Vous êtes sur la page 1sur 17

Como utilizar esse guia de maneira impressa?

Recomendamos que voc dobre as folhas pela linha pontilhada, para evitar dobr-la de qualquer forma e para que ela seja levada com maior comodidade.
Guia de Viagem

Buenos Aires
Guia de Viagens 2013

ndice
Clima Bairros de Buenos Aires Sua primeira visita a Buenos Aires? Como chegar do aeroporto Transporte na cidade O que fazer em Buenos Aires Gastronomia O que ver em Buenos Aires Museus imperdveis Compras Eventos Noite de Buenos Aires Informao importante Conselhos de viajantes como voc Mapa de Buenos Aires Mapa ampliado de Buenos Aires 01 01 02 02 03 03 04 06 08 08 09 11 12 13 15 16

Ao ler este guia voc ver um nmero que estar localizado ao lado do nome de cada restaurante, museu ou atrao turstica. (Ex: Torre Eiffel
3

). Visite o mapa que est localizado no final

do guia e busque pelo nmero correspondente para saber sua localizao exata.

Guia de Viagens

Buenos Aires
por viajantes nacionais e estrangeiros, so seis. Cada um tem sua identidade prpria e atraes nicas: Abasto: sem dvidas o bairro do tango. Concentra a maior quantidade dos teatros under e milongas da cidade. Localizado no centro da cidade.

Clima
Buenos Aires caracteriza-se por invernos muito frios (entre 7C e 17C) e veres calorosos e midos (entre 18C e 30C). No vero muitas vezes a temperatura chega a superar os 35C. por isso que a primavera e o outono (entre 10C e 26C) so as melhores epocas para visitar a cidade. Os dias chuvosos so frequentes no inverno e no vero - no inverno h choviscos contnuos e no vero, fortes chuvas. Melhor poca para visitar Buenos Aires Se tivssemos que escolher uma epoca para visitar Buenos Aires, de acordo com as condies climticas, seriam os meses de abril, maio, setembro e outubro. Temperatura e chuvas em Buenos Aires Referncia
Temperatura Expressada em C Temperatura mdia: 17,9 C Precipitao Expressada em mm Media mensal: 100 mm

Recoleta: um dos bairros mais antigos da cidade. o mais cultural, onde esto os principais museus e parques. Est ao leste da cidade, prximo ao porto. Palermo: o bairro mais comercial, repleto de lojas e de bons restaurantes. As principais marcas de roupa podem ser encontradas aqui, alm de vrios espaos verdes. Este bairro abarca grande parte da cidade, limitando com o bairro de Recoleta ao norte. San Telmo: Este o bairro dos artistas, onde voc poder desfrutar de espetculos de tango de rua, comrcios antiqurios, feiras artesanais e os principais museus histricos da cidade. Passeando por San Telmo, preste muita ateno na sua maravilhosa arquitetura, com casares coloniais e suas ruas de paraleleppedos. San Telmo se encontra ao sul da cidade, prximo ao porto. La Boca: Este o bairro dos famosos cortios, localizado na foz do Riachuelo no Rio da Prata. recomendvel estar sempre prximo da zona turstica de Caminito, onde voc estar mais seguro e poder desfrutar dos espetculos de tango. Este barrio se encontra no sudeste da cidade.

Bairros de Buenos Aires


No perca em Buenos Aires A Cidade de Buenos Aires dividida em 48 bairros. Em cada um h bares, praas, quadra de futebol, templos, milongas e teatros. Os bairros mais visitados,

Puerto Madero: Muito prximo de La Boca e de San Telmo se encontra Puerto Madero, margeando o Riachuelo, caracterizado por seus modernos edifcios, seus restaurantes gourmet, seus bares e discotecas. Este bairro ideal para um passeio noturno prximo ao porto.

Guia de Viagens

Buenos Aires

2
internacionais, com exceo de alguns que chegam de pases vizinhos. Esta situado a uns 40 km. a oeste de Buenos Aires, justamente na regio de Ezeiza. De txi: o meio mais cmodo para chegar a cidade. Se voc vai ao centro de Buenos Aires a viagem custar 250 ARS a 295 ARS. recomendvel combinar o preo antes de tomar o txi. Uma boa opo pegar um dos txis da Municipalidade de Ezeiza, que tem um centro de ateno dentro do terminal A, no setor de desembarque. Antes de pegar o txi, verifique se a tarifa inclui pedgios e bagagem. De transfer: A empresa Manuel Tienda Len oferece um servio de transporte ao centro da cidade e tem um estande no saguo do aeroporto. Os transfers saem a cada hora, so econmicos e realizam vrias paradas. Este servio custa 75 ARS a 85 ARS por pessoa. O bom que se voc for ao centro, eles te deixam na porta do hotel. De rems: Vrias agncias de remises se encontram no hall da recepo logo depois de atravessar as portas da zona de Aduana/Migraes. Tenha em conta que, igualmente aos txis, esses carros esto autorizados a transportar um mximo de quatro passageiros, sem distino de idades. O preo desse transporte similar ao dos txis, mas lhe diro um preo fixo antes de comear a corrida. De Shuttle: Este servio de transporte (companhia Hostel Shuttle ) custa 12 USD por pessoa de Ezeiza at os Hostel Suites de Buenos Aires e 18 USD para regresso a Ezeiza. Funciona desde certos hostels do centro de Buenos Aires e de San Telmo at o aeroporto e vice-versa. O micronibus do Hostel Shuttle passa cinco vezes por dia pela porta desses hostels. De transporte pblico: Se voc no possui muita bagagem e quer gastar pouco dinheiro, pode optar por esse meio de transporte que demora uma hora e meia do aeroporto ao centro da cidade. A passagem cobrada com moedas. Assegure-se de ter pelo menos 4 ARS. Pergunte a localizao exata da parada do nibus coletivo nmero 8. Quando subir ao nibus indique ao motorista o seu destino e ingresse as moedas na mquina.

Sua primeira visita a Buenos Aires?


