Vous êtes sur la page 1sur 17

A PRTICA EM BOURDIEU Theory of Practice of Bourdieu Celma Freitas 1 Resumo: Este artigo apresenta uma leitura do captulo Esboo

de uma teoria da prtica2, de Pierre Bourdieu. De incio, aborda-se a questo do valor da conotao da sua linguagem cientfica. Coloca-se a praxiologia de Bourdieu como uma dialtica entre o objetivismo e a fenomenologia, modos de conhecimento do mundo social. Demonstra-se a complexa conceituao de habitus, chegando-se noo de prtica. A categoria prtica ou prticas o sustentculo de outros conceitos do pensador, porque atravs das prticas observveis e observadas empiricamente pode-se apreender todo o jogo simblico e de poder, seja individual, seja intra ou intergrupos e classes sociais. Palavras-chave: praxiologia; habitus; prtica.

Abstract: This article presents a reading of the text "Outline of a Theory of Practice" of Pierre Bourdieu. Initially, we broach the question of the value of its connotation of scientific language. Place the praxeology of Bourdieu as a dialectic between objectivism and phenomenology, ways of knowing the social world. Describes the concept of habitus until the notion of practice. The category "practice" is the support of other concepts of the thinker, because through the empirically observed practice can comprehend all the symbolic power relation, individual, within or between groups and social classes. Keywords: praxiology; habitus; practice.

INTRODUO Para a construo do Esboo de uma teoria da prtica, Pierre Bourdieu, retendo certos aspectos do objetivismo, integra outros modos de conhecimento e cria o mtodo praxiolgico, para fazer a leitura da complexidade do mundo social, usando como ferramenta cientfica a prtica ou as prticas das aes humanas. Sua reflexo central baseia-se no conceito de habitus, elemento gerador de prticas, tendo como ponto de partida a dicotomia agente social (indivduo) e sociedade (estruturas

Doutora em Direito Privado pela Universidad del Museo Social Argentino, Argentina. Professora da Faculdade de Inhumas (FacMais). 2 BOURDIEU, Pierre. Esboo de uma Teoria da Prtica. In: ORTIZ, Renato (Org.). A sociologia de Pierre Bourdieu, So Paulo: Editora tica, 1994, n. 39, p. 46-86. Coleo Grandes Cientistas Sociais. * Texto produzido como requisito de avaliao discente da disciplina Educao e Cultura, no curso de Mestrado em Educao, 2008.
1

estruturadas e estruturas estruturantes), numa relao dialtica entre interioridade e exterioridade. Recuperando e retrabalhando o conceito de habitus de Aristteles, Bourdieu constri a Sociologia Crtica e Reflexiva, inovando na conceitualizao de vrios estatutos epistemolgicos, como condies sociais, campo, violncia simblica, capital (econmico, cultural, social e simblico), etc., apreensveis de modo relacional e de acordo com o lugar do agente em situaes singulares e singularizantes. Para elaborar o conceito de habitus, o pensador francs parte de vrias configuraes da prtica ou das prticas habitus como gerador de estratgias; princpio de encadeamento das aes; percepo e apreciao de experincia posterior; produto de diferentes modos de engendramento; sistema de disposies durveis e transponveis; produto da histria; homogeneidade relativa; lexinsita; mediao universalizante; inculcao e apropriao. Assim, partindo da filosofia, desenvolvendo uma linguagem altamente conotativa, e propondo uma reflexo que vai do opus operatum para o modus operandi (que representa a interiorizao da exterioridade e a exteriorizao da interioridade, numa relao dialtica que busca evidenciar a passagem do produto para o princpio de produo da prtica), Bourdieu prope uma universalizao da abordagem social por meio de um cdigo comum que seriam as aes e atividades humanas (prticas), emprica e experimentalmente observveis, e produzidas pelos agentes em seus diversos lugares e situaes sociais.

1 O VALOR DA CONOTAO NA TEORIA CIENTFICA BOURDIEUSIANA

Bourdieu, embora ovacionado em quase todo o mundo ocidental como um dos mais vigorosos pensadores na rea das cincias sociais, encontra tambm opositores, devido principalmente dificuldade de compreenso (leitura e interpretao) percebida em suas produes cientficas, situao da qual ele mesmo se ressentia, conforme atestam alguns de seus leitores, como Telmo Humberto Lapa Caria, que diz: Sabemos do desagrado de Bourdieu por no ser devidamente lido e compreendido. Vrias so as polmicas sobre qual a leitura certa para a sua obra3.

