Vous êtes sur la page 1sur 16

O arquiplago da Histria: anlise dos diferentes sentidos da fragmentao historiogrfica

Pedro Spinola Pereira Caldas*

Resumo: Este trabalho tem como motivao analisar o problema da fragmentao do sentido histrico dentro do campo historiogrfico no final do sculo XX. O objetivo de seu empenho mostrar que a prpria idia de fragmentao pouco clara, sendo necessrio um mapeamento bsico de possveis acepes dessa idia. Seguindo sugesto de Dominick La Capra, propese que a busca em textos clssicos poderia servir para a elaborao de fundamentos tericos mais slidos e universais e, portanto, propiciadores de dilogo. Palavras-chave: Ps-modernismo, teoria da histria, historiografia.

Abstract: This essay aims to understand the fragmentation-issue concerned to historical meaning among historiographical studies in the late XXth. Century. It also aims to show that such idea of fragmentation is yet to be understood, since their possible meanings remains uncleared. Following Dominick La Capras studies, it would be a possible and fruitful way to read classical texts in order to find a common path which might lead to universal and solid theoretical foundations, which are the very conditions of dialogue. Key words: Postmodernism, theory of History, historiography.

Mesmo frtil em temticas e metodologias e, por isso tambm, campo aberto para as divergncias de todos os tipos, a historiografia parece ao menos concordar em torno de um ponto, a saber, sua prpria fragmentao. Seja essa vista com louvor ou desalento, como expresso de libertao de grelhas conceituais ou como perda da capacidade de compreender os processos. Pode ser dito que h um certo consenso em torno do atual carter fragmentado da escrita da Histria. Essa mesma fragmentao, todavia, para que no corra o risco de passar a ser mais uma dentre muitas palavras que passeiam desimpedidas
* Professor na Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro (UCRJ) e Doutorando pela mesma universidade.

MTIS: histria & cultura CALDAS, Pedro S. P. p. 77-91

77

pelos textos, deve ser analisada. Neste texto, tentar-se- ver alguns de seus sentidos possveis. H, indiscutivelmente, um tanto do esprito de Ssifo nessa tarefa: como mapear aquilo que justamente transtorna? Considerou-se interessante todavia ao menos tentar fazer tal cartografia, e assim ver que, se a Histria de fato se parece mais com um arquiplago do que com um continente, pelo menos que sejam identificadas as ilhas que o formam. Fique desde j exposta a inteno em entender o problema a partir de um debate com as questes que giram em torno da psmodernidade. O objetivo ter sido cumprido se conseguir investigar os limites e mesmo as contradies da fragmentao proposta pelas teses ps-modernas. Para tanto, sero usadas as idias de Dominick La Capra, geralmente tambm postas do lado do ps-modernismo. O que poder ser avaliado a partir da considerao de algumas contribuies de La Capra? Desde j se antecipa: trata-se de uma suposta fragmentao resultante da superao da epistemologia, ou por outra, da superao da existncia de um terreno comum. Frank Ankersmit j notou que, a partir da pretenso ps-moderna em se buscar ler um texto para alm e destacado de um contexto qualquer em que ele poderia ser inserido, a leitura do mesmo ficaria totalmente pessoalizada. No haveria um terreno comum sobre o qual se poderia iniciar um debate entre membros de uma comunidade cientfica. A traduo filosfica desse problema o que Richard Rorty chamou de a comensurabilidade de um conhecimento. Veja-se o que Rorty tem a dizer: Como comensurvel quero dizer capaz de ser colocado sob um conjunto de regras que nos diga como pode ser alcanada uma concordncia racional, a partir da qual se decidiria a questo sobre todo ponto em que as colocaes podem conflitar. [...] Construir uma epistemologia encontrar a quantidade mxima de terreno comum com os outros (1994, p. 312). Enfrentar o problema da fragmentao ver em que medida esse terreno comum, no campo da historiografia, tambm se desfez. Identificar a incoerncia dessa mesma fragmentao far crer que esse terreno comum precisa ser delimitado de alguma maneira, e no como um conjunto de dogmas, mas, na verdade, como o princpio norteador de uma forma especfica de conhecimento, que, no caso da Histria, a manuteno do carter provocador do passado, que manteria com o presente uma relao tensa, e no distante a ponto de ser tratado seja subjetiva, seja objetivamente. Ento, tratar-se- do problema da fragmentao. Mas se repete: a tentativa de codificar algo que apresenta diferentes faces e sentidos. O prprio sentido de fragmentao no bvio. Assim, se tentar propor um pequeno quadro sobre os diferentes sentidos de fragmentao. Aqui, foram escolhidos trs; vale a pena dizer que este esquema no pretende esgotar o assunto, mas antes procura dissipar algumas brumas que o envolvem.
78
MTIS: histria & cultura v. 1, n. 1, p. 77-91, jan./jun. 2002

