Vous êtes sur la page 1sur 20

A Atividade de Inteligncia de Segurana Pblica1

Adriano Mendes Barbosa


Coordenao de Ensino Academia Nacional de Polcia - Brasil

Dud
RESUMO
O crime um fenmeno social que acompanha a humanidade desde sempre. Todavia, a manifestao das aes criminosas acontecem de maneiras diversas a depender de fatores histricos, culturais, geogrficos, econmicos, sociais e polticos. Neste contexto, h atividades criminosas que se apresentam de forma menos complexa como o crime predatrio, desorganizado, inserido no contexto da violncia urbana, com agentes atuando de forma improvisada e desestruturada, como no caso dos furtos, roubos e estupros praticados alhures. E tambm neste mesmo contexto h atividades delituosas que se manifestam de forma organizada, com atores delinquentes que se organizam e estruturam aparatos criminosos de modo profissional, buscando lucro e sujeio do poder constitudo aos seus desideratos criminosos, no caso do trfico de drogas, trfico de armas, roubo a banco e sequestros. Com feito, o Estado necessita de uma estrutura de preveno e represso criminal que seja hbil a enfrentar todas essas formas de manifestao criminosa. Para cada problema h de haver uma resposta adequada e apropriada para a sua solvncia. Neste sentido, no cenrio da criminalidade organizada ascende a Atividade de Inteligncia, conduzida pela instituio policial, como uma ferramenta que proporcione melhores condies para que haja mais eficincia e eficcia na preveno e represso da macrocriminalidade. A Inteligncia de Segurana Pblica constitui-se exatamente neste instrumento estatal que empresta suporte e otimiza o enfrentamento do crime, notadamente o de estatura organizada. Palavras-chave: Crime. Crime Organizado. Preveno Criminal. Represso Criminal. Polcia. Inteligncia. Inteligncia Policial.

1 Aqui utilizo tal expresso, coadunado com os estudos de Michael Herman (2010), onde ele versa sobre internal security,demonstrando existir institucionalizado desde 1883 na Inglaterra, nos quadros da Polcia Metropolitana de Londres, um setor especial de inteligncia voltado neutralizar aes de terrorismo, espionagem e sabotagem em territrio ingls. Por certo, tal expresso pode ser entendida no Brasil, como em regra o que h, como sendo Inteligncia de Segurana Pblica, voltada a questes relativas preveno criminal (Polcia de Ordem Pblica), quanto na represso criminal (Polcia de Investigaes ou Judiciria).

Revista Brasileira de Cincias Policiais Braslia, v. 2, n. 1, p. 11-30, jan/jun 2011. ISSN 2178-0013

11

A Atividade de Inteligncia de Segurana Pblica

Introduo
H, por certo, vrias expresses de aes criminosas no tecido social humano. Existem, por conseguinte, formas desorganizadas e organizadas do crime se manifestar na sociedade (BARBOSA, 2008), fato que exigir o emprego de contramedidas estatais de represso criminal de menor ou maior monta, a depender do grau de complexidade da demanda criminal. As expresses desorganizadas, aquelas prprias de aes de criminalidade predatria, predatory crimes, como denomina Paul Lunde (2004), afetam imediatamente a vida no urbis trazendo baila a violncia urbana no varejo, compreendendo, entre outras aes perniciosas, o furto, o roubo, o estupro, a extorso com restrio da liberdade (seqestro relmpago). Para enfrentamento deste tipo de criminalidade, tambm dita micro-criminalidade, ou criminalidade desorganizada o Estado despende esforos, por assim dizer, ordinrios, como aes de policiamento de ordem pblica, que no Brasil levado a termo pelas Polcias Militares (PM) e pela Polcia Rodoviria Federal (PRF), lavraturas de ocorrncias criminais (Boletins de Ocorrncia - BO), lavratura de Termos Circunstanciados de Ocorrncia (TCO) e instaurao de Inquritos Policiais (IP), levados a termo pelas Polcias Judicirias (de Investigao) estaduais, Polcias Civis (PC), e Polcia Federal (PF). Por certo, nestes esforos de preveno e represso criminais tambm h espao para o desenvolvimento aes que vo alm do policiamento ordinrio e da apurao cotidiana de fatos criminosos. Neste diapaso, h esforos de anlise criminal (ttica e estratgica), iniciativas pontuais de produo de conhecimento, no contexto deste enfrentamento da criminalidade desorganizada. De outra margem, para arrostar a ao da criminalidade organizada, aquela que est estruturada como empresa e busca o auferimento de lucro e est disposta de maneira estruturada com diviso de tarefas, compartimentao de suas atividades, infiltrao em rgos pblicos, cooptao de agentes pblicos, em regra de altos escales da repblica, suporte jurdico e contbil, preciso um esforo de represso criminal que v alm das iniciativas cotidianas. Esta criminalidade engloba a macro-criminalidade, a levada a termo pelos chamados white collars, e as organizaes criminosas que perpetram crimes como a lavagem de dinheiro, o trfico de drogas, trfico de armas, trfico de pessoas, a corrupo ativa, o trfico de influncia, as fraudes a licitaes.
12
Revista Brasileira de Cincias Policiais Braslia, v. 2, n. 1, p. 11-30, jan/jun 2011.

Adriano Mendes Barbosa

Neste diapaso, para enfrentar aes criminosas de tal matiz o Estado necessita que suas instituies de persecuo criminal estejam to bem organizadas e providas de recursos, sejam humanos, sejam materiais, quanto as organizaes que levam a termo aes criminosas estruturadas e planejadas. Assim, o esforo investigativo estatal que h de enfrentar a criminalidade organizada h de lanar mo de tcnicas investigativas que vo alm das empregadas em face de aes criminosas outras. Ensina o dileto colega Professor e Delegado de Polcia Federal Rodrigo Carneiro Gomes (2008, p. 3) sobre o poderio encerrado pelas organizaes criminosas:
A existncia do crime organizado uma demonstrao de um poder paralelo no legitimado pelo povo, que ocupa lacunas deixadas pelas deficincias do Estado democrtico de Direito e demonstra a falncia do modelo estatal de represso macro-criminalidade.