O primeiro contato com a cidade de Buenos Aires hipnotizante. Buenos Aires nostlgica, mas ao mesmo tempo cosmopolita. Sua arquitetura tem desde construes de estilo colonial at edifcios modernos. Nessa cidade os extremos se cruzam e disso vem a perfeio.
Vista area da cidade de

Uma das coisas que mais chamam a ateno em BueBuenos Aires nos Aires o trfego e a maneira de conduzir dos seus habitantes. Voc deve ter um cuidado especial na hora de atravessar a rua. Tambm notar que faz muito calor, especialmente no vero, e isso pode se tornar insuportvel. Quando os dias so agradveis, comum nos bairros de casas baixas que as senhoras coloquem suas cadeiras na calada e saiam para tomar ar fresco e conversar com suas vizinhas, compartilhando mate (chimarro). Em Buenos Aires voc encontrar propostas para todos os gostos. Poder provar o melhor churrasco do mundo, danar tango nas tpicas milongas portenhas, e gritar os gols no estdio La Bombonera. Se puder, dedique um pouco do seu tempo para conhecer os outros bairros portenhos. Se voc se distanciar das principais zonas tursticas provvel que sinta o verdadeiro folclore de Buenos Aires. Uma boa ideia passear de transporte pblico e visitar bairros como Mataderos, conhecido por suas peas folclricas e suas feiras dos domingos.

Como chegar do aeroporto


Como chegar do Aeroporto Internacional Ministro Pistarini ou Aeroporto de Ezeiza. o principal aeroporto de Buenos Aires, onde chegam a maioria dos voos

Guia de Viagens

Buenos Aires

3
nibus: Existem mais de cem linhas de colectivo. O valor da passagem mais baixo com os cartes SUBE, mas s os argentinos podem adquiri-lo. Com este carto, a passagem custa 1,50 ARS a 2,70 ARS. Pagando com moedas, o valor de 3,00 ARS a 5,50 ARS. A rede de nibus de Buenos Aires no facil de entender, lhe recomendamos comprar um GUIA-T em qualquer banca de revistas. Nesses guias esto detalhados os mapas da cidade de Buenos Aires, com todas as linhas de nibus. Txi: um meio de transporte muito comum em Buenos Aires, pois so comparativamente mais econmicos que em outras cidades. So todos de cores amarelo e preto. A tarifa inicial diurna (de 6:00 a 22:00h) de 9,10 ARS e soma-se 91 centavos por cada 200 metros percorridos (o equivalente a duas quadras). Durante a noite o preo aumenta para 11 ARS de tarifa inicial e 1,10 peso por cada 200 metros percorridos. Trens: Existem vrias linhas que unem as cidades de Buenos Aires com a rea metropolitana: Linha Mitre, Linha Sarmiento, Linha Roca, Linha San Martn e Linha Belgrano Sur. A tarifa de 80 centavos ou superior, dependendo da viagem e utilizando o carto SUBE. Em dinheiro, paga-se 1,50 ARS. Informe-se antes de pegar um trem, pois algumas linhas so inseguras e a viagem em horrio de pico pode ser complicada.

Como chegar do Aeroporto Jorge Newbery ou Aeroparque O Aeroporto Jorge Newbery usado para voos domsticos, ainda que tambm receba alguns voos internacionais de cidades prximas. Localmente conhecido como Aeroparque e encontra-se nos limites da cidade, margem do Rio da Prata. A partir deste aeroporto voc chegar ao centro da cidade em 20 minutos. De txi: Existe uma parada de txis dentro do permetro do aeroparque. Consulte o centro de informao para mais detalhes. O valor varia de acordo com o destino. De rems: Pergunte no centro de informaes sobre agncias oficiais de rems dentro do aeroparque. O valor tambm depende do seu destino. De transfer: A empresa Manuel Tienda Len oferece servio de micronibus desde o aeroparque a diferentes pontos da cidade. Custa cerca de 30 ARS. De transporte pblico: Se voc estiver com pouca bagagem e quiser economizar, o ideal pegar um nibus. Pode demorar meia hora do aeroporto ao centro da cidade. Pergunte no centro de informaes onde a parada mais prxima. Pode ser o nibus nmero 33 que lhe levar at a estao de Retiro, ou o nmero 37 que vai at a praa do Congreso, no centro da cidade. A passagem paga em moeda, ento tenha pelo menos 4 ARS trocados.

O que fazer em Buenos Aires


Aulas de tango e noites de milonga 1 Buenos Aires sinnimo de tango e o demonstra na grande quantidade de bares e espaos culturais que oferecem todos os dias shows ao vivo de msicos e bailarinos, aulas de tango, e grandes milongas. Voc encontrar muitas opes nos tradicionais bairros de Abasto, San Telmo e Palermo. Um dia no Delta 2 Desde a cidade, voc poder ir at a cidade de Tigre, para desfrutar de um passeio em catamar pelas ilhas do delta argentino. Tambm poder visitar o Porto e o Mercado de Frutas, um mer-

Transporte na cidade
Subterrneo: O sistema de metr de Buenos Aires muito til, e conecta os principais bairros portenhos. Buenos Aires conta com seis linhas de subtes, como se chama localmente o metr. A passagem custa 2,5 ARS. importante saber que cruzar a cidade de um lado ao outro de metr pode resultar em um grande desafio. De qualquer forma forma, o mais provvel que o use em algum momento da sua viagem. Tente no us-lo em horrios pico: de 8 a 10 da manh sentido centro, e de 5 a 8 da noite sentido inverso ao centro.

Guia de Viagens

Buenos Aires

4
Ver um jogo do Boca Juniors 6 Estdio La Bombonera. Rua Brandsen, 805. O futebol em Buenos Aires uma paixo popular. A melhor forma de viver essa emoo assistindo a uma partida no final de semana. Os jogos do Boca Juniors, time mais popular da Argentina, costumam ser os mais concorridos pelos turistas, que tambm visitam o Museu da Paixo Boquense - um espao onde conta-se a histria do clube defendido por Diego Armando Maradona. Buenos Aires Misteriosa 7 Endereo: Bartolom Mitre 1711 3 3. T el: +54 (011) 4371-0593 / 15 5053-6113 um tour noturno por pontos da cidade que contam mistrios, crimes e lendas urbanas. realizado toda sexta-feira, sbado e domingo. Durante o passeio, os participantes ouvem histrias de Alejandra Parents, que recebe os viajantes vestida de preto e com um look muito caracterstico.