A fragmentao como fruto da especializao, ou a astcia do positivismo Em uma importante conferncia proferida no I Encontro Histria em Debate, realizado em Santiago de Compostela, em 1993, o historiador Carlos Barros conclamava os historiadores para o estabelecimento de um novo consenso historiogrfico. Para Barros, o primeiro obstculo a ser superado o fato de a histria-disciplina estar fragmentada em uma mirade de objetos no relacionados. Barros tem razo: o nmero de especialidades cresceu de forma soberba no sculo XX. Poder-se-i dar de ombros e imaginar que a natural tendncia da Histria se preocupar com o particular e com o parcial. Debaixo do rtulo historiador, pode-se encontrar um sem-nmero de temticas, ou, como se prefere, de referentes: Economia, Sociologia, Psicologia, esporte, sexualidade, cultura popular, cultura erudita, Filosofia, comportamento, poltica. A lista interminvel. Sem medo de errar, interessante perceber como tudo isso iniciou como uma reao ao positivismo do fim do sculo XIX. Lucien Febvre, em nome justamente da universalidade do esprito humano, dir ser necessrio negociar perpetuamente novas alianas entre disciplinas novas e distantes; concentrar sobre um mesmo tema a luz de vrias cincias heterogneas a tarefa principal [...] dentre as que se impem a uma histria que se impacienta perante as fronteiras e os compartimentos estanques (Febvre, 1992, p. 30). Isso porque, para Febvre, em um plen milenrio, est tambm a fonte de conhecimento histrico. Evidentemente ele quer, com isso, ampliar os horizontes da escrita da Histria, retirando-a dos gabinetes dos polticos e lhe mostrando que no somente em guerras e batalhas ela tinha sentido. Na articulao de um sem-nmero de fenmenos at mesmo o poltico ganharia outro sentido. Fernand Braudel assumir o trabalho de Febvre e incluir tratados de Geologia na bibliografia de sua imensa obra sobre o Mediterrneo na poca de Felipe II. Na sua pretenso de se fazer cada vez mais cientfica, a Histria se tornou imperialista, e invadiu vrios outros campos do saber. Franois Dosse mostrou que, desde os tempos de Bloch e Febvre, os Annales tentaram anexar as demais Cincias Sociais sob o controle da Histria, que ento deixaria de lado sua tarefa de registro de fatos, ganhando para si a funo de atribuidora de sentido. Isso poderia ser tomado como sinal de vitalidade e de riqueza, mas, infelizmente, esse crescimento se tornou incontrolvel, e um desconforto hoje inegvel. Retomando a posio de Carlos Barros, ele diz o seguinte: A Histria do sculo XX se tornou um imenso arquiplago, mas um arquiplago sem pontes, sem vias de comunicao e outras conexes histricas que poderiam unir as ilhas e que, assim, fossem criados continentes histricos, o que nos evitaria esperar passivamente pelo advento de uma sacrossanta histria total (1996, p. 91).
MTIS: histria & cultura CALDAS, Pedro S. P. p. 77-91

79

No preciso acrescentar muito s palavras de Barros. A riqueza de experincia da historiografia do sculo XX viria acompanhada de uma pobreza de conscincia. Assim, o primeiro sentido da fragmentao aquele engendrado pela especializao desmedida, ou, diria mais, pela astcia do positivismo, pois, no af de acabar com o reinado dos fatos, o historiador usa um exrcito de fatos Braudel chega mesmo a usar os fatos geolgicos, desde que aqui se entenda fato como uma informao emprica nova e diferente no universo do conhecimento histrico. Nessa batalha de fatos contra os fatos, ganharam os fatos. Na busca da totalidade, as especialidades se multiplicaram e nunca se reuniram. Para explicar o poltico, o historiador usou o social e o filosfico. Para explicar o social, o econmico. Para explicar o econmico, usou o religioso. Este, por sua vez, precisa do psicolgico. A cadeia infinita e dificilmente pode ser encontrado algum elo mais fundamental. Essa vitria do positivismo tanto mais astuciosa quanto mais e mais os historiadores o relegam aos dogmas de Ranke, Langlois e Seignobos. No se est entendendo por positivismo as opinies e as obras desses autores, e sim tudo aquilo que evidencia uma riqueza de experincia paralela a uma pobreza de conscincia e um conseqente desprezo pela atividade terica. Nessa batalha conjunta contra o positivismo, parece que o prprio saiu vitorioso no final, ou, ao menos, os ferimentos no o mataram. A fragmentao constitutiva A anlise anterior, feita a partir do texto de Carlos Barros, embora acerte em aspectos determinados, falha por no levar adiante certas questes que deveriam ser postas na mesa. O estudo de Barros d a entender que a historiografia do sculo XX errou em sua ambio de aniquilar o positivismo. Supe-se, ento, que no sculo XIX, a historiografia no padecia de tais males, e o mal que hoje a acomete circunstancial e acidental. Dir-se-a mesmo que ele no se trata exatamente de um mal ou de um erro, antes se prefere falar de um problema a ser discutido abertamente constitutivo prpria historiografia. Poucos foram to claros a respeito como Reinhart Koselleck. O terico alemo, ao falar do movimento que as disciplinas cientficas passaram a desprezar sua prpria histria e a se dedicar aos seus elementos permanentes e essenciais, chega a uma concluso bastante interessante e rica sobre o conhecimento histrico:
A partir do veto de uma perspectiva histrica, cada cincia passou a desenvolver uma sistemtica ligada aos seus prprios objetos de estudo. A Economia, a Cincia Poltica, a Sociologia, a Filologia, a Lingstica: todas essas cincias podem ser definidas a partir da regio de objetos que elas estudam. Em contraposio, muito mais difcil para a Histria desenvolver uma sistemtica ou mesmo uma teoria a partir de seus reais objetos de pesquisa. Na prtica, a Histria tudo
80
MTIS: histria & cultura v. 1, n. 1, p. 77-91, jan./jun. 2002

