Vous êtes sur la page 1sur 5

FSICA E QUMICA A - 10 ANO COMPONENTE DE FSICA UNIDADE 1 1 e 2 LEI DA TERMODINMICA

1 LEI DA TERMODINMICA A energia transferida entre um sistema no isolado e a sua vizinhana, como calo , t a!alho ou adiao i"#al va iao de ene "ia inte na do sistema.
E i = Q + W + R

Ei - Variao da energia interna Q Calor (energia transferida como calor ! "ra#al$o (energia transferida como tra#al$o % -. %adiao (energia transferida como radiao

Nota$ %Ei tam#m &ode ser sim#oli'ado &or %& N#m sistema isolado (a ene "ia inte na do sistema no va ia (Q ( )* ! ( )* % ( )

Ei = 0

Conven'es em Te modin(mica Con+encionou-se ,ue-

A ene "ia ece!ida &elo sistema, so# a forma de calo , t a!alho e . ou adiao, considerase )ositiva, /0 ,ue fa' a#menta a ene "ia inte na do sistema (%Ei * + .

Q 1 ) calor fornecido ao sistema* ! 1 ) tra#al$o reali'ado so#re o sistema* % 1 ) radiao a#sor+ida &elo sistema.

A ene "ia cedida &elo sistema, so# a forma de calo , t a!alho e . ou adiao, considera-se
ne"ativa, /0 ,ue fa' dimin#i a ene "ia inte na do sistema (%Ei , + .

Q 2 ) calor cedido &elo sistema* ! 2 ) tra#al$o reali'ado &elo sistema so#re a +i'in$ana* % 2 ) radiao emitida &elo sistema.
Pgina 1 de 5

UNI ERSO Q$0 W$0 R$0

SISTEMA
Q%0 I!IN"AN#A W%0 R%0

ORI-EM DO TERMO .CALOR/ 3a Antiguidade os 4regos considera+am o fogo como um dos ,uatro elementos &rinci&ais e recon$eciam a lu' e o calor &or ele emitidos como sendo &ro&riedades distintas. 5 &rimeiro ,u6mico a estudar o calor foi 7ose&$ 8lac9. 3essa altura o calor foi descrito como um fluido ,ue enc$ia todos os cor&os e cu/as &art6culas se re&eliam umas s outras. 70 ento se considera+a ,ue a energia &erdida, como calor, &or um cor&o ,uente era igual energia gan$a &or um cor&o frio. 3ascia, assim, a "eoria do Cal:rico. Em ;<=<, o cal:rico foi considerado um elemento ,u6mico, &or >a+oisier, e foi inclu6do na "a#ela ?eri:dica. 3o sculo @VAAA, 8en/amin "$om&son, em se,uBncia de algumas eC&eriBncias ,ue reali'ou, &Ds em causa a "eoria do Cal:rico, defendendo ,ue o calor no era uma su#stEncia mas sim uma forma de mo+imento. "$om&son +erificou ,ue o calor gerado na &erfurao ou frico de uma #roca em &eas de #ron'e usadas &ara fa'er can$Fes fa'ia a 0gua entrar em e#ulio. Gestas o#ser+aFes, "$om&son inferiu ,ue o calor seria uma conse,uBncia do mo+imento das &art6culas dos cor&os e ,ue era transferido da #roca &ara a 0gua, numa ,uantidade igual ao tra#al$o reali'ado &ela #roca. Em ;=H<, 7ames ?rescott 7oule, usando um calor6metro, mostrou ,ue o tra#al$o &ode ser con+ertido em calor.