Ensaio: O conceito de prtica em Bourdieu e a pesquisa em educao. Telmo Humberto Lapa Caria professor no Departamento de Economia e Sociologia da Universidade de Trs-Os-Montes e Alto Douro,

Em busca da linguagem autorizada no campo da sociologia, Bourdieu cunhou conceitos prprios, retrabalhando termos comuns da antropologia, da sociologia e da filosofia (e mesmo de outras reas, como a lingustica), em constante passagem da denotao para a conotao. Ou seja, o discurso sociolgico de Bourdieu altamente conotado. E, mais, trata-se de uma reconotao, dado que, no seu arcabouo conceitual, ele executa uma transfigurao, uma reconstituio simblico-semntica de termos j

anteriormente conotados por outras esferas do pensamento epistemolgicocientfico. Ao expor como se constri a linguagem filosfica (tomando Heidegger como exemplo), Bourdieu anuncia indiretamente como ele mesmo erigiu uma linguagem de expressiva conotao, desenvolvida em seus estudos, cujo alcance real de compreenso est adstrito ao campo limitado dos seus pares, isto , aos socilogos iniciados em textos de Bourdieu. Portanto trata-se de uma linguagem eminentemente cientfica, porm hermtica e restrita aos estudiosos bourdieusianos uma neolinguagem do campo sociolgico. Conforme Bachelard:
A linguagem cientfica , por princpio, uma neolinguagem. Para ser ouvido na comunidade cientfica, preciso falar de modo cientfico, traduzindo os termos da linguagem comum em linguagem cientfica. Se prestssemos ateno a essa atividade de traduo frequentemente camuflada, perceberamos que h desse modo na linguagem da cincia grande nmero de termos entre aspas [...]. O termo entre aspas eleva o tom. Ele assume, acima da linguagem vulgar, o tom cientfico. (Bachelard, Le Matrialisme Rationnel, p. 216217, apud Ternes4, s/d, p. 15).

Para Bachelard, as aspas usadas na linguagem cientfica salientam que houve uma redefinio de palavras da lngua comum ou da linguagem cientfica anterior, configurando-se novos traos semntico-conotativos. J Bourdieu assinala alguns dos neologismos que emprega em seus textos com formas latinas colocadas em letra itlica.

sendo tambm pesquisador no Centro de Investigao e Interveno Educativas da Faculdade de Psicologia e Cincias da Educao da Universidade do Porto. E-mail: tcaria@utad.pt 4 Professor da Universidade Catlica de Gois (UCG), Brasil.

Na continuidade da sua exposio, ele passa a demonstrar como constituda a lngua especial da filosofia, que representa uma ruptura simulada (produzida pelo prprio filsofo) entre a linguagem comum e a linguagem filosfica. Esse processo requer a denegao do sentido primeiro, ou seja, do sentido vulgar, do senso comum, meramente denotativo, de que se revestem as palavras. Denegar no significa exatamente negar, porque alguns semas (sentidos e significados) primeiros continuam subjacentes s palavras renovadas, transfiguradas, que ganham vida conceitual prpria nas reas especficas de cada cincia. Para Bourdieu, um discurso, na sua essncia, formado por palavras cardeais aquelas que orientam e organizam o pensamento em profundidade (1996, p. 143). Em busca dessas palavras, estabelece-se, no discurso filosfico (e tambm em outros discursos), a diferenciao entre o ontolgico (filosfico) e o ntico (antropolgico). Estendendo-se o raio semntico de ontolgico e de ntico, chega-se distino entre o sentido vulgar e comum (portanto denotativo) do segundo termo, contra o sentido renovado, transfigurado (portanto conotativo) do primeiro (ontolgico). Pode-se considerar que Bourdieu, ao construir uma nova cincia sociolgica, hauriu, na sua formao acadmica em filosofia, a habilidade de proceder a jogos de palavras, com o intuito de extrair destas o mximo de significao original, mas extrapolando os seus sentidos primeiros, para compor a maturidade de seu pensamento cientfico pela explorao dos recursos lingusticos formais o que se depreende pela multiplicidade de termos da mesma raiz etimolgica, como estrutura, estruturado, estruturante, reestruturante; classe, classificado, classificante; classificam, desclassificam e reclassificam; interiorizao da exterioridade e exteriorizao da interioridade; objetivo e objetivante; etc. O trabalho lingustico-formal empreendido por Bourdieu em seu construto terico sobre o campo da sociologia, com o fim de lhe imprimir maior cientificidade, renovando as linhas sociolgicas anteriores, confere-lhe tanto riqueza epistemolgica quanto o hermetismo de suas produes, muitas vezes incompreensveis (ou de compreenso equivocada), seja a leigos, seja a alguns de seus estudiosos.