ou nada, pois, a partir do questionamento histrico, tudo de um modo geral pode ser declarado objeto histrico. Nada vai contra a perspectiva histrica (1979, p. 40).

As palavras de Koselleck alteram o que j fora dito por e sobre Carlos Barros. No se trata, pois, de um erro do sculo XX, mas, na verdade, de uma caracterstica essencial da prtica historiogrfica. Indiscutivelmente, a Histria no tem um objeto em si. No se aponta para um ente e se diz: eis a histria, ou isso histrico. E, como enfatiza Koselleck, a produo de bens objeto da economia; as idias podem pertencer Filosofia ou poltica; o conjunto da obra de um pintor pertence esttica. A Histria , antes, um modo de ver as coisas e uma forma de questionamento. Isso estaria muito bem se no se prestasse ateno s palavras de Koselleck: a conseqncia imediata desse fato de que tudo pode ser questionado historicamente o de que nada poder ir contra a perspectiva histrica. Assim, a Histria no se define, no estabelece suas fronteiras, limites e horizontes de investigao. Diria mesmo que a crise do sculo XX, na historiografia, no o elemento mais fundamental: ela uma conseqncia dessa caracterstica desde sempre existente, isso , ela s foi possvel porque em momento algum a histria teve um objeto previamente estabelecido como histrico em si mesmo. O que talvez tenha ocorrido no sculo XX que, mesmo quando se tentou provar que a histria tinha um objeto previamente definido, isso se mostrou problemtico no foi essa a tarefa de Braudel com sua obra gigantesca sobre Felipe II? Assim, nesses ltimos cem anos, desde Henri Berr e Karl Lamprecht, a historiografia mostrou a sua essncia que ao mesmo gera a sua riqueza e o seu problema. A fragmentao como ausncia de continuidade Trata-se provavelmente do sentido de fragmentao mais complexo e requer cuidados na anlise. Assim, detectaram-se trs subtipos dentro desse tipo de fragmentao como ausncia de continuidade. O primeiro estaria identificado com a espessura do presente. Veja-se do que se trata: uma pergunta que poderia ser feita, a partir do ponto anterior, seria a seguinte: Ora, se a Histria no est na regio de objetos que definem seu horizonte de investigao, ela dever estar necessariamente no sujeito? Ou por outra, ser que por ela no encontrar sentido nos objetos do mundo, deve encontrar sentido no sujeito que a compe? Embora Koselleck no seja de modo algum um defensor da psmodernidade exigindo na verdade um rigoroso exame semntico e conceitual do vocabulrio histrico no difcil imaginar que as palavras de Koselleck levem s posies, por exemplo, de um Hans Ulrich Gumbrecht, intelectual bem mais receptivo ao ps-modernismo. Para Gumbrecht, o paradigma linear
MTIS: histria & cultura CALDAS, Pedro S. P. p. 77-91

81

e progressista de Histria sofreu abalos srios. No faz mais sentido falar de histria como uma sucesso de instantes progressivos em direo a um telos que encerraria o sentido da Histria. A respeito, diz Gumbrecht:
No fim do sculo XX, no mais vivenciamos nosso futuro, de modo algum, como aberto. Apesar de sentirmos um certo alvio com os progressos do desarmamento realizados no final dos anos 80, o horizonte de expectativa permanece ocupado pelo cenrio de um fim causado pelos homens da humanidade ou do planeta. Iniciativas de paz bemsucedidas podem afastar essas ameaas para bem longe, mas no as eliminam definitivamente, pois no possvel esquecer ou destruir esse saber tecnolgico cuja utilizao significa o fim de toda a vida sobre a Terra. Portanto, evita-se o prximo passo em direo a um futuro qualitativamente diferente do presente, devido a um sentimento indeterminado de medo, mas exatamente por causa disso mais efetivo, de que esse passo pudesse se tornar aquele passo a mais que tornaria irresistvel o caminho para a catstrofe. Em vez de deixarmos o presente para trs, empurramo-lo, por assim dizer, cada vez mais para o futuro com o esforo, transformado em um imperativo universal, de antecipar o futuro, cujo reverso a proibio de deixar que o tempo se escoe, de que se perca tempo [...]. verdade que, no outro lado do duplo horizonte de tempo, o da reteno, as experincias do passado no foram reabilitadas como afirmaes normativas de cada ao presente [...]; mas os espaos e meios do passado podem ser reproduzidos materialmente em uma perfeio tcnica at h pouco tempo desconhecida, de forma que o presente se preencha com uma diversidade de passados. Ambos os movimentos, o adiamento do futuro ameaador para um futuro distante e o preenchimento do presente com mltiplos passados convergem na impresso de que no tempo social ps-moderno e presente est se tornando mais amplo (to amplo que no mais transformado em passado por nenhum futuro que se transponha para o presente) (1998, p. 284-5).

