Vous êtes sur la page 1sur 68

Destinos Dicas Vdeos Indicamos Quem Somos Contato

Megapost: Roteiro de 5 dias em Nova York com apenas 100 dlares


Postado por Rafael Carvalho em 18 de setembro de 2012 - Atualizado em 13 de setembro de 2013

Aps passar pelo susto de ficar sem dinheiro nos Estados Unidos, a jornalista Juliana Bacci foi forada a aproveitar o resto das frias sem gastar quase nada na cidade. Da experincia desagradvel, vieram boas surpresas e a dica de que possvel curtir uma semana em Nova York com apenas US$100. A convite do Esse Mundo Nosso, ela conta como foi. + Pesquise preos de dirias em Nova York

Roteiro para curtir 5 dias em Nova York sem gastar (quase) nada
Esta histria tem um comeo triste. Em setembro de 2011, estive em NY, nos Estados Unidos, para estudar. No ltimo dia de aula, deixei um envelope com toda a grana que eu tinha levado para despesas com alimentao, transporte, passeios e presentinhos no banheiro da escola. E adivinhe O dinheiro nunca mais apareceu.

Com cinco dias pela frente at a data do meu retorno ao Brasil e apenas 100 dlares na carteira (tinha separado esta quantia para pagar um txi da cidade ao aeroporto na hora de ir embora), decidi espantar a raiva e a tristeza, vesti meu All Star mais velho, peguei a cmera fotogrfica e sa para descobrir a minha Nova York. Longe das vitrines mais cobiadas do mundo, dos espetculos da Broadway, de restaurantes caros e passeios comuns a qualquer guia para turistas, encontrei uma NY para qualquer bolso. A pedido dos tantos que j ouviram este meu relato que virou motivo de piada entre os mais ntimos segue o roteiro para fazer tanto com to pouco, em um dos lugares mais caros do mundo. Dicas de transporte, alimentao e passeios para quem quer visitar e aproveitar o melhor da cidade em cinco dias com apenas 100 dlares no bolso.

TRANSPORTE: 29 dlares
O metr a melhor opo para quem quer conhecer NY. A dica vale at para os que vo levar uma graninha a mais. Difcil encontrar um quarteiro na cidade que no tenha, pelo menos, uma estao. Apesar de sujo, no metr que voc mais se aproxima da diversidade cultural da metrpole.

Em um mesmo vago, dezenas de idiomas se confundem. Asiticos, africanos, indianos, latinos e europeus se misturam, artistas se apresentam, vendedores ambulantes te oferecem doces enquanto doentes e mulheres carregadas de filhos te pedem ajuda para comprar comida.

Andar de metr em Manhattan no tem segredo. As linhas so paralelas. Em algumas estaes, possvel trocar de linha. como fazer uma baldeao, para quem mora em So Paulo. L, ou voc viaja em direo ao sul ou ao norte uptown, se voc quer chegar a uma estao acima da qual est, e downtown, se quiser descer. Cuidado para no olhar o mapa ao contrrio. Os guichs de compra de bilhete distribuem mapas do metr, de graa. s pedir. Neste link tem o exemplo de um.

Para quem vai passar a semana em NY, vale comprar o bilhete chamado MetroCard de 29 dlares. Ele lhe d o direito de usar metr e nibus durante sete dias, quantas vezes voc quiser. J o passe unitrio custa 2,50 dlares e d direito a apenas uma viagem.

Aps a meia noite e aos finais de semana, algumas estaes ficam fechadas. Como todas so subterrneas, uma bolinha no letreiro da estao indica se est aberta ou fechada. Se a bolinha estiver verde, est aberta. Se estiver vermelha, a estao j fechou. Algumas funcionam 24 horas.

Alerta: a maioria das estaes no tem escada rolante. Prepare suas pernas para subir e descer verdadeiras escadarias. Cuidado tambm com assalto e ratos o metr de NY no possui muitos seguranas em suas plataformas e os ratos no perdoam nem o interior dos vages.