cado de artesanatos de mveis, mel, e produtos artesanais, e o Parque de la Costa, um parque de diverses para todas as idades. Conhecer a cidade com o Buenos Aires Bus 3 Endereo: Diagonal Norte e Peatonal Florida. Tel: +54 (011) 5239-5160. Buenos Aires Bus o nibus turstico que percorre toda a cidade enquanto um guia trilinge oferece informaes tursticas dos diferentes pontos visitados. Tambm conta com um servio de udio opcional em 10 idiomas. Tem uma frequncia a cada 20 minutos e no seu trajeto esto includas as zonas de Plaza de Mayo, Congreso, San Telmo, Puerto Madero, La Boca e Palermo, com um tempo estimado de 3 horas. Passeio pelos Bosques de Palermo 4 O Parque 3 de Febrero o lugar ideal para passar o dia inteiro ao ar livre. Nessa zona se encontra o Jardim Botnico, o Zoolgico de Buenos Aires, o Jardim Japons e o Planetrio. Voc poder alugar um bote e desfrutar de um passeio pelos Lagos de Palermo, e depois, caminhar pelo Rosedal, um jardim imenso com lindas rosas, flores e obras de arte. Circuitos tursticos de bicicleta 5 Graas ao Mejor en Bici, atualmente, existem diferentes rotas de bicisendas (ciclovias) que permitem ao visitante, percorrer as paisagens mais belas da cidade, sem se preocupar com os perigos do trnsito. Voc poder alugar uma bicicleta em Costanera Sur, e pedalar pelas redes interconectadas de ciclovias na zona de Puerto Madero, La Boca, Plaza de Mayo e Costanera Sur. Para mais informaes, visite http://mejorenbici.buenosaires.gob.ar/.

Gastronomia
Se existe algo que diferencia os argentinos a sua capacidade para ritualizar seus dois emblemas gastronmicos: o churrasco e o mate. O churrasco incentiva a reunio entre amigos e familiares, e implica vrias horas de festa. O tpico churrasco argentino inclui cortes de carne bovina, chorizos (linguia), morcillas (morcela) e chinchulines (intestino). A carne costuma vir acompanhada de chimichurri - um molho base de alho, cebola, azeite, pimenta e vinagre Em toda a cidade, voc encontrar diferentes opes de autnticas churrascarias e churrasqueiros, assegurando a qualidade em carnes pela qual a Argentina reconhecida mundialmente. O mate outro ritual compartilhado com os vizinhos uruguaios, que pode ser desfrutado em rodas com amigos ou solitariamente. uma infuso de erva-mate, preparada em um recipiente, ao qual se adiciona gua quente. De acordo

Guia de Viagens

Buenos Aires
Confitera Las Violetas 12 Bar & repostera Endereo: Av. Rivadavia 3899. Tel: +54 (011) 4958-7387 Caf de los Angelitos 13 Bar & show Endereo: Av. Rivadavia 2100. Tel: +54 (011) 4314-1121

com a zona e com os costumes, pode ser saboreado com ervas aromticas e no vero, usar agua fria, adotando o nome de de terer. Para provar, voc pode pedir que algum amigo portenho lhe ajude a preparar ou ento pode ir para os bares da zona de Palermo e Recoleta que possuem a opo Mate-bar. Mas se estamos falando de doces, voc no pode perder o incomparvel sabor do doce de leite argentino e os alfajores. Outras particularidades culinrias de Buenos Aires so as empanadas, o locro, a torta de carne e batata, e as milanesas (carne empanada, usualmente frita). As sobremesas mais tradicionais so o arroz com leite, o pudim de po, o vigilante (queijo fresco e doce de batata) e o flan com doce de leite. Bares notveis Este seleto grupo de cafs, bares e confeitarias so considerados os mais representativos da cidade, por seu tempo, valor arquitetnico e cultural. Voc poder visit-los e respirar o autntico aroma do caf portenho. Esses bares receberam clebres personagens que, em algum momento do sculo XX, se sentaram para desfrutar com amigos. Caf Tortoni 8 Bar & show Endereo: Av. de Mayo 825. Tel: +54 (011) 4342-4328 Los 36 Billares 10 Cena show Endereo: Av. De Mayo 1265. Tel: +54 (011) 4381-5696

Um dos poucos lugares clssicos Grande espetculo de tango para de Buenos Aires que mantm a qua- apreciar enquanto jantamos. lidade atravs dos anos. Danita julmercer1

Restaurantes recomendados pelos viajantes Siga La Vaca 14 Carnes assadas Endereo: Alicia Moreau de Justo 1714. Tel: +54 (011) 4315-6801
Notvel rodzio de carnes. Grande variedade de carnes: carneiro, porco, carnes de gado e frango. DVC

Rodizio 17 Carnes Assadas Endereo: Av. Alicia Moreau de Justo 838. Tel: +54 (011) 4334-3638
Seu churrasco e as entradas so o melhor, deliciosa comida. leo1975

Pizzera Gerrin 15 Pizza Endereo: Av. Corrientes 1368 Tel: +54 (011) 4371-8141
Pizzas deliciosas e variadas. Vendem tambm por poro. Javure

La Farola de Cabildo 18 Comida Variada Endereo: Av. Cabildo 2630. Tel: +54 (011) 4781-4514
tudo muito bom e os pratos so grandes! argitamalag

Um lugar em que quem vem a Bue- Ideal para passar uma noite de puro nos Aires no pode deixar de visitar. tango, excelente a qualidade dos seus shows. victoriamaria squonk2000

Hard Rock Caf 16 Pub Endereo: Av. Pueyrredn 2501 2 piso. Tel: +54 (011) 4807-7625
Excelente lugar, muito tranquilo, e muito divertido. Val3ria

Las Cuartetas 19 Pizza Endereo: Av. Corrientes 838. Tel: +54 (011) 4326-0171
Se quero ir a uma pizzaria no centro, vou ao Las Cuartetas. Pablo-Carnelli

Caf La Biela 9 Bar Endereo: Pte. Manuel Quintana 596. Tel: +54 (011) 4804-0449

El Gato Negro 11 Bar Endereo: Av. Corrientes 1669. Tel: +54 (011) 4374-1730

Localizado no corao de Recoleta, Eu gosto muito do ch, e aqui tem um bonito lugar para se sentar na muitas variedades de comidas. Delicalada. Valeria_mariel ciosas. MARCEDIAZ

