Vous êtes sur la page 1sur 4

Matria: Direito Civil IV Contratos em espcie Prof.

: Renata Vanzella Barbieri Assunto: Introduo

Feriados
Provas: 1 10/03 2 10/04 3 19/05 03/03 17/04 21/04 01/05 19/06 23/06

Plano de ensino no site Avaliaes: Provas AED: Palestras.... Termino do semestre 26/06

Introduo: Contrato nada mais que uma formalizao das obrigaes. Deriva das regra geral, teoria geral do contrato Prxima aula reviso sobre as obrigaes

4 12/06

Obrigaes: caracteriza-se como o vnculo jurdico transitrio entre credor e devedor, cujo
objeto consiste numa prestao de dar, fazer ou no fazer. A obrigao refere-se a uma relao entre pelo menos duas partes para que se concretize

Elementos das obrigaes:


elemento subjetivo: formado pelos envolvidos: credor (sujeito ativo) e devedor (sujeito passivo). elemento objetivo: formado pelo objeto da obrigao: a prestao a ser cumprida. vnculo jurdico: determinao que sujeita o devedor a cumprir determinada prestao em favor do credor.

Classificao das obrigaes


Quanto a natureza de seu objetos: dar, fazer e no fazer; Quanto ao modo de execuo (ou quanto ao objeto): simples, cumulativa, alternativa e facultativa; Quanto ao tempo de adimplemento: instantnea, execuo continuada, execuo diferida; Quanto ao fim(ou quanto ao contedo): de meio, de resultado e de garantia; Quanto aos elementos: acidentais, condicional, modal e a termo; Quanto aos sujeitos: divisvel, indivisvel e solidria; Quanto a liquidez do objeto: lquida ou ilquida; Quanto exigibilidade: civis, naturais.

Quanto a natureza de seu objeto

Dar a coisa certa - A coisa certa perfeitamente identificada e individualizada em suas caractersticas. quando em sua identificao houver indicao da quantidade do gnero e de sua individualizao que a torne nica. Dar a coisa incerta - Quando a especificao da coisa no dada de uma primeiro momento, porm gnero e qouantidade so determinados. Restituir - a devoluo da posse da coisa emprestada. Obrigao de fazer - consiste na prestao de um servio por parte do devedor. Obrigao de no fazer - o devedor se abstm de um direito ou ao que poderia exercer .

Quanto ao modo de execuo


Simples - Tem por objeto a entrega de uma s coisa ou execuo de apenas um ato. Cumulativa - Obrigao conjuntiva de duas ou mais prestaes cumulativamente exigveis, o devedor exonera-se com o prestar das prestaes de forma conjunta (regra do "E" = por exemplo, um contrato de aluguel onde ao trmino o devedor se obriga a entregar o imvel reformado E pintado E com piso novo. Somente todas as clusulas em conjunto satisfazem a obrigao). Facultativa - Obrigaes com faculdade alternativa de cumprimento da ao devedor possibilidade de substituir o objeto prestado por outro de carter subsidirio, j estabelecido na relao obrigacional. Alternativa - Caracteriza-se pela multiplicidade dos objetos devidos. Mas, diferentemente da obrigao cumulativa, na qual tambm h multiplicidade de objetos devidos e o devedor s se exonera da obrigao entregando todos.

Quanto ao tempo de adimplemento


Instantnea - Se consuma num s ato em certo momento, como, por exemplo, a entrega de uma mercadoria; nela h uma completa exausto da prestao logo no primeiro momento de seu adimplemente. Execuo continuada - se protrai no tempo, continuada,caracterizando-se pela prtica ou absteno de atos reiterados, solvendo-se num espao mais ou menos longo de tempo por exemplo, a obrigao do locador de ceder ao inquilino, por certo tempo, o uso e o gozo de um bem infungvel, e a obrigao do locatrio de pagar o aluguel convencionado. Execuo diferida - exigem o seu cumprimento em um s ato, mas diferentemente da instantnea, sua execuo dever ser realizada em momento futuro.

Requisitos de validade
Licitude; Possibilidade Jurdica; Possibilidade Fsica; Determinalidade; Patrimonialidade; Valor Econmico.