COMIDA: at 10 dlares
Comer em NY no precisa resumir-se a pizzas, lanches e donuts se voc estiver com pouco dinheiro. Aps alguns dias me enchendo de besteiras, descobri que vale fugir de Manhattan para encher o estmago com comida de verdade. De metr, em alguns minutos, voc chega ao Brooklyn ou ao Queens e come em restaurantes de bairro, frequentados por nova-iorquinos. Quando a vontade de arroz com feijo, strogonoff ou at churrasco apertar, vale visitar o brasileiro Copacabana, na estao 36AV (linhas N e Q amarela), no bairro Astoria, no Queens. Do tipo self-service, o local comandado por um casal brazuca, que cobra bem baratinho por um prato modesto. Nunca gastei mais do que 5 dlares para comer por l. Ah! No balco, tem brigadeiro e beijinho para quem estiver com saudade dos

doces brasileiros e na geladeira possvel escolher guaran, Fanta, soda ou marcas de cerveja nacionais.

Pelo mesmo valor, voc pode pedir um prato nos restaurantes chineses. Mas, se como eu, voc se incomodar com o aspecto sujo deles, fica uma dica: em NY, todos os restaurantes so fiscalizados e a vigilncia sanitria concede uma nota para cada estabelecimento. Os mais limpinhos so classificados com notaA e o nvel de sujeira vai aumentando at chegar letra E. Todos eles, at as franquias do McDonalds, so obrigados a estampar na porta a nota que receberam na ltima vistoria. Antes de encarar o prato de macarro chins, que custa, em mdia, entre 3 e 8 dlares, d uma conferida na nota.

Mas se voc no quiser deixar o fervo de Manhattan para matar a fome, v ao bairro Little Italy para se acabar em pratos de massas. Como a concorrncia grande na regio, os restaurantes um tanto charmosos oferecem preos promocionais. Com 5 dlares voc come uma deliciosa fogazza. A partir de 8 dlares, come um prato de

macarro. Para atrair a turistada, muitos estabelecimentos oferecem, pelo mesmo valor, uma taa de vinho aos clientes ou at uma sobremesa. Pesquise antes de sentar na primeira mesa italiana que aparecer.

Fachada de um restaurante no bairro Little Italy. Meio bagunado porque no dia de minha vista estavam montando a Festa de San Gennaro J se bater uma vontade de doce, no deixe de provar o sorvete da Ferrara, uma das mais antigas sorveterias de NY. No quiosque da Little Italy, as atendentes so simpticas e capricham no copinho de apenas uma bola, que sai por 5 dlares. Antes de perder meu dinheiro, eu provei o sabor de nozes e garanto: vale cada centavinho.

Vale tambm comprar comida pronta nos supermercados, se voc tiver onde esquentar. As sees de congelados so ricas em pratos prontos no capricho. Massas, saladas de alface e tomate, arroz com carne e legumes, peixes ou fil de frango so as combinaes mais comuns e custam a partir de 5 dlares. J as sobremesas so ainda mais em conta. Cupcakes voc encontra a partir de 0,50 nos mercados. J saladas de fruta custam a partir de 3 dlares. Ah, fuja da melancia, quase sempre aguada, e invista no melo laranja docinho.

Mas, para no voltar ao Brasil sem encarar a comilana norte-americana, inclua visitas ao Burger King e Mc Donalds. Nem que seja para experimentar os sabores de sorvete que as redes no oferecem no Brasil. Ao Starbucks e ao Dunkin Donuts, onde o atendimento pssimo, mas os famosos bolinhos que custam bem caro por aqui deixam as prateleiras de l por apenas 0,80 de dlar.

Por menos de 5 dlares vale ainda comer churrasco grego ou cachorro quente nos arredores da 7AV ou hot dog nos carrinhos espalhados pelo Central Park.

Se estiver calor, aposte nos sorvetes de iorgurte com pedacinhos de frutas vendidos por caminhezinhos brancos que rodam a cidade toda. Os sabores naturais, com pedacinhos de frutas, custam 5 dlares e so deliciosos.

Ainda na seo coisas gordas de NY, vale experimentar o cheesecake da Big Daddys. O doce custa 8 dlares. Alm de delicioso, vale a visita lanchonete do charmoso bairro Upper West Side, com maravilhosa decorao dos anos 50. A unidade fica aberta 24 horas, mas todos os outros pratos do cardpio so caros. Prepare-se para deixar uma grana por l.

