Vous êtes sur la page 1sur 19

DIREITO PROCESSUAL PENAL Artigos 218 a 225 Das Testemunhas e do Oficial de Justia

A intimao de uma testemunha na verdade uma notificao/ordem ser obedecida. Ela pode at ser conduzida sob vara( fora). Art. 218 - Se a testemunha foi regularmente intimada e no aparece sem motivo justo, o juiz pode: requisitar AUTORIDADE policial a sua apresentao; que seja conduzida pelo oficial de justia: o oficial de justia pode pedir auxlio fora pblica. Se a testemunha no colabora, o OJ pede ajuda polcia militar (fora pblica), mas ele no tem poder de solicitar diretamente ao delegado. o juiz que deve fazer a solicitao ao delegado(Autoridade). S o oficial de justia e a autoridade policial que podem conduzir coercivamente uma testemunha. A polcia militar serve apenas como auxlio. Uma testemunha que no se apresenta est sujeita a uma multa de 1 at 10 salrios mnimos e ainda ser processada por desobedincia, alm de ter que pagar as custas das diligncias. Lembre-se que, neste caso, o juiz NO tem o poder de prender a testemunha. Se a testemunha se debate(briga), poder responder pelo crime de resistncia e pelo crime de leso corporal. A lei 218 no fala em multas, mas apenas em conduo coercitiva. Art.219 Se uma testemunha falta, o juiz pode aplicar-lhe: multa; processo por crime de desobedincia; custas da diligncia.

Art. 220 Algumas pessoas sero inqueridas onde estiverem, caso estejam impossibilitadas por: velhice; enfermidade. Estes dois casos servem como exemplo. Outras situaes podem ser consideradas pelo juiz. Devem se dirigir ao local: o Juiz; as partes(inclusive o ru se o juiz achar conveniente); defensor; assistente de acusao;

o escrevente;

A inquirio da testemunha deve ser realizada de portas abertas, caso a audincia seja pblica. Art.221 Alguns exemplos de pessoas que devem ser inqueridas com local, dia e hora, previamente ajustados entre eles e o Juiz: Presidente e Vice-Presidente da Repblica; Senadores e Deputados Federais; Ministros de Estado; Governadores de Estado e Territrios; Secretrios de Estado; Prefeito do Distrito Federal; Prefeitos dos Municpios; Deputados Estaduais; Membros do Poder Judicirio; Ministros e Juizes do: TCU; dos Estados; do Distrito Federal; Tribunal Martimo. Mesmo se tratando de autoridades, a audincia ser de portas abertas (pblica) e acompanhada pelas partes(inclusive pelo ru). 1 - Os seguintes indivduos podero OPTAR por deporem por escrito: O Presidente e o Vice-Presidente da Repblica; os presidentes do: Senado Federal; da Cmara dos Deputados(Federal); Supremo Tribunal Federal. As perguntas so formuladas pelas partes, deferidas pelo juiz, e enviadas por ofcio. Note que a inquirio dessas autoridades dispensa a oralidade. 2 - Os militares devero ser requisitados autoridade superior. 3 - Tudo do 218 vale aos funcionrios pblicos, mas a expedio do mandato deve ser comunicada ao chefe da repartio, com indicao do dia e hora marcados. Art.222 Caso uma testemunha more em outra jurisdio, o Juiz deve emitir uma carta PRECATRIA para que a testemunha seja ouvida pelo juiz do lugar da residncia da testemunha. Deve haver: prazo razovel; intimao das partes.

As partes devem ter cincia da Precatria para que possam acompanhar as diligncias e defender seus interesses. Uma expedio de precatria, sem intimao da defesa, constitui nulidade relativa, exigindo demonstrao de prejuzo em tempo oportuno. 1 - A expedio de Precatria no suspende a instruo criminal. Isso significa que o juiz dever proceder com os demais atos de instruo, inclusive ouvir outras testemunhas. Tambm no ocorrer nulidade caso haja uma inverso na ordem de inquirio das testemunhas: ouve-se no juzo-da-causa as testemunhas de defesa, e depois, no juzo deprecado, as de acusao. 2 - Findo(aps) o prazo marcado, poder ocorrer o julgamento, mas quando a precatria for devolvida, ela dever ser juntada nos autos. Caso o juiz no tenha definido um prazo de cumprimento da carta precatria, no poder ocorrer julgamento antes de juntar a precatria nos autos. Se o juiz definiu um prazo, terminando o prazo, o juiz pode prosseguir com o processo e julgar a ao penal, mesmo sem juntar a precatria nos autos. Caso a Precatria seja juntada aps a sentena, ela pode servir de base para um pedido de reviso criminal ou de apelao. 3 - A testemunha que morar fora da jurisdio, poder ser inquerida por meio de vdeoconferncia ou outro recurso de transmisso de sons E imagens em tempo real. permitida a presena do defensor. Isso tambm poder ocorrer numa audincia de instruo e julgamento. Art.222-A S se emite carta ROGATRIA, se forem imprescindveis. O requerente deve arcar com os custos de envio. Vale o 1 e 2 do artigo 22. O 3, que fala em vdeoconferncias, no vale para carta ROGATRIA. Art.223 Se a testemunha no conhece a lngua nacional, nomeia-se um intrprete para traduzir as perguntas e as respostas. Lembrar que o juiz quem inquere. O intrprete s faz o meio de campo e no pode interpretar ou modificar nada do que dito pelo juiz ou pela testemunha. nico - Se a testemunha for surda, muda ou surda-muda, segue-se de acordo com o art.192 do CPP: surdo-> perguntas por escrito e resposta oral; mudo-> perguntas oralmente e resposta por escrito; surdo-mudo-> perguntas e respostas por escrito. Art.224 Pelo prazo de UM ano as testemunhas devem comunicar qualquer mudana de endereo ao Juiz. Se assim no fizerem, esto sujeitas s penas do no-comparecimento: multa de 1 a 10 salrios mnimos; processo penal por crime de desobedincia; custas da diligncia. Art.225 O Juiz ou as partes podem requisitar o depoimento antecipado de uma testemunha, caso:

