Vous êtes sur la page 1sur 63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof.

Alexandre Lnin Aula 09

AULA 09: Sistemas operacionais: Windows XP.

SUMRIO 1. Ambiente Windows XP 2. Questes comentadas 3. Lista das questes comentadas na aula 4. Gabaritos

PGINA 01 29 62 72

Ol, amigos e amigas!

Preferi separar as aulas de Windows XP e Windows 7. Esta aula trabalha os conceitos sobre o Sistema Operacional Windows XP. Temos que cuidar para no confundir as caractersticas desta verso com as verses mais recentes.

Para refletir:

Um idealista acredita que o curto prazo no conta. Um cnico acredita que o longo prazo no importa. Um realista acredita que o que feito ou o que deixa-se de fazer a curto prazo, determina o longo prazo. Sydney J. Harris Ingls (1917-1986). Forte Abrao, Lnin

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

1/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

1. Ambiente Windows XP Vamos comear esta aula de sistemas operacionais com a frase (Tanenbaum): Sem software, um computador basicamente um intil amontoado de metal. Com software, um computador pode armazenar, processar, recuperar informaes, exibir documentos de multimdia, pesquisar na Internet e envolver-se em muitas outras importantes atividades que justificam seu valor. Sistema Operacional um tipo de software bsico que atua como um intermedirio entre o usurio e o hardware do computador. O sistema operacional gerencia os dispositivos de entrada e sada, interpreta os comandos dos usurios, organiza a memria, fornece ferramentas para a programao de computadores, coordena a execuo dos processos (programas), gerencia a segurana, entre outras. Imagine a tarefa de construir programas. Ser que o programador deveria preocupar-se com os detalhes de funcionamento da impressora? No, certamente que no. o sistema operacional, por meio das funes estendidas ou chamadas ao sistema, que permite aos programadores desenvolverem aplicativos sem a necessidade de conhecer sobre o funcionamento interno dos componentes do computador. Da, podemos dizer que dentre as funes do sistema operacional, destacam-se: gerenciamento de recursos de hardware; gerenciamento de outros programas; gerenciamento de memria; gerenciamento da memria virtual; permitir a interface entre o usurio e a mquina; interpretar os comandos executados pelo usurio. No caso do Windows XP, que um sistema operacional, o ambiente de trabalho principal grfico (nem sempre foi ou assim). O sistema usa uma interface grfica para comunicar-se com o usurio, facilitando a operao. Provavelmente voc j usou o Windows. Este sistema operacional fabricado pela Microsoft possui uma longa trajetria e ainda o sistema mais utilizado do globo.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

2/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

Alm de realizar as tarefas inerentes de um sistema operacional o Windows: 1) O Windows, assim como outros sistemas operacionais, j vem abastecido de programas. Ele possui um navegador web, uma calculadora, um programa cliente de e-mail, um editor de textos simples e alguns jogos. Inclusive, no posso deixar de dizer, possui aplicativos para trabalhar com fotos, tocar msicas e assistir a filmes no computador (a lista aqui no exaustiva). 2) O Windows parece uma estante de arquivos. As aplicaes e documentos armazenados no computador so representados por cones. possvel organizar estes cones em pequenas pastas na prpria rea de trabalho do sistema operacional. Assim, os cones ficam mostra, bem visveis e ao alcance. Este um dos princpios do Windows (e dos sistemas operacionais grficos em geral): facilitar a operao, trazendo as aes naturais para a tela do computador. Nada melhor do que visualizar a tela como se fosse nossa mesa de trabalho (o desktop) e pegar os nossos documentos e jogar na lixeira, ou folhear o contedo e fazer modificaes. possvel criar cpias de segurana dos arquivos arrastando-os para uma unidade de disco ou envi-los para um destinatrio de email apenas com cliques do mouse. 3) O Windows funciona como um zagueiro. O que vemos do Sistema Operacional (SO) apenas a ponta do iceberg. Por trs do palco, o sistema possui mecanismos que controlam diversos equipamentos ligados ao computador: impressoras, modem, teclado, mouse e da por diante. Importante: os sistemas operacionais esto em constante evoluo. O Windows, por exemplo, de tempos em tempos deve ser atualizado para corrigir problemas, adicionar funcionalidades, prevenir ataques de vrus e outros malwares. A Microsoft rene algumas destas modificaes em pacotes chamados de service packs. Estes pacotes podem ser obtidos (de forma automtica) via internet e instalados no sistema. Para trabalhar de forma gil com os sistemas operacionais grficos, em nosso caso o Windows, preciso conhecer bem o sistema e suas funcionalidades. Certamente, as bancas exploram vrias maneiras de realizar uma tarefa no Windows e, em especial, cobram itens que no fazem parte da rotina dos usurios mais comuns ou pouco experientes. Ento, vamos estudar algumas formas de acelerar o uso do sistema:

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

3/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

Primeiro (parece bobo, mas...) vamos ao mouse. Muitos pensam que a tela o segredo de tudo, j que o Windows um ambiente grfico. Mas o mouse o rei! O mouse padro possui dois botes. O da esquerda utilizado para clicar em botes, selecionar textos e arrastar coisas pela tela.

Mas, quando clicamos no boto esquerdo, um menu de atalho (tambm chamado de menu de contexto) aparece na tela, como na figura abaixo. Adquira o hbito de clicar com o boto direito do mouse nos objetos cones, pastas, discos, textos, botes, imagens de uma pgina na Internet etc. Os comandos que aparecero no menu de atalho sero mais produtivos e podero aparecer em questes de provas. Trabalharemos alguns mais adiante.

Dica: pensando nos canhotos, a Microsoft permite que as funcionalidades dos botes sejam invertidas. Assistentes: um assistente uma srie de telas auxiliares associadas a uma determinada tarefa, com o objetivo de facilitar a operao. Os assistentes (wizards) simplificam as tarefas de instalao e configurao, dividindo-as em tarefas menores, para que o usurio possa digerir as informaes em etapas. Por exemplo, a tarefa de instalar uma impressora auxiliada por um assistente de configurao.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

4/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

Existe mais de uma maneira de realizar uma determinada tarefa no Windows. No importa qual a configurao que voc deseja ajustar nem qual programa voc deseja abrir, o sistema da Microsoft possui cinco ou seis maneiras diferentes de faz-lo. Por exemplo, se quiser excluir um arquivo voc pode: pressionar a tecla Delete (Del); ou escolher a opo Excluir no menu Arquivo, no topo de uma janela; ou arrastar o cone do arquivo para a Lixeira; ou clicar com o boto direito do mouse no nome do arquivo e escolher a opo Excluir no menu de atalho. Alm disso, voc pode usar o teclado para tudo. Em muitas janelas, menus e outros objetos, existem letras sublinhadas. Estas letras indicam que o usurio pode usar o teclado para acionar a opo. Nas verses anteriores do Windows, os sublinhados apareciam destacados, mas no Windows XP eles passaram a ficar ocultos em alguns programas, como o Windows Explorer (organizador de arquivos). Observao: pressionando a tecla de logotipo do Windows (ao lado da tecla Alt nos teclados recentes) abre o menu Iniciar. Propriedades Voc pode mudar quase todos os aspectos da aparncia e funcionamento do Windows. possvel mudar a cor de fundo da tela e colocar uma imagem na rea de trabalho (papel de parede) com a sua fotografia favorita, por exemplo. no Painel de Controle que encontramos a maioria das opes que alteram algum comportamento geral do computador. Em

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

5/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

algumas situaes, como para ajustar as configuraes de apenas um elemento particular (como o disco rgido, a Lixeira, ou um aplicativo especfico), basta clicar com o boto direito no cone do item a ser ajustado e, no menu de atalho resultante, aparecer se for permitido ao item selecionado a opo Propriedades. Escolhendo esta opo aparecer uma janela contendo as definies ou as informaes sobre esse objeto.
Uma maneira rpida de descobrir quanto de espao est livre no disco rgido clicando com o boto direito do mouse no cone do disco e escolhendo a opo Propriedades ( esquerda). A caixa de dilogo Propriedades exibida ( esquerda) e um grfico do espao do disco apresentado.

Observao: atalho para as Propriedades selecione o cone e pressione Alt + Enter. Aproveitando, observe as abas existentes nas janelas de dilogo do Windows. Em janelas que possuem muitas opes, como a janela ao lado propriedades do sistema, existem painis separados (acessveis por abas) com grupos de opes. Voc pode mudar a guia ativa sem usar o mouse: pressione Ctrl + Tab (para "clicar" na guia ao lado da direita) ou Ctrl + Shift + Tab (para a guia anterior). Drivers Cada pea de hardware requer um software que faa a comunicao entre ele e o computador. So os chamados drivers de dispositivo. Este termo muito comum e certamente voc j ouviu falar dele por a. Talvez porque os conflitos entre os dispositivos so comuns (ou pelo menos eram bastante comuns), as pessoas esto sempre comentando sobre eles. O driver o tradutor entre o crebro do seu computador e os equipamentos ligados a ele. O sistema Windows requer um driver para qualquer coisa que voc anexar ao sistema, ou instalar no interior. Inclua
Prof. Alexandre Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 6/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

na lista de dispositivos o mouse, o teclado, o monitor, drive de CD-ROM (no confunda drive com driver!), o scanner, a cmera digital, o palmtop, e assim por diante. Sem o driver (programa) correto, a parte correspondente do equipamento no funcionar corretamente. Existem os drivers disponibilizados pelo Windows para certos equipamentos (so mais de 12.000 drivers) e os fabricantes podem disponibilizar seus prprios drivers. Ao conectar um novo dispositivo, o Windows o detecta, procura e instala o driver apropriado. A esta funcionalidade chamamos Plug and Play (conectar e usar). No incio estava mais para plug and pray (conectar e rezar), mas atualmente so raros os equipamentos que no so suportados ou que geram conflitos. O Desktop e Menu Iniciar Aps a inicializao do sistema, o Windows apresenta (por padro) uma tela com um fundo de uma encosta ensolarada. o chamado desktop ou rea de trabalho.

Na tela acima, podemos visualizar 3 itens importantes, a partir dos quais podemos encontrar e executar as tarefas do Windows. O menu Iniciar, a barra de tarefas e a rea de trabalho propriamente dita, onde visualizamos o cone Lixeira. Lixeira: uma pasta do Windows usada para armazenar temporariamente documentos, pastas e arquivos que no so mais

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

7/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

utilizados pelo usurio. Quando apagamos um arquivo, ele normalmente vai para a lixeira, sendo, ento, possvel recuper-lo. possvel esvaziar a lixeira clicando com o boto direito do mouse e escolhendo a opo Esvaziar Lixeira. Depois que limparmos a lixeira, no ser mais possvel recuperar os arquivos apagados. Para excluir um arquivo e NO envi-lo para a lixeira, basta pressionar (ao apagar o arquivo) as teclas Shift + Delete.

Podemos configurar a lixeira por meio das propriedades. Clicando com o boto direito do mouse sobre a Lixeira e escolhendo a opo Propriedades, obtemos a janela ao lado. Se no desejar enviar para a lixeira os arquivos apagados, marque a opo no mover os arquivos para a lixeira.

O Menu Iniciar: possibilita agrupar os aplicativos teis para o usurio, uma vez que procurar um aplicativo no computador pode ser uma tarefa complicada. Para acionar o menu Iniciar, basta clicar no cone correspondente. Seu contedo depende das opes que foram escolhidas no processo de instalao e configurao (por voc ou pelo revendedor do computador). O menu Iniciar dividido em quatro blocos.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

8/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

Um bloco contm uma lista de itens fixos (por opo do usurio). Outro, programas mais usados, apresenta a lista de programas utilizados com freqncia, sendo ajustado automaticamente pelo Windows. Os componentes do Windows em uma terceira rea e, finalmente, a lista dos programas disponveis est incorporada ao menu Todos os programas. NOTA: Abra o menu iniciar por meio da tecla com o logotipo do Windows (WinKey) ou, ainda, pressionando Ctrl + Esc. Aps o menu aberto, possvel navegar pelas opes utilizando as setas do teclado e o clique do mouse pode ser obtido pressionando [Enter]. Menu Todos os programas Para a maioria das pessoas, a opo Todos os programas, o item mais importante do menu Iniciar. a lista principal de programas existentes no sistema (o programa instalador dos novos aplicativos, geralmente instala seu prprio nome neste menu).

Observe, no menu todos os programas a existncia de uma pasta chamada inicializar. Esta pasta contm programas que so carregados automaticamente toda vez que voc iniciar o Windows XP. Este pode ser um recurso til, se uma determinada tarefa realizada sempre que o usurio entrar no sistema. Por exemplo, possvel colocar nesta opo um atalho para o programa leitor de email e toda vez que o computador
Prof. Alexandre Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 9/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

for inicializado, ao entrar no Windows XP o programa ser automaticamente carregado. Nem mesmo precisa ser um programa, permitido colocar um documento na pasta inicializar, ou o cone do disco, por exemplo. Painel de Controle: esta opo abre uma janela de extrema importncia: o Painel de Controle, que abriga programas para mudar quase todos os cenrios importantes em seu PC.