Dica mo de vaca: Em NY, comum a galera entrar nos restaurantes mesmo os mais chiques e pedir apenas um copo de gua. O bom que nenhum deles cobra pelo refresco. A ideia que a pessoa se toque e d, pelo menos, uma gorjeta ao garom que a atendeu. Mas vale ser cara de pau de vez em quando e sair sem dar nada. Em alguns lugares que eu bebi, tive quase certeza que a gua oferecida era da torneira. O que no mata, engorda.

COMPRAS: at 10 dlares

Visitar NY e voltar ao Brasil sem comprar nada parece meio frustrante para a maioria. Mas, acredite, d para fugir das lembrancinhas mais bvias sem gastar muito. Sebos e brechs com as coisas mais fantsticas e exclusivas do mundo existem. Basta procurar muito bem. Na misria total em que eu me encontrei nesta viagem, nem pude pensar em gastar. Mas listo aqui os lugares bacanas que eu descobri e, quem sabe um dia, voltarei para levar uns cacarecos. Com prateleiras empoeiradas e atendentes mega-simpticos, a Forbbiden Planet o paraso para quem gosta de histrias em quadrinhos. Pense em um personagem. Qualquer um. Voc encontrar por l, alm de revistinhas do mundo todo, fantasias, camisetas, mochilas e objetos em edio para colecionadores que remetem aos comics. Os preos variam muito. Botons saem por menos de 1 dlar. J colees inteiras de gibis no deixam a loja por menos de 1 mil dlares. A Paragon Sports uma loja de artigos esportivos muito tradicional em NY. Se voc perguntar para qualquer nova-iorquino onde ela fica, a maioria apontar o endereo da unidade na Broadway, recheada dos ltimos modelos de cada marca. O bacana que, durante minhas andanas, descobri a ponta de estoque da Paragon. Na 18 East 18th St, voc encontra Nike, Adidas, Asics, All Star, Reebok e outras a partir 10 dlares. Mas v com pacincia. Em um imenso galpo, os modelos ficam separados por nmero e o povo turistas e moradores da cidade disputa um espao para pegar os tnis e prov-los no meio dos corredores mesmo, de p. As filas para pagar so imensas, mas os preos compensam. Se voc procura camisetas e agasalhos de times, bolas, luvas, shorts, botas e mochilas, tambm encontrar por l. Cuidado para no escolher peas com defeitos. O preo das que esto em boas condies o mesmo. Para a mulherada que no quer voltar de NY sem um batom, uma blusa, bolsa, ou calado novos e no quer gastar muito, vale passar na Forever 21. Jovem, a marca tentao para mocinhas do mundo todo. Os modelos mais fofos de roupas e sapatos custam a partir de 5 dlares. As maquiagens mais descoladas saem 2 dlares, em mdia. Os preos variam bastante at de uma unidade Forever 21 para outra. Vale gastar uma horinha para pesquisar e lotar a mala de coisas bonitas, prticas e modernas. A loja tem roupa masculina tambm.

Lojas (s) para visitar


Manhattan uma perdio para quem gosta de lojas ou no resiste a uma promoo. Mas, se como eu, voc visitar a cidade com os centavinhos contados, espante a vontade de levar para casa tudo o que ver pela frente e encare as lojas mais legais apenas para conhecer. Se voc estiver caminhando pela Broadway, no deixe de conhecer a loja da marca All Star, que conquista de cara quem f dos famosos tnis de lona. Logo na entrada, milhares de pares nas cores azul, branco e vermelho formam uma gigante bandeira dos

EUA. No interior, modelos exclusivos, alm de roupas, bolsas e acessrios da marca. Tudo muito caro, mas os funcionrios so simpticos e deixam fotografar a loja toda.

Da mesma simpatia no compartilham os seguranas das unidades Victorias Secret. Com calcinhas e sutis tentadores a preos bons, as lojas so um verdadeiro encanto. A decorao em preto, branco e prolas da maioria das unidades, alm do perfume que paira no ar, faz voc querer gastar um dia no interior de uma delas e sair um pouco mais pobre. D uma olhadela e fuja. Ah! Eles no deixam fotografar a loja, muito menos as peas. Uma frescura s. J os funcionrios de Steve Jobs so campees no quesito atendimento. O mesmo cara que te d informaes sobre um produto, vende o aparelho, cobra e embala para presente. Tudo high-tech e moderno. Vale fazer uma hora na loja da Apple para descansar, ouvir msica nas dezenas de iPods espalhados pela loja, alm de iPads disponveis para todos.