a testemunha tenha que se ausentar; suspeita de falecimento (velhice, enfermidades);

Artigos 274 a 281 Dos Funcionrios da Justia


Art.274 As prescries (impedimentos) que valem para os juzes tambm valem para: serventurios e funcionrios da justia.

Quando eles so considerados suspeitos ? quando amigo ntimo ou inimigo capital das partes; se estiverem respondendo por fato anlogo, em um crime CONTROVERSO: juiz; seu cnjuge; ascendente; descendente. Quando as pessoas abaixo sustentam demanda ou respondem processo que deva ser julgado por qualquer das partes: juiz; cnjuge; parente consangneo at o 3 grau; parente afim at o 3 grau. se aconselhou qualquer das partes; se credor, devedor, tutor ou curador, de qualquer das partes; se scio, acionista ou administrador de sociedade interessada no processo.

Dos Peritos e Intrpretes


Art.275 Um perito, mesmo que no seja oficial, est sujeito s regras judicirias. Quem nomeia o perito um juiz. Art. 277 Um perito que foi nomeado pela autoridade obrigado a aceitar o encargo, sob pena de multa de 200 a 1000 cruzeiros, exceto se houver escusa(motivo) atendvel. O perito ganha para trabalhar, mas se recusar-se, ento ser multado.

O perito est sujeito a mesma multa, se no provar uma justa causa imediatamente, nas seguintes situaes: no atende uma intimao ou chamado da autoridade; no comparece no dia e local designado para a percia; no entrega o laudo no prazo estabelecido; manobra para que a percia no seja feita no prazo.

Art. 278 Se um perito no comparece sem um motivo justo, a autoridade pode determinar sua conduo. Art. 279 No podem ser peritos: os que esto com os direitos interditados, conforme itens I e IV do Cdigo Penal: condenao por prejuzo Fazenda Pblica; cometeu abuso de poder ou violou dever inerente funo pblica. os que j prestaram depoimento no processo; os que j deram opinio sobre o objeto da percia, anteriormente. os analfabetos e menores de 21 anos.

Art. 280 Tudo o que vale sobre suspeio aos juzes tambm vale aos peritos. Art. 281 O que valer para os peritos vale tambm para os intrpretes. Portanto, os intrpretes so nomeados, impedidos, suspeitos, multados e punidos da mesma forma que os peritos.

Artigos 351 a 372 Das Citaes


Art. 351 A Citao Inicial feita por MANDADO, mas apenas quando o ru est dentro da jurisdio(comarca) do juiz que a ordenou. O documento que o oficial de justia entrega, por ser uma ordem do juiz, chama-se MANDADO. A Citao, de regra, feita por mandado. O juiz s pode ordenar a citao inicial por mandado quando o ru est em territrio de sua comarca. ?E se o ru j foi citado mas a audincia foi adiada ? Se o ru j foi citado, no necessrio cit-lo outra vez. Ento ele dever ser INTIMADO: expedido um novo mandado e o Oficial de Justia ir procur-lo para lhe dar cincia do novo dia/horrio de seu interrogatrio. Este mandado no ser mais acompanhado da cpia da denncia.

Art. 352 O mandado de citao deve conter: o nome do Juiz; o nome do querelante (nas aes iniciadas por queixa); o nome do ru ou seus sinais caractersticos(quando o nome desconhecido); a residncia do ru, se for conhecida; a finalidade da citao; o juzo, lugar, dia e hora em que o ru deve comparecer; a subscrio(assinatura) do escrivo e a rubrica do juiz.