Guia de Viagens
Sarkis 20 Comida rabe Endereo: Thames 1101. Tel: +54 (011) 4772-4911
A melhor comida rabe de Buenos Aires. Cristina-Menendez

Buenos Aires
Pippo Restaurante 21 Massas Endereos: Montevideo 341. Tel: +54 (011) 4374-0762
Lugar clssico de Buenos Aires. Pratos grandes e excelentes preos. Ernesto-Duboy

6
Puente de la Mujer - Ponte da Mulher 25 Endereo: Dique 3, Pierina Dealessi e Manuela Gorriti uma ponte de 170 metros que liga as margens do canal aquavirio que separa o bairro em dois. Ela conta com uma estrutura de 39 metros de altura cunhada com o peculiar desenho de um casal danando tango. Possui um mecanismo que lhe possibilita mover-se e abrir passagem a grandes embarcaes. A imagem da ponte iluminada noite um dos cartes-postais da cidade. Plaza Francia - Praa Frana 26 Endereo: Entre as ruas Junn, Vicente Lpez, Azcunaga e as avenidas Pueyrredn e Del Libertador. Seu verdadeiro nome Plaza Intendente Alvear e trata-se de um tradicional espao pblico, localizado no bairro de Recoleta. Voc pode dar um passeio ao ar livre, comprar lembranas na Feira de Artesanatos da Plaza Francia e assistir a algum espetculo de rua. Na Rua Junn, tambm poder encontrar o Cemitrio da Recoleta, a Baslica Ntra. Sra. del Pilar, o Centro Cultural Recoleta e o Buenos Aires Design. Avenida 9 de Julio - Avenida 9 de Julho 27 Com 140 metros de largura, uma das avenidas mais largas do mundo. A avenida conecta os bairros de Constitucin, Monserrat, San Nicols e Retiro. A linha E de metr, a percorre de uma ponta a outra. Plaza de Mayo - Praa de Maio 28 Endereo: Avenida de Mayo, entre as ruas Hiplito Irigoyen, Bolvar e Rivadavia. um dos espaos histricos mais importante da cidade e palco de manifestaes polticas, sindicais e religiosas. Ao redor da praa h importantes edifcios e pontos tursticos, como a Casa Rosada, a Catedral Metropolitana, o Cabildo de Buenos Aires e o Palcio do Governo da Cidade.

O que ver em Buenos Aires


Obelisco 22 Endereo: Av. 9 de Julio e Av. Corrientes o monumento urbano mais representativo da cidade. Tem 67 metros de altura e est localizado m frente Praa da Repblica, onde h uma enorme bandeira argentina. Caminito 23 Endereo: Entre as ruas Garibaldi, Aroz de Lamadrid, del Valle Iberlucea e Magallanes. uma rua tradicional do bairro La Boca. Ao conhec-la, voc encontrar os famosos cortios - construes coloridas de madeira - e obras artsticas de Benito Quinquela Martin e Luis Perlotti. Teatro Coln 24 Endereo: Cerrito 618. Tel: +54 (011) 4378-7100 considerado um dos cinco melhores teatros de pera do mundo. Entre as distintas disciplinas artsticas que se pode encontrar, h shows de pera, bal e musicais. Tambm h seminrios e cursos curtos de dana e de teatro. H visitas guiadas todos os dias, de 9:00 a 17:00h, com 50 minutos cada

Guia de Viagens

Buenos Aires

7
Manzana de las Luces 33 Endereo: Entre as ruas Bolvar, Moreno, Alsina, Per e Av. Julio A. Roca Trata-se de um conjunto de edifcios histricos entre os quais se destaca a Igreja de San Ignacio de Loyola, a mais antiga da cidade e exemplo da arquitetura barroca jesutica. Bairro Chino (Bairro Chins) 34 Endereo: Av. Juramento y Arribeos o centro da cultura asitica em Buenos Aires. Est localizado no bairro de Belgrano, e voc poder encontrar comrcios de artigos importados, restaurantes de comida chinesa e japonesa e grandes lojas de alimentos exticos. recomendado ir com dinheiro. Nas segundas-feiras muitos estabelecimentos fecham. Plaza Serrano 35 Endereo: Jorge Luis Borges Honduras Localizada no corao do bairro de Palermo, essa praa oficialmente conhecida como Plaza Cortzar, em homenagem ao reconhecido escritor. Ao redor da praa, voc poder encontrar muitos bares e pubs com mesas ao ar livre. Nos dias de semana, h uma feira de artigos de artesanato e artistas independentes. Hipdromo de Palermo 36 Endereo: Avenida Del Libertador 4101. Tel: +54 (011) 4778-2800 o hipdromo mais tradicional da Amrica Latina e sua pista de areia de 2400 metros uma das mais importantes do mundo. Tem corridas de cavalos e no interior do hipdromo tem um cassino.

Avenida Corrientes 29 considerada o ncleo da oferta cultural e bomia da cidade portenha, j que agrupa diferentes opes de entretenimento e estabelecimentos culturais. Suas livrarias, confeitarias e pizzarias permanecem abertas ao pblico at altas horas da madrugada. Cassino de Puerto Madero 30 Endereo: Elvira Rawson de Dellepiane s/n, Drsena Sur, Porto de Buenos Aires. Tel: +54 (011) 4363-3100 Se voc gosta de jogos de azar e de jogos de mquinas, poder desfrutar do nico cassino flutuante da cidade. Conta com 1200 mquinas de azar e mais de 150 mesas de jogos. O casino permanece aberto as 24 hs. possvel comprar as fichas em pesos argentinos, dlares, cartes de crdito e dbito. Reserva Ecolgica Costanera Sur 31 Endereo: Tristn Achval Rodrguez 1550. Tel: +54 (011) 4893-1588 um espao verde de 350 ha localizado na margem do Rio da Prata, sobre o lado este de Puerto Madero. o lugar ideal para a realizao de atividades esportivas, como o ciclismo, exerccios aerbicos, caminhadas e atividades como a fotografia. Est aberta durante todo o ano e seu acesso livre e gratuito. O horrio no vero de tera-feira a domingo, de 8 a 19 hs., e no inverno, de 8 a 18 hs. Floralis Genrica - Flor de Metal 32 Endereo: Av. Figueroa Alcorta e Austria uma escultura metlica com forma de flor, de 23 metros de altura. Sua caracterstica mais chamativa que, graas a um sistema eltrico, a flor fecha e abre suas seis ptalas, dependendo da hora do dia. Est situada na Plaza de las Naciones Unidas, prxima ao Museu de Belas Artes e a Plaza Francia.

