente...

que so, afinal, os directores do Rancho Infantil Os Marotos, de Bradford. Primeiro, fomos convidados pela Casa da Madeira para vir aqui actuar com o nosso Rancho Infantil. Claro, ao mesmo tempo, estamos aqui para celebrar o nosso Valentines Night, eu e a minha esposa. a primeira vez que vimos aqui e estamos muito contentes por ver aqui a Casa cheia... Era o Luis a falar-nos. E j que falou em Noite de So Valentim, deixem-nos l perguntar Luisa se ele se portou bem. J agora... Sempre... aquela mquina... Essa da mquina no percebemos. Queramos era saber o que que a Luisa e o Paulo Os Marotos, neste caso pensam sobre haver mais unio entre colectividades da mesma Provncia. Acho que ptimo haver mais unio entre todas as Provncias, principalmente entre as comunidades portuguesas. Ns, em Bradford, temos uns 8 000 Portugueses, temos um Centro Cultural que nem muito conhecido por toda a gente, mas gostaramos de estarmos ainda mais unidos a Toronto. Estamos um bocadinho afastados... Ai que estes Marotos tm razo. Ainda fomos deambulando por ali. A ouvir todos, no sentido de vermos como tudo marchava. E a noite, que j ia longa, no dava para mais.

18 Fevereiro 2014 EDITORIAL

Material Editorial . 3

*O tal Dia do Amor


Pois, h dias (a 14) foi Dia de So Valentim, Dia do Amor, Dia dos Namorados. Dia da Amizade. Saudou os seus? Disse-lhes que os amava? Olhe que vale mesmo a pena. H dias, algum nos deixou ver uma histria banal brutalmente banal arrancada ao dia-a-dia dos nossos dias, em que se falava no Amor... sem se falar no Amor... por paradoxal que parea.

que as notcias trazidas talvez pela Rdio de que ainda agora celebrmos o Dia contava que um determinado senhor havia perecido, num terrvel acidente. Era, tinha sido... um amigo de quem contava a histria. Na Escola. Nas traquinices de infncia. At numa ou noutra comezaina. Tuteavam-se a toda a hora. Os tempos voaram. H uns quantos anos que se no viam. Perderam o rasto um do outro. E agora agora que a notcia trgica chegou lembrava-se tudo, ou quase tudo, de um tempo longnquo em que eram mais do que amigos... eram quase irmos. E s lgrimas de se perder um irmo... sucederam-se outras por se ter perdido... dez anos de conversa e de amizade. Perdeu-se. Agora no voltam mais.

O Dia de So Valentim! O Dia do Amor e da Amizade! Vale a pena fazer votos para que ningum deixe a Amizade e o Amor andarem por a, szinhos. Nuzinhos de todo, como soe dizer-se. Vale a pena fazer votos para que todos usem o telefone, a Rdio, a Televiso, o Face-Book... o que quiserem, afinal para saudar o amigo, o familiar... aquele foi quase irmo ou irmo. At... para no se sofrer se um dia os perderem... de repente, sem ter tempo de lhes dizer o Eu amo-te que a linguagem melhor do dia de hoje. Por ns saudamos j todos os nossos leitores, peas importantes deste elo de amizade e de amor que o Dia de So Valentim permite.

Ontem dissemos...

Instituto Cames promove ensino portugus


O Instituto Cames deu-nos desta vez uma boa notcia, divulgando que Estados Unidos e o Canad, pases de grande concentrao de emigrantes aorianos, sero contemplados este ano de 2014, com um programa de valorizao do Ensino Portugus no Estrangeiro, iniciado nalguns pases no ltimo ano lectivo, numa poltica coordenada pelo Cames, Instituto da Cooperao e da Lngua. Felizmente que assim , porque aquele Instituto cometeu uma grande calinada em confirmava que o Governo da Repblica iria acabar com o ensino da lngua portuguesa junto dos emigrantes, logo na tomada de posse da sua responsvel. De acordo com a informao veiculada, o plano da formao de professores e da promoo da leitura, ser levado a efeito, por intermdio das Coordenaes de Ensino, de vrios pases onde se encontram portugueses a residir, designadamente o Canad e os Estados Unidos, bem como frica do Sul, Alemanha, Andorra, Espanha, Austrlia, Blgica, Frana, Luxemburgo, Reino Unido, Sua e Venezuela. Perante o coro de protestos vindos de todos os lados, o Instituto Cames veio agora garantir que o ensino do portugus como lngua materna no estrangeiro no vai acabar Infelizmente, o que o Governo fez at agora foi desmantelar, progressivamente, o ensino da lngua, com o pretexto de que os custos eram incomportveis para o Oramento de Estado. No s o Governo da Repblica estava a desrespeitar os princpios constitucionais que obrigam e unem o Estado Portugus ao conjunto dos cidados portugueses espalhados pelo mundo, como a desresponsabilizar-se de uma tarefa que cabe ao governo que a preservao da lngua lusa no mundo, que cada vez mais valorizada devido ao facto do Brasil constituir uma economia emergente e, como tal, os mercados e as pessoas olham para a lngua de Cames com outra perspectiva.

Antnio Pedro Costa Ponta Delgada

Assim-assim uma Edio assim-assim. Estivemos com problemas tcnicos, nas ltimas 48 horas. E vai da... no conseguimos evitar que houvesse temas que no foram abordados, outros que se ficaram apenas pelos prembulos e ainda outros que ficaram para futuras npcias... Um dos temas que gostvamos de ter explanado com mais espao e mais tempo... foi exactamente o que se refere fora que certas mulheres da comunidade esto a dar pesquisa da cura do cancro. Desta feita, foi a Casa dos Poveiros. Os seus elementos uniram-se, viraram meio mundo e conseguiram juntar mais de 700 mulheres unidas por uma causa justa. E fizeram-no como coisa sua, daquelas que afagam o corao quando do trminus. E o trminus, neste caso, arranjar mais uns quantos milhares de dlares para uma Fundao que est a avanar para o objectivo. Foi impressionante o entusiasmo. Depois, e sem grandes pormenores, falmos nos

Jogos Olmpicos de Inverno, que esto a decorrer na Rssia. E onde o Canad est a fazer ptima figura. E onde Portugal at tem representantes... que foram, afinal, das comunidades espalhadas pelo mundo onde se integram. Havemos de voltar ao tema. No que toca comunidade associativa... detivemonos no Centro Cultural Portugus de Mississauga, onde uma festa a que chamaram Baile do Vestido Azul reuniu gente e fez perceber que a nova Direco vai continuar a andar em frente. E muito mais em comunidade como a nossa que vive com os seus clubes e associaesm que so espelho visvel dessa mesma comunidade. Ah, j agora, chammos a primeira pgina, o ttulo de que o jogo era a doer... mas foi parado. Referiamo-nos ao jogo Benfica-Sporting, que era para ser domingo domingo passado e s se desenrola na tera-feira... Evitou-se uma tragdia, segundo dizem alguns. E portanto... foi bom. - CG

No que diz respeito ao ensino da lngua lusa, os nossos emigrantes sentem-se cada vez mais desprotegidos, no apenas com o corte no envio dos livros, mas tambm com os Ministrios da Educao e Negcios Estrangeiros a complicarem a vida aos Professores que ensinam no estrangeiro. Por outro lado, a sistemtica reduo dos apoios ao ensino da lngua portuguesa e com a falta de vontade na qualificao dos voluntrios que ensinam o portugus nas escolas comunitrias, cada vez menos crianas e jovens de ascendncia portuguesa se interessa por aprender a lngua dos seus pais e avs, dado que se perdeu o incentivo para se aprender a falar o portugus. Com esta medida, o Instituo Cames atende necessidade de internacionalizao da lngua portuguesa, como um factor que se transforma numa mais valia para os nossos emigrantes e que contribui para o fortalecimento das comunidades portuguesas, bem como para a prpria afirmao do portugus como uma das principais lnguas no mundo globalizado. Entre muitas outras, sero abordadas neste novo programa temticas, como a preparao para o QuaREPE, Didctica do Portugus, materiais didcticos para o ensino do Portugus como Lngua Estrangeira, orientao de micro polticas curriculares, desenvolvimento de tcnicas de leitura, as tecnologias de informao no ensino do Portugus, diagnstico de competncias lingusticas, importncia da aprendizagem da Lngua Materna, diferenciao de actividades para a gesto da diversidade. A confirmar tudo isto, sabe-se que o nmero de alunos do ensino bsico e secundrio regular norte-americano que estuda portugus aumentou para 13.268 alunos este ano lectivo, enquanto o nmero de alunos nas escolas da comunidade continua a descer.

Economia... c e l
Muitos so os temas que poderiam, hoje, merecer a nossa ateno. Tantos que difcil agarrar um, dissecar-lhe os contornos e deix-lo por a considerao da nossa gente. Entre ns, o Oramento Federal que agora foi apresentado em Otava. E que j comeou a deixar sair chispas de crticas, por um lado, e de loas, por outro. Tudo o que Oposio, bateu a bom bater. E tudo o que Governo... disse entender que este Oramento que bom, porque vai pr um ponto final no dfice. L de longe, entretanto, surgem as indicaes que nos dizem que, em Portugal, os valores do crescimento econmico no ltimo trimestre de 2013 so bons, melhores at do que era esperado, j que houve uma subida real do PIB (mais 0,5 por cento) face ao trimestre anterior. Uma subidinha deixem-nos dizer assim que faz com que seja este o primeiro perodo de trs meses com um desempenho superior ao mesmo trimestre h um ano. Por c, dizem os estrategos do Governo, o Plano de Ao Econmica 2014 (Economic Action Plan 2014), como que um compromisso do governo para com a volta do equilbrio oramental em 2015. E demonstra, na ptica dos que o dizem, a importncia da solidez das finanas para criar empregos, crescer e dar oportunidades a todos os canadianos. Do lado de l, acentua-se que o impulso da economia projetase para a primeira metade de 2014, sobretudo nestes primeiros meses do ano, j que eles comparam com o pior trimestre de toda a recesso. O que permite antecipar um crescimento da economia provavelmente duas vezes mais forte do que o previsto no Oramento do Estado para 2014. Tudo visto e ns nem vimos tudo h a ntida ideia, l como c, que o primado da economia e dos dinheiros suplanta tudo e todos. Que bem capaz de dar a todos a ideia de que tudo marcha bem. O Governo assim o diz. A Oposio assim o nega. No sabemos porqu, mas quando falamos nisto l como c lembramo-nos dos desempregados, dos que perderam o poder de compra, das empresas que foram fechando e engrossando o nmero dos que vivem com o magro subsdio do desemprego (quando o h), dos que j nem tm po para comer. Dos pobres, em suma. Que no estudaram estas brilhantes formas de tutear a Economia, pedindo-lhe nmeros e nada mais. De resto, os economistas l como c no vem com os mesmos olhos esta forma de aliviar a presso sobre os que tm menos. E isso que bem capaz de ser dramtico.

4 . Comunidades

18 Fevereiro 2014

Manitoba quer trabalhadores portugueses


O primeiro-ministro da provncia de Manitoba, Greg Selinger (NDP), disse, em entrevista Lusa, que os trabalhadores portugueses so muitos bem vistos e altamente qualificados e instrudos. Aquela provncia pretender recrutar cerca de 100 trabalhadores portugueses qualificados para reas como a construo civil, obras pblicas, entre outras. Nesse sentido, uma delegao de 20 empresrios canadianos e de origem portuguesa desloca-se a Lisboa, de 18 a 20 de fevereiro, para avaliarem os candidatos, num recrutamento que ter lugar nas instalaes do Instituto e Emprego e Formao Profissional, em Xabregas, Lisboa.

Os trabalhos a que os portugueses se esto a candidatar so para a rea metropolitana de Winnipeg, uma cidade com 800 mil habitantes, e com cerca de 30 mil lusodescendentes e portugueses, que vo acolher de braos abertos aqueles que viro de Portugal para viver e trabalhar naquela grande provncia. O primeiro-ministro da provncia tambm reconheceu a ajuda da comunidade portuguesa local no esforo de atrair trabalhadores qualificados e profissionais de Portugal.

Academia do Bacalhau
Uma nota que nos chega da Academia do Bacalhau de Toronto diz-nos que, devido visita do Presidente da Repblica Portuguesa a Toronto, com eventos marcados para a mesma noite, foi cancelado o jantar da Academia, inicialmente marcado para 28 de Fevereiro. Tanto quanto nos diz a Direco da Academia do Bacalhau de Toronto, oportunamente ser anunciado a data do prximo jantar.

Greg Selinger afianou que Manitoba tem uma economia forte e oferece bons salrios, bons empregos e condies de trabalho com segurana para todos os trabalhadores. O chefe do Governo da provncia refere que a histria j Continuamos um dos mais acessveis locais para se viver longa das empresas de Manitoba no recrutamento de no pas, com os menores custos de aquecimento domstico, eletricidade e taxas de seguro automvel, concluiu. trabalhadores qualificados na Europa do Sul. Os novos imigrantes do Sul da Europa vo efetuar uma contribuio maravilhosa para a diversidade cultural de Manitoba com as suas comunidades vibrantes, quer italianas, gregas, portuguesas ou espanholas, acrescentou. O primeiro-ministro da provncia tambm justificou a falta da matria-prima humana: Como em muitas outras provncias canadianas, Manibota enfrenta a problemtica da falta de trabalhadores em reas especficos, tais como comrcios especializados e construo. Greg Selinger tambm reconheceu o sucesso do programa local de imigrao, que permitiu levar mais de 140 mil imigrantes para Manitoba desde 1999 para ir ao encontro dass necessidade laborais dos empregadores da provncia.