Art.353 Se um ru est fora da jurisdio do juiz processante, ser citado por carta precatria. A carta precatria uma "cartinha" que o juiz manda para o juiz da outra comarca, pedindo quele para que pratique algum ato processual. H trs tipos de carta: Precatria: de juiz para juiz; Carta de Ordem: Quando um tribunal ordena o juiz; Carta Rogatria: Quando um pedido feito para alguma autoridade estrangeira.

Art.354 Contedo da Carta Precatria: juiz deprecado e juiz deprecante; a sede de ambos os juzes; a finalidade da citao, com todas as especificaes; o juzo do lugar, dia e hora em que o ru deve comparecer.

Se a carta no contm todos os requisitos legais, o juzo deprecado deve mand-la de volta. Se o juzo deprecado no tiver poderes para cumpri-la ou desconfiar da autenticidade da carta, tambm dever devolv-la. Art.355 Depois que lanado o "cumpra-se" e depois que feita a citao ordenada pelo juiz deprecado, a precatria deve ser devolvida ao juiz deprecante, independente de traslado(cpia). Caso o ru se encontre em uma jurisdio diferente, o juiz deprecado dever remeter os autos para este outro juiz, mas s se houver tempo hbil para a citao. Se o oficial de justia percebe que o ru est se escondendo para no ser citado, a precatria imediatamente devolvida, para os fins do art. 362(publicao em edital, jornal, ptio do frum). Juiz deprecado: o que recebe o pedido. Juiz deprecante: o que faz o pedido. "Independente de Traslado": Nenhuma cpia fica no juzo deprecado. A carta recebida, acrescida do mandado com a certido do Oficial que citou o ru, ser devolvida ao juzo deprecante.

A Carta Precatria de natureza itinerante, ou seja, se o juzo deprecado percebe que o ru de uma outra comarca, ele no ir devolv-la ao deprecante, mas sim, encaminh-la ao juzo correto para ganhar tempo. Art.356 Somente em caso de URGNCIA: A Precatria pode ser expedida por via TELEGRFICA; Deve conter todos os requisitos exigidos no art. 354; A firma do Juiz deprecante deve ser reconhecida, antes do envio; e a estao expedidora deve mencionar esse reconhecimento de firma; Por ser um telegrama, os requisitos do 354 podem estar resumidos.

Obs: Normalmente, as cartas so feitas em formulrios padronizados e enviados por malotes ou pelos correios. ?Seria possvel a transmisso de uma precatria por fax ou telefone? O art.299 do CPP permite a transmisso de mandado de priso por via telefnica, caso se trate de crime inafianvel. Claro que a autoridade deve checar a autenticidade desta transmisso. Em tese, se uma priso pode ser feita desta maneira, uma precatria, que menos crtica, tambm pode ser aceita. O art.205 do CPC permite que, em caso de urgncia, se transmita uma precatria ou carta ordem por telegrama, radiograma ou telefone. No caso de telefone deve ser confirmada a autenticidade por um telefonema de volta. Isso s vale para Carta Ordem e Carta Precatria. No vale para Carta Rogatria. A Carta Rogatria deve conter os mesmos requisitos da Carta Precatria. Art.357 Requisitos da citao por mandado: o oficial de justia deve ler o mandado para o citando; deve entregar a contraf(cpia do mandado e petio[se houver]) ao citando; a contraf deve conter dia e hora da citao; o oficial deve elaborar uma certido que dever conter: declarao do oficial, sobre a entrega da contraf(cpia do mandado), sua aceitao ou recusa. Na prtica, o oficial pede ao ru que assine a 1 via do mandado. A citao pode ser real ou ficta. Real: Quando o ru foi localizado e a ele foi dada cincia da acusao. Ficta: Quando impossvel a localizao do ru, e a citao feita por edital. No caso em que o ru localizado mas o Oficial percebe que ele louco, deve-se certificar que a citao no foi feita e descrever em detalhes para que o juiz determine a instaurao do incidente de sanidade mental. Ento o juiz nomeia um curador para receber a citao. Lembre-se que tanto a citao como a intimao devem ser feitas diretamente pessoa, excetuando-se o caso de militares.

Art.358 A citao de ru militar deve ser feita para o chefe dele. O Juiz comunica diretamente ao chefe do ru militar. O chefe do militar comunica a citao a este e deve apresent-lo ao juiz no dia e hora designados. Portanto, o oficial de justia entrega o mandado ao superior do militar ru. Se o ru militar est em outra comarca, vale o esquema da carta precatria. Art.359 O Funcionrio pblico intimado pessoalmente quando est sendo acusado, mas seu chefe tambm deve ser notificado. Portanto, o funcionrio pblico intimado e notificado pessoalmente. Sua chefia s notificada da data em que ele deve comparecer em juzo. Art.360 Um ru preso citado pessoalmente. O Juiz requisita (exige) que o Diretor do Presdio leve o ru ao Frum. requisio feita por simples ofcio do juiz ao diretor do presdio. Essa