Meus Locais de Rede: nas verses anteriores do Windows, um cone Meus Locais de Rede costumava aparecer no ambiente de trabalho. Claro que, para os milhes de usurios de PC sem rede em seus escritrios em casa e os quartos, ele nunca fez sentido. No Windows XP Professional, na verdade, o cone Meus locais de rede s aparece quando o computador conecta-se a uma rede e apenas no menu Iniciar ( possvel colocar o cone na rea de trabalho tambm). Meu Computador: a porta de entrada para a visualizao do contedo do computador de uma forma ampla. Ela mostra uma janela contendo os cones que representam cada unidade de disco da mquina, permitindo o acesso a elas. Minhas Msicas: pasta com recursos para cpia, gravao e reproduo de udio no computador.

Minhas Imagens: So pastas especiais multimdia (imagens e sons). O Windows est arquivos de multimdia diretamente de um (cmeras, MP3 players etc.) e armazenar nestas

para armazenamento de preparado para importar equipamento multimdia pastas.

Documentos Recentes: esta pasta mostra os ltimos 15 documentos abertos. A ideia economizar tempo na procura dos arquivos trabalhados recentemente. Note, no entanto, que os documentos s aparecem neste item se seus aplicativos so inteligentes o suficiente para atualizar a lista. A maioria dos programas modernos (incluindo todos os programas Microsoft) executa essa tarefa administrativa, mas no todos. Alm disso, a lista de documentos, no fica sabendo quando um determinado arquivo foi excludo ou movido para outro local. O cone do arquivo continua na lista, mas no conseguir encontrar o arquivo.
Prof. Alexandre Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 10/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

Meus Documentos: este menu abre a pasta Meus Documentos, concebida para armazenar os dados e arquivos que voc criar em seus programas. No obrigatrio o armazenamento dos documentos criados nesta pasta. Ela uma referncia, uma sugesto padro do sistema. Janelas, pastas e barra de tarefas O nome Windows vem das janelas em que tudo acontece no sistema. Voc olha para uma pgina Web em uma janela, digita em uma janela, l emails em uma janela, olha o contedo de uma pasta em uma janela, muitas vezes, tudo de uma s vez. Existem duas categorias de janelas no Windows: Janela de Arquivos. Essas janelas, s vezes chamada janelas do Windows Explorer, so as janelas que se abrem quando voc clica duas vezes em um cone de disco ou pasta, Estas janelas servem para organizar arquivos e programas. Aplicao do Windows. Estas so as janelas onde voc faz o seu trabalho nas diversas aplicaes presentes no sistema.

So elementos comuns das janelas:

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

11/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

Barra de Ttulo. Mostra o nome da janela. Clicar e arrastar a barra de ttulos move a janela na tela. Um clique duplo maximiza a janela ou restaura o tamanho original. Boto Minimizar. Clique neste boto para ocultar temporariamente uma janela, encolhendo-a em forma de um boto na barra de tarefas. Para abrir a janela novamente o usurio deve clicar no boto da janela na barra de tarefas. Atalho do teclado para minimizar: Pressione Alt + barra de espao, em seguida, N. Boto Maximizar. Clique neste boto para ampliar a janela para que ele preencha toda a tela, colocando suas bordas das fronteiras da tela. Quando a janela est maximizada, o boto maximizar transforma-se em um boto para restaurao (cone de dois retngulos), que voc pode clicar para retornar a janela ao tamanho anterior. Atalho do teclado: Pressione Alt + barra de espao, depois X. Voc tambm pode maximizar ou restaurar uma janela clicando duas vezes em sua barra de ttulo. Boto Fechar. Clique no boto X para fechar a janela. Atalho do teclado: Aperte Alt + F4. Barra de Menu. Clique em um ttulo de menu (como Arquivo ou Editar) para abrir um menu, revelando uma lista de comandos disponveis para o menu desta janela. Os atalhos de teclado: Pressione Alt + [letra sublinhada no menu], ou pressione F10 para ativar a barra de menu na janela ativa e em seguida, pressione a letra sublinhada. Barra de Ferramentas. Algumas janelas oferecem faixas de botes de atalho que substituem os comandos de menu. Barra de rolagem. Aparece no lado direito ou na parte inferior da janela se ela no grande o suficiente para mostrar todo o seu contedo (como descrito na caixa na parte inferior desta pgina). cone do Menu Controle. O cone ao lado do ttulo na verdade um menu que oferece comandos para dimensionar (tamanho), mover, minimizar, maximizar, restaurar e fechar a janela. Voc pode clicar duas vezes neste cone para fechar a janela. Limites da Janela (fronteira). Voc pode alterar o tamanho de uma janela, arrastando essas arestas. Posicione o ponteiro do mouse sobre qualquer fronteira at que o ponteiro se transforme em uma seta dupla. Em seguida, arraste para dentro ou para fora, para remodelar a janela. (No possvel, claro, redimensionar uma janela em tela cheia). Painel de Tarefas No lado esquerdo de cada janela do ambiente de trabalho um painel especial. A ideia por trs do painel de tarefas mostrar a lista de recursos aparentemente ocultos ou desconhecidos dos usurios. O contedo do

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

12/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

painel muda de acordo com o contedo e tipo da janela. O painel de tarefas dividido em blocos funcionais: as tarefas ficam na parte superior, os locais logo abaixo e os arquivos e informaes mais abaixo. Finalmente, na parte inferior de cada painel de tarefas uma rea Detalhes. Se voc clicar em um cone de arquivo, este painel mostra o seu tamanho, nome, tipo, data de modificao, e (se for uma imagem) dimenses. Se voc clicar em um cone de disco, voc capaz de ver a ocupao do espao e o total de espao do disco. Se voc selecionar vrios cones de uma vez, este painel mostra a soma de seus tamanhos, uma caracterstica importante no processo de gravao de CDs e DVDs, por exemplo. Dimensionamento, Movendo e Fechando Janelas Uma janela pode estar em trs estados distintos, em relao ocupao na tela: 1) Maximizada: significa que a janela preenche a tela. Suas bordas so coladas aos limites do monitor, e no possvel ver nada atrs dela. Ela se expande a esse tamanho quando ao se clicar no boto maximizar .

2) Minimizada: quando voc clica no boto minimizar de uma janela , a janela desaparece. Ela no foi realmente fechada, mas transformada em um boto da barra de tarefas, na parte inferior da tela. Voc pode restaurar (trazer de volta) a janela clicando neste boto da barra de tarefas (com o nome da janela). 3) Restaurada: a janela restaurada nem maximizada nem minimizada. Ela retorna ao ltimo tamanho antes de ser maximizada ou minimizada. Mover uma janela: Para mover uma janela basta arrastar a barra de ttulo. Fechar uma janela: Voc pode fechar uma janela em qualquer uma das seguintes maneiras: Clique no boto Fechar (o X, no canto superior direito). Pressione Alt + F4. D um duplo clique no cone de controle no canto superior esquerdo. Clique o cone de controle no canto superior esquerdo e em seguida, selecione Fechar no menu. Boto direito do mouse no boto da barra de tarefas da janela e, em seguida, escolha Fechar no menu de atalho. Feche o programa que voc est usando, faa logoff ou desligue o computador. Mas observe que fechando a janela tambm encerra a execuo do programa.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

13/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

Trabalhando com vrias Janelas O sistema permite trabalhar com vrias janelas abertas ao mesmo tempo. Ento possvel editar um texto enquanto l as mensagens de e-mail. Quando isto acontece, uma das janelas abertas a janela ativa, ou seja, aquela que est apta a receber os comandos, a interagir com o usurio. Esta janela fica frente das demais (em primeiro plano) e recebe os dados do teclado. importante salientar que mesmo uma janela sem o foco continua trabalhando. Uma impresso, por exemplo, no interrompida quando a janela perde o foco para outra. Dizemos neste caso, que a execuo est sendo feita em segundo plano. NOTA: Para ativar uma janela de segundo plano, clique em qualquer lugar dela. Se outras janelas esto cobrindo-a, clique em seu nome na barra de tarefas. Para alternar entre as janelas abertas, utilize as teclas ALT + TAB. Um pequeno painel aparece no centro da tela, preenchido com os cones de pastas e programas abertos, cada vez que pressionar Alt + Tab e segurar por um determinado tempo. Pressionando vrias vezes, sem soltar o ALT, percebe-se que a janela que receber o foco modificada em uma sequncia horria, enquanto pressionando Alt + Shift + Tab move o foco na sequncia contrria. Aps liberar as teclas, o foco vai para a janela em destaque. Barras de Ferramentas Cada janela desktop do Windows XP tem uma barra de ferramentas na parte superior (por padro). A barra de ferramentas simplesmente uma faixa de botes como Voltar, Avanar, Pesquisar e assim por diante.

So trs as barras de ferramentas bsicas. Botes padro, barra de endereos e Links.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

14/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

Os Botes da barra de ferramentas Padro Esta barra de ferramentas ajuda voc a navegar no seu desktop (ou Web). A verso desktop contm botes como estes:

Voltar, Avanar: na Web, estes botes permitem-lhe voltar ou avanar s pginas da Web que voc acabou de ver. No desktop, eles exibem o contedo de um disco ou pasta que voc acabou de ver. Acima: este boto, abreviao de "um nvel acima", mostra o contedo da pasta que est hierarquicamente acima da que est em foco. Pesquisa: Abre o painel de Pesquisa. Pastas: oculta ou mostra o painel de discos e pastas no lado esquerdo da janela. Modos de Exibio: abre um pequeno menu que enumera os pontos de vista diferentes para a janela: miniaturas, lado a lado, cones, lista e detalhes (estas opes tambm esto no menu exibir). Estes so apenas os botes padronizados pela Microsoft. possvel adicionar outros botes e frequentemente as aplicaes instalam novos botes aqui. A barra de tarefas A faixa onde est o boto iniciar, que normalmente aparece na parte inferior da tela a barra de tarefas. um dos elementos mais importantes da interface do Windows XP.

A barra de tarefas tem vrios segmentos, cada um dedicado a uma funo importante. Sua extremidade direita mostra o relgio e alguns programas
Prof. Alexandre Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 15/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

residentes (que ficam na memria do computador). Normalmente, estes cones dos programas residentes na rea de notificao indicam algum estado do sistema (estado da conexo, alimentao de energia, quantidade de bateria restante, acesso rpido a alguns programas, e assim por diante). A parte principal da barra de tarefas, ao centro, ajuda a manter as janelas abertas e os programas sob controle. A barra de tarefas pode ser personalizada, adicionando segmentos como a barra de idiomas (seleciona o idioma do teclado) e a barra de inicializao rpida (atalhos para aplicativos). A rea de Notificao No Windows XP, a Microsoft optou por um novo nome para a rea anteriormente conhecida como a bandeja (o grupo de cones minsculos na extremidade direita da barra de tarefas): a rea de notificao. A finalidade dar acesso rpido aos indicadores de status e menus pop-up que controlam diversas funes do sistema. Muitos instaladores de programas inserem seu prprio cone nesta rea: o software de fax, software antivrus, software de sincronizao de celular e palmtop, e assim por diante. Observao: Clicando duas vezes sobre o relgio, o sistema apresenta a janela de propriedades de data e hora. Nela o Windows mostra um calendrio e permite a configurao da data e hora do sistema. Muitos usurios utilizam este recurso para acessar um calendrio. possvel ver o calendrio de qualquer ms e ano, basta modificar os parmetros respectivos. Para no alterar a data, clique em cancelar. Fique atento: os cones na rea de notificao que no so usados com freqncia sero escondidos automaticamente depois de algumas semanas. O boto , do lado esquerdo da rea de notificao, simboliza que o sistema escondeu alguns cones desta rea. Quando uma janela aberta um boto aparece na barra de tarefas contendo o cone e o nome da aplicao. Isto permite trocar a janela ativa, por meio de um clique neste boto. O Windows agrupa nestes botes as vrias instncias da janela (mas permite mudar este comportamento) para facilitar o controle e reduzir a quantidade de botes
Prof. Alexandre Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 16/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

presentes na barra de tarefas. Clicando com o boto direito nestes botes de aplicativos presentes na barra de tarefas, o sistema mostra o mesmo menu para maximizar, minimizar, restaurar, mover, tamanho e fechar. Se existir mais de instncia da aplicao, aparecer a opo fechar grupo, que permite fechar todas as aplicaes agrupadas de uma s vez. Outra funcionalidade interessante da barra de tarefas a possibilidade de organizar as janelas da rea de trabalho. Para organizar todas as janelas visveis em um padro de sobreposio, clique com o boto direito em um espao em branco na barra de tarefas e escolha uma das opes da figura abaixo.