2 PRAXIOLOGIA: FENOMENOLOGIA?

UMA

DIALTICA

ENTRE

OBJETIVISMO

Segundo Bourdieu, o mundo social pode ser conhecido teoricamente sob trs modos: pelo conhecimento fenomenolgico, pelo conhecimento objetivista e pelo conhecimento praxiolgico. Sua anlise epistemolgica parte de uma releitura dos critrios do objetivismo e da fenomenologia para a elaborao do seu prprio mtodo de anlise da sociedade a praxiologia. Sua crtica central ao modo fenomenolgico recai sobre a limitao desse mtodo, que se baseia na experincia primeira do mundo social (meio familiar, apreenso do mundo natural e evidente, conhecimento prtico e tcito), e que exclui a questo de suas prprias condies de possibilidade (Bourdieu, 1994, p. 46). J no objetivismo (particularmente na hermenutica estruturalista), o pensador francs rejeita o fato de que esse mtodo no considera a experincia dxica, realizando uma ruptura com o conhecimento primeiro (fenomenolgico e subjetivista), ao construir as relaes objetivas que estruturam as prticas e as representaes das prticas (Bourdieu, 1994, p. 46). Por sua vez, o conhecimento praxiolgico proposto por Bourdieu busca uma relao dialtica entre os dois primeiros modos de conhecimento, na construo da teoria da prtica ou modos de engendramento das prticas (1994, p. 60). Para ele, o conhecimento praxiolgico no anula as aquisies do conhecimento objetivista, mas conserva-as e as ultrapassa, integrando o que esse conhecimento teve que excluir para obt-las (Bourdieu, 1994, p. 48) em outras palavras, o que o objetivismo exclui so os conhecimentos primeiros do mundo social, antevisto pelo modo de conhecimento

fenomenolgico. Na teoria bourdieusiana, o mtodo praxiolgico :


O conhecimento que podemos chamar de praxiolgico tem como objeto no somente o sistema das relaes objetivas que o modo de conhecimento objetivista constri, mas tambm as relaes dialticas entre essas estruturas e as disposies estruturadas nas quais elas se atualizam e que tendem a reproduzi-las, isto , o duplo processo de interiorizao da exterioridade e de exteriorizao da interioridade: este conhecimento supe uma ruptura com o modo de conhecimento objetivista, quer dizer um questionamento das questes de possibilidade e, por a, dos limites do ponto de vista objetivo e objetivante que apreende as prticas de fora, enquanto fato acabado,

em lugar de construir seu princpio gerador, situando-se no prprio movimento de sua efetivao (Bourdieu, 1994, p. 47).

Assim que Bourdieu lana a praxiologia como um mtodo (um modo de conhecimento terico do mundo social), erguido sobre o conceito de prtica, que ele coloca como o fundamento fundante do habitus conceito central de sua teoria sociolgica , com a inteno de que a praxiologia fornea explicaes mais amplas e profundas, e portanto mais cientficas, sobre os complexos processos sociais. Em ltima instncia, na teoria bourdieusiana, a praxiologia significa passagem da mera anlise do opus operatum (produto) ao mergulho perscrutativo no modus operandi (processo), da regularidade estatstica (ou da estrutura algbrica) ao princpio de produo da ordem observada (Bourdieu, 1994, p. 60).

3 O CONCEITO DE HABITUS

Em todo o universo terico erigido por Bourdieu, destaca-se o conceito de habitus, que ele recuperou, retrabalhando-o, da teoria aristotlico-tomista, com o fim de demonstrar a mola propulsora que leva os agentes sociais a agirem dentro dos diversos campos que constituem a esfera social. Hbito (do lat. habitu), como substantivo masculino abstrato, significa, denotativamente, pelo Dicionrio Aurlio:
Disposio duradoura adquirida pela repetio freqente de um ato, uso, costume: S a educao pode criar os bons hbitos. 2. Maneira usual de ser: Mulher pedir em casamento contra os hbitos sociais [...].6. Fig. Aparncia exterior: O hbito no faz monge (prov.).

Do sentido primeiro, geral e de senso comum, Bourdieu, passando pela releitura filosfica do termo, constri talvez o principal conceito terico de sua doutrina sociolgica habitus. Bourdieu define habitus como:
Habitus, sistemas de disposies durveis, estruturas estruturadas predispostas a funcionar como estruturas estruturantes, isto , como princpio gerador e estruturador das prticas e das representaes que podem ser objetivamente reguladas e regulares sem ser o produto da obedincia a regras, objetivamente adaptadas a seu fim sem supor a inteno consciente dos fins e o domnio expresso das operaes necessrias para atingi-los e coletivamente orquestradas,

sem ser o produto da ao organizadora de um regente (Bourdieu, 1994, p. 60-61).

