Vous êtes sur la page 1sur 24

EXTRAO SLIDO-LQUIDO Parte I

TA 831: Operaes Unitrias III

Prof. Dr. Antonio Jos de Almeida Meirelles

EXTRAO SLIDO-LQUIDO

Definio: Operao unitria de transferncia de massa que emprega um solvente lquido para dissolver (extrair) preferencialmente um ou mais solutos de uma mistura slida.

Outros nomes: Lixiviao extrao com solvente normalmente aplicada na obteno de lcali de cinzas de madeira. Decoco denominao usada quando o solvente esta no ponto de ebulio. Eluio quando os slidos solveis esto na superfcie de uma matriz slida insolvel; trata-se de um processo que semelhante a uma lavagem de soluto superficial.

Observao: A extrao a frio exclusivamente por prensagem tambm denominada extrao, mas no operao de extrao slido - lquido a ser discutida neste tpico, pois no envolve o uso de solvente.

Variante moderna da extrao slido lquido: Extrao com fluidos supercrticos ou gases liquefeitos ( CO2 supercrtico ou liquefeito)

Exemplos de aplicao da extrao slido lquido: Caf e Ch leos vegetais leos essenciais e outros produtos naturais (corantes, princpios ativos, etc) Acar Aplicao em outras indstrias: Extrao de minrios Processamento de alguns metais Produtos farmacuticos

Preparao do slido: O xito da extrao slido lquido depende em grande parte do tratamento prvio dado ao slido. No caso de tecidos vegetais ou animais, normalmente o material quebrado e/ou cortado, de forma a aumentar a rea de contato e facilitar o acesso do solvente ao soluto de interesse.

Exemplos especficos: Gros de caf, usados para extrao de extrato: quebrados em moinho de martelos em 4 a 5 pedaos Beterraba aucareira (Europa): cortadas em fatias finas, mas paredes celulares so mantidas em grande parte intactas para evitar a extrao de materiais indesejveis. Cana : na extrao por difuso a cana picada em moinho de facas e desfibrada em moinho de martelos. A cana para moenda tambm picada e desfibrada, obtendo-se de 80 a 90 % de clulas abertas ( open cell).

Tecidos vegetais, usados para extrao de princpios ativos, corantes ou leos essenciais : so muitas vezes previamente secados, o que pode em parte alterar e/ou romper parcialmente a estrutura celular, facilitando a sada do soluto. Sementes oleaginosas: quebradas em moinhos e depois laminadas em partculas de 0,15 a 0,5 mm. Gros de soja so quebrados em 4 partes, os finos e as casca so separados por aspirao. Os pedaos dos gros so aquecidos em cozedores at 60 o C e laminados em flocos de 0,2 mm. Este ltimo material j pode ser usado na extrao, mas a extrao pode ser melhorada com injeo de vapor para transformar os flocos em pellets esponjosos.

Extratores

Sistema Shanks: utilizado na extrao de caf (nome atual: leito mvel simulado)
escoamento do lquido descarga de slido

slido novo

soluo concentrada

Sistema Shanks: utilizado na extrao de caf Alimentao com vapor/gua (nome atual: leito mvel simulado)
Coluna 1 Coluna 2 Coluna 3 Coluna 4 Coluna 5

80oC 0,51bar

85oC 0,62bar

90oC 0,75bar

147,5oC 4,37bar

157oC 5,69bar

Coluna Reserva

Fresca

Exaurida

Alimentao com gro de caf torrado e quebrado

6 torres fixas empacotadas com gros de caf quebrados torres de 6 a 8 m de altura e 50 a 60 cm de dimetro Solvente / operao: Possibilidade 1: Colunas prximas alimentao do solvente (colunas exauridas) operam a maior presso e temperatura com o objetivo de obter extrato mais concentrado (25 %, sendo 20 % de slidos solveis do caf e 5 % proveniente da hidrlise de celulose, amido, etc, presentes no gro), e as outras com presso e temperaturas bem menores.

Possibilidade 2: gua ou extratos intermedirios sobre presso maior que 1 atm e ponto de ebulio de 110 a 115 oC. tempo de residncia total no processo = 120 a 40 minutos tempo de residncia em cada estgio = 24 a 8 minutos

Extrator Rotocel

Extrator Kennedy

Extrator Bollman

Extrator contnuo horizontal

Extrator Bonotto

Moenda

Moendas com 6 ternos, de capacidade em torno de 12.000 ton. cana/dia, podem recuperar 93 a 94 % do acar presente na matria prima.

Difusor

Difusor com 16 estgios pode recuperar 98 % ou mais do acar.

Nomenclatura a = slidos insolveis, fibras ou inertes b = solvente c = slidos solveis ou soluto x = frao mssica no refinado alimentao: fibras (a) + slidos solveis (c) y = frao mssica no extrato F x cf , x af
Alimentao (a + c)

S y bs
Solvente (b)

refinado : fibras (a) soluo aderida (b + c)

extrato : normalmente isento de fibras, composto por (b + c)


Produtos naturais, mesmo secos, costumam ter quantidade residual de gua; na extrao por solvente aquoso este teor residual deve ser considerado

R x ar, x br, x cr
Refinado (a + b + c)

E y ce, y be
Extrato (b + c)

Reteno (R*) quantidade de soluo aderida por massa de fibra


kg soluo aderida kg de fibras

R* =

x br + x R = x ar
*

cr

1 x ar = x ar e R* x br + x cr = * R +1

1 x ar = * R +1

1o Possibilidade reteno constante : a proporo de soluo aderida independe da concentrao da soluo ( as equaes acima valem para todos os estgios do equipamento)

soluo aderida em base livre de fibras tem a mesma composio da soluo extrato (no h adsoro preferencial) x cr = y ce Ento e xbr = y be x significa concentrao em onde base livre de fibras

x 'cr =

x cr 1 x
ar

se

x 'cr = y

ce

x cr = (1 x ar ) y

ce

A soluo do problema pode ser analtica ou grfica

2 o Possibilidade reteno no constante e/ou h adsoro preferencial: necessrio conhecer ou determinar a linha de sada dos refinados (linha de descarga inferior) e as linhas de amarrao para cada estgio de equilbrio. melhor utilizar soluo grfica

Vous aimerez peut-être aussi