Vous êtes sur la page 1sur 11

INSTITUTO FEDERAL DE BRASLIA Campus Taguatinga Centro Polo Recanto das Emas Escola Tcnica Aberta do Brasil Curso

o Tcnico em Servios Pblicos

Maria Aparecida Rodrigues Costa de Sousa Sonia Maria Ferreira Rodrigues

ATIVIDADE SUPERVISIONADA INTERDISCIPLINAR

Braslia DF Fevereiro/2014

INSTITUTO FEDERAL DE BRASLIA Campus Taguatinga Centro Polo Recanto das Emas Escola Tcnica Aberta do Brasil Curso Tcnico em Servios Pblicos

Maria Aparecida Rodrigues Costa de Sousa Sonia Maria Ferreira Rodrigues

ATIVIDADE SUPERVISIONADA INTERDISCIPLINAR

Trabalho apresentado no Curso Tcnico em Servios Pblicos EaD, do Instituto Federal de Braslia, Campus de Taguatinga Centro, Polo do Recanto das Emas, para obteno de nota parcial no Mdulo I, Etapa II.

Braslia DF Fevereiro/2014

3 INTRODUO

O presente trabalho objetiva a avaliao do entendimento e conhecimento adquiridos durante a segunda etapa do curso Tcnico em Servios Pblicos, abrangendo as disciplinas: tica no Setor Publico, Gesto de Documentos e Arquivstica e Noes de Direito Tributrio. Texto base:

Liderana Eficaz Comunicao, tica e Negociao em Gesto Tributria Nancy Assad

As organizaes e a sociedade tm mudado ao longo da histria e, consequentemente, as formas de gerir de maneira sustentvel tambm tm se alterado. Hoje, a gesto eficaz deve assegurar que os processos decisrios da organizao garantam sua adaptao e equilbrio para sua implantao de forma eficiente, eficaz e sustentvel. Neste cenrio, destacando a gesto tributria no Brasil, devido ao complexo sistema tributrio nacional, a gesto tributria est intimamente ligada figura do gestor e cultura organizacional, pois o material humano envolvido pode limitar ou expandir o potencial de crescimento das organizaes, afetando diretamente seu resultado econmico. O gestor um lder que deve possuir uma formao multidisciplinar e reunir diversas competncias, que consiga estabelecer uma comunicao estratgica na organizao, relacionar-se bem e ter a capacidade de negociar, agir com tica e honestidade em suas decises, ser capaz de gerir recursos materiais ou humanos com excelncia. Assim, gesto tributria no difere das outras reas, quanto necessidade da presena constante da comunicao, tica e negociao para a construo de uma liderana eficaz e otimizao da despesa tributria.

Projetos de comunicao estratgica so essenciais para se estabelecer uma gesto de tributos efetiva e eficaz. Em geral, a comunicao, nada mais do que a troca e compartilhamento de informaes. Ela ser eficaz quando a codificao e transmisso produzirem a resposta desejada do receptor, isso ocorre com maior facilidade quando o receptor conhece o tpico do qual trata a mensagem, quando h uma relao de confiana entre o emissor e o receptor, caracterizando um processo eficaz, cujo ltimo elemento o feedback, essencial para que se avalie a efetividade do processo e se assegure de que a mensagem foi interpretada da forma planejada. A comunicao estratgica e eficaz um grande desafio, pois os gestores lidam com equipes heterogneas e, especificamente, na rea da gesto tributria destacamos o papel primordial da comunicao para atingir nveis elevados de confiana, tanto com colaboradores, quanto com os prprios superiores. A tica definida como um sistema conceitual que torna compreensveis os fatos morais, sendo que cada sociedade adota os padres que lhe forem mais adequados, alterando-os ao longo do tempo. Nesse sentido, ser tico indica ao correta, ntegra, confivel e legtima dentro de sua cultura e representa uma caracterstica essencial para a gesto tributria transparente. No h como ignorar os ndices do Custo Brasil, que so elaborados com base em aspectos como a corrupo. Para sobreviver nesse novo contexto sem abrir mo de uma postura tica, a gesto de tributos das organizaes deve ser pautada na liderana forte, assertiva, humana e espiritualizada. O lder precisa ter em mente que seu principal propsito conseguir resultados extremamente positivos a partir dos esforos de sua equipe, e o dilogo surge como uma estratgia fundamental da liderana para influenciar e ser influenciado, estabelecendo limites e acordos interessantes para ambas as partes. Os gestores de tributos devem atuar para reunir competncias a fim de serem considerados como formadores de opinio, responsveis, e que fazem escolhas conscientes, baseadas em valores e princpios. Esses lderes efetivos valorizam o comprometimento, a confiana e a lealdade como fatores essenciais para que se alcancem os objetivos e aumentem os resultados da organizao.

