Vous êtes sur la page 1sur 53

1

Universidade Federal Rural do Semi-rido UFERSA CAMPUS ANGICOS

Obras em Terra
Prof.: Sulen Silva Figueiredo

Ementa

Encosta. Aterros sobre solos moles. Compactao de aterros. Barragens de terra. Rebaixamento do nvel de gua.

Objetivos

Apresentar os processos e mtodos de anlise de obras em terra, baseados em mecnica dos solos e expor os cuidados com o ambiente, relacionados s obras em terra.

Metodologia Aulas tericas expositivas, utilizando os recursos didticos; Aulas expositivas, com ligaes entre o contedo trabalhado e suas vivncias e observaes dirias; Demonstraes e ilustraes na lousa, data show e vdeo. Avaliao

1 Unidade: Avaliao (peso: 10,0). 2 Unidade: Seminrio (peso: 10,0). 3 Unidade: Seminrio (peso: 10,0).

Avaliao

1 Avaliao: 20/02/2014
Reposio: 13/03/2014 Prova Final: 14/03/2014

Bibliografia

Bsica MASSAD, F. Obras de Terra: Curso Bsico de Geotecnia. So Paulo: Oficina de Textos, 2010; SILVEIRA, J. Instrumentao e Segurana de Barragens de Terra e Enrocamento. So Paulo: Oficina de Textos, 2006; VELLOSO, D.; LOPES, F. Fundaes: Critrios de Projeto Investigao do Subsolo Fundaes Superficiais Fundaes Profundas. 1 ed. So Paulo: Oficina de textos, 2011. Volume Completo.

Complementar CAPUTO, H. P. Mecnica dos Solos e Suas Aplicaes. Mecnica das Rochas Fundaes Obras de terra. 6. ed. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 2010.V. 2; CRUZ, Prof. Paulo Teixeira da. 100 BARRAGENS BRASILEIRAS - Casos Histricos - Materiais de Construo Projeto. Oficina de Textos 2004; HACHICH, W. Fundaes: Teoria e Prtica.2 ed. Pini, 2003; TSCHEBOTARIOFF, G. Fundaes, estruturas de arrimo e obras de terra: A arte de projetar e construir e suas bases cientficas na mecnica dos solos. Tradutor Eda Freitas de quadros, revisor tcnico Renato Armando Silva Leme. So Paulo:McGraw-Hill do Brasil, 1978.

Encostas Naturais

Os solos das encostas tendem naturalmente peneplanizao, ou seja, tendem a descer para atingir um nvel de base.
Assim, pode-se dizer que os coeficientes de segurana das encostas naturais, esto, em geral, prximos de 1.

10

11

Obras seguras

Conhecimento dos solos

Conhecimento dos mecanismos dos escorregamentos

12

13

Os solos podem ser encarados como o resultado de uma espcie de equilbrio temporrio entre o meio ambiente e as rochas.

14

15

So os solos que desde a sua origem at a data de amostragem permanecem no mesmo local onde foram formados. Uma importante caracterstica do solo residual a gradao do tamanho das partculas. O solo de gro fino superficial, e o tamanho dos gros aumenta com a profundidade.

16

No existe contato ou limite brusco e direto entre o solo e a rocha que o originou. A passagem entre eles gradativa e permite a separao de pelo menos duas faixas distintas: uma logo abaixo do solo propriamente dito, chamada Alterao de Rocha, e uma outra acima da rocha, chamada de Rocha Decomposta.

17

Os solos residuais, principalmente os saprolticos, apresentam em geral baixa resistncia eroso e, por isso, precisam ser protegidos em obras que envolvem cortes e escavaes em encostas naturais. Estes solos possuem elevada resistncia ao cisalhamento. No raro, no entanto, apresentam planos de maior fraqueza ao longo das estruturas herdadas da rocha, como, por exemplo, juntas ou fraturas preenchidas com solo de baixa resistncia que, numa situao de corte ou escavao, podem levar o talude a um escorregamento.

18

19

20

Tlus so depsitos formados pela ao da gua e, principalmente, da gravidade, compostos predominantemente por blocos de rocha de variados tamanhos, em geral, arredondados, envolvidos ou no por matriz areno-silto-argilosa, frequentemente saturada. Estes depsitos podem ter variadas dimenses, ocorrendo, ao contrrio dos coluvies, de forma localizada, com morfologia prpria, ocupando os ps das encostas de relevos acidentados como serras, escarpas, etc. Os tlus tambm podem apresentar movimentos como o rastejo, que podem ocorrer caso tenham seu frgil equilbrio alterado, como, por exemplo, por um talude de corte. Em vista disto so depsitos quase sempre problemticos e de difcil conteno quando estveis. Depsitos de tlus mais antigos, provavelmente de idade terciria, apresentam quase sempre a matriz laterizada, sendo, nestes casos, depsitos mais consolidados, sem nvel dgua e mais estveis.