Cada uma das opes organiza as janelas de uma forma. Em cascata, coloca as janelas alinhadas pela barra de ttulo, uma barra aparecendo logo abaixo da outra (uma cascata de barras). Lado a lado coloca as janelas uma ao lado da outra, podendo ser na vertical ou na horizontal. A ltima opo minimiza todas as janelas (pode ser obtida tambm pelas teclas windows + m) A Barra de Inicializao Rpida Na extremidade esquerda da barra de tarefas, direita do boto Iniciar aparece a barra de inicializao rpida. Nas verses mais recentes do Windows XP, esta barra no aparece por padro. preciso modificar as configuraes da barra de tarefas para que ela aparea. Clique com o boto direito em uma rea livre da barra de tarefas e escolha o item propriedades. Na janela aberta, escolha a opo Mostrar a barra de inicializao rpida.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

17/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

Ateno: estamos acostumados com a barra de tarefas na parte inferior da tela. Mas possvel mudar esta posio, colocando a barra de tarefas em qualquer uma das bordas da tela. Basta clicar em uma rea livre da barra e arrast-la para a borda desejada. Organizando as Coisas Cada disco, pasta, arquivo, aplicao, impressora e computador em rede representado na tela por um cone. Para evitar a proliferao de cones na tela, gerando uma poluio visual, o Windows organiza os cones em pastas, coloca essas pastas dentro de outras pastas, e assim por diante. Diretrios x Pastas Antes do surgimento do Windows e em outros ambientes (como no Linux) as pastas eram e so chamadas de diretrios e as pastas dentro de outras pastas so os subdiretrios. As pastas do Windows XP O nvel superior, a raiz da hierarquia de pastas pasta Meu Computador. A partir desta pasta / janela, podemos acessar todos os discos e outros recursos do sistema.

Unidades de disco rgido. Estes cones, claro, representam os discos rgidos do seu PC. Dispositivos com armazenamento removvel. Aqui, o Windows est mostrando as unidades de disquetes, CD ou DVD, Pen drives, e assim por diante. Arquivos no computador. Esta categoria s aparece se o computador membro de um grupo de trabalho, no quando se parte de uma rede
Prof. Alexandre Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 18/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

baseada em domnio. Essas pastas, que possuem os nomes das pessoas com contas no computador, armazenam os links para todos os arquivos e as preferncias de cada pessoa. A Janela do Disco Local (C:)

Se voc clicar duas vezes no Disco Local (C:), ou seja, seu disco rgido principal e depois escolher a pasta do Windows ou a pasta Arquivos de Programas, ser apresentada a voc uma janela com uma mensagem de advertncia:

A preocupao do Windows remova ou modifique algum funcionamento do sistema. Mas contm um monte de coisas que

com a possibilidade de que o usurio arquivo importante para o correto a verdade que a unidade C: tambm no pertencem ao Windows, incluindo os

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

19/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

arquivos dos usurios. Por isso, existe a opo Mostrar o contedo desta pasta, para que o usurio possa utilizar a pasta, independentemente do aviso do sistema. Documents and Settings: nesta pasta que o Windows armazena os dados pessoais de configurao e arquivos particulares de cada usurio. Assim, possvel que vrias pessoas utilizem o mesmo sistema, mas que tenham configuraes diferentes. Os usurios podem escolher temas diferentes, padres de cores, favoritos para pginas da Internet e outras definies de preferncias. No entanto, um dos usurios ser o usurio principal administrador e ter acesso irrestrito aos arquivos e pastas do sistema, inclusive dos demais usurios. Arquivos de Programas: esta pasta , por padro, a que contm todos os aplicativos instalados no sistema, como Word, Excel, Internet Explorer, jogos, etc. Quando um programa instalado, geralmente ele pergunta o local de instalao e mostra esta pasta como padro. Se o usurio desejar, poder modificar o local de instalao neste momento. Pasta Windows: Esta mais uma das pastas que a Microsoft deseja que seus clientes ignorem. Ela contm os milhares de arquivos que fazem do Windows. Pasta pessoal: dentro da pasta Documents and Settings pode ser encontrada uma pasta com o nome do usurio. Nesta pasta o Windows armazena as preferncias do usurio, documentos, fotos e msica, favoritos da Web e outros arquivos. Em geral, os usurios no precisam acessar esta pasta, mas importante saber que nesta pasta esto as configuraes pessoais de cada conta do Windows, incluindo as configuraes comuns a todos os usurios (pasta All Users). Os cones no Desktop da pasta All Users ou nas demais subpastas de All Users aparecero para todos os usurios do sistema. Copiar e mover pastas e arquivos Windows XP oferece duas diferentes tcnicas de transferncia de arquivos e pastas de um lugar para outro: arrastando-os e usando os comandos Copiar e Colar. Qualquer que for o mtodo escolhido, preciso, primeiramente visualizar os itens a serem copiados e selecion-los. Selecionar (realar) cones: para destacar (ou seja, selecionar) um cone, basta clicar nele uma vez. Mas no preciso mover, copiar ou apagar um cone de cada vez. possvel selecionar vrios cones mantendo a tecla

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

20/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

[Ctrl] pressionada enquanto seleciona os cones. Para selecionar todos os cones de uma pasta clique [Ctrl] + A ou use a opo Editar Selecionar tudo. O mesmo resultado pode ser obtido com o mouse, clicando em uma rea sem cones e arrastando o mouse. O quadro formado por este processo selecionar todos os itens que estivem dentro dele. E tem mais uma opo: selecione o primeiro item e o ltimo (mantendo a tecla [shift] pressionada). Isto selecionar os cones que estiverem entre os dois extremos. Para incluir ou excluir um cone aos j selecionados, mantenha a tecla [Ctrl] pressionada enquanto clica uma vez sobre o cone. Aps a seleo dos itens, o que se faz com um feito com todos. Ento, arrastar um cone da seleo para a lixeira, excluir todos os itens selecionados. Da mesma forma, arrastar para uma outra unidade far uma cpia de todos os itens. Mas observe que arrastar para uma outra pasta na mesma unidade mover os itens (no ser cpia). Se quiser obrigar a operao a ser uma cpia quando arrasta para um destino na mesma pasta, mantenha a tecla [Ctrl] pressionada.

Resumo: Arrastar para outra pasta no mesmo disco MOVE o arquivo ou pasta. Arrastando a partir de um disco para outro COPIA a pasta ou arquivo. Pressionando a tecla Ctrl pressionada enquanto arrasta para outra pasta no mesmo disco copia o cone. (Se voc fizer isso na mesma janela, o Windows cria uma cpia do arquivo com o nome "Cpia do [arquivo].") Pressionando Shift enquanto arrasta a partir de um disco para outro move o arquivo ou pasta. Pressionando Alt enquanto arrasta um cone cria um atalho dele.

Dica: as operaes acima podem ser obtidas pelo uso do boto direito do mouse. Quando arrastamos os itens selecionados com o boto direito, ao soltar no destino um menu apresentado permitindo escolher o que se quer fazer com os cones.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

21/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

Os cones de atalho Um atalho um link para um arquivo, pasta, disco ou programa. No uma cpia do cone, mas outro objeto que possui uma propriedade especial indicando qual o objeto de fato. Quando o atalho recebe um clique duplo, a pasta original, de disco, programa ou documento acionado. Alm disso, uma tecla de atalho pode ser associada ao cone de atalho para encurtar caminhos. Um atalho possui uma seta curva em sua base inferior. Isto o diferencia visualmente do objeto que ele referencia. No confunda o termo atalho, que se refere a um desses cones, com menu de atalho, o menu sensvel ao contexto que aparece quando voc usa o clique direito do mouse. O menu de atalho no tem relao com o recurso de cones de atalho. Talvez seja por isso que s vezes o menu de atalho chamado de menu de contexto. PAINEL DE CONTROLE A janela Painel de Controle (Iniciar Painel de controle) contm as ferramentas para a configurao de Hardware e Software do sistema. Ele um programa que permite ao usurio personalizar a aparncia do Windows, instalar e remover programas, instalar ou remover hardware, dentre vrias outras opes. Este Painel pode ser apresentado de duas formas distintas, mas com o mesmo objetivo. o visualizao por categoria, que exibe os itens agrupados de acordo com sua utilidade;

o visualizao clssica, que exibe todos os itens separadamente, conforme ilustrado na figura a seguir.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

22/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

Painel de controle do Windows XP em modo de visualizao clssica Alguns dos itens do Painel de controle so auto-explicativos, dispensando comentrios adicionais, como os itens Mouse ou Teclado, por exemplo. Os principais itens que esto disponveis no Painel de controle esto relacionados a seguir. Adicionar ou remover hardware: permite a instalao de novo hardware no computador ou remover um existente. Essa opo perde utilidade quando utilizamos hardwares compatveis com Plug and Play (um conjunto de especificaes desenvolvidas pela Intel que permite ao sistema detectar e configurar automaticamente um hardware e instalar os drivers necessrios ao funcionamento do dispositivo). Adicionar ou remover programas: permite instalar novos programas, bem como realizar a desinstalao de programas. Em Adicionar ou remover programas tambm disponibilizado um atalho para Adicionar/Remover componentes do Windows. a partir desse atalho que, por exemplo, podemos desinstalar o jogo Pacincia do Windows. Atualizaes automticas: permite gerenciar a instalao de novas atualizaes de segurana no computador. Central de segurana: gerencia o funcionamento de trs programas de grande importncia para a segurana do Windows (firewall, atualizaes automticas e proteo contra vrus). Quando um deles

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

23/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

no est funcionando corretamente ou no est instalado, a Central de Segurana ir alertar ao usurio. No exemplo exibido na figura seguinte, a Central de Segurana exibe alerta sobre a desatualizao do programa antivrus. A Central de Segurana acessada a partir do Painel de Controle do Windows e tambm aberta automaticamente em caso de clicarmos em alguma mensagem exibida por ela na rea de notificao.

Firewall do Windows: permite realizar configuraes no firewall. Barra de tarefas e menu Iniciar: um clique duplo nessa opo abre a mesma janela que aberta quando clicamos a Barra de tarefas com o boto direito do mouse e selecionamos "Propriedades". importante, em se tratando de provas de concursos pblicos, que conheamos maneiras diferentes de se chegar ao mesmo lugar. Conexes de rede: abre janela do Windows Explorer com a lista das conexes de rede presentes no micro. Configuraes da rede: abre assistente para auxiliar na instalao e configurao de uma rede. Contas de usurio: abre janela com opes para incluso e excluso de usurios, bem como para modificao da forma de logon no sistema. O Windows XP permite basicamente duas opes:

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

24/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

Usar tela de boas-vindas: a opo menos segura de login, pois no exige que o usurio saiba o nome da conta de usurio, somente a senha, caso exista uma. Quando no selecionada essa opo, o usurio deve obrigatoriamente digitar um nome de usurio para acessar o Windows. Usar a troca rpida de usurios: com essa opo selecionada, o Windows permite que um outro usurio faa login no sistema sem que o usurio atual faa o logoff. Nesse caso, o usurio anterior pode retornar posteriormente com todos os aplicativos da forma como estavam antes.

Data e hora: abre a mesma janela que aberta quando clicamos duplamente no relgio do Windows, que fica na rea de notificao. Permite ajustes de hora, data, fuso horrio. H tambm um recurso de atualizao do relgio baseado na internet. Ferramentas administrativas: abre janela com atalhos para configuraes avanadas do Windows, como fontes de dados ODBC, servios e eventos. Impressoras e fax: exibe as impressoras e impressoras de fax instaladas. Permite instalar, remover ou alterar a configurao das impressoras instaladas e enviar fax. Opes da internet: abre a mesma janela que aberta quando selecionamos, no Internet Explorer, o menu Ferramentas -> Opes da Internet. Na verdade, a janela aberta pelo Painel de controle se chama Propriedades de internet enquanto que a aberta pelo Internet Explorer se chama Opes da internet. Na prtica, o que for alterado em uma vai se refletir na outra. Opes de acessibilidade: gerencia recursos do sistema que auxiliam pessoas portadoras de necessidades especiais. Um exemplo desses recursos o sinalizador de som, que faz com que o Windows envie um sinal visual sempre que o sistema emitir algum som.
www.estrategiaconcursos.com.br 25/63

Prof. Alexandre Lnin

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

Opes de pasta: abre a mesma janela que aberta quando, a partir do Windows Explorer, selecionamos o menu Ferramentas -> Opes de pasta. Opes regionais e de idioma: altera o formato de hora, data, moeda, formato de nmeros etc., de acordo com o pas selecionado. Opes de energia: define configuraes de economia de energia para o computador. Sistema: abre a janela de propriedades do sistema. A mesma janela aberta ao se clicar com o boto direito do mouse em Meu Computador. Vdeo: abre a mesma janela que aberta quando clicamos com o boto direito do mouse em uma rea vazia da rea de trabalho e selecionamos Propriedades. Nessa janela podemos configurar a aparncia da rea de trabalho e a proteo de tela. Na aba Configuraes, h opes relacionadas ao monitor e placa de vdeo, como escolha de resoluo da tela e opes de taxa de atualizao vertical.