Conclui Gomes asseverando:


A importncia da represso macro-criminalidade organizada decorre da real ameaa que representa ao Estado Democrtico de Direito. Usurpa suas funes e se aproveita das situaes de caos urbano e poltico para a instalao do seu poder paralelo. Um poder paralelo amparado em surpreendente poder econmico, na deteriorao do Estado de Direito (nasce e se alimenta dele e das brechas e protees legais), que dissemina corrupo, intimida, viola leis e pessoas, sem freios, concretizando seu imprio por atos que variam do constrangimento e a intimidao at atos de extremada violncia com assassinatos e tortura.

Nesta seara da represso criminal, portanto, h espao frtil para o emprego da Atividade de Inteligncia de Segurana Pblica que tem sua face da Investigao Criminal (BARBOSA, 2010) materializada atravs da chamada Inteligncia Policial. O que no se pode olvidar que a Atividade de Inteligncia de Segurana Pblica no a quintessncia da atividade de preveno e represso criminal. Ela, em veras, constitui uma forma diferenciada de abordagem ttica e estratgica da preveno e represso criminais utilizadas quando h necessidade de se produzir, alm das evidncias (provas), conhecimento ttico e estratgico para enfrentamento da criminalidade organizada, com uma perspectiva macro e de longo prazo do problema do crime e da criminalidade.

Revista Brasileira de Cincias Policiais Braslia, v. 2, n. 1, p. 11-30, jan/jun 2011.

13

A Atividade de Inteligncia de Segurana Pblica

O professor Michael Herman (2010, p. 1) em relao a Atividade de Inteligncia ensina que governments collect, process and use information. Part of statecraft is what a writer called the central importance of knowing, both in general and in particular. H ainda neste vis o ensinamento do Professor Marco Cepik (2003, p. 27) que sustenta:
Inteligncia toda informao coletada, organizada ou analisada para atender as demandas de um tomador de decises qualquer. Para a cincia da informao, inteligncia uma camada especfica de agregao e tratamento analtico em uma pirmide informacional, formada, na base, por dados brutos e, no vrtice, por conhecimentos reflexivos.

Assim, tendo como referncia os estudos de Herman (op. cit.) e de Cepik (op. cit.), pode-se sustentar que a Atividade de Inteligncia de Interna (Segurana Pblica) o conjunto de atividades de anlise e de operaes de natureza compartimentada que tm por escopo dar suporte a atos de preveno e represso criminais para fins de neutralizao de aes criminosas organizadas. De outra margem, a Atividade de Inteligncia de Segurana tambm h de ser entendida como um instrumento de suporte do processo decisrio do gestor da Segurana Pblica na tomada de decises de repercusso de alcance macro. Neste sentido, a Atividade de Inteligncia Policial pode ser compreendida sob dois prismas, a saber: um de natureza ttica, adstrita diretamente preveno imediata de prticas delituosas e represso criminal, e outro de essncia estratgica, vinculada a aes de perspectiva igualmente estratgica com anlise de cenrios e prospeco. Assim, a Atividade de Inteligncia Policial, na seara da Investigao Criminal, um meio que se utiliza para se aperfeioar a angariao das evidncias na fase pr-processual da persecuo penal. Desse modo, tal atividade no um fim em si mesmo, vindo tona no auxlio da atividade fim da Investigao Criminal. Neste ponto relevante que se visite o significado da Investigao Criminal. Sustento (BARBOSA, 2010) que:
Em suma, pode-se definir investigao criminal como sendo o conjunto de aes (diligncias), levadas a termo pelos entes estatais que exercem o mister da persecuo criminal pr-processual, que diante
14

Revista Brasileira de Cincias Policiais Braslia, v. 2, n. 1, p. 11-30, jan/jun 2011.

Adriano Mendes Barbosa

da notcia (demanda) da prtica de uma infrao penal levam a termo a reunio de dados da realidade ftica vinculada ao suposto fato delituoso, com o conseqente exame tcnico e anlise de tais dados com o escopo de trazer a lume as elucidaes (evidncia) da autoria, materialidade (existncia) e circunstncias (de tempo, lugar, modo, motivao, meio) adstritas situao criminosa apresentada.

1 - Inteligncia e Contra-Inteligncia: As duas Faces de uma Mesma Moeda


Pode-se dividir a Atividade de Inteligncia de Segurana Pblica em dois grandes ramos: 1) Inteligncia (INTEL), propriamente dita, voltado preveno e represso da criminalidade organizada em geral, e 2) Contra-inteligncia (COINT), especializada na proteo das instituies de segurana pblica, colocando a salvo o conhecimento engendrado em prol da represso criminalidade organizada e neutralizando, por exemplo, o fenmeno da infiltrao criminosa no seio do organismo policial, bem como a cooptao de servidores policiais por parte das quadrilhas atingidas pela represso criminal, realizando, com efeito, um trabalho em socorro Corregedoria de Polcia. Assim, as operaes e anlises levadas a efeito em face dos alvos de interesse da segurana pblica acontecem no mbito da Inteligncia, em sentido estrito. Neste passo, na Inteligncia a preocupao com o outro, como ensina Herman (2010, p. 34) intelligence is about them, not us; it is not selfknowledge. Este dito outro, na seara da Inteligncia de Segurana Pblica, so os cidados autores de fatos delituosos de expresso organizada, ou as prprias organizaes criminosas. Na Inteligncia, por conseguinte, busca-se desnudar os esquemas criminosos determinando, por exemplo, quem so as pessoas envolvidas, quais so os seus vnculos, como elas se relacionam, como se comunicam, como elas se organizam, quais so os meios utilizados nas prticas delituosas, quais so os objetivos criminosos perseguidos, quais so os alvos preferenciais, como levado a termo o financiamento da organizao criminosa, quais so os modus operandi (tticas) eleitos pelos membros da organizao criminosa e outros dados imprescindveis para se conhecer em profundidade o alvo de interesse. Noutra margem, a Contra-inteligncia focada na proteo de todo o conhecimento engendrado pela Inteligncia no esforo de conheRevista Brasileira de Cincias Policiais Braslia, v. 2, n. 1, p. 11-30, jan/jun 2011.