A loja da Lego uma volta infncia. Vale a visita pela minicidade de NY construda com pecinhas coloridas, alm de uma ma gigante, a Big Apple. Chama a ateno, alm das crianas que correm alucinadas pelos corredores, imensas colunas feitas de caixotes que abrigam pecinhas das cores mais variadas. Tudo muito caro.

PASSEIOS: gratuitos
Central Park

Manh, tarde ou noite: no importa a hora do dia em que voc visite o Central Park sempre vai encontrar um parque diferente. Adultos, crianas e cachorros aos montes. Cenrios lindos e artistas mostrando seus talentos tudo de graa.

Se voc estiver com pouca grana, no caia na tentao de alugar uma bike para andar por l. A dica caminhar para no perder um s detalhe. Quando cansar, pare em algum banquinho e deixe o tempo passar ou deite na grama, como um verdadeiro nova-

iorquino. Explore a regio aos poucos e contente-se em ir embora sem visitar a metade do Central Park.

Se o tempo for curto, no deixe de ir ao Strawberry Field, famoso pedao do parque que

abriga um monumento em homenagem ao John Lennon. No deixe tambm de reparar nas milhares de declaraes de amor espalhadas nas plaquinhas de metal dos bancos. Pedidos de casamento, desculpas e confisses incrveis. Passeio para os romnticos.

A dica ficar de olho na programao de shows do parque. Como quase todo evento por l aberto ao pblico, se der uma sorte, pode acabar assistindo algum show grande. Enquanto estive por l, teve Andrea Bocelli e Joss Stone.

Museus
Eu gosto de museus, mas no sou de perder um dia inteiro dentro de um. Aqui, o objetivo no descrever o que voc vai encontrar em cada um das dezenas dos que esto em NY, alguns dos mais famosos e importantes do mundo. A dica consultar o site de cada museu que pretende visitar antes de chegar a NY ou quando estiver por l. A maioria deles tem um dia da semana em que a entrada gratuita ou possvel entrar no sistema pague quanto quiser. Na situao em que eu estava no posso ter vergonha de admitir: eu paguei 0,25 dlar para entrar no Metropolitan e fiquei duas horas na fila do MoMA em uma sexta-feira, quando as catracas do museu ficam liberadas entre 16 e 20h. Trs deles para no deixar de ir: American Museum of Natural History

Quem viu o filme Uma noite no museu, com o ator Ben Stiller, vai ach-lo familiar. O Museu de Histria Natural, um dos maiores do mundo. So 25 prdios conectados que abrigam 46 salas permanentes de exibio, laboratrios e uma biblioteca. Vale pela beleza e organizao dos espaos. possvel comprar ingresso para exposies especficas. Eu achei bem cansativo. O endereo de l Central Park West at 79th Street. MoMA Museum of Modern Art

Criado nos anos 20, o MoMA um museu conhecido por ser o mais influente de arte moderna do mundo. Seu acervo inclui trabalhos de arquitetura e design, desenhos e pinturas, esculturas, fotografias, livros e filmes. Vale pelas obras importantes que esto por l. Cuidado para no cair em tentao na lojinha do museu. Tenha pacincia com a fila de espera para deixar bolsas e mochilas e aproveite para reparar no moderno sistema do guarda-volumes para localizar seus pertences. O endereo de l 11 West 53rd Street.

Na sada do museu, ficam painis de tecido nos quais possvel escrever a sua impresso do MoMA. Basta completar a frase I went to MoMA and (Eu fui ao MomA e). Acima, foto da placa de um brasileiro que eu encontrei. Ele diz que saiu um pouco mais estranho de l. Acho que eu tambm.

The Metropolitan Museum of Art

Fundado em 1870, o Metropolitan ganhou fama mundial como um dos maiores e mais prestigiosos de seu tipo. Seu acervo inclui mais de dois milhes de obras, testemunho de

cinco mil anos da cultura do mundo, desde a pr-histria at o presente. Dos famosos, o museu mais legal, em minha opinio. O endereo do museu 1000, 5th Avenue. No deixe de ficar um tempinho sentado na escadaria em frente ao museu. Um grupo de msicos se apresenta sempre por ali. Umas das apresentaes mais fantsticas que vi em NY.

