Vous êtes sur la page 1sur 16

SIMULADO ESPECIAL IBGE-NVEL MDIO

SIMULADO ESPECIAL IBGENVEL MDIO (BSICO)


FUNES: AGENTE DE PESQUISAS E MAPEAMENTO /AGENTE DE PESQUISAS POR TELEFONE

LEGENDA: ** SOMENTE para a funo de Agente de Pesquisa e Mapeamento

www.grancursos.com.br
Simulado Estilo

SIMULADO ESPECIAL IBGE-NVEL MDIO

LNGUA PORTUGUESA (COMUM A TODAS AS REAS DE NVEL MDIO) A palavra tica, no cotidiano brasileiro, ganhou um status paradoxal: muito falada, muito cortejada e sinnimo de transformao da realidade, mas, na prtica, parece algemada a um passado prisioneiro de prticas que ferem a lei e, portanto, a prpria tica. Nesse contexto h inmeros obstculos a vencer. No h dvida de que os avanos se tm sucedido. E o balano do debate em torno da tica nos negcios, na poltica, no dia-a-dia do cidado demonstra: a agulha magntica da defesa da tica tem se movido em ritmo ascendente, num mutiro dos mais construtivos. Embora o percurso a vencer seja acidentado e longo, no h dvida de que a perplexidade, de natureza passiva, ir ceder lugar, mais rapidamente do que se possa imaginar, fora da ao; esta, sim, a chave para fazer da tica no pas um valor permanente e de natureza coletiva.
(Emerson Kapaz, Perplexidade e indignao, Correio Braziliense, 22 de dezembro de 2005, com adaptaes)

10

c) Desconsiderando os ajustes na letra maiscula, o emprego da conjuno coordenativa iniciada por E o balano(l.7e 8) indica que o ponto que a antecede poderia ser omitido ou substitudo por vrgula sem que isso resultasse em erro gramatical ou incoerncia textual. d) O emprego da vrgula depois de ascendente(l.11) introduz uma expresso adverbial; por isso obrigatrio e sua omisso resultaria em erro gramatical. e) A orao que se segue ao sinal de ponto e vrgula linha 15 constitui uma afirmao enftica, de acordo com a argumentao do texto, e por isso esse sinal poderia ser substitudo pelo travesso simples, para destacar o final do enunciado.

15

3. Assinale a opo gramaticalmente correta que continuidade coerente e coesa ao seguinte texto:

1. De acordo com o desenvolvimento da argumentao, assinale a opo que no est includa na situao referida pela expresso Nesse contexto (.6). a) Prticas que ferem a lei, contrrias a uma transformao tica da realidade social. b) Atuao coerente da tica na sociedade, como valor permanente e de natureza coletiva. c) Contradio entre o uso freqente de uma palavra e as prticas que no correspondem ao seu significado. d) Mutiro dos mais construtivos no debate sobre a implantao de uma tica de valor permanente na sociedade. e) Apesar dos obstculos, avanos em torno da tica em vrios campos: nos negcios, na poltica, no dia-a-dia do cidado. 2. Considerando o desenvolvimento das idias do texto, assinale a opo incorreta a respeito do uso dos sinais de pontuao no texto. a) O sinal de dois pontos na linha 2 introduz um esclarecimento sobre o que foi anunciado como status paradoxal. b) A substituio da vrgula que separa a orao iniciada por mas (l.3) de sua orao coordenada anterior pelo sinal de ponto e vrgula teria a vantagem de separar oraes em um perodo que j tem alguns termos intercalados, demarcados por vrgulas.

O recente anncio do IBGE da melhora da distribuio de renda no pas trouxe uma armadilha pouco percebida pela classe mdia. Embora o Brasil tenha crescido nos ltimos anos e gerado milhes de empregos com carteira assinada, as remuneraes tpicas da classe mdia no evoluram. Ou pior, caram. O avano da educao nos ltimos anos chave para entender o problema: h muito mais gente qualificada disputando as mesmas vagas e muitas dessas vagas encontram-se em extino.
(POCA NEGCIOS, 12 de dezembro de 2005, com adaptaes)

a) As pesquisas revelaram que os brasileiros mais pobres ganharam algum alento, especialmente com o aumento do nmero de programas sociais. Embora pouco, sua renda melhorou. J os mais ricos nem sequer aparecem no estudo. Quem perdeu mesmo foi a classe mdia. b) Por isso, em dez anos o ganho mdio dos trabalhadores de classe mdia decresceu 19,4%. Por outro lado, as despesas aumentaram com o peso dos impostos na renda nacional de 20% desde o Plano Real. S as tarifas pblicas tiveram um aumento de 290%. c) Nesse contexto, seu mercado de trabalho ficou mais competitivo, seja por que o Pas cresce pouco e gera poucos empregos, seja por que as universidades esto formando mais; o resultado a queda na renda, especialmente entre as categorias, tpicas do meio da escada social. d) Apesar de os critrios de renda sempre gerem controvrsias, para os institutos de pesquisa uma famlia que ganha R$ 3.000,00 pode ser considerada de classe mdia; posto que uma renda familiar desse porte

www.grancursos.com.br
Simulado Estilo

SIMULADO ESPECIAL IBGE-NVEL MDIO

no garante a uma famlia sobretudo se ela for grande o padro tpico de consumo da classe mdia. e) Ainda assim, ela perdeu espao no mercado de trabalho, viu seu salrio encolher e as despesas aumentar. Concorre com cada vez mais gente qualificada pelas mesmas vagas e est endividada para manter o padro de vida do passado. 4. Em relao ao texto abaixo, assinale a opo correta. importante notar que a taxa de juros anual mdia de 141,12% escandalosa para o Brasil, cuja inflao anual estimada em torno de 6,5%. A reduo dos juros que se verificou em dezembro certamente no reflete as mudanas que beneficiaram os bancos (reduo do compulsrio e ligeira melhora na captao de recursos), mas apenas a menor procura por crdito. A discreta queda dos juros no deve aumentar a procura por crdito pelas pessoas fsicas que esto conscientes de que no o momento de se endividar, nem favorecer uma reduo da inadimplncia. No mximo, interessar s pessoas jurdicas que buscam crdito de curtssimo prazo ou financiamentos para exportao, embora as facilidades oferecidas pelo Banco Central tenham um custo muito elevado. Sabe-se que uma reduo da taxa Selic nunca repercute plenamente nas taxas de juros dos bancos, que, sob o pretexto da elevao da inadimplncia, aumentaram os seus spreads (diferena entre a taxa de captao e de aplicao). O governo est tentando obter uma reduo desse spread, at agora sem grande sucesso. Para uma reduo sensvel das taxas de juros, duas medidas seriam necessrias: reduzi-las nos bancos pblicos (Caixa Econmica e Banco do Brasil) e, especialmente, em funo de uma taxa Selic menor, reduzir o interesse dos bancos em aplicar seus excedentes de caixa em ttulos da dvida mobiliria federal, que oferecem juros elevados e total garantia.
(O Estado de S. Paulo, Editorial, 16/1/2009)