ERVANRIA BEYOND EDEN CONSULTAS PRIVADAS E CONFIDENCIAIS ERVANRIA BEYOND EDEN


Por CONSULTAS V e n e s sPRIVADAS a BarrE o CONFIDENCIAIS s

Ervas / Produtos Naturais Por V e n e s s a B a r r o s Velas / Incensos Ervas / Produtos Naturais CONSULTAS PRIVADAS E CONFIDENCIAIS Ajuda Espiritual Velas / Incensos Leitura de Cartas PorEspiritual Venessa Barros Ajuda CONSULTAS PRIVADAS E CONFIDENCIAIS Consultas telefone Ervas /por Produtos Naturais Leitura de Cartas

ERVANRIA BEYOND EDEN

ERVANRIA BEYOND EDEN

Por V e n e s s a B a r r o s por telefone - Sbado Abertos de Segunda Velas / Consultas Incensos Ervas / Produtos Naturais 9 am 6pm Ajuda Espiritual Abertos de Segunda - Sbado Velas / Incensos 642 Rogers Road9em Ajuda Espiritual am -Toronto 6pm Leitura de Cartas Leitura de Cartas 642 Rogers Road em Toronto Consultas por telefone (416) 901-4114

642 Rogers Road em Toronto 642 Rogers Road em Toronto

(416) 901-4114 Abertos de Segunda - Sbado (647) 720-6667 9 am 6pm (647) 720-6667

Consultas por telefone

Abertos de Segunda - Sbado 9 am - 6pm

(416) 901-4114 (647) 720-6667

(416) 901-4114 (647) 720-6667

18 Fevereiro 2014 Plano de Aco Econmica 2014

Canad em foco . 5

Compromisso do Governo para retoma do equilbrio oramental


O Ministro das Finanas Jim Flaherty apresentou o Plano de Ao Econmica 2014 que confirma que o Governo est dentro da programao para equilibrar o oramento em 2015, adoptando novas medidas que criaro empregos e oportunidades mesmo durante uma poca em que a economia mundial vive momentos de incerteza. O Governo est re-equilibrando o oramento, e, ao mesmo tempo, mantendo os impostos baixos e protegendo os programas e servios com os quais os canadenses contam. Segundo as projees do Plano de Ao Econmica 2014, no perodo de 2014-2015 o dfice baixar para 2,9 bilies de dlares sem que as famlias ou empresas canadianas tenham sido foradas a pagar mais impostos, mesmo considerando um ajuste de risco no valor de 3 bilies de dlares anuais. A expectativa de que, no perodo de 2015-2016, o supervit some 6,4 bilies de dlares, e, mais uma vez, considerando um ajuste anual contra riscos no valor de 3 bilies de dlares. Desde a implantao do Plano de Ao Econmica do Canad em 2009, o pas bateu o recorde na criao de empregos e tem apresentado um dos melhores desempenhos econmicos entre os pases do Grupo dos Sete (G-7) durante a fase de recuperao. Uma nota oficial diz que o Plano de Ao Econmica 2014 vem fortalecer essas conquistas trazendo medidas positivas para fazer a economia crescer e ajudar a criar empregos. Os Canadianos de todas as faixas de renda esto a beneficiar da desonerao tributria apresentada pelo Governo, sendo que as famlias de renda baixa e mdia esto desfrutando de benefcios proporcionalmente maiores. Actualmente, uma famlia canadiana composta por quarto membros paga 3.400 dlares a menos de impostos graas desonerao fiscal introduzida pelo Governo. no que realmente importa para os canadianos, inclusive no principal bem de nosso pas, o nosso povo. Jim Flaherty, ministro das finanas

Apertar o cinto?
Foi mesmo a notcia da semana. O Governo do Partido Conservador acaba de apresentar o seu Oramento, que est desde j a fomentar toda uma srie de comentrios. Para j, h a noo de que se pretende reduzir o dfice, a todo o custo, deixando para trs toda uma srie de problemas que afectam o dia-a-dia das pessoas, o que faz com que muitos o apelidem, j, de espartilho de ferro. Jim Flaherty parece pretender equlibrar os livros das contas, o que , no dizer de muitos, um constante apertar do cinto. Devemos ser mais cuidadosos nos nossos esforos e considerar bem cada cntimo que gastamos como que a pedra de toque, a jeito de bblia, que pode at estar a preparar o prximo acto eleitoral de 2015. , de facto, de austeridade o oramento de 2014/2015, ainda que recheado de promessas que so como que o farol da prxima campanha eleitoral. No h nada neste oramento que v criar postos de trabalho, e esse o problema, porque essa uma das primeiras prioridades para os canadianos, reclamou, desde logo, o lder da Oposio, Tom Mulcair, do NDP. Por sua vez, o dirigente liberal, Justin Trudeau, disse que o dfice est a ser cortado custa dos trabalhadores, devido a um excesso de gordura nas contas do seguro do Desemprego, como acentuou, referindo, ainda, que este governo est sem idias e est a demonstrar isso mais uma vez. Interessante a forma como Flaherty tira o chapu actuao de Bill Davis, h anos atrs, no Governo do Ontario, onde a austeridade foi mais que muita. Charles Sousa manifesta-se Entre ns, na Provncia, h a ideia j referida por Charles Sousa, ministro provincial das Finanas que o governo Harper quer equilibrar as suas contas custa de Ontrio, tornando-se como que um cultor da boa aparncia, antes da eleio de 2015, ao mesmo tempo que coloca a recuperao econmica da provncia em risco, como disse o ministro. Para ele, Otava est a fazer com que as provncias se sacrifiquem, para que eles possam parecer bem. E mesmo atendendo a que h, por exemplo, 200 milhes de apoio s cmaras para melhor se prepararem para a eventualidade de desastres naturais, Charles Sousa diz que o que realmente preocupante que Otava est a tomar decises unilaterais sem considerar o impacto que tem sobre a provncia.

Agora, o Canad um entre pouqussimos pases no mundo que continuam a ter classificao de crdito triplo-A, sendo que, segundo as principais agncias de classificao de crdito, a perspectiva de estabilidade na economia. O pagamento da dvida antes da recesso mundial e o controle dos gastos ajudaram-nos a garantir que a relao total dvida lquida / PIB (produto interno bruto) continuar, de longe, a ser a mais baixa de todos os pases do G-7, e dentre as mais baixas das economias mais avanadas do G-20.

Resumo dos factos

Citaes
O Canad tem a merecida reputao de ser um pas de responsabilidade fiscal, que administra com responsabilidade o dinheiro do contribuinte e que, ao mesmo tempo, faz investimentos cruciais para ajudar as famlias canadianas e a economia. O Plano de Ao Econmica 2014 demonstra que nossa abordagem est funcionando, criando empregos, mantendo o crescimento econmico, apoiando as famlias e as comunidades e, simultaneamente, retornando ao equilbrio oramental em 2015. O plano do Governo define os prximos passos para manter os impostos baixos e enquanto investe A economia canadiana tem continuado a criar empregos, sendo que hoje h 1 milho a mais de canadianos a trabalhar do que durante a pior fase da recesso. Desde 2006, os canadianos desfrutam, sem comparao, do maior crescimento da renda per capita entre os pases do G-7. Desde 2006, a receita das famlias canadianas de todas as faixas de renda aumentou em aproximadamente 10% ou mais em termos reais, aps a incidncia de impostos e da realizao dos repasses.

Tudo visto, voltamos a apertar o cinto. E isso pode no representar seno uma forma de andar em frente, com os mesmos sacrifcios que at aqui. O que pode de facto ser preocupante para o povo em geral.

6 . Comunidades

Falsificao de passes leva 62 priso


O Servio de Polcia de Toronto, em parceria com a Comisso de Trnsito de Toronto , anunciou agora os resultados de uma investigao de cinco meses, no tocante a Metropasses dos TTC falsificados. A investigao foi lanada em outubro de 2013, e direcionados aos utentes ou possuidores de Metropasses mensais falsificados. Ao longo da investigao, 62 pessoas foram detidas e 196 acusaes criminais foram lanadas, incluindo: Fraude at 5.000 dlares; Posse de bens obtidos por Crime; posse de documentos forjados; e trfego com documentos forjados. As detenes foram feitas em toda a cidade e envolveu todos os modos de transporte, como autocarros e carros elctricos, bem como passes a serem utilizados em estaes de metropolitano. A investigao continua em curso. E a Polcia de Toronto gostaria lembrar ao pblico que os Metropasses s devem ser adquiridos nas lojas autorizadas pelos TTC . Quem tiver informao sobre o caso, convidado a contactar a polcia pelo 416-808-1880 , Crime Stoppers anonimamente pelo 416 -222- TIPS ( 8477 ) , em linha em www.222tips. com.

Deixar morrer a Casa Cultural de Vila do Conde?

18 Fevereiro 2014

Para j, sabe-se que a Casa Cultural de Vila do Conde de Toronto leva a efeito no dia 23 de Fevereiro, s 10 horas da manh a chamada segunda reunio extraordinria. Segundo a nota que nos chegou s mos, assinada pelo presidente Jos Carlos Eusbio, mais uma vez se convidam todos os scios fundadores e no fundadores (com cotas em dia ou cotas atrasadas) para a segunda reunio extraordinaria para o efeito de decidir ou no o encerramento desta Casa, dado que, na primeira reunio, no apareceram scios em numeros considerados satisfatrios para o objectivo. Vai, assim, realizar-se a segunda reunio conforme os estatutos da Casa. Se nao aparecerem scios em nmero suficiente, desde j fica marcada a terceira e ultima reunio para o dia 9 de Maro, s 10 horas da manh. J nos interrogmos vrias vezes sobre o tema. Entendemos que vale a pena voltar a falar no assunto. Dar fora aos que, h muitos ou poucos anos, fundaram esta e outras associaes. Deixar morrer associaes no parece digno dos que as ajudaram a fundar.

Homem de Brampton acusado de vrios roubos


Os Servi;os da Pol]icia de Toronto informam que investigaram vrios roubos e assaltos, entre 7 de Janeiro e 8 de Fevereiro. No sbado, 8 de Fevereiro, s 3.44 da tarde, a Polcia respondeu a uma chamada de roubo a banco na Lake Shore Boulevard West. Como nos informam, um homem entrou no banco, avisou que estava armado de pistola e exigiu dinheiro a uma teller, que lhe entregou algum dinheiro. O homem saiu do banco e entrou num carro que foi, horas depois, parado pela Polcia da esquadra 51, que o prendeu. Foi mais tarde considerado responsvel por seis outros assaltos em Toronto e dois na regio de Durham, num total de oito roubos. Carlos Olivera, de 43 anos, de Brampton, que j foi presente a Tribunal, acusado de oito roubos e outras oito tentativas.

Passa a maior parte do ano em Portugal? Acabou de chegar ao Canad? Ateno que pode no ter que pagar impostos no Canad.
Muitos so os luso-canadianos que passam meses a fio em Portugal e, agora que estamos quase na altura de preparar a declarao de impostos, importante olhar para o calendrio e ver se precisa ou no de pagar impostos no Canad. Qualquer pessoa que seja residente no Canad tem que pagar impostos sobre os seus rendimentos, independentemente desses provirem de Portugal ou do Canad. Se a pessoa no for residente e no mantiver laos econmicos com o Canad no tem de pagar impostos neste pas. A definio de residente, do ponto de vista fiscal, diferente daquela aplicvel num contexto da imigrao. Um residente para efeitos de imigrao pode no ser residente para efeito de direito fiscal e vice-versa. Deste modo, s por ser um cidado ou imigrante Canadiano no quer dizer que seja um residente Canadiano para efeitos de impostos. Uma pessoa considerada residente no Canad se passar mais de 183 dias do ano no pas. Isto significa que, geralmente, se passar mais de seis meses em Portugal, ou noutros pases pode no ter que declarar impostos no Canad. Nesses casos preciso aplicarem-se os respetivos testes legais para determinar se tem ou no de pagar impostos. Os tribunais olham a vrios fatores para determinar se a pessoa residente. Nomeadamente, 1) a sua nacionalidade, 2) a localizao da casa de famlia e do local de trabalho, 3) se a pessoa dona de propriedade no Canad, e 4) o local de residncia dos seus amigos e dos seus familiares.

Jos Rodrigues -Advogado


De todos, a Canada Revenue Agency considera a localizao da casa de famlia e dos bens pessoais, tal como o local de residncia de familiares e amigos, os mais importantes. Isto que dizer que se passou mais de seis meses em Portugal, e mantm fortes laos pessoais e financeiros em Portugal geralmente no tem que pagar impostos no Canad. Mas, devido variedade dos fatores envolvidos, fundamental que um profissional avalie as circunstncias do seu caso antes de deixar de declarar impostos no Canad. Para aqueles acabados de chegar ao Canad, lembrem-se que podero no ter de pagar impostos no primeiro ano em que chegam ao Canada. Isto vai depender da altura do ano em que chegaram, dos laos pessoais e financeiros que estabeleceram durante esse tempo e dos laos pessoais e financeiros que mantm em Portugal. Quando o individuo consegue demonstrar que embora seja imigrante do ponto de vista da imigrao, ainda no tem laos suficientemente fortes no Canad para que seja considerado residente do ponto de vista fiscal, no ter de pagar impostos no primeiro ano em que est no Canad. De qualquer forma, mesmo que as suas circunstncias pessoais o levem a ter de pagar impostos, s o tem de fazer a partir do ms em que aterra, e no para o ano todo. Este artigo de ndole meramente informativa, no constituindo assim uma opinio jurdica. Para mais informaes, contacte Jos Rodrigues atravs do (647) 202-2533.

Dra. Ema Secca


ADVOGADA em Portugal Pode resolver-lhe todos os assuntos em qualquer rea jurdica CONTACTE E TER BONS RESULTADOS Tel: 214418910 (Lisboa)

e-mail: emaseca@netcabo.pt

Cel: 918825577

18 Fevereiro 2014 Asas do Atlntico com 41 anos

Comunidade . 7

Colectividade de prestgio a desafiar o tempo...


*Pginas de interesse no panorama cultural comunitrio
O Clube Asas do Atlntico tem agora... 41 anos. No fundo, bem capaz de ser das mais antigas colectividades de ndole comunitria nesta zona do Canad. Uma das mais antigas. E, se verdade que, de uma forma geral, tem vindo a cumprir a sua misso, no menos verdade que os seus elementos directivos comearam, desde h tempos, a avanar com uma ou outra medida que bem pode ser considerada de avano. De referir, a esse propsito, o Grupo de Teatro As Nossas Raizes, que tem estado activo e a escrever pginas de interesse certo no panorama cultural da comunidade. como que a Cultura, mesmo de raiz popular, a estender as suas razes e a dar a entender que, mesmo nesse aspecto, a colectividade em causa no parou no tempo. O Pico a nortear as saudades, talvez. Mas as Ilhas, de uma forma geral, em foco. Como estaro em foco, as agruras dos primeiros tempos da emigrao. Agruras que o Asas do Atlntico foi ajudando a mitigar. A completar, agora, 41 anos de idade, naturalmente que se esperava uma festa de arromba. Daquelas que perduram para sempre. E, em termos de assistncia, decerto que isso aconteceu. At com a animao do conjunto Os Panteras. Muita gente. Muita animao. Um bolo de aniversrio cujas velas seriam, afinal, sopradas por todos quantos amam o clube e lhe do o melhor das suas horas livres, e s vezes bem mais do que isso, j que o Voluntariado do Asas por demais evidente.