Se eu pudesse escolher uma s lembrana para trazer desta viagem, seria um CD dos caras, que vendido por 10 dlares ali mesmo, entre uma msica e outra, e mistura ritmos como black e soul. Cada um que compra um disco, agradecido pessoalmente pelo vocalista, um negro muito simptico, de uns 50 anos de idade e uma voz incrvel.

Missa gospel no Harlem


Por falar em voz, deixo a dica de um programa que simplesmente no existe nos guias para turistas. Pouca gente se arrisca, mas nada mais nova-iorquino do que ir ao Harlem em um domingo de manh. O tradicional bairro tem fama de perigoso, at por servir de cenrio para tantos filmes nos quais o vilo e o pobre sofredor sempre moram por l. Eu fui e no passei apuro algum. Pelo contrrio, encontrei um dos cenrios mais encantadores da cidade.

Quando tomei o metr em direo ao Harlem, eu tinha um objetivo: assistir a um culto gospel, daqueles com coral e pastor, do jeito que aparece nos filmes. Ento, busquei o endereo da Abyssinian, uma das mais famosas igrejas da regio, e me mandei pra l. Sem dvida, um dos passeios que valeram a viagem. V preparado para se emocionar.

Antes de entrar na igreja voc j percebe o clima do lugar. Na porta, aqueles tipos estilosos. Mulheres de vestidos e chapus e homens de terno claro. Eu, que adoro uma fotografia, fui logo tirando a mquina da bolsa para registrar a cena, mas tomei a maior bronca de um grupinho. Eles no admitem ser fotografados. Depois eu entendi: eles estavam ali para rezar, para cantar ao Deus que acreditam. Existe nisso algo to turstico que merea uma foto? Para eles, no. O pastor quem autoriza a entrada de turistas na igreja e o simples fato de voc aparecer l na porta no quer dizer que v assistir ao culto, que comea por volta de 9 horas da manh. Eles at deixam voc entrar, mas s se sobrar algum lugar na igreja. No vale se oferecer para ficar de p, num cantinho. Eles no deixam. Se voc estiver de saia ou shorts curtos, o lugar pode estar vazio que voc no entra. E se entrar e tentar tirar uma foto ou fazer um vdeo, convidado a se retirar. Ento, no tenho fotos da Abyssinian para dividir, mas apenas digo que mil olhos no seriam capazes de registrar o que eu vi por l. Ento, guardei tudo no corao. O endereo de l 132 Odell Clark Place (procure pela 138th St.). Se voc for de trem, desa na estao 135 Street (linhas 2 e 3 vermelhas, B laranja ou C azul).

Missa gospel na Broadway

No corao de NY, encostada em teatros que abrigam clssicos como O Fantasma da pera est a Times Square Crurch, uma igreja que vale a visita por trs motivos: o primeiro que o prdio maravilhoso, destes que voc passa um dia inteiro olhando e no repara em todos os detalhes. O segundo que a missa gospel um verdadeiro espetculo.

Cerca de 50 pessoas, vestidas com batas iguais, se amontoam no palco para cantar lindas msicas. A plateia vibra e canta junto. Um telo ajuda quem chega pela primeira vez e mostra as letras das canes, tipo karaok. Bom para aprender ingls. No meio da cerimnia, voluntrios distribuem um copinho de vinho e um pedao de po para quem desejar comungar. O culto animado, destes que todo mundo bate palma e algumas msicas tm at coreografias. Vale fotografar sem usar o flash e fazer vdeos. S no pode fotografar o pblico presente. Eu quis tirar uma foto com as meninas que tinham ido comigo e quase fiquei sem mquina. O terceiro motivo que tudo isso gratuito.

Se voc no religioso ao extremo, vai cansar aps a primeira parte do culto, que de festa. O discurso do pastor cansativo, especialmente se voc no compreende muito bem o idioma. Se for embora, pea licena a quem est do seu lado, d uma desculpa para os voluntrios que ficam nas portas de sada do teatro e saia de fininho. Eu assisti ao culto das 20h em uma tera-feira, mas sei que a igreja est aberta em outros horrios tambm. Vale checar no site ou passar por l e perguntar. O endereo de l 1657 Broadway.

Times Square noite


Ao deixar a igreja, aproveite para dar uma volta na Times Square. a noite que o pedao fica mais bonito. Mesmo que voc no goste de lojas e no ligue para marcas, vai ficar boquiaberto com o visual dos letreiros iluminados mais famosos do mundo.

