Vous êtes sur la page 1sur 13

Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura

ISSN 2238-3948

EDUCAO DO FUTURO: Uma Questo de Apropriao das Tecnologias


Aline Kelly Ferreira Da Silva 1 Rosria Helena Ruiz Nakashima 2

Resumo Partindo do conto Profisso do escritor russo-americano de fico-cientfica Isaac Asimov, discutiremos alguns aspectos acerca da integrao das tecnologias no contexto educativo relacionados ao processo de apropriao das mesmas e enfatizamos o papel do professor dentro desse contexto. Palavras-chave: Educao; apropriao, tecnologias da informao e da comunicao (TIC); Isaac Asimov.

EDUCATION OF THE FUTURE: A Question of Appropriation of Technologies Abstract Basing on the story "Profession" of Russian-American writer of science fiction, Isaac Asimov, we discuss aspects of integrating technology in educational settings related to the same appropriation process and we emphasize the teacher's role within this new context it presents. Keywords: Education; appropriation; information and communication technologies (ICT); Isaac Asimov.

LA EDUCACIN DEL FUTURO: Una Cuestin de Apropiacin de las Tecnologas Resumen Basado en el cuento "ocupacin" del escritor ruso-estadounidense de ciencia ficcin Isaac Asimov, discutir algunos aspectos relacionados con la integracin de la tecnologa en los centros educativos relacionados con la apropiacin de la misma y hacer hincapi en el papel del profesor en este contexto. Palabras clave: Educacin, la propiedad, la tecnologa de la informacin y la comunicacin (TIC), Isaac Asimov.

Faculdade de Tecnologia de Bauru

volume 03 nmero 01 dezembro/2013

Pgina

Ps-graduanda em Filosofia Clnica pelo Instituto Mineiro de Filosofia Clnica (IMFIC). Graduada em Licenciatura de Filosofia pela Universidade Sagrado Corao (USC). Coordenadora de identidade visual e web no IMFIC. aline_kfsilva@yahoo.com 2 Professora Assistente do Curso de Histria da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pedagoga. Doutoranda da Faculdade de Educao da Universidade de So Paulo (USP). rea de Concentrao de Pesquisa: Didtica, Teorias de Ensino e Prticas Escolares. rosaria@uft.edu.br

46

Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura

ISSN 2238-3948

INTRODUO

Como seria no precisar ir mais escola? No ter mais que se esforar para aprender a ler? Esses so alguns questionamentos presentes no livro Nove Amanhs, de Isaac Asimov. Um dos grandes escritores de fico cientfica ao lado de Jlio Verne, H. G. Wells, Arthur C. Clarke e J. J. Bentez, Asimov foi, alm de escritor, bioqumico e grande divulgador do pensamento cientfico nas dcadas de 1960 a 1980, lanando mais de 500 livros durante toda a sua carreira. Sua contribuio para a fico cientfica enorme. Entre suas obras mais famosas podemos destacar Eu, Rob, O Homem Bicentenrio, Viagem Fantstica e O Despertar dos Deuses, alm da srie Fundao. As trs leis da robtica 3, posteriormente transformadas em quatro, criadas para regir o convvio entre homens e robs, so um marco na histria do gnero, sendo utilizadas por praticamente todos os escritores de fico cientfica que vieram depois dele, alm de serem consideradas parmetros para aqueles estudiosos que realmente levam a srio a possibilidade de um dia os robs se tornarem algo comum no dia-a-dia humano. Em Nove Amanhs, originalmente lanado em 1959, Asimov tenta imaginar sete possibilidades de futuro, tendo sempre como centro de seus contos a tecnologia e a relao do homem com ela e com os outros homens atravs dela.

APRENDENDO ATRAVS DAS FITAS


O conto Profisso, que abre o livro, narra a histria de George Platen, um garoto que est passando pelo processo educacional dentro de um tempo futuro. Nesta viso utpica, assim que completassem oito anos, todas as crianas deveriam passar pelo Dia da Leitura, momento em que aprendiam a ler com o simples auxlio de uma mquina conectada mente. Alguns anos mais tarde, quando completassem 18 anos, havia o Dia da Instruo, onde pelo mesmo processo e com o

1 lei: Um rob no pode ferir um ser humano ou, por omisso, permitir que um ser humano sofra algum mal. 2 lei: Um rob deve obedecer s ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens contrariem a Primeira Lei. 3 lei: Um rob deve proteger sua prpria existncia desde que tal proteo no entre em conflito com a Primeira ou a Segunda Lei. Lei Zero: um rob no pode fazer mal humanidade e nem, por inao, permitir que ela sofra algum mal.