Guia de Viagens

Buenos Aires
De compras

Museus imperdveis
MALBA 37 Endereo: Av. Figueroa Alcorta 3415. Tel: +54 (011) 4808-6500 O Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires Fundao Costantini um dos maiores expositores e propagadores da arte latino-americana correspondente ao perodo moderno e contemporneo. Realiza-se visitas guiadas tanto em espanhol como em ingls. O horrio do museu de quinta-feira a segunda-feira e feriados, 12 a 20 hs.; quarta-feira at as 21 hs. Na tera-feira o museu no abre. Museu Nacional de Belas Artes 38 Endereo: Av. Del Libertador 1473. Tel: +54 (011) 5288-9945 Prximo a Plaza Francia e do Bairro da Recoleta, o museu com maior patrimnio artstico do pas, onde so encontradas obras de Picasso, Francisco de Goya, Monet, Renoir, Van Gogh, Manet e dos artistas locais Antonio Berni, Benito Quinquela Martin e Fernando Fader. A entrada gratuita e o seu funcionamento de tera a sexta de 12:30 a 20:30 hs.; sbados e domingos de 9:30 a 20:30 hs.; Segunda no funciona. Centro Cultural Recoleta 39 Endereo: Junn 1930. Tel: +54 (011) 4803-1040 um centro de exposies temporrias de artistas contemporneos, tanto locais como internacionais. Est localizado na Praa Frana (Plaza Francia), ao lado do Buenos Aires Design. Os horrios so de segunda-feira a sexta-feira de 14 a 21 hs.; sbados, domingos e feriados de 10 a 21 hs. Museu da Cidade (Museo de la Ciudad) 40 Endereo: Defensa 219. Tel: +54 (011) 4331-9855 Se voc se interessa pela histria da cidade e seus costumes, poder fazer uma viagem no tempo atravs dos objetos, fotografias e diferentes exposies que existem no museu. Est localizado em pleno centro histrico da cidade, no bairro de San Telmo. O museu est aberto de segunda a sexta de 11 a 19 hs.; sbados, domingos e feriados de 10 a 20 hs. Na segunda e na quarta-feira, a entrada gratuita.

Buenos Aires oferece muitas opes para compras: desde os grandes shoppings, que possuem as mais conhecidas marcas internacionais, at feiras de artesanato e itinerantes, com produtos de coleo e de desenhos independentes. A maioria das lojas nos shoppings tm o benefcio de Tax Free. Se voc comprar produtos fabricados na Argentina de ARS 70 ou mais, tem o direito de pedir que lhe reembolsem o imposto ao valor agregado. Para isso, voc deve pedir o cheque de reembolso em todas as lojas aderidas ao Tax Free. Lugares recomendados para comprar Shopping Patio Bullrich 41 Centro de compras Endereo: Av. Libertador 750. Tel: +54 (011) 4814-7400 Horrios: de segunda a domingo, de 10 a 21 hs. Galeras Pacfico 42 Centro de compras Endereo: Florida e Viamonte. Tel: +54 (011) 5555-5110 Horrios: de segunda a sbado, de 10 a 21 hs. Domingo, de 12 a 21 hs. Abasto Shopping 43 Centro de compras Endereo: Av. Corrientes 3247. Tel: +54 (011) 4959-3400 Horrios: de segunda a domingos, de 10 a 22 hs. Buenos Aires Design 44 Mveis e decorao Endereo: Av. Pueyrredn e Av. Del Libertador. Tel: +54 (011) 5777-6000 Horrios: de segunda a sbado, de 10 a 21 hs. Domingos e feriados, de 12 a 21 hs. Calle Florida 45 Passeio de compras ao ar livre Endereo: Peatonal Florida e Lavalle Horrios: de segunda a domingo, de 10 a 0 hs. Avenida Crdoba 46 Outlets de roupa e acesrios, ao ar livre Endereo: Av. Crdoba e Av. Scalabrini Ortiz Horrios: de segunda a sbado, de 10 a 20 hs.

Guia de Viagens
Feira de San Telmo 47 Artesanatos e antiguidades Endereo: Defensa e Humberto 1 (Plaza Dorrego) Horrios: domingos, de 10 a 17 hs. Feira de Plaza Serrano 48 Artesanatos e desenho independente Endereo: Jorge Luis Borges e Honduras, Palermo Soho. Horrios: de quarta a sexta-feira, de 15 a 20 hs. Sbados, domingos e feriados, de 14 a 20 hs.

Buenos Aires
Calle Murillo 49 Couros e peles Endereo: Calle Murillo entre Gurruchaga e Av. Scalabrini Ortiz, Villa Crespo Horrios: de segunda a sexta, de 10 a 18 hs. El Ateneo Grand Splendid 50 Livros e msica Endereo: Av. Santa F 1860. Tel: +54 (011) 4813-6052 Horrios: de segunda a quinta, de 9 a 22 hs. Sextas e sbados, de 9 a 24 hs. Domingos, de 12 a 22 hs.

9
Festival Shakeaspeare Buenos Aires Este festival busca gerar um lugar de encontro entre o pblico e os investigadores e artistas apaixonados pela obra de Shakespeare. Para isso, o festival oferece atividades teatrais e espetculos nacionais e internacionais, seminrios e atividades recreativas para todas as idades.

