Vous êtes sur la page 1sur 9

TIPOS DE MURO DE ARRIMO DEFINIO Muros so estruturas corridas de conteno de parede vertical ou quase vertical, apoiadas em uma fundao

rasa ou profunda. Podem ser construdos em alvenaria (tijolos ou pedras) ou em concreto (simples ou armado), ou ainda, de elementos especiais. Os muros de arrimo podem ser de vrios tipos: gravidade (construdos de alvenaria, concreto, gabies ou pneus), de flexo (com ou sem contraforte) e com ou sem tirantes. TIPOS DE MUROS Muros de Gravidade Muros de Gravidade so estruturas corridas que se opem aos empuxos horizontais pelo peso prprio. Geralmente, so utilizadas para conter desnveis pequenos ou mdios, inferiores a cerca de 5m. Os muros de gravidade podem ser construdos de pedra ou concreto (simples ou armado), gabies ou ainda, pneus usados. Muros de alvenaria de pedra Os muros de alvenaria de pedra so os mais antigos e numerosos. Atualmente, devido ao custo elevado, o emprego da alvenaria menos freqente, principalmente em muros com maior altura (Figura 2).

Figura 2 Muro de alvenaria de pedra No caso de muro de pedras arrumadas manualmente, a resistncia do muro resulta unicamente do embricamento dos blocos de pedras. Este muro apresenta como vantagens a simplicidade de construo e a dispensa de dispositivos de drenagem, pois o material do muro drenante. Outra vantagem o custo reduzido, especialmente quando os blocos de pedras so disponveis no local. No entanto, a estabilidade interna do muro requer que os blocos tenham dimenses aproximadamente regulares, o que causa um valor menor do atrito entre as pedras.

Muros de pedra sem argamassa devem ser recomendados unicamente para a conteno de taludes com alturas de at 2m. A base do muro deve ter largura mnima de 0,5 a 1,0m e deve ser apoiada em uma cota inferior da superfcie do terreno, de modo a reduzir o risco de ruptura por deslizamento no contato muro-fundao. Quanto a taludes de maior altura (cerca de uns 3m), deve-se empregar argamassa de cimento e areia para preencher os vazios dos blocos de pedras. Neste caso, podem ser utilizados blocos de dimenses variadas. A argamassa provoca uma maior rigidez no muro, porm elimina a sua capacidade drenante. necessrio ento implementar os dispositivos usuais de drenagem de muros impermeveis, tais como dreno de areia ou geossinttico no tardoz e tubos barbacs para alvio de poropresses na estrutura de conteno. Muros de concreto ciclpico ou concreto gravidade Estes muros (Figura 3) so em geral economicamente viveis apenas quando a altura no superior a cerca de 4 metros. O muro de concreto ciclpico uma estrutura construda mediante o preenchimento de uma frma com concreto e blocos de rocha de dimenses variadas. Devido impermeabilidade deste muro, imprescindvel a execuo de um sistema adequado de drenagem. A sesso transversal usualmente trapezoidal, com largura da base da ordem de 50% da altura do muro (Figura 20). A especificao do muro com faces inclinadas ou em degraus pode causar uma economia significativa de material. Para muros com face frontal plana e vertical, deve-se recomendar uma inclinao para trs (em direo ao retroaterro) de pelo menos 1:30 (cerca de 2 graus com a vertical), de modo a evitar a sensao tica de uma inclinao do muro na direo do tombamento para a frente. Os furos de drenagem devem ser posicionados de modo a minimizar o impacto visual devido s manchas que o fluxo de gua causa na face frontal do muro. Alternativamente, pode-se realizar a drenagem na face posterior (tardoz) do muro atravs de uma manta de material geossinttico (tipo geotxtil). Neste caso, a gua recolhida atravs de tubos de drenagem adequadamente posicionados.

Figura 3 Muros de concreto ciclpico (ou concreto gravidade)

Muros de gabio Os muros de gabies (Figura 4) so constitudos por gaiolas metlicas preenchidas com pedras arrumadas manualmente e construdas com fios de ao galvanizado em malha hexagonal com dupla toro. As dimenses usuais dos gabies so: comprimento de 2m e seo transversal quadrada com 1m de aresta. No caso de muros de grande altura, gabies mais baixos (altura = 0,5m), que apresentam maior rigidez e resistncia, devem ser posicionados nas camadas inferiores, onde as tenses de compresso so mais significativas. Para muros muito longos, gabies com comprimento de at 4m podem ser utilizados para agilizar a construo. A Figura 21 apresenta ilustraes de gabies. A rede metlica que compe os gabies apresenta resistncia mecnica elevada. No caso da ruptura de um dos arames, a dupla toro dos elementos preserva a forma e a flexibilidade da malha, absorvendo as deformaes excessivas. O arame dos gabies protegido por uma galvanizao dupla e, em alguns casos, por revestimento com uma camada de PVC. Esta proteo eficiente contra a ao das intempries e de guas e solos agressivos (Maccaferri, 1990). As principais caractersticas dos muros de gabies so a flexibilidade, que permite que a estrutura se acomode a recalques diferenciais e a permeabilidade.