Vale observar o movimento de pessoas do mundo todo e esquecer que por trs daquele infinito de luzes est escrito compre. mgico, pode acreditar.

Appolo Theater

Se decidir levantar cedo no domingo para assistir ao culto gospel no Harlem, no deixe de dar uma esticada at a 253 West 125th Street para conhecer o Appolo Theater. O lugar famoso por ser um dos mais antigos dos Estados Unidos e por abrigar espetculos de negros que deram certo.

Artistas como Billie Holiday, James Brown, Diana Ross, The Jackson 5, Marvin Gaye, Stevie Wonder, Aretha Franklin e Ben E. King tocaram por l. Na fachada, que modesta para a importncia do lugar, voc encontra estrelinhas no cho com os nomes dos famosos.

possvel entrar para conhecer o teatro, mesmo durante o dia, quando no h espetculos. preciso comprar ingresso, que no nada absurdo. Mas como eu no podia gastar NADA, entrei na cara de pau, como quem s queria pedir uma informao

e vi que ele mesmo lindo por dentro. Pelo menos at o pedao da recepo, onde eu consegui chegar. Espetculos ainda acontecem por l. Um letreiro luminoso indica a programao de eventos do Appolo. Se voc tiver com grana, vale comprar um ingresso. Afinal, se for pra conhecer o lendrio teatro, que seja com boa msica. O endereo de l 253 West 125th Street

Brooklyn Bridge

Coloque seu tnis mais velho e atravesse a Brooklyn Bridge. Durante o dia ou noite, vale a vista de Manhattan. O cho de madeira, os banquinhos e postes de luzes do charme ao carto postal da cidade. Quando estive em NY, a ponte estava em reforma,

mas no deixou de estar linda. Repare nos artistas que ficam no caminho, vendendo caricaturas de turistas.

South Street Seaport

Bem pertinho dos prdios mais altos da famosa Wall Street, o centro financeiro de Manhattan, fica a South Street Seaport, no Pier 17, que achei sem querer. O local badalado. Com barzinhos e restaurantes temticos. Pela falta de grana, no pude conhecer nenhum, mas a dica caminhar pela regio at chegar a umas passarelas de madeira, de onde a vista para as pontes mais famosas da cidade incrvel no fim da tarde e durante a noite, quando tudo fica iluminado.

Muitos casais ficam por ali porque o reflexo da lua no mar que banha a ilha lindo. Quando estive por l, como a data antecedia os 10 anos do 11de setembro, dois feixes de luz invadiam o cu na regio, representando as torres gmeas.

19 Fulton Street (desa nas estaes 2 e 3 vermelhas para caminhar menos).

Bronx

Visitar o Bronx foi talvez a coisa mais perigosa que fiz nesta viagem. Tanto que no encontrei ningum que estivesse a fim de correr tal risco comigo. Ento, fui sozinha, com o corao na boca, confesso. Eu no estava com medo de assalto. Afinal, se um assaltante abrisse minha carteira, era capaz de me pagar um almoo. Mas por tudo o que

eu sabia da regio, pela fama de mal-encarado do povo de l, de um dio histrico de qualquer pessoa que no pertencesse ao local. E adivinhe tudo isso verdade.

J no metr comecei a ser encarada por todos os usurios. Por que esta branquela no desce na prxima estao?, eles deviam pensar. Ento, desci na terceira ou quarta estao no limite entre o Harlem, em Manhattan, e o Bronx. E fora do metr o que eu encontrei foi justamente o que estamos acostumados a ver nos filmes de brigas entre gangues americanas. Dei uma andada nas proximidades da estao, sendo encarada por homens, mulheres e at crianas. Fiquei com muito medo, entrei em um Mc Donalds para usar o banheiro e fiquei surpresa ao reparar na sujeira da lanchonete, alm do cardpio, que no tinha a mesma variedades de lanches das outras lojas da rede. Eu indico o passeio, mas no v sozinho.

Esttua da Liberdade com Ferry Boat


A Esttua da Liberdade um dos mais conhecidos smbolos de NY. Para chegar o mais prximo possvel do monumento, h uma srie de opes. Desde comprar o ingresso que te leva at a esttua ou alugar um barquinho que rodopie a regio onde ela est instalada. Sem poder escolher uma opo que fizesse meu bolso perder uma moedinha, descobri que conseguiria uma vista linda e gratuita da Esttua usando o Ferry Boat.

