Vous êtes sur la page 1sur 4

Revista Brasileira de Ensino de F sica, v. 34, n. 3, 3311 (2012) www.sbsica.org.

br

Da f sica cl assica ` a moderna: o simples toque de uma sirene


(From classical to modern physics: the ringing simple of a siren)

Rodrigo Lima Melhorato1 e Gustavo Tosta Nicoli2


1 Observat orio Nacional, Rio de Janeiro, RJ, Brasil Centro Universit ario S ao Camilo, Cachoeiro de Itapemirim, ES, Brasil Recebido em 29/3/2011; Aceito em 24/8/2012; Publicado em 21/11/2012 2

Este artigo apresenta a constru ca o de um experimento com menor custo poss vel para demonstrar conceitos essenciais de quantiza ca o de energia, modelo corpuscular da luz e condu ca o de eletricidade em s olidos aos alunos do terceiro ano de Ensino M edio, auxiliando de forma signicativa na explana ca o de t opicos de f sica moderna. A proposta segue que o trabalho realizado n ao s o ir a contribuir na explana ca o de tais conte udos, mas poder a despertar o interesse ` a investiga ca o cient ca bem como entender como a f sica moderna est a presente no cotidiano. O modelo constru do e apenas uma proposta para explana ca o de conte udos abordados no Ensino M edio, visto que, poder a ser utilizado pelo docente em aulas introdut orias em cursos de gradua c ao. O modelo segue outros est agios de aprimoramento para linhas de pesquisa mais investigativas aos alunos de gradua ca o em f sica. Palavras-chave: f sica moderna, modelo corpuscular da luz, transposi ca o did atica. This article presents the construction of a experiment with a lower possible cost to demonstrate essentials concepts of quantization of energy, corpuscular model of the light and the conduct of electricity in solid for the students of the third year in the high school, signicantly helping in explaining topics of modern physics. The proposal is that the work will not only contribute to the explanation of such content, but may arouse the interest to the scientic research and understand how the modern physics is present in daily. The model constructed is only a proposal for explaining the contents addressed in high school, since it could be used by teachers in classes in introductory undergraduate courses. The model follows other stages of improvement for lines of search more investigative to the students graduate in physics. Keywords: modern physics, corpuscular model of the light, didactic transposition.

1. Introdu c ao
O surgimento da f sica moderna possibilitou a compreens ao de muitos fen omenos em que a f sica cl assica falhava. Seu advento possibilitou responder como est a organizada a mat eria, e com isso, desenvolver in umeras tecnologias que facilitam o cotidiano do ser humano, entre tantas, a eletr onica. A todo o momento estamos cercados de fen omenos f sicos de ordem macrosc opica ou at omica. Tratando-se de eventos de escala macrosc opica, um indiv duo talvez seja capaz de oferecer argumentos plaus veis para a explica c ao de tais eventos, pois e poss vel a visualiza c ao destes. Contudo, como e poss vel compreender os fen omenos cotidianos de escala at omica? A din amica das inova c oes tecnol ogicas aproxima cada vez mais o indiv duo do mundo at omico, ou seja, da f sica moderna. Deste modo, o professor exerce papel fundamental para que o ensino de f sica moderna seja inserido no Ensino M edio de modo eciente, contri1 E-mail:

buindo para a forma c ao de um cidad ao contempor aneo. Todavia, como realizar a transposi c ao did atica de algo que n ao e palp avel aos alunos? Estudos [1] comprovam que a experimenta c ao e aliada ecaz no processo ensino-aprendizagem, seja qual for o segmento de ensino a ser abordado. Da mesma forma, o acesso a esta metodologia nas institui c oes de ensino p ublicas ou privadas e restrito, muitas, ao poder aquisitivo de cada uma delas. A inexist encia de laborat orios e materiais adequados ` a aplica c ao dos conte udos de forma pr atica e prejudicial ao ensino, fazendo com que o p ublico alvo, os alunos, n ao se interesse pelos conte udos, criando uma barreira entre informa c ao e forma c ao. Muitos s ao os autores [2-10] que v em se preocupando com a inser c ao e materializa c ao da f sica moderna em sala de aula. Portanto, este trabalho, consiste em mais uma ferramenta de apoio para vislumbrar alguns t opicos essenciais de f sica moderna que podem ser tratados no Ensino M edio.

rodrigomelhorato@hotmail.com.

Copyright by the Sociedade Brasileira de F sica. Printed in Brazil.

3311-2

Melhorato e Nicoli

2.
2.1.

