Vous êtes sur la page 1sur 2

http://eletronicacorrea.blogspot.

com

Equipamentos de proteo para rede eltrica


Nem sempre a energia eltrica que alimenta nosso micro limpa, ou seja, livre de intercorrncias que alteram a forma de onda do sinal eltrico. Existem vrios tipos de problemas que podem ocorrer na rede eltrica tais como: rudos, transientes, picos de tenso, quedas de tenso (subtenso), elevao da tenso (sobretenso), falta de energia, etc. Para cada tipo de problema eltrico existe um equipamento de proteo. Os mais comuns encontrados no comrcio so:

Filtros de linha Como o prprio nome diz, so utilizados para filtrar a energia eltrica que alimenta o micro. Ele adequado para resolver os problemas de rudos, transientes e picos de tenso. Infelizmente a grande maioria dos filtros de linha existentes no mercado nacional no passa de uma simples extenso bonitinha. Isto no quer dizer que no existem filtros de boa qualidade, mas desconfie de filtros com valor abaixo de R$ 15,00. Uma dica: existem alguns filtros de linha que possuem protetores de linha telefnica incorporados. Estes protetores conseguem evitar que problemas eltricos, como picos de tenso por exemplo, atinjam o micro atravs do fio da rede telefnica.

Estabilizadores de tenso Estes equipamentos so utilizados na preveno de sub e sobretenso. Tambm temos que procurar os de melhor qualidade, pois existem muitos estabilizadores de qualidade duvidosa no mercado. Estabilizador no mgico, ou seja, ele s consegue resolver as sub/sobretenses em uma determinada faixa especificada em seu manual. Assim, se a energia fornecida estiver fora da faixa, o estabilizador no vai funcionar. Quase todos os estabilizadores possuem um filtro de

http://eletronicacorrea.blogspot.com
linha embutido, dispensando o uso deste. Observao: da mesma forma que o filtro de linha, existem estabilizadores com protetores telefnicos, como o mostrado na figura anterior.

No-breaks Os No-breaks so os equipamentos que fornecem o maior grau de proteo contra problemas na rede eltrica. Na verdade, para simplificar, podemos considerar o No-break como sendo o conjunto de um estabilizador associado a uma bateria. Enquanto o estabilizador presente no No-break estiver trabalhando dentro da faixa, a bateria fica ociosa. Se a energia fornecida sai da faixa, a bateria entra em ao complementando ou fornecendo a energia necessria para o funcionamento do micro. Por isso o No-break possui uma autonomia, ou seja, tempo em que suporta fornecer energia. Como possui estabilizador embutido, ele tambm protege contra sub/sobretenso. Quase todos possuem tambm um filtro de linha embutido. Alguns No-breaks possuem inteligncia, ou seja, podem se comunicar com o micro de modo a executar algumas tarefas de manuteno como Backup de segurana, por exemplo, quando ocorrem falhas no fornecimento de energia. Potncia - Tanto os estabilizadores quanto os No-breaks precisam ser adequados potncia eltrica dos equipamentos que sero ligados 0 eles. Ou seja, no adianta comprar um Nobreak com potncia de 1 KVA (kilo-volt-ampre), se vamos ligar a este No-break um aparelho que consome 2 KVA de potncia. Portanto, antes de comprar estabilizadores ou No-breaks faa um clculo da potncia exigida pelos equipamentos que sero ligados eles. Os manuais dos micros, impressoras, monitores, etc. costumam possuir os dados de potncia destes dispositivos. No se esqueam: Cuidem bem de seu micro! A preveno de problemas bem mais barata que o conserto dos danos que podem ocorrer!
Autor: Abel Alves
Postado por Adrih

Vous aimerez peut-être aussi