A seguir uma lista das opes o Painel de Controle, associadas ao cone apresentado na janela correspondente. Adicionar Hardware: permite detectar e configurar dispositivos conectados ao seu computador, como impressoras, discos rgidos externos, placas de vdeo, adaptadores de rede, teclado e mouse. Adicionar ou remover programas: Esta opo permite que voc adicione um novo programa, altere ou remova um programa instalado no sistema. Atualizaes automticas: Essa ferramenta utilizada para configurar a forma de atualizao do Windows. Barra de tarefas e menu Iniciar: Lembra da janela para configurar a barra de ferramentas? Ento, ela pode ser acessada a partir deste cone. Central de Segurana: Mostra os dados bsicos da segurana do sistema e permite realizar configuraes avanadas.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

26/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

Conexes de Rede: Permite a definio das configuraes para acessar recursos de rede locais ou acessos remotos. Configurao de Rede: Configurao da Rede Local, Firewall, conexo remota, etc. Configurao de Rede sem Fio: Assistente para a configurao de rede sem fio. Contas de Usurio: Com as contas de usurio, possvel personalizar a aparncia do Windows e da rea de trabalho para cada usurio do computador. Data e hora: Ajuste a data e a hora do seu computador Fala: Configura dispositivo de fala do computador Ferramentas Administrativas: Diversas ferramentas administrativas so disponibilizadas aqui, como configuraes de desempenho, diretivas de segurana e acesso aos servios internos. Firewall do Windows: Configuraes do Firewall do Windows para aumentar a segurana do computador. Fontes: Fontes instaladas no sistema. Impressoras e aparelhos de fax: Configuraes de impressoras e outros aparelhos relacionados. Mouse: Configurao do mouse no computador. Por exemplo, modificar a sensibilidade, a velocidade do clique e inverter os botes. Opes da Internet: Em Opes da Internet, voc poder configurar o programa Internet Explorer. Opes de Acessibilidade: Configuraes especiais para pessoas com necessidades especiais.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

27/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

Opes de Energia: permite configurar os detalhes do consumo de energia. Opes de Pasta: Essa ferramenta serve para voc alterar a forma em que as pastas so exibidas no computador. Opes de Telefone e Modem: Essa ferramenta serve para voc configurar a placa de Fax-Modem, Opes Regionais e de Idioma: Configura idioma do Teclado, Moeda e fuso horrio Propriedades de Vdeo: Permite alterar resolues e proteo de tela... entre outras funes. Scanners e Cmeras: Permite scanners e cmeras digitais. instalar e remover

Sistema: Exibe informaes de hardware instalado. Sons e dispositivos de udio: Altera sistemas de som do computador. Tarefas Agendadas: Permite executar automaticamente qualquer tarefa no computador. Teclado: Permite a configurao do teclado, velocidade, padro de teclas.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

28/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

2. QUESTES COMENTADAS Em relao ao Windows Explorer, do Windows XP, julgue as 5 assertivas seguintes: 1. (FCC/Analista Judicirio - rea Administrativa/TRE-RN/2011) (A) No lado esquerdo, logo abaixo da Barra de Menu, aparecem as unidades dos drives existentes, sendo os mais comuns simbolizados por letras. Comentrios No painel do lado esquerdo (Painel de Pastas) da janela so exibidas as unidades de discos e a estrutura de pasta e subpastas. A banca s errou ao afirmar que as unidades dos drives existentes ficam LOGO abaixo da barra de Menus, na verdade esto LOGO abaixo da barra de Endereo, no entanto, a questo foi considerada correta pela FCC.

Figura. Tela do Windows Explorer GABARITO: item correto.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

29/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

2. (FCC/Analista Judicirio - rea Administrativa/TRE-RN/2011) (B) direita da tela, uma rea de apresentao de informaes exibe o contedo da pasta selecionada na poro esquerda da tela. Comentrios Quando selecionamos uma pasta no lado esquerdo (Painel de Pastas), uma rea de apresentao de informaes (Painel de Contedo) exibir o contedo da pasta selecionada. GABARITO: item correto. 3. (FCC/Analista Judicirio - rea Administrativa/TRE-RN/2011) (C) Tela de trabalho pode ser dividida em trs partes, sendo que a estrutura de pastas e sub-pastas do sistema so exibidas na poro esquerda da tela. Comentrios A tela de trabalho do Windows Explorer pode ser dividida em trs partes. So elas: A primeira parte (parte superior) contm quatro componentes, assim discriminados: (i) Barra de Ttulo, (ii) Barra de Menu, (iii) Barra de Ferramentas e (iv) Endereo. A segunda parte se encontra na poro esquerda da tela, apresentando a estrutura de pastas e sub-pastas do sistema (rvore de Diretrios). direita da tela, uma rea de apresentao de informaes exibe o contedo da pasta selecionada na poro esquerda da tela. H ainda a possibilidade de apresentao de informaes adicionais (nmero de arquivos, tamanho em bytes de um arquivo ou uma srie de arquivos) na poro inferior da tela, na Barra de Status. Gabarito: item correto. 4. (FCC/Analista Judicirio - rea Administrativa/TRE-RN/2011) (D) Os botes Voltar, Avanar e Acima, presentes na Barra de Ttulo, permitem a navegao entre as diversas pastas criadas no sistema. Comentrios Os botes Voltar, Avanar e Acima, do Windows Explorer, esto presentes na Barra de Ferramentas, e permitem "navegar" entre as diversas pastas criadas no sistema. GABARITO: item errado.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

30/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

5. (FCC/Analista Judicirio - rea Administrativa/TRE-RN/2011) (E) Barra de Ttulo, Barra de Menu e Barra de Ferramentas esto localizadas na rea superior da janela. Comentrios A parte superior da janela do Windows Explorer contm quatro componentes, que so: (i) Barra de Ttulo, (ii) Barra de Menu, (iii) Barra de Ferramentas e (iv) Endereo. GABARITO: item correto. 6. (FCC/Escriturrio Banco do Brasil/2010) Um estagirio apagou acidentalmente um importante relatrio que seu chefe vinha preparando h duas semanas. Um colega de trabalho informou-lhe que os seguintes itens no so armazenados na Lixeira do Windows e, portanto, no podem ser restaurados: I. Itens excludos de locais da rede. II. Itens excludos de mdia removvel (como disquetes de 3,5 polegadas). III. Itens maiores do que a capacidade de armazenamento da Lixeira. IV. Itens excludos h mais de quinze dias. V. Itens ocultos e arquivos do sistema. NO podem ser recuperados utilizando-se o procedimento <Restaurar> da Lixeira do Windows APENAS os itens (A) I e II. (B) I, II e III. (C) I, III e V. (D) II, III, IV e V. (E) III e V. Comentrios Muita ateno aqui!!! S vo para a lixeira os arquivos que estiverem em discos rgidos locais do computador. Arquivos em unidades removveis, como pen drives, disquetes, ou em discos em rede so excludos definitivamente. Quanto aos itens maiores que a capacidade de armazenamento da lixeira, bvio que ela no os reter, pois no tem capacidade de armazenamento suficiente para ret-los. GABARITO: letra B.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

31/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

7. (FCC/Agente Tcnico Legislativo Direito Assemblia Legislativa SP/2010) No Windows XP, se um arquivo for arrastado pelo mouse, pressionando-se simultaneamente a tecla SHIFT, ser (A) criado na pasta de destino um atalho para o arquivo, se as pastas de origem e destino estiverem na mesma unidade ou se estiverem em unidades diferentes. (B) criado na pasta de destino um atalho para o arquivo, se as pastas de origem e destino estiverem apenas em unidades diferentes. (C) copiado o arquivo na pasta de destino, se as pastas de origem e destino estiverem na mesma unidade ou se estiverem em unidades diferentes. (D) copiado o arquivo na pasta de destino, se as pastas de origem e destino estiverem apenas em unidades diferentes. (E) movido o arquivo para a pasta de destino, se as pastas de origem e destino estiverem na mesma unidade ou se estiverem em unidades diferentes. Comentrios Ao se arrastar um arquivo pelo mouse entre pastas do mesmo diretrio, no Windows XP, este arquivo MOVIDO, e arrastando para outro diretrio (como do disco rgido para um pen drive) feita uma cpia do arquivo, mantendo o arquivo de origem. No entanto, quando este procedimento realizado com a tecla SHIFT pressionada, de qualquer forma o arquivo MOVIDO, mesmo que em diretrios distintos. GABARITO: letra E. 8. (FCC/2010/TRE-AL/Analista Judicirio) Todas as janelas abertas e exibidas pelo Windows XP podem ser organizadas, em cascata ou lado a lado, clicando-se com o boto direito do mouse a partir: a) do menu Arquivo; b) do menu Exibir; c) da rea de trabalho; d) da Barra de tarefas; e) da Barra de ferramentas. Comentrios Para organizar todas as janelas que esto abertas no computador, basta clicar com o boto direito do mouse na barra de tarefas e selecionar o modo de organizao desejado (cascata, lado a lado horizontalmente, lado a lado verticalmente). GABARITO: letra D.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

32/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

9. (FCC/2009/Ministrio Pblico/Tcnico) A resoluo da tela do Windows XP pode ser modificada na aba: a) Aparncia da janela Propriedades do sistema; b) rea de trabalho da janela Propriedades de vdeo; c) Aparncia da janela Propriedades de vdeo; d) Configuraes da janela Propriedades de vdeo; e) Configuraes da janela Propriedades do sistema. Comentrios

Ao clicarmos na opo da janela do Painel de Controle, aberta a mesma janela que nos disponibilizada quando clicamos o boto direito do mouse em uma rea vazia da rea de trabalho e selecionamos a opo Propriedades.

Janela Propriedades de Vdeo Nessa janela, pode-se configurar a aparncia da rea de trabalho e a proteo de tela. Na aba Configuraes, h opes relacionadas ao monitor e placa de vdeo, como escolha de resoluo da tela e opes de taxa de atualizao vertical. Nesse ponto, merece destaque a relao entre a resoluo escolhida pelo usurio e o tamanho dos elementos na tela. Dizemos que alteramos a resoluo de uma tela quando modificamos a quantidade de pontos que a formam. Por exemplo, a maioria dos usurios que utiliza monitores de 15 polegadas opta pela resoluo de 800 x 600 pixels no Windows. Isso significa que sero exibidas, no monitor, 800 colunas e 600 linhas para a formao da imagem visualizada. Aumentar a resoluo da tela significa fazer com que o monitor exiba mais linhas e colunas na mesma tela. Como passamos a ter mais linhas e colunas em uma tela que no teve suas dimenses

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

33/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

alteradas, o tamanho dos itens mostrados na rea de trabalho fica menor. Por conseguinte, a rea disponvel na rea de trabalho aumenta, ou seja, conseguimos visualizar mais itens. Em sntese, com uma resoluo mais alta, os elementos da rea de trabalho ficam menores, e, por isso, mais deles so comportados pela tela. Ao contrrio, com uma resoluo mais baixa, os elementos da rea de trabalho ficam maiores, ocupando mais espao da tela. Nesse caso, utilizando uma resoluo mais baixa, teremos menos elementos na tela. GABARITO: letra D. 10. (FCC/2009/Ministrio Pblico/Analista) Cada componente do caminho E:\ARQUIVOS\ALIMENTOS\RAIZES.DOC corresponde, respectivamente, a: a) diretrio-raiz, pasta, subpasta, extenso do arquivo e nome do arquivo; b) extenso do arquivo, nome do arquivo, pasta, subpasta e diretrioraiz; c) extenso do arquivo, pasta, subpasta, nome do arquivo e diretrioraiz; d) diretrio-raiz, nome do arquivo, pasta, subpasta e extenso do arquivo; e) diretrio-raiz, pasta, subpasta, nome do arquivo e extenso do arquivo. Comentrios Para representar endereos de arquivos que esto localizados dentro do computador, podemos usar a seguinte representao: Unidade:\Pasta\Pasta-Alvo Como exemplos: D:\Pasta\Portugues A:\Casa\Quarto\Armario\Gaveta1 C:\Casa\Quarto\Armario No contexto apresentado nesta questo, E significa o diretrio-raiz; ARQUIVOS a pasta (diretrio) em que o arquivo est localizado; ALIMENTOS corresponde a uma subpasta; e, finalmente, RAIZES o nome do arquivo, que possui a extenso .DOC. GABARITO: letra E.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