Um clube trabalhoso e cheio de esperanas

Difcil no ser... mas um bocado trabalhoso, ser presidente de um clube como este. Cristiano Macedo entende a sua misso e diz-nos que estamos a viver como normal, nestes tempos das associaes. Temos uma sala cheia. Trabalhmos bastante, designadamente base de telefonar aos scios, aos amigos, para virem... em suma, fazer a nossa propaganda. E a nosso pedido vai-nos falando tambm na juventude... que nem sempre vai a este gnero de acontecimentos comunitrios. Esperava que os nossos filhos dessem continuidade a tudo isto, o que acho um pouco difcil. Todos os dias digo minha filha para vir... e ela manda a neta. E ento eu, talvez v treinar a neta para ela continuar a seguir a mim... De qualquer modo, tem a maior esperana em que tudo continui assim. E ainda bem... porque fazer 41 anos num clube das caractersticas deste Asas do Atlntico ... obra! Por ali, em actividade destacada designadamente a servir como que de mestre de cerimnias, o presidente da Assembleia-Geral, Joo Goulart. aquilo que, na nossa maneira de interpretar, chamamos de pau para todo o servio. A exemplo do que acontece, de resto, com outros elementos dos corpos sociais do Asas do Atlntico.

sempre as actividades do Asas diz-nos entender que deve lembrar as muitas actividades j levadas a cabo. s vezes, as actividades tm sido rduas... mas meritrias, at por trazer tanto pessoal s nossas festas. Uma aderncia que tem sido fantstica. Tudo isto para dizer que valeu a pena o esforo j levado a cabo. Valeu a pena, vale a pena e posso dizer mesmo que vai valer sempre a pena, nomeadamente na alegria que vemos aqui estampada no rosto do pessoal que aqui vem, na alegria e no convvio que tm, uns com os outros... vale sempre a pena. E isto que nos d fora para continuarmos. Temos, hoje, uma casa repleta... o que nos d mais vontade de trabalhar. Antigamente era assim? Achamos que sim. No princpio, a saudade da terra mandava. No princpio... era o apalpar do caminho que se iria comear a trilhar.

Antigamente era assim...

Valeu a pena o esforo

E depois de agradecer a scios e amigos sem esquecer os orgos de Informao que por ali estavam e que acompanham

Andmos por ali a ver se encontrvamos fundadores. Se eles comungavam deste entusiasmo todo. Encontrmos pelo menos, na pessoa de Rui Amaral, que foi, de resto, o primeiro Presidente da colectividade. E que, frequentemente, aparece na associao. Talvez a fungar saudades... mas a pensar que valeu a pena. O Clube foi fundado h 41 anos, em Fevereiro de 73 e eu fui o presidente dos fundadores, se assim posso dizer. Estava lanada a conversa. Rui Amaral figura bem conhecida da comunidade, j que por aqui teve, designadamente, uma agncia de viagens que trabalhava com todos.

Na Emigrao h cerca de 50 anos... naturalmente que se rev no que foi sendo feito. Naquela altura era mais difcil. A comunidade era mais pequena. No havia os fundos que h hoje. No havia os apoios... que hoje se vo tendo. Mas ramos uns carolas, naquela altura, uns carolas que at quase comandavam a comunidade. Hoje diferente... Rui Amaral fez, naquela altura e depois disso, parte de outros clubes, como o Lusitnia e o Angrense. Naquela altura, eu tinha uma agncia de viagens, trabalhava como notrio pblico, fazia assistncia social... era mesmo um trabalho quase emprico, andava nas Emigraes, em tudo isso, afinal. Fui eu dos pioneiros em muitas dessas coisas... Ser que Rui Amaral est arrependido? Eu arrependido?! No. De forma alguma. Entende, mesmo assim, que estes clubes vo todos atravessar uma onda de dificuldades, porque , de facto, muito difcil manter e transmitir hbitos s geraes que vm a seguir. Vo-se integrando na Lngua Inglesa, na sociedade Canadiana... mas alguns sempre se vo aguentando... At porque h tradies que preciso manter e que a nossa gente vai querer seguir... Uma festa que valeu a pena seguir. Por todos os motivos e at por vermos que o clube aniversariante e 41 anos de existncia no brincadeira, no tem, afinal, pernas para andar.

8. Comunidades Sporting Clube Portugus de Toronto

Semana de Portugal em preparao acelerada


*Celebrar 50 anos do Ensino de Portugus
As Festas do Dia de Portugal, de Cames e das Comunidades parecem estar ainda longe... mas a verdade que j no falta tudo... E a Aliana dos Clubes e Associaes Portuguesas do Ontrio tem estado a trabalhar para que, de facto, tudo corra da melhor maneira. Vai nesse sentido tambm a prxima reunio do Conselho de Presidentes, marcada para Domingo, dia 9 de Maro, pelas 4 horas da tarde, na sede da Casa do Alentejo Community Centre, no 1130 da Dupont Street, Segundo a nota que nos chegou s mos, a participao de todos os presidentes e directores de cultura e folclore essencial no que diz respeito discusso da Semana de Portugal 2014. Entretanto, sabe-se j que o Jantar de Gala da ACAPO 2014 vai ser subordinado ao tema Celebrar 50 Anos de Ensino de Portugus. Est marcado para sbado, 3 de Maio, na LiUNA Local 183. Sabe-se, tambm, que a Ferma Parada do Dia de Portugal est marcada para Domingo, dia 8 de Junho. De 13 a 15 de Junho, as celebraes da Semana de Portugal vo decorrer no Downsview Park.

Um naipe de jovens
*Uma nova Direco com sangue novo

18 Fevereiro 2014

Assembleia-Geral da ACAPO
Uma outra que chegou nossa Redaco d-nos conta que a Aliana dos Clubes e Associaes Portuguesas do Ontrio vai levar a efeito, no dia 9 de Maro de 2014, na sde social da Casa do Alentejo Community Centre de Toronto, a partir das 3 horas da tarde a Assembleia Geral Ordinria para Apresentao do Relatrio de Contas, Actividades, e outros assuntos. Se no houver nmero de membros suficientes, a reuniso ter incio, uma hora depois, com qualquer nmero de scios, como estipula os Estatutos. Entretanto, a ACAPO informa que no dia 4 de Fevereiro, em reunio de Conselho de Presidentes, foi votado com unanimidade a entrada da Ontario Association of Portuguese Veterans como novo membro da Aliana.

O Sporting Clube Portugus continua a navegar nas guas da Juventude. Com mais de trinta anos de existncia, est a tentar levar o barco... para umas guas que tm de ser, afinal, as da Juventude. H que nos convencermos de que h um ciclo novo para viver. Talvez diferente do que vivemos at agora. Mas, sobretudo, quase como obrigao. Os mais velhos so capazes de j no estarem altura das circunstncias,

anterior... e ainda melhor. Um Presidente activo. Que vimos, at, a servir mesa, quando necessrio. Ele e muitos dos elementos que compem a Direco. Estava uma sala cheia. Com as pessoas interessadas, afinal, em fazer com que a direco ande mesmo em frente. E que leve por diante os desgnios dos que, h uns 34 anos, ergueram os alicerces da colectividade.

Atento o scio n. 1

Sporting FC Portugal Tour de 2014


A Academia do Sporting Clube Portugus de Toronto est a preparar a deslocao de alguns dos seus elementos a Portugal. Assim, no dia 26 de Fevereiro, a partir das 7 horas da noite, na Churrasqueira Martins, far-se- a apresentao dos jogadores do Sporting FC participantes no Tour. Sero ainda citados e apresentados o programa e os patrocinadores.

quando se fala no Futuro. Assim sendo, importa trazer s fileiras sangue novo, por forma a visionarmos um Futuro. Sim, porque sem jovens... a dar sequncia ao que se fez, o Futuro pode no existir. No Sporting parece ter havido a ideia de recrutar gente jovem, de lhe dar o apoio que os mais velhos so capazes de dar... e entrar, assim, na senda do progresso, que necessrio trilhar.

A este propsito, estava por ali o scio n. 1, Jos Rafael. Perguntmos-lhe o que pensava do momento actual do clube. Tem cumprido, de facto, a misso para que foi criado. E a funo para que foi criado foi, efectivamente, para ser o legtimo representante do Sporting Clube de Portugal nestas paragens. essa a razo da nossa existncia. Se no houvesse Sporting... ns no tnhamos fundado o clube aqui. Naturalmente que durante estes quase 34 anos... h muitas coisas que no correram bem, no foram bem feitas, mas a verdade que, dentro da normalidade, salutar verificar que continua a aparecer gente interessada em dirigir

A dinmica principal centrada nos Jovens

T.L.DUTRA Professional Legal Services


Immigration - Small Claims Court- Criminal Summary Landlord & Tenant / Ontario Court of Justice / Labour

Tony L. Dutra
533 College Street , Suite 306, Toronto ON, Canada M6G 1A8 Telephone: (416) 532-8400 - Fax (416) 532-6906 E-Mail: dutralegal@sympatico.ca L.S.U.C - P00405

No sbado, era a tomada de posse da nova Direco. Retocada, sem dvida. Mas com a dinmica principal a centrar-se nos jovens. H muitos elementos da Direco que no ultrapassaram a escala dos trinta. Designadamente, o Presidente Andr Araujo, que , digamos assim, repetente. E que nos diz, desde logo, estar apto a levar por diante a tarefa a que meteu ombros h cerca de um ano. O ltimo ano foi bom. Gostei. E aqui estou outra vez. um presidente que no fala muito, que gosta mais de fazer. As palavras tm quase de ser arrancadas a ferro. Ainda lhe fomos dizendo que o salrio grande... e por isso ele voltou. A brincadeira caiu-lhe bem e ele ainda foi dizendo que bom o salrio... e o bnus. Quando lhe perguntmos como que est o Sporting, foi-nos dizendo que a sade do clube... est bem forte. E com a sua direco, mesclada de jovens, para continuar, dando outra vontade ao povo e uma fora bem grande. Valeu a pena, assim, entrar neste gnero de voluntarismo. Ainda lhe perguntmos como que esto os mais velhos. Como que estaria, por exemplo, um senhor que foi o seu antecessor, o Augusto Pires. Um grande amigo, sempre a dar-me apoio em todos os aspectos. Entende que a sua misso nem vai ser fcil. No. No vai ser fcil, mas ns queremos fazer o que fizemos no ano

Estamos a MEXER evitando que insectos e bactrias MEXAM com a sua sade e a sade dos seus!

J tratamos por tu o nosso trabalho porque o fazemos h muito

no jogo do Futuro
o Sporting... Sim, sim. E gente jovem que, no nosso ponto de vista, importante para a continuidade do sonho de muitos dos que foram os primeiros. Para o scio n 1 da colectividade, o futuro depende da continuidade ou no da adeso de gente nova. De gente nova, das duas maneiras, ou seja, gente nova que nunca c esteve e possa aparecer... e gente nova, na sua essncia, com ideias novas, para poder prosseguir. Porque ns temos aqui uma Direco com elementos de vinte e poucos anos... e preciso dar continuidade a isso... No restam dvidas. O Sporting Clube Portugus de Toronto parece estar no bom caminho. Um caminho que poder no

18 Fevereiro 2014

Comunidades . 9

ser fcil nenhum clube tem o caminho facilitado mas que, com toda esta juventude, vai decerto dar os seus frutos.

Os rgos administrativos para 2014

ASSEMBLEIA-GERAL Presidente, Jack Ribeiro; vicepresidente, Manuel Fiuza; e secretrio, Antnio Gaspar.

DIRECO Presidente, Andr Arajo; vice-presidente, Michael Araujo; Tesoureiros, Jos Arajo e Antnio Delgado, Secretrios, Andreia Araujo e Nancy Araujo; Tnis de Mesa, Jos Oliveira; Comisso de Festas, Paula Cabeas e Helena Sottomaior; Relaes Pblicas, Antnio Oliveira;

Directores Carlos Cabeas, Bruno Morgado, Luis Rasteiro, Filipe Arajo, Eduardo do Pereiro e Freddy Marques. CONSELHO FISCAL Presidente, Jos Sequeira; vicepresidente, Antnio Arajo; e secretrio, Paulo Pereira. As nossas saudaes.

10. Comunidades Cidadania e Imigrao em foco

18 Fevereiro 2014
Por: Fernando Cruz Gomes Sergio Alexandre

Deputados federais interrogam-se sobre o futuro do Pas


Tanto quanto nos apercebemos, o Governo do Canad apresentou legislao que pode tornar mais difcil e mais caro o processo de cidadania. Isto para alm de dar poderes especiais ao Ministrio responsvel, designadamente a capacidade de retirar a cidadania a Canadianos naturalizados. Isto para alm de dificultar ainda mais a reunio de famlias. Numa reunio, que decorreu, a meio da semana, na Escola Bishop Morocco, perante vrias dezenas de moradores da zona oeste da cidade, deputados federais fizeram reunio pblica. Uma reunio que pode bem conduzir a resultados na presso que est a ser feita sobre o Governo para atenuar todos os eventuais efeitos da legislao.

*Algo ter de ser feito para amenizar as situaes existentes no sector da Imigrao

bloqueando os patrocnios para pais e avs. O governo de Stephen Harper tambm quer reduzir o nmero de refugiados que chegam ao Canad fugindo de perseguies, alm de reduzir os programas que oferecem cuidados sade aos refugiados.

Servios Sociais espera


A reunio tambm contou com a presena de prestadores de servios que estiveram l para aconselhar aos participantes sobre as muitas mudanas nas regras de cidadania e imigrao. Designadamente, foram dando explicaes de como procurar os servios nas suas comunidades. Marcie Ponte e Anabela Nunes, do Working Women Community Andrew Cash disse desde logo ao que vinha. Na verdade, o Governo Canadiano fez muitas mudanas. Por exemplo, as famlias esto a esperar, cada vez mais tempo, como nos diz Cash, desde logo, referindo que o Governo Conservador, recentemente, introduziu alteraes at na Lei da Cidadania... e nada a ajudar a facilitar o problema da Imigrao.

Centre, dizem-nos que, mesmo ali, j foram interrogadas sobre o sistema. Marcie Ponte diz-nos que a sua agncia est ao servio do povo emigrante h quarenta anos. No fundo estamos aqui para que as pessoas nos digam onde poderemos ajudar. E vamos continuar... nem que seja por mais quarenta anos. Anabela Nunes diz estar interessada em saber quais so as novas leis, o que que eles mudaram e o que que vai afectar principalmente a comunidade portuguesa, j que esto a vir muitos turistas para c, com objectivos de c trabalharem e refazerem as suas vidas... No fundo, a Emigrao em foco. A Emigrao e os problemas que lhe esto subjacentes.