Faculdade de Tecnologia de Bauru

volume 03 nmero 01 dezembro/2013

Pgina

47

Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura


4

ISSN 2238-3948

auxlio de fitas de instruo , cada um era conduzido para uma profisso determinada pelas estruturas cerebrais. Porm, George no se acomodava com esse processo mecnico e como j tinha em mente a profisso que gostaria de seguir, passou a estud-la de forma autnoma, lendo livros a respeito. No entanto, ao conectar a mquina ao seu crebro, o mdico percebera que ele era uma pessoa diferente das demais e o processo pelo qual deveria passar seria distinto. Enviado Casa para dbeis mentais, Platen descobriu que iria aprender pelo mtodo antigo, tendo aulas, lendo, enfim, convivendo com o processo tradicional de ensino. O fato de ser uma pessoa questionadora fez com que ele no aceitasse essa condio, pois se via inteiramente capacitado de exercer a profisso escolhida por si prprio. Assim, certo dia George saiu da Casa com o objetivo de assistir as Olimpadas, um evento que reunia todos os profissionais registrados para competir entre si em sua respectiva rea, com o intuito de obter uma vaga nos planetas classe A. Por acaso, ele encontra um velho amigo, Armand Trevelyan, que estava competindo, mas no conseguiu uma boa vaga, pois as fitas de instruo que haviam sido utilizadas nele estavam desatualizadas em relao ao novo equipamento usado nos melhores planetas5. Platen acaba brigando com Trevelyan quando este lhe pergunta sobre sua profisso. Um policial intervm e solicita seu carto de identificao, em que deveria constar, inclusive, qual seria sua profisso. Antes de passar por essa situao embaraosa, Ladislas Ingenescu, um socilogo registrado, apresenta-se como responsvel do garoto, encerrando o ocorrido. Curioso a respeito de Ingenescu, imagina que ele poderia conseguir um contato com um representante de um mundo externo, o que o socilogo realmente torna possvel. Atravs de um visiofone, o jovem tenta convencer o superior contactado de que a instruo poderia ocorrer sem fitas, pois as pessoas que aprendem dessa forma no so capazes de aprender de outra maneira, estagnando-se na condio que lhe foi fornecida. George argumenta que se as pessoas no recebessem as instrues por fita, adquiririam o hbito de aprender atravs dos livros, assim como ocorrera com ele mesmo, e seriam mais criativas.

Podemos comparar hoje estas fitas com os softwares dos computadores, uma vez que sua funo e funcionamento parecem muito semelhantes. Em uma atualizao, poderamos dizer que, em certo momento, seria instalado no crebro de alguma pessoa um programa de engenharia civil e, a partir deste momento, ela se tornaria engenheira. 5 Identifica-se neste uso das fitas um problema social gerado em funo do uso desta tecnologia, uma vez que, se a pessoa no receber a fita atualizada, nunca poder ter um bom emprego e ascender socialmente, uma vez que ela estar para sempre presa quele conhecimento ultrapassado que lhe foi inserido, pois no saber atualizar-se atravs de outros mtodos.

Faculdade de Tecnologia de Bauru

volume 03 nmero 01 dezembro/2013

Pgina

48

Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura

ISSN 2238-3948

O superior ignora as ideias do jovem, justificando que muito tempo seria desperdiado com o mtodo proposto, e acaba por demonstrar satisfao com a eficincia dos homens instrudos pelo sistema de fitas. Esse desfecho provoca a ira do garoto, e para tir-lo desse estado ele recebe uma dose de calmante e acorda de volta na Casa, cujo nome real, descobre-se, Instituto para Estudos Superiores. Aps a conversa com o socilogo, George compreende que pessoas como ele so instrudas sob o mtodo antigo, porque sero aquelas que desenvolvero as fitas que posteriormente sero utilizadas nas pessoas comuns e, portanto precisam de um saber mais amplo e menos mecnico, visto que o processo de criao, at onde sabemos exclusivamente orgnico, est muito longe de ser alcanado e possvel pelas mquinas. Portanto, ele passa a ter uma compreenso acerca da dinmica social e de sua posio dentro dela, alm de reconhecer que o conhecimento humano est acima do tecnolgico, visto que este est totalmente subordinado ao primeiro.