34/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

11. (FCC/2006/TRT-4. Regio/Analista Judicirio) No Windows XP: a) totalmente possvel compartilhar uma pasta com os usurios de um nico computador ou at mesmo de uma rede; b) no possvel a ativao do compartilhamento de impressoras por meio do Assistente de configurao de rede; c) no permitido o compartilhamento de pastas, mas sim a rplica de arquivos em cada computador da rede; d) somente possvel habilitar aos usurios de uma rede a consulta aos arquivos de uma pasta compartilhada; e) totalmente possvel compartilhar uma pasta com os usurios de um mesmo computador, mas no com os de uma rede. Comentrios Item A. No sistema operacional Windows, possvel compartilhar uma pasta entre os usurios de um nico computador e entre usurios de uma rede. Item Certo. Item B. O compartilhamento de impressoras possvel de ser feito por meio da opo mencionada neste item. Item errado. Item C. O compartilhamento de pastas totalmente permitido! Item errado. Item D. Pode-se liberar at mesmo o acesso completo aos arquivos de uma pasta compartilhada, com direito realizao de modificaes no arquivo tambm. Item errado. Item E. A pasta pode ser compartilhada com os usurios de uma rede. Item errado. Isso torna verdadeira a letra A. GABARITO: letra A. 12. (FCC/2003/TRE-AC/Tcnico) Para copiar um Arquivo no Windows Explorer, clique no arquivo que deseja copiar e clique em: a) Editar Recortar. Em seguida clique em Editar Copiar, estando na pasta ou disco para onde se deseja copiar o arquivo. b) Editar Copiar. Em seguida clique em Editar Recortar, estando na pasta ou disco para onde se deseja copiar o arquivo. c) Editar Recortar. Em seguida clique em Editar Recortar, estando na pasta ou disco para onde se deseja copiar o arquivo. d) Editar Copiar. Em seguida clique em Editar Colar, estando na pasta ou disco para onde se deseja copiar o arquivo.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

35/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

e) Editar Recortar. Em seguida clique em Editar Colar, estando na pasta ou disco para onde se deseja copiar o arquivo. Comentrios Esta questo tenta nos confundir com os conceitos de copiar, recortar e colar um arquivo. Vamos s dicas sobre operaes de movimentao de arquivos: Para copiar um arquivo ou pasta para um local diferente, que a proposta do enunciado desta questo, necessitamos copi-lo e depois col-lo no local de destino. Ao realizar a cpia de um arquivo, estamos pedindo ao Windows que, se houver operaes de colagem posteriores, ele produza um nmero de cpias igual quantidade de colagens que forem feitas. Copiar e colar um arquivo faz com que o Windows produza, de fato, novas cpias do arquivo no disco rgido! Vamos aos passos detalhados para realizar essa atividade: 1. Clique na pasta ou no arquivo que voc deseja copiar. 2. No menu Editar, clique em Copiar (CTRL + C). O arquivo ir para a rea de transferncia. 3. Abra a pasta para onde deseja mover a cpia do arquivo ou da pasta. 4. No menu Editar, clique em Colar (CTRL + V). Uma alternativa: arrastar o arquivo para o local de destino, segurando a tecla CTRL. Para mover um arquivo ou pasta para um local diferente: 1. Clique na pasta ou no arquivo que voc deseja mover. 2. No menu Editar, clique em recortar (CTRL + X). O arquivo ir para a rea de transferncia. 3. Abra a pasta para onde deseja mover o arquivo ou a pasta. 4. No menu Editar, clique em Colar (CTRL + V). Uma alternativa: arrastar o arquivo para o local de destino, segurando a tecla SHIFT. Recortar um arquivo sinaliza para o Windows que, se houver uma operao de colagem posterior, ele deve mover o arquivo de local. Em outras palavras, recortar um arquivo no nos permite que o colemos vrias vezes em pastas diferentes. Aps recort-lo, s podemos fazer a colagem uma nica vez. Recortar e colar um arquivo faz com que o Windows simplesmente altere a informao sobre sua localizao. Por outro lado, tanto copiar quanto recortar um arquivo no produz nenhum efeito prtico se no houver colagem posterior. A resposta questo a alternativa D! GABARITO: letra D.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

36/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

13. (FCC/2006/Agente da Polcia Civil/MA) No Windows Explorer, utilizando-se o mouse em sua configurao-padro e mantendo-se o seu boto esquerdo pressionado, correto afirmar que, ao se arrastar um arquivo do: a) drive de disquete (drive A) para o winchester (drive C), est se executando a funo de copiar; b) winchester (drive C) para o drive de disquete (drive A), est se executando as funes de recortar e colar; c) winchester (drive C) para o drive de disquete (drive A), est se executando as funes de copiar e colar; d) drive de disquete (drive A) para o winchester (drive C), est se executando a funo de recortar; e) drive onde se encontra para outro drive, o Windows apresenta uma lista de opes para se efetuar a escolha desejada. Comentrios Esse um formato de questo comum na FCC, na qual se pede que seja marcada a alternativa cuja sequncia proposta vai produzir o resultado esperado. Nesse formato, nossa principal preocupao deve ser a de no se deixar confundir com a similaridade das alternativas. No incomum o concursando que conhece a sequncia correta, mas, na pressa, acaba por marcar uma alternativa incorreta. Se arrastarmos um arquivo sem segurar nenhuma tecla, teremos as seguintes possibilidades: o Mover, se a origem e o destino estiverem na mesma unidade de disco. o Copiar, se a origem e o destino estiverem em unidades diferentes. Na questo, ao se arrastar o arquivo do drive C para o drive A (unidades distintas!), o arquivo ser copiado, e no movido. Portanto, teremos as aes de copiar e colar! A resposta questo a alternativa C! GABARITO: letra C. 14. (FCC/2006/TRT-4. Regio/Tcnico Judicirio) Para duas unidades C e D de discos rgidos (HD), instaladas num mesmo computador: a) so designados, respectivamente, dois diretrios-raiz A: e B; b) no so designados diretrios-raiz; c) designado um nico diretrio-raiz C; d) designado um nico diretrio-raiz A; e) so designados, respectivamente, dois diretrios-raiz C: e D.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

37/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

Comentrios Com relao ao ambiente Windows, diretrio-raiz o diretrio-base de qualquer unidade de disco. Portanto, cada unidade de armazenamento (disco rgido, CD, DVD, pen drive, disquete) tem um diretrio-raiz, conhecido pelo nome da prpria unidade (C: e D: no caso do exemplo acima). A resposta questo a alternativa E. GABARITO: letra E. 15. (FCC/2010/TRE-AL/Analista Judicirio) No se trata de um dispositivo reconhecido pelo sistema operacional para compartilhar uma pasta contendo arquivos que possam ser acessados a partir de outros computadores: a) memria RAM; b) memria flash USB; c) disco rgido; d) DVD-ROM; e) disquete. Comentrios Bem simples... Como dica, para resolver essa questo, basta pensar qual dos dispositivos mencionados no uma memria auxiliar capaz de comportar pastas. A resposta, portanto, memria RAM (Random Access Memory)! A RAM considerada um dispositivo de armazenamento temporrio para leitura e escrita de dados. Os demais itens reportados na questo so considerados memria secundria (auxiliar), e, como permitem um armazenamento de dados e programas por tempo indefinido, possvel utiliz-los para compartilhar uma pasta com arquivos de forma que possa ser acessada de outros computadores. GABARITO: letra A. 16. (FCC/2010/Governo do Estado de Rondnia/Auditor Fiscal de Tributos Estaduais) No Windows, esto disponveis no menu Ferramentas do Meu computador apenas as Opes de pasta: a) Mapear unidade de rede e Tipos de arquivo; b) Modo de exibio e Geral; c) Modo de exibio, Tipos de arquivo e Sincronizar; d) Geral e Tipos de arquivo; e) Geral, Modo de exibio e Tipos de arquivo. Comentrios Ao selecionar, no menu Ferramentas, o item Opes de pasta, exibida a tela seguinte, na qual possvel especificar como as pastas iro funcionar e como o contedo ser exibido.
Prof. Alexandre Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 38/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

As opes de pasta disponveis, conforme ilustrado nessa tela, so: Geral, Modo de exibio, Tipos de arquivo e Arquivos off-line. Algumas aes possveis que podem ser configuradas na janela Opes de pasta: indicar que as pastas exibam hyperlinks para tarefas comuns, outros locais de armazenamento e informaes detalhadas de arquivo; escolher abrir itens com um ou dois cliques; alterar o programa que abre um tipo de arquivo; alterar os itens que so exibidos na rea de trabalho. GABARITO: letra E. 17. (FCC/2009/Ministrio Pblico/Tcnico) O Windows XP abrir diretamente um programa, pasta, documento ou site da Internet, se tiver, por meio do boto Iniciar, digitado o nome do recurso desejado na caixa: a) Ajuda e suporte; b) Pesquisar; c) Executar; d) Conectar; e) Painel de controle. Comentrios A opo correta Iniciar -> Executar.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

39/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

Ao clicar em Executar, aberta uma pequena janela na qual podemos digitar comandos para abrir pastas, programas ou mesmo endereos da Internet. Essa janela tambm pode ser aberta com as teclas Windows + R (R de Run executar). Por exemplo, ao digitarmos c:\windows e clicarmos em OK, o Windows abre a pasta c:\windows. Digitando www.blogolenin.blogspot.com, o Windows abre o navegador diretamente no meu blog.

GABARITO: letra C. 18. (FCC/2006/TRT-4. Regio/Analista Judicirio) No Windows XP, em sua configurao padro e original, uma operao NO possvel entre as opes regionais a personalizao do: a) smbolo de agrupamento de dgitos; b) formato de moeda positivo; c) smbolo decimal; d) formato de nmero negativo; e) smbolo de sinal positivo. Comentrios Na janela do item Opes Regionais e de Idioma do Windows XP pode-se escolher o smbolo de agrupamento de dgitos (no nosso caso, o .), o smbolo das decimais (a vrgula) e os formatos dos nmeros em diversos tipos (moeda, data, negativo, entre outros). No entanto, como no se colocam sinais para indicar que um nmero positivo, o item E a resposta dessa questo! GABARITO: letra E.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

40/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

19. (FCC/2005/CEAL/Advogado) Com relao aos sistemas operacionais Windows 98 e 2000 (obs: vale para o XP), considere: I. quando uma pasta compartilhada apresenta a figura de uma mo abaixo do seu cone-padro, significa que aquela pasta est travada para uso somente pelo seu proprietrio; II. ao utilizarmos o mouse para arrastar um arquivo de uma pasta para outra, dentro do mesmo drive de disco, executamos as funes copiar e colar, sucessivamente; III. para apagar um arquivo, sem que ele seja encaminhado para a lixeira do Windows, deve-se selecion-lo e, em seguida, pressionar as teclas SHIFT + DEL. correto o que consta APENAS em: a) I; b) II; c) III; d) I e II; e) II e III. Comentrios Item I. A mo logo abaixo do cone indica que o objeto est sendo compartilhado (podendo ser utilizado por vrios usurios). Item errado. Item II. Dentro de uma mesma unidade (volume), a operao de arrastar um objeto de uma pasta para outra faz com que seja movido para a pasta de destino. Nesse caso, portanto, as funes executadas sucessivamente so de recortar e colar. Item errado. Item III. Qualquer operao de excluso, executada com a tecla SHIFT pressionada, faz com que o objeto seja excludo definitivamente, sem que seja enviado para a lixeira. Item certo. GABARITO: letra C. 20. (FCC/2005/CEAL/Assistente Comercial) No que se refere ao sistema operacional Windows 98 e 2000 (obs: vale para o Windows XP), considere: I. O Windows Explorer uma ferramenta de sistema que permite a visualizao da rvore de diretrios (pastas) e respectivos arquivos existentes no ambiente operacional. II. Grande parte das operaes efetuadas pelo mouse tambm podem ser feitas atravs de teclas de atalho com o auxlio, principalmente, das teclas CTRL, ALT e SHIFT.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

