Vous êtes sur la page 1sur 11

22

TARDE

TCNICO(A) DE COMER CIALIZAO COMERCIALIZAO EL OGSTICA JNIOR LOGSTICA CONHECIMENT OS ESPECFICOS CONHECIMENTOS
LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.
01 Voc recebeu do fiscal o seguinte material: a) este caderno, com os enunciados das 50 questes objetivas, sem repetio ou falha, com a seguinte distribuio:

CONHECIMENTOS ESPECFICOS Questes 1 a 10 11 a 20 Pontos 1,0 1,5 Questes 21 a 30 31 a 40 Pontos 2,0 2,5 Questes 41 a 50 Pontos 3,0 -

b) 1 CARTO-RESPOSTA destinado s respostas s questes objetivas formuladas nas provas. 02 03 04 Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTO-RESPOSTA. Caso contrrio, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal. Aps a conferncia, o candidato dever assinar no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta. No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras; portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: 05 -

Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR . O CARTO-RESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo caso esteja danificado em suas margens superior ou inferior BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA. As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. SER ELIMINADO do Processo Seletivo Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA; c) se recusar a entregar o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA quando terminar o tempo estabelecido. Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Caderno de Questes NO SERO LEVADOS EM CONTA. Quando terminar, entregue ao fiscal O CADERNO DE QUESTES E O CARTO-RESPOSTA e ASSINE A LISTA DE PRESENA. Obs. O candidato s poder se ausentar do recinto das provas aps 1 (uma) hora contada a partir do efetivo incio das mesmas. Por motivos de segurana, o candidato NO PODER LEVAR O CADERNO DE QUESTES, a qualquer momento. O TEMPO DISPONVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTES OBJETIVAS DE 3 (TRS) HORAS e 30 (TRINTA) MINUTOS , findo o qual o candidato dever, obrigatoriamente , entregar o CARTO-RESPOSTA. As questes e os gabaritos das Provas Objetivas sero divulgados no primeiro dia til aps a realizao das mesmas, no endereo eletrnico da FUNDAO CESGRANRIO (http://www.cesgranrio.org.br) .

06

07 08

09 10

11 12

MAIO / 2010

R A
2
TCNICO(A) DE COMERCIALIZAO E LOGSTICA JNIOR

SC

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
1
O navegador de Internet da Microsoft Internet Explorer 8 possui uma ferramenta para impedir a apresentao de pop-ups dos sites acessados, que pode ser configurada para atuar conforme o tipo de bloqueio desejado pelo usurio. Qual o nvel de bloqueio que deve ser configurado para que a ferramenta permita, alm dos sites especficos inseridos na lista de permisses, apenas a apresentao de pop-ups de sites seguros? (A) Alto. (B) Baixo. (C) Mdio. (D) Parcial. (E) Total.

5
Existe atualmente no mercado uma grande variedade de softwares voltados para a rea de multimdia, que reproduzem e criam arquivos contendo filmes e msicas em vrios formatos e apresentaes visuais e sonoras em formato de slides . Amplamente utilizado no mundo da multimdia, o Realplayer um software destinado, entre outras funes, execuo de (A) apresentaes visuais e sonoras com base em slides virtuais. (B) imagens agrupadas em quadros como uma apresentao animada. (C) jogos desenvolvidos para Internet com tecnologias audiovisuais. (D) plugins de filmes e msicas em navegadores de Internet. (E) programas de rdio por meio da Internet, vdeos e msicas.

2
Um usurio estava navegando na Internet por meio de uma intranet, quando ocorreu um corte sbito de energia, fazendo com que seu computador reiniciasse o processo de boot. Depois desse acontecimento, o navegador de Internet no conseguiu mais acessar os sites endereados pelo usurio. Qual dos motivos seguintes poderia estar causando esse problema? (A) Defeito no computador do usurio. (B) Frequncia de transmisso invlida. (C) Servidor de Internet inoperante. (D) Porta de conexo inferior a 8080. (E) Velocidade de transmisso acelerada.

6
A maior parte dos problemas que ocorrem em relao segurana da informao gerada por pessoas que tentam obter algum tipo de benefcio ou causar prejuzos s organizaes. Para garantir a segurana adequada em uma organizao, as seguintes medidas de segurana devem ser aplicadas, EXCETO (A) avaliar os riscos segurana. (B) implementar controles de segurana. (C) rever a poltica de segurana de forma constante. (D) manter uma tabela atualizada com todas as senhas da organizao. (E) monitorar e manter a eficcia dos controles de segurana.

