Vous êtes sur la page 1sur 7

OS BAIRROS DA REGIONAL CENTRO SUL BREVES InFORMAcoES

ANCHIETA
OUTROS NOMES: Ex-Colnia Adalberto Ferraz ORIGEM DO BAIRRO: O bairro se originou da subdiviso dos terrenos da Ex-Colnia Adalberto Ferraz, loteados a partir do m da dcada de 1920. REFERNCIAS URBANAS DO PRESENTE: Parque Julien Rien REFERNCIAS URBANAS DO PASSADO: Chcara dos Sales EXEMPLO DE DOCUMENTO DO APCBH SOBRE O BAIRRO: Jornal do nibus, 1994 (Fundo Empresa de Transporte e Trnsito de Belo Horizonte BHTRANS): traz notcia sobre nova rea de lazer, o Parque Julien Rien.

BELVEDERE
ORIGEM DO NOME: Relaciona-se com sua localizao, pois belvedere signica um lugar que ca no alto, de onde se tem uma bela vista. OUTROS NOMES: Lagoa Seca ORIGEM DO BAIRRO: A partir da dcada de 1970, quando sua primeira parte foi aprovada, o bairro comeou a ser povoado por casas de alto padro. REFERNCIAS URBANAS DO PRESENTE: Igreja Nossa Senhora Rainha; BH Shopping REFERNCIAS URBANAS DO PASSADO: Lagoa Seca EXEMPLO DE DOCUMENTO DO APCBH SOBRE O BAIRRO: Documentos do Gabinete do Prefeito, 1991 (Fundo Gabinete do Prefeito): documento da Associao de Bairro do Belvedere contra a ampliao do loteamento do bairro.

CAFEZAL
ORIGEM DO NOME: H a verso de que o nome da Vila Santana do Cafezal, que batiza o bairro, deveu-se presena de antigas plantaes de caf na rea. OUTROS NOMES: Aglomerado da Serra ORIGEM DO BAIRRO: Apesar de possuir ocupaes mais antigas, foi a partir da dcada de 1950 que o bairro cresceu. Vilas como a Marola e a Conceio so mais velhas, sendo a Fazendinha e a Novo So Lucas as mais recentemente povoadas. REFERNCIAS URBANAS DO PRESENTE: Savassinha REFERNCIAS URBANAS DO PASSADO: Crrego do Cardoso EXEMPLO DE DOCUMENTO DO APCBH SOBRE O BAIRRO: Documento da SEPLAN, 1980 (Fundo Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento): foto (vista area) do Cafezal presente no estudo sobre o perl populacional das favelas de Belo Horizonte.

BARRO PRETO
ORIGEM DO NOME: Referncia a uma argila escura e viscosa encontrada, em grande quantidade, na regio do bairro na poca da construo da cidade. OUTROS NOMES: rea Operria ORIGEM DO BAIRRO: Situado na 8 Seo Urbana, o bairro foi ocupado inicialmente por operrios, muitos deles transferidos das primeiras favelas da cidade. REFERNCIAS URBANAS DO PRESENTE: Matriz de So Sebastio do Barro Preto; Praa Raul Soares REFERNCIAS URBANAS DO PASSADO: Praa de Esportes do Palestra Itlia EXEMPLO DE DOCUMENTO DO APCBH SOBRE O BAIRRO: Relatrio de Prefeito, 1958 (Coleo Relatrios anuais de atividades da Prefeitura de Belo Horizonte): informa sobre a construo de um Super Mercado para o abastecimento de gneros populao.