A passagem citada to longa quanto reveladora. Pelo medo do futuro e pelo af de presentificao do passado, o presente se torna espesso e volumoso. O primeiro sinal disso claro: a histria perde o seu sentido contnuo e linear, na medida exata em que o presente deixa de ser o que no mais ,e o futuro tambm deixa de ser o que ainda no . O instante do presente se prolonga e, aqui, encontrada uma semelhana com o que se desenvolveu a partir de Koselleck. Nesse, viu-se que nada vai contra a perspectiva histrica. Isto , onde quer que o historiador v, ele s encontra aquilo que o corrobore e o confirme. Ele no encontra diferenas. Em Gumbrecht, v-se, tambm,esse movimento em que o homem historicamente entendido (no mais somente o historiador, pois o que
82
MTIS: histria & cultura v. 1, n. 1, p. 77-91, jan./jun. 2002

Gumbrecht descreve mais geral e diz respeito civilizao ocidental como um todo), tambm no encontra algo que se lhe oponha. Tudo est a, simultneo e imediatamente dado. Vale a pena enfocar esse carter de simultaneidade e imediao, na medida em que a mediao e a diacronia s fazem sentido se se entende o passado como o que no mais e o futuro como o que no . Ambos so diferentes da realidade dada. No se quer incorrer em falha conceitual. Quando Koselleck diz que nada vai contra a perspectiva histrica, ele evidentemente se refere ao paradigma moderno que entendia a Histria como um singular coletivo, ou por outra: vrias partes que se harmonizam em um todo, frmula geralmente encontrada nas filosofias da Histria. Gumbrecht no parece escapar muito dessa perspectiva apesar de pretender o contrrio ao pressupor que a imediaticidade e a experincia do simultneo levam a uma espessura do presente, e aniquilao da diferena e dos limites dentro da prpria Histria. Aniquilados passado e futuro, nada vai de encontro ao presente, da mesma forma que, na afirmao de Koselleck, nada vai de encontro perspectiva histrica. De qualquer modo, na medida em que aniquila a diferena entre o passado e o presente e o futuro e o presente, Gumbrecht advoga contra a continuidade histrica, contra a concepo da histria como um texto oculto que deve ser descoberto pelo historiador. Cada poca no pode ser sinal do advento de um outro ou mesmo de decadncia, e sim deve ser algo que deve ser experimentado em si mesmo, imediatamente, sem ser mediado por um aparato conceitual. O que vale a pena ainda ser dito a respeito da viso de Gumbrecht a respeito da fragmentao que ela est atada a uma situao especfica do sculo XX, quando se tornou possvel a destruio do planeta pelo homem e quando tecnologias tornaram ainda mais presentes vestgios do passado. Curiosa (ou mesmo contraditoriamente) essa prpria situao no teria sido possvel cem anos atrs, assim, ela mesma se pauta por um no-mais: no mais ser inferior natureza, na medida em que se pode desencadear processos naturais capazes de destruir a vida no planeta. Como ver essa noo de simultaneidade em uma obra historiogrfica? Na prtica historiogrfica, serve de exemplo o prprio livro de Hans Ulrich Gumbrecht sobre o ano de 1926. Sua inteno justamente a busca da imediaticidade entre o sujeito historiador e o objeto de pesquisa, sem a mediao de conceitos ou ainda sem mesmo a noo de compreenso que faria com que o historiador soubesse mais acerca de uma poca do que seus prprios agentes. Baseado na noo de simultaneidade e de espessura do presente, Gumbrecht faz o esforo de procurar penetrar em um ano, que, segundo ele, no hermeneuticamente um ano simblico, isto , no tem a importncia de marco como tm, por exemplo, os anos de 1492 ou de 1789. No servem de limiar,
MTIS: histria & cultura CALDAS, Pedro S. P. p. 77-91