Pgina 2 de 5

5 calor6metro um dis&ositi+o com &aredes adia#0ticas no interior do ,ual eCistem &0s &resas a um eiCo central +ertical. Com este instrumento 7oule reali'ou eC&eriBncias em ,ue +erificou ,ue a agitao das &0s do calor6metro resulta+a no a,uecimento da 0gua no seu interior. 7oule +erificou ,ue, &ara uma dada massa de 0gua, a mesma ,uantidade de tra#al$o &ro+oca+a o mesmo a,uecimento, concluindo ,ue calor e tra#al$o eram, ento, duas manifestaFes diferentes da energia. Esta+am, assim, dados os &rimeiros &assos ,ue iriam le+ar formulao da ;.I >ei da "ermodinEmica.

A&'()*+ +i,(*-.e+ e) /(e * 0*1i*-23 4* e5e1'i* i5,e15* +e 6*7 8 9(+,* 4e 9*&31 e ,1*:*&;3 N3,*< Neste estudo considera-se como a energia interna de um sistema gasoso vai variar custa do trabalho e do calor, no se verificando transferncias de energia como radiao, ou se a em !ual!uer transformao considerada" R=0

T1*5+631)*-23

*1i=0e& 4e e+,*43 935+,*5,e C*&31 >Q=0? $ uma transformao em !ue o sistema no recebe nem cede calor sua vi%inhana

e1i6i9*-+e e)

*1i*-23 4* E5e1'i* I5,e15*

E i

&ransforma'es em
reci(ientes termicamente isolados )om(resso e e*(anso r(ida de gases+

A4i*:=,i9*

E i = W

,!uecimento e
I+3:=1i9* P1e++23 arrefecimento de um gs em sistema aberto

E i = Q + W

C3)@1e++23 4e () '=+
6

<

<0 W >0

EA@*5+23 4e () '=+
6

>

>0 W <0 E i = Q

,!uecimento ou
I+39B1i9* 3&()e >W=0? arrefecimento de um gs em sistema fechado e com fronteira r-gida

Pgina # de 5

0 LEI DA TERMODINMICA

NOTA1$ 2 ocesso Reve s3vel &rocesso ,ue ocorre, de modo a ,ue o sistema &ossa retomar o estado anterior, ou se/a +olta ao estado inicial sem alterar a sua energia e a da +i'in$ana. E4em)los$ funcionamento do Bm#olo de uma seringa ta&ada na sua eCtremidade* mani&ulao de uma mola em $lice, esticando-a ou com&rimindo-a. 2 ocesso I eve s3vel &rocesso em ,ue o sistema no &ode in+erter as alteraFes ,ue sofreu. E4em)los$ &artir um &rato, &artir um o+o, ,ueimar &a&el.

2 ocesso Es)ont(neo ocorre sem ,ue a +i'in$ana actue so#re o sistema, reali'ando tra#al$o, transferindo calor ou radiao. O+ @139e++3+ /(e 39311e) e+@35,*5e*)e5,e 5* N*,(1e7* +23 i11e0e1+C0ei+

0 Lei da Te modin(mica os &rocessos ,ue ocorrem es)ontaneamente na Nat# eza do-se sem&re no sentido da dimin#io da ene "ia 5til.

Cientistas im)o tantes na 6o m#lao da 0 Lei da Te modin(mica

2ost#lado de Cla#si#s 7 im&oss6+el transferir calor, es&ontaneamente, de um sistema a


tem&eratura mais #aiCa, &ara outro sistema a tem&eratura mais alta.

2ost#lado de 8elvin92lanc: im&oss6+el um sistema rece#er energia so# a forma de calor


e transform0-la totalmente em tra#al$o.

A Ent o)ia e a 0 Lei da Te modin(mica Ent o)ia mede a desordem dos sistemas e cu/o +alor aumenta sem&re ,ue uma transferBncia . transformao ocorre, de forma es&ontEnea, e &or isso mesmo, naturalmente irre+ers6+el. En#nciado da 0 Lei da Te modin(mica com !ase na Ent o)ia

Pgina . de 5

5s ) ocessos es)ont(neos (e i eve s3veis ocorrem no sentido de a#menta sistema.

a ent o)ia do

Pgina 5 de 5

Vous aimerez peut-être aussi