Vous êtes sur la page 1sur 4

RESENHA CRTICA HIBBELER, Russell Charles. Resistncia dos Materiais.

Traduo de Arlete Simille Marques; reviso tcnica Sebastio Simes da Cunha Jr.. 7. ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. Cap. 1, 2 e 3. 1 CREDENCIAIS DO AUTOR R.C. Hibbeler se formou na Universidade de Illinois em Urbana com um BS em Engenharia Civil (especializao em Estruturas) e mestrado em Engenharia Nuclear. Obteve seu PhD em Mecnica Terica e Aplicada da Universidade de Northwestern. Experincia profissional do Hibbeler inclui o trabalho de ps-doutorado na segurana dos reactores e anlise no Laboratrio Nacional Argonne, e obras estruturais em Chicago e Ponte de Ferro, bem como Sargent e Lundy em Tucson. Ele tem praticado engenharia em Ohio, Nova York, e Louisiana. Hibbeler atualmente leciona na Universidade de Louisiana, Lafayette. No passado, ele lecionou na Universidade de Illinois em Urbana, Youngstown State University, Illinois Institute of Technology, e UnionCollege.

2 RESUMO DA OBRA No capitulo 1 o autor apresenta um breve histrico a respeito dos estudos sobre os efeitos de foras externas em hastes e vigas, sendo desde o incio por meio de experimentos e observaes. Mostra ainda uma viso geral sobre esttica e, de forma clara e concisa, o autor mostra as possveis reaes internas presentes num corpo deformvel quando submetido a cargas externas que agem sobre todo o volume do corpo, quais sejam: foras de superfcie causadas pelo contato direto do corpo com outra superfcie fora concentrada - aplicada em um determinado ponto do corpo fora distribuda aplicada ao longo de uma rea do corpo

Foi abordado ainda sobre as reaes nos apoios onde o corpo est acoplado, gerando uma fora que o impea seu movimento nas direes horizontal e vertical, bem como produz momento que impea sua rotao. Para isso, so utilizadas as equaes do equilbrio que se resume nos somatrios das foras e dos momentos que devem ser iguais a zero. Conhecendo todas as cargas externas aplicadas em um determinado corpo, foi possvel estabelecer os conceitos de Tenso Normal e Tenso de Cisalhamento, haja vista que, somente com as reaes N (fora normal), V(fora de cisalhamento) e M(momento fletor) possvel calcular as tenses internas, pois a tenso normal obtida por meio da

diviso da fora normal pela rea de contato perpendicular fora aplicada e a tenso de cisalhamento obtida pela diviso da fora de cisalhamento pela rea de contato paralela fora aplicada. Como exemplo temos:

Fora normal (perpendicular) aplicada sobre a rea de contato

Fora resultante aplicada na barra inclinada

rea de contato entre as duas peas de madeira (rea considerada para o clculo)

Fora de cisalhamento aplicada paralelamente rea de contato

Fonte: http://www.flordaamazonia.com.br/madeiras-para-construcao.htm No segundo captulo o autor aborda a forma em que um corpo se modifica geometricamente, alterando suas dimenses ( deformao por normal) ou pela variao do ngulo de dois segmentos de reta que compem o corpo (deformao por cisalhamento), quando aplicada uma carga externa que provoca uma tenso interna no corpo, conforme mencionado no captulo anterior. Com isso o autor deixa claro que a deformao normal calculada pela diviso da variao do comprimento do segmento analisado pelo seu comprimento original. notrio ainda que para a obteno do resultado da deformao por cisalhamento ocorre por meio da diferena entre ngulo de 90 (/2) e ngulo formado pelas dois segmentos de reta aps a deformao, em radianos.

Como por exemplo de deformao por cisalhamento temos:

ngulo final aps deformao

ngulo inicial 90 (/2)

Fonte:http://cm-iseu.pt/guiareabcentrohistorico/capitulo6/index.php?pag=3 No terceiro captulo o autor demonstra a importncia de se conhecer a capacidade de certo material de suportar uma carga sem sofrer deformao excessiva ou ruptura deve ser determinada por experincias, e assim definir a resistncia do mesmo.

Sendo o ensaio de trao e compresso um dos testes utilizados para determinar principalmente a relao entre tenso normal mdia e deformao normal mdia. Esse ensaio realizado em uma maquina de compresso axial na qual um corpo de prova pressionado at a sua ruptura, os valores ento so computados atravs de um software para a criao do diagrama de tenso deformao. Apresenta ainda um grfico que permite fazer uma analise de quatro modos diferentes de comportamento de uma material comumente utilizado na fabricao de elementos estruturais e mecnicos, sendo eles Comportamento Elstico, de Escoamento, Endurecimento por Deformao e Estrico.

Fonte: Hibbeler (2010) Observa-se ainda que se dividirmos a tenso pela deformao encontramos uma constante de proporcionalidade denominada mdulo de elasticidade , a expresso matematica resultande foi criada por Robert Hooke. Outro ponto importante nos calculos de tenso-deformao o Coeficiente de Poisson, que denominado pela deformao lateral deivida pela deformao longitudinal. Assim sendo, apesar da mudana no comprimento o volume permanece o mesmo, adaptando-se agora as novas propores do material. Como exemplo temos uma imagem de um teste de compresso:

Ensaio de Viga de concreto latertico apresentando ruptura por cisalhamento. Fonte : http://www.dec.ufcg.edu.br/miltoncf/foto_amplia.php?id=30

Vous aimerez peut-être aussi