83

isto , um elo da Histria que a divide em antes e depois e assim refora ainda mais a noo de continuidade. Um segundo subtipo poderia ser identificado como a presena do multiculturalismo e da crise da racionalidade ocidental. Pode-se identificar suas origens a partir de uma crtica cultura ocidental que comeou a ser feita aps 1945. A crena no progresso, liderado pelo Hemisfrio Norte e ocidental, teria sido fortemente abalada pelos drsticos eventos nos campos de concentrao nazistas. A idia de todo, de coerncia e de inteligibilidade se rompera. Saul Friedlnder bastante preciso a respeito:
A partir das atrocidades nacional-socialistas e principalmente a partir do Holocausto (Shoah), a cultura ps-moderna cunhou os conceitos de falncia da civilizao e de colapso do discurso racional, atravs do qual os sentimentos de muitos seres humanos podem ser refletidos no que diz respeito ao carter indeterminado dos acontecimentos e dificuldade de compreend-los e represent-los (Friedlnder, 1999, p. 22).

O processo histrico ento no mais seria representado nos velhos termos, isto , com os eventos particulares ganhando significado na medida em que eram inseridos em um todo que tem como fundamento a racionalidade e a inteligibilidade de inspiraes iluministas. Segundo a acepo de Friedlnder, com Auschwitz cai por terra a histria como singular coletivo. Torna-se ainda mais complicado postular uma liderana ocidental e de tudo aquilo que aparentemente representa o que h de mais poderoso e central: a fora do homem branco, ocidental e economicamente racional. No de se espantar que surjam vrias narrativas que se contraponham grande narrativa. Frank Ankersmit sintetiza bem o que se pretende na era ps-moderna com essa variedade de narrativas. A contextualizao historista foi substituda pela descontextualizao; isto , pela inteno em estudar os elementos do passado em sua independncia individual e democrtica perante os demais. [...] E o resultado que a fragmentao do passado [...] a principal caracterstica da historiografia ps-moderna (1994, p. 103). Vale notar a semelhana desse aspecto com o que se destacou no incio do estudo: a fragmentao da grande narrativa em mltiplas narrativas resultou em um aumento impressionante das especializaes em historiografia. A nica diferena que, ao contrrio de Carlos Barros, os ps-modernos no parecem estar preocupados com o fato. Segundo Ankersmit, nessa ausncia de consenso tendo com base uma grande narrativa, a escrita da Histria se tornaria uma atividade pessoal, um hobby. Todavia, o transtorno causado por Auschwitz, sobre o qual a Histria simplesmente no tem o que dizer tornando caducas
84
MTIS: histria & cultura v. 1, n. 1, p. 77-91, jan./jun. 2002

velhas formas de representao e narrao de eventos antes motiva uma nova elaborao de pressupostos filosficos da Histria do que uma atitude relaxada e despreocupada. E se diria mais: tal personificao no procede. Veja-se o caso do New Historicism. Acredita-se que o New Historicism norte-americano seja um bom exemplo dessa prtica ps-moderna. Em que ela consiste? Segundo Brook Thomas, o New Historicism tem esse nome por se caracterizar em contraposio ao Historismo do final do sculo XVIII e incio do sculo XIX. Veja-se:
Na anlise do historismo orgnico verifica-se o movimento que vai da parte ao todo. No New Historicism, em contrapartida, movimentase de uma parte at outra. Consequentemente, o New Historicism no precisa postular a existncia de um todo seja ele textual ou cultural que, no historismo orgnico era necessariamente pressuposto. Obviamente, o historiador organicista no engloba em momento algum um todo, mas fundamenta sua prtica na crena, de que este todo existe. De forma diversa, o New historicist no precisa postular a pr-existncia deste todo (1997, p.16).

O resultado disso o que afirma Oliver Arnold: Os novos historicismos ps-modernos valorizam no somente a diferena entre as culturas, mas tambm, as diferenas dentro de uma determinada cultura; eles ampliam a definio de atores histricos, a incluindo gneros, classes e grupos tnicos; e eles radicalizam e tornam mais poltica a prpria historicidade do historiador (1997, p. 23). Indiscutivelmente, a escolha de objetos ligados Histria dos gneros e de minorias tnicas parece estar bastante ligada afirmao poltica e luta por direitos basta lembrar o que disse Ankersmit a respeito da afirmao por parte do New Historicism de individualidades democrticas. Isso basta para pensar que ele pensa de acordo com um padro se no mais a epistemologia que lhe garantiria cientificidade, agora se trata de um conjunto de direitos que lhe garante legalidade e afirmao poltica. A Histria serve para alguma luta, assim como serviu durante dcadas para o mais rasteiro historiador stalinista. Estranhamente, verifica-se uma contradio, pois com a grande narrativa teriam cado por terra justamente os fins ltimos da histria, e justamente o seu carter pedaggico no tanto o da Histria como mestra da vida, mas o da Histria como meio para compreender o processo que, por exemplo, redundaria na revoluo comunista. O terceiro subtipo da ausncia da continuidade estaria bastante ligado ao segundo. A diferena que ele no parte de uma sitiao contingente o Holocausto e sim, se apega prpria estrutura de composio da historiografia.
MTIS: histria & cultura CALDAS, Pedro S. P. p. 77-91