Art.361 Quando um ru no encontrado pelo oficial de justia, ento ele ser citado por edital, com prazo de quinze dias. Significa que o edital ficar no ptio do frum por 15 dias. Depois retirado. A citao s ser concluda aps esses 15 dias. O interrogatrio do ru dever ocorrer em data posterior a esses 15 dias. Se um oficial de justia no encontra o ru comum ele certificar que o ru est em L.I.N.S (Lugar Incerto e no Sabido). Art.362 O que acontece quando o ru se oculta para no ser citado ? o oficial deve certificar a ocorrncia; dever proceder a citao com hora certa(formato do 227 a 229 da lei 5.869 de 11/01/1973-CPC)
Art.227 O Oficial deve tentar citar o ru por TRS vezes em seu DOMICLIO ou RESIDNCIA (no falou no trabalho). Caso no o encontre, se suspeitar de ocultao: deve intimar uma pessoa da famlia; se no houver um parente, deve intimar um vizinho; Ento o oficial avisa que voltar no DIA SEGUINTE, em uma DETERMINADA HORA. por isso que se chama citao por hora certa. Esta citao s ser realizada na quarta tentativa. Art.228 No dia e hora designado o Oficial volta ao domiclio ou residncia. No preciso que o juiz realize novo despacho. Se o citando no est presente nesta quarta vez: O oficial deve se informar das razes e anot-las em sua certido; d por feita a citao, mesmo que o citando esteja escondido em outra comarca. O Oficial deve fazer uma certido e deixar uma cpia com a pessoa da famlia ou o vizinho, conforme o caso. O nome desta pessoa deve ser anotado na certido. Art.229 Se foi feita uma citao com hora certa: o escrivo deve enviar ao ru uma carta, telegrama ou radiograma para lhe dar cincia. Esta carta obrigatria. A expedio desta carta no interfere no prazo para defesa.

Aps a citao por hora certa, se o ru no comparecer, ser nomeado-lhe um advogado dativo.

Art.363 O processo ter completada a sua formao aps a citao do acusado, ou seja, a relao jurdica processual s se configura aps o ru haver sido chamado para integrar a lide. Se o acusado no for encontrado, ser feita sua citao por edital. Caso o ru citado por edital comparea, vale o art.394 e seguintes: ter prazo de 10 dias para responder por escrito; a etapa de colheita de provas se seguir... E se o ru no comparecer? Se ele no comparece e no constitui advogado, ento o prosseguimento do processo suspenso, e tambm suspenso a prescrio. Mas o juiz pode pedir a produo antecipada de provas e tambm decretar a priso preventiva, conforme o art.312. Art.364 Considerado revogado. Art.365 O que deve conter em uma citao por edital: nome do juiz que a determinar; nome do ru. se o nome no for conhecido, deve conter seus sinais caractersticos; se estiver no processo, deve conter a residncia e profisso do ru; a finalidade da citao; o juzo, o dia, hora e o lugar que o ru deve comparecer; o prazo: a contagem do prazo comea do dia da publicao do edital na imprensa(caso houver); ou a contagem se inicia a partir da sua afixao. & nico o o Edital deve ser afixado na porta do edifcio do juzo(geralmente posto no ptio do frum); o Se houver imprensa, deve ser publicado atravs dela; o A afixao do edital normalmente feita pelo escrivo do cartrio; o o edital afixado deve ser certificado pelo oficial(?escrivo?) que a afixou; o o Edital que foi publicado na imprensa deve ser certificado pelo escrivo: a certido deve conter a pgina do jornal e a data da publicao. a publicao tambm pode ser provada por um exemplar do jornal. Art.366 - O que acontece quando o ru foi citado por EDITAL e no comparece e nem constitui advogado ? o processo suspenso; o curso do prazo prescricional suspenso; o juiz pode determinar a produo antecipada de provas consideradas urgentes; pode decretar priso preventiva, nos termos do art.312.

O que diz o art.312 ? So critrios para a decretao da priso preventiva. Eilos: prova de existncia do crime; indcios suficientes de autoria; garantia da ordem pblica(ru pe em risco a comunidade); garantia da ordem econmica(golpes financeiros); convenincia da instruo criminal(liberdade do ru representa risco); assegurar a aplicao da lei penal(ru pode fugir). Suspender o processo, significa que o processo ficar parado e nenhum ato judicial ou jurisdicional poder ser praticado. O ru no beneficiado com isso pois a contagem de prazo prescricional tambm suspensa. O promotor, alm do juiz, tambm pode solicitar uma produo antecipada de provas. Essas provas antecipadas devem ser produzidas na presena de um promotor de justia(membro do Ministrio Pblico que atua em primeira instncia) e do defensor dativo. Observar que no caso do no comparecimento do ru, associado citao por edital, o juiz NO pode decretar revelia. Ento, para que ocorra a suspenso do processo, necessrio que: o ru tenha sido citado por edital; que no tenha comparecido pessoalmente ao interrogatrio; no tenha contratado um advogado para defend-lo. Vejamos alguns comentrios sobre revelia: Ru foi citado pessoalmente mas no compareceu e nem mandou advogado para defend-lo: decretada sua revelia e o processo segue normalmente. Ru foi citado por Edital e no compareceu mas mandou advogado para defend-lo: decretada sua revelia e a ao penal prosseguir normalmente. Ru foi citado por edital, compareceu ao interrogatrio, mas no contratou um advogado: Lhe nomeado um defensor e a ao prossegue normalmente. Obs: direito de toda pessoa NO comparecer, nem acompanhar o processo, e, apesar disso, poder constituir advogado de sua confiana. Art.367 Se um acusado foi citado ou intimado PESSOALMENTE para qualquer ato: Se ele no comparece sem motivo justo ou Se ele muda de endereo e no comunica O processo seguir, mesmo sem sua presena.