Elementos te oricos que conduzem ` a explica c ao do experimento


Condu c ao de eletricidade em s olidos

Como explicar se um material e capaz de conduzir eletricidade ou n ao? A resposta para tal indaga c ao est a nas leis e princ pios que regem a f sica qu antica. Tratando-se do aspecto el etrico, h a tr es propriedades essenciais que caracterizam os s olidos: A resistividade ` a temperatura ambiente; O coeciente de temperatura da resistividade ; A concentra c ao de portadores de carga n, denida como o n umero de portadores de carga por unidade de volume. Medindo a resistividade de diferentes materiais ` a temperatura ambiente, observa-se que alguns n ao s ao capazes de conduzir corrente el etrica. Tais materiais s ao denidos como isolantes e possuem resistividade bastante elevada. Al em dos isolantes, podemos distinguir mais duas categoriais de materiais: metais e semicondutores. Podem-se destacar algumas caracter sticas dos semicondutores, tais como: A resistividade em um semicondutor e maior do que no metal, de modo que em tal material a resistividade diminui quando a temperatura aumenta; O n umero de portadores de carga n e bem menor do que nos metais. 2.2. N veis de energia em um s olido

Em determinados materiais, os N n veis s ao da ordem de grandeza extremamente elevada, deste modo, isto faz com que as bandas estejam muito pr oximas e a banda pode ser considerada praticamente cont nua. A Fig. 1 ilustra a situa c ao mencionada acima, mostrando as bandas de energia em um t pico s olido cristalino:

Figura 1 - Bandas de energia em um t pico s olido cristalino [11].

Um atomo de cobre possui 29 el etrons distribu dos em diferentes subcamadas: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d10 4s1 Ao aproximar dois atomos de cobre, os mesmos ir ao interagir, e suas fun c oes de onda ir ao se superpor. Quando ocorre tal superposi c ao, n ao se pode tratar esses el etrons individualmente, logo, deve-se considerar um sistema de dois atomos. Segundo [11] no caso do cobre, este sistema cont em 2 29 = 58 el etrons e est a sujeito ao princ pio de exclus ao de Pauli, o que signica que os 58 el etrons devem ocupar estados qu anticos diferentes. Em consequ encia, cada n vel de energia do atomo isolado se desdobra em dois n veis. Cada material cont em N atomos, deste modo, cada n vel do atomo isolado desdobrar a N n veis, formando um arranjo cristalino peri odico. Portanto, em uma rede cristalina, os n veis de energia se desdobram para formar as chamadas bandas de energia, separadas por bandas proibidas, ou seja, n veis de energia que nenhum el etron poder a ocupar.

Analisando a Fig. 1 pode-se notar que as bandas de menor energia s ao mais estreitas que as de maior energia. Segundo [11] isto acontece porque os el etrons que ocupam as bandas de menor energia est ao mais pr oximos do n ucleo at omico e as fun c oes de onda associadas a estes el etrons n ao sofrem uma grande superposi c ao com as fun c oes de onda associadas aos el etrons correspondentes dos atomos vizinhos. Por esta raz ao, os desdobramentos dos n veis de energia n ao s ao t ao grandes como os dos n veis de energia ocupados pelos el etrons mais distantes do n ucleo.

3.
3.1.

O experimento
Materiais

Os materiais utilizados na constru c ao do experimento s ao de baixo custo, n ao excedendo R$ 30,00 (trinta reais), e de f acil acesso, viabilizando a fabrica c ao do experimento em qualquer institui c ao de ensino, seja p ublica ou privada. Os materiais necess arios s ao: 1 sirene piezoel etrica de 12 V; 1 ponteira laser; 1 t abua de madeira; 2 carregadores de celular; 1 resistor LDR.

Da f sica cl assica ` a moderna: o simples toque de uma sirene

3311-3

Os carregadores de celular podem ser substitu dos por pilhas ou baterias. No entanto, em virtude da din amica da troca de aparelhos celulares, os carregadores cam inutilizados, e assim, podem ser utilizados como fonte de alimenta c ao do circuito no experimento. 3.2. Montagem do experimento

A Fig. 2 exibe os materiais utilizados na montagem do experimento conforme listados na se c ao 3.1.

Em geral, um carregador n ao oferece a ddp necess aria para o funcionamento da sirene, portanto, associam-se dois carregadores em s erie. Se os carregadores s ao ligados diretamente ` a sirene, verica-se imediatamente a emiss ao de sinal sonoro pela mesma, contudo, este n ao e o objetivo. Portanto, associa-se o LDR em s erie com a sirene. Uma base de madeira foi preparada para que os materiais fossem montados sobre a mesma. A Fig. 3 exibe o aspecto nal do experimento.

Figura 2 - Materiais utilizados para constru c ao do experimento: (a) sirene (b) ponteira laser (c) carregador de celular (d) LDR [12].