Com isso, Bourdieu aponta o potencial gerador do habitus, como elemento invisvel, sub-reptcio, tcito, mas constitudo de dinamicidade e elasticidade inerentes, a ponto de engendrar as prticas de modo latente e imperceptvel a no ser pela evidncia das estratgias na produo e reproduo das estruturas objetivas, pois so as estratgias que do materialidade s prticas como produto. Assim, o habitus encadeia aes, objetivamente organizadas e com probabilidade de ocorrncia compatvel ao contexto, porm sujeitas a permanentes modificaes e renovaes nas condies materiais de experincia. Portanto o habitus um sistema de disposies abertas diante de experincias novas, sendo ao mesmo tempo afetado por elas. O habitus, como estrutura estruturante e estruturadora das prticas, se vale da percepo e da apreciao das experincias primeiras, num dialtico processo de sanes negativas e aprovaes, no meio e nas relaes de famlia, grupos e classes sociais. Com diferentes modos de engendramento, diante das dicotmicas estruturas da realidade (traduzidas pelos jogos de interesses entre as classes e grupos sociais), o habitus no uma reao mecnica, mas um produto de condicionamentos, introduzindo nestes uma ao transformadora, por ser ele um sistema de disposies durveis e transponveis de uma relao de experincia passada a uma matriz de percepes, de apreciaes e aes, com fim estruturante, reestruturante e reestruturador. O habitus historicamente construdo ao longo do tempo no seio das diferentes comunidades humanas, tornando-se um elemento natural na vivncia. Nas palavras de Bourdieu, enquanto produto da histria, o habitus produz prticas, individuais e coletivas, produz histria, portanto, em conformidade com os esquemas engendrados pela histria (1994, p. 76).
O habitus [...] histria feita natureza, isto , negada enquanto tal porque realizada numa segunda natureza. Com efeito, o inconsciente no mais que o esquecimento da histria que a prpria histria produz ao incorporar as estruturas objetivas que ela produz nessas quase naturezas que so os habitus (Bourdieu, 1994, p. 65).

No entanto, a homogeneidade natural do habitus relativa, no sentido de que no vlida para toda a sociedade, mas para os grupos e classes considerados em si. No interior dos grupos e classes, a regularidade e objetividade das aes decorrem da harmonizao, evidente e necessria, das condies objetivas idnticas, de efeito universalizante. Portanto, o habitus, embora de carter genrico, particulariza os grupos e classes, diferenciando-os entre si. Entre os agentes de um mesmo grupo, o habitus lexinsita, em razo da concordncia de um cdigo comum, depositada na experincia primeira e que se exprime no modus operandi da dinmica da realidade social como produto de determinado grupo que concorda e mobiliza as condies de existncia de um sentido objetivo, ultrapassando intenes conscientes. De carter duplo, o habitus constitudo basicamente de dois elementos: ethos (estruturas mentais e morais) e hexis (aspectos corporais e fisiolgicos), dominando as estruturas objetivas que perpassam as relaes, as condies e as posies dos agentes sociais na produo de aes individuais e coletivas. O habitus necessariamente harmnico o que pode haver uma desarmonia entre os agentes no sentido de praticar ou no o mesmo habitus. Pelo exposto na teoria de Bourdieu, deduz-se que o habitus produto do trabalho de inculcao e de apropriao. Produtos da histria coletiva, as estruturas coletivas, reproduzindo as disposies durveis nos indivduos (quando condicionados s mesmas condies materiais de existncia), produzem o habitus e permanecem depois de estruturadas, mas tambm se tornam estruturantes, num processo de interioridade da exterioridade e de exterioridade da interioridade.
O habitus o produto do trabalho de inculcao e de apropriao necessrio para que esses produtos da histria coletiva, que so as estruturas objetivas (por exemplo, da lngua, da economia, etc.), consigam reproduzir-se, sob a forma de disposies durveis, em todos os organismos (que podemos, se quisermos, chamar indivduos) duravelmente submetidos aos mesmos condicionamentos, colocados, portanto, nas mesmas condies materiais de existncia (Bourdieu, 1994, p. 74-75).

Embora seja o produto da interiorizao das mesmas estruturas objetivas fundamentais (dentro de cada grupo ou classe), baseando-se no

princpio da homologia e da inculcao, o habitus apresenta diversidade subjetiva na sua homogeneidade, em razo da lgica de diferenciao inerente entre os indivduos, produzindo-se prticas muitas vezes opostas na aparncia, porm internas de um tipo de grupo ou classe social. Isso significa que a formao do habitus acontece de modo muito mais natural e espontneo do que se possa imaginar, ou seja, no prprio processo da vivncia dos agentes do grupo ou da classe social em que esto inseridos. Subjacente complexa sistematizao terica que Bourdieu elabora do conceito de habitus, tornando este um termo cardeal e bsico em sua anlise da sociedade, encontra-se o sentido primeiro da palavra hbito, do senso comum, que, nem por ser meramente denotativo e usual, renegado mesmo porque no essa a inteno do pensador francs ao renovar a sociologia com base em princpios mais cientficos e amplos, a fim de explicar melhor o mundo social em todos os aspectos possveis.