Maro

San Patricio (So Patrcio) A Cidade de Buenos Aires comemora o Dia Internacional de San Patricio, o dia da cerveja. Voc pode tomar umas cervejas nos bares irlandeses do centro (como por exemplo: The Clover, na Rua Piedras, 78; The Kilkenny, na Rua M. T. de Alvear, 399; e The Shamrock, na Rua Rodrguez Pea, 1220), ou em Plaza Irlanda (Av. Gaona e Donato lvarez, Caballito) junto com a Comunidade Irlandesa de Buenos Aires. Dia Nacional da Memria pela Verdade e pela Justia Em 24 de maro lembrado em todo o pas o aniversrio do golpe de estado de 1976. O evento realizado em memria de 30.000 vtimas do terrorismo de estado. Nesta data realizada uma caminhada com diferentes performances artsticas da Av. de Mayo Av. 9 de Julio, culminando na Praa de Maio Ciudanza, dana em paisagens urbanas A fins de maro, acontece o encontro de dana em paisagens urbanas organizado pelo Ministrio de Cultura da cidade.

Eventos
Veja a agenda completa de eventos para a data da sua viagem: http://www.festivales.gov.ar

Fevereiro

Comparsas de Carnaval Nas principais avenidas de Buenos Aires, durante os feriados de Carnaval, voc poder desfrutar das bandas (comparsas e murgas) de bairro, que se preparam todo ano para este evento. Aberto de Tnis de Buenos Aires Endereo: Buenos Aires Lawn Tenis Club, Olleros 1510. Tel: +54 (011) 4772-0983 O Aberto de Tnis de Buenos Aires a primeira data do ano correspondente Copa Davis. Uma oportunidade nica para ver os melhores jogadores do mundo.

Abril

Festival de Cinema Independente BAFICI Festival de cinema independente que acontece nos cinemas do Shopping Abasto e em outros complexos similares. Durante 15 dias, voc poder ver uma grande variedade de filmes nacionais e internacionais, que tm em comum sua forma de produo gestionada fora dos circuitos comerciais.

Guia de Viagens

Buenos Aires
Junho

10
Festival Ciudad Emergente A princpios de junho, acontece este singular festival que apresenta no Centro Cultural Recoleta uma completa exposio de novas manifestaes artsticas com um amplo sentido esttico. Passam por aqui bandas e solistas argentinos e estrangeiros de rock, pop, hip hop e seus derivados. Mas nem tudo msica, tambm so apresentados novos trabalhos de arte digital, recitais de poesia e desfiles de moda de novos designers com as novas tendncias urbanas de dana de rua, street art e comdia stand up. Aniversrio do Dia da Independncia Em 9 de Julho celebrado em todo o territrio argentino o Dia da Independncia. Na cidade, acontecem festejos, principalmente na Praa de Maio e proximidades. Festival Mundial de Tango Durante a segunda metade de agosto a vez do Tango de Buenos Aires, um Festival e Mundial de Dana. o maior evento de tango de repercusso internacional, em que milhares de bailarinos e pessoas do mundo inteiro chegam cidade para participar e viver as diversas atividades que o evento oferece. Feira de Vinhos e Adegas Endereo: Predio La Rural, Avenida Santa Fe 4201, e Avenida Sarmiento Quatro dias de evento em que se pode provar mais de 1.000 rtulos de vinho. H tambm seminrios e demonstraes sobre os pratos que devem acompanhar cada tipo de vinho FIBA, Festival Internacional Buenos Aires Este festival realizado a cada dois anos. O festival rene as diferentes obras de artes cnicas, e apresenta as novas tendncias do teatro, dana, artes visuais e sonoras.

Festival de msica Quilmes Rock Trata-se de um festival de rock com os mais importantes grupos musicais. As entradas so vendidas com mais de trs meses de antecedncia. A noite das Galerias Galley Night, uma noite onde todas as galerias de arte da cidade abrem suas portas ao pblico. Conta com servios de audioguias e se concentra nos bairros de Retiro e Recoleta. Feira do Livro de Buenos Aires Endereo: Prdio La Rural, Avenida Santa Fe 4201, e Avenida Sarmiento. Tel: +54 (011) 4370-0600 No final de abril, incio de maio, acontece a Feira Internacional do Livro de Buenos Aires. a maior feira de livros do mundo de lngua hispana, um dos eventos culturais e editoriais mais importantes da Amrica Latina.

Julho

Agosto

Maio

Arte BA Endereo: Prdio La Rural, Avenida Santa Fe 4201, e Avenida Sarmiento. Em maio, acontece esta feira de arte contempornea que a mais importante de Buenos Aires. Voc pode contemplar as exposies de artistas nacionais e internacionais, conferncias, performances e outros eventos culturais. Aniversrio da Revoluo de Maio Endereo: Museu do Cabildo. Bolvar 65. Tel: +54 (011) 4334-1782 No dia 25 de maio comemorado o Aniversrio da Revoluo de Maio em todo o pas. Se voc estiver em Buenos Aires nessa poca, no deixe de ir tomar uma xcara de chocolate com churros em Cabildo.

Setembro

Outubro

Guia de Viagens Novembro

Buenos Aires
Noite de Buenos Aires

11

Festival de Jazz A fins de novembro, a vez do Festival de Jazz, com uma programao ampla e variada de espetculos e atividades que honra a diversidade e a variedade sonora que est na prpria essncia do jazz. A noite das livrarias Endereo: Av. Corrientes Trata-se de um evento multidimensional que busca incentivar a venda de livros e honrar a histrica tradio de livrarias da cidade de Buenos Aires. Aberto Argentino de Polo Endereo: Campo Argentino de Polo, Arvalo 3065. Tel: +54 (011) 4777-8005 O Aberto de Polo Argentino o acontecimento anual mais importante desse esporte. A noite dos museus Durante uma nica noite, todos os museus abrem suas portas ao pblico. Voc poder desfrutar de exposies, conferncias, shows e espetculos de maneira totalmente gratuita. Uma excelente oportunidade para conhecer a cultura dessa cidade e sua vida noturna.