Religio e F

Longas esperas

Os povos imaginam coisas vs


Mil anos antes de Jesus ter nascido, Deus profetizou que quando Cristo estivesse aqui na terra muitos se levantariam contra o Seu Filho em vo. Isto evidente porque no texto do Salmo 2:1 lemos o seguinte: Por que se amotinam as gentes, e os povos imaginam coisas vs? A palavra v significa que no real, no faz senso, ftil, mentiroso e que no tem nenhum proveito. Ora, qual a coisa v que os povos imaginaram fazer? O Salmista nos d a seguinte resposta: Os reis da terra se levantaram, e os princpes juntos, se mancomunam contra o Senhor e contra o seu ungido, dizendo: Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de ns as suas cordas. (Salmo 2:2-3). Mil anos depois do Salmista ter escrito esta profecia, o apstolo Pedro, inspirado pelo Esprito de Deus nos deu a seguinte interpretao: Porque verdadeiramente, contra o teu santo Filho, Jesus, que tu ungiste, se ajuntaram, no s Herodes, mas Pncio Pilatos, como os gentios e os povos de Israel; para fazerem tudo o que a tua mo e o teu conselho tinham anteriormente determinado que se havia de fazer (Actos 4:27-28). O apstolo Judas traiu o Senhor Jesus Cristo por trinta moedas de prata, em vo (Mateus 26:14-16). Isto evidente porque logo aps a traio ele devolveu o dinheiro e enforcou-se (Mateus 27:1-5).

Rev. Joo Duarte

Para Andrew Cash, as pessoas esto, antes de tudo, preocupadas com a longa espera para adquirir a cidadania e para se reunir com suas famlias. O encontro foi coorganizado por Cash, juntamente com a deputada federal Peggy Nash e o deputado federal Mike Sullivan, todos do NDP. Todos insistem em que os Conservadores tm quebrado o compromisso com famlias de imigrantes, tornando o nosso pas um lugar menos acolhedor. Peggy Nash, do Parkdale-High Park, diz-nos que h que entrar em aco. Para ela uma das razes por que levmos a cabo este forum foi para ouvir as pessoas a manifestarem-se a este propsito. So muitas as pessoas que chegam at ns, membros do Parlamento, para nos falar sobre o tema. E isso... que nos levou a mais este esforo.

27:20-26; Joo 19:15). Os soldados romanos chicotearam Cristo, escarneceram dele e o crucificaram (Mateus 27:2756). Muitos planearam e estiveram envolvidos na morte de Cristo. Todavia, tudo foi em vo porque ao terceiro dia Deus ressuscitou Cristo dos mortos (Mateus 28:1-5). Todos os planos para que Jesus no reinasse foram em vo. Jesus est vivo, tem todo o poder aqui na terra como no cu, est presentemente assentado direita do seu Pai, no cu, e um dia voltar para estabelecer o reino de Deus aqui na terra (Mateus 25:31-46; 28:18-20; Actos 2:32-36; Efsios 1:20-23). Qual foi a reaco de Deus ao ver tantos se levantarem em vo contra o seu Filho? O Salmista nos d a resposta: Aquele que habita nos cus se rir; o Senhor zombar deles. Ento lhes falar na sua ira, e no seu furor os confundir. Eu porem, ungi o meu Rei sobre o meu santo monte de Sio (Salmo 2:4-7). Imaginem um ninho de formigas a levantarem-se contra um elefante dizendo que no querem que o elefante esteja perto da sua casa. O elefante simplemente se ri das palavras vs e levanta a sua pata e esmigalha o ninho das formigas. Perante os olhos de Deus os bilhes de pessoas que tem vivido aqui na terra, juntamente com os seus lderes, reis e presidentes, so formigas, e todas as palavras levantadas contra Deus e contra o seu Filho so em vo. Deus o Criador, tem todo o poder e faz o que quer e ningum pode interferir com os seus planos. Por isso o Salmista aconselha a todas as pessoas dizendo: Agora, pois, reis, sede prudentes; deixai-vos intruir, juzes da terra. Servi ao Senhor com temor, e alegrai-vos com tremor. Beijai o Filho, para que se no ire, e pereais no caminho, quando, em breve, se inflamar a sua ira: bem-aventurados todos aqueles que nele confiam (Salmo 2:10-12). Portanto, todos aqueles que pensam que no precisam de Deus e do seu Filho para ser o seu Salvador esto imaginando coisas vs.

Bastante mau o que se fez na Imigrao


Os moradores da zona oeste de Toronto expressaram preocupaes sobre as recentes mudanas feitas pelo governo no sistema de cidadania e imigrao do Canad. Mike Sullivan, da York South-Weston, comunga das mesmas apreenses. Na lapela tinha uma indicao de que Vamos salvar os Correios, mas essa outra histria. Insiste em que tudo o que foi feito, nos ltimos tempos, face Imigrao bastante mau. O prprio sistema de refgio foi como que contaminado, temos uns quantos milhares de trabalhadores temporrios que praticamente no tm direitos e no tm possibilidades de se tornarem residentes permanentes e podem ser mandados embora a qualquer momento. Na ptica dos oradores, o Governo comeou a restabelecer uma moratria de patrocnio no incio do ms de fevereiro, como sempre

Os fariseus, os escribas e os lderes da nao de Israel planearam a morte de Cristo em vo, usando falsas testemunhas e acusaram Cristo falsamente diante do rei Herodes e de Pncio Pilatos (Mateus 26:57-68; 27:1131; Lucas 23:7-15). Tanto Pilatos como o rei Herodes sabiam que Jesus estava inocente e no entanto permitiram que Cristo fosse condenado a morrer numa cruz como se fosse um criminoso (Lucas 23:13-25). O povo rejeitou a Cristo e escolheu Barrbas, um criminoso, para que fosse solto, e disseram a Pilatos para condenar Cristo morte porque no queriam que Jesus fosse o seu rei (Mateus

18 Fevereiro 2014

Mensagem . 11

12 . Desporto

18 Fevereiro 2014

Benfica e FC Porto vencem e continuam separados por quatro pontos


O Benfica manteve os quatro pontos de vantagem na liderana da I Liga de futebol, com um triunfo por 2-0 em Paos de Ferreira, enquanto o FC Porto cumpriu a sua obrigao em Barcelos, na 19. jornada. Na Mata Real, casa do ltimo classificado do campeonato, o Benfica chegou vitria com golos do argentino Ezequiel Garay, aos 54 minutos, e do srvio Lazar Markovic, aos 68, mas voltou a no poder contar com Oscar Cardozo, novamente lesionado. Alm do paraguaio, certo que na prxima jornada, na receo ao Vitria de Guimares, os encarnados no vo poder contar com Maxi Pereira e Gaitan, que somaram o quinto amarelo, mas, em sentido contrrio, dever voltar Enzo Perez. Este triunfo, o 14. na prova e o stimo fora, deixa a formao treinada por Jorge Jesus com quatro pontos de vantagem sobre o tricampeo em ttulo FC Porto, que bateu o Gil Vicente, por 2-1, com um bis de Silvestre Varela. Em Barcelos, o internacional portugus faturou aos 18 e 53 minutos, enquanto Hugo Vieira ainda deu alguma esperana aos gilistas, aos 55. Numa ronda em que ficou tudo igual na frente, o Sporting segue, assim, na terceira posio, a cinco pontos do Benfica e a um do FC Porto, depois de no sbado ter batido o

Lder Benfica vence em Paos de Ferreira

Garay desbloqueou hoje um jogo que estava a ser difcil para o lder Benfica, em Paos de Ferreira, abrindo caminho a uma justa vitria dos encarnados por 2-0, na 19. jornada da I Liga de futebol. O defesa argentino inaugurou o marcador aos 54 minutos, correspondendo, de cabea, a um centro de Rben Amorim, aps canto da direita, e Markovic, aos 68, aproveitou uma falha defensiva dos pacenses para fixar o resultado final, que garantiu aos encarnados o 11. triunfo em Paos de Ferreira para a I Liga. No Benfica, Enzo Perez, a cumprir castigo, cedeu o lugar a Rben Amorim, na ltima alterao no onze relativamente vitria no drbi com o Sporting (2-0), enquanto, no Paos de Ferreira, regressaram Tony, aps castigo, Romeu

e Fernando Neto, por troca com Andr Leo, Jalson e Minhoca, titulares na derrota com o FC Porto (3-0). A abertura da nova bancada do Estdio Capital do Mvel permitiu acolher hoje mais 3.000 espetadores do que o habitual, de um total de 7.000, a maioria afetos ao Benfica, cujos adeptos devem ter desesperado, depois de uma primeira parte em que se jogou longe das balizas. O domnio dos encarnados nunca esteve em causa no jogo, com o Paos, a lutar pela permanncia e sem avanados de raiz, a aceitar a superioridade e a dar a iniciativa, juntando as linhas ao seu meio campo, espera de um erro para lanar contra-ataques. Pertenceram mesmo aos locais os primeiros remates do jogo, num deles obrigando Luiso a um corte providencial, o que foi quase um osis numa primeira parte fraca e desinteressante, em que o Benfica, apesar de colocar muitos jogadores no ataque, s chegou rea em lances de bola parada. Com a inteno de marcar cedo e gerir melhor o esforo para o desafio europeu de quinta-feira (os encarnados jogam na Grcia com o PAOK, para os 16 avos de final da Liga Europa), o Benfica entrou na segunda parte mais pressionante, para forar o erro e conseguiu-o aos 54 minutos, na sequncia de um canto. Garay surgiu livre de marcao e deu vantagem ao Benfica, obrigando o Paos a jogar mais adiantado, o que haver significava mais espaos e mais possibilidades de erro para aproveitar. Foi o que aconteceu aos 68 minutos, quando uma bola metida nas costas de Tiago Valente obrigou Flvio Boaventura a um corte que deixou a bola nos ps de Markovic, que correu para a rea, rematou e fez o segundo golo, deitando por terra as tnues aspiraes dos locais. Com esta vitria, o lder Benfica passou a somar 46 pontos, mais cinco do que o Sporting.

Olhanense, penltimo colocado, por 1-0, no Estdio Jos Alvalade. Na luta pelo apuramento para as competies europeias, o Nacional empatou a um golo em Arouca e pode ser ultrapassado no quarto lugar pelo Estoril-Praia, que recebe segunda-feira o Sporting de Braga, no encontro que encerra a jornada. Andr Claro colocou a equipa da casa em vantagem, aos 12 minutos, mas o Nacional refez a igualdade ainda na primeira parte, aos 31, por Maral, num resultado em que mesmo deixou o Arouca cinco pontos acima da zona de despromoo. No Minho, o Vitria de Guimares subiu provisoriamente ao sexto lugar e reforou a sua candidatura Europa, com um triunfo por 1-0 sobre o Rio Ave, com o uruguaio Barrientos a marcar o nico tento da partida, logo aos nove minutos. Depois de um incio da poca bastante irregular, o Martimo continua a subir na classificao e alcanou a oitava posio, com uma vitria caseira sobre o Vitria de Setbal, por 1-0, graas a um tento de Nuno Rocha, aos 69 minutos.

Estoril vence Sporting de Braga e recupera quarto lugar


O Estoril-Praia recebeu e venceu, ontem, segunda-feira, o Sporting de Braga por 2-1, recuperando o quarto lugar da I Liga de futebol, em jogo que encerrou a 19. jornada da prova. Os estorillistas construiram os seus golos ainda na primeira parte, atravs de Carlitos (23 minutos) e de Evandro (43), tendo os arsenalistas reduzido j nos descontos, aos 90+2, por intermdio de Raul Rusescu. A vitria permitiu equipa da Linha recuperar o quarto lugar da Liga, agora com 33 pontos, mais um do que o Nacional, quinto classificado, enquanto os bracarenses so stimos com 26. reira mantm o 15. e penltimo lugar, com 13 pontos.

nd he bes sa t u Join n from r lea

14 0 2 eak r B ch r a M
w ww .sp ing ort fc.c a

Flights (Toronto/Lisbon/Toronto) All inclusive accommodations at Sporting CP Academy, Alcochete Ground transportation

PORTUGAL Soccer TOUR

JOIN US!

Sporting FC SOCCER AcADEmy


MARCH 2014

/spo

r t in

g fc

REGISTE R NOW

Pedro Dias at 647-378-0104 or email pedrodias@sportingfctoronto.com

Limite d SPACE availa ble

Equipment washed daily Practices led by Sporting CP Coaches and games against Sporting CP Teams/Academies

Tours of Lisbon, Sporting CP Museum & Alvalade XXI Stadium LIVE game: Sporting CP vs. FC Porto @ Alvalade XXI Stadium Opportunity to meet & greet Sporting CP professionals & youth teams A lifetime experience!

FC Porto vence Gil com segurana, apesar da margem mnima


O extremo internacional portugus foi a figura do jogo, com dois golos, um de cabea, aos 18 minutos, e o outro j na segunda parte, aos 53, depois de percorrer cerca de 50 metros com a bola controlada. Por seu lado, o Gil Vicente continua a sua srie negra e j vai em 10 jogos sem vencer (desde a nona jornada, a 03 de novembro do ano passado). A primeira parte pertenceu quase por completo aos drages pelo que a vantagem por um golo ao intervalo era muito lisonjeira para um Gil Vicente que nunca conseguiu soltar-se da asfixia do meio campo portista e impedir as incurses dos seus alas. O FC Porto lanou-se ao ataque desde o incio e, aos 10 minutos, Josu, com um grande pormenor tcnico, tirou Lus Martins e Hallison da jogada e ficou na cara do guarda-redes gilista, mas a tentativa de chapu saiu demasiado alta. Aos 18 minutos, o FC Porto adiantou-se no marcador, com Varela a cabecear de forma irrepreensvel, aps um bom centro de Herrera, da direita, num lance em que a defesa do Gil Vicente mostrou muita passividade. S dava FC Porto e num espao de curto tempo foi Adriano Facchini a impedir que o resultado se avolumasse, com duas excelentes defesas, a remates de Josu (22) e Danilo (24), tendo este ainda embatido no poste. Em contra corrente, contudo, o Gil Vicente criou o seu primeiro lance de perigo e podia mesmo ter empatado a partida. Lus Martins cobrou rapidamente um livre, apanhando o FC Porto desprevenido e isolando Brito, que, descado sobre a direita e s com Helton pela frente, rematou por entre as pernas do guarda-redes, mas Abdoulaye impediu o golo em cima da linha de baliza (31 minutos). Logo no primeiro minuto da segunda parte, o Gil Vicente voltou a ficar perto do empate, mas Hugo Vieira no conseguiu aproveitar uma hesitao de Abdoulaye aps um lanamento lateral e um desvio de cabea de Joo Vilela.

18 Fevereiro 2014

Desporto . 13

Mas, seria o FC Porto a aumentar o marcador e novamente por Varela, aos 53 minutos: o extremo partiu ainda antes da linha de meio-campo e foi galgando terreno sem que nenhum adversrio lhe conseguisse tirar a bola e, j dentro da rea, rematou cruzado com o p esquerdo para o fundo da baliza. A vantagem de dois golos duraria pouco tempo, porque dois minutos depois a turma de Barcelos reduziu, por Hugo Vieira, que, entrada da pequena rea, deu o melhor seguimento a uma assistncia de Diogo Viana, da direita. Joo de Deus alargou a frente de ataque, com a entrada de Mosquera e Caetano, e Paulo Fonseca refrescou as alas e seria Varela a desperdiar a melhor oportunidade para fazer o terceiro golo do FC Porto e da sua conta pessoal (70 minutos). At ao final, foram sempre os azuis-e-brancos a estarem mais perto do terceiro do que os da casa do empate.