3
Os provedores de Internet disponibilizam a seus usurios um servio de correio eletrnico para envio e recebimento de mensagens, que podem conter anexos como arquivos de fotos, documentos, programas de apresentao e muitos outros tipos de arquivos. Quando um usurio anexa um arquivo mensagem que ele vai enviar, o destinatrio da mensagem, para visualizar o contedo desse arquivo ao receb-lo, precisar executar um procedimento denominado (A) download. (B) sendmail. (C) upload. (D) file transfer. (E) message transfer.

7
Com relao a conceitos de segurana da informao, um inimigo ativo aquele que tenta interferir no processo da comunicao. Uma das ameaas do inimigo ativo a Fabricao, que consiste em (A) impedir a chegada da mensagem original ao destinatrio. (B) substituir a mensagem original por outra criada pelo inimigo. (C) criar mensagens falsas e inseri-las no canal de comunicao. (D) assumir a identidade de outra pessoa para invadir um sistema. (E) atrapalhar todo o funcionamento do sistema por meio do canal de comunicao.

4
No Microsoft PowerPoint 2003, ao inserir um grfico em uma apresentao, os dados que compem esse grfico devem ser informados em um(a) (A) arquivo texto denominado grfico.txt. (B) formulrio pr-configurado no Word. (C) slide mestre de apresentao. (D) planilha de dados auxiliar. (E) janela de texto relativa.

3
TCNICO(A) DE COMERCIALIZAO E LOGSTICA JNIOR

8
A Administrao a arte de fazer as coisas pela ao de pessoas. A Administrao, em conceitos mais modernos, apresenta-se como uma cincia, aplicada na prtica. A principal proposta da Administrao o desenvolvimento da melhor forma de agir para alcanar os resultados esperados. Para atingir o objetivo principal da Administrao, seus profissionais se utilizam de quatro funes. A esse respeito considere as afirmativas abaixo. I - A organizao figura como a primeira funo administrativa, por ser aquela que serve de base para as demais, e determina antecipadamente os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcan-los. II - O papel da direo acionar e dinamizar a empresa, e est relacionado com a ao, com o colocarse em marcha, envolvendo as pessoas, bem como relacionado diretamente atuao sobre os recursos humanos da empresa. III - O controle representa a verificao se o que foi planejado e organizado est dando os resultados esperados, alm de medir o sucesso ou insucesso de todo o processo administrativo. (So) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s) (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III.

10
As empresas podem formalizar seus valores, sua misso e cultura atravs da construo e implementao de um Cdigo de tica. Esse documento deve conter as referncias ideais de comportamentos e procedimentos que serviro de guia, modelo e exemplo de aes ou atitudes tidas como aceitas ou recomendadas. Quanto formalizao, implementao e manuteno do Cdigo de tica , tem-se que (A) na implementao, o risco consiste em ter um Cdigo de tica elaborado, bem redigido, inserido em manuais, mas que no seja do conhecimento das pessoas. (B) a fronteira entre o Cdigo de tica de uma empresa e o ideal de comportamento humano facilita a construo desse documento. (C) a implantao de um Cdigo de tica fcil, pois depende apenas da formalizao da misso e dos valores da empresa. (D) a implementao de um Cdigo de tica dispensa as aes de treinamento e endomarketing para divulgao, j que todos devem conhecer os valores da empresa. (E) a manuteno do Cdigo de tica de responsabilidade exclusiva da rea de Recursos Humanos da empresa.

11
Responsabilidade social corporativa o comprometimento permanente dos empresrios, visando a adotar um comprometimento tico e contribuir para o desenvolvimento econmico e, simultaneamente, da qualidade de vida de seus empregados e de seus familiares, da comunidade local e da sociedade como um todo. Considere as aes empresariais de responsabilidade social apresentadas abaixo. I - Estimular o foco na produo em detrimento da participao de seus empregados em programas sociais. II - Conhecer a realidade social no seu entorno. III - Publicar o balano social. IV - Dar preferncia ao recrutamento de pessoas que no residam no entorno da empresa. So corretas APENAS as aes (A) I e II. (B) I e III. (C) I e IV. (D) II e III. (E) II e IV.

9
A tica um produto das relaes humanas. De forma pragmtica, a tica se apresenta como o assunto cujo estudo tem tornado possvel maximizar a eficcia das relaes humanas nas organizaes. Em seu sentido mais abrangente, tica (A) conjunto de valores e moral adotados pelos indivduos, em dissociao com o ambiente social. (B) conjunto de valores e da moral que so invisveis na organizao em suas prticas dirias. (C) conjunto de suposies bsicas individuais, que utilizado de acordo com os interesses imediatos da pessoa. (D) conjunto de valores e da moral que conduzem um indivduo a tomar decises no que se refere principalmente s suas relaes com o mundo. (E) diluda na cultura organizacional e na cultura social, constituindo-se iniciativa individual.

