Vous êtes sur la page 1sur 20

Ecoturismo & Turismo de Aventura do Brasil

PLANO DE COMUNICAO

Livro da Marca

Brasil - A bola da vez


O turismo no Brasil finalmente decolou. Mais brasileiros esto viajando pelo Pas e mais estrangeiros esto vindo visit-lo. H uma dcada, eram dois milhes de turistas internacionais por ano. Hoje, de acordo com o Ministrio do Turismo, so cinco milhes. E devem ser ainda mais nos prximos anos, com a realizao de um nmero cada vez maior de eventos mundiais em solo nacional. Na esteira desse crescimento, nunca se investiu tanto em infraestrutura, servios e qualificao profissional. Ainda mais otimista o quadro do segmento Ecoturismo e Turismo de Aventura. No mundo, o crescimento da ordem de 20% ao ano, segundo dados da Organizao Mundial do Turismo. No Brasil, aumentam a cada temporada os investimentos do poder pblico e o interesse internacional. Tudo isso a prova de que a explorao sustentvel do nosso patrimnio natural pode, tambm, ser uma das grandes foras de desenvolvimento da nao. Este o momento de consolidar nosso segmento, fortalecer nossa comunicao e investir nossos esforos com o profissionalismo e a maturidade que tanto tempo levamos para conquistar.

02

hora de colher o que plantamos


Nas ltimas duas dcadas, ajudamos o povo brasileiro a desvendar a natureza de nosso Pas. Compartilhamos com milhes de pessoas nossa paixo pela vida ao ar livre, pela aventura e pela descoberta. E ensinamos que a melhor maneira de explorar o patrimnio natural do Brasil percorrendo trilhas, descendo rios e tomando banhos em cachoeiras. Nesse tempo, temos visto tambm o segmento de Ecoturismo e Turismo de Aventura amadurecer e se profissionalizar. De sonhadores, nos tornamos empresrios. Agora o momento de usar toda essa experincia a nosso favor para aprimorar nosso produto e conquistar, finalmente, o lugar no mercado que nos devido. Chegou a hora da colheita.

Voc vem com a gente?

03

Vamos criar uma marca


Este conjunto de diretrizes, elaborado pela Associao Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), em parceria com o Ministrio do Turismo, ir nos ajudar a construir uma identidade comum a todas as atividades do segmento no Pas. E, a partir dela, estabelecer os elementos que devem compor nossa estratgia de comunicao. Nossa meta ser transformar o Ecoturismo e Turismo de Aventura do Brasil numa marca registrada, facilmente reconhecvel pelo pblico em todos os seus aspectos. Isso ser fundamental para valorizar e fortalecer tudo o que temos cultivado nos ltimos anos. Em outras palavras, este plano estratgico um instrumento para transmitir nossos novos caminhos, porque escolhemos trilh-los e para onde vamos. Ele existe para que nossa linguagem nos ajude a propagar nossa personalidade, nossos valores e, principalmente, nossa energia.

04

Por que tudo isso importante?


Para desenvolvermos uma comunicao eficiente e duradoura. Para crescermos com identidade, princpios e valores em conjunto. Para direcionarmos esforos em prol da experincia do turista. Para nos diferenciarmos de outros segmentos do turismo. Para no sermos confundidos com outras atividades.

A quem se destina esse plano estratgico?


A todos aqueles que, de alguma forma, esto envolvidos com as atividades de Ecoturismo e Turismo de Aventura do Brasil, como empresrios, prestadores de servios, associaes e rgos governamentais. Este documento para VOC.

05

Partida e chegada
Ponto de partida
Definies tcnicas do segmento O que Ecoturismo
Um segmento da atividade turstica que utiliza, de forma sustentvel, o patrimnio natural e cultural, incentiva sua conservao e busca a formao de uma conscincia ambientalista por meio da interpretao do ambiente, promovendo o bem-estar das populaes envolvidas.

O que Turismo de Aventura


Turismo de Aventura compreende os movimentos tursticos decorrentes da prtica de atividades de aventura de carter recreativo e no competitivo.
Fonte: Manual de Segmentao do Turismo, marcos conceituais - Ministrio do Turismo, 2005.

Ponto de chegada
Transformar nosso Pas em um destino de ecoturismo e turismo de aventura de classe mundial de forma consciente, saudvel e divertida. Fazer da vida ao ar livre uma fora de evoluo da sociedade."

06

Quem somos ns?

Qual a personalidade do segmento Ecoturismo e Turismo de Aventura do Brasil? Qual nossa marca? Nas pginas seguintes, um retrato do que somos, do que queremos e de onde podemos chegar.

07

Somos nicos
08
Quanto mais limpa e coerente for a nossa voz, mais claramente ela ser compreendida pelo pblico que desejamos atingir. Quanto mais focarmos aquilo que nos torna nicos, mais atraente ser a nossa mensagem.

Somos especialistas no prazer da descoberta


Nosso trabalho criar experincias inesquecveis na natureza para jovens de esprito de todas as idades. Nosso desafio tornar essa vontade de descoberta maior que medos, inseguranas e preconceitos.

09

Sustentabilidade: A raiz do nosso ofcio


O patrimnio ambiental do Brasil nosso local de trabalho. Zelar por sua conservao questo de sobrevivncia. Minimizando os impactos, ajudamos a manter as belezas naturais do Pas sempre prontas para acolher o prximo grupo de visitantes.