15

A Atividade de Inteligncia de Segurana Pblica

cer o outro. Com efeito, a COINT age, impedindo, que o outro conhea, influencie ou interfira no processo de produo de conhecimento do rgo de segurana. H, assim, um esforo de segurana informacional (information security) promovido por este ramo da Inteligncia, que desenvolve tambm aes de contramedidas de segurana e segurana de operaes (CEPIK, 2003). Segundo o esclio de Herman (op.cit., p. 166), in verbis:
Information security has three components: protective security intended to defeat or blunt intelligence collection; the detection and neutralization of intelligence threats; and deception. The first puts up passive, defensive screens; the second is active defence by eliminating the opponents offensive intelligence threat; the third defeats hostile intelligence by deceiving or confusing it.

Dessa forma, a COINT coloca a salvo tanto o conhecimento produzido, propriamente dito, quanto a instituio e seus quadros de agentes, analistas e gestores. A COINT cumpre, assim, papel de alta relevncia identificando manobras de adversrios (os outros) que incidem de forma deletria sobre os esforos institucionais de inteligncia, bem como neutralizando as eventuais aes das organizaes criminosas sob escrutnio que possam fragilizar os esforos estatais de preveno e represso criminais. Neste mesmo sentido, o Professor Marco Cepik (2003, p. 57) ensina que:
Do ponto de vista operacional, enquanto a principal misso da rea de inteligncia tentar conhecer o outro, a principal misso da rea de infosec2 garantir que os outros s conhecero o que quisermos que eles conheam sobre ns mesmos. (...) as duas atividades existem simultaneamente e interagem de forma mais ou menos sinrgica para cada ator envolvido num conflito informacional.

2. Anlise e Operaes de Inteligncia


Tanto a Inteligncia quanto Contra-inteligncia esto, a seu turno, subdivididas em dois ramos de concentrao. Assim, h a atividade de Anlise de Dados e a de Operaes de Inteligncia, sendo esta ltima objeto do presente estudo.
2 Neste ponto Cepik faz meno a rea de segurana de informaes que pelas mos dos doutrinadores americanos ascende com a designao INFOSEC ou informations security

16

Revista Brasileira de Cincias Policiais Braslia, v. 2, n. 1, p. 11-30, jan/jun 2011.

Adriano Mendes Barbosa

A Anlise, portanto, desenvolve exames e estudos tanto de dimenses tticas, quanto estratgicas sobre a criminalidade organizada (SOUZA, 2006). A Anlise Ttica volta-se para as organizaes criminosas de maneira individual, vale dizer, esta atividade procura entender todos as nuances e formas de expresso da atividade de determinada empresa criminosa para fins de sua desarticulao. Com efeito, a anlise ttica pragmtica e concorre para a produo de conhecimento que podero dar ensejo parturio da futura prova criminal. De outra margem, a Anlise Estratgica atua numa perspectiva macro, no se limitando a uma investigao especfica. O seu gol antecipar o movimento do crime organizado e assessorar as autoridades gestoras da segurana pblica em prol de decises que assegurem um combate mais eficiente e eficaz das organizaes criminosas. As atividades de Operaes de Inteligncia, por seu turno, desenvolvem as diligncias de natureza sigilosa em prol das investigaes criminais. Seu objetivo desnudar e trazer luz ao dito dado negado, aquele dado que mantido sob sigilo e guarda de grupos criminosos organizados, e que vital para se estabelecer a autoria, materialidade e circunstncias que tocam as atividades do empreendimento criminoso. Nos captulos vindouros as Operaes de Inteligncia sero escrutinadas mais amide. Outrossim, h de se frisar que todas as diligncias investigativas levadas a efeito na seara das Operaes de Inteligncia policial ho de ser conduzidas sob a gide dos ditames dos Estado Democrtico de Direito. Aqui no se trata de aes de inteligncia de Estado que por vezes atua nas sombras (FIGUEREDO, 2005) e ao arrepio da lei para obteno de dados que vo subsidiar to somente o processo decisrio de um lder poltico. A atividade de Inteligncia aplicada em suporte aes de preveno e represso criminal busca, em ltima instncia, a formao de evidncias que vo dar suporte ao nascimento da prova em sede processual, e estas, por conseguinte, no podem ser concebidas ainda em seu nascedouro sob o manto da ilegalidade ou da ilegitimidade. Neste diapaso, todo e qualquer diligncia que invista sobre direitos protegidos por sigilo h de ser conduzida mediante autorizao da ordem judicial devida. Mais adiante este tema ser desenvolvido de maneira mais profcua em captulo prprio.

Revista Brasileira de Cincias Policiais Braslia, v. 2, n. 1, p. 11-30, jan/jun 2011.

17

A Atividade de Inteligncia de Segurana Pblica

Assim no sendo, todo profcuo e rduo trabalho de investigao perdido. Mais ainda, o procedimento investigatrio, v.g., Inqurito Policial, em que se produziu todo o conjunto de evidncias ser fragilizado e passar a ser suscetvel de trancamento por remdio herico. Em curtas palavras, no vale a pena agir ao arrepio da lei na seara da Inteligncia Policial. Com a atividade de Inteligncia empregada na seara da investigao possvel, ainda, construir uma memria sobre as organizaes criminosas que se investiga. Neste passo, poder-se- catalogar lideranas, indivduos relacionados s aes delituosas, aes emblemticas que tenham estatura de lies aprendidas, modus operandi, logstica criminosa, formas de financiamento, etc. Ou seja, as aes de Inteligncia proporcionam alm da utilizao de um instrumental investigativo de alta eficcia do ponto de vista da produo de evidncias, o engendramento de um banco de dados que d suporte a futuras investigaes que enfrentem o mesmo tipo de empresa criminosa. Neste sentido, ascender a estruturao de uma coletnea organizada de dados que possibilita ao investigador acesso a um cabedal de informes, informaes, apreciaes e estimativas de tal ordem que podero otimizar o processo investigativo. Em verdade, um banco de dados bem estruturado, ascende como uma ferramenta que d socorro investigao com diminuio de exposio dos investigadores envolvidos, notadamente os operacionais, e com seleo, por exemplo, de alvos mais recompensadores a serem abordados do ponto de vista da produo de evidncias. Conclui-se, portanto, que preciso tcnica apurada e recursos materiais e humanos de excelncia para se levar a efeito atividade investigativa que enfrenta a criminalidade organizada.