Art.368 Se o acusado estiver no estrangeiro, se estiver em lugar sabido, ser citado mediante carta rogatria e suspende-se o prazo de prescrio at o cumprimento da carta. Necessariamente o ru dever ser citado pessoalmente. A citao pessoal e por carta rogatria s ser possvel se sabido o paradeiro exato do ru, ou seja, seu endereo no exterior. Se no se souber o lugar, sempre ser por edital. A carta rogatria feita de Ministro da Justia para Ministro da Justia do outro pas. L, de acordo com as leis daquele pas, ser procedida a citao do ru. Neste procedimento no existe diferena para crimes afianveis ou no afianveis. Antigamente os procedimento era diferente nestes casos. Art.369 As citaes em legaes(embaixadas) estrangeiras sero feitas atravs de carta rogatria. Um oficial de justia no pode, por exemplo, invadir a embaixada da frica, aqui no Brasil. Neste caso, houve uma supresso da expresso que dizia que a citao deveria ser deprecada por intermdio do Ministro da Justia, para agilizar o processo. O Judicirio poder enviar, diretamente legao (embaixada) a Carta Rogatria, pedindo-lhe que proceda o ato de inquirio da testemunha. INTIMAES O Cdigo de Processo Penal no faz qualquer distino entre Intimao e Notificao, e at usa as expresses como sinnimas. Doutrinariamente elas possuem significados prprios: Citao: Ato processual onde o ru chamado a Juzo para se defender e acompanhar a ao penal. Notificao: o conhecimento que se d a algum para praticar ou deixar de praticar algum ato. Intimao: Ato pelo qual simplesmente se d cincia a algum sobre os atos do processo. Art.370 Nas intimaes de Acusados, Testemunhas e Demais Pessoas, que devam tomar conhecimento de qualquer ato, ser observado, no que for aplicvel, o disposto no Captulo Anterior (Procedimentos da Carta Rogatria). Deve ser feito publicao no rgo incumbido da publicidade dos atos judiciais da comarca: da INTIMAO do defensor CONSTITUDO advogado do querelante (acusao); e do assistente; e do nome do acusado.

Se no for feito desta maneira pode haver nulidade. Se no houver rgo de publicao dos atos judiciais na comarca: a INTIMAO feita diretamente pelo escrivo, por mandado; ou via postal com comprovante de recebimento; ou por qualquer outro meio idneo. A INTIMAO pessoalmente, feita pelo escrivo, dispensa a necessidade de publicao na imprensa. A INTIMAO dever ser exclusivamente pessoal para: Ministrio Pblico; Defensor NOMEADO. No houve alteraes para as INTIMAES dos acusados, testemunhas e outras pessoas. Eles devem ser intimados pessoalmente, o que se dar por mandado de oficial de justia, observando-se a necessidade de carta precatria, quando residem em outra comarca ou por carta rogatria, quando no exterior ou em legaes estrangeiras. Antigamente as publicaes se davam atravs do Dirio Oficial do Estado, bastando a publicao para que o Advogado j estivesse INTIMADO, mesmo que tivesse escritrio em outra comarca. Agora mudou. A intimao do defensor CONSTITUDO, ou a intimao do Advogado do Querelante e do Assistente de Acusao NO mais se dar pelo Dirio Oficial do Estado mas pelo jornal da Comarca, ou seja, pelo rgo incumbido da publicidade dos atos judiciais da Comarca. Se na publicao, no houver o nome do advogado ou do ru, haver nulidade. No necessrio a publicao em jornal caso o escrivo encontre o Advogado nas Cercanias do Frum ou Cartrio e o intime pessoalmente. ?E quando no h um jornal ou rgo de publicao ? Ento o escrivo pode proceder a intimao diretamente, ou seja, no mais necessrio a assinatura do Juiz. O escrivo deve expedir um mandado e determinar que o Oficial de Justia procure o advogado e o intime. Se for mais conveniente, o escrivo poder expedir uma cartinha e enviar pelo correio, com aviso de recebimento, para comprovar que o Advogado recebeu a carta e foi intimado do ato judicial. Lembrar que o Ministrio Pblico(Promotor) e o Advogado Dativo(Nomeado pelo Juiz) no podem ser intimados por jornal. Eles devem ser intimados pessoalmente. Vtimas e testemunhas continuaro a serem intimadas por mandado. Nunca por jornal. Art.371 Pode ocorrer uma intimao por despacho, se for requerida na Petio, e observando o Art.357 (Ler o mandado, assinar contra-f, etc.)