5.

Ainda em relao ao texto constante da questo n. 1, assinale a opo correta. a) Mantm-se a correo gramatical do perodo ao se globalizao financeira dos anos 90 (.5) nova globalizao (.2) Agora (.7) livro do jornalista Thomas Friedman (.1) leitores (.13)

a) nessa (.6) b) primeira (.6) c) nessa hora (.9) d) Pindorama (.9) e) eles (.14) b)

10

c) d) e)

15

substituir cuja(. 3) por pela qual. Caso os parnteses(.7 e 8) sejam substitudos por travesses, prejudica-se a correo gramatical do perodo. Em reduzi-las(.30), o pronome -las retoma o antecedente medidas(.29). Em Sabe-se(.19), o pronome -se indica voz reflexiva. O segmento que buscam crdito de curtssimo prazo ou financiamentos para exportao(.15 a 17) constitui orao subordinada adjetiva restritiva.

20

25

30

O mundo plano, livro do jornalista Thomas Friedman, mostra que h uma nova globalizao por a. Ela achatou o planeta e explodiu as noes de distncia, tempo e trabalho. Recriou a China e a ndia. Ao contrrio da globalizao financeira dos anos 90, nessa h lugar para brasileiros. Na primeira, ganhava quem tinha dinheiro. Agora, pode ganhar quem tem educao, quer aprender mais e acredita no seu trabalho. nessa hora que se abre espao para Pindorama. Se os jovens brasileiros comearem a brigar por mais computadores em suas casas, escolas e trabalho, a brincadeira ter comeado. O livro no arruma empregos para seus leitores, mas ensina como eles acabam, onde reaparecem e como reaparecem.
(Elio Gaspari, Um livro muito bom: O mundo plano, Folha de So Paulo, 18 de dezembro de 2005, com adaptaes)

34

a)

b) c)

d)

e)

Infere-se dos sentidos do texto que a taxa de juros anual mdia no Brasil coerente com a inflao anual. A reduo da taxa Selic reverte-se imediatamente em reduo das taxas de juros dos bancos. A reduo do compulsrio para os bancos refletiu-se imediatamente na maior procura por crdito por parte das pessoas fsicas. Depreende-se das informaes apresentadas que a direo argumentativa do texto defende a reduo das taxas de juros. O interesse dos bancos em aplicar seus excedentes de caixa em ttulos da dvida mobiliria federal favorece as condies de crdito quanto s taxas de juros para a pessoa fsica.

6. A expresso figurada do ttulo do livro mencionado est diretamente associada idia de que a) a globalizao alterou as noes de distncia, tempo e trabalho. b) os brasileiros aprenderam a planejar melhor seu mercado de trabalho. c) os empregos surgem, desaparecem e reaparecem com grande rapidez. d) os espaos dos pases emergentes so mais bem aproveitados na economia mundial. e) a educao tornou-se to importante quanto o trabalho na busca pelo sucesso. 7. Assinale a opo em que o termo da primeira coluna retoma, no texto, o termo da segunda.

www.grancursos.com.br
Simulado Estilo

SIMULADO ESPECIAL IBGE-NVEL MDIO

Quando surgiu a preocupao tica no homem? Em que momento da sua histria sentiu o ser humano necessidade de estabelecer regras definindo o certo e o errado? Essas indagaes, possivelmente existentes desde que o homem comeou a pensar, tm ocupado o tempo e o esforo de reflexo dos filsofos ao longo dos sculos. O fato que, desde seus primrdios, as coletividades humanas no apenas pactuaram normas de convivncia social, mas tambm foram corporificando um conjunto de conceitos e princpios orientadores da conduta no que tange ao campo tico-moral. Esta necessidade tica, sinalizando parmetros de comportamento em todas as esferas da atividade humana, naturalmente tinha que alcanar o exerccio das profisses.
(Adaptado de Ivan de Arajo Moura F, Desafios ticos - prefcio)

e) Esta necessidade tica naturalmente tinha que alcanar o exerccio das profisses. Naturalmente, o exerccio das profisses tinha que ser alcanado por esta necessidade tica. 10. Assinale a opo em que uma das duas alternativas propostas no preenche as lacunas do texto de maneira correta e textualmente coerente. preciso entender ___(a)___ a cultura, mesmo quando ___(b)___ restritamente ao mbito das artes, no simplesmente um campo passivo ___(c)___ foras sociais interagem, um mero reflexo de uma realidade social ou mesmo uma rea sagrada ___(d)___ as empresas simplesmente se aproveitam em nome de benefcios fiscais e mercadolgicos. ___(e)___ no desenvolvimento do mercado da cultura no s diferentes formas e valores de troca, mas tambm a diferenciao da prpria produo artstica segundo novas formas de comercializao da arte.
(adaptado de Valria Oliveira e Adriana Casali, Cultura, relaes pblicas e tica uma viso crtica)