Conhecida popularmente como a cidade que nunca dorme, Buenos Aires abriga uma mirade de discotecas, pubs e festas itinerantes que do a sensao de uma festa eterna. A partir das 19 hs., os pubs e bares do Microcentro e da Recoleta se tornam palco dos after-office, em que milhares de pessoas saem para relaxar depois do agitado dia da cidade. Os restaurantes mais tradicionais promovem jantares com shows musicais, alguns deles com verdadeiros espetculos de tango e folclore. Se voc gosta de msica ao vivo, existem lugares especficos como La Trastienda (Balcarce 460, San Telmo) e o ND Ateneo (Paraguay 918, centro), que diariamente apresentam shows de artistas locais e internacionais, para todos os gostos musicais. Tambm muitas discotecas oferecem shows ao vivo a partir da meia noite, e para finalizar, contam com a apresentao dos seus Djs residentes. Palermo possui uma oferta noturna muito completa para se divertir noite. Voc pode jantar nos seus restaurantes e depois, ir para a Plaza Serrano. E se quiser danar por toda a noite, encontrar tambm, na rua Niceto Vegas e na zona de Palermo Hollywood, discotecas de todos os estilos. As coloniais ruas de San Telmo tambin oferecem uma noite nica. Nas proximidades da Plaza Dorrego, voc poder encontrar opes mais tradicionais da noite portenha: milongas, clubes populares e pubs de rock argentino. Outra regio divertida da cidade a Costanera Norte, que conta por exemplo com o complexo Costa Salguero. H tambm discotecas com linda vista para o Rio da Prata. Esta uma regio onde h tambm bons restaurantes. Recomendaes dos viajantes para a noite portenha

Dezembro

Candombl em San Telmo Endereo: Av. Independencia y Defensa, San Telmo Em um dos bairros mais antigos da cidade, mais de 20 grupos de candombl e dana afro da Argentina e do Uruguai danam e embalam o pblico com seus tambores.

Guia de Viagens

Buenos Aires
timo lugar, tocam bandas e depois fazemos a festa. willydeolivos

12

Pach Disco electrnica Endereo: Av. Rafael Obligado 6151. Tel: +54 (011) 4788-4288 Excelente boate, muito grande, eu recomendo. natigiacchi
51

Informao importante
Sites teis
Site oficial da cidade de Buenos Aires: http://www.bue.gob.ar/ Agenda de eventos: http://agendacultural.buenosaires.gob.ar/ Compra de entradas para espetculos: http://www.ticketek.com.ar/ Discagem internacional: http://www.horlogeparlante.com

Molire 56 Restaurante e disco Endereo: Chile 299. Tel: +54 (011) 4343-2623
O lugar, o ambiente e a msica so excelentes. maratial

Ciudad Cultural Konex 52 Shows Endereo: Sarmiento 3131. Tel: +54 (011) 4864-3200

Moeda
A moeda oficial o peso arggracentino ($, ARS). Voc pode averiguar o tipo de cmbio oficial do dia ingressando a http://www.xe.com/

Groove

57

Eu recomendo que vejam La Bom- Shows e festas ba de Tiempo, no se arrependeEndereo: Av. Santa Fe 4389 ro. moxileros Se puder v para as Fiestas Clandestinas! buscadordeutopias

Fuso horrio
Durante o ano, o horrio que se utiliza o UTC/GMT -3 horas.

O lugar, o ambiente e a msica Excelente lugar para aprender, ver e excelente. mmmgeles1 danar tango! mdelc

La Viruta 53 Tango e milonga Endereo: Armenia 1366 (subsolo da Asociao Cultural Armenia). Tel: +54 (011) 4774-6357

Nmeros teis
Polcia e Emergncias 911 Polcia do Turista 0800-999-5000 e +54 (011) 4346-5748 Aeroporto de Ezeiza +54 (011) 5480-2500 Aeroporto Jorge Newbery +54 (011) 5480-6111 Assist Card +54 (011) 5555-1500 entrar em contato com agncia do seu pas de residncia. Recomendamos que anote o nmero da sua agncia na sua agenda ou no seu email. Carto de credito American Express 0800-555-4288 / 0-800-545-1171 Carto de credito Mastercard 0800-555-0507 Centros de Informao Os principais centros de Informao de Buenos Aires so:

Bahrein 58 Disco electrnica e house Endereo: Lavalle 345

Crobar 54 Disco electrnica Endereo: Av. Marcelino Freyre S/N. Paseo de la Infanta. Tel: +54 (011) 4778-1500
Um dos melhores lugares para escutar os Djs ao vivo. JJGOROSITO

Human 59 Gay & Lesbian disco Endereo: Av. Costanera Norte e Sarmiento, Punta Carrasco
Msica pop e pura festa.

celeste-ve1 MOD Variet Club Shows & rock disco Endereo: Balcarce 563
60

Niceto Club 55 Shows e festas Endereo: Niceto Vega 5510. Tel: +54 (011) 4779-9396

Um lugar bem underground e rocker na cidade. victoriamaria

Carto de credito Visa O Centro de Informao Turstica do Tenha em conta que diante de um roubo do seu carto Visa, voc dever Aeroporto Internacional de Ezeiza.

Guia de Viagens
Endereo: Autopista Ricchieri km. 22, Ezeiza. Tel: +54 (011) 5480-6111 O Centro de Informao Turstica da rua Florida. Endereo: Florida 100. Tel: +54 (011) 4313-0187

Buenos Aires
O Centro de Informao Turstica de Porto Madero. Endereo: Alicia Moreau de Justo (Dique 4) 200. Tel: +54 (011) 4315-4265

13

Conselhos de viajantes como voc


Segurana O centro muito bonito, mas noite pode ser inseguro. Por isso, o melhor ir para o hotel/casa cedo, andar acompanhado, tomar txi etc. preciso tomar cuidado como em qualquer cidade grande. lequerin Traos culturais Na Cidade de Buenos Aires j funciona em todos os estabelecimentos a proibio por lei de fumar em lugares fechados. leo1975

Eletricidade
Na Argentina se utilizam 220 volts de CA e 50 ciclos. As tomadas possuem 2 orifcios cilndricos ou 2 orifcios planos diagonais com ligao terra. conveniente viajar com um adaptador para no ter problemas com o secador de cabelo ou a mquina de barbear. Em Buenos Aires se conseguem adaptadores facilmente na rua.

Gorjetas
Nos restaurantes, a gorjeta no est includa na conta e o costume deixar 10% do valor da conta para o garom, mesmo que no seja obrigatrio. Existe tambm o costume de dar gorjetas para mensageiros e carregadores de malas no aeroporto.

