Vous êtes sur la page 1sur 2

Roscas para extrusoras

Pgina 1 de 2

ROSCAS PARA EXTRUSORAS


O nvel de produo de uma extrusora mono-rosca est frequentemente limitado pela capacidade de plastificao. A capacidade de plastificao de uma rosca depende das propriedades do plstico, das condies de processamento, e em particular da geometria da rosca. Uma vez que a capacidade de plastificao prevista, a rosca pode ser desenhada para correspond-la. A rotao da rosca plastifica, com a ajuda do calor e da presso a uma taxa de fluxo controlada, e transporta o material fundido para ser bombeado atravs da matriz. O plstico nos canais da rosca est sujeito a mudanas durante a operao. Cada operao da rosca sujeita o plstico a diferentes situaes trmicas e de cisalhamento. Consequentemente, o processo de plastificao se torna bastante complexo. Porm, isso controlvel dentro dos limites do equipamento e da capacidade do material.

Uma velocidade de rosca fixa, passo da rosca, e profundidade do canal determina a vazo. Uma rosca com canal profundo muito mais sensvel a mudanas de presso que uma de canal raso. Na faixa de menor presso, o canal profundo prover maior vazo; entretanto, ocorre o inverso a altas presses. Canais rasos tendem a fornecer melhores padres de homogenizao e fluxo. Portanto, apesar de a rosca parecer um dispositivo simples, ela realiza diferentes operaes com suas trs zonas: (1) alimentao do material slido; (2) transio e compresso do material fundido; e (3) homogenizao da mistura e dosagem. Na Figura 1 possvel verificar o comportamento do plstico dentro da rosca. Percebe-se que o granulado se acumula no filete traseiro do sulco e dali para a frente comea a derreter. O material que se encontra encostado na parede do canho, funde por conduo de calor (pelas resistncias e o atrito durante o giro da rosca); enquanto aquele encostado no filete a frente do sulco sofre um cisalhamento maior. Na zona de fuso, o colcho de plstico slido geralmente pressionado contra o filete da rosca formando uma espcie de filme entre o colcho de material e o canho. Informaes hipotticas sobre roscas so dadas na Tabela 1 para roscas curtas. Ela fornece exemplos de variaes em roscas de mesmo L/D para o processamento de alguns plsticos. TABELA 1: TAMANHOS DE ROSCA PARA DIFERENTES PLSTICOS Dimenses (cm) PVC Rgido PSAI PEBD HDPE PA Dimetro 11,5 11,5 11,5 11,5 11,5 Comprimento total 229 229 229 229 229 Zona de alimentao (A) 34,3 68,5 57 91,4 171,5 Zona de compresso (C) 194,3 45,7 114,3 45,7 11,4 Zona de dosagem 0 114,3 57 91,4 45,7 Profundidade (C) 0,5 0,36 0,32 0,39 0,32 Profundidade (A) 1,5 1,5 1,5 1,6 1,6 Vantagens de uma rosca de curto L/D incluem: 1) menor tempo de residncia no canho, assim plsticos sensveis ao calor tm menos chances de degradao; 2) ocupa menos espao; 3) requer menos torque, reduzindo a necessidade de potncia do motor; e 4) requer um investimento inicial e de reposio pequeno. Vantagens de uma rosca de longo L/D incluem: 1) pode ser projetada para uma grande vazo, desde que a extrusora tenha torque suficiente. 2) pode ser projetada para vazo mais uniforme e melhor mistura; 3) bombeia a altas presses e fornece grande fuso do material com pouco cisalhamento; e 4) promove uma melhor conduo de calor do canho.

Taxa de Compresso

http://www.tudosobreplasticos.com/perifericos/roscas.asp

21/02/2014

Roscas para extrusoras

Pgina 2 de 2

A taxa de compresso (TC) nada mais que o volume inicial na zona de alimentao dividido pelo volume na zona de dosagem, mensurados pela profundidade dos sulcos nessas duas zonas. O ideal que a TC seja alta o suficiente para comprimir o plstico slido-amolecido a ponto de se transformar em um plstico completamente lquido-fundido e sem bolhas de ar. A TC tambm deve ser alta quando se trabalha com material reciclado, p e plsticos carregados que tendem a amortecer a presso. Mas deve ser baixa quando se trabalha com plsticos mais sensveis como o PVC para evitar sua degradao ou endurecimento dentro do canho. A Tabela 2 exibe um guia geral de taxas de compresso. TABELA 2: EXEMPLOS DE TAXAS DE COMPRESSO PARA DIFERENTES PLSTICOS Acrlico Roscas de baixa taxa de compresso (1,2 a Acrlico multipolmero 1,8) ABS e SAN PVC rgido Poliacetal Celulsicos Nylon Poli(xido de fenileno) (Noryl) Roscas de mdia taxa de compresso (2 a Policarbonato 2,8) Polietileno (de mdia a baixa fluidez) Polipropileno (de mdia a baixa fluidez) PS e PSAI PVC flexvel Poliacetal (de alta fluidez) Fluoroplsticos Roscas de alta taxa de compresso (3 a 4,5) Nylon (de alta fluidez) PEAD e outros polietilenos de alta fluidez Polipropileno (de mdia a alta fluidez)

http://www.tudosobreplasticos.com/perifericos/roscas.asp

21/02/2014

Vous aimerez peut-être aussi