8. Analise as seguintes inferncias: I. O homem tem preocupao tica desde o incio da histria e, possivelmente, desde que comea a pensar. II. Filsofos tm se dedicado a refletir sobre as regras que definem o certo e o errado ao longo dos sculos. III. Profisses so resultados de conjuntos de conceitos e princpios norteadores de conduta. A argumentao do texto permite a) todas as inferncias. b) apenas a inferncia I. c) apenas a inferncia II. d) apenas as inferncias I e II. e) apenas as inferncias II e III. 9. Trechos destacados do texto foram reescritos na voz passiva. Assinale aquele em que essa transformao no respeita as regras gramaticais ou os sentidos do texto original. a) Em que momento da sua histria sentiu o ser humano necessidade de estabelecer regras? Em que momento de sua histria foi sentida pelo ser humano a necessidade de estabelecer regras? b) Essas indagaes tm ocupado o tempo e o esforo de reflexo dos filsofos ao longo dos sculos. Ao longo dos sculos, o tempo e o esforo de reflexo dos filsofos tm sido ocupados por essas indagaes. c) Desde seus primrdios, as coletividades humanas no apenas pactuaram normas de convivncia social. No apenas desde seus primrdios, normas de convivncia social foram pactuadas pelas coletividades humanas. d) Foram corporificando um conjunto de conceitos e princpios orientadores da conduta no que tange ao campo tico-moral. Um conjunto de conceitos e princpios orientadores da conduta, no que tange ao campo tico-moral, foram sendo corporificados. a) b) c) d) e)

que / de que referindo-se / se refira onde / em que da qual / de que Identificam-se / So identificadas

11. No texto abaixo, cada item corresponde expresso em negrito que o antecede. Assinale a alternativa que contam uma construo gramaticalmente incorreta. O fato de a ( 1 ) polcia agir violentamente contra as pessoas classificadas como suspeitas anula um dos direitos bsicos da vida em ( 2 ) democracia: o de ser considerado inocente at que se ( 3 ) prove o contrrio. Todos os trmites ( 4 ) legais que envolvem a investigao, o processo e a possvel condenao so substitudos pelo julgamento e pela execuo sumria da pena, mediante ( 5 ) deciso isolada e arbitrria do policial.
Jurandir Freire Costa. In: Quatro autores em busca do Brasil. Rio de Janeiro: Rocco, 2000, p. 43 (com adaptaes).

a) b) c) d) e)

1. 2. 3. 4. 5.

Mercados em mutao, setores incorporando novas tecnologias, traos da personalidade ganhando tanta importncia quanto um diploma e tendncias conflitantes de automao e de humanizao: o futuro das profisses est condicionado por cada um desses elementos. Pode-se dizer que cada um desses fatores remete a uma disciplina do conhecimento (Economia, Engenharia, Psicologia e Poltica) e que esses quatro elementos interagem. Dessa interao, resultam uma rede conceitual e uma srie aberta de campos prticos. Levar em considerao esses fatores e buscar informao a partir dos critrios que eles sugerem so formas de organizar o

www.grancursos.com.br
Simulado Estilo

SIMULADO ESPECIAL IBGE-NVEL MDIO

caos transformador em que sociedades contemporneas.

esto

envolvidas

as

Gilson Schwartz. As profisses do futuro. So Paulo: Publifolha (com adaptaes).

e) Sem dvida a esse respeito, que o caminho da responsabilidade fiscal, deve-se trilhar esse caminho com critrio, que o governo amplia as perspectivas de crescimento econmico, para faz-lo. O processo de ampliao dos direitos e de pacificao social no neutro, nem o caminho natural de evoluo em todas as sociedades. Em geral, fruto de um processo poltico, resultado de muitos conflitos e negociaes. Nele se confrontam, nos diferentes perodos histricos e nas diferentes sociedades, grupos diversos alguns mais representativos da maioria dos membros de uma sociedade, outros menos , defendendo suas idias e seus interesses a respeito de como organizar a sociedade.
Andra Buoro et al. Violncia urbana dilemas e desafios. So Paulo: Atual, 1999. (Adaptado).

12. Assinale a assero incorreta a respeito da organizao das idias do texto e das estruturas lingsticas nele empregadas. a) O sinal de dois-pontos depois de humanizao (L.4) introduz uma explicao para a enumerao anterior. b) Na linha 6, embora o a depois de remete seja uma preposio, no est sendo empregado o sinal indicativo de crase porque a expresso que complementa o verbo est precedida por artigo indefinido. c) A expresso Dessa interao (L.9) refere-se interao dos fatores (L.6) referidos no primeiro pargrafo com as disciplinas do conhecimento listadas no segundo. d) Introduz-se erro gramatical no texto se for retirada a preposio da contrao Dessa (L.9) e for inserida a preposio em imediatamente antes de uma rede(L. 9). e) Uma vez que a conjuno e (L.11) est ligando duas oraes, mantm-se a correo gramatical e a coerncia do texto ao substitu-la por ponto final, fazendo-se os devidos ajustes nas letras maisculas.

14. Sobre as estruturas lingsticas do fragmento, marque a assero incorreta. a) Em suas duas ocorrncias na linha 2, o verbo ser est flexionado no singular para concordar com a palavra processo. b) Pode-se inferir das estruturas lingsticas do texto que o processo de ampliao dos direitos e de pacificao social , paradoxalmente, oriundo de muitos conflitos e confrontos de idias entre os membros da sociedade. c) A palavra neutro (L.2) sintetiza a idia de livre de presses, de tendncias divergentes e conflitantes. d) A conjuno nem (L.2) corresponde a tambm no. e) Os pronomes suas (L.8) e seus (L.9) referem-se a sociedade (L.8). Isto Estamos s portas da Terceira Guerra Mundial? Clvis Brigago Acho que uma nova guerra se estabeleceu, que um confronto entre grupos terroristas e o Estado. No uma guerra clssica, no uma guerra de guerrilha ou de longa durao, mas um confronto de ataques tpicos, uma espcie de acupuntura. Enquanto os poderosos americanos so visveis, os inimigos so invisveis, utilizam ataques de surpresa que pem o sistema internacional e a convivncia humana em perigo. Isso j existe no Oriente Mdio, onde Israel enfrenta os palestinos. No Estado contra Estado, mas Estado contra o terrorismo. Esse modelo de conflito se tornou um novo fator de desequilbrio mundial. Pode inclusive estabelecer uma nova espiral armamentista noconvencional.
Isto n. 1.668, 19/9/2001, p. 10 (com adaptaes).

