Vous êtes sur la page 1sur 12

TECIDO MUSCULAR 1.

Tecido Muscular Liso Material: Bexiga Tcnica: HE Observao com aumento total de 100x: Na bexiga encontramos a mucosa com epitlio de transio ou polimorfo e tecido conjuntivo. Abaixo da mucosa, encontramos o tecido muscular liso que aparece avermelhado. Nesse aumento observa-se fibras musculares lisas em corte longitudinal e em corte transversal. Nos cortes longitudinais, as fibras ficam alongadas com ncleo em posio central. Nos cortes transversais as fibras ficam com seces poligonais podendo se observar ncleos localizados centralmente.

Observao com aumento total de 400x: Observar a camada muscular com fibras musculares lisas em corte transversal e longitudinal.

Material: Intestino delgado Tcnica: HE Observao com aumento total de 40x: Neste aumento possvel observar-se a mucosa, submucosa, muscular e serosa. A mucosa fica junto luz do intestino e apresenta vilosidades na sua constituio. Alm das vilosidades h glndulas nessa camada (glndula de Lieberkiihn). Logo abaixo das vilosidades fica uma camada rsea que a submucosa. A seguir, vem uma camada avermelhada que a camada muscular. Por fim, mais delgada vem a camada mais externa, a serosa.

Observao com aumento total de 100x: Neste aumento deveremos focalizar a camada muscular que apresenta tecido muscular liso. Na poro mais interna dessa camada as fibras musculares lisas apresentam-se cortadas longitudinalmente com ncleo localizado centralmente. Na poro mais externa ficam as fibras musculares lisas cortadas transversalmente com seces circular.

Observao com aumento total de 400x: Com este aumento, poderemos observar as fibras musculares lisas em corte longitudinal e transversal e com maior nitidez.

2. Tecido Muscular estriado esqueltico Material: Lngua Tcnica: Hematoxilina Frrica Observao com aumento total de 100x: Podemos observar os feixes musculares em corte transversal. possvel observar tambm, fibras musculares com ncleos deslocados para a periferia e microfibrilas no seu interior. Perimsio e endomsio so tambm observados. O perimsio o tecido conjuntivo que envolve o feixe de fibras e endomsio o tecido conjuntivo que envolve cada fibra muscular. As fibras musculares estriadas esquelticas em cortes longitudinais estriaes transversais e longitudinais e ncleos localizados perifericamente. mostram

Observao com aumento total de 400x: Neste aumento observamos a mesma estrutura j citadas no aumento anterior com mais detalhes.

Observao com aumento total de 1000x: Neste aumento possvel observar-se as fibras musculares estriadas esquelticas muito ntidas. Na parte central da banda A possvel observar-se a banda H que se apresenta mais clara. Isto quando as fibras musculares esto em repouso.

3. Tecido muscular estriado cardaco Material: Corao Tcnica: HE Observao com aumento total de 100x: possvel observar-se reas com tecido muscular estriado cardaco em corte longitudinal e em corte transversal. Nas fibras musculares estriadas cardacas em corte longitudinal, as mesmas ficam alongadas e mostram estriaes transversais e longitudinais. Nas fibras musculares estriadas cardacas em corte transversal as mesmas ficam poligonais e cada uma delas com ncleo localizado centralmente.

Observao com aumento total de 400x: Neste aumento poderemos observar de maneira detalhada as fibras musculares estriadas cardacas em corte longitudinal. Para que as estriaes se tornam mais visveis deveremos abaixar o condensador. possvel observar-se endomsio (tecido conjuntivo) que envolve cada fibra muscular. As estriaes longitudinalmente. se tornam bem visveis nas fibras musculares cortadas

Observao com aumento total de 1000x: Observar os detalhes das fibras musculares estriadas cardacas em corte longitudinal nitidamente.

Observe tambm o msculo estriado cardaco no aumento de 1000x com a tcnica de colorao Tricmico de Masson.

Vous aimerez peut-être aussi