Vous êtes sur la page 1sur 2

Eleio na Venezuela: declarao de Lula

Por, Runildo Pinto

Isto uma traio do Lula contra Chavez. Bastou Chavez falecer e o Lula, "O CARA do OBAMA", tenta minar o processo. A tarefa de Maduro rdua, o resultado das eleies mostra muitas contradies no processo, sem o Chavez. A direita na Venezuela no tem unidade, mas com esse resultado pode mudar sua postura. Na Venezuela o poder, ainda, no foi questionado e essa avaliao no foi feita pela vanguarda. A Venezuela para agudizar o processo rumo a revoluo tem que sair do Chavismo e ir para organizao popular assentada, em primeiro lugar na construo de uma vanguarda ideologicamente firme e na organizao da classe trabalhadora. H muito o que mudar na economia, na diversificao desta, principalmente na produo de alimentos. A economia no pode ficar entorno somente do Petrleo. As mudanas ainda so tmidas na economia, para representar uma transformao. O PSUV um partido enorme, um monstrengo e a eleio apertada mostra que no adianta ter partido que cresce como rabo de cavalo, no serve para o embate com a direita. A analise deste resultado eleitoral a principal tarefa de Maduro e seu governo, se quiser manter o processo bolivariano. Caso contrrio vai cair nessa lbia do Lula.

No devemos subestimar a mdia na Venezuela, ela j foi piv de um golpe e aprendeu a ser mais sutil do que a gente pensa, sabe que a direita (os Partidos), no tem unidade, e o discurso radical do Caprilles, est colando, em cima das contradies do Chavismo. Lembremos que o Chavismo diferente de uma massa que se conscientiza dos interesses da classe trabalhadora. O PSUV no se concretiza como um partido de vanguarda fraco ideologicamente, o poder na Venezuela no foi questionado com a devida preciso. H ainda pouca diversificao na economia. Basicamente tudo gira em torno do petrleo. Se Maduro quiser fazer o processo avanar, ter como primeira misso avaliar os resultados dessa eleio e comear a construir um novo caminho, mais slido. Todos sabemos que os homens individualmente tem um papel transitrio e no vai ser diferente com o Comandante Chavez, fica o seu legado, mas a luta vai alm. Chvez deu o primeiro passo, agora o segundo passo mais complexo. A mdia batia diariamente no Governo Bolivariano e, , em torno dela que a direita d suas investidas.

O populismo pode governar por uma dcada e mais um pouco, faz muito alarde, reformas institucionais que no atingem o ponto nevrlgico do poder e tem pouca consistncia ideolgica. O populismo de Chvez foi muito mais a esquerda e adiante que muitos outros: mais que Peron e Vargas juntos. Mas, muito pouco para desencadear uma revoluo socialista. Abra os olhos e a Mente Maduro! Se este continuar no mesmo receiturio Chvista acaba se desgastando e perdendo a prxima eleio ou a direita pode se organizar e dar um golpe antes de terminar o mandato de Nicols Maduro. O legado de Chvez no leva a crer que o movimento bolivariano tem que avanar ou vai retroceder.

O populismo pode governar por uma dcada e mais um pouco, faz muito alarde, reformas institucionais que no atingem o ponto nevrlgico do poder e tem pouca consistncia ideolgica. O populismo de Chvez foi muito mais a esquerda e adiante que muitos outros: mais que Peron e Vargas juntos. Mas, muito pouco para desencadear uma revoluo socialista. Abra os olhos e a Mente Maduro! Se este continuar no mesmo receiturio Chvista acaba se desgastando e perdendo a prxima eleio ou a direita pode se organizar e dar um golpe antes de terminar o mandato de Nicols Maduro. O legado de Chvez nos leva a crer que o movimento bolivariano tem que avanar ou vai retroceder.

Vous aimerez peut-être aussi