I - O governo deve continuar trilhando o caminho da responsabilidade fiscal.

II - Deve trilhar esse caminho com critrio.

III - Deve ampliar econmico.

as

perspectivas

de

crescimento

IV - No h dvida a esse respeito. 13. As frases acima organizam-se em um nico perodo com lgica, correo e clareza em: a) O governo deve continuar trilhando o caminho da responsabilidade fiscal, desde que v trilhar esse caminho com critrio, ampliando-se sem dvida dele as perspectivas de crescimento econmico. b) No h duvida de que o governo deve continuar trilhando o caminho da responsabilidade fiscal; deve, porm, faz-lo com critrio, ampliando as perspectivas de crescimento econmico. c) No h duvida a esse respeito, que o governo deve trilhar esse caminho da responsabilidade fiscal; onde deve fazer com critrio, que assim se amplia as perspectivas de crescimento econmico. d) O governo deve trilhar esse caminho com critrio que aquele sem dvida, a esse respeito, o caminho da responsabilidade fiscal onde amplia as perspectivas de crescimento econmico.

15. Quanto organizao das idias e s relaes semnticas do fragmento, assinale a opo CORRETA. a) A expresso nova guerra (L.2) remete ao mesmo referente de confronto de ataques tpicos (Ls.5-6), Isso (L.10), Esse modelo de conflito (L.12) e novo fator de desequilbrio (L.13). b) O conectivo mas (L.5) introduz uma idia adversativa que, em um padro mais culto da linguagem, corresponde a destarte. c) Porque o conectivo Enquanto (L.6) est empregado com valor alternativo em Enquanto os poderosos

www.grancursos.com.br
Simulado Estilo

SIMULADO ESPECIAL IBGE-NVEL MDIO

americanos so visveis, os inimigos so invisveis (L.68), mantm-se as relaes semnticas na ligao dessas duas oraes se elas forem substitudas por Ora os poderosos americanos so visveis, ora os inimigos so invisveis. d) As formas verbais utilizam e pem, ambas na linha 8, esto empregadas no plural para respeitar a concordncia com poderosos americanos (L.7). e) Pelo sentido textual, o ltimo perodo do fragmento admite a subordinao sinttica ao penltimo, expressa por orao reduzida de gerndio, com os devidos ajustes de pontuao e letras maisculas. A concentrao do capital, que se encontra na origem do capitalismo, permitiu a inveno de meios automticos de produo e distribuio, ou seja, em que o trabalho humano substitudo por foras naturais de animais domesticados, da gua corrente, do vento etc. Em seguida, foram inventadas formas mais complexas de captao e governo da energia do vapor, da eletricidade, de derivados do petrleo etc.
Paul Singer (com adaptaes).

II O Pas tem grande estoque de terras apropriadas para a agricultura. III H expressivo aumento da demanda mundial por produtos agrcolas. 18. Os perodos acima organizam-se em um nico perodo com clareza, lgica e correo em: a) Tendo em vista o expressivo aumento da demanda mundial por produtos agrcolas e o grande estoque de terras apropriadas para a agricultura no pas, so muito boas as perspectivas para o agronegcio brasileiro. b) muito bom ter as perspectivas para o agronegcio brasileiro, conquanto h expressivo aumento na demanda mundial de produtos agrcolas, visto que o Pas tem grande estoque de terras apropriadas para a agricultura. c) O Pas tem grande estoque de terras apropriadas para a agricultura, com o expressivo aumento da demanda mundial por produtos agrcolas, por isso muito bom pelas perspectivas para o agronegcio brasileiro. d) H expressivo aumento da demanda mundial por produtos agrcolas, entretanto o Pas, com grande estoque de terras apropriadas para a agricultura, que tem muito boas perspectivas para o agronegcio brasileiro. e) O agronegcio brasileiro, com suas boas perspectivas no Pas de grande estoque de terras apropriadas para a agricultura, so sem dvida um expressivo aumento que a demanda mundial faz dos produtos agrcolas. O desenvolvimento no mundo capitalista vem dos pases do Norte para os pases do Sul; vem dos mercados ricos, das empresas transnacionais, das agncias multilaterais e dos governos do grupo dos mais ricos, em um movimento que tende apropriao e ao controle do patrimnio natural e cultural dos pases do Sul, e homogeneizao dos modos de vida, incluindo necessidades, quereres, gostos e modos de expresso. Vem do macro para o micro, do espao global para o local, daqueles que se consideram civilizados para aqueles que esses consideram atrasados e subdesenvolvidos. Aqueles agentes polticos e econmicos atuam segundo esses pressupostos e essa lgica e manipulam os sistemas polticos e culturais para que se estabeleam nos pases do Sul governos subordinados a esses mesmos valores, conceitos e objetivos, isto , governos e polticos que se identifiquem muito mais com os ricos do Hemisfrio Norte do que com a maioria trabalhadora e empobrecida das suas populaes.
Sandra Quintela e Marcos Arruda (Com adaptaes)

16. Considerando os recursos coesivos do texto, assinale a assertiva INCORRETA. a) A expresso que se encontra na origem do capitalismo (L.1-2) est entre vrgulas por se tratar de orao de natureza explicativa. b) Pode-se, sem prejuzo para o perodo, inserir a preposio de antes da palavra distribuio (L.3). c) De acordo com a norma escrita culta, em que (L.3) pode ser substitudo por dos quais, e a coeso textual mantida. d) A expresso foram inventadas (L.6) pode ser substituda, sem prejuzo para a correo do perodo, pela estrutura inventaram-se. e) A palavra governo (L.7) est sendo empregada com o sentido de propriedade oficial. 17. Assinale a opo que completa de forma coesa e coerente as lacunas do texto abaixo: Sendo a sntese de fatores objetivos e subjetivos que no se esgotam no processo de trabalho propriamente dito, os elementos constitutivos da cultura do trabalho precisam ser considerados em sua historicidade, no apenas condicionada pela realidade externa, _______1_________pelas diferentes motivaes que orientam a ao coletiva. ______2_______ a cultura do trabalho resulta da dinmica interna de um determinado sistema cultural, temos que considerar que, tambm nos empreendimentos populares, ela o resultado de suas inter-relaes com os outros sistemas.
Lia Tiriba (Com adaptaes)

19. Assinale a opo correta, quanto coeso e coerncia das idias do texto acima. a) Justifica-se inserir aps a expresso incluindo (L.7) sinal de dois pontos, pois em seguida h uma enumerao de itens. b) A palavra quereres (L.7) est entre vrgulas por exercer funo de aposto. c) O emprego de aspas (Ls.10-11) justifica-se por se tratar de expresses de natureza coloquial.

a) b) c) d) e)

j como; Haja visto que. mas tambm; Se. mas no; Apesar de. mas tambm; Embora. entretanto; Se.