3. O Ciclo de Produo do Conhecimento


Estabelecidas as bases doutrinrias sobre Atividade de Inteligncia de Segurana Pblica, as suas dimenses de produo de conhecimento e de proteo de conhecimento, bem como as suas vertentes de Anlise e Operaes, preciso compreender de que forma se materializa, se concretiza, o produto de todo o esforo de inteligncia, que o Conhecimento. Conhecimento este que o fim precpuo da Atividade de Inteligncia, que desnuda o outro, que traz tona os elementos necessrios e suficientes para a tomada de deciso do gestor de segurana pblica, seja no plano ttico, seja no plano estratgico.

18

Revista Brasileira de Cincias Policiais Braslia, v. 2, n. 1, p. 11-30, jan/jun 2011.

Adriano Mendes Barbosa

Para melhor compreender a produo de conhecimento utilizado pela doutrina de Inteligncia um modelo, que Herman (2010, p. 39) denomina Intelligence process in outline, e no Brasil chamado, vide Priscila Antunes (2001), de Ciclo de Produo do Conhecimento. EsteEste ciclo tem condo de explicitar como deve se desenvolver ciclo tem o o condo de explicitar como deve se desenvolver o processo de o Inteligncia (metodologia da produo doda conhecimento) a abordagem primeira processo de Inteligncia (metodologia produo desde do conhecimento) desde da situao problema at o alcance do produto final do esforo de Inteligncia, que o a abordagem primeira da situao problema at o alcance do produtofinal engendramento de um conhecimento que subsidie o processo decisrio do gestor da do esforo de Inteligncia, que o engendramento de um conhecimento que segurana pblica, seja em termo tticos, seja em termos estratgicos. subsidie o processo decisrio do gestor da segurana pblica, seja em termo tticos, seja em termos estratgicos.
DIFUSO

REUNIO DE DADOS

ANLISE

Figura didtico-ilustrativa 01 Figura 1:Ciclo da Produo de Conhecimento

4. Tratamento Vestibular da Demanda de Inteligncia


Com o partejamento de uma situao de alta indagao na seara da segurana pblica, como o incremento vertiginoso de aes criminosas organizadas (por exemplo, o aumento da incidncia de roubos partejamento de uma situao de alta indagao na seara da segurana a joalherias,Com de o forma orquestrada em shopping centers, na cidade de So pblica, como o incremento vertiginoso de aes criminosas organizadas (por exemplo, Paulo), ascende uma demanda de segurana pblica de alta relevncia. o aumento da incidncia de roubos a joalherias, de forma orquestrada em shopping Esta demanda, ento, constituir objeto de diferentes aes de segurancenters, na cidade de So Paulo), ascende uma demanda de segurana pblica de alta a pblica, como, outras, o incremento de policiamento ostensivo relevncia . Estaentre demanda, ento, constituir objeto de diferentes aes de segurana em lugares com as mesmas caractersticas dos que forma palco das aes pblica, como, entre outras, o incremento de policiamento ostensivo em lugares com as mesmas caractersticas dos que forma palco das aes criminosas sob luzes, criminosas sob luzes, instaurao de inquritos policiais em instaurao prol da inde inquritos policiais em prol da investigao formal delitos perpetrados, com a vestigao formal dos delitos perpetrados, comdos a oitiva de testemunhas, oitiva de testemunhas, entrevistas de pessoas saibam dizer sobre os fatos, percias de de entrevistas de pessoas saibam dizer sobre os fatos, percias de local crime, apreenso de mdias que contm cenas das aes criminosas, como
5 Tratamento Vestibular da Demanda de Inteligncia

Ciclo da Produo de Conhecimento

Revista Brasileira de Cincias Policiais Braslia, v. 2, n. 1, p. 11-30, jan/jun 2011.

19

A Atividade de Inteligncia de Segurana Pblica

as capturadas por circuito fechado de Televiso (CFTV) e esforo de inteligncia, alm das diligncias investigativas ordinrias, para se produzir conhecimento sobre os eventos criminosos sob escrutnio. Assim, no contexto da atividade de inteligncia, todos os detalhes fticos que tocam as aes criminosas objeto de exame sero apreciados num vis que vai alm da angariao de elementos probatrios. Os rgos de Inteligncia agiro neste cenrio criminoso com o escopo de desnudar todo elemento factual, alm dos que possam constituir prova criminal, relativos aos alvos sob investigao. Isto, tanto num vis preventivo, tanto quanto repressivo e prospectivo. Abordagem inicial do problema demandar, por conseguinte, do agente de Inteligncia encarregado do caso, e de sua equipe de analistas, uma abordagem vestibular metodolgica da situao-problema que orientar todos os demais passos a serem percorridos no processo de produo de conhecimento. Assim, o encarregado do caso h de se lanar sobre o fato sob anlise escrutinando os dados da realidade que a traduzem. Neste diapaso, ele executa a busca de dados orientada pelas indagaes que quando respondidas trazem ampla elucidao situao problema. O analista de Inteligncia diante do objeto de anlise prima facie h de indagar sobre: 1) O que aconteceu? 2) Quem foi o autor do fato? 3) Quando tal fato se deu? 4) Onde ele aconteceu? 5) Por que ele veio tona? 6) Como foi o ato criminoso praticado? 7) Com quais instrumentos o seu autor levou a termo a sua perpetrao? Ou seja, ele procura com tais questionamentos se aproximar no s da autoria e materialidade delituais, mas tambm de todas as circunstncias de lugar, tempo, modo e nimo que so adstritos aos crimes sob investigao. Diante de tais questionamentos, o analista se deparar com as premissas, as hipteses e os vazios relacionados com o fato criminoso. O escopo do ana20
Revista Brasileira de Cincias Policiais Braslia, v. 2, n. 1, p. 11-30, jan/jun 2011.

