Vous êtes sur la page 1sur 3

Adolescente faz transplante de clulas tronco na Paraba e volta a enxergar

Acidente com soda custica teria causado cegueira em um dos olhos do menino que passou por trs intervenes cirrgicas em quatro meses de tratamento; na ltima delas foi feito transplante de clulas tronco e ele est voltando a enxergar Portal Correio
Divulgao/ Assessoria FCM

Adolescente est voltando a enxergar

Um adolescente de 14 anos voltou a enxergar aps fazer um transplante de clulas tronco em uma clnica escola da Paraba. O paciente morador do distrito de Galante, na Zona Rural de Campina Grande, no Agreste do Estado, a 180 quilmetros de Joo Pessoa.

O tratamento do adolescente foi feito em trs cirurgias, sendo que na ltima das intervenes foi feito um transplante de clulas-tronco da crnea do olho saudvel. O mdico que realizou o tratamento, Diego Gadelha, informou que o ltimo procedimento trouxe excelentes resultados e a recuperao fsica e, consequentemente emocional do paciente. A viso do jovem est retornando aos poucos e ele diz que antes sentia muita dor e via tudo branco com o olho acidentado. Hoje, ele diz que consegue identificar as pessoas e vem sentindo que est melhor a cada dia. A me do adolescente, a agricultora Elizngela Flix, contou que o filho ajudava o tio no carregamento de soda custica quando um dos baldes bateu em um ferro e a substncia derramou caindo sobre o olho dele. A agricultora contou, ainda, que levou o adolescente ao Hospital de Trauma da Campina Grande e que teria recebido a informao de que o filho tinha perdido o olho. Ela disse que foi encaminhada pelo Hospital de Trauma de Campina Grande para a Clnca Escola da Faculdade de Cincias Mdicas da Paraba que em parceria com o Hospital da Viso realizou o tratamento do rapaz. Tratamento existe h dois anos na PB O mdico Diogo Gadelha informou que o tratamento desenvolvido atravs de parceria entre a FCM e Hospital da Viso existe h dois anos. Este do segundo paciente que passou pelo transplante de clulas tronco com resultados positivos. No primeiro caso, um jovem perdeu a viso de um dos olhos aps um acidente com cal e voltou a enxergar aps utilizada a tcnica. Ele disse que no tem conhecimento sobre o uso desse tipo de transplante na Paraba. " uma tcnica inovadora em que so retiradas do limbo da crnea algumas clulas tronco que tm a capacidade de se renovar. Elas so retiradas do olho saudvel e implantadas no olho doente. Isso faz com que ocorra uma recuperao da transparncia da crnea e o paciente volta a enxergar", explicou. O especialista disse que essa tcnica aplicada especificamente para quem perdeu a viso por causa de problemas na crnea causados por queimadura qumica. Quando o acidente acomete s um dos olhos, o transplante feito das clulas tronco do olho saudvel.

No caso da queimadura qumica atingir os dois olhos, Diogo Gadelha explicou que o transplante pode ser feito de um doador que seja pai ou me do paciente ou ainda um parente em primeiro grau. O tratamento aberto a todos os pacientes que necessitem. Ele informou que as pessoas podem procurar a clnica escola da FCM, em Campina Grande, para casos de encaminhamentos atravs do SUS ou o Hospital da Viso, quando tratar-se de encaminhamento particular ou atravs de convnios com planos de sade.

Vous aimerez peut-être aussi