4.

Funcionamento

pela sirene.

Ap os ligar os carregadores de celular ` a rede el etrica, na aus encia de luz, n ao se observa nenhuma corrente no circuito. Deste modo, a sirene n ao dispara, pois o LDR, como a pr opria sigla sugere (Light Dependent Resistor), e um resistor cuja resist encia varia com a intensidade da luz, impedindo a passagem da corrente el etrica. Bombardeando-se a area do LDR com f otons provenientes de um laser, ocorre o fen omeno de absor c ao de energia dos f otons pelos el etrons, sendo estes deslocados da banda de val encia para a banda de condu c ao possibilitando assim a uidez da corrente el etrica no circuito e, por conseguinte, a emiss ao de som

5.

Sugest oes de abordagem do experimento

Como o pr oprio t tulo sugere, a ideia e que o professor comece a discutir o experimento de forma cl assica em suas aulas de eletricidade no terceiro ano do Ensino M edio. Com o aux lio de um mult metro, medidas podem ser realizadas para trabalhar os seguintes t opicos: ddp, corrente el etrica, ddp da associa c ao dos geradores, resist encia el etrica e at e como operar o pr oprio mult metro.

3311-4

Melhorato e Nicoli

Aproveitar o LDR para explicar como funciona de fato a condu c ao de eletricidade nos s olidos, fazendo uma breve explana c ao sobre a teoria de bandas, distinguindo a classe de metais, isolantes e semicondutores. Chamar a aten c ao que a intera c ao da luz com o LDR fecha o circuito, e assim introduzir o conceito de f oton, mostrando o comportamento dual da luz. N ao somente radia c ao vis vel poder a ser utilizada no experimento. Foi vericada a exist encia de corrente el etrica e, pequenos bips, quando um controle remoto foi utilizado em dire c ao ao LDR (Fig. 4). Assim, podese mostrar que o controle remoto emite radia c ao eletromagn etica, mesmo que n ao seja vis vel, e trabalhar o espectro eletromagn etico no experimento.
Figura 4 - Corrente el etrica constatada devido ` a intera c ao de radia c ao infravermelha com o LDR.

O trabalho apresentado e apenas uma proposta ao Ensino M edio. H a perspectiva de aprimoramento do projeto visando aplica c ao da abordagem de conte udos de f sica moderna para alunos de gradua c ao do curso de f sica. Espera-se que tal trabalho seja um facilitador no ensino de f sica e contribua para os que desejam e tem o compromisso de qualicar a educa c ao neste pa s.

Refer encias
[1] A. Zabala, A Pr atica Educativa: Como Ensinar (Artmed, Porto Alegre, 1998), 1a ed. [2] M.A. Monteiro, R. Nardi e J.B. Bastos Filho, Ci encia e Educa ca o 5, 557 (2009). [3] M.A. Cavalcante e A.D. Benedetto, Revista Brasileira de Ensino de F sica 21, 437 (1999). [4] C.V. Colussi e M.A. Cansian, Revista Brasileira de Ensino de F sica 17, 209 (1995). [5] M.A. Cavalcante, V. Jardim e J.A.A. Barros, Caderno Catarinense de Ensino de F sica 16, 154 (1999). [6] M.A. Cavalcante e C.R.C. Tavolaro, Caderno Catarinense de Ensino de F sica 18, 372 (2001). [7] M. Siqueira, M. Pietrocola e N. Ueta, in XVII Simp osio Nacional de Ensino de F sica, S ao Lu s, 2007. [8] D.I. Machado e R. Nardi, Revista Brasileira de Ensino de F sica 28, 473 (2006). [9] F.F. de Oliveira, D.M. Vianna e R.S. Gerbassi, Revista Brasileira de Ensino de F sica 29, 447 (2007).

Figura 3 - Experimento montado.

6.

Considera c oes nais

[10] E. Levin, Revista Brasileira de Ensino de F sica 29, 305 (2007). [11] D. Halliday, R. Resnick e J. Walker, Fundamentos de F sica, Volume 4: Optica e F sica Moderna (LTC, Rio de Janeiro, 2007), 7a ed. [12] Dispon vel em http://www.soldafria.com.br/ ldr-resistor-depende-de-luz-c-21_154.html. Acesso em 2/8/2012.

O presente trabalho e apenas uma forma de realizar uma transposi c ao did atica no que diz respeito ` a f sica moderna, em um menor custo poss vel, visto que em tal modelo did atico foram utilizados materiais alternativos e que seriam at e motivo de descarte, como o carregador, por exemplo.

Vous aimerez peut-être aussi