Adriano Mendes Barbosa

lista em face destes trs elementos ser a ratificao ou retificao das premissas e hipteses e o preenchimento dos vazios. Assim sendo, se alcanaro os limites fticos que circundam a atividade delituosa sob anlise. As premissas constituem dados da realidade ftica que so observados pelo analista e que em princpio so verdadeiros, dentro de uma dada inferncia. Vale dizer, elas so constataes emanadas do raciocnio lgico do analista. As hipteses constituem uma suposio admissvel que serve como explicao da existncia de determinado fato. As hipteses em sede de Inteligncia Policial so tambm so denominadas de linhas de investigao que so determinadas pelo analista quando este se depara com uma situao criminosa. So, em verdade, conjecturas engendradas pelo analista diante do fato criminoso que lhe apresentado. Neste diapaso, diante de um delito podem surgir diversas hipteses que explicam a sua existncia, inclusive para eximir de culpa um determinado suspeito. Quando do estabelecimento das linhas de investigao deve o analista elencar as mais plausveis que expliquem a existncia do fato criminoso. A hiptese h de ser plausvel, pois, assim, no sendo h investimento a fundo perdido de recursos preciosos para o Estado, como desperdcio de horas de trabalho de mo-de-obra especializada que poderia ser empregada em situaes criminosas que realmente necessitam aes investigatrias. De outro lado, os vazios so os questionamentos fulcrais engendrados em face de um fato criminoso sob escrutnio e que carecem de respostas. Eles representam a ausncia de soluo ao problema posto. Assim, se em uma dada anlise no se consegue superar algum vazio -- que materializado atravs da ausncia de resposta a alguma das questes: quis - quem? quid - que coisa? ubi - onde? quando - quando? quomodo - de que maneira? cur - por qu? quibus auxilis - com que auxlio? -- sobre ela incidir a mcula de ineficcia. Tais indagaes compem o chamado Heptmetro de Quintiliano. Cipio Martins, citado por Pery Cotta (2002, p. 66), afirma que:
No sculo I, o reitor romano Quintiliano, possivelmente nascido em terras de Espanha (Calahorra), traou em sua Instituio Oratria os precisos contornos da Retrica, mais conhecidos como circunstanciais: pessoa, fato, lugar, meios, motivos e modo.

Revista Brasileira de Cincias Policiais Braslia, v. 2, n. 1, p. 11-30, jan/jun 2011.

21

A Atividade de Inteligncia de Segurana Pblica

E conclui Martins:
Quintiliano enunciou um heptmetro para disciplinar o discurso: quis, quid, ubi, quibus auxiliis, cur, quomodo, quando? (quem, que coisa, onde, por que meio, como, quando?).

H de se frisar que tais questionamentos no so exaustivos, constituindo um referencial ao qual podem ser agregados outras indagaes. Eles constituem indagaes mnimas, mas no exaurem o rol de indagaes que devem ser feitas em face de uma situao problema posta sob anlise. Com a incidncia e permanncia de vazios o esforo de Inteligncia Policial levado a termo no alcanar a solvncia do fato criminoso, seja em relao sua autoria, seja em relao sua materialidade, ou a alguma circunstncia imprescindvel ao seu deslinde.

5. Reunio de Dados
O procedimento de reunio de dados vem tona exatamente para angariao de elementos da realidade que tm o condo de ratificar ou retificar premissas e hipteses, preencher vazios. A reunio de dados levada a efeito atravs do emprego de tcnicas operacionais que permitem ao agente de inteligncia a busca e coleta de dados, bem como a seleo e avaliao destes elementos factuais que vo formar o cabedal de elementos a serem analisados para produo de conhecimento. O ferramental legislativo que ascende da Lei n 9034/1995, que dispe sobre a utilizao de meios operacionais para a preveno e represso de aes praticadas por organizaes criminosas, por exemplo, traz rol de tcnicas operacionais para a preveno e represso de aes praticadas por organizaes criminosas, como a interceptao ambiental de sinais eletromagnticos e infiltrao por agentes de polcia em organizaes criminosas, que podem instrumentalizar a busca de dados. A coleta de dados a obteno de elemento fticos disponveis, isto , de livre acesso a quem procura obt-los. Ou seja, atravs da coleta se promove a arrecadao de dados que esto ao alcance imediato do agente de Inteligncia, sem necessidade de engendramento de esforos operacionais para superar direitos e garantias individuais, nem emprego de tcnicas operacionais. Em relao a esses dados h de se observar incondicionalmente o que prescreve a Constituio Federal (1988) no que concerne proteo aos direitos fundamentais do homem, notadamente da liberdade ambulatria, inviolabilidade do domiclio, do sigilo
22
Revista Brasileira de Cincias Policiais Braslia, v. 2, n. 1, p. 11-30, jan/jun 2011.