TECNOLOGIA E HUMANISMO
Nesse conto, Isaac Asimov deixa claro que, mesmo em uma sociedade bastante avanada tecnologicamente, a tecnologia no poderia ser autossuficiente, e estaria sempre sob o julgo humano. Assim sendo, a necessidade de se haver um tipo de ensino que desenvolva plenamente as potencialidades do homem e, mais do que isso, possibilite que ele v alm delas, transcendendo a si mesmo, estaria presente em qualquer tipo de sociedade, pois este um dos aspectos humanos que faz com que a humanidade, como um todo, progrida, movimente-se e no fique esttica. Temos uma questo histrica a ser tratada6. O Brasil um pas em desenvolvimento, foi uma colnia de explorao por muitos anos e, como todos os pases do terceiro mundo, diretamente dependente de pases europeus e dos Estados Unidos. Mesmo que o boom industrial tenha ocorrido por aqui nos anos 70, ainda hoje a indstria continua forte, com inmeras empresas instalando-se aqui, seguindo a tendncia de procurarem pases mais pobres onde existam menos direitos aos trabalhadores e mo-de-obra mais barata. Como nos mostram Frigotto, Ciavatta e Ramos (2009), por motivos histricos e culturais, a terr brasilis sempre deu mais importncia ao trabalho braal, fsico e/ou tcnico. Quando houve

Para leitura da problemtica histrica da educao brasileira neste sculo, indicamos a leitura de Os circuitos da histria e o balano da educao no Brasil na primeira dcada do sculo XXI, de Gaudncio Frigotto. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v16n46/v16n46a13.pdf >

Faculdade de Tecnologia de Bauru

volume 03 nmero 01 dezembro/2013

Pgina

49

uma oportunidade para mudar esta condio, com o desenvolvimento do iderio de Paulo Freire na

Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura

ISSN 2238-3948

dcada de 1960, o golpe militar e os posteriores acordos educacionais feitos pelo mesmo com o governo estadunidense minaram com essa esperana dos pedagogos brasileiros. A operacionalizao de mudanas pedaggicas um desafio, exigindo que cursos de formao de professores

qualifiquem o contingente necessrio para quebra de paradigmas pedaggicos. Em nosso pas h a tendncia de importar conceitos e modelos nas mais diversas reas do conhecimento, desde a filosofia at reas mais pragmticas, como a administrao ou at mesmo as engenharias. As cincias humanas, que por sua prpria natureza seria o grande elo entre o homem e a tcnica, conduzindo a reflexo do como e porque usar as tecnologias, carece de incentivo no cenrio nacional. Um grande indicador disso o programa Cincia Sem Fronteiras 7, do Governo Federal, em que estudantes de nvel superior de todo o pas ganham bolsas de estudos para fazer parte de seus cursos em universidades fora do Brasil. Estas bolsas, no entanto, no so oferecidas aos cursos de cincias humanas. Porm, no estamos desconsiderando os progressos ocorridos entre os sculos XX e XXI, ou seja, fato que o Brasil vem passando por mudanas profundas na economia, no planejamento, na poltica, em todas as reas, inclusive na rea da educao. Nesse contexto, consideramos o conjunto de transformaes mundiais provocados pela globalizao, com forte influncia de uma lgica neoliberal na organizao da sociedade e da cultura. Entretanto, faz necessrio articular os progressos tecnolgicos com uma educao que forme sujeitos capazes de construir e solidificar a identidade nacional a fim de minimizar a influncia dos grandes pases, especialmente nas questes ideolgicas.