12
Um conceito de qualidade est relacionado com a conformidade com as especificaes. Quando um trabalho realizado de maneira correta da primeira vez, deve ficar claro para todos. A qualidade se encontra na preveno, e esta, por sua vez, origina-se do treinamento, do exemplo, da disciplina, liderana e persistncia. Na perspectiva desse conceito, est contido o princpio da qualidade denominado (A) Ciclo PDCA. (B) Satisfao total do cliente. (C) Comprometimento da alta administrao. (D) Melhoria contnua. (E) Zero defeito.

4
TCNICO(A) DE COMERCIALIZAO E LOGSTICA JNIOR

13
O termo qualidade um dos temas mais debatidos e difundidos no meio empresarial e no ambiente macroeconmico. Interligados ao conceito de qualidade existem outros, complementares, tais como produtividade, gesto ambiental, competitividade, globalizao, etc. Nesse contexto, analise as afirmaes a seguir. O grande movimento da qualidade teve incio, no Brasil, no incio da dcada de 90, em funo do cenrio econmico na poca, e todo e qualquer programa de qualidade tem como foco o cliente PORQUE O conceito primrio de qualidade atender s expectativas implcitas e explcitas do cliente. Analisando essas informaes, conclui-se que (A) as duas afirmaes so verdadeiras e a segunda justifica a primeira. (B) as duas afirmaes so verdadeiras e a segunda no justifica a primeira. (C) a primeira afirmao verdadeira e a segunda falsa. (D) a primeira afirmao falsa e a segunda verdadeira. (E) as duas afirmaes so falsas.

15
O Planejamento e Controle da Produo (PCP) um conjunto de funes que, alm de planejar e controlar, comanda e coordena a produo. O PCP pode ser decomposto em Planejamento, Programao e Controle. Por Planejamento, deve-se entender aquelas funes de longo alcance ou mais genricas que alimentaro a Programao. Assim, o Planejamento se constitui na(o) (A) definio das quantidades a serem produzidas a cada perodo, das necessidades de materiais e dos prazos. (B) programao das atividades que sero realizadas ao longo do processo produtivo. (C) controle sobre os itens que comporo o processo produtivo, de forma integrada. (D) projeto do produto, definio do processo e das quantidades a serem produzidas. (E) controle sobre o processo e as quantidades a serem produzidas no prazo determinado.

16
De acordo com o previsto no Cdigo Tributrio Nacional, tributo (A) constitui sano de ato ilcito. (B) tem admitida sua instituio mediante decreto. (C) pago em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir. (D) no constitui prestao pecuniria compulsria. (E) no cobrado mediante atividade administrativa vinculada.

14
Muitas empresas buscam diminuir seus custos de operao terceirizando algumas atividades. Porm, no se pode, com o objetivo de reduzir custos, abrir mo da qualidade. Para evitar que isso ocorra, as empresas, na contratao de servios terceirizados, elaboram um Acordo de Nvel de Servio. Esse Acordo pode ser feito entre um cliente e um fornecedor, ou at mesmo entre diferentes reas de uma empresa. Por ser um processo complexo, as empresas precisam tomar uma srie de precaues. Ao elaborar um Acordo de Nvel de Servio, a empresa contratante deve (A) deixar que o fornecedor estabelea as condies contratuais, j que est terceirizando a atividade e no quer assumir o compromisso com os resultados. (B) deixar que o fornecedor conhea e gerencie a estrutura de relacionamento com a empresa contratante. (C) deixar que o fornecedor estabelea os indicadores de desempenho que serviro de base para a empresa contratante avaliar o nvel de seus servios. (D) deixar que o fornecedor estabelea as penalidades e multas, caso ela no cumpra com as clusulas contratuais. (E) definir de quem a responsabilidade em cada atributo do contrato.

17
A expresso legislao tributria engloba as leis, os tratados internacionais, os decretos e as normas complementares que versem no todo ou em parte sobre (A) processo administrativo fiscal. (B) tributos e as relaes jurdicas a eles pertinentes. (C) administrao tributria. (D) receitas pblicas originrias. (E) relaes jurdicas de direito pblico.