Figura 4. Muro Gabio Muros em fogueira (crib wall) Crib Walls (Figura 5) so estruturas formadas por elementos pr-moldados de concreto armado, madeira ou ao, que so montados no local, em forma de fogueiras justapostas e interligadas longitudinalmente, cujo espao interno preenchido com material granular grado. So estruturas capazes de se acomodarem a recalques das fundaes e funcionam como muros de gravidade.

Crib Walls (Figura 5) Muros de sacos de solo-cimento Os muros (Figura 6, Figura 7) so constitudos por camadas formadas por sacos de polister ou similares, preenchidos por uma mistura cimento-solo da ordem de 1:10 a 1:15 (em volume). O solo utilizado inicialmente submetido a um peneiramento em uma malha de 9mm, para a retirada dos pedregulhos. Em seguida, o cimento espalhado e misturado, adicionando-se gua em quantidade 1% acima da correspondente umidade tima de compactao proctor normal. Aps a homogeneizao, a mistura colocada em sacos, com preenchimento at cerca de dois teros do volume til do saco. Procede-se ento o fechamento mediante costura manual. O ensacamento do material facilita o transporte para o local da obra e torna dispensvel a utilizao de frmas para a execuo do muro. No local de construo, os sacos de solo-cimento so arrumados em camadas posicionadas horizontalmente e, a seguir, cada camada do material compactada de modo a reduzir o volume de vazios. O posicionamento dos sacos de uma camada propositalmente desencontrado em relao camada imediatamente inferior, de modo a garantir um maior intertravamento e, em conseqncia, uma maior densidade do muro. A compactao em geral realizada manualmente com soquetes. As faces externas do muro podem receber uma proteo superficial de argamassa de concreto magro, para prevenir contra a ao erosiva de ventos e guas superficiais. Esta tcnica tem se mostrado promissora devido ao baixo custo e pelo fato de no requerer mo de obra ou equipamentos especializados. Um muro de arrimo de solocimento com altura entre 2 e 5 metros tem custo da ordem de 60% do custo de um muro de igual altura executado em concreto armado (Marangon, 1992). Como vantagens adicionais, pode-se citar a facilidade de execuo do muro com forma curva (adaptada topografia local) e a adequabilidade do uso de solos residuais.

Figura 6

Figura 7 Muros de pneus Os muros de pneus (Figura 8) so construdos a partir do lanamento de camadas horizontais de pneus, amarrados entre si com corda ou arame e preenchidos com solo compactado. Funcionam como muros de gravidade e apresentam com vantagens o reuso de pneus descartados e a flexibilidade. A utilizao de pneus usados em obras geotcnicas apresenta-se como uma soluo que combina a elevada resistncia mecnica do material com o baixo custo, comparativamente aos materiais convencionais. Sendo um muro de peso, os muros de solo-pneus esto limitados a alturas inferiores a 5m e disponibilidade de espao para a construo de uma base com largura da ordem de 40 a 60% da altura do muro. No entanto, deve-se ressaltar que o muro de solo-pneus uma estrutura flexvel e, portanto, as deformaes horizontais e verticais podem ser superiores s usuais em muros de peso de alvenaria ou concreto. Assim sendo, no se recomenda a construo de muros de solo-pneus para conteno de terrenos que sirvam de suporte a obras civis pouco deformveis, tais como estruturas de fundaes ou ferrovias. Como elemento de amarrao entre pneus, recomenda-se a utilizao de cordas de polipropileno com 6mm de dimetro. Cordas de nilon ou sisal so facilmente degradveis e no devem ser utilizadas. O peso especfico do material solo-pneus utilizado em muro experimental foi determinado a partir de ensaios de densidade no campo (Medeiros et al.; 1997), e varia na faixa de 15,5 kN/m3 (solo com pneus inteiros) a 16,5 kN/m3 (solo com pneus cortados). O posicionamento das sucessivas camadas horizontais de pneus deve ser descasado, de forma a minimizar os espaos vazios entre pneus.