Na petio uma parte pode ser intimada diretamente, sem necessidade de se expedir mandado, por razes de economia procedimental. Art.372 Se uma instruo criminal for adiada: O Juiz pode marcar novo dia e hora Na presena das partes e testemunhas e deve lavrar termo nos autos. DA INTIMAO DA SENTENA.
Art.390(No pede no edital) O escrivo, dentro de 3 dias aps a publicao, e sob pena de suspenso de 5 dias, dar conhecimento da sentena ao rgo do Ministrio Pblico. Art.391(No pede no edital) O querelante ou assistente ser intimado da sentena, pessoalmente ou na pessoa de seu advogado. Se nenhum deles for encontrado no lugar da sede do juzo, a intimao ser feita mediante edital com o prazo de 10 dias, afixado no lugar de costume.

Art.392 A INTIMAO da sentena ser feita: Significa dar conhecimento(cincia) ao ru e ao seu defensor. S a partir da intimao da sentena que comea a correr o prazo para o ru(ou seu defensor) interpor o recurso de apelao. A INTIMAO da sentena pode ser feira de trs formas: por mandado, via oficial de justia; por publicao na imprensa oficial(intimao do defensor); por edital(ru revel e em lugar no sabido). O Tribunal de Justia j advertiu que nossa LEI PROCESSUAL PENAL desconhece a intimao condenatria por via postal, e , por isso, no tem validade enviar uma cartinha ao ru. Considerar que a intimao por carta precatria intimao por mandado, j que ser enviada a carta quele juzo, onde o juiz determinar o cumpra-se. A intimao da sentena deve ser feita ao ru, dando-lhe conhecimento do inteiro teor da sentena. Caso a intimao da sentena seja feita por carta precatria, tambm INSUFICIENTE a transcrio s da parte dispositiva da sentena; ser nula tal deciso. Ateno: As regras deste art.392/CPP so aplicveis apenas intimao da sentena de primeiro grau, ou seja, quelas proferidas por juiz singular. Nas instncias superiores, a intimao se faz pela publicao da concluso do acrdo na imprensa oficial, conforme previsto no art.609 do CPP. I Ao ru, pessoalmente, se estiver preso; O Oficial de Justia dever ir cadeia em que o ru est preso e solicitar ao Diretor do Presdio que lhe traga o ru e, ento, far sua intimao pessoal da sentena. Ateno:apenas se a sentena for CONDENATRIA que o ru dever ser intimado pessoalmente. O STF decidiu que, se a sentena for absolutria a intimao poder ser feita apenas ao Defensor ou ao procurador do ru.

Se se tratar de ru mentalmente insano, para quem foi nomeado um curador, tambm ser necessria a intimao da sentena condenatria ou absolutria, no s ao seu advogado defensor como tambm ao seu curador. O fato de o ru estar preso e dever ser intimado no desobriga a intimao de seu defensor. Em muitos casos, a sentena proferida na prpria audincia, na presena do ru: nesses casos, a intimao da sentena condenatria(ou absolutria) ao ru preso j se deu em presena do Juiz, ali mesmo na audincia, - sendo, portanto, dispensvel que se realize uma nova diligncia. Nesses casos o prazo para a interposio da apelao j comea a correr no dia seguinte ao da audincia. II A intimao da sentena ser feita ao ru, pessoalmente, ou ao defensor por ele constitudo: o Se o ru estiver solto; o ou se a infrao for afianvel, tiver prestado fiana. A regra deste inciso mais branda, pois permite que se intime apenas uma pessoa: ou o defensor constitudo(no o defensor nomeado) ou o ru. Esse afrouxamento permitido devido por se tratar de infrao de menor gravidade, onde o ru se livra solto. Tambm permitido a intimao de apenas um deles(ru ou advogado constitudo), se o ru foi preso em flagrante delito mas se libertou mediante fiana. Portanto, se tratar-se de infrao grave, onde o ru se encontra preso e no pode obter fiana, a intimao deve ser feita ao ru e ao seu advogado constitudo. Existe uma deciso sobre este inciso:primeiro deve-se tentar intimar o ru, e se no houver possibilidade, a sim intimar seu defensor constitudo. Caso nenhum dos dois sejam encontrados, o Oficial de Justia dever certificar o fato e, ento, o Juiz determinar que a intimao seja realizada atravs de Edital. Ateno: a permisso para intimar apenas um deles nada tem a ver com a pena APLICADA. O que vale a pena HIPOTTICA, aquela prevista na lei penal. Exemplo: no importa se foi aplicada uma pena de multa a critrio do juiz; se o crime tem previso de pena privativa de liberdade superior a 3 meses, mesmo que o juiz no a aplicou, ser obrigatria tanto a intimao do ru bem como de seu advogado. O mesmo ocorre nos casos de sentenas concedendo o perdo judicial: ru e advogado constitudo devero ser intimados, se o crime de que o ru foi acusado escapa previso deste inciso II. III A intimao da sentena ser feita ao defensor constitudo do ru, se: a infrao for afianvel ou no for afianvel, se expedido o mandado de priso, se o ru no ter sido encontrado; se a situao for certificada pelo oficial de justia.