*Um golo mal anulado no chega para desculpar


O Sporting recuperou a rota dos triunfos, aps a derrota no derby com o Benfica, mas f-lo numa exibio com nota artstica mnima. Quem o diz Antnio Casanova, em A Bola. O Sporting sofreu sbado, muito por culpa prpria, para bater o ltimo classificado da I Liga de futebol, o Olhanense, por 1-0, um resultado magro mas justo. Em encontro da 19. jornada, no Estdio Jos Alvalade,

Lees regressam aos triunfos com nota artstica mnima


perante uma das equipas mais frgeis do campeonato, o Sporting mostrou que no ultrapassou completamente o desaire perante o Benfica na ltima ronda e s alcanou o triunfo graas a um momento de inspirao de Fredy Montero que, aos 14 minutos, assistiu Carlos Man, aps fantstica jogada individual. Nem o regresso de William Carvalho, Jefferson e do 4-33 livraram o Sporting de nova exibio cinzenta e nem ajudaram Montero a por um fim seca de golos, com o avanado colombiano a somar o seu nono jogo sem marcar em todas as competies. No dia em que Rui Patrcio completou 26 anos de idade, os lees, mesmo sem deslumbrar na primeira parte, podiam ter chegado ao intervalo com uma vantagem mais confortvel, primeiro com um golo mal anulado a Montero por fora de jogo, aos 28 minutos, e depois com Marcos Rojo a ver o guarda-redes do Olhanense a tirar a bola em cima da linha de golo, aos 41. Inexplicavelmente, a formao de Leonardo Jardim caiu a pique na segunda parte, apresentando um futebol muito lento e sem ideias, algo que o Olhanense, que nos primeiros 45 minutos tinha demonstrado a razo por que ocupa a ltima

14 . Desporto

18 Fevereiro 2014

Belenenses e Acadmica empatam a zero


O Belenenses e a Acadmica empataram sbado, 0-0, no encontro de abertura da 19. jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado no Estdio do Restelo, em Lisboa. A formao de Coimbra saltou, provisoriamente, para o oitavo lugar, com 23 pontos, enquanto os azuis mantiveram-se no 14., com 16, mais trs do que os dois ltimos classificados, o Olhanense e o Paos de Ferreira.

posio da I Liga, aproveitou para acreditar que podia sair de Alvalade com pontos. Com o passar do tempo, foi aumentando o estado nervoso do Sporting e tambm a confiana do Olhanense e da sua sociedade das naes (apresentou no onze oito jogadores de nacionalidades diferentes), que obrigou Rui Patrcio a duas boas intervenes, que foram mantendo os lees em vantagem. J perto do final, o suplente Carrillo ainda esteve perto do ansiado golo da tranquilidade, quando acertou no poste, aos 85 minutos, mas o Sporting acabou por sofrer at ao muito aguardado apito final do rbitro Hugo Miguel.

Drages reagem sentena do `Caso do Tnel


O FC Porto manifesta-se solidrio com os jogadores condenados pelo Tribunal Criminal de Lisboa no denominado caso do tnel`, adiantando, atravs de comunicado, que o clube foi absolvido no mesmo processo. Comunicado na ntegra: O Tribunal Criminal de Lisboa absolveu o FC Porto no que ficou conhecido como o caso do tnel, mas entendeu condenar a penas de multa cinco jogadores que ento representavam o clube. O FC Porto expressa solidariedade com os atletas, que j deram instrues ao gabinete de advogados que os representa para apresentar recurso. A primeira instncia reconheceu a atitude provocatria dos stewards, afirmando mesmo que se ela no tivesse existido nada teria acontecido, mas, infelizmente, no a considerou atenuante. O FC Porto aguarda serenamente a deciso final do Tribunal da Relao.

Ainda o jogo grande da jornada anterior

guia imperial e ao ritmo do tango


Jorge Jesus e Leonardo Jardim apostaram nas mesmas equipas de domingo passado, antes de ser conhecido o adiamento do derby. Jardim manteve a aposta em Montero e Slimani, com a titularidade do estreante Heldon. Do lado do Benfica, Cardozo foi suplente, Lima e Rodrigo formaram dupla no ataque. Bastou a primeira jogada para perceber como seria a partida. Cdric abordou mal o lance, Gaitn isolou-se e no conseguiu marcar. A exibio leonina foi assim: carregada de erros, sem qualidade. Um desastre constante. Foi um leo inofensivo aquele que se deslocou Luz e ficou vista de todos que William Carvalho o jogador-chave da equipa. Eric Dier foi um perfeito desastre, com vrios passes errados e uma reprimenda em pblico por parte de Leonardo Jardim, quando o ingls foi incapaz de fazer frente a Enzo Prez, no lance do segundo golo. O Benfica venceu o Sporting, por 2-0, em jogo a contar para a 18. jornada da Liga. Como diz Rui Miguel Melo, em A Bola, foi uma vitria incontestvel dos encarnados e ao ritmo do tango, com golos dos argentinos Gaitn (27) e Enzo Prez (78), perante um Sporting irreconhecvel, com a pior exibio da temporada. Ao invs, a guia foi imperial. A vitria do Benfica nunca pareceu estar em causa. Os encarnados chegaram com naturalidade ao golo e s podem queixar-se de si prprios por no terem resolvido a partida mais cedo. A vitria deixa o Benfica com via aberta para o ttulo.

Queremos informar que a partir de Maro vamos ter treinos de Captaes (Tryouts) Benfica@Toronto para Rapazes Para mais informaes e Raparigas do Ano 2000 ligue: Casa do Benfica telf: 416 651 1548
ou para : 416 990 0537

18 Fevereiro 2014

As certezas de Bruno de Carvalho


Bruno de Carvalho no abre o jogo sobre eventuais propostas que j recebeu por jogadores como Rui Patrcio ou William Carvalho, preferindo realar a forma como os clubes olham para o Sporting. Os clubes j olham para o Sporting de forma diferente. Acho que todas as pessoas perceberam que no vale a pena entrar em negociaes nestas fases, alm de que j no aparecem muitas propostas, pois sabem que tm de apresentar coisas

Desporto . 15

Bilhetes esgotados para o jogo com o Benfica


surpreendentemente boas, afirmou Bruno de Carvalho, no programa Dia Seguinte da SIC Notcias. Criaram um estigma sobre o Montero O presidente do Sporting considera que foi criado um estigma sobre Fredy Montero, avanado colombiano que no marca vai para nove jogos oficiais pelos lees. Tanto falaram dos golos em fora de jogo do Montero e a verdade que o rapaz agora, quando se mexe falta, se marca golo no validado. Criaram um estigma, afirmou Bruno de Carvalho no programa Dia Seguinte da SIC Notcias. O lder do clube leonino falava sobre o caso do avanado como uma forma de condicionar, deixando, porm, a certeza: O Sporting c est para fazer mais e melhor.

O PAOK vai contar com o estdio Toumba completamente cheio para a receo ao Benfica, marcada para esta quintafeira, referente primeira mo dos 16 avos de final da Liga Europa. Os ltimos 3.000 ingressos foram colocados venda na

manh de ontem, segunda-feira, e os adeptos, apesar da srie de maus resultados da equipa, corresponderam em fora. Assim, o estdio contar com cerca de 28 mil espetadores nas bancadas na partida frente ao Benfica.

16 . Comunidades Na senda das boas noites

18 Fevereiro 2014

Quase Noite dos Namorados em Mississauga


Em festa j tradicional de Noite dos Namorados, o Clube Portugus de Mississauga prova que... sabe o que faz! Porque que dizemos isto? J l vamos ter... Num salo decorado a rigor, com coraes grandes em cada mesa, mesas essas que j estavam vestidas de encarnado volta de toda a sala, no faltou mesmo nada para fazer deste Sbado dia 15 de Fevereiro mais uma noite memorvel no PCCM. O jantar foi servido, como habitualmente, por membros voluntrios da direo deste centro portugus. Seu novo Presidente, Gilberto Moniz, dirigiu palavras de agradecimento s mais de quatro centenas de pessoas presentes que escolheram o centro para passar uma noite divertida com seu amor, e anunciou os eventos mais

importantes que tem em agenda. Dizamos ns que Gilberto Moniz era o novo presidente do PCCM porque, nas semanas anteriores, j tnhamos anunciado que h uma nova direo em Mississauga onde a maior parte das figuras principais eram repetentes.

Agora vamos ao porqu que o PCCM sabe como se faz... simples: todas as semanas se no de uma forma ou outra vemos a inovao a servir de lema em Mississauga. s vezes so noites Italianas e Portuguesas, que este ano se chamaram simplesmente Noite do Marisco, s vezes so fadistas e

cantoras vindas de Portugal e at de Goa!!!... e outras vezes, como este fim de semana, so artistas como Jos Alberto Reis um cantor conhecido e consagrado que abrilhanta qualquer noite simples e faz da festa.. inesquecvel.

Tem algum problema e precisa de ajuda?


Eu posso ajudar!
120 Woodstream BLVD.,Unit 14,Woodbridge L4L 7Z1
Por favor telefonar para uma consulta GRTIS

DOCE MINHO
Po quente de hora a hora Broa de milho como se faz na terra

Pastelaria Fina Salo de ch Ambiente acolhedor


Uma casa com a tradio de bem servir porque sabe produzir melhor

(905) 856-7937
Fundado em 1955

MARINA TRAVEL com 5 escritrios no GTA (905) 850-1600


www.studioconsulenzalegale.ca EMAIL; studiolegale43@yahoo.ca

Para todas as suas viagens ligue:

Agora tambem em Bradford!

AURELIO E. ACQUAVIVA

Para encomendas ligue-

416 - 652 - 8666


2189 Dufferin St. Toronto (Entre a Rogers e Eglinton)

18 Fevereiro 2014

Comunidades . 17

Se fosse apenas o Jos Alberto Reis estar por l, era uma noite maravilhosa, mas se adicionarmos que em Mississauga este fim de semana marcou presena tambm o conjunto Sagres, bem... qualquer coisa de fantstico.

Em tempo do Valentines Day


Jos Alberto Reis em foco
Em Noite de So Valentim, em Mississauga, a figura principal da noite foi mesmo o cantor que deu o seu primeiro espetculo ao vivo em 1983. Que em 1985 assinou contrato com a EMI - Valentim de Carvalho, onde desde ento juntou dois discos de prata e um de ouro ao seu currculo musical. Onde, depois de em 1993 mudar para a editora Vidisco, e no ano de 1997 comemorar os dez anos de carreira com a edio da coletnea O Melhor com os seus melhores xitos, e ainda em 2006 comemorou os 20 anos de carreira com a gravao ao vivo de um CD duplo e de um DVD com os seus principais xitos. O cantor, que conhecido como o Jlio Iglesias portugus, agora 8 anos depois de ter celebrado os 20 anos de carreira, pisa o palco do PCCM. Enquanto Jose Alberto Reis esteve em palco mostrou uma grande alegria por la estar, e a sala no parou de aplaudir. Cantou e encantou, como se diz na gria, interpretando vrios temas. A meio do espectculo, o pblico no resistiu e resolveu levantar-se e ir para a pista de dana, onde permaneceu at ao final do espetculo. Pelo que vimos a noite de Sbado ficou bem gravada nos coraes todos os amantes (no melhor sentido do termo), familiares e apreciadores da boa msica portuguesa que tiveram o prazer de se deslocar at Mississauga, e ns tambm no quisemos perder. - Sonia Micael e Guida Micael/ ABC Antonia tinha apenas 17 anos quando conheceu o Gustavo, que tinha um pouco mais de trs que ela. No incio, at nem gostaram um do outro. A relao comeou a jeito de... se tolerarem. Talvez por... simpatia, j que tinham amigos em comum e foram eles que os apresentaram. Aos poucos habituaram-se um ou outro.... adaptaram-se. E sem darem por isso... nasceu uma cumplicidade. O ar que respiravam at parecia diferente quando estavam lado a lado. Eram amigos. No havia segredos entre os dois. Com um simples olhar decifravam cada tristeza, alegria ou novidade. Sabiam de tudo sem sequer pronunciarem uma palavra. Embora j se tivessem apercebido h muito da qumica que os unia, demorou quase dez anos para chegarem a um acordo matrimonial. Antnia vivia para o Gustavo, e ele no lhe ficava atrs. Sabia respeitar a sua mulher sem nunca lhe levantar a voz. Aborrecimentos todos os tm, e eles tambm tiveram os seus... mas sabiam calar-se quando necessrio. Sabiam pedir desculpas olhos nos olhos. Nunca se deitavam incompatibilizados. As pazes eram feitas. Lembravam-se de dizer um ao outro que se amavam. E no se achavam velhos demais para andarem de mos dadas. Da sua unio nasceram trs filhos, duas raparigas e um rapaz. Tentaram sempre ensinar-lhes bons princpios, especialmente o de nunca desistir no Amor. Pois os filhos viam os pais com objectivos iguais. Valores idnticos que envolviam a familia inteira para enfrentar o mundo. O ambiente familiar estava repleto de demonstraes de gratido e perdo quando assim tinha que ser. Tudo para ajudar o crescimento pessoal. E os anos foram passando...e os filhos crescendo e o tempo a chegar para cada um ir procura do seu prprio ninho. Gustavo viu-se muitas vezes a lembrar os bons velhos tempos que passava com a Antonia. E as rosas vermelhas.... que ele sabia desde h muito que eram as suas preferidas... caam-lhe no regao uma vez por ano. Sempre no dia do aniversrio. Uma dzia para ser exacta.