4 O QUE PRTICA EM BOURDIEU?

Prtica (palavra derivada de praticar), substantivo feminino abstrato, significa denotativamente (Dicionrio Aurlio):
Ato ou efeito de praticar. 2. Uso, experincia, exerccio. 3. Rotina; hbito. 4. Saber provindo da experincia; tcnica. 5. Aplicao da teoria.

Ampliando o sentido do dicionrio, tem-se, na linguagem rotineira, que prtica ou prticas so atividades, atos, aes, ocupaes, diligncias, tarefas, atuaes, obras, feitos, manifestaes, atitudes, comportamentos, reaes, condicionamentos, enfim, so realizaes humanas ocorridas na vivncia e na experincia, em todas as instncias e segmentos da sociedade (famlia, escola, religio, trabalho, instituies, poltica, meios de produo da infraestrutura, comrcio, lazer, arte, etc.). Para Bourdieu (como para outros estudiosos da sociologia tradicional), a sociedade dividida em classes. E dentro destas, o socilogo francs destaca a importncia dos grupos, sendo que cada grupo possui as suas prticas tpicas, definidas, caractersticas, singulares, diferenciadas, que

homogenezam o grupo, distinguindo-o dos demais as prticas so presididas pela lgica da distino. Em linguagem comum, as prticas sociais podem ser expressas por meio de substantivos concretos e abstratos e de verbos, indicando obras, produtos, aes, atividades, experincias, realizaes, atos, rituais,

festividades, comportamentos, atitudes, feitos, faanhas, reunies, trabalhos, ofcios, lazeres, construes, comunicaes, dilogos, discursos, rezas, oraes, danas, comrcios, polticas, negcios, roubos, crimes, viagens, diplomacias, educao, jornalismo, cincias, operaes, cerimnias, condutas, religies, execues, artes, tecnologias, arquiteturas, linguagens, guerras, julgamentos, etc. Dessa lista aparentemente catica, pode-se constatar que h gneros e espcies, ou seja, noes mais abrangentes e abstratas de que outras so exemplos. E, denotativamente, pelo senso comum, todos esses termos (e centenas de outros) designam tipos de prticas antropolgico-sociais realizadas pelas pessoas na vida em sociedade, em um complexo jogo de interesses e de poderes (lcitos ou ilcitos, morais ou imorais, ticos ou noticos) entre indivduos, grupos e classes. Embora tenha elaborado o Esboo de uma teoria da prtica (e teorias impliquem necessariamente definies), Bourdieu no apresenta uma definio direta e expressa para o conceito de prtica. Portanto, a noo de prtica constituda e depreendida, em Bourdieu, por meio da longa e complexa exposio que ele faz de habitus. Segundo Bourdieu o habitus que produz a prtica (as prticas).
O habitus produz prticas, que, na medida em que tendem a reproduzir as regularidades imanentes s condies objetivas da produo de seu princpio gerador, mas ajustando-se s exigncias inscritas a ttulo de potencialidades objetivas na situao diretamente afrontada, no se deixam deduzir diretamente nem das condies objetivas, pontualmente definidas como soma de estmulos que podem aparecer como tendo-as desencadeado diretamente, nem das condies objetivas que produziram o princpio durvel de sua produo (Bourdieu, 1994, p. 65).

Na

teoria

bourdieusiana,

por

processo

epistemolgico

de

desdobramento e deduo, chega-se a compreender a prtica ou as prticas pela digresso crtico-reflexiva sobre o objetivismo e a fenomenologia, destacando-se os aspectos da experincia humana no sistema de relaes

objetivas. As prticas englobam tanto a hexis corporal quanto o ethos, abrangendo todos os espaos e ocorrncias antropolgico-culturais e discursivos, gestuais, de estilo de vida, de pensamento e mesmo o modo de falar a distinguir grupos e classes:
No por acaso que a distino burguesa acaba investindo em sua relao com a linguagem a mesma inteno que ela mobiliza em sua relao com o corpo. O sentido da aceitabilidade que orienta as prticas lingsticas est inscrito no registro mais profundo das disposies corporais: o corpo inteiro que responde tenso do mercado por sua postura, mas tambm por suas reaes internas [...], o esquema corporal caracterstico de uma classe determina o sistema dos traos fonolgicos que caracterizam uma pronncia de classe: a posio articulatria mais freqente um elemento de um estilo global dos usos da boca (no falar, mas tambm nas prticas de comer, beber, rir etc.), portanto de toda a hexis corporal, implicando uma informao sistemtica de todo o aspecto fonolgico do discurso (Bourdieu, 1996, p. 74).