Se o defensor constitudo tambm no for encontrado, ento a intimao ser feita por edital. IV A intimao da sentena ser feita mediante edital: nos casos do n II, se o defensor que o ru constituiu no for encontrado. V Idem. VI - A intimao da sentena ser feita mediante edital: se o ru no constituiu defensor, se o ru no foi encontrado, se o Oficial de Justia certificou a situao. Nesses casos no se estabelece uma relao entre o advogado dativo e o acusado, o que impede que a intimao da sentena condenatria se faa, exclusivamente, pessoa do advogado dativo. A lei no pode reconhecer tenha o defensor dativo tais poderes ou liberdade, j que ele foi nomeado pelo juiz e no escolhido ou contratado pelo ru e, de fato, muitas vezes no mantm com ele nenhum contato pessoal. Por isso, embora a jurisprudncia tenha orientado que o defensor dativo deva sempre ser intimado da sentena, o ru tambm dever ser intimado pessoalmente, e, se no for encontrado, sua intimao de sentena dever ser feita por edital. 1 - Se for imposta uma pena privativa de liberdade: se o tempo de pena for > = 1 ano: o prazo de edital ser de 90 dias. se o tempo da pena for < que 1 ano: o prazo do edital ser de 60 dias. 2 - Se for fixado um edital, nos termos do 1: O prazo para apelao comear a correr aps e trmino do prazo do edital. Mas se ocorrer intimao por alguma forma, durante o prazo do edital, ento os prazos de apelao correro antes de acabar o prazo do edital. Portanto, esgotado o prazo de 90 ou 60 dias, a partir da que comea a correr o prazo de 5 dias para que o ru ou seu advogado apelem da sentena. Ateno: O STF tem decidido que a intimao do ru em liberdade no dispensa as intimao da sentena de seu defensor constitudo para que possa fluir o prazo do recurso. Ainda h uma jurisprudncia no sentido de que sempre deve ser intimado da sentena condenatria o defensor constitudo ou dativo, que se encontre o ru preso, revel foragido ?E se o Promotor de Justia apela da sentena e o Defensor do ru oferece contra-razes apelao significaria que ele j tem conhecimento da

sentena e no precisaria mais ser intimado ? No!! H julgados orientando que a apresentao de contra-razes pelo defensor no supre a ausncia de sua intimao, ou seja, o defensor dever ser intimado da sentena, ainda que tenha produzido contra-razes apelao da acusao. DO PROCESSO COMUM Art.394 O procedimento ser COMUM ou ESPECIAL. COMUM o procedimento que se aplica a maioria dos processos. ESPECIAL o procedimento onde a lei reserva uma forma prpria, com atos e prazos diferenciados. 1 - o procedimento COMUM ser: ordinrio; sumrio; sumarssimo. Ordinrio: causas que exigem maior zelo e amplas concesses de oportunidades. o mais extenso na sequncia de atos. Sumrio: causas menos graves. Sumarssimo: o mais enxuto. Confira a Previso Legal: Ordinrio: pena privativa de liberdade 4 anos Sumrio: pena privativa de liberdade < 4 anos Sumarssimo: para as infraes penais de menor potencial ofensivo. 2 - Em todos os processos aplicam-se o procedimento COMUM, exceto disposio em contrrio deste cdigo ou lei especial. A adoo de procedimento inadequado s implicar nulidade se houver prejuzo s oportunidades de defesa do acusado. 3 - Em processos de competncia do Tribunal do Jri, vale os artigos 406 at 497 deste cdigo. 4 - O que tiver, do 395 at o 398 deste Cdigo, vale para os procedimentos penais de primeiro grau, ainda que no regulados neste Cdigo. 5 - O que for aplicado no procedimento ordinrio, tambm poder valer para os procedimentos especial, sumrio e sumarssimo.