Quanto aos elementos


Acidental - so estipulaes ou clusulas acessrias que as partes podem adicionar em seu negcio para modificar uma ou algumas de suas consequncias naturais (condio, modo, encargo ou termo). Condicional - so aquelas que se subordinam a ocorrncia de um evento futuro e incerto para atingir seus efeitos. Modal - o encargo no suspende a "aquisio nem o exerccio do direito, salvo quando expressamente imposto no negcio jurdico, pelo disponente, como condio suspensiva", de acordo com o artigo 136 do Cdigo Civil. A termo - submetem seus efeitos a acontecimentos futuros e certos, em data pr estabelecida. O termo pode ser final ou inicial, dependendo do acordo produzido.

Quanto aos sujeitos


Divisvel - aquela cuja suscetvel de cumprimento parcial, sem prejuzo de sua substncia e de seu valor; trata-se de divisibilidade econmica e no material ou tcnica; havendo multiplicidade de devedores ou de credores em obrigao divisvel, este presumir-se- dividida em tantas obrigaes, iguais e distintas. Ver Art. 257 CC Indivisvel - aquela cuja prestao s poder ser cumprida por inteiro, no comportando sua ciso em vrias obrigaes parceladas distintas, pois, uma vez cumprida parcialmente a prestao, o credor no obtm nenhuma utilidade ou obtm a que no representa parte exata da que resultaria do adimplemento integral; pode ser fsica (obrigao restituir coisa alugada, findo o contrato), legal (concernete s aes de sociedade annima em relao pessoa jurdica), convencional ou contratual (contrato de conta corrente), e judicial (indenizar acidentes de trabalho). Solidria - aquela em que, havendo multiplicidade de credores ou de devedores, ou uns e outros, cada credor ter direito totalidade da prestao, como se fosse o nico credor, ou cada devedor estar obrigado pelo dbito todo, como se fosse o nico devedor; se caracteriza pela coincidncia de interesses, para satisfao dos quais se correlacionam os vnculos constitudos. Art. 265. Ex: lei de locao

Quanto a liquidez
Lquida - aquela determinada quanto ao objeto e certa quanto sua existncia. Expressa por um algarismo ou algo que determine um nmero certo. Ilquida - depende de prvia apurao, j que o montante da prestao apresenta-se incerto. conforme art 947 cc/02

Quanto a exigibilidade

Civis - a que permite que seu cumprimento seja exigido pelo prprio credor, mediante ao judicial. Natural - permite que o devedor no a cumpra e no d o direito ao credor de exigir sua prestao. Entretanto, se o devedor realizar o pagamento da obrigao, no ter o direito de requer-la novamente, pois no cabe o pedido de restituio.

Quanto ao fim
De meio - o sujeito passivo da obrigao utiliza os seus conhecimentos, meios e tcnicas para alcanar o resultado pretendido sem, entretanto, se responsabilizar caso este no se produza. Como ocorre nos casos de contratos com advogados, os quais devem utilizar todos os meios para conseguir obter a sentena desejada por seu cliente, mas em nenhum momento ser responsabilizado se no atingir este objetivo. De resultado - o sujeito passivo no somente utiliza todos os seus meios, tcnicas e conhecimentos necessrios para a obteno do resultado como tambm se responsabiliza caso este seja diverso do esperado. Sendo assim, o devedor (sujeito passivo) s ficar isento da obrigao quando alcanar o resultado almejado. Como exemplo para este caso temos os contratos de empresas de transportes, que tm por fim entregar tal material para o credor (sujeito ativo) e se, embora utilizado todos os meios, a transportadora no efetuar a entrega (obter o resultado), no estar exonerada da obrigao. De garantia - tem por contedo a eliminao de um risco, que pesa sobre o credor; visa reparar as consequncias de realizao do risco; embora este no se verifique, o simples fato do devedor assumi-lo representar o adimplemento da prestao.

Extino das obrigaes


As obrigaes so extintas pelo Pagamento- cumprimento voluntrio da obrigao. Execuo Judicial- o pagamento forado em virtude de deciso judicial Prescrio, o direito de exigir torna-se mais fraco, passando a ser um direito de pretender. A prescrio faz com que o cumprimento da obrigao seja uma obrigao natural cujo seu cumprimento no pode ser exigido

Vous aimerez peut-être aussi