Adriano Mendes Barbosa

das comunicaes, etc. Neste diapaso, quando o agente de inteligncia se deparar com dados que esto sob o plio constitucional como os suso referidos ele necessitar da devida ordem judicial para os alcanar e buscar. A busca, por sua vez, a obteno de dados no disponveis de maneira imediata por parte do agente de Inteligncia. Os dados que so objeto de busca so aqueles que esto sob o plio de manobras protetivas dos alvos, tendo em vista que as mesmas os colocam diretamente vinculados aos delitos por eles perpetrados, ou aqueles outros que demandam aes operacionais, ou so dados que para serem alcanadas necessitam de afastamento de proteo constitucional. Exemplo de aes operacionais de busca seriam a quebra do sigilo das comunicaes dos alvos, emprego de fontes humanas (informantes) para obteno de dados relativos aos cidados lderes do esquema criminoso, infiltrao de agente na organizao criminosa alvo da operao. Nos processos de coleta e busca de bom alvitre que o agente de Inteligncia Policial observe alguns critrios para otimizao da operao neste momento em que os primeiros dados so alcanados. Desse modo, o agente de Inteligncia em relao aos dados a ser angariados deve no desprezar nenhum dado mesmo que em princpio parea insignificante; no descartar dados vista dos mesmos poder favorecer o alvo; partir do mais simples para o mais complexo; partir do de menor custo para o mais dispendioso; partir do de pouco ou nenhum risco para o mais arriscado; esgotar a capacidade do prprio rgo antes de acionar outros. A seleo consiste na triagem, excluso, que obviamente tem aqui o significado de descarte intelectual e no de retirada fsica do dado, e escolha dos dados que so de fato relevantes ou de menor monta para o deslinde do caso, a partir do critrio de relevncia para a futura produo de conhecimento. Com a seleo promove-se a separao do joio do trigo. Tal momento de todo relevante tendo em vista que por ocasio da coleta e busca muitos dados laterais, vale dizer, dados que no contribuem para a direta solvncia do fato criminoso, so angariados. A avaliao o processo a que so submetidos os dados para aferio da sua fora no sentido de se estabelecer se determinado dado tem condies de sustentar a produo de conhecimento que se almeja. Como se percebe na fase de reunio de dados que se desenvolvem as aes operacionais de Inteligncia. O gerenciamento das Operaes e Aes de Inteligncia ser abordado em detalhes em captulo vindouro. O objetivo da exposio nesta abordagem inicial contextualizar e localizar a atividade
Revista Brasileira de Cincias Policiais Braslia, v. 2, n. 1, p. 11-30, jan/jun 2011.

23

A Atividade de Inteligncia de Segurana Pblica

operacional de Inteligncia no contexto do Ciclo de Produo de conhecimento. O estudo da gesto dos esforos operacionais vir a posteriori.

6. Anlise dos Dados


O momento da anlise promove a associao, cruzamento e valorao dos dados para fins de estabelecimento do conhecimento que o produto final de todo o esforo de Inteligncia. Michael Herman (op. cit., p. 100) ensina o seguinte sobre o esforo de Anlise de Inteligncia, literis:
All-source work is a continuation of single-source processing, as defined in the official British description of the DIS as being to analyse information from a wide variety of sources, both overt and covert, NATO doctrine divides it into a sequence as follows: Collation, or the routine office work of recording incoming information Evaluation, of the reliability of the source and credibility of the information Analysis: identifying significant facts, comparing them with existing facts, and drawing conclusions Integrations, of all the analysed information into a pattern or picture interpretation, or deciding what it means in terms of what is likely to happen in the future.

Em prol da anlise, sero empregadas tanto a Lgica (COPI, 1981), j utilizada pelo agente de Inteligncia, notadamente o encarregado de caso, desde o estabelecimento das premissas e hipteses, quanto ferramental tecnolgico como softwares de anlise criminal, como o i2 Analysts Notebook3. Em verdade a anlise se d a todo momento, no havendo um momento estanque onde se somente acontece a anlise dos dados.
3 Sobre o programa de anlise criminal Analysts Notebook da empresa i2 h: Investigations typically involve large amounts of raw, multi-formatted data gathered from a wide variety of sources. Somewhere in this data lies the key to the investigation but it can remain obscured by the volume and apparent randomness of individual facts. i2 Analyst's Notebook 7 is i2's award winning visualization and analytical product which enables analysts and investigators to visualize large amounts of disparate information and turn it into meaningful intelligence. This is achieved by providing a framework for information which helps the analyst to quickly create a chart of objects and relationships. Analyst's Notebook also provides users with the tools they require to navigate, search and analyze the wealth of information contained in a chart. This allows intelligence data to be collated and filtered so that the important relationships within the investigation can be easily understood. Analyst's Notebook is considered an essential tool for intelligence and investigative analysts around the world. Proven in defense, law enforcement and commercial organizations, it has become a de facto standard for the exchange of intelligence information between agencies. Disponvel em http://www.issafrica.co.za (acessado em 21/10/2008).

24

Revista Brasileira de Cincias Policiais Braslia, v. 2, n. 1, p. 11-30, jan/jun 2011.

Adriano Mendes Barbosa

Mais ainda, as fases do Ciclo da Produo do Conhecimento no esto divididas em compartimentos incomunicveis e hermticos. O processo de anlise dinmico e no comporta o confinamento de suas fases a momentos fixos e especficos. claro que metodologicamente, e do ponto de vista didtico, h o estabelecimento de fases, momentos, do esforo de inteligncia, tanto operacionais, quanto analticos. Outrossim, isso no significa que estas aconteam de maneira isolada e distanciada uma das outras e que no haja o desenvolvimento de aes tpicas de uma fase no bojo da outra. Na anlise h, por conseguinte, a promoo do estudo pormenorizado do conjunto de dados angariados. Isso, numa perspectiva individual e global concomitantemente do conjunto de dados arrecadados. Assim, cada dado analisado individualmente e confrontado com os demais numa perspectiva micro e macro da anlise, conferindo uma apreenso da realidade ftica atrelada ao objeto sob exame que traduzida atravs dos dados colecionados. O produto da anlise de Inteligncia Policial o prprio conhecimento que pode ter estatura ttica ou estratgica. O conhecimento ttico se materializa atravs de informes e informaes. Por sua vez, o conhecimento estratgico vem tona atravs de apreciaes e estimativas. Informe o conhecimento destinado a comunicar a ocorrncia de um fato criminoso, objetivando o processamento inicial dos trabalhos de inteligncia policial, no possuindo um nvel de certeza que seja hbil, por exemplo, a ensejar a ascenso de elementos probatrios em face da ao criminosa sob anlise. Neste nvel de conhecimento a influncia das percepes e impresses do analista impregna, por assim dizer, fortemente o conhecimento. Geralmente os informes prescindem de aprofundamento na anlise. Todavia, eles j podem ascender indicando a presena de indcios relevantes sobre o objeto de anlise. Informao o conhecimento resultante de raciocnios elaborados pelo profissional de inteligncia e que contm o resultado do processamento dos dados dos quais se pode obter, por exemplo, elementos probatrios ou se tem conhecimento de onde podero ser obtidas sobre a materialidade, autoria e circunstncias de crimes sob anlise. A informao um plus em relao ao informe, denotando um nvel de certeza maior em relao aos dados analisados, se aproximando daquilo que verossmil em relao ao objeto de anlise. Com a informao o tomador de decises tem diante de si um conhecimento robusto hbil a orient-lo em prol da melhor deciso.
25