Lara Ingrid
Um dia, porm... Deus chamou-o. Morreu sem se poder despedir como queria. As noites tornaram-se frias, cruis e bastante vazias. Os meses foram passando e a Antnia j se conformava, embora nunca o esquecesse. Um ano passou. E recebeu uma dzia de rosas vermelhas. Ficou sem palavras. Confusa mas a confuso desvaneceu-se um pouco ao ler o bilhete que vinha junto ao ramo: minha querida Tonia, eu sei que tens passado momentos menos felizes, e que as coisas no tm sido fceis para ti desde que parti... mas quero que saibas que continuo a amar-te tal e qual quando me apercebi que j estava apaixonado por ti. Recebe estas Rosas Vermelhas em sinal do meu Amor. Eu sei que so as tuas preferidas e no podia deixar de lembrar de ti neste dia especial. Assinado Gustavo. Lgrimas deslizaram na sua face.. E um ar de serenidade ao mesmo tempo. O ano passou-se de novo, e mais uma vez ela recebeu uma duzia de rosas vermelhas. Desta vez julgou logo que algum estava a fazer uma partida de mau gosto. Foi ter com a florista para tirar tudo a limpo. Ao chegar la...a florista estava com mais outro bilhete que leu: Nao fiques chateada. Sou mesmo eu. Tratei de tudo com a florista. Recebers uma dzia de Rosas Vermelhas no teu aniversario para o resto da tua existncia. Eu tratei de tudo antes com a florista. Eu quero que sejas feliz do mesmo modo que me fizeste feliz. Se um dia quando te vierem entregar as Rosas Vermelhas tu no estiveres, voltaro a tentar mais duas vezes em horas diferentes. Se at l ningum atender, j tm instrues para as entregar no mesmo sitio onde eu estou pois, nessa altura, finalmente estaremos juntos. ***O amor existe. Historias de Amor somos ns que as fazemos. E nada tem um ponto-final quando for verdadeiro. As vezes so as pequenas coisas que so as maiores. Ns que temos que dar a ns prprios oportunidade para fazer crescer um GRANDE sentimento que se chama Amor.

18 . Ler e contar Neste Dia dedicado famlia...

Lembro o meu Pai!

O Facebook pode tornar a vida mais infeliz?


-Os cientistas dizem que sim...
Um estudo de duas universidades concluiu que navegar demasiadas horas na rede social mais famosa do mundo pode fazer com que deixe de sorrir tanto, tornando-se menos feliz ao longo dos meses de comentrios, publicaes, fotografias e likes. Segundo a BBC, o Facebook pode transformar a vida dos seus utilizadores, e nem sempre para melhor. J alguma vez pensou que o facto de andar mais em baixo ou triste pode dever-se s redes sociais que frequenta diariamente? Segundo um estudo divulgado pela BBC, o Facebook pode deixar os seus utilizadores menos felizes, ao longo dos anos de utilizao. Sobre o Facebook, as opinies divergem. Tanto considerado o maior meio de comunicao j desenvolvido pela mente do homem, como um meio de entretenimento que permite milhes de pessoas ouvir a mesma piada ao mesmo tempo, e ainda assim permanecer solitrio , como escreveu o poeta e dramaturgo TS Eliot.

18 Fevereiro 2014

Conceio Baptista (sao_baptista@hotmail.com


Em homenagem famlia - minha famlia e a todas as famlias lembro, hoje, o meu pai! E espero descrever, fielmente, toda a fora que ele deu famlia, aos meus irmos e a mim, e que sempre continua a dar, mesmo j no estando aqui connosco. No fundo, devo ao meu pai, o meu modo de pensar, o senso de justia e a conscincia poltica, que (penso) existem em mim. Venho de famlias modestas... e honestas! E se hoje quero falar especificamente do meu pai porque era um homem, srio e bom. Nunca foi escola. que, aos 8 anos de idade j trabalhava no rduo labor do campo, para ajudar a famlia. A terra que trabalhava no era dele, e toda a sua vida teve patro... mas quando quase ningum respeitava patres... o meu pai sempre foi respeitado por toda a gente, em toda a Ilha. Era um homem de uma humildade comovente, sensato, que sempre lutou pela justia social, embora, ele prprio, por aquele tempo, no tivesse conscincia de o fazer. E foi sempre assim, at sua morte, com 45 anos de idade, deixando no mundo quatro filhinhos. Sempre o meu doce pai me incentivou a aprender embora nunca tivesse recursos para pagar propinas caras a universidades famosas... onde eu pudesse aprender mais. Sem quase saber ler, cedo reconheceu o meu gosto pela leitura e tudo fez para que eu aproveitasse dos poucos livros, que a carrinha da Biblioteca Itinerante Calouste Gulbenkian, uma vez por ms, dava a oportunidade a toda a nossa Ilha de poder ler. S que a escolha dos livros era muito reduzida... pois eram quase sempre os mesmos. Primeiro, foram os livrinhos de contos com estrias de encantar, que eu lia ao meu pai, j tarde da noite e ele cansado do pesado trabalho de todo o dia, sempre dizia para eu continuar a estria. Depois, foram os grandes livros. Que eram, uma porta aberta minha ansiedade de aprender. E o meu pai sempre acompanhou as minhas leituras, ajudando-me, com o seu esprito aberto, e senso de justia, a decifrar, o que ento... era difcil para mim. Ajudou-me a adquirir autoconfiana. Acompanhou-me em viagens (imaginrias) sem fim, visitando comigo pases e modos de vida que no compreendamos, mas que, juntos, numa discusso entusiasmada, amos descobrindo, que a humanidade, afinal... igual, em qualquer parte do mundo. Atravs de Victor Hugo, chormos com Cossette e Jean Valjean, e foi o meu pai que me explicou porque que um homem bom foi preso por roubar um po, para matar a fome a crianas. Foi ele tambm que me explicou porque na Besta Humana, de mile Zola, as pessoas eram, na opinio dos patres... animais de carga. E o meu pai... sempre, me abraava comovido, quando eu lhe agradecia pela companhia, por me ouvir ler e lhe pedia desculpa, pelas palavras... que eu no sabia pronunciar. Tambm, ainda, foi o meu pai, quem me deu razo, quando eu tive uma forte discusso com a filha do patro dele, uma senhora mimada e autoritria, que queria que eu fosse trabalhar nas terras do pai dela, sem ganhar nada, somente, porque o meu pai l trabalhava. E eu, j, com este temperamento, que foi aumentando com os anos, respondi-lhe que o salrio de um, no pagava o trabalho de dois! E foi o meu querido e inteligente pai, quando chegou a casa, que me abraou e disse, esta foi a tua primeira luta contra a injustia, a tua primeira prova, e tu saste-te muito bem, ento s tens um caminho a seguir... que continuar! E eu... continuei! Vou continuar, Pai! E por isso... este meu abrao neste dia da famlia e sempre!

Causa de solido e tristeza?

Em apenas uma dcada, a rede social conseguiu inscrever cerca de 1,3 mil milhes de pessoas, que gastam, em mdia, 18 minutos por dia para verem as novidades publicadas. O Facebook conecta famlias e amigos atravs de todos os continentes ao longo dos anos, mas tambm pode ser a causa de grande solido e tristeza. No vero de 2013, uma equipa de psiclogos da Universidade de Michigan, em Ann Arbor, e outra da Universidade de Leuven, na Blgica, elaboraram uma pesquisa para avaliar a mudana na vida desde que se criou o Facebook.

Morreu Mendes de Carvalho

Ethan Kross deu incio a uma srie de questionrios, cinco vezes por dia, durante duas semanas, sobre o estado emocional dos participantes, e concluiu que a utilizao da rede social est relacionada com uma sensao fraca de bem-estar. Kross afirmou que, apesar cumprir a necessidade humana de contacto social, a razo est no tipo de contacto que fornecido s pessoas, por serem relaes digitais e no ao vivo. Alm disso, para muitas pessoas, ver fotos felizes de outras, como com da famlia, na praia, de frias, ou com o parceiro, acaba por despertar uma sensao inconsciente de inveja que no deixa os utilizadores felizes.

Repleta de histrias populares, a narrativa de Uanhenga Xitu est despida do rigor literrio, pois a preocupao primeira do autor era a de estabelecer uma ligao semitica com o seu povo, que o estimulava a escrever.

Homem sensvel s necessidades humanas


A sua vivncia na senzala transformou-o num homem solidrio e sensvel s necessidades humanas. Uanhenga Xitu sempre afirmou: o que me preocupa a situao do povo. O escritor Jos Eduardo Agualusa diz Mendes de Carvalho ocupa um lugar de destaque na literatura angolana. Uma das mais emblemticas foi Os Discursos de Mestre Tamoda, escrita no Tarrafal. Exmio contador de histrias, Uanhega Xitu encontrava inspirao nos factos histricos dos quais foi testemunha a parte activa, mas tambm na espuma dos dias. Pintava histrias dramticas com um humor peculiar e fazia questo de as contar como se de um amigo se tratasse. Em 2006, recebeu a distino do Prmio de Cultura e Artes, na categoria de Literatura, pela qualidade do conjunto da sua obra

Agostinho Mendes de Carvalho, mais conhecido por Uanhega Xitu, faleceu na manh de quinta-feira passada, na cidade de Luanda, vtima de doena prolongada. Escritores e polticos de todos os quadrantes homenagearam j a sua trajectria. Nascido em colo e Bengo, no dia 29 de Agosto de 1924, Mendes de Carvalho considerado um dos escritores angolanos mais originais e carismticos. Nos ltimos anos, o trabalho do escritor foi objecto de estudos cientficos e homenagens em territrio nacional e alm-fronteiras. Uanhenga Xitu foi enfermeiro e exerceu clandestinamente actividades polticas visando a favor da independncia de Angola, tendo sido preso pela PIDE e condenado a 12 anos de priso, onde comeou a escrever as suas histrias. Depois da independncia de Angola, exerceu as funes de Ministro da Sade, Comissrio da Assembleia Nacional pelo MPLA, cargo do qual abdicou por motivos de sade.

Casa Arrumada
- Carlos Drummond de Andrade (1902-1987)
Um lugar organizado, limpo, com espao livre pra circulao e uma boa entrada de luz. Mas casa, pra mim, tem que ser casa e no um centro cirrgico, um cenrio de novela. Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os mveis, afofando as almofadas... No, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo: Aqui tem vida... Casa com vida, pra mim, aquela em que os livros saem das prateleiras e os enfeites brincam de trocar de lugar. Casa com vida tem fogo gasto pelo uso, pelo abuso das refeies fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha. Sof sem mancha? Tapete sem fio puxado? Mesa sem marca de copo?

Casa arrumada assim:

T na cara que casa sem festa. E se o piso no tem arranho, porque ali ningum dana. Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde. Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante, passaporte e vela de aniversrio, tudo junto... Casa com vida aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda. A que est sempre pronta pros amigos, filhos... Netos, pros vizinhos... E nos quartos, se possvel, tem lenis revirados por gente que brinca ou namora a qualquer hora do dia. Casa com vida aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente. Arrume a sua casa todos os dias... Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela... E reconhecer nela o seu lugar.

18 Fevereiro 2014

Ler e contar . 19

O mais recente esquema fraudulento no Facebook foi criado em lngua espanhola e foram vrios os portugueses afetados. Segundo o site Websegura, este esquema, que comeou a circular no sbado passado (8), promete aceder de forma no autorizada s palavras passe de qualquer utilizador, l-se no Websegura. Vrios portugueses j foram apanhados no novo esquema fraudulento que paira no Facebook. Segundo conta o Websegura, trata-se de uma publicao escrita em espanhol que, a circular desde sbado, promete roubar a password de qualquer utilizador desta rede social.

Portugueses apanhados em teia fraudulenta no Facebook

A garantia desta possibilidade de acesso no autorizado a uma conta alheia est presente no site golelite.com/2014/02/ revelador-de-contrasenas-facebook.html que revela todos os passos necessrios para o utilizador conseguir hackear uma outra conta. Contudo, ao invs de roubar senha de qualquer utilizador da rede social, o cdigo Javascript obtido num dos passos vai percorrer a lista de amigos da conta pessoal da pessoa lesada e identific-los num comentrio de uma publicao para este esquema. Esta operao, l-se no site do Websegura, torna a publicao viral, tendo naquele sbado j mais 130 mil comentrios.

O milagre do Amor
Fernando Cruz Gomes
A senhora estava ali. Para muitos, ela j l no estava. O crebro tinha nvoas cerradas. Encastelavam-se por sobre a sua cabea raios e coriscos da sua terra. Sem que ela percebesse a doena de Alzheimer terrvel... voltava infncia perdida em ilha bonita e mais bonita parecendo quando vista e sentida de longe. Uma infncia sofrida. Com dores de quanto baste para os mais novos. Ps nuzinhos de todo a caminhar por sobre a quase lava calcinada. A boca a pedir po que no havia, a no ser para alguns. E a Escola... era miragem que s se deixava ver aos mais afortunados da sorte. E mesmo assim trabalhando muito nos intervalos do saber ela ainda conseguiu aprender dois dedos do alfabeto, que foi juntando l em cima no ba da cabea que queria mais... queria ler. E quando conseguiu juntar o B... ...B das letras seguidas entre si, at conseguiu ler. Ler... imaginem! Ela, a quem no deram posses para o avano, foi soletrando, tuteando mesmo os livros (poucos que eles eram...!) que lhe atapetavam o quarto. A senhora estava ali. Lembrava-se disso, embora se no lembrasse do que h dois minutos se passara. A terrvel doena a atacar. E ela, que gostava de ler, estava agora a ganhar novo nimo. Passados os anos dos sonhos... acordava apenas da modorra em que vivia... quando a filha se plantada junto a ela, lendo em voz alta a histria da gata borralheira... uma e muitas vezes... com o amor filial estampado no rosto, como que a antever o sonho bonito de a ver sorrir... de a ver a ler tambm, como antes fazia. E a senhora que no acordava da modorra. J abrira os olhos de espanto. J torcera as mos como que a querer dizer algo. J demonstrara que entendia a histria da tal gata borralheira, que ela lera h mais de setenta anos atrs... e que lhe ficara nos escaninhos da memria. E vai da milagre da Natureza, que ainda no sei explicar a senhora pediu, com gestos, o livro. Assestou os culos. Escolheu a pgina mais pelo desenho do que pelas letras. E comeou a ler. Devagar. Como que aos soluos. Frente filha menina-mulher onde os sonhos tambm j feneceram que s chorava. De alegria. Alegria incontida e genuina. A me voltava vida. A me voltava a ler... Era para mim que o no sei dizer doutra forma o milagre do Amor...!