29

CIDADE JARDIM CARMO


ORIGEM DO NOME: Est associado criao da Parquia de Nossa Senhora do Carmo. OUTROS NOMES: 2 Seo Suburbana ORIGEM DO BAIRRO: O bairro se formou na regio da 2 Seo Suburbana. Desde a dcada de 1910, a rea que ocupa atualmente vinha sendo subdividida. A construo da Rua Gro Mogol e, depois, da Avenida Nossa Senhora do Carmo serviu de impulso para o desenvolvimento da regio. REFERNCIAS URBANAS DO PRESENTE: Igreja de Nossa Senhora do Carmo REFERNCIAS URBANAS DO PASSADO: Crrego Acaba Mundo EXEMPLO DE DOCUMENTO DO APCBH SOBRE O BAIRRO: Relatrio de Prefeito, 1966 (Coleo Relatrios anuais de atividades da Prefeitura de Belo Horizonte): refere-se canalizao do Crrego Gentio, que permitiu a abertura da Rua Outono. ORIGEM DO NOME: Possivelmente, referncia ao projeto de urbanizao do bairro, assim como prpria Belo Horizonte, cidade bastante arborizada. OUTROS NOMES: Fazenda do Leito ORIGEM DO BAIRRO: O bairro se formou na rea que antes era conhecida como Ex-Colnia Afonso Pena. Na dcada de 1940, surgiu o projeto do bairro Cidade Jardim, destinado a grandes residncias para as classes sociais mais altas. REFERNCIAS URBANAS DO PRESENTE: Colgio Loyola REFERNCIAS URBANAS DO PASSADO: Sede da Antiga Fazenda do Leito EXEMPLO DE DOCUMENTO DO APCBH SOBRE O BAIRRO: Documentos da CHISBEL, 1972 (Fundo Coordenao da Habitao de Interesse Social de Belo Horizonte CHISBEL): lista de pagamento de indenizao relativo desocupao de favela para a construo da Avenida Raja Gabaglia.

CENTRO
ORIGEM DO NOME: Deve-se ao fato de ali ter sido planejado o ncleo de ocupao inicial e de oferta de servios da cidade, situao que permanece at os dias de hoje. OUTROS NOMES: Bairro do Comrcio ORIGEM DO BAIRRO: A trajetria do bairro, que corresponde s 1, 2 e 3 Sees Urbanas, confunde-se com a da cidade. Nele se instalaram os primeiros prdios edicados durante a construo de Belo Horizonte, onde foram morar e trabalhar muitos dos primeiros habitantes da nova capital. REFERNCIAS URBANAS DO PRESENTE: Praa Sete; Parque Municipal Amrico Ren Giannetti REFERNCIAS URBANAS DO PASSADO: Agncia de Bondes Viao Eltrica EXEMPLO DE DOCUMENTO DO APCBH SOBRE O BAIRRO: Relatrio de Prefeito, 1924 (Coleo Relatrios anuais de atividades da Prefeitura de Belo Horizonte): o prefeito anunciava que a construo do Obelisco da Praa Sete de Setembro estava quase concluda. O monumento foi construdo em homenagem ao Centenrio da Independncia, comemorado em 1922.

CONJUNTO SANTA MARIA


OUTROS NOMES: Vila Leonina ORIGEM DO BAIRRO: Originou-se das aes de desfavelamento realizadas pela Prefeitura durante a dcada de 1950. Para os prdios construdos pelo governo municipal foram transferidos moradores de diversas favelas da capital mineira. REFERNCIAS URBANAS DO PRESENTE: Avenida Raja Gabaglia REFERNCIAS URBANAS DO PASSADO: Escola Municipal Mestre Paranhes EXEMPLO DE DOCUMENTO DO APCBH SOBRE O BAIRRO: Relatrio de Prefeito, 1960 (Coleo Relatrios anuais de atividades da Prefeitura de Belo Horizonte): informa a construo de mais de cinquenta apartamentos no Conjunto Habitacional Santa Maria.

30

CORAO DE JESUS
ORIGEM DO NOME: Relaciona-se com a instalao do Colgio Sacre Coeur de Jesus, nome francs que, em portugus, signica Sagrado Corao de Jesus. A criao da linha de bonde com a denominao do bairro ajudou a consolidar seu nome. OUTROS NOMES: Morro do Querosene ORIGEM DO BAIRRO: Em 1949, grande parte da rea da ExColnia Afonso Pena passou a se denominar bairro Corao de Jesus. Antes disso, a regio j era ocupada por muitas chcaras. Sua urbanizao se acelerou a partir da dcada de 1950. REFERNCIAS URBANAS DO PRESENTE: Praa Jos Cavalini REFERNCIAS URBANAS DO PASSADO: Lavanderia Eureka EXEMPLO DE DOCUMENTO DO APCBH SOBRE O BAIRRO: Relatrio de Prefeito, 1954 (Coleo Relatrios anuais de atividades da Prefeitura de Belo Horizonte): refere-se instalao da primeira linha de troley-bus na capital para servir aos populosos bairros de Lourdes e Corao de Jesus.