Dias festivos oficiais


Nos dias festivos oficiais a maioria dos negcios, bancos e lojas fecham todo o dia. Na Argentina, esses dias so 1 e 6 de janeiro, carnavais, 24 de maro, 2 de abril, quinta-feira e sexta-feira santa, 1 e 25 de maio, 20 de junho, 9 de julho, 17 de agosto, 12 de outubro, 20 de novembro, 8, 24 e 25 de dezembro. Alguns desses feriados so transferidos para outros dias para se converterem em feriados prolongados.

Economizar dinheiro Para quem no quer gastar muito Tenha muito cuidado com os taxistas. dinheiro ou tem oramento baixo, recomendvel comer em pizzarias, Quando se paga em dlares, com notas de 100, eles aproveitam a menor rotisseries de bairro e churrascarias distrao do usurio para trocar a nota que servem choripan (po com linguia) de passagem pelos Bairros Once, por uma de 1 dlar e te fazem pagar Monserrat, Abasto ou Congreso. de novo. So muito hbeis para lesar pablonatural o usurio. Aconteceu comigo duas vezes em Buenos Aires, em txis de Imperdveis hotis 5 estrelas. javierrm7 Se voc no conhece bem Bs. As., deve fazer o Buenos Aires Bus. Voc Muito cuidado ao pagar com notas percorre os melhores lugares da cidagrandes. Em vrios servios voc pode ser lesado, porque trocam o di- de e pode parar onde quiser. Durante nheiro por notas falsas e, dessa forma, a viagem, so oferecidos interessantes em qualquer idioma desejado. Muito te cobram o servio duas vezes! O recomendvel. JuanChelo melhor a fazer pagar o valor certo, com dinheiro contado. Nyarlotep Caminhem, caminhem muito pela cidade!!! muito linda e cosmopolita. H Transporte bairros com armazns e construes Tenha sempre moedas para o transporte, indispensvel. s vezes pode antigas como Recoleta, Palermo, San Telmo etc. Nas avenidas Corrientes, demorar um pouco para conseguir Santa F e outras prximas h livrarias pesos. carolina_sandoval e restaurantes que permanecem abertos at bem tarde. trayenko

Guia de Viagens
Alimentao Recomendo provar a FAIN. Ela feita com pasta de garbanzos (gro-de-bico). Costumamos com-la junto com a pizza, uma em cima da outra. Embora este tipo de prato tenha relao com a cozinha rabe, dizem que foram os imigrantes italianos que a introduziram na Argentina e j um clssico! grideviaje2007 Sade e higiene No h banheiros pblicos na Cidade de Buenos Aires, mas vocs podem usar os dos shoppings, centros comerciais e restaurantes fast food. leo1975

Buenos Aires
Compras Para quem gosta de artigos, roupas e sapatos de design arrojado, Palermo Soho imperdvel. De dia, as lojas de artesanato na Praa Serrano (ou Cortzar) e noite, muita vida noturna, neste bairro de casas antigas, armazns e cafeterias. uma grande experincia! trayenko Eventos Se voc busca eventos culturais, veja o que h de bom no Ciudad Cultural Konex. um espao gigante onde todos os dias h eventos diferentes e de todo tipo: msica, teatro, exposies, de cinema etc. brendis1

14

Lembre-se que...
Para mais informaes sobre este destino visite: http://www.viajantes.com/destinos/buenos-aires
Se voc notar que alguma das informaes deste guia est desatualizada, ou que a informao incorreta, por favor comunique-se pelo: guiasdeviagens@viajantes.com

Equipe

Guia de Viagens

Buenos Aires
Lugares de interesse Gastronomia Compras Discotecas e Pubs 1) Aulas de tango e noites de milonga 2) Delta 3) Bus Turstico 4) Passeio pelos Bosques de Palermo 5) Circuitos tursticos de bicicleta 6) Ver um jogo do Boca Juniors 7) Buenos Aires Misteriosa 8) Caf Tortoni 9) Caf La Biela 10) Los 36 Billares 11) El Gato Negro 12) Confitera Las Violetas 13) Caf de los Angelitos 14) Siga La Vaca 15) Pizzera Gerrin 16) Hard Rock Caf 17) Rodizio 18) La Farola de Cabildo 19) Las Cuartetas 20) Sarkis 21) Pippo Restaurante 22) Obelisco 23) Caminito 24) Teatro Coln 25) Ponte da Mulher 26) Praa Frana 27) Avenida 9 de Julho 28) Praa de Maio 29) Avenida Corrientes 30) Casino de Puerto Madero Informaes

15

Mapa de Buenos Aires

31) Reserva Ecolgica Costanera Sur 32) Floralis Genrica 33) Manzana de las Luces 34) Bairro Chino 35) Plaza Serrano 36) Hipdromo de Palermo 37) MALBA 38) Museu Nacional de Bellas Artes 39) Centro Cultural Recoleta 40) Museu de la Ciudad 41) Shopping Patio Bullrich 42) Galeras Pacfico 43) Abasto Shopping 44) Buenos Aires Design 45) Calle Florida 46) Avenida Crdoba 47) Feria de San Telmo 48) Feria de Plaza Serrano 49) Calle Murillo 50) El Ateneo Grand Splendid 51) Pach 52) Ciudad Cultural Konex 53) La Viruta 54) Crobar 55) Niceto Club 56) Molire 57) Groove 58) Bahrein 59) Human 60) MOD Variet Club

Guia de Viagens

Buenos Aires
Lugares de interesse Gastronomia Compras Discotecas e Pubs Informaes

16

Mapa ampliado de Buenos Aires

1) Aulas de tango e noites de milonga 3) Conhecer a cidade a bordo do Bus Turstico 5) Circuitos tursticos de bicicleta 7) Buenos Aires Misteriosa 8) Caf Tortoni 9) Caf La Biela 11) El Gato Negro 12) Confitera Las Violetas 14) Siga La Vaca 15) Pizzera Gerrin 17) Rodizio 18) La Farola de Cabildo 19) Las Cuartetas 22) Obelisco 24) Teatro Coln 25) Ponte da Mulher 27) Avenida 9 de Julho 28) Praa de Maio 29) Avenida Corrientes 30) Casino de Puerto Madero 31) Reserva Ecolgica Costanera Sur 33) Manzana de las Luces 42) Galeras Pacfico 45) Calle Florida 47) Feria de San Telmo 56) Molire 59) Human

Vous aimerez peut-être aussi