Do trecho acima, h que se evidenciar as noes de estilo global, estilo de vida e informao sistemtica, para se chegar mais facilmente a uma definio de prtica. Engendradas pelo habitus (e engendrando-o), as prticas representam estilos gerais de vida, de atitudes, de posturas, de condicionamentos, dentro de informaes sistemticas vlidas e reconhecidas, aceitas ou rejeitadas pelos indivduos, grupos e classes. Nesse arcabouo de ideias que definiriam as prticas, a linguagem de suma importncia, como reconhece Bourdieu:
Inmeros debates de idias tornam-se menos irrealistas do que parecem quando se sabe o grau com que se pode modificar a realidade social ao modificar a representao dos agentes a esse respeito. Pode-se constatar o quanto se modifica a realidade social de uma prtica como o alcoolismo (podendo-se estender tal raciocnio ao aborto, ao consumo de drogas ou eutansia), conforme ela seja percebida e pensada, como tara hereditria, decadncia moral, tradio cultural, ou ento, como uma conduta compensatria. [...]. A exemplo do que se passa com as relaes hierrquicas organizadas segundo o modelo das relaes encantadas cujo lugar por excelncia o grupo domstico, todas as outras formas de capital simblico (prestgio, carisma, seduo), bem como as relaes de troca atravs das quais esse capital se acumula (troca de servios, de ddivas, de atenes, de cuidados, de afeio) so particularmente vulnerveis ao destruidora das palavras que desvendam e desencantam (Bourdieu, 1996, p. 118-119).

Subjaz ao conceito de prtica, na praxiologia de Bourdieu, a noo de que o termo, j fincado na antropologia e na sociologia, o corpo constitutivo

de todas as aes humanas realizadas no convvio social, por todos os segmentos sociais, em todos os mbitos e setores da sociedade, nos grupos e nas classes. No entanto, dentro do estilo altamente conotativo de Bourdieu, o termo prtica ultrapassa os limites significativos da antropologia e da sociologia tradicionais, revestindo-se de significados prprios e

caracterizadores, como acontece com todos os conceitos tericos trabalhados pelo socilogo. Afirma Bourdieu:
Para escapar ao realismo da estrutura, que hipostasia os sistemas de relaes objetivas, convertendo-os em totalidades j constitudas fora da histria do indivduo e da histria do grupo, necessrio e suficiente ir do opus operatum ao modus operandi, da regularidade estatstica ou da estrutura algbrica ao princpio de produo dessa ordem observada e construir a teoria da prtica ou, mais exatamente, do modo de engendramento das prticas, condio da construo de uma cincia experimental da dialtica da interioridade e da exterioridade, isto , da interiorizao da exterioridade e da exteriorizao da interioridade. As estruturas constitutivas de um tipo particular de meio (as condies materiais de existncia caractersticas de uma condio de classe), que podem ser apreendidas empiricamente sob a forma de regularidades associadas a um meio socialmente estruturado, produzem habitus. (Bourdieu, 1994, p. 60).

Assim, superando uma lacuna do objetivismo, que considera as prticas como um fato social dado as prticas so apreendidas de fora, enquanto fato acabado, em lugar de construir seu princpio gerador situando-se no prprio movimento de sua efetivao (BOURDIEU, 1994, p. 47) , o pensador francs considera que as prticas so as motivaes para agir, bem como o prprio produto das aes e sua reproduo. Somente atravs das prticas que se capta o habitus, que se delineiam os jogos de interesses e capitais simblicos e que se definem grupos e classes sociais. Portanto, com a instituio da praxiologia, Bourdieu eleva o status da prtica ao elemento objetivamente (e mesmo subjetiva e fenomenologicamente) considerado, observvel,

mensurvel e passvel de crticas, capaz de configurar todas as categorias analisadas em sua sociologia: habitus, grupos e classes sociais, capital (econmico, cultural, social, simblico), campo cientfico, violncia simblica, etc. Pelas prticas analisa-se e observa-se o homem, a sociedade, a vida.

4.1 A prtica lingustica

A linguagem um dos campos mais explorados na teoria de Bourdieu, em relao s classes sociais. Tomando a distino elaborada por Bertil Bernstein entre cdigo elaborado e cdigo restrito, para caracterizar a linguagem das classes dominantes e das classes dominadas, respectivamente, com a fetichizao da lngua considerada legtima das primeiras e tambm aquela valorizada na escola (dentro da noo de capital cultural) , Bourdieu constri toda uma teoria sobre a economia das trocas lingusticas, erguendo o conceito de capital lingustico, que funciona dentro do mercado lingustico, com trocas desiguais (como em qualquer mercado), favorecendo os agentes possuidores de maior capital, deixando em desvantagem os carentes do capital exigido em mercados especficos, como, por exemplo, o da escola, no qual as crianas das elites, por trazerem uma linguagem mais elaborada (considerada correta) auferem maiores lucros perante o sistema escolar, tanto na modalidade oral quanto na escrita. Como apresenta Magda Soares5, tratando da linguagem e da escola numa perspectiva social, e de acordo com as teorias de Bourdieu, Bernstein realizou estudos lingusticos nas diversas classes sociais, abrangendo aspectos lxicos, morfossintticos e semnticos, diferenciando a linguagem utilizada pelas crianas das elites e das classes populares, demonstrando a suposta riqueza das primeiras em oposio limitao expressiva das segundas. A razo dessa diferena encontra-se no prprio processo de socializao das crianas, cujos pais e comunidades circunvizinhas no dispem dos meios de letramento com que contam as classes altas e mdias, em termos de experincias com a linguagem escrita e com todo o capital simblico (econmico, cultural e social) disponvel na sociedade. O aspecto diferenciador que divide as crianas das distintas classes sociais, e que tem reflexos diretos na sua vida escolar, facilitando ou dificultando sua aprendizagem, rendimento e sucesso, tem razes diretas na sua socializao, que por sua vez resultante das suas condies socioeconmicas concretas (estruturas estruturadas e estruturantes,