FUNCIONRIOS
ORIGEM DO NOME: Deve-se ao fato de, no momento da construo de Belo Horizonte, a rea que ocupava ter sido destinada moradia dos funcionrios pblicos. OUTROS NOMES: 6 Seo Urbana ORIGEM DO BAIRRO: Restrito, hoje, rea da 6 Seo Urbana, o bairro comeou a ser ocupado nos primeiros anos da cidade. Ali instalaram-se os funcionrios pblicos vindos, principalmente, da antiga capital, Ouro Preto. Suas elegantes casas marcaram o incio de Belo Horizonte. REFERNCIAS URBANAS DO PRESENTE: Colgio Arnaldo REFERNCIAS URBANAS DO PASSADO: Escola Normal de Belo Horizonte EXEMPLO DE DOCUMENTO DO APCBH SOBRE O BAIRRO: Documentos do Gabinete do Prefeito, 1991 (Fundo Gabinete do Prefeito): informa sobre a regulamentao da Feira da Avenida Bernardo Monteiro, que receberia parte dos expositores da Feira da Praa da Liberdade.

CRUZEIRO LOURDES
ORIGEM DO NOME: Deve-se ao fato de antigamente existir um cruzeiro onde hoje est situada a Praa Milton Campos, no local batizado de Praa do Cruzeiro. OUTROS NOMES: Pindura Saia ORIGEM DO BAIRRO: Situado em partes da 1 Seo Suburbana e da Ex-Colnia Adalberto Ferraz, o bairro comeou a ter seus loteamentos aprovados no nal da dcada de 1920. REFERNCIAS URBANAS DO PRESENTE: Mercado Distrital do Cruzeiro REFERNCIAS URBANAS DO PASSADO: Reservatrio da Serra EXEMPLO DE DOCUMENTO DO APCBH SOBRE O BAIRRO: Relatrio de Prefeito, 1958 (Coleo Relatrios anuais de atividades da Prefeitura de Belo Horizonte): comenta sobre o reservatrio de gua do Cruzeiro, que entrou em funcionamento no ano de 1957. ORIGEM DO NOME: Relaciona-se com a Igreja de Lourdes, cuja construo foi nalizada em 1923. OUTROS NOMES: Favela do Leito ORIGEM DO BAIRRO: Situado nas sees urbanas 4, 10 e 11, o bairro teve uma ocupao inicial de perl mais precrio. Ali se constituiu a Favela do Leito, s margens do crrego de mesmo nome. Removida na dcada de 1920, devido s obras de canalizao do crrego, deu lugar a um bairro de casas elegantes, que se formou a partir de ento. REFERNCIAS URBANAS DO PRESENTE: Minas Tnis Clube REFERNCIAS URBANAS DO PASSADO: Baslica de Lourdes EXEMPLO DE DOCUMENTO DO APCBH SOBRE O BAIRRO: Relatrio de Prefeito, 1924 (Coleo Relatrios anuais de atividades da Prefeitura de Belo Horizonte): refere-se ao incio dos trabalhos para a canalizao do Crrego do Leito.

31

LUXEMBURGO
ORIGEM DO NOME: Uma explicao possvel a presena do imigrante europeu Albert Scharlet que, quando do loteamento de sua chcara, teria dado ao bairro o nome de seu pas de origem, Luxemburgo. OUTROS NOMES: Ex-Colnia Afonso Pena ORIGEM DO BAIRRO: Antes parte da Ex-Colnia Afonso Pena, o local era ocupado por diversas chcaras que produziam hortifrutigranjeiros. REFERNCIAS URBANAS DO PRESENTE: Hospital Luxemburgo REFERNCIAS URBANAS DO PASSADO: Crrego Guaicu EXEMPLO DE DOCUMENTO DO APCBH SOBRE O BAIRRO: Planta de subdiviso de lotes, 1963 (Acervo cartogrco avulso): Planta de subdiviso de partes dos lotes coloniais n 13 e 15 da Ex-Colnia Afonso Pena