Se no h regras especficas para os procedimentos especial, sumrio e sumarssimo, as situaes imprevistas sero disciplinadas pelo procedimento ordinrio, at para que no haja limitao no exerccio dos direitos das partes. DO PROCESSO COMUM Art.396 Nos procedimentos ORDINRIOS e SUMRIOS (sumarssimos no): se o juiz aceitar a denncia ou queixa receb-la- e ordenar a citao do acusado que dever responder a acusao por escrito no prazo de 10 dias. Veja que o juiz deve avaliar se caso de rejeio ou no da denncia. Se tudo estiver em ordem, cumpre ao juiz receber a DENNCIA (ou queixa, se tratar-se de ao penal privada, ou de ao penal privada subsidiria da pblica). Quando o juiz recebe a denncia, este o exato momento em que se opera o recebimento da denncia, inclusive interrompendo o curso da prescrio. nico: Se a citao for por edital o prazo para defesa comear a fluir a partir do comparecimento pessoal do acusado ou do defensor constitudo. Se o ru no ler o edital, no ter como responder ao penal, suspendendo o procedimento(no correndo, igualmente, o prazo prescricional); se o ru, entretanto, comparecer em juzo, ou mandar seu advogado, comear a correr o decndio (10 dias) para apresentar sua resposta acusao. Art.396-A Quando um acusado responde, ele pode: Arguir preliminares e alegar tudo o que interessar para sua defesa; oferecer documentos e justificaes; especificar as provas pretendidas; arrolar testemunhas, qualificando-as e requerendo sua intimao se for necessrio.

DA INTIMAO DA SENTENA DE PRONNCIA(JRI). A pronncia a deciso em que o Juiz reconhece a seriedade da acusao e, pois, a competncia do TRIBUNAL DO JRI para julgar o mrito da causa. Art.420 A intimao da deciso de pronncia ser feita: I pessoalmente: ao acusado; ao defensor NOMEADO; ao Ministrio Pblico.

II na forma do 1 do art.370 deste Cdigo(publicao em Jornal): ao defensor constitudo; ao querelante; ao assistente do Ministrio Pblico. Observe que o defensor NOMEADO deve ser intimado pessoalmente, pois natural que ele no esteja to interessado/envolvido com os problemas do ru. nico: O acusado que estiver solto e no for encontrado, ser intimado por edital. DA INTIMAO DOS JURADOS Uma vez sorteados ser necessrio comunicar a cada um dos 25 jurados, que ele dever comparecer sesso do Tribunal do Jri. Isso poder ser feito por via postal, mandado ou outro meio. A nova lei no determinou nem a intimao, nem a notificao dos jurados, mas sua convocao. Porm, trata-se de uma notificao correspondente a intimao + sano pois ao jurado faltante aplicar-se- uma multa. A lei no foi expressa, prevendo a via postal e qualquer meio hbil. Pode at ser por meio eletrnico(e-mail). Art.434 Os jurados sorteados sero convocados pelo correio ou qualquer meio hbil para comparecer no dia e hora designados para a reunio sob as penas da lei. nico: no expediente da convocao sero transcritos os arts. 436 a 446 deste Cdigo. Estes cdigos exemplificam os direitos e deveres dos jurados. Ei-los: o servio do jri obrigatrio; s para maiores de 18 anos, e idneos; ningum pode ser excludo de ser jri, devido cor, etnia, origem, grau de instruo.....; a recusa injustificada ao trabalho pode acarretar multa de 1 at 10 sal.mnimos, a critrio do juiz, de acordo com a condio econmica do jurado; Esto isentos do servio do jri: Presidente da Repblica e Ministros de Estado; Governadores e Secretrios; Membros do Congresso Nacional, Assemblias Legislativas e Cmaras Distrital e Municipais; Prefeitos Municipais; Magistrados e Membros do Min. Pblico e da Defensoria Pblica; militares em servio ativo; pessoas com mais de 70 anos que requeiram sua dispensa; quem requerer, demonstrando justo impedimento. Recusar o servio do jri, com base em convico religiosa, filosfica ou poltica implica em servios alternativos, sob pena de suspenso dos direitos polticos, enquanto no prestar o servio alternativo;

O servio alternativo pode ser de carter administrativo, assistencial, filantrpico ou mesmo produtivo, no Poder Judicirio, na Defensoria Pblica, no Ministrio Pblico ou em entidade CONVENIADA para esse fim; O juiz fixar o servio alternativo com base nos princpios de proporcionalidade e razoabilidade; O servio de jurado relevante, presume idoneidade moral e assegura priso especial em caso de crime comum, at o julgamento definitivo; O jurado tem preferncia, no caso de empate, em licitaes pblicas, concursos pblicos, e nos casos de promoo funcional ou remoo voluntria; Jurado no tem desconto no salrio, se ele comparecer na sesso do jri; Se o jurado deixa de comparecer ou se retira antecipadamente de uma sesso, sem motivo justo, levar multa de 1 at 10 salrios mnimos a critrio do juiz, de acordo com sua condio econmica; Somente ser aceito desculpas(escusas) devidamente fundadas; O jurado somente ser dispensado pelo Juiz presidente, e consignada na ata. O jurado, no exerccio da funo ou a pretexto de exerc-la, ser responsvel criminalmente nos mesmos termos em que o so os juzes togados; Aos jurados suplentes, quando convocados, vale tudo o que foi escrito acima.

Vous aimerez peut-être aussi