formadoras de habitus).

Professora na rea de Letras e Lingustica da UFMG, Brasil.

Para Bourdieu, a distino entre esses dois modos bsicos de valorizar e de se relacionar com o saber, a cultura e a linguagem produz uma violncia simblica, representada na imposio dissimulada de um arbitrrio cultural e lingustico como valor universal. Assim, por um ato de violncia simblica, a cultura e a linguagem das classes sociais dominantes passam a ser as nicas reconhecidas pela escola, que transforma, arbitrariamente, os bens simblicos das elites na cultura legtima e universal, que deve ser reproduzida e adotada em todos os contextos sociais. Para lidar com as diferenas culturais e dos saberes simblicos que h entre os alunos, devido s diferenas socioeconmicas, a escola produz todo um discurso calcado em explicaes ideolgicas capazes de responder aos anseios e insatisfaes das classes populares, e, ao mesmo tempo, a sua estrutura e matrizes pedaggico-curriculares. Um dos argumentos mais fortes da escola a ideologia do dom, que, explicando como naturais as distines de saberes e nveis culturais, tenta apaziguar os possveis conflitos que surgem em sua prtica cotidiana, alegando no poder se eximir de repassar o conhecimento universal a todos os alunos. Dentro desse princpio, surgiu a educao compensatria, com o objetivo de nivelar o conhecimento, buscando uma igualdade na prtica educativa, sob o argumento de que todos deveriam possuir um mesmo padro de capital cultural que est naturalizado (subsidiado economicamente) nas elites. Segundo Bourdieu,
A aceitabilidade social no se reduz apenas gramaticalidade. Os locutores desprovidos de competncia legtima se encontram de fato excludos dos universos sociais onde ela exigida, ou ento, se vem condenados ao silncio. Por conseguinte, o que raro no a capacidade de falar, inscrita no patrimnio biolgico, universal e, portanto, essencialmente no distintiva6, mas sim a competncia necessria para falar a lngua legtima, que, por depender do patrimnio social, retraduz distines sociais na lgica propriamente simblica dos desvios diferenciais ou, numa palavra, da distino (1996, p. 42).

Os mercados oficiais so ajustados s normas da lngua legtima, na qual sobressaem os dominantes, os detentores da competncia legtima, que possuem o poder de falar com autoridade. Assim, os discursos, segundo

Nesse trecho, Bourdieu refere-se a Pierre Encrev.

Bourdieu, so eufemizados (burilados, cuidados, elaborados, polidos), inspirados pela preocupao de dizer bem, de falar direito, de produzir produtos ajustados s exigncias de um determinado mercado (1996, p. 66), o que representa formaes de compromisso e a censura, num ato de reconhecimento que legitima a autoridade e o poder de certos grupos e classes sociais. Tratando ainda da prtica lingustica, Bourdieu reconhece, no jogo de poder entre os campos sociais, a utilizao da linguagem na produo de discursos gramaticalmente corretos, porm destitudos de sentido verdadeiro para os grupos sociais de que so alvo, ou seja, discursos falaciosos, enganadores, ideolgicos, que, muitas vezes, tm o mero objetivo de inculcar valores e signos no processo de preponderncia de um grupo social sobre outro, dentro do mosaico de jogo simblico que a sociedade.
No h nada que no se possa dizer, e pode-se dizer o nada. Podese enunciar tudo na lngua, isto , nos limites da gramaticalidade. Sabe-se, desde Frege, que as palavras podem ter sentido sem remeter a coisa alguma, ou seja, o rigor formal pode mascarar a decolagem semntica. Todas as teologias religiosas e todas as teodicias polticas tiraram partido do fato de que as capacidades geradoras da lngua podem exceder os limites da intuio ou da verificao emprica, para produzir discursos formalmente corretos, mas semanticamente vazios (BOURDIEU, 1996, p. 28).