MANGABEIRAS

ORIGEM DO NOME: Originou-se da antiga fazenda ali existente. OUTROS NOMES: Austin ORIGEM DO BAIRRO: Situado aos ps da Serra do Curral, o bairro comeou a ser urbanizado nas dcadas de 1960 e 1970, atravs de uma parceria entre os governos estadual e municipal. Ali se instalaram residncias de alto padro. REFERNCIAS URBANAS DO PRESENTE: Praa do Papa REFERNCIAS URBANAS DO PASSADO: Serra do Curral EXEMPLO DE DOCUMENTO DO APCBH SOBRE O BAIRRO: Jornal do nibus, 1997 (Fundo Empresa de Transporte e Trnsito de Belo Horizonte BHTRANS): noticia a inaugurao, no dia 12 de dezembro, do marco cvico do Centenrio de Belo Horizonte na Praa da Bandeira.

MORRO DO PAPAGAIO
ORIGEM DO NOME: H a verso de que o nome se deve existncia de um morro de onde as crianas soltavam pipas, tambm chamadas de papagaios. Ele se situaria beira da atual Avenida Nossa Senhora do Carmo. OUTROS NOMES: Vila Santa Rita de Cssia ORIGEM DO BAIRRO: Localizado na rea da 2 Seo Suburbana e da Ex-Colnia Afonso Pena, o bairro engloba as vilas Santa Rita de Cssia, Estrela e Barragem Santa Lcia. A ocupao da rea se intensicou, principalmente, a partir da dcada de 1950. REFERNCIAS URBANAS DO PRESENTE: Escola Municipal Ulisses Guimares REFERNCIAS URBANAS DO PASSADO: Barragem Santa Lcia EXEMPLO DE DOCUMENTO DO APCBH SOBRE O BAIRRO: Relatrio de Prefeito, 1957 (Coleo Relatrios anuais de atividades da Prefeitura de Belo Horizonte): informa a construo de sede para Organizao Associativa da comunidade.

32

REGIO DE NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM PARQUE DAS MANGABEIRAS


ORIGEM DO NOME: Originou-se da antiga fazenda ali existente. OUTROS NOMES: Fazenda das Mangabeiras ORIGEM DO BAIRRO: Localizado na Serra do Curral, o Parque foi implantado, em 1982, em uma rea que havia sido explorada, at 1966, pela mineradora FERROBEL. REFERNCIAS URBANAS DO PRESENTE: Mirante REFERNCIAS URBANAS DO PASSADO: Crrego das Mangabeiras EXEMPLO DE DOCUMENTO DO APCBH SOBRE O BAIRRO: Jornal do nibus, 1999 (Fundo Empresa de Transporte e Trnsito de Belo Horizonte BHTRANS): traz notcia sobre a 1 Campanha de Preveno ao Incndio na Serra do Curral. ORIGEM DO NOME: Relaciona-se com a Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem. OUTROS NOMES: 4 Seo Urbana ORIGEM DO BAIRRO: Situado na 4 Seo Urbana, o bairro foi, por muito tempo, considerado rea integrante dos bairros Funcionrios ou Centro. Durante a existncia do Arraial do Curral del Rei, que antecedeu cidade de Belo Horizonte, a antiga matriz da Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem constitua o ncleo do povoado. REFERNCIAS URBANAS DO PRESENTE: Praa Dom Cabral REFERNCIAS URBANAS DO PASSADO: Antiga matriz da Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem EXEMPLO DE DOCUMENTO DO APCBH SOBRE O BAIRRO: Revista Minas Ilustrada, 1936 (Coleo Revistas Diversas): traz foto da Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem

REGIO DA SAVASSI
ORIGEM DO NOME: Est ligado existncia de uma padaria, chamada Savassi, na antiga Praa Treze de Maio, atual Praa Diogo de Vasconcelos. Fundada em 1941, ela tinha esse nome devido famlia dona do negcio. OUTROS NOMES: Funcionrios ORIGEM DO BAIRRO: Situado nas 5, 7 e 11 sees urbanas, o bairro, por muito tempo, integrou o Funcionrios. Com o passar dos anos, a presena da Padaria Savassi e de outros estabelecimentos comerciais ajudou a transformao do nome da regio, que comeou a ser vista como um bairro em separado. REFERNCIAS URBANAS DO PRESENTE: Praa Diogo de Vasconcelos REFERNCIAS URBANAS DO PASSADO: Praa da Liberdade EXEMPLO DE DOCUMENTO DO APCBH SOBRE O BAIRRO: Revista Belo Horizonte, 1940 (Coleo Revistas Belo Horizonte): apresenta matria e fotos sobre a inaugurao da Padaria Savassi.