18
Em relao ao Sistema Tributrio Nacional, a Constituio Federal em vigor estabelece que compete (A) aos estados editar lei ordinria para regular as limitaes ao poder de tributar. (B) Unio, aos estados, ao Distrito Federal e aos municpios instituir impostos, taxas, contribuio de melhoria e emprstimo compulsrio. (C) aos estados e ao Distrito Federal instituir contribuies sociais e contribuio de iluminao pblica. (D) aos estados, ao Distrito Federal e aos municpios instituir contribuio para o custeio de iluminao pblica. (E) ao Distrito Federal e aos municpios instituir contribuio para o custeio de iluminao pblica.

5
TCNICO(A) DE COMERCIALIZAO E LOGSTICA JNIOR

19
Em relao aos impostos federais, considere as afirmaes a seguir. I - O imposto de importao incide sobre a entrada de produtos estrangeiros no territrio nacional. II - O imposto sobre a exportao incide sobre a sada do territrio nacional, para o estrangeiro, de produtos nacionais ou nacionalizados. III - O imposto sobre operaes financeiras incide sobre as operaes de crdito, cmbio e seguro ou relativas a ttulos ou valores mobilirios. IV - O imposto de renda e proventos de qualquer natureza incidem sobre grandes fortunas, nos termos de lei complementar. De acordo com o Cdigo Tributrio Nacional, esto corretas APENAS as afirmaes (A) I e II. (B) I e IV. (C) III e IV. (D) I, II e III. (E) II, III e IV.

22
De maneira geral, contabilidade conceituada como um sistema de informao cujo objetivo (A) ater-se interpretao das informaes quantitativas. (B) registrar e interpretar informaes de ordem estritamente qualitativa. (C) interpretar, resumir e reter as informaes. (D) captar, registrar, acumular, resumir e interpretar as informaes. (E) calcular e abastecer o sistema de informaes.

23
A Cia Mercado Ltda. adquiriu, em 2009, um total de R$ 800.000,00 de mercadoria para revenda. Durante o ano, a Receita de Vendas foi R$ 1.400.000,00. Sabendo-se que o Estoque Inicial era R$ 40.000,00 e o Final, R$ 60.000,00, no final do exerccio de 2009, o custo da mercadoria vendida, em R$, foi (A) 620.000,00 (B) 740.000,00 (C) 780.000,00 (D) 800.000,00 (E) 1.400.000,00

20
Em relao competncia tributria, analise as disposies a seguir. I - indelegvel, salvo quando autorizada por Medida Provisria editada pelo Chefe do Poder Executivo. II - Pode ser delegada no caso de atribuio de determinadas funes, desde que autorizada pelo Congresso Nacional e pelo Poder Executivo. III - No pode ser delegada, salvo atribuio das funes de arrecadar ou fiscalizar tributos, ou executar leis, servios, atos ou decises administrativas em matria tributria, conferida por uma pessoa jurdica de direito pblico a outra. correto APENAS o disposto em (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III.

24
A empresa Transporte Nacional apresentou, em dezembro de 2009, os seguintes saldos nas suas Contas de Resultado: Contas de Resultado Saldo em R$ Custo da Mercadoria Vendida 450,00 Venda de Mercadoria 750,00 Receita de Prestao de Servios 600,00 ICMS s/ Vendas 135,00 Despesa com Depreciao 100,00 Devoluo de Vendas 15,00 Imposto sobre Servios 30,00 Custo do Servio Prestado 375,00 PIS e COFINS s/ Venda 50,00 Descontos Incondicionais Concedidos 20,00 Com base nos saldos apresentados acima, a Receita Lquida e o Lucro Bruto, em R$, foram, respectivamente, (A) 275,00 e 1.100,00 (B) 375,00 e 1.100,00 (C) 1.100,00 e 275,00 (D) 1.120,00 e 375,00 (E) 1.120,00 e 295,00

21
Sabe-se que a Contabilidade uma cincia social, que tem por objetivo medir, para poder informar, os aspectos relacionados ao patrimnio de quaisquer entidades. Nesse sentido, o objeto da contabilidade o(a) (A) ativo. (B) patrimnio. (C) passivo circulante. (D) lucro. (E) empresa.