O PROCESSO DE APROPRIAO DAS TIC E A EDUCAO


Faz-se necessrio repensar o posicionamento das humanidades dentro da educao e questionar o prprio uso que fazemos da tecnologia dentro da pedagogia e da nossa prpria vida. Para o filsofo existencialista Martin Heidegger, por exemplo, a tecnologia foi a grande responsvel pela corrupo do homem contemporneo, fazendo-o pegar tudo aquilo que natural, quer sejam recursos fsicos, ou intelectuais, e enquadr-los em estruturas artificiais, com o intuito de utilizlos como recursos. o pice da ideia moderna perpetrada por Francis Bacon, que faz do saber tcnico uma forma de dominar o mbito natural e us-lo em prol do ser humano; a natureza subjugada pelo homem.
7

http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/

Faculdade de Tecnologia de Bauru

volume 03 nmero 01 dezembro/2013

Pgina

50

Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura

ISSN 2238-3948

Segundo Oliveira (2000), em Bacon que encontraremos a grande simbiose entre cincia e tcnica, indo alm da viso grega de cincia como pura contemplao intelectual para se alcanar uma verdade absoluta (e abstrata, por excelncia), dando incio nossa viso pragmatista e dominadora. Diz ele:
A Bacon no interessava pensar as diferenas entre episteme e tchne, mas, ao contrrio, buscar sua juno, apontar com afinco a direo para que ambas convergem quando reformadas. O discurso de seu programa de reforma une de diversas maneiras os tpicos da honestas e da utilitas, que no caminhavam juntos, evidenciando a dignidade e nobreza das artes e ofcios e, simultaneamente, salientando a utilidade da filosofia da natureza. Assim, a confluncia defendida por Bacon transformava em verdadeiro conhecimento as habilidades e domnios das artes e ofcios que, at ento, eram sem razes, e, ao mesmo tempo, trazia para a scientia as vantagens (da produtividade, progressividade e cooperatividade) das artes, transformando num domnio aquele conhecimento que, at ento, no tinha poderes seno para distrair e iludir. (OLIVEIRA, 2000, p. 345)

Heidegger ir nadar contra esta corrente que dominou o pensamento moderno at boa parte da idade contempornea, colocando este utilitarismo exacerbado como nocivo, visto que para ele os questionamentos metafsicos acerca do Ser das coisas eram os mais importantes. Mas ele no era contra qualquer tipo de tecnologia: para o alemo, a tecnologia moderna que afasta o homem de si mesmo, ou seja, so as mquinas. Isso porque o filsofo coloca como existentes dois tipos de tecnologia, apresentadas em sua obra mais importante, Ser e Tempo: a pronta e mo, que so aqueles instrumentos utilizados como extenso do prprio corpo e que acabam por ligar o indivduo natureza, e a presente e mo, que no so apenas mais mquinas, mas o prprio modo de ver o mundo que elas proporcionam, afastando o indivduo de seu mbito natural e fazendo-o acreditar que possvel, atravs de recursos criados por ele mesmo, dominar, utilizar e at modificar o meio natural de onde ele veio. Em suma, para o filsofo esse tipo de tecnologia aliena o humano de sua prpria condio natural. A crtica heideggeriana, no entanto, mais profunda e nos faz refletir sobre o prprio tecnicismo que vislumbra grandes aspiraes na sociedade brasileira. Para o filsofo alemo, a tcnica no pode, e nunca poder, caminhar sozinha, sem o pensamento intelectual, simplesmente porque ela no capaz de criar a si mesma, nem de pensar a si e ao mundo e, portanto, caso se afastasse do pensamento puro, estagnaria. A tcnica no somente o tcnico. Nunca chegaremos essncia da tcnica, por meio dos aparatos tcnicos, assegura Heidegger. Logo a resposta sobre a

Faculdade de Tecnologia de Bauru

volume 03 nmero 01 dezembro/2013

Pgina

51

tcnica no pode ser somente tcnica (MIRANDA, 2009, p. 08).

Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura

ISSN 2238-3948

Assim, para compreender a prpria tcnica preciso ir alm dela, e entender a sua essncia, abarcar a sua questo metafsica. Entender a tcnica somente pela sua dimenso pragmtica esquecer o seu prprio significado dentro da sociedade moderna e contempornea, dada a importncia que a tecnologia tem em nossas vidas dirias. Para ele, a prpria tecnologia o modo de ser de nossa sociedade. Em outras palavras, transformou-se numa cultura ela prpria.

desde este ponto que Heidegger observa os limites da anlise da relao sujeito e objeto na hora de se perguntar pela tcnica. Para o filsofo do ser, essa leitura no suficiente, porque a tcnica moderna deve ser pensada mais alm da relao sujeitoobjeto. Neste sentido, ele faz uma crtica dura ao marxismo, porque a tcnica moderna no foi somente determinante para o modo de produo capitalista; ela se converteu no modo determinante de ser na modernidade (que, obviamente inclui o capitalismo, mas no somente ele). A tcnica moderna atinge todas as zonas do ente, metafisicamente falando. Logo, h uma estreita aproximao entre tcnica e metafsica moderna. E mais: a tcnica em seu sentido moderno a metafsica da era moderna, constata Heidegger. (MIRANDA, 2009, p. 09)

No campo da educao, estamos diante de um paradoxo: no sabemos como toda a inovao tecnolgica contribuir para o desenvolvimento humano e ao mesmo tempo no podemos ignorar a utilizao de TIC ou impedir seu avano, o que seria impossvel e insensato. Os avanos cientfico-tecnolgicos suscitam mudanas no comportamento das pessoas, nas formas de se comunicarem e interagirem com os produtos culturais. Um exemplo o uso do telefone celular, que permite s pessoas se comunicar com outras sem que estas necessariamente estejam em casa, fato necessrio antigamente. Outro caso a realizao de operaes bancrias ou compra de objetos pela internet, sem ser necessrio sair de casa. Na educao tambm possvel pensar em outras facilidades relacionadas tecnologia, como o uso de softwares como recursos de apoio s aulas. Alm disso, a web tambm pode ser um recurso til aos professores que buscam informaes atualizadas e materiais didticos que possam enriquecer suas aulas. Ao mesmo tampo, nesse universo informacional, possvel encontrar muitos elementos que pouco contribuem para o alcance de objetivos educacionais e a formao tica dos estudantes. Estes so apenas alguns exemplos para elucidar que, em um primeiro plano, importante ir alm de uma viso dicotomizada que classifica a tecnologia como positiva ou negativa, vil ou aliada no processo educativo. Em cursos de formao de professores muito comum tal discusso, mas o ponto central que merece ateno como e por que a tecnologia utilizada. A intencionalidade pedaggica do seu uso que far a diferena, ou seja, as TIC tanto podem reforar o ensino em que os estudantes recebem passivamente as informaes advindas do professor, no havendo espao para

Faculdade de Tecnologia de Bauru

volume 03 nmero 01 dezembro/2013

Pgina

52

Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura

ISSN 2238-3948

o dilogo e reflexes, como podem potencializar a criao de metodologias inovadoras e construo do conhecimento. Para Alves (1998), no basta inserir as inovaes tcnicas na dinmica escolar, simplesmente por modismo, mas fundamental promover uma ampla discusso sobre a relao que se estabelece entre as TIC e o processo de ensinar e aprender, minimizando a possibilidade de incorrer em posies dicotmicas que oscilam entre uma supervalorizao da tecnologia e, no outro extremo, numa postura de rejeio ao novo, esquecendo que tecnologia basicamente uma produo humana. No final da dcada de 1990, quando os computadores comearam a chegar s escolas privadas brasileiras, a postura de rejeit-los estava associada ideia de que as TIC substituiriam os professores. As razes relacionadas resistncia s TIC tambm se encontram na diferena entre professores que so imigrantes digitais e estudantes que so nativos digitais (PRENSKY, 2006). Podemos dizer que as pessoas que nasceram antes da dcada de 1990 so imigrantes digitais, pois no cresceram imersos em tecnologias, como os nativos digitais. Para Moran (1995, p. 26):
As tecnologias de comunicao no substituem o professor, mas modificam algumas das suas funes. A tarefa de passar informaes pode ser deixada aos bancos de dados, livros, vdeos, programas (...). O professor se transforma agora no estimulador da curiosidade do aluno por querer conhecer, por pesquisar, por buscar a informao mais relevante. Num segundo momento, coordena o processo de apresentao dos resultados pelos alunos. Depois, questiona alguns dos dados apresentados, contextualiza os resultados, os adapta realidade dos alunos, questiona os dados apresentados.