41/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

III. Com a ferramenta Propriedades de vdeo possvel configurar as cores da janela, o papel de parede e o protetor de telas. correto o que consta em: a) I, II e III; b) I e II, apenas; c) I, apenas; d) II e III, apenas; e) III, apenas. Comentrios Item I. Windows Explorer: o programa gerenciador de arquivos que acompanha o Windows. Com ele, possvel: criar, renomear, excluir, mover e copiar pastas e arquivos; compartilhar pastas e unidades; formatar unidades. Por meio do Painel de Pastas do Windows Explorer, o usurio pode visualizar as pastas que integram suas unidades. Item Certo. Item II. As teclas CTRL, ALT e SHIFT so muito utilizadas como atalhos do teclado, permitindo, na grande maioria das vezes, a execuo de tarefas gastando-se menos tempo do que pelo mouse. Item Certo. A seguir, alguns exemplos de importantes atalhos genricos do Windows: Atalho CTRL + CTRL + CTRL + CTRL + CTRL + CTRL + CTRL + CTRL + Funo Desfazer a ltima ao Recortar Copiar Colar Selecionar tudo (All) Salvar Localizar (Find) Abrir o menu Iniciar

Z X C V A S F ESC

Item III. Por meio da ferramenta Propriedades de Vdeo possvel configurar as cores da janela, o papel de parede, o protetor de telas, bem como a resoluo do vdeo. Item certo. GABARITO: letra A. 21. (FCC/2005/TRT-PB/Tcnico Programador) No Windows XP, ao pressionar simultaneamente as teclas Ctrl + Alt + Delete, ser exibida a janela: a) Bloquear o computador; b) Desligar o computador;
Prof. Alexandre Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 42/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

c) Propriedades do sistema; d) Propriedades de vdeo; e) Gerenciador de tarefas do Windows. Comentrios Ao pressionar simultaneamente as teclas CTRL + ALT + Delete o Windows abrir a janela Gerenciador de Tarefas do Windows. GABARITO: letra E. 22. (FCC/2005/CEAL/Assistente Comercial) No Windows 2000, a janela Meus documentos foi aberta e exibiu, entre outros objetos, duas pastas de arquivos nomeadas Documentos Originais e Cpias de Documentos. Ao se pretender copiar o arquivo Documento1, existente na pasta Documentos Originais, para a pasta Cpias de Documentos, optou-se por faz-lo utilizando a barra de menus, localizada no topo da janela. A sequncia correta de aes, para que a cpia mencionada seja bem-sucedida, : Selecionar o arquivo Documento1, clicar no menu: a) Arquivo e em seguida no item Copiar; abrir a pasta Cpias de Documentos, clicar no menu Arquivo e em seguida no item Colar; b) Editar e em seguida no item Recortar; abrir a pasta Cpias de Documentos, clicar no menu Editar e em seguida no item Copiar; c) Editar e em seguida no item Copiar; abrir a pasta Cpias de Documentos, clicar no menu Editar e em seguida no item Colar; d) Arquivo e em seguida no item Recortar; abrir a pasta Cpias de Documentos, clicar no menu Arquivo e em seguida no item Copiar; e) Editar e em seguida no item Recortar; abrir a pasta Cpias de Documentos, clicar no menu Arquivo e em seguida no item Copiar. Comentrios Item A. Os comandos Copiar e Colar encontram-se no menu Editar, e no no menu Arquivo, conforme foi mencionado no item. Item errado. Item B. O comando Recortar utilizado para mover objetos; a segunda opo deveria ser Colar. Item errado. Item C. Aciona-se o menu Editar -> Copiar; em seguida, abre-se a pasta Cpias de Documentos e clica-se no menu Editar -> Colar. Item certo. Item D. Os comandos Copiar e Colar encontram-se no menu Editar. Tambm, a segunda opo deveria ser Colar, e no recortar! Item errado.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

43/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

Item E. O comando Recortar utilizado para mover objetos; a segunda opo deveria ser Colar. Item errado. GABARITO: letra C. 23. (FCC/2005/CEAL/Auxiliar Tcnico) No Windows 98 e 2000 pode-se, alternativamente, acessar o menu ...I... e escolher o item ...II... para alterar as opes de exibio de pastas e arquivos. Preenchem correta e respectivamente as lacunas I e II acima: a))Ferramentas; Opes de Pasta; b) Pastas; Opes de Pasta; c) Arquivo; Opes de Pasta; d) Opes; Pastas de sistema; e) Exibir; Opes de Pasta. Comentrios Para alterar as opes de exibio de pastas e arquivos, aciona-se o menu Ferramentas do Windows Explorer e do Painel de Controle, e, em seguida, o item Opes de Pasta. GABARITO: letra A. 24. (FCC/2005/CEAL/Tcnico Industrial) No que diz respeito ao sistema operacional Windows 98 e 2000, considere: I. Defrag o utilitrio do sistema que tem a funo de organizar os dados no disco rgido. II. O mouse e o teclado tm funes distintas no sistema, ou seja, as operaes efetuadas via mouse no podem ser feitas atravs do teclado e vice-versa. III. A partir de iniciar, configuraes e Impressoras possvel visualizar todas as impressoras instaladas no computador, incluindo as impressoras de rede. IV. Todos os acessos a programas e ferramentas do sistema devem ser feitos pelo boto Iniciar, localizado no canto inferior esquerdo do monitor. correto o que consta em: a))I e III, apenas; b) I e IV, apenas; c) II, III e IV, apenas; d) II e IV, apenas; e) I, II, III e IV. Comentrios Item I. O Defrag (ou desfragmentador de disco) o programa que tem como funo reorganizar os arquivos no disco rgido para otimizao
Prof. Alexandre Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 44/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

de seu funcionamento (aumenta a velocidade de acesso aos arquivos). Item certo. Item II. Tanto o mouse quanto o teclado so dispositivos de entrada de dados, ou seja, ambos podem enviar ao computador informaes necessrias ao processamento. As operaes efetuadas por um podem ser efetuadas pelo outro sem problemas. Item errado. Item III. possvel, a partir da sequncia de passos mencionada na questo, visualizar todas as impressoras instaladas no computador, incluindo as impressoras de rede. Item certo. Item IV. Essa no a nica maneira para acessar programas e ferramentas do sistema; podemos, por exemplo, utilizar os cones da rea de trabalho ou, ainda, o comando Executar. Item errado. GABARITO: letra A. 25. (FCC/2005/TCE-PI/Analista) A evoluo mais natural entre as verses do sistema operacional Windows representada pela sequncia: a) 95, 98, ME, 2000 e XP; b) 95, 98, NT, 2000 e XP; c) 98, ME, NT, 2000 e XP; d) 98, NT, 2000 e XP Professional; e) 95, 98, ME e XP Home. Comentrios Essa uma boa questo para complementarmos nosso conhecimento acerca da linha de verses do Windows. Lembramos aqui que as verses corporativas so: Windows 2000, XP Professional, Windows Vista, etc. O Windows 95/98/ME e XP Home so voltados para usurios domsticos. A questo solicita seguir uma linha, seja voltada para ambiente corporativo, seja para ambiente domstico. Item A. A princpio, este item traz uma evoluo cronolgica bastante natural. No entanto, ao analisarmos as outras opes, podemos verificar que o examinador separou as verses do Windows em domsticas e corporativas. Item errado. Itens B, C e D. Misturaram os produtos corporativos com verses domsticas. Itens errados.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

45/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

Item E. Cabe destacar que o Windows XP Home no evoluiu da linha 9.x, e sim do Windows NT, o que deixa essa questo um tanto quanto incoerente. No entanto, a nica alternativa que apresenta a evoluo de apenas uma das linhas do Windows, a domstica. Item certo. GABARITO: letra E. 26. (FCC/2005/UFT/Assistente Administrativo) Dentre os recursos contidos originalmente no Windows XP, encontram-se alguns produtos para edio de texto e tratamento de imagens. So eles, respectivamente: a) WordPad e Paint; b) Word e PowerPoint; c) Bloco de notas e Power Point; d) Word e Paint; e) WordPad e CorelDraw. Comentrios O Windows originalmente vem com dois editores de texto, o Bloco de notas (Notepad) e o Wordpad. O Bloco de notas um editor de texto plano, tendo-se em vista que ele no capaz de agregar formataes ao texto, como negrito, itlico, etc. Os arquivos gerados pelo Bloco de notas possuem a extenso .txt. O WordPad, diferentemente do Bloco de notas, um editor de texto rico (rich text). Isso significa que ele pode salvar arquivos de texto com algumas formataes bsicas (estilo, tamanho e cor da fonte, negrito, itlico, sublinhado, marcadores, entre outras). Os arquivos gerados pelo WordPad podem ser salvos com a extenso .rtf (rich text file) ou .txt. Alm disso, o WordPad pode abrir arquivos com a extenso .doc gerados pelo Word, mas geralmente perde grande parte da formatao original desses arquivos. O Windows tambm vem originalmente com um editor de imagens bastante rudimentar, o Paint. Ele pode abrir, editar e salvar arquivos das principais extenses relacionadas a imagens (.bmp, .gif, .jpg, .png, .tif). Os itens B, C, D e E trazem programas que devem ser comprados parte: Word, PowerPoint e CorelDraw. GABARITO: letra A. 27. (FCC/2005/TRE-MG/Tcnico Judicirio) A hora do sistema Windows XP, atalhos de acesso rpido a programas e atalhos de status de atividades so exibidos direita dos botes da barra de tarefas na: a) Barra de ttulos; b) rea de trabalho;
Prof. Alexandre Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 46/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

c) Barra de status; d) Barra de ferramentas; e) rea de notificao. Comentrios A rea de notificao o local que exibe alguns atalhos de programas que esto ativos na memria (como antivrus) ou mensagens de programas que aparecem temporariamente (como trabalhos na impressora). Alm disso, desde o Windows 95, o local em que fica o relgio do computador. GABARITO: letra E. 28. (FCC/2005/TRT-PB/Analista) No um item pertencente s Ferramentas do sistema Windows XP Professional: a) Acessibilidade; b) Ativao do Windows; c) Central de segurana; d) Desfragmentador de disco; e) Restaurao do sistema. Comentrios O menu Iniciar -> Programas -> Acessrios -> Ferramentas do sistema contm diversos utilitrios que acompanham o Windows, como: Assistente para transferncia de arquivos e configuraes: auxilia na transferncia de arquivos e configuraes de um computador antigo para um novo. Backup: ferramenta de backup nativa do Windows. Permite o agendamento de backups. Central de Segurana: mesma janela aberta pelo Painel de Controle. Desfragmentador de disco: reorganiza os arquivos no disco rgido para otimizao de seu funcionamento. Informaes do sistema: exibe informaes sobre hardware e software do computador. No confundir com a janela de Propriedades do sistema, que aberta no Painel de Controle. Limpeza de disco: auxilia na tarefa de liberar espao em disco. Restaurao do sistema: recurso do Windows que permite que sejam estabelecidos pontos de restaurao do sistema. Caso o usurio, por qualquer motivo, queira voltar o computador para o estado em que ele se encontrava em um ponto de restaurao, basta acionar a Restaurao do sistema. O Windows desinstalar eventuais programas que tenham sido instalados no perodo e retornar configuraes porventura alteradas sem, no entanto, excluir dados ou arquivos salvos no disco rgido. Alm disso, as alteraes feitas pela Restaurao do sistema so reversveis.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

47/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

Tarefas agendadas: permite o agendamento de tarefas como abrir programas e realizar backup.