6
TCNICO(A) DE COMERCIALIZAO E LOGSTICA JNIOR

25
A empresa Original apresentou os resultados abaixo na contabilidade, ao final do exerccio de 2009. Prejuzo Acumulado Impostos a Pagar Conta corrente bancria Mercadorias para revenda Custo da Mercadoria Vendida Depreciao acumulada Mquinas e Equipamentos Ttulos a Receber Conta-Corrente Bancria Capital Social Despesas Administrativas Receita Bruta de Venda 2.000,00 1.500,00 2.000,00 4.000,00 34.000,00 5.000,00 6.000,00 8.000,00 19.000,00 23.000,00 8.000,00 46.000,00

28
Os termos que regem as obrigaes de cada uma das partes em uma transao comercial internacional, quanto aos deveres e obrigaes, principalmente nos servios de logstica, possuem regras claras e definidas previamente entre importador e exportador, representadas por siglas universais. Algumas das siglas mais utilizadas so as seguintes: FCA, FOB, CIF e CFR. No comrcio internacional, a qual rgo ou tratado especfico essas siglas esto associadas? (A) Superintendncia Nacional de Marinha Mercante SUNAMAM (B) Adicional ao Fundo de Renovao da Marinha Mercante - AFRMM (C) Termos Internacionais de Comrcio - INCOTERMS (D) Estao Aduaneira do Interior - EADI (E) Associao Latino-americana de Integrao - ALADI

Aps o encerramento das Contas de Resultado, conclui-se que o resultado do exerccio, em R$, foi de (A) 2.000,00 (B) 3.000,00 (C) 4.000,00 (D) 6.000,00 (E) 8.000,00

29
Entre as siglas FOB e FCA, empregadas no comrcio internacional, existe uma pequena diferena de responsabilidades imputadas a importadores/compradores e exportadores/vendedores. Nessa perspectiva, analise os itens a seguir, referentes a essas responsabilidades. I FOB - responsabiliza exportador/vendedor por perdas e danos da carga at esta cruzar a amurada do navio. II FCA - responsabiliza o exportador/vendedor pela entrega da carga ao agente indicado pelo importador na origem. III FCA - responsabiliza o comprador/importador por danos carga no momento de encher o continer martimo na origem. IV FOB - importador/comprador contrata e negocia o frete martimo. Dentre as responsabilidades apresentadas, est(o) corretas(s) APENAS a(s) (A) II. (B) I e III. (C) I e IV. (D) III e IV. (E) I, II e IV.

26
Uma empresa exclusivamente comercial, ao efetuar uma venda, declara, por intermdio de um documento fiscal (Nota Fiscal), os dados referentes respectiva operao. Tal documento dever, obrigatoriamente, apresentar o (a) (A) IPI. (B) valor do desconto. (C) valor do frete. (D) natureza da operao. (E) inscrio estadual do comprador.

27
A Nota Fiscal Eletrnica um documento de existncia apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, uma operao de circulao de mercadorias ou de prestao de servios. Esse documento tem validade em todos os estados da Federao e j uma realidade na legislao brasileira. Dentre os benefcios desse documento, o que atinge diretamente a sociedade e o outro que favorece o fisco, so, respectivamente, (A) reduo do consumo de papel e melhoria no processo de controle fiscal. (B) reduo de erros de escriturao contbil e incentivo ao uso de novas tecnologias. (C) reduo de custos de armazenagem de documentos fiscais e planejamento de logstica de recepo de mercadorias. (D) facilitao da Escriturao Fiscal e contbil e melhoria no processo de anlise das demonstraes financeiras. (E) padronizao dos relacionamentos eletrnicos entre empresas e diminuio na confiabilidade da Nota Fiscal.

30
A filial de uma empresa americana fabricante de escadas mveis para utilizao em redes eltricas e torres de telefonia, Step by Step S.A, localizada em So Paulo, Brasil, fechou um importante contrato para fornecimento de seus produtos a vrios pases da Amrica Latina. Para a fabricao das escadas no Brasil, a Step by Step importa partes e peas de sua matriz, nos Estados Unidos. Para obter o benefcio da suspenso de tributos na importao das peas a serem utilizadas na fabricao das escadas, visando a atender aos contratos fechados, a Step by Step recorrer ao regime especial denominado (A) Trnsito Aduaneiro. (B) Drawback. (C) Reparo e Retorno. (D) Importao temporria. (E) Repetragem

7
TCNICO(A) DE COMERCIALIZAO E LOGSTICA JNIOR

31
Uma trading brasileira, representante dos vinhos portugueses Cruz de Malta, fez uma consulta ao Ministrio da Indstria e Comrcio para conhecer a melhor forma de importar os produtos em grandes quantidades, armazenlos e vend-los em quantidades parciais, conforme os pedidos feitos, no Brasil, para o mercado de varejo. Os impostos devidos seriam pagos, na importao, na mesma proporo das quantidades nacionalizadas para entrega. A empresa que fez a consulta foi bem orientada. Segundo a resposta da consultoria, alm de se beneficiarem da nacionalizao parcial dos produtos at um perodo determinado, tendo a possibilidade de prorrogao, o faturamento poderia ser feito direto do exportador para os compradores no Brasil, sendo a trading apenas consignatria da carga. Com base na consulta e observando a resposta do Ministrio, o regime atpico orientado foi (A) Depsito Especial Alfandegado. (B) Declarao de Trnsito Aduaneiro. (C) Custo e Frete. (D) Admisso Temporria. (E) Entreposto Aduaneiro.