Mediante tais consideraes, parece-nos mais coerente pensar as tecnologias no caracterizando-as como boas ou ruins, mas em como so apropriadas nos processos escolares. Segundo Smolka (2000, p. 28):
O termo apropriao refere-se a modos de tornar prprio, de tornar seu; tambm, tornar adequado, pertinente, aos valores e normas socialmente estabelecidos. Mas h ainda outro significado (frequentemente esquecido?), relacionado noo elaborada por Marx e Engels, na qual o tornar prprio implica fazer e usar instrumentos numa transformao recproca de sujeitos e objetos, constituindo modos particulares de trabalhar/produzir.

A mesma autora expe que a apropriao est relacionada s diferentes possibilidades de

sociais.

Faculdade de Tecnologia de Bauru

volume 03 nmero 01 dezembro/2013

Pgina

significativas, dependendo das posies e dos modos de participao dos sujeitos nas relaes

53

produo de sentido e todas as aes adquirem mltiplos significados e se tornam prticas

Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura

ISSN 2238-3948

Portanto, se o uso das TIC ser adequado, correto, relevante ou no, depender das formas de apropriao das mesmas. No campo da educao, no basta adquirir computadores, softwares, quadros interativos, esperando que ocorra um milagre e todos os estudantes comecem a aprender mais e melhor. De acordo com Moreira; Kramer (2007), os objetos tcnicos no so mgicos a fim de garantir qualidade na educao e, muitas vezes, o que ocorre a utilizao das TIC sem haver mudana metodolgica dos contedos tradicionalmente ensinados nas salas de aula. como se as TIC fossem dotadas de poder miraculoso! Nessa perspectiva, deixam de ser entendidas como produes histrico-sociais (Moreira; Kramer, 2007, p. 1042). Nessa perspectiva, a finalidade da tecnologia no contexto educativo no unvoca. Como produes histrico-sociais, elas perpassam pelos fundamentos do projeto poltico-pedaggico da escola e da ao docente em sala de aula.
Porque se signos e sentidos so sempre produzidos por sujeitos em relao, os muitos modos de ao e interpretao desenvolvidos (no tornar prprio, no atribuir pertena, no tornar pertinente, no adequar, no transformar...) so parte de uma prtica historicamente construda, de uma trama complexa de significaes nas quais eles participam sem serem, contudo, capazes de controlar a produo, de reterem ou de se apropriarem dos mltiplos, possveis e contraditrios sentidos (que vo sendo) produzidos (SMOLKA, 2000, p. 38).

Atualmente, o fato de um nmero crescente de crianas e adolescentes interagirem com tecnologias fora da escola, ressalta a necessidade de se conhecer as formas de apropriao desses produtos culturais por eles e quais so os reflexos nos processos de ensino e de aprendizagem. Assim, o que a televiso, a web, os livros, as revistas, os tablets e as demais tecnologias oferecem so dados e informaes. Um dos papis do professor tornar-se o mediador dessas informaes acessadas pelos estudantes, auxiliando-os na transformao das mesmas em conhecimento. Em outras palavras, o professor passa a ser um orientador, como o estudante seleciona as informaes e, posteriormente, como utiliz-las da melhor forma possvel. Uma peneira socrtica, filtrando e assimilando aquilo que ter um uso positivo. Par a Assman (2005, p. 15), o passo da informao ao conhecimento um processo relacional humano, e no mera operao tecnolgica. Desse modo, o conhecimento no est concentrado em TIC, mas sim nas pessoas, isto , na capacidade de serem criativas, curiosas e de terem aes intencionais, qualidades que uma mquina no possui. Para Alarco (2003, p. 25):

Faculdade de Tecnologia de Bauru

volume 03 nmero 01 dezembro/2013

Pgina

54

Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura

ISSN 2238-3948

Se hoje em dia a nfase colocada no saber e na sua utilizao em situao, fundamental que os alunos abandonem os papis de meros receptores e os professores sejam muito mais do que simples transmissores de um saber acumulado. Mantendo-se o tringulo da actuao didctica (professor, aluno, saber), o vrtice do saber como um boto que se abre numa variedade de fontes de informao. O professor continua a ter o papel de mediador, mas uma mediao orquestrada e no linear.