Revista Brasileira de Cincias Policiais Braslia, v. 2, n. 1, p. 11-30, jan/jun 2011.

A Atividade de Inteligncia de Segurana Pblica

Apreciao o conhecimento destinado a demonstrar a situao criminal em determinado momento, de abrangncia regional ou nacional. Tem como finalidade, no contexto da Inteligncia de Segurana Pblica, subsidiar a elaborao de estratgias e polticas para o enfrentamento de determinados fenmenos criminais. A apreciao se assemelha a uma fotografia panormica da situao problema objeto da anlise, conferindo ao gestor possibilidade de melhor entender a problemtica a ser enfrentada. Estimativa o conhecimento destinado o demonstrar e projetar de forma estimada a evoluo ou as tendncias de um tipo crime ou da criminalidade como um todo. Tem como finalidade subsidiar a adoo de estratgias e polticas preventivas na seara da segurana pblica. A estimativa prospectiva e antecipa no tempo cenrios que demonstram como, por exemplo, fatores que influenciam na criminalidade organizada podem vir tona, ensejando, assim, oportunidades, em adiantado, de preveno criminal. Assim, percebe-se que os informes e informaes so engendrados num contexto especfico, com foco precpuo na represso criminal, para subsidiar investigaes criminais e o processo decisrio do coordenador dos trabalhos investigativo, exercida pela Autoridade Policial, o Delegado de Polcia. Por bvio, o conhecimento ttico tambm hbil a subsidiar aes policiais ostensivas, vindo ao suporte de decises tticas de oficiais superiores das Polcias Militares, em particular de Coronis, responsveis pela conduo de aes de policiamento de manuteno da ordem pblica. De outro lado, as apreciaes e estimativas so produzidas num contexto estratgico, sem estar adstrito a um caso em especfico, sendo materializados para subsidiar o processo decisrio do gestor em segurana pblica. Isso, em suporte implementao de polticas e estratgias macro de preveno e represso criminalidade, em especial organizada. Com a concretizao da anlise de dados o analista vai se deparar com duas situaes, a saber: a) os dados angariados so suficientes para se engendrar o conhecimento necessrio ao suporte do processo decisrio do tomador de decises; b) o conjunto de dados analisados ainda aponta para a existncia de vazios de tal monta que interferem na produo do conhecimento necessrio e suficiente para atender a demanda trazida aos rgos de Inteligncia.

26

Revista Brasileira de Cincias Policiais Braslia, v. 2, n. 1, p. 11-30, jan/jun 2011.

Adriano Mendes Barbosa

Em sendo suficientes os dados, o Ciclo da Produo de Conhecimento segue seu curso rumo produo propriamente dita do conhecimento ttico ou estratgico demandado. Contudo, se ainda resta indagaes, relevantes s anlises, do Heptmetro de Quintiliano a serem sanadas ascende uma nova demanda de inteligncia, esta ensejada pelo encarregado de caso e sua equipe de analistas, que vai ensejar o aparecimento de novas premissas e hipteses e de nova reunio de dados mediante busca, coleta, seleo e avaliao. Superada a fase da anlise com a produo do conhecimento devido, este materializado (formalizado) em pertinente documento de Inteligncia. Tal documento o Relatrio de Inteligncia (RI) que traz em seu bojo os seguintes elementos formais: a classificao sigilosa do conhecimento, identificao do documento (numerao e data), rgo de Inteligncia de origem, referncia da demanda que deu origem ao esforo de Inteligncia, difuso anterior do conhecimento, difuso atual do conhecimento, relao de anexos. No mrito o RI traz o conhecimento propriamente dito de estatura ttica ou estratgica. Pode-se recomendar que o texto do Relatrio de Inteligncia observe os seguintes princpios, sem prejuzo de outros que emprestem clareza e certeza ao texto: 1) conciso, sendo breve e usando apenas a quantidade de palavras necessrias para transmitir a idia; evitando circunlquio, ou seja, discurso pouco direto, onde o escritor foge do ponto principal pelo abuso de expresses, estendendo demasiadamente uma ideia que pode ser expressa em poucas palavras, clichs, redundncias; 2) correo, obedecendo ao emprego das normas gramaticais; 3) preciso, escolhendo as palavras mais adequadas transmisso das idias; evitando ambigidades; 4) imparcialidade, apresentando os fatos com iseno, evitando o emprego de adjetivos e expresses que indiquem juzo de valor; 5) objetividade, apresentando os fatos de modo pragmtico, raciocinando com base neles; 6) simplicidade, transmitindo as idias na ordem direta e sem ostentao; evitando linguagem rebuscada e estrangeirismos; 7) amplitude, apresentando o trabalho de modo completo e compreensivo, sem lacunas; 8) clareza, transmitindo de modo ntido e eficiente a mensagem.

Revista Brasileira de Cincias Policiais Braslia, v. 2, n. 1, p. 11-30, jan/jun 2011.