A face externa do muro de pneus deve ser revestida, para evitar no s o carreamento ou eroso do solo de enchimento dos pneus, como tambm o vandalismo ou a possibilidade de incndios. O revestimento da face do muro dever ser suficientemente resistente e flexvel, ter boa aparncia e ser de fcil construo. As principais opes de revestimento do muro so alvenaria em blocos de concreto, concreto projetado sobre tela metlica, placas pr-moldadas ou vegetao.

Figura 8

Muros de Flexo so estruturas mais esbeltas com seo transversal em forma de L que resistem aos empuxos por flexo, utilizando parte do peso prprio do macio, que se apia sobre a base do L, para manter-se em equilbrio. Em geral, so construdos em concreto armado, tornando-se anti-econmicos para alturas acima de 5 a 7m. A laje de base em geral apresenta largura entre 50 e 70% da altura do muro. A face trabalha flexo e se necessrio pode empregar vigas de enrijecimento, no caso alturas maiores.

Figura 10 Para muros com alturas superiores a cerca de 5 m, conveniente a utilizao de contrafortes (ou nervuras), para aumentar a estabilidade contra o tombamento (Figura 10). Tratando-se de laje de base interna, ou seja, sob o retroaterro, os contrafortes devem ser adequadamente armados para resistir a esforos de trao. No caso de laje externa ao retroaterro, os contrafortes trabalham compresso. Esta configurao menos usual, pois acarreta perda de espao til a jusante da estrutura de conteno. Os contrafortes so em geral espaados de cerca de 70% da altura do muro. Muros de flexo (Figura 11) podem tambm ser ancorados na base com tirantes ou chumbadores (rocha) para melhorar sua condio de estabilidade. Esta soluo de projeto pode ser aplicada quando na fundao do muro ocorre material competente (rocha s ou alterada) e quando h limitao de espao disponvel para que a base do muro apresente as dimenses necessrias para a estabilidade.

SOLO GRAMPEADO DEFINIO: muro de arrimo constitudo por grampos passivos e proteo superficial. A resistncia do sistema garantida pelo atrito solo-grampo. VANTAGENS: durabilidade, confiabilidade, segurana, execuo em locais de difcil acesso, adaptabilidade s condies do local, no requer manuteno. DESVANTAGENS: sistema de execuo de cima para baixo (top-down), no indicado para muros de arrimo aterrados. Necessidade de sistema de drenagem. Maior custo-benefcio para muros acima de 4m de altura. Para maiores informaes, baixe nosso boletim tcnico com a descrio completa do sistema de solo grampeado.

MURO DE GABIO DEFINIO: muro de gravidade constitudo por gaiola metlica de malha hexagonal de ao galvanizado e preenchida com pedras. A resistncia do sistema garantida pelo peso-prprio do gabio. VANTAGENS: muro flexvel que comporta pequenos recalques, permevel e autodrenante, com bom custo-benefcio e de rpida execuo. DESVANTAGENS: necessidade de espao no terreno para corte do macio para execuo da base do muro com posterior reaterro compactado. O terreno da fundao deve ter boa capacidade de suporte. MURO DE FLEXO

DEFINIO: muro de gravidade de concreto armado com seo transversal em forma de L. A resistncia do muro ao empuxo de terra obtida utilizando parte do peso prprio do macio que se apoia sobre a base do muro. VANTAGENS: melhor custo-benefcio e maior aproveitamento do terreno. DESVANTAGENS: necessidade de sistema de drenagem e de espao no terreno para corte do macio para execuo da base do muro com posterior reaterro compactado. O terreno da fundao deve ter boa capacidade de suporte. TIRANTES DEFINIO: muro constitudo por uma cortina de concreto armado e tirantes protendidos. A estabilidade do sistema garantida pelo conjunto dos tirantes protendidos ancorados no macio e engastados na cortina de concreto armado. VANTAGENS: resistncia a foras elevadas, durabilidade, confiabilidade, segurana. DESVANTAGENS: necessidade de sistema de drenagem complementar, custo elevado, ancoragem dos tirantes em elevada profundidade no terreno.

Referncias Bibliogrficas
http://www.eng.uerj.br/~denise/pdf/muros.pdf http://sapiensengenharia.com.br/site/areas-de-atuacao/geotecnia/contencoes/

Vous aimerez peut-être aussi