Negociar envolve tratar de interesses antagnicos e comuns em torno de algo que valorizado, alm de resolver conflitos e aproveitar oportunidades. Nesse processo, o gestor de tributos pode adotar diferentes abordagens, assim a comunicao aparece como fator central no processo de negociao, bem como a capacidade de influenciar e compartilhar. importante manter as questes ticas presentes durante o processo de negociao, pois o negociador eficaz um gestor sensvel, entusiasta e inteligente, que encara as situaes de forma objetiva e racional, sem perder o foco nos resultados do negcio e mantendo o aspecto humano das relaes. Diante de todas essas reflexes, cabe ao gestor avaliar criticamente sua organizao, sua equipe e seu processo de gesto, identificando seus pontos fortes e as oportunidades de desenvolvimento para buscar sempre a evoluo da empresa e sua transformao pessoal, atravs de procedimentos de liderana, utilizando instrumentos eficazes da comunicao, da tica e da negociao.

6 DESENVOLVIMENTO

1. tica no Servio Pblico Entendemos que a tica em sentido amplo, relaciona-se com a cincia do direito e da doutrina moral. J no sentido restrito refere-se aos atos humanos e as normas que constituem determinado sistema de conduta moral. O gestor o indivduo que pratica aes de gesto, administra negcios, bens e servios. Nesse sentido, podemos afirmar que a tica nortear a conduo das prticas inerentes ao cargo que o gestor ocupa dentro da organizao e sua deteco d-se pela demonstrao das virtudes bsicas exigidas ao exerccio das atividades que so: zelo, honestidade, sigilo e competncia. Quando do comportamento tico pelo gestor, este ser refletido em seus liderados, como exemplo podemos citar: a formao de equipes que resolvem problemas de forma criativa e cujos membros esto bem integrados. A importncia da constituio de um cdigo de tica nas organizaes consiste no fato de que esses abordam tpicos como respeito s leis do pas, conflitos de interesse, proteo do patrimnio da instituio, transparncia nas comunicaes internas e com os stakeholders da organizao, denncia, prtica de suborno e corrupo em geral. Alm disso, o cdigo de tica faz referncia participao da organizao na comunidade, dando diretriz sobre as relaes com sindicatos, governo e outros rgos pblicos. A sua observncia torna-se vantajosa para os pblicos com as quais interage, pois fortalece a sua imagem e agrega valor. J que a tica passou a ser um fator de competitividade.

7 2. Gesto de Documentos e Arquivstica Atualmente as organizaes esto vivendo grandes mudanas e no poderamos deixar de perceber que a gesto de documentos uma delas. Para as organizaes a gesto de documentos tem a finalidade de estabelecer uma ordem, uma metodologia de trabalho, regida por uma lgica e que subsidia ao gestor obter o mximo de resultados aproveitando os recursos disponveis, localizar e utilizar a informao no tempo exato para a tomada de deciso com qualidade, confiabilidade e preciso. Conforme o disposto na Lei 8159/91 ( Lei Nacional de Arquivo), a gesto de documentos definida como o conjunto de procedimentos e operaes tcnicas referentes produo, tramitao, uso, avaliao e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediria, visando a sua eliminao ou recolhimento para guarda permanente. A gesto de documentos como rea da administrao geral procura alcanar economia e eficincia na criao, manuteno, uso e eliminao de documentos, sendo tambm responsvel pelo controle eficiente e sistemtico da criao, manuteno, uso e destinao dos documentos. Outro aspecto importante na gesto de documentos est ligado a Lei 8159/91 Art. 4 e a Lei de Acesso n 12.527, esta ltima, sancionada em 18 de novembro de 2011, que regulamenta o direito constitucional de acesso dos cidados s informaes pblicas e aplicvel aos trs Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. A lei institui como princpio fundamental que o acesso informao pblica a regra, e o sigilo somente a exceo. Para garantir o exerccio pleno do direito de acesso previsto na Constituio Federal, a Lei define os mecanismos, prazos e procedimentos para a entrega das informaes solicitadas administrao pblica pelos cidados. Alm disso, a Lei determina que os rgos e entidades pblicas devero divulgar um rol mnimo de informaes proativamente por meio da internet. Assim, apresenta-se a necessidade da organizao estar bem aparelhada na gesto dos seus documentos, ser tica e transparente nas suas informaes.

8 3. Noes de Direito Tributrio Gesto Tributria o ato de Administrar adequadamente o pagamento dos Tributos (impostos, taxas e contribuies) devidos pela organizao e previstos em lei. Para a tomada de decises pelo gestor, podemos destacar como ferramenta auxiliar Planejamento Tributrio, que consiste em um conjunto de medidas que visam, por meios lcitos, reduo da carga tributria de uma organizao. Esse tipo de planejamento insere-se como meio de otimizao da atividade, podendo ser entendido como o direito inalienvel da organizao em planejar seus gastos tributrios, obtendo reduo, total ou parcial, ou postergao da carga tributria, e o que representa importante instrumento de aumento do resultado operacional. Na gesto tributria podemos definir a Comunicao Estratgica, como um dos fatores essenciais para uma gesto tributria eficaz, a qualidade da mensagem transmitida e recebida por todos os envolvidos, contribuindo para alcanar bons resultados nos negcios organizacionais. Essa comunicao caracterizada pela troca de informaes, transmisso e compartilhamento de ideias, opinies, sentimentos e experincias, contemplando a comunicao oral e escrita, a expresso corporal e os comportamentos expressos. A comunicao eficaz compreende ainda os elementos formais e informais, a saber: Os elementos formais so constitudos de ferramentas como, comunicados, blogs, jornal, intranet, reunies, entre outras, permitindo que a organizao apresente quais so os seus objetivos, metas, e planejamentos a todos seus colaboradores, clientes e fornecedores. Os elementos informais aproximam Lder e colaboradores, geralmente pessoal, espontneo, e pode complementar a comunicao formal. Amparadas por fora de Lei, Art. 155 - 6 da Constituio Federal, as organizaes podem beneficiar-se de aes para a reduo no pagamento de alguns tributos, constatamos, atravs de pesquisa, que os Incentivos Fiscais so muito utilizados e dentre os quais destacamos:

9 Leis Federais Lei 11.770/2008 Amplia a licena maternidade de 120 para 180 dias, por meio da concesso de incentivo fiscal ao empregador que aderir ao Programa Empresa Cidad. A lei permite ao empresrio descontar integralmente do Imposto de Renda devido o valor dos salrios pagos durante os meses de licena. Lei 11.472/2007 Permite a pessoas fsicas e jurdicas usufruir de incentivos fiscais ao apoiar diretamente projetos desportivos e paradesportivos previamente aprovados pelo Ministrio dos Esportes. A lei deduz 1% do Imposto de Renda de pessoas fsicas e 6% de pessoas jurdicas. Lei 8.685/1993 A Lei do Audiovisual concede incentivos fiscais a pessoas fsicas e jurdicas com Certificados de Investimento Audiovisual, ttulos representativos de quotas de participao em obras cinematogrficas. A deduo est limitada a 3% do Imposto de Renda devido, tanto para pessoas fsicas como para pessoas jurdicas. Lei 8.313/1991 Conhecida como Lei Rouanet, prev incentivos fiscais a pessoas fsicas e jurdicas que desejam financiar projetos culturais por meio do Programa Nacional de Apoio Cultura (Pronac). Para pessoas fsicas, a lei deduz do Imposto de Renda devido 80% do valor das doaes, e 60% do valor dos patrocnios. Contudo, os percentuais de dedutibilidade para pessoas jurdicas so de 40% para doaes e 30% para patrocnios. O mecanismo legislativo foi atualizado em 2008, por meio da Lei 11.646. Lei 8.069/1990 Institui o Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA) e permite pessoas fsicas e jurdicas destinarem parte de seu Imposto de Renda para os Fundos da Infncia e da Adolescncia (FIAs). A deduo para pessoas jurdicas, baseada na declarao pelo lucro real, de 1% do imposto devido. Para pessoas fsicas, a deduo de 6% do imposto devido.

10 CONSIDERAES FINAIS Em relao tica, aprendemos que seu conceito tradicionalmente definido como o conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivduo, de um grupo social ou de uma sociedade. A Constituio Federal estabelece no seu artigo 37, os princpios norteadores da atuao da Administrao Pblica: princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. Assim, quando se fala em promover um padro tico para o setor pblico, significa resgatar a noo de servio pblico em sua essncia original, qual seja servir ao pblico. O padro tico do servio pblico deve refletir, assim, em seus valores, princpios, ideais e regras, a necessidade de honrar a confiana depositada no Estado pela sociedade e para que isso ocorra primordial a observncia do Cdigo de tica de cada instituio. Em relao Gesto de Documentos e Arquivstica, nosso aprendizado se deu sobre a sua conceituao, o conjunto de procedimentos e operaes tcnicas referentes produo, tramitao, uso, avaliao e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediria, visando a sua eliminao ou recolhimento para guarda permanente. Bem como da suma importncia de ser praticada com tica e transparncia. Em relao ao Direito e Gesto Tributria, pudemos observar a comunicao estratgica atravs dos meios formais e informais, e pela pesquisa pudemos tomar conhecimento do Planejamento Tributrio como ferramenta auxiliar do gestor na tomada de deciso para minimizao dos custos e a consequente elevao dos lucros na organizao. Quanto ao futuro do servio pblico brasileiro, sob a tica da gesto de documentos, tica e direito tributrio, podemos afirmar que a gesto de qualidade se traduz, necessariamente, na busca de uma maior eficincia na prestao dos servios de que dispe, at por que constitui pea primordial rumo melhoria contnua, com vistas efetiva satisfao do cidado.

11 REFERNCIAS . Assad, Nancy - Liderana Eficaz, Comunicao, tica e Negociao em Gesto Tributria. http://blog-fipecafi.imprensa.ws/wp-; . Incentivos Fiscais -http://www.idis.org.br/biblioteca/leis-eprincipios/leis-de-incentivo-fiscal; . Manual de Integridade Pblica e Fortalecimento da Gesto, Controladoria-Geral da Unio Secretaria de Preveno da Corrupo e Informaes Estratgicas. . Arantes, Elaine Cristina, tica no Setor Pblico IFPR; . Freiberger, Zlia, Gesto de Documentos e Arquivstica IFPR; . Fonseca, Luciane Schulz, Noes de Direito Tributrio IFPR.

Vous aimerez peut-être aussi