Vous êtes sur la page 1sur 22

Faculdade de Tecnologia e Cincias Unidade de Vitria da Conquista Disciplina: Anatomia

Introduo a Anatomia Humana


Profa. Ms. Tssia Neves Lobo

Voc j pensou sobre a sua estruturao fsica, ou seja, sobre a sua anatomia?

O que anatomia?
Anatomia a cincia que estuda, macro e microscopicamente, a constituio e o desenvolvimento do corpo humano. A capacidade de interpretar uma observao clnica corretamente, portanto, o ponto final de um conhecimento anatmico slido.

Divises da Anatomia
Segundo o Mtodo de Observao:
- Anatomia Macroscpica o estudo das estruturas observveis a olho nu, utilizando ou no recursos tecnolgicos. - Anatomia Microscpica aquela relacionada com as estruturas corporais invisveis a olho nu e requer o uso de instrumental para ampliao, como lupas, microscpios pticos e eletrnicos. Citologia (estudo da clula) Histologia (estudo dos tecidos e de como estes se organizam para a formao de rgos).

Divises da Anatomia
Segundo o mtodo de estudo: Anatomia Sistemtica ou Descritiva : Estuda o corpo mediante uma diviso por sistemas orgnicos isoladamente. Anatomia Topogrfica ou Regional: Estuda o corpo mediante uma diviso por segmentos ou regies . Anatomia por Rdio imagem: Estuda o corpo mediante o uso de imagens (Raios X) , tomografias, ressonncias magnticas.

Divises da Anatomia
Segundo o mtodo de estudo:

Anatomia de Superfcie: Estuda o corpo mediante os relevos e as depresses existentes em sua superfcie. Anatomia em cortes segmentados: Estuda o corpo mediante o uso de cortes seriados para ser associado aos estudos de tomografias e ressonncias magnticas. Anatomia Comparada: Estuda o corpo humano realizando comparaes com o corpo dos animais .

Posio anatmica
Conceito: a posio padro adotada para o corpo humano no espao, para que se possa descrever as estruturas que o compem. Descrio: de p na posio ortosttica. olhos mirando o horizonte. membros inferiores unidos. calcanhares unidos. membros superiores junto ao tronco. palma das mos voltadas para frente.

Planos anatmicos
Principais de planos atravessam o corpo na posio anatmica:
O plano mediano um plano vertical que divide o corpo do indivduo em duas metades, aparentemente semelhantes (direita e esquerda). Os planos sagitais so aqueles planos de seco do corpo feitos paralelamente ao plano mediano. O plano frontal ou coronal so todas aquelas seces paralelas aos planos ventral ou dorsal que dividem o corpo do indivduo em duas partes: uma anterior (ventral) e a outra posterior (dorsal). O plano transversal so todas aquelas seces paralelas aos planos superior ou inferior. Este plano de seco divide o corpo do indivduo em duas partes: superior e inferior.

Planos anatmicos
Eixos
O eixo longitudinal ou crnio-podlico une o centro do plano superior ao centro do plano inferior. O eixo sagital ou ntero-posterior une o centro do plano dorsal ao centro do plano ventral. O eixo transversal ou laterolateral une o centro do plano lateral direito ao centro do plano lateral esquerdo.

Termos de Posio
Usados para descrever a localizao de estruturas relativas ao corpo como um todo ou a outras estruturas: Anterior / Ventral / Frontal: na direo da frente do corpo. Posterior / Dorsal: na direo das costas (atrs do corpo).

Exemplo: O osso esterno encontra-se anteriormente em relao ao corao. J os grandes vasos e a coluna vertebral localizam-se posteriormente em relao ao corao.

Termos de Posio
Superior / Cranial: na direo da parte superior do corpo. Inferior / Caudal: na direo da parte inferior do corpo.

Exemplo: Os grandes vasos localizam-se superiormente ao corao enquanto que o diafragma localizase inferiormente ao corao.

Termos de Posio
Medial: mais prximo do plano sagital mediano (linha mediana). Lateral: mais afastado do plano sagital mediano (linha mediana).
Exemplo: Os ligamentos colaterais do joelho. O ligamento colateral tibial est localizado medialmente, enquanto o ligamento colateral fibular est localizado lateralmente, ou seja, mais prximo do plano sagital mediano.

Termos de Posio
Proximal: prximo da raiz do membro. Na direo do tronco. Distal: afastado da raiz do membro. Longe do tronco ou do ponto de insero.
Referncia a estar mais perto ou mais longe da origem de uma estrutura, particularmente nas extremidades. Exemplo: O brao considerado proximal quando comparado ao antebrao (distal), pois est mais prximo da raiz de implantao do membro (cintura escapular).

Termos de Posio
Superficial: significa mais perto da superfcie do corpo. Profundo: significa mais afastado da superfcie do corpo.
Exemplo: O esterno superficial ao corao e o estmago profundo parede abdominal.

Termos de movimento

Termos de movimento

Termos de movimento
Pronao: movimento de rotao medial do antebrao e mo de modo que a palma da mo olha para o plano posterior. Supinao: movimento de rotao lateral do antebrao e mo de modo que a palma da mo olha para o plano anterior, como na posio anatmica.

Termos de comparao
Comparam as posies relativas de duas estruturas entre si:

Tipos Constitucionais
Longilneo: indivduo que apresenta estatura alta, tronco alongado e membros longos em relao ao tronco. Mediolneo: indivduo que possui dimenses intermedirias entre o longilneo e o brevilneo.

Brevilneo: O indivduo que possui estatura baixa, pescoo e membros curtos em relao ao tronco.

Tipos Constitucionais

Obrigada!

Vous aimerez peut-être aussi