85

Novamente o alvo das crticas a grande narrativa, mas o modo de argumentao diverso. Trata-se da afirmao da ausncia de continuidade da Histria pela tarefa desconstrucionista. As seguintes palavras de Hans Kellner podem resumir bem a proposta desconstrucionista de ausncia de continuidade na histria e na historiografia: Continuidade a certeza central, intuitivamente dada, que ns temos sobre a Histria [...]. Qual a fonte da continuidade? Por que ns representamos e defendemos a continuidade como algo essencial Histria? Tais assunes no vm de fontes documentais, dos textos histricos existentes, ou mesmo de nossas prprias vidas. Na verdade, a assuno de que o passado algo contnuo de ordem literria. O que contnuo no tanto a realidade, ou a forma de existncia da realidade em sua bvia descontinuidade, mas na forma atravs da qual a nossa cultura representa a realidade (1989, p. 1). Para Kellner, a realidade desprovida de qualquer sentido. Ela em si mesma catica e inapreensvel. A capacidade de o historiador ordenar os eventos literariamente que os torna histricos e contnuos. Nesse sentido, uma obra historiogrfica no retrata a realidade, mas, na verdade, ela apenas tem uma estrutura interna que d a idia de continuidade. Kellner ainda dir: Os historiadores no descobrem verdades dos eventos do passado: eles criam eventos a partir de um fluxo sem rumo, e criam sentidos que produzem sentidos no escopo deste fluxo (1989, p. 24). Segundo Hayden White, justamente essa atribuio de uma lgica narrativa que dar uma iluso de objetividade ao leitor de obras historiogrficas. Diz ele: A objetividade da narrao definida pela ausncia de qualquer referncia ao narrador. No discurso narrativo, ento, podemos concordar com Benveniste, no h qualquer narrador. Os eventos esto cronologicamente registrados como se eles aparecessem no horizonte da Histria. Ningum fala. Os eventos parecem falar por si mesmos (1987, p. 3). A esse respeito, h uma primeira observao a ser feita. Apesar de afirmarem que a realidade histrica no tem sentido em si, sendo a Histria na verdade um enredo criado pelos historiadores, tericos como Kellner e White deslocam o plo legitimador da realidade (que deveria servir de modelo para os historiadores realistas), para a imaginao do prprio historiador , ou, quando muito, para os modelos culturais de imaginao. De qualquer forma, ainda haveria uma instncia em que seria possvel a verdade histrica. Saise de uma legislao leis imanentes da realidade para outra leis imanentes da imaginao do historiador , ou ainda de determinadas formas retricas. Ainda haveria, de qualquer modo, uma determinao em ltima instncia. Basta ver a posio do insuspeito Dominick La Capra: O problema do subjetivismo realista na potica historiogrfica de Hayden
86
MTIS: histria & cultura v. 1, n. 1, p. 77-91, jan./jun. 2002

White se origina de uma concepo neo-idealista e formalista da mente do historiador, este sendo um agente que desse livremente formato a uma massa documental inerte e neutra (1985, p. 35). Mais notvel no exatamente essa contradio interna da tese desconstrucionista, mas sim perceber como se chocam entre si os trs subtipos que afirmam a ausncia de continuidade na Histria. Evidentemente, h entre eles um ponto em comum: mostrar que a grande narrativa uma iluso ou um projeto fracassado. Mas a est o problema: viu-se que para Gumbrecht a espessura do presente est indissociavelmente ligado ao final do sculo XX, e ainda mais possibilidade de extino da vida na Terra o que no acontecia no final do sculo XIX, por exemplo. Os horrores de Auschwitz mostraram a face negra do projeto moderno ocidental, e evidenciou a falncia da idia de progresso. Mas ambas as concepes (a espessura do presente e a falncia da idia de progresso aps 1945) se explicam historicamente, isto , no se trata de uma explicao estrutural, necessariamente presente em todo e qualquer discurso histrico na verdade, somente aps a bomba nuclear e as cmaras de gs, a realidade histrica, a princpio antes coerente, teria se esfacelado. De seiva bem diferente parece ser a viso do desconstrucionismo de um Hans Kellner, que advoga o estado catico da realidade em si mesmo. E se supe que no teria sido necessria a ameaa de uma guerra nuclear nem tampouco Auschwitz para que a realidade, segundo Kellner, se tornasse catica, um fluxo sem direo. Enfim, a idia de representao posta em crise de trs maneiras diferentes: por Auschwitz, porque no h como tratar de um assunto to absurdo da justamente o horror nazista ter sido contado de forma mais freqente pelo relato da literatura de testemunho, presente, por exemplo, nos livros de Primo Levi, em que no se verifica o distanciamento entre sujeito e objeto. J em Gumbrecht, v-se que a possibilidade de aniquilao da vida no planeta e a possibilidade de experimentar o passado direta e sensorialmente tornaram o presente espesso e, assim, no h mais sentido em se falar de um fato futuro que se espera, ou de um fato passado que no mais est presente. Tambm se torna uma impossibilidade radical, tpica de uma poca altamente tecnolgica, a representao objetiva da Histria, em que ficaria claro o que pretrito, o que atual, e aquilo pelo que ainda se deve esperar. Ora, para as teses narrativistas ps-modernas de Hans Kellner e de Hayden White, por exemplo, o problema estrutural. A crise da representao no se d tanto por uma decepo imposta pela realidade histrica (Auschwitz, guerra nuclear), mas sim por um desmascaramento lgico de uma pretensa objetividade. A elaborao de uma tipologia da fragmentao bastante til para que se possa ao menos entender o que se quer dizer quando se fala de ausncia de unidade e de perda do sentido histrico. Viu-se que muitos dos sentidos
MTIS: histria & cultura CALDAS, Pedro S. P. p. 77-91