34
O regime aduaneiro especial de Admisso Temporria permite que uma empresa, no Brasil, importe um bem qualquer, com suspenso de tributos incidentes na importao. Aps o cumprimento da finalidade para a qual o bem foi importado e vencido o prazo de permanncia do mesmo em territrio brasileiro, a(o) (A) empresa, no Brasil, ter que pagar os impostos e devolver o bem ao pas de origem. (B) empresa importadora devolver o bem importado temporariamente ao pas de origem, com iseno de tributos. (C) empresa importadora ter que proceder ao despacho aduaneiro de importao e nacionalizar o bem, com iseno de tributos. (D) empresa importadora ter que proceder ao despacho aduaneiro de importao e nacionalizar o bem, recolhendo apenas o Imposto de Importao, gozando de iseno de ICMS e IPI. (E) importador, no Brasil, est obrigado a nacionalizar o bem importado e recolher todos os tributos incidentes na importao, no sendo permitida a devoluo ao pas de origem.

35
A funo Logstica tornou-se fundamental para manter a competitividade de empresas na era do comrcio globalizado. Sobre as responsabilidades bsicas da funo Logstica, desde o ponto de origem at o ponto de consumo, analise os procedimentos abaixo. I - Manter a qualidade e integridade dos produtos at sua entrega ao cliente. II - Entregar os produtos aos clientes sempre o mais rpido possvel. III - Manter o cliente final constantemente informado sobre o status da entrega dos produtos. IV - Entregar o produto certo no lugar certo, ao menor custo possvel. So responsabilidades bsicas da funo Logstica APENAS os procedimentos (A) I e IV. (B) II e III. (C) I, II e IV. (D) I, III e IV. (E) II, III e IV.

32
Uma empresa brasileira de aviao civil costuma importar partes e peas de reposio para a manuteno de suas aeronaves. Para isso, mantm um pequeno estoque de peas de emergncia adquiridas de seu fornecedor no exterior dentro de seu prprio armazm, antes da nacionalizao da mercadoria. Esse um direito concedido a alguns ramos de atividade. As peas importadas so transferidas diretamente para um depsito da empresa importadora e consignadas a um fiel depositrio dentro da empresa, responsvel pela chave do depsito. Os tributos sero recolhidos, total ou parcialmente, conforme forem sendo nacionalizados para utilizao. Esse regime atpico de importao denominado (A) DEA Depsito Especial Alfandegado. (B) EADI Estao Aduaneira do Interior. (C) ANAC Agncia Nacional de Aviao Civil. (D) DAF Depsito Afianado. (E) DAC Depsito Alfandegado Certificado.

33
O SISCOMEX Sistema Integrado de Comrcio Exterior um sistema administrativo informatizado, criado e aperfeioado entre os anos de 1992 e 1996, com o objetivo de simplificar as operaes de comrcio exterior NO pertence ao elenco de funes do SISCOMEX (A) proceder ao Registro de Exportao. (B) facilitar o trmite da solicitao de anuncia prvia, quando necessrio. (C) facilitar o processo de despacho aduaneiro. (D) facilitar a troca de documentos entre o exportador e o importador. (E) controlar pendncias cambiais.

36
Os estoques tm um papel importante na conciliao entre a oferta e a demanda de produtos. No entanto, manter grandes estoques por longos perodos pode ser caro demais, gerando perdas financeiras. Uma poltica deficiente de controle de estoques pode ser claramente evidenciada pelos sintomas abaixo, EXCETO por (A) problemas frequentes de qualidade do produto final. (B) paradas frequentes na linha de produo por falta de material. (C) falta de espao para armazenamento. (D) atrasos na entrega dos produtos para os clientes. (E) capital excessivo investido em matrias-primas e estoque em processo.

