Vous êtes sur la page 1sur 4

Artes Aluno: Professor (a): Helen dos Santos Srie:

01 - Com relao teoria da cor, correto afirmar: (A) As cores-luz primrias so cores puras que no se fragmentam como o vermelho, o amarelo e o azul. (B) As cores-pigmento primrias so cores puras, que no se fragmentam como o vermelho, o laranja e o verde. (C) As cores-luz primrias so cores puras que no se fragmentam como o vermelho, o verde e o amarelo. (D) As cores-pigmento primrias so cores puras, que no se fragmentam como o laranja, o verde e o azul. (E) As cores-pigmento primrias so cores puras, que no se fragmentam como o vermelho, o amarelo e o azul.

02 Responda colocando V(VERDADEIRO) e F(FALSO). Sobre a xilogravura: ( ) A xilografia uma tcnica de impresso que consiste em gravar imagens em relevo sobre pranchas de madeira para depois, com tinta, estamp-las em papel. ( ) A xilografia uma tcnica de pintura que consiste em gravar imagens em relevo sobre pranchas de papel para depois, com tinta, estamp-las em madeira. ( ) A tcnica da xilogravura extremamente antiga. ( ) A tcnica da xilogravura extremamente recente. 3. Qual das cores abaixo no considerada uma cor fria? (a) laranja (b) azul (c) violeta (d) verde amarelado

4. Usando apenas CORES SECUNDRIAS, colora a mandala abaixo, preenchendo algumas formas geomtricas:

5. Muitos artistas utilizam as cores primrias com predominncia em suas obras, pois com elas podem expressar suas ideias e sensaes. De acordo com os seus conhecimentos a respeito da simbologia das cores primrias marque V ou F. ( ) O vermelho representa o fogo e o sangue, transmite dinamismo e sensaes de violncia e paixo. ( ) O azul representa raiva e agitao, raramente escolhido para compor uma obra. ( ) O amarelo representa o ouro, cor vitalizante; representa tambm a riqueza e age contra a tristeza. ( ) O azul representa o cu e a imensido, a calma, a tranquilidade. uma das cores mais escolhidas universalmente.

6. Assinale a alternativa correta: a. ( ) As quatro propriedades do som so: altura, durao, intensidade e timbre. b. ( ) As cinco propriedades do som so: altura, volume, durao, intensidade e timbre. c. ( ) As trs propriedades do som so: altura, intensidade e timbre.

7. Complete as frases: a. Quando falamos dos pigmentos cromticos, reconhecemos as cores primrias como sendo o _________________, o _________________ e o __________________. As cores secundrias so resultantes de duas cores __________________. E as cores tercirias so resultantes da mistura de uma cor ________________ com uma cor _________________.

8. No crculo das cores, estudado em sala de aula, podemos observar que cores complementares so aquelas que esto opostas no crculo de cores e so contrastantes entre si, ento podemos dizer que: 1. o vermelho complementar ao ____________________. 2. o azul complementar ao _______________________. 3. o amarelo complementar ao _____________________.

9. As cores que esto vizinhas no crculo das cores e so prximas entre si, chamamos de cores _______________________.

10. Faa um desenho e represente-o repetidamente modificando sua pintura conforme indicao abaixo: a. cores quentes b. cores frias c. cores neutras d. cores anlogas

11. Cite um artista impressionista.

12. Simetria a conformidade de tamanho, forma e posio entre as partes de um todo; harmonia resultante de certas combinaes e propores regulares. Assimetria a ausncia de simetria. Com base nas afirmaes acima, complete as frases corretamente: Se os dois lados forem iguais, tem-se uma figura _______________________.

Se os dois lados forem diferentes, ela ______________________________.

13. Assinale a alternativa correta. As trs possibilidades para a criao de ritmo em uma comunicao visual so: A. Repetio, alternncia e progresso. B. Repetio, concordncia e progresso. C. Repetio, distncia e percusso.

14. Qual das alternativas abaixo explica o que era a arte rupestre? A - A arte rupestre era composta por representaes grficas (desenhos, smbolos, sinais) feitas em paredes de cavernas ou pedras pelos homens do perodo Paleoltico. B - Tipo de arte feita na Pr-histria que se baseava na pintura de quadros e escultura em madeira. C - Pinturas feitas com sangue de animais nas paredes das primeiras igrejas, que surgiram neste perodo. D - Estilo artstico desenvolvido na Pr-Histria onde os artistas podiam expor suas obras de arte em pequenos museus e galerias de arte.

15. A LUZ E A SOMBRA no desenho e pintura, so os elementos bsicos para produzir o efeito de _______________________ nos objetos. a. Volume. b. Brilho. c. Sujeira

Boa sorte!

Vous aimerez peut-être aussi