87

que aparentemente se aproximam na verdade esto baseados em premissas diferentes, o que pode tornar ainda mais insustentvel a tese do psmodernismo. Talvez lhes falte, como pede Carlos Barros, um certo consenso. A escolha de La Capra se deve ao fato de ser ele, na opinio do autor deste texto, um dos historiadores que mais se debrua sobre o problema do contexto e, por extenso, da fragmentao dentro do campo historiogrfico, e La Capra interessante mais por apontar problemas do que por oferecer solues acabadas. Seus estudos se concentram essencialmente na rea da histria intelectual, com foco na Literatura. A caracterstica mais evidente das posies de La Capra a crtica ao modelo documental de interpretao, principalmente da interpretao dos textos ficcionais. Um alvo de suas crticas o historiador Carl Schorske em seu livro Viena fin-de-sicle: poltica e cultura. Schorske estava motivado pelo desejo comum entre os historiadores em encontrar ordem no caos aparente, ao menos no nvel metodolgico. Ele tenta ento oferecer uma soluo coerente e sinptica de fenmenos incoerentes e fragmentados (La Capra, 1985, p. 83). Aparentemente, pouco o distancia de Kellner e de Hayden White, que tentam desmascarar a coerncia da narrativa historiogrfica. La Capra, todavia, mostra claramente que Schorske leu as obras de Arthur Schnitzler e de Hugo Von Hoffmanstahl, dois grandes nomes da Literatura austraca, de forma documental, isto , buscando v-las como smbolos de um todo j existente. Tem-se que dar razo a La Capra quando ele diz que a literatura se torna redundante quando nos conta o que pode ser obtido de outras fontes documentais (1985, p. 126). De fato, perda de tempo, ou ainda exibio de erudito, querer confirmar por meio de obras cannicas aquilo que j se sabe. A partir desse ponto, porm, h dois caminhos que se bifurcam. O primeiro arriscado, e reitera os perigos j observados nas propostas de Kellner e White. Como decidir o que o elemento simples, isto , aquele elemento que no pode ser mais analisado e que no precisa mais de uma referncia a outros aspectos para ser compreendido? Pode-se perfeitamente perguntar se a obra, nesse sentido, fica praticamente inacessvel. E, se a proposta de La Capra for aplicada em outros fenmenos, haveria, na verdade, uma nova fragmentao, pois cada especialista diria que o fenmeno que estuda irredutvel e s pode ser explicado por si mesmo. La Capra no trata explicitamente da questo, mas certamente est atento ao problema, pois acredita que nenhuma obra deve ficar presa ao domnio de estudos a que ela est tradicionalmente consagrada, inaugurando o que La Capra diz ser um desejo de pureza, uma metafsica de si mesmo. A respeito, La Capra diz com propriedade: Nenhuma disciplina tem o direito imperial de dominao sobre um Freud, um Marx,
88
MTIS: histria & cultura v. 1, n. 1, p. 77-91, jan./jun. 2002