I So muito boas as perspectivas para o agronegcio brasileiro.

www.grancursos.com.br
Simulado Estilo

SIMULADO ESPECIAL IBGE-NVEL MDIO

d) Caso a palavra subordinados (L.15) seja substituda por que se subordinem, a coerncia e a correo gramatical do perodo prejudicam-se. e) Pelos sentidos do texto, a expresso suas populaes (L.19) refere-se a Hemisfrio Norte (L.17). A tica quixotesca est toda resumida naquele trecho da obra em que Dom Quixote confessa a Sancho no saber o que realizava custa de tantos trabalhos e de tantas penas. No se tratava, contudo, de decepo do utopista, pois essencial no confundir quixotismo com utopismo. Nosso heri no abandonou sua rotina acanhada de fidalgo manchego para fazer um mundo melhor; muito menos inspirava-o um projeto para o homem ou para a sociedade. Ele saiu em nome do ideal de emendar injustias e punir delitos cometidos contra os mais fracos, como mandava a tica cavalheiresca, no para impedir que, no futuro, eles voltassem a ser praticados. O utopista, em comum com o racionalista, tem sempre um programa muito preciso, e Dom Quixote tem um ideal, mas no tem projeto algum, o que algo eminentemente saudvel numa poca como a nossa, em que h demasiados projetos e poucos ideais.
Evaldo Cabral de Mello (Com adaptaes).

$ouve epis%dios &ue evidenciaram este ideal de emancipao, tendo sido o primeiro deles a'o() a( criao do *lu+e da ,atividade. +( criao da *omarca do ,orte, por alvar de -. .oo. c( fundao da */,/0TE. d( transfer1ncia da capital do antigo Estado para 2almas. e( levante dos mineradores do ,orte contra as diferenas fiscais.

20. Considerando a perfeita comunho entre a coeso e a coerncia dos elementos do texto, marque o item correto. a) O adjetivo "manchego" (L.7) depreciativo e est relacionado situao de penria do heri. b) A orao reduzida "no saber o que realizava custa de tantos trabalhos"(L.2-3) pode ser substituda por orao desenvolvida iniciada pela conjuno integrante que, fazendo-se as adaptaes necessrias. c) Se suprimidas as duas primeiras vrgulas usadas no segundo perodo do texto prejudicam-se sua clareza, correo e legibilidade. d) Em "inspirava-o" (L.8) o pronome refere-se ao sintagma "mundo melhor" (L.7) que o precede no enunciado. e) A expresso O utopista (L.12) faz referncia catafrica ao termo Dom Quixote, na linha 14.

CONHECIMENTOS GERAIS (COMUM A TODAS AS REAS DE NVEL MDIO)

21. A autonomia da regio do atual Estado do Tocantins em relao a Gois, efetivada inteiramente apenas em 1988, j era antigo desejo da populao local. Ao longo dos s culos !"### e !#!

www.grancursos.com.br
Simulado Estilo

SIMULADO ESPECIAL IBGE-NVEL MDIO

negra. A pouca utili4ao, neste per5odo, de mo7 de7o+ra ind5gena pode ser e3plicada) a( pelo temor do coloni4ador de &ue o ind5gena se refugiasse nos &uilom+os &ue viessem a surgir na regio. +( pela tradio do emprego de mo7de7o+ra nativa apenas em prticas agr5colas. c( pela maior facilidade de o+teno do negro &ue, ainda, se tornava aliado dos sertanistas para eliminar os nativos. d( pela locali4ao geogrfica central do Estado de Gois, &ue no apresentava grande percentual de populao ind5gena. e( pela dificuldade de adaptao do ind5gena ao rigor do tra+al$o e3igido pelo coloni4ador, gerando uma produo de +ai3a renta+ilidade. 22. -e acordo com estudos atuais, $ grande pro+a+ilidade de esse tipo de +lo&ueio ser causado pela'o() a( concentrao de terras emersas no $emisf rio norte. +( multiplicao das il$as de calor nas metr%poles. c( e3panso das reas co+ertas por desertos. e%lica. d( agravamento do efeito estufa planetrio. e( avano da industriali4ao no $emisf rio sul. ## 7 E3pande7se a produo de energia $idrel trica, atrav s da construo de novas usinas e ampliao de antigas unidades. 23. -esde o in5cio da desco+erta do ouro no norte de Gois, as atividades econ6micas eram desenvolvidas, prioritariamente, pela mo7de7o+ra ### 7 -iscutem7se projetos de lei para e3igir da # 7 Avanam as pes&uisas e a e3plorao de fontes alternativas, tais como o +iodiesel e a energia 24. *om relao 8 atual crise energ tica atravessada pela sociedade +rasileira, so feitas as afirmativas a+ai3o.

www.grancursos.com.br
Simulado Estilo

SIMULADO ESPECIAL IBGE-NVEL MDIO

ind9stria de eletrodom sticos a fa+ricao de produtos de menor consumo energ tico.

suficiente, pois independe de &ual&uer outro com rcio.

Est'o( correta's( a's( afirmativa's() a( #, apenas. +( # e ##, apenas. c( # e ###, apenas. d( ## e ###, apenas. e( #, ## e ###.

26. *om refer1ncia 8 conservao do meio am+iente no ;rasil e 8s dificuldades enfrentadas neste sentido, correto apontar como um dos

maiores pro+lemas a'o() a( falta de con$ecimento e demarcao de unidades de conservao. +( aus1ncia de legislao am+iental atuali4ada espec5fica para o 2a5s.

