Vous êtes sur la page 1sur 2

Quem você é?

Clique na imagem para ampliar

A teoria dos quatro temperamentos é uma ferramenta muito importante para conhecer a si mesmo, e conhecer os outros. Tenho analisado que as pessoas, embora possuam características próprias, são parecidas em alguns aspectos. Tal semelhança levou-me a pesquisar a respeito do assunto e descobrir que nós agimos de acordo com o nosso temperamento. Não é meu objetivo expor toda teoria, mas fazer-nos refletir a respeito de como Deus, em sua infinita sabedoria, usa cada um, independente de sua personalidade e temperamento. Algumas pessoas naturalmente são alegres, já outras têm a tendência de ter pensamentos tristes, se não cuidar, até depressivos. Outras não demonstram emoção, ou ficam nervosas rapidamente. Por quê? Porque cada uma possui um temperamento que incide no seu modo de agir.

Você pode ser um PERFEITO MELANCÓLICO. Geralmente os perfeitos melancólicos possuem características bem singulares. Conhecidos por não gostar de barulhos, às vezes são malhumorados e preferem estar sozinhos a estar acompanhados. Não gostam muito de festas. Eles querem, a maioria das vezes, o aconchego do lar. São tímidos e se expostos à situação de risco tendem a se retrair, não aceitam de imediato o desafio. Eles pensam muito para agir e demoram a tomar decisões. Os perfeitos melancólicos são desconfiados, muito críticos, principalmente no que se refere à amizade. São perfeccionistas, desejam que tudo esteja no lugar e de forma ordenada. Não há melhor amigo que a pessoa de temperamento melancólico, geralmente eles são fieis. Além disso, possui privilegiada habilidade para analisar e capacidade de diagnosticar apuradamente as barreiras de qualquer projeto cujo planejamento participe. Tem sensibilidade grande para as artes, os maiores escritores são melancólicos, por isso quem possui esse temperamento pode se destacar no campo artístico, assim como podem ser bons músicos, filósofos, educadores e inventores. Os perfeitos melancólicos devem pedir ao Espírito Santo alegria, fé, autocontrole no que se refere aos pensamentos negativos, paz e amor. Se você não se encaixou na descrição do perfeito melancólico, você pode ser um POPULAR SANGUINEO. O popular sanguineo adora chamar atenção, ama festas e não suporta ficar muito tempo em casa. Geralmente é comunicativo e engraçado, e por isso tem muitos amigos. Tudo para o popular sanguineo é motivo de gozação e festa. Adora contar histórias para surpreender sua “platéia” por isso, às vezes, a tendência é aumentar o fato ou até mesmo inventá-lo. É espontâneo, simpático e amistoso. Diferente do perfeito melancólico, é otimista e

por isso tem a tendência de agir pouco. professores. muitas vezes são frios e calculistas e ásperos no falar. atores. gostam do convívio social. os poderosos coléricos são muito nervosos. paz. oradores e conferencistas. Quem tem esse temperamento vive uma vida serena e agradável. Suas fraquezas concentram-se em ser desorganizado. Quem tem tal temperamento deve pedir ao Espírito Santo autocontrole. Os pacíficos fleumáticos são desconfiados. paz. e temperança. . sempre tem amigos. Por ter senso de humor. é emocionalmente instável. poderosos coléricos são ambiciosos e audaciosos. Se até agora você não se achou apresento-lhe o PACÍFICO FLEUMÁTICO. são rápidos — que seja tomar decisão para si ou para os outros – por isso são tidos como autoritários. principalmente quando não consegue chamar atenção das pessoas a sua volta. eficiente e prático. sem jamais deixar escapar um sorriso. não se conformam com pouco. não são poucas as vezes que tratam as pessoas com aspereza. paciência. inseguro. Gostam de estar em família. Sempre querem mais. geralmente essas pessoas são extremamente decididas. cuida com zelo dos seus. por que dificilmente desistem dos seus objetivos. por ser muitas vezes egoístas. Outro temperamento existente é o do PODEROSO CÓLERICO. No entanto. possuem naturalmente uma firmeza inabalável e a maioria das vezes. administradores e professores. Embora não sejam tão extrovertidos. É organizado. Quem tem tal temperamento. benevolência e humildade. tem boa memória. fé. além disso. além disso. Quem tem esse temperamento devem pedir ao Espírito Santo muito amor. rancoroso. É notável que muitas pessoas desse temperamento não tenham muito apreço por estudo devido ao seu espírito inquieto. conseguem “arrancar” gargalhada das pessoas a sua volta. principalmente para terminar àquilo que começou. paciência e perseverança. São independentes. amor. tem a tendência de ser orgulhoso. não tem medo. alcançam sucesso. indecisos e temerosos. Os poderosos coléricos podem ser bons gerentes. mas quando lhe são impostos são chefes excelentes e capazes. e vaidoso. além de fé. arrogância e agressividade. Jamais se intimidam diante dos desafios. tem uma habilidade grande para a liderança.eufórico. são muito contemplativos. Dificilmente querem liderar por vontade própria. Os populares sanguineos podem ser bons vendedores. planejadores e diretores. quando precisam escolher não demoram. por isso devem pedir ao Espírito Santo que lhe acrescentem docilidade. No que diz respeito à profissão podem ser excelentes diplomatas. práticos. os sanguineos têm dificuldades de terminar os projetos que começam.