27

A Atividade de Inteligncia de Segurana Pblica

7. Difuso
Uma vez que o conhecimento encontra-se produzido alcana-se a fase de difuso do conhecimento. A difuso consiste na remessa do conhecimento formalizado para os usurios que dele faro uso para suporte de seu processo decisrio. A difuso pode h de ser levada a termo mediante o encaminhamento do conhecimento atravs de canais seguros de comunicao. Este encaminhamento pode ser por intermdio de documento de Inteligncia, notadamente o Relatrio de Inteligncia ou mentalmente, em casos excepcionais quando h a necessidade de transmisso oral do conhecimento.

Concluso
Diante do exposto, observa-se o alto grau de pertinncia do emprego da Atividade de Inteligncia na seara da Segurana Pblica. Isso, tanto na dimenso da preveno do crime, quanto da represso criminal. No obstante esta constatao alvissareira, este ferramental, pelas suas peculiaridades, apresentadas acima, h de ser instrumentalizado de forma tcnica e sempre com plio na legalidade e com respeito incondicional aos direitos e garantias constitucionais do indivduo. A Atividade de Inteligncia no campo da Segurana Pblica atua necessariamente sob os ditames do Estado Democrtico de Direito de forma inarredvel. No h como se conceber uma atuao policial de represso criminal, por exemplo, ao arrepio do que determina a Lex Excelsa. Neste diapaso, as Operaes de Inteligncia, face da atuao da Atividade de Inteligncia de Segurana Pblica, mais (in)visvel e invasiva s pode ser levada a termo se h legitimidade e licitude no bojo desta ao. Assim no sendo, os dados angariados em sede de Operaes, que daro, por exemplo, plio parturio do futuro elemento probatrio, estaro maculados, viciados e, por via de consequncia, imprestveis represso criminal. Com efeito, a Atividade de Inteligncia de Segurana Pblica h sempre de ser expresso de uma atuao estatal de preveno e represso criminais de estatura legal e constitucional.

28

Revista Brasileira de Cincias Policiais Braslia, v. 2, n. 1, p. 11-30, jan/jun 2011.

Adriano Mendes Barbosa

Adriano Mendes Barbosa


Delegado de Polcia Federal, Mestre em Political Science pela Naval Postgraduate School (NPS), Califrnia, EUA, revalidado pela Universidade de Braslia (UnB) como Mestre em Relaes Internacionais, Professor da Escola Superior de Polcia da Academia Nacional de Polcia da Polcia Federal. tambm Orientador de Monografias, Conferencista e Palestrante sobre as temticas do Terrorismo, Inteligncia Policial e Investigao Criminal; Membro da Comisso Editorial da Revista Brasileira de Cincias Policiais. E-MAIL: adriano.amb@dpf.gov.br

ABSTRACT
The crime is a social phenomenon which is deeply connected with humankind history. However, it comes about by different ways. As a matter of fact, there some factors that highly influence the way that the crime appears in society, like history, culture, geography, economics, social values and the politics. Hence, there are crime activities which are less complex than others. For instance, one can find predatory crimes that are disorganized and are committed in urban spaces by criminals who act by an improvised way with no support, such as pickpocket, burglaries and rapes. On the other hand, there are some kinds of crime activities that are driven by an organized way. This type of criminality is perpetrated by criminal organizations that look for outcomes and put the state under its influence. Drug trafficking, weapon trafficking, bank robbery and kidnappings and samples of this kind of criminal endeavor. As a consequence, the state needs to be prepared to prevent and to combat all these types of criminality. In this context, to struggle the organized crime the state needs a police apparatus that must be as efficient as possible. Hence, the Police Intelligence comes about as the right tool to be applied in this mission. It can provide support to police operations and investigations in order to defeat organized crime. Keywords: Crime. Organized Crime. Criminal Prevention. Criminal Repression. Police. Intelligence. Police Intelligence.

Referncias
BARBOSA, Adriano M. Criminalidade Predatria Organizada, Revista Artigo 5, Ano I, Edio 2, Maio-Junho de 2008; __________________. Ciclo do Esforo Investigativo Criminal, Revista Brasileira de Cincias Policiais, Volume 1, Nmero 1, JanJun/2010;

Revista Brasileira de Cincias Policiais Braslia, v. 2, n. 1, p. 11-30, jan/jun 2011.

29

A Atividade de Inteligncia de Segurana Pblica

__________________. Investigao Criminal e sua Gesto Estratgica, no prelo. BBLIA SAGRADA, So Paulo: Sociedade Bblica do Brasil, 1969. BRASIL, Constituio Federal, 1988. CEPIK, Marco. Espionagem e Democracia: Agilidade e Transparncia como dilemas na Institucionalizao de Servios de Inteligncia, Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003. COPI, Irving M. Introduo Lgica, So Paulo: Editora Mestre Jou, 1981. COTTA, Pery. Aristteles, o pai gentico do Jornalismo, Comum, V. 7, N 19, Rio de Janeiro, 2002. FIGUEREDO, Lucas. Ministrio do Silncio, A Histria do Servio Secreto Brasileiro de Washington Lus a Lula: 1927 2005, So Paulo: Editora Record, 2005. GOMES, Rodrigo Carneiro. O Crime Organizado na Viso da Conveno de Palermo, Belo Horizonte: Del Rey Editora, 2008. HERMAN, Michael. Intelligence Power in Peace and War, Cambridge: Cambridge University Press, 2010. LUNDE, Paul. Organized Crime: An Inside Guide to the Worlds Most Successful Industry, London: Dorling Kindersley, 2004. SOUZA, Percival. O Sindicato do Crime, PCC e outro grupos, Rio de Janeiro: Editora Ediouro, 2006. TZU, Sun. A Arte da Guerra. Adaptao de James Clavell, Rio de Janeiro: Record, 2001.

LVl

30

Revista Brasileira de Cincias Policiais Braslia, v. 2, n. 1, p. 11-30, jan/jun 2011.

Vous aimerez peut-être aussi