25. -urante o #mp rio +rasileiro, o governo, mesmo c( insufici1ncia dos servios de fiscali4ao das &ue timidamente, procurou estimular atividades &ue pudessem favorecer o desenvolvimento da regio do d( ine3ist1ncia de %rgos oficiais responsveis pelo atual Estado do Tocantins. As tentativas de meio am+iente. desenvolver a navegao com fins comerciais, por e3emplo, mostraram7se infrut5feras, entre outros fatores, por&ue) a( no $avia um produto comercialmente e3portvel &ue mantivesse a regio ligada 8s demais prov5ncias. +( no $avia vias de acesso da regio litor:nea para a rea em &uesto. /+servando o 2roduto #nterno ;ruto per capita c( a dist:ncia entre os n9cleos populacionais no permitia o uso intensivo do curso dos rios. d( a fraca densidade populacional no comportava a intensidade do uso do rio. e( a pecuria, principal produto regional, estimulava o isolacionismo, j &ue sua produo auto7 a( o 2#; per capita da regio ,orte, em+ora se apresente a+ai3o da m dia nacional, ainda maior '2#; per capita( das grandes regi<es definidas pelo #nstituto ;rasileiro de Geografia e Estat5stica '#;GE(, pode7se di4er &ue) 27. A persist1ncia das desigualdades regionais no ;rasil tem sido notada a partir de um conjunto de variveis, tanto econ6micas &uanto sociais. e( descaso de organismos internacionais com o meio am+iente no 2a5s. reas protegidas.

do &ue o da regio ,ordeste, para o ano de =>1>.

www.grancursos.com.br
Simulado Estilo

SIMULADO ESPECIAL IBGE-NVEL MDIO

+( a regio ,ordeste apresentava 2#; per capita acima da m dia nacional em 199?, mas no ano de =>1> o valor dessa varivel ficou a+ai3o da m dia do 2a5s. c( a regio @ul teve o maior 2#; per capita, &uando comparada com as demais regi<es do 2a5s, no per5odo entre 199? e =>1>. d( se compararmos o 2#; per capita da regio *entro7 /este com os das demais regi<es do 2a5s, no ano de =>1>, pode7se di4er &ue o valor dessa varivel est a+ai3o da m dia nacional. e( a m dia do 2#; per capita da regio @udeste e&uivale 8 media do 2#; per capita do ;rasil ao longo do per5odo compreendido entre os anos 199? e =>>8.

d( +uscar uma maior integrao produtiva dentro da regio por meio de incentivos ao adensamento das estruturas produtivas e complementa<es industriais. e( dei3ar &ue os movimentos naturais dos agentes econ6micos promovam a converg1ncia de renda entre as regi<es e estados +rasileiros em pouco espao de tempo.

29. *rises peri%dicas podem afetar os setores produtivos, como nos e3emplos da doena da vaca louca, da gripe aviria e do v5rus da fe+re aftosa. ,o caso do 9ltimo e3emplo, a pecuria +rasileira foi recentemente afetada, tendo como conse&B1ncia direta o'a()

28. ,o ;rasil, $ um conjunto de investimentos previstos em vrios setores da economia, entre os &uais petr%leo e gs, construo civil, papel e celulose, energia etc. A poss5vel, a partir desse conjunto de investimentos, estruturar uma

a( sacrif5cio de mil$ares de ca+eas de gado em todas as regi<es do 2a5s. +( ree&uil5+rio dos re+an$os +ovinos entre as regi<es +rasileiras. c( colapso dos %gos de segurana sanitria em

estrat gia de desenvolvimento regional para o pa5s. 2ara tanto, preciso)

todo o ;rasil. d( interrupo das importa<es de carne de origem

a( focar novos investimentos e3clusivamente nas voca<es locais para mel$or aproveitar suas potencialidades. +( #gnorar os investimentos privados, mas focar e3clusivamente nos investimentos p9+licos &ue se

argentina. e( suspenso da compra de carne +ovina +rasileira no e3terior.

30. Assinale a opo correta acerca da economia aplicam 8s &uest<es regionais. c( copiar as e3peri1ncias +em7sucedidas tanto dentro &uanto fora do 2a5s e reprodu4i7las integralmente na regio a ser desenvolvida. +rasileira no ano de =>1=.

www.grancursos.com.br
Simulado Estilo

10

SIMULADO ESPECIAL IBGE-NVEL MDIO

a( Couve, nesse per5odo, reduo da ta3a de juros referencial do sistema especial de li&uidao e cust%dia '@ED#*(. +( -o total das e3porta<es +rasileiras reali4adas nesse ano, mais de ?>E representavam produtos manufaturados. c( / crescimento do produto interno +ruto no ano de =>1= foi o maior deste s culo. d( / programa federal de privati4ao dos portos mar5timos resultou na reduo das tarifas porturias pelos novos concessionrios. e( -e acordo com dados do #nstituto ;rasileiro de Geografia e Estat5stica, $ouve, nesse per5odo, aumento do emprego no setor industrial. 32. @o+re a caracteri4ao do espao +rasileiro em relao 8 sua posio geogrfica e e3tenso, todas as alternativas a+ai3o esto corretas,EXCETO)

a( Em relao aos &uatro $emisf rios da Terra,

** SOMENTE para a funo de Agente de Pesquisa e Mapeamento


GEOGRAFIA +(

devido 8 sua grande e3tenso territorial, o ;rasil s% no possui terras no $emisf rio oriental +( 2ela sua grande e3tenso norte7sul, o ;rasil o 9nico pa5s do mundo cortado ao norte pelo

31.*om relao 8 e3pectativa de vida dos +rasileiros, os recenseamentos do #;GE comprovam &ue, nos 9ltimos anos, verificou7se a( retrocesso significativo. +( estagnao relativa. c( desacelerao a+rupta. d( aumento progressivo.

