Vous êtes sur la page 1sur 3

As atitudes que diferenciam os bons lderes dos chefes

No um Lder nato? No se preocupe.... possvel adotar atitudes prticas que vo melhorar o desempenho da sua Equipe.

Ser o chefo, relativamente fcil: Praticar atitudes ameaadoras e aterrorizar quem no tiver bons resultados ou no estiver par e passo com as suas ideias. Todos ns sabemos reconhecer por experincia e vivncia, a diferena entre o chefe e um Lder. Aquele que exige que voc fique alm do seu horrio para resolver um problema que normalmente ele mesmo que criou, no lhe d todas as informaes necessrias e no dia seguinte, ainda crtica o que foi feito depois de tanta dedicao. Reconhece este personagem?

Existem os lderes que conseguem envolver pessoas, no se omitem s responsabilidades e sabem organizar o trabalho para ter um resultado final dentro do oramente, dentro do prazo e que tenha qualidade.

Para quem no nasceu com esta habilidade natural, possvel desenvolv-las e aprender a ser reconhecido por seus resultados. Vamos entender quais so as atitudes mais importantes de um Lder.

Ser um Lder Tcnico Para inspirar atitudes e aes do como fazer e das tcnicas de execuo de tarefas com objetividade, dominar as melhores prticas do seu segmento e ter clareza ao repass-las para a equipe. Com isso, ele ter no s o respeito da equipe, mas sim a sua admirao. Estar alerta e saber reconhecer quais so as expectativas da equipe. Ter habilidade para partilhar as informaes. Uma equipe liderada s cegas no atinge resultados, j que quanto mais estiverem envolvidos e cientes da situao, mais fcil ser o caminho para atingir as metas. A sensao de exclusividade, do quem sabe sou eu coisa do passado, e bem distante. Precisa principalmente mostrar com atitudes, aquilo que prega.

Ser um Lder Flexvel Ter empatia, isto , conhecer a equipe e inspirar o melhor de cada um. Ter a capacidade de ouvir, refletir novas ideias, mudar o seu comportamento e influenciar a equipe. Adaptar-se s alteraes de processo, fluxo, mercado e das novas demandas e solicitaes do seu cargo. Ter empatia para entender quem est na linha de frente do negcio

e como enfrentar situaes que ele no enfrenta e isso no significa ceder sempre, preciso ser flexvel para negociar. Pessoas so diferentes e isto obvio, mas ao liderar, no possvel esquecer essa mxima e tratar a todos de forma igual. Lderes que tratam todos da mesma forma so injustos. Entender necessidades diferentes no significa conceder privilgios. Um colaborador imaturo e inseguro precisa ser inspirado a ter confiana, enquanto o muito confiante precisa ter liberdade para agir e de limites. Estas diferenas se no forem bem tratadas desestabilizam uma equipe e o seu resultado.

Ser um Lder Decidido Para assumir riscos. O erro parte do aprendizado mas poucas empresas valorizam verdadeiramente o erro. Ter a conscincia que liderar implica em arriscar e lidar com a possibilidade das aes no darem resultado. Principalmente, tomar as atitudes certas quando o erro acontece, sem desestruturar a equipe, sem culpar ou aterrorizar ningum. Aqui, vale uma frase de Marcelo Cuellar que li na ltima semana: preciso se jogar no mar e estar disposto a engolir gua. Se nadar s na piscina, no aprende a ser lder

Ser um Lder Atualizado Para acompanhar os avanos e fugir da obsolescncia. O comando exige investimento tanto na sua empregabilidade atual como na futura, criando seu prprio senso crtico para avaliar com segurana os melhores caminhos e seus atalhos. Precisa reservar recursos para aprimorar-se, ampliar seus horizontes e compartilhar experincias com outros lderes. Conhecer a si mesmo para entender as necessidades do outro. Quem Lder no pode parar no tempo e precisa manter o grupo sempre carregado de novidades, engajado com a inovao e com a pesquisa das melhores aes do mercado.

Ser um Lder Empreendedor Para conquistar resultados. O Lder um catalizador, um agregador de recursos voltados para o resultado. Precisa qualificar colaboradores, motivar, inspirar, administrar prazos, objetivos de custo e receita para gerar a perpetuao do capital da empresa. Dever ter foco na inovao dos processos e das atividades para gerar a transformao do conhecimento em lucro e em novos e rentveis negcios, sempre atravs da equipe que lidera. Um Lder Empreendedor no pode obter resultados sem preocupaes legtimas com a tica e a integridade pessoal, profissional, da equipe e da empresa que atua.

Ser um Lder Dinmico - Para assimilar e aplicar novas tcnicas de abordagem com atitudes e aes com vitalidade, energia e vigor. a capacidade do lder para fazer as coisas acontecerem, isto , liderar equipes para a entrega de resultados, compreendendo seu papel dentro da organizao, que o de liderar para a entrega de resultados. Saber o momento de definir o futuro sem adivinhaes e com percepo profissional, seja o futuro do negcio ou dos colaboradores. Um dos aspectos da liderana o de tomar as decises certas no momento certo e fazer a leitura do que est acontecendo agora para traas as aes dos prximos ciclos. Se entender que vai chover amanh, que tal avisar a equipe para providenciar capa e guarda-chuva? E se for chover canivetes, que o guarda-chuva no seja de pano.

Ser um Lder Criativo - Para desenvolver alternativas de deciso e solues - Criatividade o processo de tornar-se sensvel a problemas, deficincias, lacunas no conhecimento e desarmonia da equipe. identificar as dificuldades, buscar solues, formular hipteses a respeito das deficincias e ter a coragem de agir dentro do prazo esperado. So auto renovadores das suas crenas, conhecimentos e atitudes. A criatividade um processo de em persistncia e nada tem relao atitudes precipitadas meramente dirigidas por insights sem planejamento. Um chefe que s v defeitos e teme o fracasso e ama a mesmice um triturador da criatividade. Ser criativo ser arrojado na direo dos objetivos. Criatividade sem foco intil.

Creio que temos bastante material para pensar. Para consolidar seus conceitos, consulte nossa pgina no link http://factor9.com.br/educacional.php.

Ficamos por aqui. Um grande abrao!

Vous aimerez peut-être aussi