10

Nossa prtica divertida por natureza


Superao fsica e competio tudo o que procuramos evitar. A diverso parte daquilo que somos e do que proporcionamos. O lado recreativo das atividades de ecoturismo e turismo de aventura deve, portanto, figurar sempre na nossa estratgia de comunicao.

11

Quando h troca de experincias, todos saem ganhando


Envolver as comunidades locais, incentivar a economia do lugar e proporcionar o encontro de culturas so nossas contribuies para o desenvolvimento do Pas.

12

Aventura tambm cultura


Lendas, festas, artesanatos e outras tradies populares podem ser grandes companheiras de viagem. Para ns, o patrimnio cultural brasileiro to valioso quanto o ambiental. Compartilh-lo com nosso pblico e favorecer seu fortalecimento so partes importantes de nossa atividade.

13

Conforto bom ... e a gente gosta


Aventura e ecoturismo no precisam ser sinnimos de desconforto e de precariedade. Eis um preconceito que precisa ser combatido com criatividade e profissionalismo.

14

Cada destino especial


Todo lugar tem sua personalidade, e parte de nosso trabalho destacar o que ele tem de melhor. Olhe sua volta e procure, em cada destino, o que voc ainda no viu. As mesmas coisas que o surpreenderem podem e devem ser compartilhadas.

15

Em cada lugar, um sabor


Para matar a fome depois da aventura, nada melhor do que um bom prato da culinria regional. O envolvimento com o destino e com a cultura local torna-se ainda mais completo.

16

O Brasil nunca grande o suficiente para ns


Cada canto do Pas pode ser o prximo destino de ecoturismo ou de aventura. E ns somos os primeiros a estar l para fazer isso acontecer.

17

Temos orgulho do Brasil


E fazemos questo de expressar esse orgulho.

18

Obrigado por chegar at aqui!

Inspire-se: continue a leitura dos livros seguintes. L voc encontrar dados valiosos sobre nosso pblico, coletados em pesquisas de mbito nacional, e dicas de como contribuir para o fortalecimento e para a valorizao do nosso segmento. Neste primeiro livro, ns apresentamos os elementos fundamentais que identificam o Ecoturismo e Turismo de Aventura do Brasil. No site da Abeta, constam os seguintes documentos:

Perfil do Turista de Aventura e do Ecoturista no Brasil Estratgia de Comunicao Manual de Redao e Tom de Voz Manual de Composio Fotogrfica Manual de Design Grfico
Mais sobre o Plano de Comunicao do Ecoturismo e Turismo de Aventura do Brasil em

www.abeta.com.br

19

Crditos
Repblica Federativa do Brasil
Luiz Incio Lula da Silva
Presidente da Repblica

EQUIPE EXECUTIVA Gustavo Fraga Timo Cibele Moulin Clvis Arruda Lcia Gurgel SEISHIN CONSULTORIA E ARTICULAO DE ALIANAS Fabola Arantes Seo
Planejamento, Branding e Coordenao do projeto

FOTOGRAFIAS Pag. 2: Parque Nacional da Chapada Diamantina BA. Alexandre Cappi Pg. 3: So Bento do Sapuca SP Alexandre Cappi Pg. 4: Diamantina MG Alexandre Cappi Pg. 5: Cnion do Macaquinho Chapada dos Veadeiros GO Alexandre Cappi Pg. 6: Mergulho Fernando de Noronha PE Zaira Matheus Pg. 7: Chapada Diamantina BA Alexandre Cappi Pg. 8: Praia do aventureiro Ilha Grande SP Alexandre Cappi Pg. 9: Arvorismo Brotas SP Alexandre Cappi Pg. 10: Flutuao Bonito MT Acervo Abeta

Pg. 11: Rafting Brotas SP Alexandre Cappi Pg. 12: Serra do Rio do Rastro Serra Catarinense SC Alexandre Cappi Pg. 13: Arteso Tiradentes MG Acervo Ministrio do Turismo Pg. 14: Brotas SP Alexandre Cappi Pg. 15: Chapada dos Veadeiros GO Alexandre Cappi Pg. 16: Prato tpico Brotas SP Alexandre Cappi Pg. 17: Pico do Itamb Serra do Espinhao MG Alexandre Cappi Pg. 18: Cavalgada Pantanal MT Acervo Abeta Pg. 19: Boia-cross Brotas SP Tadeu Fessel

Ministrio do Turismo
Luiz Eduardo Pereira Barretto Filho
Ministro de Estado do Turismo

Carlos Alberto da Silva


Secretrio Nacional de Polticas de Turismo

Marcio Nascimento
Diretor de Promoo e Marketing Nacional

Guilherme Sebastiany
Branding e Design

Jurema Camargo Monteiro


Coordenadora Geral de Eventos e Apoio Comercializao

Marianne Costa e Mariana Madureira


Diagnstico e pesquisa

Giovani Castelucci e Eder Santos


Design

Associao Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura - ABETA


DIRETORIA Jean-Claude Marc Razel
Presidente

Renato Incio
Design e animao

Xavier Bartaburu
Redao

COLABORAO ESTRATGICA Vivian Cunha Vinicius Romanini

Daniel Blum Spinelli


Vice-presidente

Patrick Daniel Muller


Diretor Tcnico

Gelderson dos Anjos Pinheiro


Diretor de Capacitao

Israel Henrique Waligora


Diretor Socioambiental

Eduardo Folley Coelho


Diretor de Marketing

www.abeta.com.br

Vous aimerez peut-être aussi