Se voc j atravessou de Santos para o Guaruj, no litoral de So Paulo, de balsa, vai entender melhor como funciona o Ferry. S que nele no entram carros. S pessoas. Normalmente gente que trabalha em Manhattan, mas mora do outro lado da ilha. Assim, evite os horrios de pico, quando este povo todo vai e volta do trabalho. As balsas so confortveis, espaosas e saem a cada meia hora. Para embarcar, v at a estao Staten Island Ferry (estao final das linhas 1,2 e 3) e siga as placas para fazer baldeao e pegar a balsa.

Se no se importar com o volume de pessoas, encare o barco num fim de tarde para pegar o por do Sol e colecionar fotos bem bonitas. A vista

Per

Manhattan um lugar to cheio de coisas para fazer, trnsito, barulho e prdios gigantes que, s vezes, voc pode esquecer que est em uma ilha e a poucos quarteires voc pode encontrar a tranquilidade do mar. Para quem quer esfriar a cabea e fugir dos turistas, vale caminhar desde o Manhattan Cruise Terminal, o terminal de cruzeiros da

ilha, que fica 711 12th Avenue, na regio do pier 80, at o per 17, onde est South Street Seaport.

No caminho, que longo, voc encontrar parques, barzinhos, lanchonetes, quadras para prtica de esportes, banquinhos e jardins, barcos atracados e muita gente passeando, especialmente no fim da tarde, quando a populao comea a sair do trabalho.

Quando o Sol comear a tocar o oceano, coloque uma msica, escolha um banco com vista privilegiada e deixe na cena uns quilos de preocupao.

AIR TRAIN: de Manhattan ao aeroporto JFK por 5 dlares

Como eu passei cinco dias em NY com a grana que eu tinha resevado para pegar um txi do Queens at o JFK no dia de ir embora, tive que me virar para chegar ao aeroporto. Sair trs dias antes da data do meu embarque e empurrar minha mala pelas ruas at chegar no aeroporto seria minha nica opo se no houvesse o Air Train, que eu j tinha usado na minha chegada cidade. O servio custa apenas 5 dlares e bastante confortvel, moderno, limpo e rpido. Consulte o mapa de NY para descobrir como chegar estao Sutphin Boulevard (linha azul E). nela que acontece a baldeao de Manhattan para o Air Train. Voc saber que est na estao correta.

Quase metade do vago descer carregando mochilas. s seguir o fluxo de pessoas, as placas indicativas e enfrentar os lances de escada. Para passar da estao de metr estao do Air Train, preciso comprar um bilhete que custa dlares. Ele vendido em mquinas que aceitam notas de $5 ou $10.

Se voc no tiver estas notas, pode trocar a grana em uma banca de jornal que fica direita das catracas. Cuidado para no pegar o Air Train no sentido errado. Procure as placas que indicam o JFK como destino ou pergunte aos seguranas do local. Eles so pacientes e prestativos.

Ao desembarcar da estao JFK do Air Train, voc passar ainda por uma imensa esteira rolante. Ao final dela, estar o porto de acesso ao aeroporto. A, s procurar o guich da companhia area de seu voo e fazer o check-in.

A parte sem preo desta viagem


Uma viagem no feita s de lugares. feita tambm por pessoas. Por gente que o destino se encarrega de colocar em nossas histrias quando o avio cruza o oceano e voc nunca sabe no que vai dar. Minha viagem a NY rendeu encontros inesquecveis. Gente que apareceu quando eu estava sozinha e sem dinheiro e, de alguma forma, fez esta viagem valer a pena. Eu no poderia encerrar este relato sem registrar meu agradecimento a elas. Afinal, este blog existe para falar de pessoas que coleciono ao longo desta jornada chamada vida. A Tine, minha Barbie alem, agradeo pela companhia de todas as noites. Confesso que no gostei ao saber que dividiria o quarto com uma menina de 19 anos. Uma adolescente em busca de aventuras por NY, pensei. Mas ela me surpreendeu com sua maturidade, educao, bom humor e doura. Obrigada pela companhia nos jantares japoneses, nas idas lavanderia do prdio, aos comentrios maldosos sobre nossos pais postios, ao espantar os gatos de cima das nossas coisas, pelos passeios em Manhattan e por esperar eu ter sono para ir para o quarto, quando tive que me mudar para a sala e por dizer que o sof velho e sujo onde tive que dormir at que era legal. Tenho saudades e espero que esteja usando a camiseta do Brasil que lhe dei na cidade fim de mundo que voc mora.