A mediao orquestrada parte do princpio de que o ato de conhecer, na dimenso humana, no o ato atravs do qual um sujeito, transformado em objeto, recebe, dcil e passivamente, os contedos que outro lhe d ou impe, mas exige uma presena curiosa do sujeito em face do mundo; requer sua ao transformadora sobre a realidade; e demanda uma busca constante. (FREIRE, 1983). Assim, as tecnologias devem ser consideradas como potencializadoras cognitivas do ser humano, utilizando-as como recursos eficientes para ampliar a sua capacidade de construo de conhecimentos. Para Belloni (1998, p. 145), a escola da ps-modernidade, do futuro, ter que formar o cidado capaz de "ler e escrever" em todas as novas linguagens do universo informacional em que ele est imerso. A mesma autora expe que:
A escola de qualidade ter que integrar as novas tecnologias de comunicao de modo eficiente e crtico, sem perder de vista os ideais humanistas da modernidade (isto , evitando aquele velho mecanismo que consiste em jogar fora a criana com a gua do banho), mostrando-se capaz de colocar as tecnologias a servio do sujeito da educao - o cidado livre -, e no a educao a servio das exigncias tcnicas do mercado de trabalho (BELLONI, 1998, p. 147).

Portanto, a escola precisa apropriar-se das TIC de forma crtica, pedaggica e criativa, em benefcio do processo de ensino e aprendizagem. Assmann (2005) completa essa ideia afirmando que o professor precisa reconhecer que o processo educativo um espao aberto, constitudo por conhecimentos que emergem do entrelaamento de aes de explorao, investigao e construo coletiva ou individual, que ocorrem no universo das tecnologias digitais.

CONSIDERAES FINAIS

Raymond Kurzweil, atravs da engenharia reversa ser possvel reproduzir todas as reas do crebro

Faculdade de Tecnologia de Bauru

volume 03 nmero 01 dezembro/2013

Pgina

cientistas esto trabalhando na inveno de chips para o crebro. Para o cientista americano

55

Asimov descreveu uma sociedade onde existiam "fitas de aprendizagem", e na atualidade

Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura

ISSN 2238-3948

humano em computadores. Para ele, o homem vai se fundir com a tecnologia, e os seres humanos tero milhes de computadores no crebro, hbridos de inteligncia biolgica e no-biolgica (MOHERDAUI, 2006). No entanto, acreditamos que a essncia da educao no transformar a humanidade em cyborgs, mas sim concentrar esforos para formar cidados que saibam agir de forma responsvel, que tenham cautela nas suas aes, por no saber de forma objetiva as suas consequncias. Utilizar a tecnologia com responsabilidade para com a natureza, as geraes futuras e uns com os outros , para Hans Jonas (2006), a grande questo tica de nossos tempos. Alm disso, para Freire (1983), a educao comunicao e no transferncia de saber, mas um encontro de sujeitos interlocutores que buscam a significao dos significados. impossvel e sem sentido desprezarmos a tecnologia, no entanto, o movimento de aceitar tudo aquilo que ela traz, sem qualquer tipo de criticidade, e integr-la na educao s por ser uma linguagem atual, igualmente invivel. preciso encontrarmos a justa medida aristotlica, e saber analisar ampla e profundamente seu uso, buscando compreender suas contribuies educao. Heidegger nos d uma viso sobre a tecnologia que nos incita a ir alm da mera tcnica, e pensar sobre o real papel dela em nossa sociedade, tratando-a metafisicamente, como um ente imbudo de significado e significncia. Essa percepo nos faz questionar a validade das pedagogias tecnicistas, e o descrdito atual dado s cincias no-pragmticas, pois mostra que o prprio utilitarismo e as tcnicas utilizadas pelos meios de produo precisam do pensamento intelectual para existirem e prosperarem. Em outras palavras, a tcnica no pode existir sem algum que a pense, delimite e indique onde e como funcionar. Uma educao em que o elemento principal passa a ser a organizao racional dos meios, ocupando o professor e o aluno posio secundria no pode haver lugar em uma sociedade composta por indivduos que no so autmatos, mas sim seres que significam e buscam significados, e so muito mais do que meras ferramentas, meros meios. A pedagogia tecnicista, ao ensaiar transpor para a escola a forma de funcionamento do sistema fabril perdeu de vista a especificidade da educao, ignorando que a articulao entre a escola e processo produtivo se d de modo indireto e por meio de complexas mediaes (SAVIANI, 2007, p. 13-15).