8
TCNICO(A) DE COMERCIALIZAO E LOGSTICA JNIOR

37
Dentre as diversas decises da rea de Compras de uma empresa com mais de uma unidade produtiva, podem ser destacados os trade-offs existentes entre manter muitos ou poucos fornecedores na base de fornecimento, ou, ainda, centralizar ou descentralizar o processo de compras. Sobre os trade-offs mencionados, analise as afirmativas a seguir. I - Manter diversos fornecedores proporciona ganhos em negociao e facilita o fornecimento de longo prazo. II - Manter um nico fornecedor uma boa alternativa para materiais de alto valor agregado e com criticidade de desempenho em qualidade. III - A centralizao do processo de compras proporciona vantagens na negociao de grandes quantidades e homogeneidade dos materiais adquiridos. IV - A descentralizao do processo de compras recomendada quando as unidades produtivas so muito distantes entre si e o mix de produo diferenciado. Esto corretas as afirmativas (A) II e III, apenas. (B) III e IV, apenas. (C) I, II e III, apenas. (D) II, III e IV, apenas. (E) I, II, III e IV.

39
O consumo de determinado item de estoque foi acompanhado durante 5 meses, de acordo com a tabela abaixo.
Ms Jan Fev Mar Abr Mai Consumo 500 400 300 400 200

Qual a previso de demanda para o ms de junho, utilizando-se o mtodo da mdia mvel ponderada para 4 perodos, assumindo-se os pesos 0,30 para os 2 perodos mais recentes e 0,20 para os 2 ltimos perodos? (A) 320 (B) 340 (C) 360 (D) 380 (E) 390

40
Uma empresa deseja criar um programa anual de contagem cclica do inventrio, equilibrando a carga de trabalho dos funcionrios ao longo do ano. Para isso, usar como base a classificao ABC dos itens do estoque, conforme a tabela abaixo.

38
Escolher o melhor modal de transporte uma das decises-chave na Logstica. A escolha depender das caractersticas do produto bem como o prazo da entrega, riscos envolvidos e o custo total do transporte. Em relao s caractersticas de desempenho dos modais de transporte, afirma-se que o modal (A) areo ser sempre mais rpido, considerando o tempo de entrega porta a porta, no importando a distncia a ser percorrida. (B) aquavirio apropriado para cargas a granel, sendo considerado o mais lento dentre todos os modais. (C) rodovirio adequado para transportar acabados e semiacabados, possui a menor variabilidade de tempo de entrega e apresenta o maior custo por tonelada-quilmetro. (D) ferrovirio apresenta grande flexibilidade de transporte de produtos em relao aos outros modais, sendo indicado para transporte de produtos de alto valor agregado. (E) dutovirio adequado para transportar cargas de alto valor agregado.

Classificao ABC A B C

Total de itens 500 2000 6000

A gerncia estabeleceu o seguinte critrio de contagem para a frequncia de inventrio: Itens A: mensal; Itens B: a cada dois meses; Itens C: a cada seis meses. Sabe-se que tempo mdio de inventrio de um item de 1 hora, que um funcionrio dedica 5 horas de trabalho atividade de inventrio e que o ms possui 20 dias teis de trabalho. A quantidade de itens inventariados mensalmente e o nmero de funcionrios necessrios sero, respectivamente, (A) 709 e 8 (B) 2.233 e 23 (C) 2.500 e 25 (D) 3.833 e 39 (E) 8.500 e 85

9
TCNICO(A) DE COMERCIALIZAO E LOGSTICA JNIOR

41
Sobre os mtodos intuitivos e os critrios utilizados para determinar o layout interno de armazns e a localizao dos produtos, analise as afirmativas a seguir. I - O objetivo do planejamento da localizao dos estoques minimizar as distncias percorridas dentro do armazm e, consequentemente, reduzir o custo de manuseio. II - Os critrios de compatibilidade e complementaridade so os primeiros critrios a serem avaliados, pois restringem a localizao de produtos com base, respectivamente, na frequncia de solicitao conjunta e no grau permissvel de proximidade entre itens. III - Os critrios de popularidade e tamanho podem ser aplicados simultaneamente. IV - A aplicao de um critrio isolado no capaz de minimizar o custo total de manuseio. Esto corretas as afirmativas (A) II e IV, apenas. (C) I, III e IV, apenas. (E) I, II, III e IV.

44
Podem ser considerados como componentes do Canal de Vendas os itens que se seguem: I jornais e revistas; II distribuidores e revendedores; III bancos e seguradoras. (So) componente (s) do canal de vendas APENAS o(s) item (ns) (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III.

45
No que se refere ao etanol, considere as informaes apresentadas abaixo.

(B) I, II e III, apenas. (D) II, III e IV, apenas.