Ana Paula, conhecida na minha casa como a moa que emprestou dinheiro para eu pagar o sof sujo e velho que citei acima, onde dormir por cinco noites. Para mim, muito mais que isso. Companheira de aventuras, de caminhadas infinitas, da minha primeira visita NYU para descobrir onde eu iria estudar, pelos rols na cidade durante o histrico 11 de setembroe, principalmente, pelo apoio brasileiro. Voc estaria aqui mesmo que no tivesse me emprestado os 100 dlares que eu devia para o casal que me adotou nesta jornada maluca. A voc, meu eterno carinho e lembrana.

Hope e George, os pais postios, a dupla da casa mais bagunada da 36AV, no Queens. Ela, enfermeira aposentada, falava quase sempre olhando para o cho. Mudou poucas vezes de roupa enquanto estive l e dormia sempre na sala, com a TV ligada. Ele, professor de tnis aposentado, continuava a usar suas roupas brancas de jogador. Enquanto preparava meu caf da manh e espantava seus gatos de cima da pia, me contava as ltimas notcias do pas e dava a previso completa do tempo. Nunca errou. Quando perguntei para ele se teria que pagar para usar as mquinas de lavar roupas que pertenciam ao condomnio, recebi a resposta que valeria pelo resto da minha viagem. Voc est nos EUA. Aqui, tudo se paga.

Consideraes finais
Assim que cheguei a NY, comprei uma mquina fotogrfica da marca Canon, sem imaginar que esta seria no apenas minha primeira, mas tambm minha nica compra na cidade. Foi ela que registrou toda esta jornada. Pouco tempo depois, j no Brasil, durante um assalto, ela foi levada. Mas no foi apenas a Canon que perdi desta viagem. Em NY, eu deixei muito mais do que os 800 e poucos dlares que eu tinha no envelope do incio deste texto. Com medo de ter de pagar alguma taxa no aeroporto nos EUA ou no Mxico, onde eu faria conexo, deixei por l dois pares de tnis, camisetas que encolheram quando eu usei aquelas mquinas americanas de lavar, alm de pijama, chinelo, xampu e condicionador, uma mochila velha que usei para ir a universidade por l e outras coisas que devo j ter esquecido. Deixei tambm trs quilos, que perdi durante minhas caminhadas infinitas para conhecer a minha cidade e almoos no meio da tarde, para servirem tambm de jantar.

O comeo de tudo
Quando eu terminei a faculdade de Radio e TV, abri mo de minha formatura para bancar uma viagem a Cuba, onde cursei uma especializao em roteiro. Quatro anos mais tarde, em 2011, quando terminei o curso de Jornalismo, tomei a mesma iniciativa.

Deixei o baile de lado, juntei uma grana e desembarquei em NY, para um workshop de redao. NY pode at ter roubado muito de mim, mas fui eu, na verdade, quem roubou muito mais da cidade. Dinheiro mesmo feito para ir embora e voltar no outro dia, em maior ou menor quantidade, mas esta minha (louca) histria vai ficar para sempre.

No acabou
Aps atravessar a cidade com minha mala na mo para chegar ao JFK, o que eu ganhei foi um zper partido. Para no ter que deixar a mala inteira l, a soluo que encontrei foi convencer o moo que passava aqueles filmes plsticos para evitar danos s bolsas a fazer um servio caprichado para mim pegando a metade do preo.

A embalada que custava 20 dlares saiu por 10. E assim eu me mandei dos EUA com 5 dlares na carteira. Mas no foi com esta quantia que eu cheguei ao Brasil. Acredite. Um atraso para deixar NY fez eu perder minha conexo no Mxico.

Concluso: fiquei mais 24 horas no aeroporto Benito Jurez, na Cidade do Mxico, sem poder abrir minha mala para pegar uma camiseta para trocar.

Comeava a mais uma parte inacreditvel desta histria, mas este captulo vai ficar para depois

Vous aimerez peut-être aussi