impresso, em um processo de integrao das TIC no contexto escolar. Portanto, o papel do

Faculdade de Tecnologia de Bauru

volume 03 nmero 01 dezembro/2013

Pgina

no falar/ditar do mestre, na escrita manuscrita do aluno e, h quatro sculos, em um uso moderado da

56

De acordo com Lvy (1993, p. 8), a escola uma instituio que h cinco mil anos se baseia

Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura

ISSN 2238-3948

professor no atual contexto de desenvolvimento tecnolgico fazer da sala de aula um local de debate e socializao de diferentes pontos de vista, oferecer condies para a participao do estudante, propondo situaes-problema que faam com que ele articule as informaes discutidas em sala de aula ou obtidas em outros meios de comunicao para resolv-las. Este um caminho para que o professor seja um mediador do processo de aprendizagem dos estudantes, mas importante ressaltar que os mesmos devero estar implicados com o ato de aprender, articulado com a interveno docente apoiada pelas TIC.

Faculdade de Tecnologia de Bauru

volume 03 nmero 01 dezembro/2013

Pgina

57

Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura

ISSN 2238-3948

REFERNCIAS
ALARCO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. So Paulo, Cortez, 2003. ALVES, Lynn Rosalina Gama. Novas cartografias cognitivas: uma anlise do uso de tecnologias intelectuais por crianas da rede pblica em Salvador. Salvador, BA. Dissertao de Mestrado. Universidade Federal da Bahia, 1998. ASSMANN, Hugo. (Org.). Redes digitais e metamorfose do aprender. Rio de Janeiro, Vozes, 2005. BELLONI, Maria Luiza. Tecnologia e formao de professores: Rumo a uma pedagogia psmoderna?. Educ. Soc., Campinas , v. 19, n. 65, Dec. 1998 . FREIRE, Paulo. Extenso ou Comunicao?. 8. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1993. FRIGOTTO, Gaudncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise N. Educao profissional e desenvolvimento, 2009. Disponvel em: <http://www.educacao.rs.gov.br/pse/binary/down_sem/DownloadServlet?arquivo=textos/Palestra%2 0Gaudencio%20Frigotto%5B1%5D.pdf >. Acesso em: 01 Nov. 2013. JONAS, Hans. O princpio responsabilidade. Rio de Janeiro, Contraponto, 2006. LVY, Pierre. As tecnologias da inteligncia: o futuro do pensamento na era da informtica. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993. MIRANDA, Angela Luzia. 2009. Correntes e correntezas: o lugar de Heidegger na filosofia da Tecnologia.Disponvel em: <http://www.ppgte.ct.utfpr.edu.br/tecnologiaesociedade/revista_08.html#correntes>. Acesso em: 23 Mar. 2010. MOHERDAUI, Bel. Seremos todos cyborgs. Revista Veja, So Paulo, 15 nov., p. 11-15, 2006. MORAN, Jos Manuel. Novas tecnologias e o reencantamento do mundo . Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, vol. 23, n.126, p. 24-26, set./out. 1995. MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; KRAMER, Sonia. Contemporaneidade, educao e tecnologia. Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 100, Oct. 2007 . OLIVEIRA, Bernardo Jefferson. Francis Bacon e a fundamentao da cincia como tecnologia. Belo Horizonte, MG. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Minas Gerais UFMG, 2000. PRENSKY, Marc. Dont Bother me, Mom, Im Learning!: How computer and video games are preparing your kids for 21st century success and how you can help! St. Paul Minnesota: Paragon House, 2006. SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educao, curvatura da vara, onze teses sobre a educao poltica. 39.ed, Campinas, Autores Associados, 2007.
Pgina

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. 2000. O (im)prprio e o (im)pertinente na apropriao das prticas sociais. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v20n50/a03v2050.pdf>. Acesso em 07 Mar. 2010.

Faculdade de Tecnologia de Bauru

volume 03 nmero 01 dezembro/2013

58

Vous aimerez peut-être aussi