Custo varivel unitrio (litro): $0,80/litro Custos fixos: $300.000,00 Venda esperada em unidades (litros): 500.000 litros Uma distribuidora de combustveis instituiu que o preo do etanol em seus postos ser determinado com base no markup de 20% sobre as vendas. Assim, o preo de markup para o litro do etanol seria (A) 1,75 (B) 1,68 (C) 1,60 (D) 1,40 (E) 1,20

42
Sabe-se que a poltica de reposio de estoque adotada para um item o sistema de reviso peridica. O nvel mximo de estoque foi estabelecido em 500 unidades, e o perodo de reviso de 20 dias. O consumo mdio dirio de 50 unidades e pode ser considerado estvel no ms analisado. O lead-time de entrega do fornecedor de 5 dias. Se atualmente o saldo em estoque de 400 unidades e a prxima reviso ocorre dentro de 5 dias, de quantas unidades deve ser o tamanho do prximo lote de fornecimento? (A) 150 (B) 250 (C) 350 (D) 450 (E) 500

46
O processo de tomada de deciso do consumidor tem incio com o reconhecimento de uma necessidade, quando o consumidor percebe uma diferena entre seu estado real e algum estado desejado. PORQUE O consumidor pode obter informaes atravs de fontes pessoais, comerciais, pblicas ou experimentais. A esse respeito, conclui-se que (A) as duas afirmaes so verdadeiras e a segunda justifica a primeira. (B) as duas afirmaes so verdadeiras e a segunda no justifica a primeira. (C) a primeira afirmao verdadeira e a segunda falsa. (D) a primeira afirmao falsa e a segunda verdadeira. (E) as duas afirmaes so falsas.

43
O composto de marketing o conjunto de ferramentas que a empresa utiliza para perseguir seus objetivos no mercado-alvo. Nessa perspectiva, analise as ferramentas de marketing abaixo. I Produto inclui embalagem e marca. II Praa inclui estoque e transporte. III Promoo inclui marca e design. (So) correta(s) APENAS a(s) ferramentas(s) (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III.

10
TCNICO(A) DE COMERCIALIZAO E LOGSTICA JNIOR

47
Uma empresa fabricante de leo lubrificante vende seus produtos para um atacadista regional que, por sua vez, vende o leo para varejistas que embalam o produto e o oferecem para os consumidores finais. O canal de distribuio dessa empresa classificado como canal de marketing (A) direto sem nveis intermedirios. (B) indireto com um nvel intermedirio. (C) indireto com dois nveis intermedirios. (D) indireto com trs nveis intermedirios. (E) indireto com quatro nveis intermedirios.

48
A empresa BZL realiza a extrao e o refino de petrleo. A empresa X, controlada pela BZL, transporta combustveis at a rede de postos de combustveis JJ, que de propriedade integral da BZL. No tocante aos canais de distribuio, o sistema de marketing liderado pela BZL classificado como (A) vertical contratual. (B) vertical corporativo. (C) vertical administrado. (D) horizontal temporrio. (E) horizontal permanente.

49
O varejista tem de tomar decises a respeito da amplitude e da profundidade de seu sortimento de produtos. PORQUE Os varejistas utilizam ferramentas promocionais, tais como propaganda, venda pessoal, promoo de vendas e relaes pblicas, para atingir os clientes. A esse respeito, conclui-se que (A) as duas afirmaes so verdadeiras e a segunda justifica a primeira. (B) as duas afirmaes so verdadeiras e a segunda no justifica a primeira. (C) a primeira afirmao verdadeira e a segunda falsa. (D) a primeira afirmao falsa e a segunda verdadeira. (E) as duas afirmaes so falsas.

50
O planejamento de marketing trata das decises estratgicas que a empresa usar nesse campo para atingir seus objetivos estratgicos gerais. Como forma de orientar as aes de todos os envolvidos, necessrio um plano de marketing, geralmente dividido em cinco etapas. Associe cada uma das etapas desse plano, apresentadas na coluna da esquerda, com o respectivo contedo, na coluna da direita. I II III IV Resumo Executivo Situao atual de Marketing Estratgias de Marketing Programas de Ao P Apresenta a ampla abordagem de marketing que a empresa seguir para atingir os objetivos do plano. Q Apresenta dados relevantes sobre mercado, produto, concorrncia e distribuio. R Apresenta uma breve viso do plano proposto para ser examinado rapidamente pela administrao. S Realiza uma projeo de lucros e perdas que prev os resultados financeiros esperados. T Especifica o que ser feito, quem far, quando ser feito e quanto custar.

As associaes corretas so: (A) I T , II S , III (B) I S , II R , III (C) I R , II Q , III (D) I Q , II P , III (E) I P , II T , III

R Q P T S

, , , , ,

IV IV IV IV IV

Q P T S R

11
TCNICO(A) DE COMERCIALIZAO E LOGSTICA JNIOR

Vous aimerez peut-être aussi