E&uador '>F(, e pelo Tr%pico de *apric%rnio '=GF=HI(, ao sul c( / ;rasil ocupa o e&uivalente a JHE do territ%rio sul7americano, locali4ando7se em sua poro centro7 oriental. d( / ;rasil est locali4ado totalmente no $emisf rio ocidental. e( 2or ser um pa5s de grande e3tenso norte7sul, o territ%rio +rasileiro possui oficialmente, &uatro $orrios diferentes.

www.grancursos.com.br
Simulado Estilo

11

SIMULADO ESPECIAL IBGE-NVEL MDIO

33. 2ara facilitar a representao cartogrfica, foi criado um sistema de s5m+olos con$ecidos como conven<es cartogrficas. A Escala das *ores Cipsom tricas e Tonalidades ;atim tricas, &ue

+( a delimitao espacial das +acias $idrogrficas e sua constituio influem no volume, &ualidade e distri+uio das guas. c( a eroso pluvial, causada pela ao de c$uvas cont5nuas e intensas em uma determinada rea, gera

representa as eleva<es,

uma delas. Ao usar essa

o desgaste do solo, arrasta materiais e pode provocar desli4amentos de terra. d( a lua, responsvel pelas mar s, o principal

conveno cartogrfica, para representar espaos acima do n5vel do mar, utili4am7se os tons de) a( verde, nas plan5ciesK +( cin4a, nos planaltosK c( amarelo, nas altas montan$asK d( a4ul, nas serrasK e( lils, nas c$apadas.

agente &ue atua so+re os len%is freticos, condicionando no maior ou menor volume de gua no solo.

36. As roc$as apresentam diferenas &uanto 8 resist1ncia e 8 permea+ilidade. Em relao 8 permea+ilidade, correto afirmar &ue ela )

34. /s poluentes formados na atmosfera por meio de rea<es &ue ocorrem em ra4o da presena de certas su+st:ncias &u5micas e de determinadas condi<es f5sicas so classificados como a( naturais +( primrios c( com+inados d( o processo de desagregao dos elementos d( secundrios mineral%gicos constituidores das camadas do soloK e( a capacidade de certas roc$as e terrenos de reter a gua pelos poros e interst5cios. a( a caracter5stica inerente a certos tipos de roc$a, como, por e3emplo, a argilaK +( o resultado da ao conjunta de fatores f5sicos, &u5micos e +iol%gicos desintegradores das roc$asK c( a propriedade das roc$as e dos terrenos de se dei3arem atravessar, facilmente, pela guaK

35. A preservao do meio am+iente re&uer con$ecimentos dos elementos fundamentais &ue o constituem. ,esse conte3to, &ue a( as unidades fisi%grafas defnidas pelas variveis am+ientais de uma regio, indicando os recursos minerais potenciais e as aptid<es da terra. INCORRETO afirmar

www.grancursos.com.br
Simulado Estilo

12

SIMULADO ESPECIAL IBGE-NVEL MDIO

Esta+elecendo7se &ue a dist:ncia real entre os e3tremos ,ordeste L @udoeste de G> &uil6metros

e &ue esta dist:ncia no mapa mede M cent5metros, &ual seria a dist:ncia entre esses pontos no mapa, se o percurso fosse pelo rio e a dist:ncia real medisse 1=> &uil6metrosN a( +( J cm. ? cm.

c( =J cm. 37. -e acordo com o mapa acima, entre os d( J> cm. indiv5duos mais po+res dos estados do 2ar e do 2aran predominam, respectivamente, a( +rancos e pardos. +( ind5genas e +rancos. c( amarelos e pardos. Ap%s 19H> a sua economia passou a desenvolver d( pardos e +rancos. grandes projetos mineral%gicos. Tudo isso tem ocasionado uma s rie de pro+lemas e 38. A *artografa uma t cnica de representao de conse&u1ncias am+ientais desastrosas. 0egio em processo acelerado de ocupao nos 9ltimos anos +aseado na tr5ade madeira 7 gado 7 soja.

realidades espaciais e permite correla<es diversas. Analise a fgura a+ai3o e responda) 39. / te3to acima se refere 8 seguinte regio geoecon6mica do ;rasil)

a( *entro7@ul +( ,ordeste c( Ama46nia d( "ale do @o Orancisco e( @udeste.

www.grancursos.com.br
Simulado Estilo

13

SIMULADO ESPECIAL IBGE-NVEL MDIO

d( Est correta somente a proposio ###. 40. @o+re o espao econ6mico do ;rasil, suas caracter5sticas e tend1ncias atuais, assinale a alternativa correta) e( Esto corretas somente as proposi<es ## e ###.

#. / ;rasil passa por um processo de crescimento do 2roduto #nterno ;ruto '2#;( e moderni4ao na sua economia. A moderni4ao do setor da agricultura +rasileira ocorreu so+retudo, com a intensificao do emprego de m&uinas, fertili4antes e defensivos agr5colas no sistema de produo. J1. Al+erto, ;eli4rio, *arlos, -em%stenes e Eduardo so praas &ue costumam fa4er rondas em duplas na regio de @amam+aia Q -O. / oficial superior deles determinou &ue as rondas devem ser feitas de forma a nunca se repetirem as duplas. At o momento, Al+erto e *arlos nunca sa5ram em ronda juntos, assim como ;eli4rio e -em%stenes, mas todas as outras duplas poss5veis j foram formadas. @a+endo &ue saem duas duplas de praas em cada ronda, assinale a alternativa &ue apresenta o total de rondas &ue j aconteceram. a( 1> +( 8 c( ? d( J e( = J=. A afirmativa R@e a rosa amarela, ento o cravo vermel$oS falsa, apenas &uando a rosa a( no amarela e o cravo no vermel$o. +( no amarela e o cravo vermel$o. c( no amarela e o cravo +ranco. d( amarela e o cravo vermel$o. e( amarela e o cravo no vermel$o. JG. *onsidere &ue as seguintes afirma<es so verdadeiras) RAlguma candidata m dica.S RToda candidata formada.S Assim sendo, das op<es a+ai3o, a 9nica verdadeira ) a( Alguma candidata m dica no formada. +( Alguma candidata no m dica no formada. c( Alguma candidata formada m dica. d( Toda candidata m dica no formada. e( Toda candidata formada m dica. JJ. @e 0icardo mais forte &ue Guto, ento C lio e O+io t1m a mesma fora. @e C lio e O+io t1m a mesma fora, ento Andr mais fraco &ue Guto. @e Andr mais fraco &ue Guto, ento 0icardo mais forte &ue C lio. /ra, 0icardo no mais forte &ue RACIOCINOI LGICO (COMUM A TODAS AS REAS DE NVEL MDIO)

##. A soja

a principal responsvel pela

transformao do cerrado +rasileiro em uma nova rea do agroneg%cio, e tem se e3pandido para novas reas produtoras nos estados de Pato Grosso, Gois, oeste da ;a$ia e Tocantins, atingindo o sul do 2ar, c$egando assim, at 8 Ama46nia +rasileira.