CONCLUSO

Um dos mais proeminentes intelectuais modernos, na rea das cincias humanas, especificamente na sociologia, Pierre Bourdieu deu um grande impulso inovador nos estudos sociolgicos, porm considerado um autor de leitura difcil, hermtica e at incompreensvel. Isso no devido somente ao carter polmico de sua produo, mas principalmente pelo seu estilo de escrita e pela sistematizao cientfica que pretendeu conferir s suas exposies. De formao filosfica, ele carreou para a sociologia alguns termos (retrabalhados), dando-lhes uma carga conotativa especfica, adequada s teorias sociolgicas, no seu intento de romper com as tradies incrustadas nos modos de conhecimento aplicados ao mundo social (o objetivismo e a fenomenologia), superando-as, com vistas a inaugurar um mtodo dialtico de

abordagem dos fatos sociais, que ele denominou de praxiologia.

Bourdieu

compreendeu a praxiologia como uma terceira opo para a anlise sociolgica, capaz de trazer autonomia cientfica e universalizao das reflexes que pudessem ser feitas sobre diferentes sociedades, pois a vida real e as condies objetivas de existncia so, em qualquer parte do mundo, concretizadas por meio de aes e atividades humanas ou seja, de prticas exercidas pelos agentes nas diferentes situaes e relaes da existncia material. Embora no defina diretamente (por meio de um verbo copulativo , como de praxe cientfica desde Aristteles para a criao de juzos), o conceito de prtica (ou prticas), essa noo facilmente depreendida a partir da exposio conceitual sobre o habitus, que engendra as prticas. Com a construo da teoria da prtica, Bourdieu buscou erguer uma cincia experimental, fundada numa relao dialtica entre o interior (interioridade) e o exterior (exterioridade), mostrando que as prticas no podem ser vistas como produtos acabados, mas como um processo relacional em constante mutao (mesmo considerando-se as suas regularidades), tendo em vista a histria dos indivduos, dos grupos e das classes sociais. Em outras palavras, isso significa, para ele, ir do produto ao processo, princpio de produo e reproduo, ou seja, do opus operatum ao modus operandi tal o sustento epistemolgico da teoria da prtica e dos seus modos de engendramento. As prticas sociais, exteriorizadas em linguagem verbal (oral e escrita), mas tambm expressas por outros tipos de linguagem, como gestos, olhares, atitudes, estilos de vida, objetos usados no cotidiano, vestimentas, etc., reproduzem o universo cultural dos indivduos, grupos e classes sociais, expressando ideologias, sensaes, preconceitos, representando instituies e lugares sociais dos agentes, que se reconhecem mutuamente por um cdigo comum no jogo de interesses e dos tipos de capital (econmico, cultural, social e simblico). Com a instituio da praxiologia, Bourdieu coloca as prticas como centro dos seus estudos sociolgicos, dando-lhes uma essencialidade terica atravs do conceito de habitus.

REFERNCIAS

BONNEWITZ, Patrice. O homo sociologicus bourdieusiano: um agente social. In: Primeiras lies sobre a sociologia de Pierre Bourdieu. Traduo de Lucy Magalhes. Petrpolis, RJ: Vozes, 2003, p. 75 a 92. BOURDIEU, Pierre. Esboo de uma Teoria da Prtica. In: ORTIZ, Renato (Org.). A sociologia de Pierre Bourdieu, So Paulo: Editora tica, 1994, n. 39, p. 46-86. Coleo Grandes Cientistas Sociais. _______. Razes prticas: sobre a teoria da ao. Traduo Mariza Corra. Campinas, SP: Papirus, 1996. _______. Paradoxo do socilogo. Questes de sociologia. Traduo Jeni Vaitsman. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983, p. 68 a 88. . A economia das trocas lingsticas. Traduo Srgio Miceliet alii. So Paulo: Edusp, 1996. CANEZIN, Maria Tereza. O conceito de habitus na teoria da prtica: fundamentos do dilogo de Bourdieu com o pensamento durkheimiano. In: Introduo teoria e ao mtodo em cincias sociais e educao. Goinia, editora UCG, 2001, p. 111 a 131. home.utad.pt/~tcaria/actividades_interesses/BordieuBrasil.pdf. 15.03.2008. Acesso em

FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Novo dicionrio da lngua portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. MARTINS, Carlos Benedito. Notas sobre a noo de prtica em Pierre Bourdieu. Novos estudos. So Paulo, n. 62, p. 163 a 181, maro/2002. SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. So Paulo: tica, 1986. TERNES, JOS. Bachelard e o pensamento moderno. Goinia, artigo datilografado, s/d. WACQUANT, Loq J. D. O legado sociolgico de Pierre Bourdieu: duas dimenses e uma nota pessoal. Artigo publicado na Revista Sociolgica e Poltica, Curitiba, n. 19, p. 95-110, nov. 2002.

Vous aimerez peut-être aussi