Maria do Carmo Medina

Morreu a primeira mulher a abrir escritrio de advocacia em Angola


Maria do Carmo Medina, primeira mulher a abrir um escritrio de advocacia em Angola e ligada defesa de presos polticos angolanos, faleceu hoje em Lisboa, vtima de doena prolongada, disse Lusa fonte ligada famlia. Numa nota enviada agncia Lusa, o ministro da Justia e dos Direitos Humanos de Angola, Rui Mangueira, expressou profundo pesar pelo sucedido e destacou o envolvimento da jurista na construo do Direito em Angola. Neste momento de dor e consternao, a Justia angolana verga-se memria de um dos pilares do Direito e da Justia da histria da nao, frisou Rui Mangueira. Maria do Carmo Medina nasceu a 07 de dezembro de 1925 e licenciou-se em Direito em 1948, tendo partido para Angola em abril 1950 devido s suas atividades e ligaes oposio contra o regime colonial portugus. Ilustre advogada, como se lhe refere Rui Mangueira, a jurista participou em quase todos os julgamentos de presos polticos angolanos e representou-os em inmeras peties e recursos administrativos dirigidos s autoridades coloniais, sendo recordada a sua interveno como a advogada dos presos polticos angolanos do famoso Processo dos 50. O Processo dos 50 diz respeito ao conjunto de trs processos polticos que se iniciaram a 29 de maro de 1959 com as prises de vrios nacionalistas angolanos, e terminou a 24 de agosto do mesmo ano, com a ltima priso. At 1976 exerceu advocacia em quase todos os tribunais em Angola, maioritariamente em representao de funcionrios angolanos relegados para as mais baixas categorias do funcionalismo pblico, e em 1975 colaborou no projeto de Constituio previsto no Acordo de Alvor e na Lei da Nacionalidade. Em 1976 adotou a nacionalidade angolana e foi nomeada Secretria para os Assuntos Jurdicos da Presidncia da Repblica. Em 1977 ingressou na Magistratura, sendo nomeada juza do Tribunal Cvel de Luanda, e em 1980 foi nomeada juza desembargadora do Tribunal da Relao de Luanda. De 1976 a 1990 colaborou no Ministrio da Justia nos estudos e preparao de diversos projetos de Lei e regulamentos nas reas de Direito Civil, Direito de Famlia, Registo Civil, Direito Administrativo, Direito Penal, organizao judiciria e na elaborao de diversos estudos e pareceres. De 1979 a 1980 participou no primeiro curso de advogados populares e de 1982 a 1992, integrou como colaboradora a Comisso de Assuntos Constitucionais e Jurdicos da Assembleia do Povo, precursora da atual Assembleia Nacional. Em 1989 foi professora titular da Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto, e em 1992 divulgou o Cdigo da Famlia, tendo em 1990 sido nomeada vice-presidente do recm-constitudo Tribunal Supremo, e foi eleita tambm presidente da mesa da Assembleia Geral da Associao dos Juristas angolanos. Em 1997 jubilou-se no cargo de juza do Tribunal Supremo.

Petio contra Scrates na RTP foi rejeitada

O parecer solicitado pela Comisso para a tica, a Cidadania e a Comunicao comisso de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias foi aprovado por unanimidade, tendo o presidente, Fernando Negro (PSD), afirmado que no compactua com a limitao de direitos. J a deputada socialista, Isabel Moreira, que foi relatora do parecer, disse que a petio deve ser liminarmente indeferida por ser manifestamente ilegal por questionar a liberdade de expresso e informao e tudo o que da decorrer. Segundo a mesma deputada, a petio contra a presena do ex-primeiro-ministro Jos Scrates em qualquer programa da RTP recolheu eletronicamente mais de 138 mil assinaturas. No texto da petio, Jos Scrates era acusado de gesto danosa e a sua presena era recusada em qualquer programa do servio pblico de televiso.

A comisso de Assuntos Constitucionais rejeitou, por unanimidade, admitir a petio que recusava a presena do antigo primeiro-ministro Jos Scrates em qualquer programa da RTP, por pr em causa a liberdade de expresso e informao.

Divulgada imagem final da nova casa da Scuderia Ferrari

20 . Automobilismo

Simona de Silvestro anunciada como piloto afiliada da Sauber


Simona de Silvestro foi anunciada como piloto afiliada da equipa de Frmula 1 Sauber, onde tentar obter a Super Licena e preparar-se para um lugar de titular na Frmula 1. A sua tem centrado a sua carreira nos EUA, onde j competiu na Frmula BMW local, no Atlantic Championship e na IndyCar, onde at j venceu o prmio de melhor estreante das 500 Milhas de Indianpolis. O programa de preparao da Sauber para Silvestro ir incluir testes em pista e em simulador, alm de preparao fsica e psicolgica. Segundo Monisha Kaltenborn, chefe da equipa helvtica, a Simona tem a ambio de entrar na F1 em 2015. Vemos nela uma piloto muito talentosa e por isso decidimos contrat-la como piloto afiliada. J a piloto sua de 25 anos admitiu que este um grande passo rumo ao meu sonho de toda a vida, e estou muito contente por dar este passo com uma equipa to grande.

Paulo Alves Carlos Moreira

18 Fevereiro 2014

Esto a ser construdas novas instalaes para a equipa de Frmula 1 italiana, cujas obras devem terminar este Vero. Foi h cerca de um ano que tiveram incio as obras para a construo de um novo edifcio para albergar as operaes desportivas da Ferrari, em especial a Frmula 1. Construdas com base em parmetros de funcionalidade, eficincia e estilo, estas instalaes tm como objetivo oferecer as melhores condies possveis a todos os trabalhadores da Scuderia num espao arquitetnico de exceo. Com as obras j em fase adiantada e projetadas para terminar no prximo Vero, foi agora divulgada uma imagem que apresenta qual ser o aspeto final deste projeto que, aps terminado, dever ser uma das construes arquitetnicas mais interessantes que foram construdas nos ltimos anos.

Estou entusiasmada por ter esta plataforma extremamente nica na qual me irei preparar para enfrentar o desafio.

BMW Serie 2 Active Tourer desvendado


O modelo mais potente ser o 225i, com 231CV de potncia, consumos na ordem dos 6,0l/100km e que contar com uma caixa StepTronic de oito velocidades. Todos estes motores incluem a tecnologia BMW TwinPower Turbo. A trao dianteira do carro uma estreia para a BMW, que estava j instalada nos novos Mini e chega agora ao Serie 2 Active Tourer. O carro ter disponveis trs modos de conduo, Eco, Comfort e Sport, bem como uma opo que ir desligar os auxlios de conduo. No haver uma verso M Sport, mas em Novembro estar disponvel um kit criado por este departamento e composto por novos elementos para beneficiar a suspenso e a aerodinmica do carro. O novo modelo da marca bvara partilha vrios elementos mecnicos com o novo Mini e ser apresentado em Genebra, sendo o primeiro modelo da marca a apresentar trao dianteira. Foi apresentada mais uma das novidades da BMW para o Salo de Genebra, o Serie 2 Active Tourer, um modelo destinado a pblicos com um estilo de vida ativo. O carro identifica-se bastante mecanicamente com o recentemente apresentado Mini Cooper, com quem partilha a plataforma de construo e alguns dos rgos mecnicos. A gama de motores disponibilizada para este carro engloba trs opes escolha dos consumidores. O menos potente, o 216i de trs cilindros, identico ao que est instalado no Mini Cooper e capaz de debitar 136CV de potncia. Esta verso tem um consumo combinado de 4,9l/100km e conta com uma caixa manual de seis velocidades. Com a mesma transmisso manual apresenta-se o 218d, que ter um motor de quatro cilindros e ir ter um consumo inferior, de somente 4,1l/100km, com a potncia desta verso avaliada nos 150CV. Tambm para mais tarde ficam as verses XDrive com trao integral que vo estar disponveis para o modelo. O novo BMW Serie 2 Active Tourer ter trs nveis de equipamento disponveis, pois alm da verso normal, haver uma gama Luxury, focada na exclusividade e elegncia do modelo, e uma verso Sport, centrada no dinamismo da conduo do carro. Todos os modelos iro contar com as mais recentes tecnologias Efficient Dynamics e Connected Drive da BMW. A BMW informou tambm que o carro ter uma posio de conduo mais elevada que o modelo Sedan, com os benefcios que da se retiram em termos de visibilidade. O interior, de cinco lugares, apresenta agradveis dimenses e a mala tem uma capacidade de 468L (extensveis at 1510L). O novo BMW Serie Active Tourer ser apresentado no Salo de Genebra, devendo concorrer no mercado com o novo Mercedes Classe B.

Raikkonen em Maranello

De volta Ferrari, Kimi Raikkonen fez sua segunda visita do ano fbrica da equipe italiana, localizada na pequena cidade de Maranello, na Itlia. O Iceman trabalhou bastante no simulador com o F14T, carro deste ano, nas mesmas condies que dever encontrar no circuito de Sakhir, no Bahrein, local da segunda sesso de testes da pr-temporada da Frmula 1, entre os dias 19 e 22 de fevereiro. Em uma das folgas do trabalho no simulador, Kimi fez uma visita partes da fbrica da Ferrari que ele no visitava h anos. Primeiro, viu a linha de produo dos carros de rua com motores de oito e 12 cilindros, antes de ir rea de montagem e no centro de estilo. O finlands, campeo de 2007 pela equipe italiana, conversou com os engenheiros, tirou dvidas sobre a parte tcnica e deu muitos autgrafos.

O Auto Show abriu as portas ao publico, na passada sexta-feira, e decorre at ao dia 23 do corrente ms, nos edificios Norte e Sul, do Metro Convention Centre, na baixa da nossa cidade. Como anuncimos na ltima edio, os Media ficaram a conhecer os vencedores dos prmios Canadian Car of the Year, e SUV of the Year, na passada quinta-feira, no chamado Dia da Comunicao Social. E o grande vencedor, foi o Mazda6, e nos SUV, foi o novissimo, Jeep Cherokee.

Toronto AutoShow -2014

18 Fevereiro 2014

Automobilismo . 21

As novidades foram muitas, mas as que mais nos seduziram, foram sem duvida, o novo Genessis, da Hyundai, o Nissan Nismo, Kia K

900, o BMW M4, o novo urbano da Mercedes, nao falando, nos Concept Cars, que sempre nos deliciam.

James Hinchcliff ,piloto Canadiano da Formula Indy , com PauloAlves da Motorsportsphotonews.

Faa da nossa casa parte da sua Famlia HOJE E SEMPRE!

Nissan Sentra Sport Concept

Nissan Nismo

Mazda 6 Canadian Car of the Year

22 . Ainda a tempo Comentrio Semanal de Economia e Mercados Semana de 10 a 14 de fevereiro

18 Fevereiro 2014 Parceria ABC/MontePio

Economia portuguesa

* A estimativa preliminar do INE para o Produto Interno Bruto (PIB) no 4T2013 apontou para uma subida de 0.5%, superando as expetativas. Em 2013 a economia caiu 1.4%, menos do que o esperado (-1.5%), traando boas perspetivas para 2014 e levando-nos a rever em alta o crescimento anual para este ano de 0.8% para 1.2%... A semana passada ficou marcada pela divulgao da estimativa preliminar do INE para o Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal no 4T2013, que apontou para uma subida de 0.5%, superior mediana das projees das instituies contactadas pela Bloomberg (+0.1%), que eram idnticas s nossas perspetivas, devendo o nosso erro de previso estar associado sobretudo ao facto de a procura interna tambm ter registado um crescimento em cadeia, juntando-se ao contributo positivo das exportaes lquidas. Admite-se que o consumo privado tenha cado menos do que o que estimvamos, que o consumo pblico possa ter crescido um pouco mais e que o investimento no tenha cado, mas avanado ligeiramente. Mas a concorrer para esta acelerao esteve sobretudo o comportamento das exportaes lquidas, que tinham penalizado o crescimento da economia no 3T2013. Relativamente tica da oferta, a atividade econmica no 4T2013 ter sido suportada sobretudo pelo setor industrial, enquanto o setor dos servios ter apenas subido marginalmente e suportado pelos servios pblico (j que os dados do volume de negcios nos servios apontam para uma queda do VAB dos servios privados), enquanto a construo poder ter penalizado o crescimento do PIB. Em termos homlogos o PIB subiu 1.6%, depois de ter descido 0.9% no trimestre anterior (valor revisto em alta em 0.1 p.p.), apresentando o primeiro crescimento desde o observado no 4T2010 (+1.5%). No 1T2013 (-4.0%) tinha registado a maior queda desde o 1T2009. Segundo o INE, a subida do PIB em termos homlogos foi determinada, em larga medida, pela recuperao da procura interna, que apresentou um contributo positivo para a variao homloga do PIB, o que no se verificava desde o 4T2010, refletindo principalmente o comportamento do consumo privado. O contributo positivo da procura externa lquida aumentou devido acelerao das exportaes de bens e servios. Crescimento anual: PIB em 2013 cai menos do que o esperado e o carry-over leva-nos a rever em alta o crescimento para 2014, de 0.8% para 1.2% No ano de 2013, a economia caiu 1.4%, menos do que o que espervamos (Montepio: -1.5%) e do que era previsto pela generalidade das organizaes (BdP em 10dez: -1.5%; OCDE em 11-nov: -1.7%; Governo e troika em out-13 aquando da Proposta de OE 2014: -1.8%). A economia abrandou o ritmo de queda (-3.2% em 2012), mas contabilizou a 3 queda anual consecutiva (-1.3% em 2011), ficando o PIB no nvel mais baixo desde o ano 2000, j que desde a expanso de 2007 (+2.4%), apenas por uma vez a economia cresceu (em 2010: +1.9%), tendo estabilizado em 2008 e cado 2.9% em 2009. Assim, o PIB de 2013 ficou 6.7% abaixo do observado em 2007. Relativamente a 2014, revimos em alta o crescimento de 0.8% para 1.2%, refletindo sobretudo o carry-over mais favorvel que se estima agora. Efetivamente, caso em 2014 o PIB estabilizasse nos nveis do 4T2013 registaria um crescimento anual de 0.8%. Mas, com exceo do 1T2014, estima-se uma acelerao da atividade ao longo do ano. Prev-se grosso modo uma estabilizao no 1T2014, j que a procura interna ser condicionada pela entrada em vigor das medidas constantes no OE-2014 (a este fator junta-se a forte e constante agitao martima que tem marcado esta 1 metade do trimestre, e que tem provocado uma paralisao de parte dos portos martimos no pas, afetando naturalmente as atividades mais diretamente relacionadas, com destaque para as da pesca, que fazem uso de embarcaes de menor

dimenso; a agricultura e a construo tambm podero ser afetadas negativamente), apontando-se para que a economia regresse aos crescimentos consistentes (mas moderados) sobretudo a partir da primavera, medida que o impacto das novas medidas se dilua e com a procura externa, nomeadamente a proveniente da Zona Euro (e em especial Espanha) a dever acelerar ao longo do ano (apesar do esforo de diversificao, as exportaes ainda esto muito direcionadas para os nossos parceiros europeus). A marcar tambm a semana em Portugal esteve a realizao de uma nova e bem-sucedida emisso de dvida pblica, desta feita a 10 anos. Foram emitidos 3.0 mil milhes de euros (mM), com a procura a ficar quase no triplo desse valor. A yield mdia cifrou-se em 5.112%, o que corresponde a um spread de 320 p.b. face taxa de juro de referncia do euro (contratos mid swap a 10 anos, sensivelmente o custo de financiamento da Alemanha). Note-se que o spread face ao mid swap ficou 10 p.b. abaixo dos 330 p.b. registados aquando da emisso a 5 anos de janeiro, e ainda mais distante

(80 p.b.) dos 400 p.b. registados aquando da emisso a 10 anos de mai-13 (yield de 5.669%). Esta foi a 4 emisso de longo prazo desde o resgate da troika depois das emisses a 5 e 10 anos, em jan-13 e mai-13, e da emisso a 5 anos em jan-14 , para alm de duas operaes de troca de dvida, com o pas a aproveitar neste incio de ano a diminuio da presso dos mercados (que tinha voltado a subir um pouco, mas recuou de novo nas duas ltimas semanas). Com as duas emisses de 2014, associadas troca de dvida levada a cabo no final de 2013 (bem como s emisses de dvida de curto-prazo, ao financiamento j obtido no ano anterior e s tranches da troika), Portugal tem j praticamente assegurado o financiamento para 2014 (ficam a faltar apenas 0.85 mM). Mas o objetivo do IGCP passa tambm por comear a financiar para 2015, de modo a reunir as condies para consumar um regresso efetivo aos mercados na 2 metade do ano ou, alternativamente, conseguir um programa cautelar menos exigente.

