Vous êtes sur la page 1sur 2

COMUNICAO GESTO ATENDIMENTO

Ano: 2012Banca: ESAFrgo: MFProva: Assistente Tcnico Administrativo A respeito do tema comunicao organizacional, assinale a opo considerada incorreta. a recomendvel que exista redundncia, a fim de que a possibilidade de rudo seja diminuda. b Todo sistema de informao possui uma tendncia entrpica, da decorre o conceito de rudo. c Transmissor a pessoa que emite ou fornece as mensagens por intermdio do sistema. d Destino significa a pessoa, coisa ou processo a quem destinada a mensagem no ponto final do sistema de comunicao. e Informao transmitida, mas no recebida, no foi comunicada. Comunicar significa tornar comum a uma ou mais pessoas uma determinada informao. Responder Transmissor signi?ca o processo ou equipamento que opera a mensagem transmitindo-a da fonte ao canal. O transmissor codi?ca a mensagem fornecida para poder transmiti-la; Redundncia a repetio da mensagem para que sua recepo seja mais garantida. A redundncia introduz no sistema de comunicao uma certa capacidade de eliminar o rudo e prevenir distores e enganos na recepo da mensagem. Entropia signica que partes do sistema perdem sua integrao e comunicao entre si, fazendo com que o sistema se decomponha, perca energia e informao e degenere.
O sistema de comunicao tratado pela teoria da informao consiste em seis componentes: fonte, transmissor, canal, receptor, destino e rudo. Fonte significa a pessoa, coisa ou processo que emite ou fornece as mensagens por intermdio do sistema. Transmissor significa o processo ou equipamento que opera a mensagem transmitindo-a da fonte ao canal. O transmissor codifica a mensagem fornecida para poder transmiti-la. Canal siginifica o equipamento ou espao intermedirio entre o transmissor e o receptor. Receptor significa o processo ou equipamento que recebe a mensagem no canal. Para tanto, o receptor decodifica a mensagem para poder coloc-la disposio do destino. Destino significa a pessoa, coisa ou processo a quem destinada a mensagem no ponto final do sistema de comunicao. Rudo significa a quantidade de perturbaes indesejveis que tendem a deturpar e alterar, de maneira imprevisvel, as mensagens transmitidas. A palavra interferncia, por vezes, utilizada para conotar uma perturbao de origem externa ao sistema, mas que influencia negativamente o seu funcionamento. Letra C Ele pede o item incorreto. A definio correta do item emissor; o conceito de transmisso est elencado pela colega do primeiro comentrio.

Reportar abuso

comunicao eficiente e comunicao efetiva66 Outros conceitos interessantes so os de comunicao eficiente e comunicao efetiva66. A comunicao eficiente ocorre quando utilizamos o mnimo de recursos para nos comunicarmos. Estes recursos podem tanto ser financeiros e materiais quanto o tempo. Quando um gerente prefere enviar um e-mail ao invs de ir pessoalmente ao destinatrio ter uma conversa est buscando exatamente uma economia de recursos nesta comunicao. Entretanto, a comunicao efetiva quando a mensagem da pessoa que est enviando (a fonte) completamente compreendida pelo destinatrio. Assim, muitas vezes quando buscamos uma eficincia na comunicao (o caso do gerente que prefere se comunicar por emails) acabamos no conseguindo uma efetividade, ou seja, nossa comunicao no plenamente entendida pela pessoa que a recebe. Da mesma forma, nem toda mensagem vale o custo de ir pessoalmente falar com cada colaborador, no verdade? No temos 52 horas no dia. Temos de decidir quais so as mensagens que devem ser passadas pessoalmente e quais podem ou devem ser enviadas por outro canal menos rico. Portanto, o gestor deve analisar a importncia da mensagem e o custo/benefcio do processo de comunicao para decidir qual canal utilizar.

Vous aimerez peut-être aussi