Nesse ponto, cabe destacar que cpias novas do Windows XP precisam ser ativadas. H um cone para essa ativao no menu Iniciar -> Programas -> Acessrios -> Ferramentas do sistema -> Ativao do sistema. No entanto, depois que o Windows ativado, essa opo desaparece do menu. Portanto, dos itens citados, o nico que no pertence pasta de Ferramentas do sistema o item A, Acessibilidade. A letra A a resposta da questo! GABARITO: letra A. 29. (FCC/2004/TRE-PE/Tcnico Judicirio) Num monitor de microcomputador sob controle do MS Windows, a resoluo de tela mais alta: a) reduz o tamanho dos itens e aumenta o tamanho da rea de trabalho; b) aumenta o tamanho dos itens e reduz o tamanho da rea de trabalho; c) aumenta os tamanhos dos itens e da rea de trabalho; d) reduz os tamanhos dos itens e da rea de trabalho; e) no afeta os tamanhos, somente a qualidade da imagem. Comentrios Aumentar a resoluo da tela significa fazer com que o monitor exiba mais linhas e colunas na mesma tela. Como passamos a ter mais linhas e colunas em uma tela que no teve suas dimenses alteradas, o tamanho dos itens mostrados na rea de trabalho fica menor. Por conseguinte, a rea disponvel na rea de trabalho aumenta, ou seja, conseguimos visualizar mais itens. Portanto, uma resoluo de tela mais alta (ou maior) implica uma reduo do tamanho dos itens e um aumento do tamanho da rea de trabalho. No Windows, essas configuraes so feitas Propriedades de vdeo -> guia Configuraes. GABARITO: letra A. 30. (FCC/2004/TRE-PE/Analista Judicirio) O software Microsoft Windows tem como principal finalidade: a) executar todas as tarefas teis aos usurios porque pertence categoria de programas utilitrios; b) gerenciar todos os recursos de hardware e software do microcomputador; por meio da janela

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

48/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

c) gerenciar somente os recursos de hardware do microcomputador e os sistemas aplicativos dos usurios; d) gerenciar somente os recursos de hardware do microcomputador e servir de interface ao usurio; e) executar e gerenciar todas as atividades das unidades usurias de microcomputador. Comentrios Sistema operacional o software que controla a alocao e utilizao dos recursos de hardware, como memria, uso da CPU, espao em disco e perifricos. Alm disso, o software fundamental do computador, no qual todos os outros softwares so executados e para o qual so desenvolvidos. Quer dizer, quando um programador desenvolve um software, ele o faz para um sistema operacional especfico. Vejamos os itens da questo. Item A. Utilitrio um termo que normalmente se refere a um tipo de software cuja funo a de efetuar pequenas tarefas e manuteno no sistema, como desfragmentadores de disco e ferramentas de backup, por exemplo. No se confundem com o sistema operacional. Item errado. Item B. O gerenciamento de todo o hardware, bem como de todo o software, , de fato, atribuio desses sistemas. Item certo. Itens C e D. Esses itens restringem de alguma forma as funes do sistema operacional e por isso so falsos. Itens errados. Item E. O examinador utilizou o termo unidades usurias de microcomputador, aparentemente, somente para confundir mesmo o candidato. Item errado. GABARITO: letra B. 31. (FCC/2003/TCE-SP/Analista de Sistemas) O Active Desktop um recurso do Windows que: a) fornece contedo interativo nas pginas da Web; b) permite saltar de um local para outro atravs de um hyperlink; c) permite utilizar pginas Web da Internet como papel de parede da rea de trabalho; d) fornece a localizao de um arquivo no computador ou na Internet; e) permite solucionar um segundo plano da rea de trabalho a partir de bitmaps ou documentos HTML. Comentrios

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

49/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

O Active Desktop permite a exibio ativa de pginas da Web na rea de trabalho do Windows. Item A. O recurso do Windows que fornece contedo interativo nas pginas da Web chamado de ActiveX, e no Active Desktop. Item errado. Item B. Para saltarmos de um local para outro por meio de um link no necessrio nenhum recurso do Windows, qualquer navegador de Web em qualquer sistema operacional capaz de fazer isso. Item errado. Item C. O Active Desktop um recurso que foi includo com o Internet Explorer 4, para possibilitar ao usurio exibir contedo de arquivos HTML na rea de trabalho do Windows de forma ativa. Quer dizer, podemos, diretamente na rea de trabalho, clicar em links, submeter formulrios, fazer buscas, etc. Item certo. Itens D e E. Esses itens foram formulados apenas para confundir. No possuem relao com o Active Desktop. Em verdade, nem fazem muito sentido. Itens errados. GABARITO: letra C. 32. (FCC/2003/TRF-5.a Regio/Analista) O sistema de arquivos utilizado na formatao dos discos e reconhecido por TODAS as verses do sistema operacional Windows denominado: a) EXT2; b) FAT 16; c) FAT 32; d) NTFS; e) HPFS. Comentrios Algumas observaes complementares: Sistema de arquivos o conjunto de regras que determina como os dados sero escritos em um disco (ou partio). Normalmente, cada sistema operacional tem o(s) seu(s) prprio(s) sistema(s) de arquivo(s). Durante o processo de formatao da unidade que se escolhe o sistema de arquivos desejado. Um disco rgido com vrias parties pode ter um sistema de arquivos em cada uma delas. Isso comum quando se instalam dois sistemas

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

50/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

operacionais que usam sistemas de arquivos diferentes no mesmo computador. Um arquivo grande, ao ser gravado no disco, fragmentado em vrios clusters. Cluster a menor unidade de alocao de arquivos reconhecida pelo sistema operacional. Um arquivo pode ocupar vrios clusters, mas um cluster no pode conter mais de um arquivo. Sistema Operacional MS-DOS e Windows 95 Windows 98 e ME Windows NT Windows 2000, XP, Vista, Windows 7 Sistemas de arquivos aceitos FAT 16 FAT 16 e FAT 32 FAT 16 e NTFS FAT 16, FAT 32 e NTFS

Item A. Os sistemas de arquivos EXT2, EXT3 e ReiserFS so suportados pelo Linux. Item errado. Item B. O FAT 16 o sistema de arquivos utilizado pelo MS-DOS e pelo Windows 95. Todos os sistemas operacionais da Microsoft conseguem trabalhar com esse sistema de arquivos. Possui limitao de 2 GB para o tamanho da partio (diviso existente no disco rgido que marca onde comea e termina um sistema de arquivos). Ainda, nesse sistema de arquivos, o nome dos arquivos tem, no mximo, 11 letras (oito para o nome e trs para a extenso). A extenso o que identifica o tipo de arquivo, por exemplo, a extenso .doc, no nome projeto.doc, identifica que o arquivo projeto um documento de texto do Word. Item certo. Item C. O sistema FAT 32 surgiu como opo ao FAT 16, que s consegue entender parties de discos de at 2 GB. Nem o MS-DOS, nem o Windows 95, nem o Windows NT do suporte a esse sistema. Uma partio formatada com FAT 32 pode ter, no mximo, 2.048 gigabytes de capacidade (2 TB); o tamanho mximo do arquivo que o sistema consegue reconhecer de 4 GB. Item errado. Item D. NTFS (New Technology File System) o sistema de arquivos padro para o Windows NT e seus derivados (Windows 2000, Windows XP, Windows Vista, Windows Server 2003, em diante). Portanto, todos os

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

51/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

sistemas baseados no NT que possuem o ncleo do Windows NT do suporte ao NTFS! Item errado. Item E. HPFS (High Performance File System) o sistema de arquivos utilizado pelo sistema operacional OS/2, da IBM. Item errado. GABARITO: letra B. 33. (FCC/2003/TRE-AC/Analista) No Windows Explorer, para criar uma pasta e realizar uma cpia de um Arquivo para esta pasta, devemos: a) clicar em Arquivo -> Novo -> Pasta colocar o nome da pasta. Em seguida selecionar o arquivo a ser copiado e clicar em Editar -> Recortar e posicionar na pasta desejada e clicar Editar -> Colar; b) clicar em Arquivo -> Novo -> Atalho colocar o nome da pasta. Em seguida selecionar o arquivo a ser copiado e clicar em Editar -> Colar e posicionar na pasta desejada e clicar Editar -> Copiar; c) clicar em Arquivo -> Novo -> Atalho colocar o nome da pasta. Em seguida selecionar o arquivo a ser copiado e clicar em Editar -> Copiar e posicionar na pasta desejada e clicar Editar -> Colar; d) clicar em Arquivo -> Novo -> Pasta colocar o nome da pasta. Em seguida selecionar o arquivo a ser copiado e clicar em Editar -> Copiar e posicionar na pasta desejada e clicar Editar -> Colar; e) clicar em Arquivo -> Novo -> Pasta colocar o nome da pasta. Em seguida selecionar o arquivo a ser copiado e clicar em Editar -> Copiar e posicionar na pasta desejada e clicar Editar -> Pesquisar. Comentrios Inicialmente, j podemos descartar os itens B e C, que criam atalhos em vez de uma pasta como solicitado no enunciado. Os demais itens tentam novamente confundir o candidato com as opes de recortar, copiar e colar. Como o enunciado fala em realizar uma cpia de um arquivo, sem dvidas, a sequncia deve ser: copiar e colar. Dessa forma, o nico item que cria uma pasta e, em seguida, realiza a sequncia copiar e colar o item D. Apenas para reforar, o item A, ao usar o comando recortar em vez de colar, apenas move o arquivo de lugar, no efetuando cpia alguma. Isso torna verdadeira a letra D. GABARITO: letra D.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

52/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

3. LISTA DAS QUESTES COMENTADAS NA AULA Em relao ao Windows Explorer, do Windows XP, julgue as 5 assertivas seguintes: 1. (FCC/Analista Judicirio - rea Administrativa/TRE-RN/2011) (A) No lado esquerdo, logo abaixo da Barra de Menu, aparecem as unidades dos drives existentes, sendo os mais comuns simbolizados por letras. 2. (FCC/Analista Judicirio - rea Administrativa/TRE-RN/2011) (B) direita da tela, uma rea de apresentao de informaes exibe o contedo da pasta selecionada na poro esquerda da tela. 3. (FCC/Analista Judicirio - rea Administrativa/TRE-RN/2011) (C) Tela de trabalho pode ser dividida em trs partes, sendo que a estrutura de pastas e sub-pastas do sistema so exibidas na poro esquerda da tela. 4. (FCC/Analista Judicirio - rea Administrativa/TRE-RN/2011) (D) Os botes Voltar, Avanar e Acima, presentes na Barra de Ttulo, permitem a navegao entre as diversas pastas criadas no sistema. 5. (FCC/Analista Judicirio - rea Administrativa/TRE-RN/2011) (E) Barra de Ttulo, Barra de Menu e Barra de Ferramentas esto localizadas na rea superior da janela. 6. (FCC/Escriturrio Banco do Brasil/2010) Um estagirio apagou acidentalmente um importante relatrio que seu chefe vinha preparando h duas semanas. Um colega de trabalho informou-lhe que os seguintes itens no so armazenados na Lixeira do Windows e, portanto, no podem ser restaurados: I. Itens excludos de locais da rede. II. Itens excludos de mdia removvel (como disquetes de 3,5 polegadas). III. Itens maiores do que a capacidade de armazenamento da Lixeira. IV. Itens excludos h mais de quinze dias. V. Itens ocultos e arquivos do sistema.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

53/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

NO podem ser recuperados utilizando-se o procedimento <Restaurar> da Lixeira do Windows APENAS os itens (A) I e II. (B) I, II e III. (C) I, III e V. (D) II, III, IV e V. (E) III e V. 7. (FCC/Agente Tcnico Legislativo Direito Assemblia Legislativa SP/2010) No Windows XP, se um arquivo for arrastado pelo mouse, pressionando-se simultaneamente a tecla SHIFT, ser (A) criado na pasta de destino um atalho para o arquivo, se as pastas de origem e destino estiverem na mesma unidade ou se estiverem em unidades diferentes. (B) criado na pasta de destino um atalho para o arquivo, se as pastas de origem e destino estiverem apenas em unidades diferentes. (C) copiado o arquivo na pasta de destino, se as pastas de origem e destino estiverem na mesma unidade ou se estiverem em unidades diferentes. (D) copiado o arquivo na pasta de destino, se as pastas de origem e destino estiverem apenas em unidades diferentes. (E) movido o arquivo para a pasta de destino, se as pastas de origem e destino estiverem na mesma unidade ou se estiverem em unidades diferentes. 8. (FCC/2010/TRE-AL/Analista Judicirio) Todas as janelas abertas e exibidas pelo Windows XP podem ser organizadas, em cascata ou lado a lado, clicando-se com o boto direito do mouse a partir: a) do menu Arquivo; b) do menu Exibir; c) da rea de trabalho; d) da Barra de tarefas; e) da Barra de ferramentas. 9. (FCC/2009/Ministrio Pblico/Tcnico) A resoluo da tela do Windows XP pode ser modificada na aba: a) Aparncia da janela Propriedades do sistema; b) rea de trabalho da janela Propriedades de vdeo; c) Aparncia da janela Propriedades de vdeo; d) Configuraes da janela Propriedades de vdeo;
Prof. Alexandre Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 54/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

e) Configuraes da janela Propriedades do sistema. 10. (FCC/2009/Ministrio Pblico/Analista) Cada componente do caminho E:\ARQUIVOS\ALIMENTOS\RAIZES.DOC corresponde, respectivamente, a: a) diretrio-raiz, pasta, subpasta, extenso do arquivo e nome do arquivo; b) extenso do arquivo, nome do arquivo, pasta, subpasta e diretrioraiz; c) extenso do arquivo, pasta, subpasta, nome do arquivo e diretrioraiz; d) diretrio-raiz, nome do arquivo, pasta, subpasta e extenso do arquivo; e) diretrio-raiz, pasta, subpasta, nome do arquivo e extenso do arquivo. 11. (FCC/2006/TRT-4. Regio/Analista Judicirio) No Windows XP: a) totalmente possvel compartilhar uma pasta com os usurios de um nico computador ou at mesmo de uma rede; b) no possvel a ativao do compartilhamento de impressoras por meio do Assistente de configurao de rede; c) no permitido o compartilhamento de pastas, mas sim a rplica de arquivos em cada computador da rede; d) somente possvel habilitar aos usurios de uma rede a consulta aos arquivos de uma pasta compartilhada; e) totalmente possvel compartilhar uma pasta com os usurios de um mesmo computador, mas no com os de uma rede. 12. (FCC/2003/TRE-AC/Tcnico) Para copiar um Arquivo no Windows Explorer, clique no arquivo que deseja copiar e clique em: a) Editar Recortar. Em seguida clique em Editar Copiar, estando na pasta ou disco para onde se deseja copiar o arquivo. b) Editar Copiar. Em seguida clique em Editar Recortar, estando na pasta ou disco para onde se deseja copiar o arquivo. c) Editar Recortar. Em seguida clique em Editar Recortar, estando na pasta ou disco para onde se deseja copiar o arquivo. d) Editar Copiar. Em seguida clique em Editar Colar, estando na pasta ou disco para onde se deseja copiar o arquivo.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