Rui Bernardes Serra (RBSerra@Montepio.pt) Jos Miguel Moreira (JoseMoreira@Montepio.pt)

As incubadoras da morte
Era ainda muito criana, ouvi uma histria, de que certo pastor, meio abastado e meio tolo, usava pastorear o seu rebanho no alto monte do seu lugar. Ali havia um encruzilhado caminho, aonde passavam alguns transeuntes. O referido pastor, todos os dias, punha no seu bornal alguns pes. Um para si, os outros para dar a quem soubesse responder sua pergunta. O cajado era a sua companhia... e tambm para punir a quem no o quisesse escutar! A pergunta era: Qual a coisa, que comea a andar com quatro, depois passa a duas, mais adiante a trs e por fim volta de novo s quatro? Se o interrogado soubesse responder... dava-lhe um po e deixava-o seguir viagem. Aos que no sabiam e o ouviam, dizia-lhes o que era, dava-lhes tambm um po e deixava-o ir. Mas, aos que no sabiam... e no o queriam escutar, puxava do cajado e fazia-os retroceder o caminho, com ameaas de morte, se por ali voltassem a passar!: Essa coisa que o pastor perguntava, era o ser humano! Comeava a gatinhar com quatro, ps e mos, at chegar ao tempo de andar com duas. Mais tarde, j com os anos a fazer arrastar as pernas, teria que recorrer bengala, passando a andar com trs! Mas como as mazelas, a doenas e debilidade iam acompanhando a velhice, tinha que recorrer a um segundo apoio, passando agora a andar com quatro. Era esta resposta que o pastor desejava. Se analisarmos o sentido da histria, iremos encontrar a escala real da vida, que tentamos ignorar! - Ou pelo menos, no perdermos tempo a pensar nela. E s levamos a srio os picos da histria, quando o imprevisto chega, ou alcanamos o escalo da velhice. A partir daqui, a vida j pouco, ou nada nos diz...- visto que os anos ureos se foram para sempre! As quatro, eram as pernas e a duas bangalas a que o pastor se referia. Este era o trminos de todos os prazeres da vida! Quando o pastor explicava o teor da pergunta, dizia-lhes: reparai na agilidade e energia com que a criana gatinham, sempre de cabecita erguida. Usa o choro e sorriso de inocente, para atrair ateno de quem olha por si! Quanto aos idosos- a quem a vida muito lhes ensinou- j nem o sorriso fingido, nem as lgrimas reais, fazem atrair ningum! Somente alguns tostes que ainda possam ter! A velhice sombria e triste, que espanta a todos, at mesmo os familiares. De vez em quando uso visitar pessoa amigas, que esto nessas lares de idosos, a que eu chamo incubadoras da morte. No fcil para pessoas mais sensveis, ver certos cenrios, que correm nestes palcos de tristeza e dor. Por vezes, h gritos e choros, sem se saber se motivado por dores fsicas ou emocionais, ou por se verem abandonados, sem apoio nem carinho, at de quem menos esperavam! Sim... so tantos os depositados nestes lares- espera do passaporte final- que se passam dias, semanas, meses e mais..., sem uma visita dos prprios familiares. Para tantos desses, que j perderam as suas faculdades mentais, j sem conhecerem ningum! Visita a mais, ou visita a menos j nada lhes diz. Contudo, essas visitas so chamadas de ateno e avisos, a quem por eles olha, de que eles no esto ss! do conhecimento geral, de que muitos destes lugares, no so instituies de caridade! Mas antes fabricas de fazer dinheiro. Tambm no menos verdade, que no pode haver um funcionrio para cada residente! Contudo, por aquilo que j vi... est longe, de serem servidos com a ateno devida, passando ao lado do rigor que este sector exige. Servir por servir... no o mesmo... que servir com carinho e afecto. aqui que faz toda a diferena... ***O meu prximo artigo ter a continuao das Incubadoras da Morte

18 Fevereiro 2014 Ch de Calndula


Por: Antonio Custodio Barros (NhP 7132)
Tel. 416 533-8907

A calendula officinalis, calendula, margarida ou Bonina, tal como conhecida nos Aores, foi usada como planta medicinal desde os tempos da antiga Grcia e desde tempos remotos na medicina Ayurvdica como medicamento, como tratamento cosmtico, corante natural de roupas e tambm corante alimentar e como tempero gastronmico. Usa-se em tratamentos da pele, tratamento da dor, tendo propriedades bactericidas (matadoras das bactrias), antispticas (contra infeces) e anti-inflamatrias. A calendula faz parte de certos champs e produtos capilares para cabelos claros, pois essa planta assim como a marcela e a camomila responsvel pelo tom castanho claro com aspecto dourado natural e de uma forma gradual. Os benefcios so tambm calmantes, usando-se a calendula em misturas de cremes para a pele que actuam de uma forma progressivamente. Uma boa semana!

Vantagens do Xarope de Seiva Natural vs Seivas Concorrentes:

Vantagens do Xarope de Seiva Natural

Coisas e loisas . 23

Receita Original

OFERTAS DE EMPREGO...
-Empregados de limpeza, em regime de part-time, para a rea de Toronto e Mississauga. 905-455-5414. -Assistente administrativa, fluente em portugus, informtica e conhecimento do sector financeiro. 416-531-4631. Ext. 4260. -Empregados de limpeza. 647-274-1379. -Costureira com experincia, para confeo de camisas. Contactar Eva. 416-236-3114. -Carpinteiro de 1 a 5 anos de experiencia, com conhecimento de leitura de plantas. Contactar Fernando. 416-832-7092. -Funcionrio administrativo para edficio residencial. Contacte Manuel Ferreira, 416-880-3857. -Assistente de apoio ao domcilio, para trabalhar com pessoas de idade e/ou desabilitadas. Fluente em portugus e ingls e com Certificado de Personal Support Worker. Enviar resum ateno de Patrcia Gomez. 416-532-6873. -Padeiro com experincia e uma senhora para ajudar na cozinha, com experincia em salgadinhos. 416-654-1780. -Empregados de limpeza para a area de Toronto. 416-6536897. com conhecimentos de Pastelaria Portuguesa. Trabalho em London. Falar com Felipe Gomes, 1-519-435-0616 Quarto aluga-se para menina ou senhora portuguesa, na rea de St. Clair & Caledonia, com cozinha a partilhar com senhora. Tem tv e lavandaria. Transportes e supermercados porta. Disponvel a partir de 1 de Janeiro. Contactar: 416-654-1736 ou 416-465-4885.

O processo de fabrico continua a seguir a receita concebida pelo criador da Cura com Sumo de Limo. Mistura de 2 Tipos de Seiva Seiva de Palma - Rica em potssio e sdio Seiva de cer Rica em mangans e zinco. Seivas de Grau C+ O grau mais rico em clcio, zinco, mangans e ferro. Tecnologia de Hot-Filling Embalada a quente no necessitando por isso de conservantes. Sem aditivos qumicos - 100% natural, sem corantes nem conservantes

O Xarope de Seiva Original permite:


Desintoxicar *Aco Drenante * Aco Diurtica * Aco Anti-Toxinas Reduzir eficazmente o peso * Aco Lipoltica * Aco Anti-Gorduras localizadas Reduzir o volume e ventre mais liso *Aco Anti-Reteno de lquidos * Aco Anti-Celultica. Promover Bem-Estar * Aco Auto-Regenerante * Aco de Auto-regulao * Aco Estimulante *Aco Tonificante * Obteno de um aspecto mais juvenil *Obteno de maior elasticidade do Corpo.

Esta dieta no se destina apenas ao emagrecimento mas tambm para desintoxicar o organismo, promovendo o seu bem-estar. A cura com xarope de Seiva e sumo de limo um meio eficaz para desintoxicar o organismo se for feito de acordo com as instrues correctas (aconselhamos a leitura do livro A cura com sumo de limo de K.A.Beyer) e com os ingredientes apropriados. Verificou-se em vrios casos que uma alterao de um ingrediente pode provocar efeitos indesejveis. O uso de produtos de imitao (por vezes contendo conservantes e/ou aditivos) pode ser prejudicial para esta dieta.

PASTELEIRO

FLORA UNIVERSAL / Lagoa Azul


Clubes e Associaes
ACAPO - Domingo, 9 de Maro, Assembleia Geral Ordinria para apresentao do relatrio e contas, actividades e outros assuntos, a realizar-se na Casa do Alentejo, a partir das 15h00. ARSENAL DO MINHO - Sbado, 22 de Fevereiro, XVII Festival de Concertinas e Cantares ao Desafio, a realizar no salo de festas da Local 183. Jantar s 19h00 seguido de espectculo com Victor Barros, Vanessa Teixeira, Ruizinho de Penacova, Z Cachadinha e Cludia Martins. Informaes: 647-888-4616, 416-841-1676, 416409-4438 ou 416-532-2328. ASAS DO ATLNTICO - Sbado, 1 de Maro, Festa de Carnaval com o Duo Som Luso. Sbado, 8 de Maro: Dia Internacional da Mulher. Sbado, 15 de Maro: Matana do Porco com jantar, arremataes e sorteios. Animao por Zip Zip DJ. Sbado, 29 de Maro: Noite de Chamarrita com jantar e animao por Tony Silveira Band. ASSOCIAO CULTURAL DO MINHO - Sbado, 1 de Maro, Festa de Carnaval, no Lithuanian Hall, 1573 Bloor St. W., com incio s 19h00. Concursos de fantasias e baile por Toca e Foge. Informaes: 647-404-9501, 647-929-8554 ou 647-865-8340. BANDA NOSSA SENHORA DE FTIMA (Parquia de Santa Ins) - Sbado, 22 de Fevereiro, Festa Familiar com jantar, arremataes e msica com DJ Aores. Incio s 18h30. Informaes: 905-608-2379, 416-508-7379 ou 416-766-2551. CASA CULTURAL DE VILA DO CONDE - Domingo, 23 de Fevereiro, Reunio Extraordinria para decidir a continuidade da associao. Incio s 10h00, no 1110 Dundas Street West (basement). . CASA DA MADEIRA - Sbado, 22 de Fevereiro, Festa dos Anos 50 e 60. CASA DO ALENTEJO - Sexta-feira, 21 de Fevereiro, apresentao de cumprimentos e felicitaes em comemorao do 31. Aniversrio, a partir das 19h00, com actuao do Grupo Coral da Casa do Alentejo; dos Ranchos Folclricos da ACMT, da CMCC e Prolas do Atlntico da CAO; e rbulas teatrais pelo Grupo de Teatro

1227 Dundas St. W. - Toronto - M6J 1X6 Tel.: (416) 533-8907 - Fax (416) 533-5324 /
Email:ervanaria@bam-internacional.com - www.florauniversal.com

ALUGA-SE

Experimental O Projecto. Sbado, 22 de Fevereiro, 31. Aniversrio da Casa, com a presena da fadista portuguesa Gisela Joo, acompanhada dos seus msicos. Actuao tambm de Tony Gouveia e os seus msicos. CENTRO CULTURAL PORTUGUS DE MISSISSAUGA Domingo, 2 de Maro, Danas Carnavalescas. Almoo s 13h00. FEDERAO LUSO-CANADIANA DE EMPRESRIOS - Sbado, 1 de Maro, Gala de entrega de Bolsas de Estudo e reconhecimentos profissionais. Pearson Convention Centre, 2638 Steeles Ave. E, Brampton, com incio s 18h00. Presena do ministro dos negcios estrangeiros de Portugal, Rui Machete. FESTA DAS AMIGAS - Sbado, 8 de Maro, Festa das Amigas, no salo do Local 183, com incio s 18h00. Actuao de Rosinha (vinda de Portugal), Rui Furtado e Unique Touch. Informaes: 416536-5036, 647-308-5036 ou 416-723-7884. FIRST PORTUGUESE - Domingo, 23 de Fevereiro, 34. Aniversrio do Centro de Dia para Idosos, com almoo e msica com Os Vadios, a partir das 13h00. FUTEBOL CLUBE DO PORTO DE TORONTO - Domingo, 23 de Fevereiro, Assembleia Geral Ordinria para apresentao e votao do relatrio e contas de 2013 e eleio dos novos corpos gerentes para 2014/16. Incio s 15h00. IRMANDADE DO ESPRITO SANTO (Parquia de Santo Antnio) - Sbado, 22 de Fevereiro, Festa da Irmandade no salo da igreja, a partir das 19h00. Baile com Tony Silveira Band. CASA DOS POVEIROS - Sbado, 1 de Maro, Festa de Carnaval, com incio s 19h30. Informaes: 416-720-9371. SPORT CLUBE ANGRENSE - Sbado, 22 de Fevereiro, Tradicional Matana do Porco da Irmandade Aoriana e msica com o DJ Radiante. Incio s 19h00. Domingo, 23 de Fevereiro: Assembleia Geral Ordinria para apresentao de contas de 2013 e posse dos novos corpos gerentes de 2014. Incio s 13h30.

PRECISA-SE PADEIRO COM EXPERINCIA Tel. 416 651 1780


procura um Preparador de automvel para pintura e Detalhador de Automvel.
Preferimos candidatos com experincia Para marcar uma entrevista liga para Jeanette 416-789-4179 ou envie seu currculo para castleauto@idirect.com

Castle Auto Collision

FACTO - Peixe incrivelmente bom para nossa sade. Rico em nutrientes, os vrios benefcios mostraram ser extremamente benficos para nossa sade e bem estar em geral. Escolha ter peixe a sua mesa pelo menos 4 dias por semana. Seu corpo vai agradecer.

PARA ENCONTRAR PEIXE MAIS FRESCO... SOMENTE NO MAR.

Vous aimerez peut-être aussi