SANTA LCIA
OUTROS NOMES: Fazenda Ilydio Ferreira da Luz ORIGEM DO BAIRRO: Situado na Ex-Colnia Afonso Pena, o bairro Santa Lcia teve seus primeiros loteamentos aprovados em 1928. Apesar disso, sua ocupao no se deu de imediato. Na dcada de 1940, linhas de bonde comearam a chegar ao bairro. A intensicao de seu povoamento ocorreu na virada da dcada de 1960 para a de 1970, com a construo de vias de acesso regio. REFERNCIAS URBANAS DO PRESENTE: Ponteio Lar Shopping REFERNCIAS URBANAS DO PASSADO: Crrego do Leito EXEMPLO DE DOCUMENTO DO APCBH SOBRE O BAIRRO: Fotograa, 1991 (Fundo Assessoria de Comunicao Social do Municpio ASCOM): vista parcial da Barragem Santa Lcia em obras, na qual se observa, ao fundo, o bairro.

33

SANTO AGOSTINHO
ORIGEM DO NOME: Relaciona-se com o Colgio Santo Agostinho, que se instalou na regio em 1936. OUTROS NOMES: 12 Seo Urbana ORIGEM DO BAIRRO: Localizado nas 9 e 12 sees urbanas, o bairro foi, inicialmente, ocupado por favelas que se formaram nas margens dos crregos do Leito e da Barroca. Posteriormente, com a retirada dessas moradias, a rea foi disponibilizada para a Universidade de Minas Gerais, atual UFMG. Durante a dcada de 1950, vrios lotes foram vendidos, observando-se uma intensicao do povoamento da regio. REFERNCIAS URBANAS DO PRESENTE: Praa Carlos Chagas REFERNCIAS URBANAS DO PASSADO: Estdio Antnio Carlos EXEMPLO DE DOCUMENTO DO APCBH SOBRE O BAIRRO: Relatrio de Prefeito, 1949 (Coleo Relatrios anuais de atividades da Prefeitura de Belo Horizonte): informa que boa parte do atual bairro Santo Agostinho estava destinada instalao da Universidade de Minas Gerais.

SANTO ANTNIO

ORIGEM DO NOME: Deve-se Parquia de Santo Antnio, cuja igreja terminou de ser construda em 1936. A linha de bonde, criada em 1937, com o nome Santo Antnio, ajudou a consolidar a denominao do bairro. OUTROS NOMES: Encosta do Ilydio ORIGEM DO BAIRRO: Situado na 2 Seo Suburbana e na Ex-Colnia Afonso Pena, o bairro sediou um reservatrio de gua desde o incio da cidade. Inicialmente rea destinada a chcaras, desde a dcada de 1910 a regio passou a ter perl residencial. No nal da dcada de 1930, observou-se uma intensicao de seu povoamento. REFERNCIAS URBANAS DO PRESENTE: Sede da COPASA REFERNCIAS URBANAS DO PASSADO: Antiga FAFICH EXEMPLO DE DOCUMENTO DO APCBH SOBRE O BAIRRO: Relatrio de Prefeito, 1906 (Coleo Relatrios anuais de atividades da Prefeitura de Belo Horizonte): noticia previso de construo do Reservatrio do Cercadinho. Com capacidade para 15.000.000 litros, ele seria o reservatrio central da cidade.

SO BENTO
ORIGEM DO NOME: H duas verses para o nome: 1) estaria ligado ao Mosteiro Nossa Senhora das Graas, dirigido por monjas beneditinas, devotas de So Bento; 2) estaria relacionado com o nome do patriarca da famlia responsvel pelo loteamento do bairro, o Sr. Bento Simo. OUTROS NOMES: Ex-Colnia Afonso Pena ORIGEM DO BAIRRO: Parte da Ex-Colnia Afonso Pena, o local permaneceu por muito tempo com aspectos mais rurais, sediando pequenas fazendas. A partir da virada da dcada de 1960 para a de 1970, impulsionado pela criao de vias como as avenidas Prudente de Morais e Raja Gabaglia, iniciou-se o loteamento do bairro. REFERNCIAS URBANAS DO PRESENTE: Igreja So Bento REFERNCIAS URBANAS DO PASSADO: Escola Santo Toms de Aquino EXEMPLO DE DOCUMENTO DO APCBH SOBRE O BAIRRO: Documentos do Gabinete do Prefeito, 1991 (Fundo Gabinete do Prefeito): traz paneto e abaixo-assinado dos moradores do So Bento (Associao de Moradores) contra a construo de um complexo de prdios e um shopping no bairro.