55/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

e) Editar Recortar. Em seguida clique em Editar Colar, estando na pasta ou disco para onde se deseja copiar o arquivo. 13. (FCC/2006/Agente da Polcia Civil/MA) No Windows Explorer, utilizando-se o mouse em sua configurao-padro e mantendo-se o seu boto esquerdo pressionado, correto afirmar que, ao se arrastar um arquivo do: a) drive de disquete (drive A) para o winchester (drive C), est se executando a funo de copiar; b) winchester (drive C) para o drive de disquete (drive A), est se executando as funes de recortar e colar; c) winchester (drive C) para o drive de disquete (drive A), est se executando as funes de copiar e colar; d) drive de disquete (drive A) para o winchester (drive C), est se executando a funo de recortar; e) drive onde se encontra para outro drive, o Windows apresenta uma lista de opes para se efetuar a escolha desejada. 14. (FCC/2006/TRT-4. Regio/Tcnico Judicirio) Para duas unidades C e D de discos rgidos (HD), instaladas num mesmo computador: a) so designados, respectivamente, dois diretrios-raiz A: e B; b) no so designados diretrios-raiz; c) designado um nico diretrio-raiz C; d) designado um nico diretrio-raiz A; e) so designados, respectivamente, dois diretrios-raiz C: e D. 15. (FCC/2010/TRE-AL/Analista Judicirio) No se trata de um dispositivo reconhecido pelo sistema operacional para compartilhar uma pasta contendo arquivos que possam ser acessados a partir de outros computadores: a) memria RAM; b) memria flash USB; c) disco rgido; d) DVD-ROM; e) disquete. 16. (FCC/2010/Governo do Estado de Rondnia/Auditor Fiscal de Tributos Estaduais) No Windows, esto disponveis no menu Ferramentas do Meu computador apenas as Opes de pasta: a) Mapear unidade de rede e Tipos de arquivo;

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

56/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

b) Modo de exibio e Geral; c) Modo de exibio, Tipos de arquivo e Sincronizar; d) Geral e Tipos de arquivo; e) Geral, Modo de exibio e Tipos de arquivo. 17. (FCC/2009/Ministrio Pblico/Tcnico) O Windows XP abrir diretamente um programa, pasta, documento ou site da Internet, se tiver, por meio do boto Iniciar, digitado o nome do recurso desejado na caixa: a) Ajuda e suporte; b) Pesquisar; c) Executar; d) Conectar; e) Painel de controle. 18. (FCC/2006/TRT-4. Regio/Analista Judicirio) No Windows XP, em sua configurao padro e original, uma operao NO possvel entre as opes regionais a personalizao do: a) smbolo de agrupamento de dgitos; b) formato de moeda positivo; c) smbolo decimal; d) formato de nmero negativo; e) smbolo de sinal positivo. 19. (FCC/2005/CEAL/Advogado) Com relao aos sistemas operacionais Windows 98 e 2000, considere: I. quando uma pasta compartilhada apresenta a figura de uma mo abaixo do seu cone-padro, significa que aquela pasta est travada para uso somente pelo seu proprietrio; II. ao utilizarmos o mouse para arrastar um arquivo de uma pasta para outra, dentro do mesmo drive de disco, executamos as funes copiar e colar, sucessivamente; III. para apagar um arquivo, sem que ele seja encaminhado para a lixeira do Windows, deve-se selecion-lo e, em seguida, pressionar as teclas SHIFT + DEL. correto o que consta APENAS em: a) I; b) II; c) III; d) I e II; e) II e III.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

57/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

20. (FCC/2005/CEAL/Assistente Comercial) No que se refere ao sistema operacional Windows 98 e 2000, considere: I. O Windows Explorer uma ferramenta de sistema que permite a visualizao da rvore de diretrios (pastas) e respectivos arquivos existentes no ambiente operacional. II. Grande parte das operaes efetuadas pelo mouse tambm podem ser feitas atravs de teclas de atalho com o auxlio, principalmente, das teclas CTRL, ALT e SHIFT. III. Com a ferramenta Propriedades de vdeo possvel configurar as cores da janela, o papel de parede e o protetor de telas. correto o que consta em: a) I, II e III; b) I e II, apenas; c) I, apenas; d) II e III, apenas; e) III, apenas. 21. (FCC/2005/TRT-PB/Tcnico Programador) No Windows XP, ao pressionar simultaneamente as teclas Ctrl + Alt + Delete, ser exibida a janela: a) Bloquear o computador; b) Desligar o computador; c) Propriedades do sistema; d) Propriedades de vdeo; e) Gerenciador de tarefas do Windows. 22. (FCC/2005/CEAL/Assistente Comercial) No Windows 2000, a janela Meus documentos foi aberta e exibiu, entre outros objetos, duas pastas de arquivos nomeadas Documentos Originais e Cpias de Documentos. Ao se pretender copiar o arquivo Documento1, existente na pasta Documentos Originais, para a pasta Cpias de Documentos, optou-se por faz-lo utilizando a barra de menus, localizada no topo da janela. A sequncia correta de aes, para que a cpia mencionada seja bem-sucedida, : Selecionar o arquivo Documento1, clicar no menu: a) Arquivo e em seguida no item Copiar; abrir a pasta Cpias de Documentos, clicar no menu Arquivo e em seguida no item Colar; b) Editar e em seguida no item Recortar; abrir a pasta Cpias de Documentos, clicar no menu Editar e em seguida no item Copiar;

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

58/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

c) Editar e em seguida no item Copiar; abrir a pasta Cpias de Documentos, clicar no menu Editar e em seguida no item Colar; d) Arquivo e em seguida no item Recortar; abrir a pasta Cpias de Documentos, clicar no menu Arquivo e em seguida no item Copiar; e) Editar e em seguida no item Recortar; abrir a pasta Cpias de Documentos, clicar no menu Arquivo e em seguida no item Copiar. 23. (FCC/2005/CEAL/Auxiliar Tcnico) No Windows 98 e 2000 pode-se, alternativamente, acessar o menu ...I... e escolher o item ...II... para alterar as opes de exibio de pastas e arquivos. Preenchem correta e respectivamente as lacunas I e II acima: a))Ferramentas; Opes de Pasta; b) Pastas; Opes de Pasta; c) Arquivo; Opes de Pasta; d) Opes; Pastas de sistema; e) Exibir; Opes de Pasta. 24. (FCC/2005/CEAL/Tcnico Industrial) No que diz respeito ao sistema operacional Windows 98 e 2000, considere: I. Defrag o utilitrio do sistema que tem a funo de organizar os dados no disco rgido. II. O mouse e o teclado tm funes distintas no sistema, ou seja, as operaes efetuadas via mouse no podem ser feitas atravs do teclado e vice-versa. III. A partir de iniciar, configuraes e Impressoras possvel visualizar todas as impressoras instaladas no computador, incluindo as impressoras de rede. IV. Todos os acessos a programas e ferramentas do sistema devem ser feitos pelo boto Iniciar, localizado no canto inferior esquerdo do monitor. correto o que consta em: a))I e III, apenas; b) I e IV, apenas; c) II, III e IV, apenas; d) II e IV, apenas; e) I, II, III e IV. 25. (FCC/2005/TCE-PI/Analista) A evoluo mais natural entre as verses do sistema operacional Windows representada pela sequncia: a) 95, 98, ME, 2000 e XP;

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

59/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

b) 95, 98, NT, 2000 e XP; c) 98, ME, NT, 2000 e XP; d) 98, NT, 2000 e XP Professional; e) 95, 98, ME e XP Home. 26. (FCC/2005/UFT/Assistente Administrativo) Dentre os recursos contidos originalmente no Windows XP, encontram-se alguns produtos para edio de texto e tratamento de imagens. So eles, respectivamente: a) WordPad e Paint; b) Word e PowerPoint; c) Bloco de notas e Power Point; d) Word e Paint; e) WordPad e CorelDraw. 27. (FCC/2005/TRE-MG/Tcnico Judicirio) A hora do sistema Windows XP, atalhos de acesso rpido a programas e atalhos de status de atividades so exibidos direita dos botes da barra de tarefas na: a) Barra de ttulos; b) rea de trabalho; c) Barra de status; d) Barra de ferramentas; e) rea de notificao. 28. (FCC/2005/TRT-PB/Analista) No um item pertencente s Ferramentas do sistema Windows XP Professional: a) Acessibilidade; b) Ativao do Windows; c) Central de segurana; d) Desfragmentador de disco; e) Restaurao do sistema. 29. (FCC/2004/TRE-PE/Tcnico Judicirio) Num monitor de microcomputador sob controle do MS Windows, a resoluo de tela mais alta: a) reduz o tamanho dos itens e aumenta o tamanho da rea de trabalho; b) aumenta o tamanho dos itens e reduz o tamanho da rea de trabalho; c) aumenta os tamanhos dos itens e da rea de trabalho; d) reduz os tamanhos dos itens e da rea de trabalho;

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

60/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

e) no afeta os tamanhos, somente a qualidade da imagem. 30. (FCC/2004/TRE-PE/Analista Judicirio) O software Microsoft Windows tem como principal finalidade: a) executar todas as tarefas teis aos usurios porque pertence categoria de programas utilitrios; b) gerenciar todos os recursos de hardware e software do microcomputador; c) gerenciar somente os recursos de hardware do microcomputador e os sistemas aplicativos dos usurios; d) gerenciar somente os recursos de hardware do microcomputador e servir de interface ao usurio; e) executar e gerenciar todas as atividades das unidades usurias de microcomputador. 31. (FCC/2003/TCE-SP/Analista de Sistemas) O Active Desktop um recurso do Windows que: a) fornece contedo interativo nas pginas da Web; b) permite saltar de um local para outro atravs de um hyperlink; c) permite utilizar pginas Web da Internet como papel de parede da rea de trabalho; d) fornece a localizao de um arquivo no computador ou na Internet; e) permite solucionar um segundo plano da rea de trabalho a partir de bitmaps ou documentos HTML. 32. (FCC/2003/TRF-5.a Regio/Analista) O sistema de arquivos utilizado na formatao dos discos e reconhecido por TODAS as verses do sistema operacional Windows denominado: a) EXT2; b) FAT 16; c) FAT 32; d) NTFS; e) HPFS. 33. (FCC/2003/TRE-AC/Analista) No Windows Explorer, para criar uma pasta e realizar uma cpia de um Arquivo para esta pasta, devemos: a) clicar em Arquivo -> Novo -> Pasta colocar o nome da pasta. Em seguida selecionar o arquivo a ser copiado e clicar em Editar -> Recortar e posicionar na pasta desejada e clicar Editar -> Colar;

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

61/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

b) clicar em Arquivo -> Novo -> Atalho colocar o nome da pasta. Em seguida selecionar o arquivo a ser copiado e clicar em Editar -> Colar e posicionar na pasta desejada e clicar Editar -> Copiar; c) clicar em Arquivo -> Novo -> Atalho colocar o nome da pasta. Em seguida selecionar o arquivo a ser copiado e clicar em Editar -> Copiar e posicionar na pasta desejada e clicar Editar -> Colar; d) clicar em Arquivo -> Novo -> Pasta colocar o nome da pasta. Em seguida selecionar o arquivo a ser copiado e clicar em Editar -> Copiar e posicionar na pasta desejada e clicar Editar -> Colar; e) clicar em Arquivo -> Novo -> Pasta colocar o nome da pasta. Em seguida selecionar o arquivo a ser copiado e clicar em Editar -> Copiar e posicionar na pasta desejada e clicar Editar -> Pesquisar.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

62/63

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 09

4. GABARITO

GABARITO 1 C 11 A 21 E 31 C 2 C 12 D 22 C 32 B 3 C 13 C 23 A 33 D 4 E 14 E 24 A 34 5 C 15 A 25 E 35 6 B 16 E 26 A 36 7 E 17 C 27 E 37 8 D 18 E 28 A 38 9 D 19 C 29 A 39 10 E 20 A 30 B 40

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

63/63

Vous aimerez peut-être aussi