um Nietzsche, ou um Joyce [....]. Os grandes textos devem ser parte da ateno pertinente para todos os historiadores [...]. Um tal processo seria precisamente a interao entre o desejo de unidade, identidade e pureza e as foras que o contestam (1982, p. 77). justamente a partir desse aspecto que La Capra tornar sua proposta mais interessante. Ele buscar o dilogo entre o intrprete e o texto clssico, e como o clssico no pode pertencer a um domnio em especfico, busca-se, por fim, o dilogo entre as disciplinas que o lem. Mas novamente saliento o aspecto problemtico: h indiscutivelmente um risco presente na crtica ao modelo documental, a saber, o risco que se mostra grave quando o historiador no faz a pergunta: Mas qual a unidade mais simples, a unidade indivisvel, a que nada se reduz? Todo o problema est em acreditar que h essa possibilidade de ver um elemento em si mesmo. A proposta de La Capra , em geral, bastante til. Em primeiro lugar, porque se de opinio, que ela a mais atenta para os riscos do que se convencionou chamar ps-modernismo ao no aceitar sem crticas a fragmentao. Em segundo lugar, porque a leitura de textos clssicos pode ser de bom uso em uma poca em que se est em busca de um novo consenso na teoria da Histria. Quando no incio do trabalho se percebeu, a partir de observaes de Koselleck e de Carlos Barros, que a Histria padece de uma riqueza de experincia acompanhada de uma pobreza de conscincia, natural que se conclua pelo estado miservel dos estudos tericos. Sem a leitura de clssicos da Filosofia e da prpria historiografia, uma renovao da discusso no ser possvel. A possivelmente est a promessa de La Capra: como tal ainda no se cumpriu, mas certamente uma proposta que oferece algo mais do que uma apologia da fragmentao. Concordar ou mesmo se resignar com a fragmentao cair no erro apontado por La Capra: aniquilar o terreno comum, criar uma metafsica de si mesmo, e, assim, no se pr em teste e em conflito em momento algum. Evidentemente h um ganho quando sempre so ressaltadas as diferenas, mas ser que essas podem ser identificadas sem que haja ao menos um pano de fundo a partir do qual elas se destaquem? O contrrio seria fazer um elogio da auto-satisfao, algo paradoxal em tempos em que, como j se disse, o campo da historiografia tem seus limites um tanto indefinidos.

MTIS: histria & cultura CALDAS, Pedro S. P. p. 77-91

89

Referncias bibliogrficas
ANKERSMIT, Frank. The origins of postmodernist historiography. Poznan Studies in the Philosophy of Sciences and the Humanities. v. 41, p. 87-117, 1994. ARNOLD, Oliver. Der New Historicism und die Ideologie der Zustimmung. In: SCHOLTZ, G. Historismus am Ende des 20. Jahrhunderts: eine internationale Diskussion. Berlin: Akademie, 1997. BARROS, Carlos. The history ahead. in Storia della Storiografia 30, p. 77-106, 1996. DOSSE, Franois. A Histria em migalhas: dos anais nova Histria. Trad. Dulce Ramos. So Paulo: Ensaio; Campinas: Ed. da Unicamp, 1992. FEBVRE, Lucien. De 1892 a 1933: examen de conciencia de una historia y de un historiador. In: Combates por la historia. Trad. Francisco Fernndez Buey e Enrique Argullol. Barcelona: Ariel, 1992. FRIEDLNDER, Saul. Auseinandersetzung mit der Shoah: Einige berlegungen zum Thema Erinnerung und Geschichte. In: KTTLER, W.; RSEN, J.; SCHULIN, E. (Orgs.). Geschichtsdiskurs Band 5 : Globale Konflikte, Errinerungsarbeit und Neuorientierungen seit 1945. Frankfurt am Main: Fischer, 1999. GUMBRECHT, Hans-Ulrich. Espaos de tempo ps-modernos. Modernizao dos sentidos. Trad. Lawrence Flores Pereira. So Paulo: Editora 34, 1998. GUMBRECHT, Hans-Ulrich. Depois de aprender com a histria. Em 1926: vivendo no limite do tempo. Trad. Luciano Trigo. Rio de Janeiro: Record, 1999. KELLNER, Hans. The deepest respect for reality. Language and historical representation: Getting the story crooked. Madison: The University of Wisconsin Press, 1989. KOSELLECK, Reinhart. ber die Theoriebedrfitgkeit der Geschichtswissenschaft. In: SCHIEDER, T. & GRUBIG, K. Theorieprobleme der Geschichtswissenschaft . Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft, 1979. La CAPRA, Dominick. Rethinking intellectual history and reading texts. In: KAPLAN, S. & La CAPRA, D. Modern european intellectual history: reappraisals & new perspectives. Ithaca: Cornell University Press, 1982. La CAPRA, Dominick. History and criticism. Ithaca: Cornell University Press, 1985. RORTY, Richard. A filosofia e o espelho da natureza. Trad. Antnio Trnsito. Rio de Janeiro: Relume-Dumar, 1994. THOMAS, Brook. New Historicism, Kulturpoetik und das Ende der amerikanischen Geschichte. In: SCHOLTZ, G. Historismus am Ende des 20. Jahrhunderts: eine internationale Diskussion. Berlin: Akademie Verlag, 1997.

90

MTIS: histria & cultura v. 1, n. 1, p. 77-91, jan./jun. 2002

WHITE, Hayden. Narrativity in the representation of reality. In: The Content of the form: narrative discourse and

historical representation. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1987.

MTIS: histria & cultura CALDAS, Pedro S. P. p. 77-91

91

92 92

MTIS: histria & cultura v. 1, n. 1, p. 77-91, jan./jun. 2002

Vous aimerez peut-être aussi