34

SO PEDRO
OUTROS NOMES: Vila Mendona ORIGEM DO BAIRRO: Parte da 2 Seo Suburbana, o bairro comeou a ser loteado no incio da dcada de 1920. Em 1936, deu-se a unio das vilas Maria Ana e Mendona, que passaram a se chamar bairro So Pedro. REFERNCIAS URBANAS DO PRESENTE: Rua Major Lopes REFERNCIAS URBANAS DO PASSADO: Colgio Marista Dom Silvrio EXEMPLO DE DOCUMENTO DO APCBH SOBRE O BAIRRO: Relatrio de Prefeito, 1949 (Coleo Relatrios anuais de atividades da Prefeitura de Belo Horizonte): informa a instalao do Posto Mdico Aaro Reis, onde eram realizados diversos tratamentos, at a transferncia dos pacientes para o Hospital Municipal.

SION
ORIGEM DO NOME: Origina-se do tradicional Colgio Nossa Senhora de Sion, criado na mesma poca em que o bairro foi batizado. OUTROS NOMES: Acaba Mundo ORIGEM DO BAIRRO: No nal da dcada de 1920, iniciaram-se os loteamentos da regio. Ela passou a ser mais intensamente povoada no nal dos anos 1940. REFERNCIAS URBANAS DO PRESENTE: Parque Mata das Borboletas REFERNCIAS URBANAS DO PASSADO: Colgio Nossa Senhora de Sion EXEMPLO DE DOCUMENTO DO APCBH SOBRE O BAIRRO: Revista Semana Ilustrada, 1928 (Coleo Revistas Diversas): traz foto do Crrego Acaba Mundo reticado.

SERRA
ORIGEM DO NOME: Relaciona-se com a proximidade do bairro da Serra do Curral e com o Crrego da Serra, que cortava a regio antes de ser canalizado. OUTROS NOMES: 1 Seo Suburbana ORIGEM DO BAIRRO: Parte das 1 e 8 sees suburbanas, o bairro foi ocupado por grandes stios, logo nos primeiros anos de Belo Horizonte. Isso fez com qua a regio casse conhecida por Serra das Chcaras. A partir da dcada de 1920 a rea comeou a ser mais povoada, com a diviso dos lotes. REFERNCIAS URBANAS DO Presente: Colgio Sagrado Corao de Maria REFERNCIAS URBANAS DO PASSADO: Crrego da Serra EXEMPLO DE DOCUMENTO DO APCBH SOBRE O BAIRRO: Revista Semana Ilustrada, 1928 (Coleo Revistas Diversas): apresenta anncio da Companhia Mineira de Terrenos e Construes Ltda., oferecendo lotes prximos s ruas do Ouro, Monte Alegre, Aimres, Timbiras e Avenida do Contorno.

VILA PARIS
OUTROS NOMES: Fazenda do Leito ORIGEM DO BAIRRO: Situado na Ex-Colnia Afonso Pena, a Vila Paris, por muito tempo, no foi povoada. A partir da dcada de 1940, aconteceram as primeiras aprovaes de loteamento no local, que foi mais intensamente ocupado ao longo dos anos 1960. REFERNCIAS URBANAS DO PRESENTE: Mosteiro de Nossa Senhora das Graas REFERNCIAS URBANAS DO PASSADO: Colgio Sacr Couer de Jesus EXEMPLO DE DOCUMENTO DO APCBH SOBRE O BAIRRO: Relatrio de Prefeito, 1949 (Coleo Relatrios anuais de atividades da Prefeitura de Belo Horizonte): informa incio da construo da Praa Bariri (atual Jos Cavalini) e a abertura de dois quarteires da Rua Ira com o objetivo de lig-la ao bairro Santa Lcia.

35

Vous aimerez peut-être aussi