###. Em =>>H, foi desco+erto uma grande reserva de petr%leo e gs natural no *ampo Tupi, +acia de @antos. / petr%leo est locali4ado na camada do pr 7 sal, a cerca de ? &uil6metros a+ai3o do solo do oceano, o &ue consolida o ;rasil no cenrio econ6mico mundial como auto7suficiente nesta matri4 energ tica .

a( Est correta somente a proposio #. +( Esto corretas as proposi<es #, ## e ###. c( Est correta somente a proposio ##.

www.grancursos.com.br
Simulado Estilo

14

SIMULADO ESPECIAL IBGE-NVEL MDIO

C lio. Dogo) a( 0icardo no mais forte &ue Guto, e C lio e O+io no t1m a mesma fora. +( 0icardo mais forte &ue Guto, e C lio e O+io t1m a mesma fora. c( 0icardo no mais forte &ue O+io, e Andr mais fraco &ue Guto. d( 0icardo e Andr so mais fracos &ue Guto. e( 0icardo mais forte &ue Guto, e Andr mais fraco &ue C lio. J?. 2artindo das premissas) '1( '=( 'G( 'J( Todo delegado justo. Todo delegado formado em direito. Deonardo justo. Amanda perita.

Edson amigo de Eurico. @e 2aulo no amigo de 2edro, ento O+io amigo de Oelipe. /ra, nem Edson amigo de Eurico nem #gor amigo de #van. Dogo) a( Edson amigo de Eurico ou O+io amigo de Oelipe. +( @e Adriano amigo de Al+erto, O+io amigo de Oelipe. c( 2aulo amigo de 2edro e O+io amigo de Oelipe. d( 2aulo amigo de 2edro e Adriano amigo de Al+erto. e( 2aulo no amigo de 2edro e Adriano amigo de Al+erto. J9. A empresa !, de materiais de construo, oferece aos clientes uma promoo na &ual ela d desconto de GE so+re &ual&uer preo de empresas concorrentes, inclusive so+re os preos &ue j cont1m desconto. Tma encomenda de materiais, cotada a 0U =1.>>>,>> na empresa V, pode ser negociada por 0U 19.G=>,>> na empresa W. / menor preo a ser pago na empresa !, correspondente a um 9nico desconto em relao 8 cotao na empresa V, de, apro3imadamente, a( M. +( 9. c( 11. d( 1=. e( 8. ?>. 2ara construir um muro de H? m e outro muro de 1?9 m, uma empreiteira contratou seis pedreiros. @a+e7se &ue tr1s pedreiros, tra+al$ando juntos, constroem ? m de &ual&uer um dos muros por dia, e &ue os seis pedreiros, tra+al$ando juntos, constroem H m de &ual&uer um dos muros por dia. A empreiteira decidiu &ue os dois muros sero constru5dos simultaneamente, com tr1s pedreiros tra+al$ando juntos em cada um dos muros. Ap%s o t rmino do muro menor, os tr1s pedreiros &ue o constru5ram se juntaro aos outros tr1s para terminarem o muro maior. -essa forma, o n9mero total de dias de tra+al$o necessrios para &ue esses muros sejam constru5dos de a( G?. +( 1?. c( =H. d( G>. e( 1>.

2ode7se concluir &ue) a( Toda pessoa justa formada em direito. +( Deonardo delegado. c( Amanda justa. d( C pessoas formadas em direito &ue so justas. e( Deonardo e Amanda so formados em direito. JM. Art$ur, ;ernardo e *ludio t1m, cada um, um 9nico meio de transporte. Tm deles tem um carro, outro tem uma moto e o terceiro, uma +icicleta. @a+e7 se &ue) 7Art$ur no o dono da moto. 7*ludio no o dono do carro. 7A +icicleta no pertence ao ;ernardo. 7A moto no pertence ao *ludio. *om +ase nas informa<es acima, &ue) a( Art$ur dono da moto. +( Art$ur dono da +icicleta. c( ;ernardo dono do carro. d( *ludio dono da +icicleta. e( *ludio dono da moto. correto afirmar

JH. -ada a proposio R@e *5ntia assistente social, ento Part$a psic%logaS, uma proposio e&uivalente ) a( @e *5ntia no assistente social, ento Part$a no psic%loga. +( Part$a psic%loga se, e somente se, *5ntia assistente social. c( @e Part$a no psic%loga, ento *5ntia no assistente social. d( @e Part$a psic%loga, ento *5ntia assistente social. e( *5ntia assistente social e Part$a psic%loga. J8. @e O+io amigo de Oelipe, ento Adriano no amigo de Al+erto. /u Adriano amigo de Al+erto, ou

www.grancursos.com.br
Simulado Estilo

15

SIMULADO ESPECIAL IBGE-NVEL MDIO

GABARITO LEGENDA: ** SOMENTE para a funo de Agente de Pesquisa e Mapeamento

01 B 21 E

02 D

03

04

05

06

07

LNGUA PORTUGUESA 08 09 10 11 12 13 A 30 A E 31 D C 32 E B 33 A

14

15

16

17

18 A 38 C

19 A 39 C

20 B 40 B

A E A A C D C CONHECIMENTOS GERAIS 22 23 24 25 26 27 28 29 D E E A C A D E

E E E B GEOGRAFIA** 34 D 35 D 36 C 37 D

RACIOCINIO LGICO 41 D 42 E 43 C 44 A 45 D 46 D 47 C 48 D 49 C 50 C BOA SORTE! GRAN CURSOS.

www.grancursos.com.br
Simulado Estilo

16

Vous aimerez peut-être aussi