21

Nas regies tropicais so formados solos residuais chamados de LATERITAS formados por uma alternncia de saturao e secagem do solo original, aumentando a concentrao de xidos de ferro e alumina na parte superior. So solos vermelhos, moles quando midos, porm duros quando expostos ao sol.

22

Condies para ocorrer a laterizao:


Haver

drenagem; e quente.

Clima mido

23

Os solos laterticos apresentam elevada resistncia contra a eroso em face da ao cimentante dos xidos de ferro. Suportam tambm cortes e escavaes subverticais, de at 10 m de altura, sem maiores problemas. No entanto, os seus macroporos conferemlhes uma elevada compressibilidade, alm de serem solos colapsveis, isto , sofrem deformaes bruscas quando saturados sob carga.

24

25

26

27

Rastejos
Movimentos bastante lentos e contnuos que ocorrem nas camadas superficiais. Esses movimentos so geralmente da ordem de alguns milmetros por ano.

28

Encurvamento em rvores;
Deslocamento de cercas; Ruptura de tubulaes ancoradas na superfcie do terreno, etc.

A velocidade do rastejo afetada por fatores como: geometria do talude, caractersticas tenso-deformao do solo e as condies de umidade do solo (clima da regio).

29

Desmoronamentos
Movimentos rpidos, resultante da ao da gravidade sobre a massa de solo que se destaca do restante do macio e rola talude abaixo acumulando-se no p da encosta.

30

Escorregamentos
Movimentos que podem ser lentos ou rpidos e procedem do deslocamento de uma cunha de solo que se movimenta em relao ao resto do macio, segundo uma superfcie de ruptura bem definida.

31

32

33

Aes Aes

externas;

internas; mistas.

Aes

34

Alterao da geometria do talude


Descalamento

escavaes;

do

seu

p:

cortes

ou

Retaludamento:

aumento da sua inclinao.

35

Colocao de sobrecargas no topo das encostas

36

Infiltrao de guas de chuvas


Introduo
Aumento

de uma fora de percolao, no sentido do escorregamento;


do peso especfico do solo e, portanto, da componente da fora da gravidade que atua na direo do escorregamento; da resistncia encharcamento; do solo por

Perda

Diminuio

da resistncia efetiva do solo pelo desenvolvimento das presses neutras.

37

Desmatamento e Poluio Ambiental


Destruio

da vegetao:

A vegetao tem um papel importante na estabilizao das encostas, pela absoro de parte das guas de chuva, facilitando o escoamento dessas guas, e ainda pelo reforo que suas razes imprimem resistncia ao cisalhamento dos solos que as suportam.

38

39

40

A execuo de projetos econmicos e seguros exige uma anlise da estabilidade de taludes existentes no local. Nesta avaliao deve-se levar em conta alguns quesitos, como: -Probabilidade de escorregamento; -Ocorrncia de deslizamentos anteriormente; -Necessidade de se executar obras de estabilizao.

41

Massa de solo
Peso

Escoamento da gua

Resistncia ao cisalhamento

42

Mtodos

de Anlise de Tenses: as tenses em todos os pontos do meio so calculadas e comparadas com as tenses resistentes (zonas de ruptura/zonas de equilbrio);
de Equilbrio Limite: massas arbitrrias so isoladas e estuda-se as condies de equilbrio, pesquisando o equilbrio mais desfavorvel.

Mtodos

43

Equao Bsica de Kotter; Taludes de Extenso Ilimitada; Taludes em Solos no Coesivos, com Percolao de gua; Taludes de Extenso Limitada; Superfcie Plana de Ruptura; Superfcie Curva de Ruptura; Mtodo Sueco; Fendas de Trao; Taludes Verticais; Mtodo da Espiral; Taludes Submersos; Rupturas por Translao, etc.

44

45

Os Taludes podem eventualmente por si s manterem suas conformaes geomtrica estveis. Em caso negativo, contudo, ser necessrio estabiliz-los.

46

Nos projetos de estabilizao o fundamental atuar sobre os mecanismos instabilizadores, eliminando as causas com obras ou medidas para melhorar a segurana.

47

Percolao de gua no macio obras de drenagem profunda e/ou impermeabilizao a montante do talude; Eroso proteo vegetal com gramneas e rede de drenagem superficial com canaletas, descidas dgua, linhas de declive, etc.;
Foras gravitacionais retaludamento.

48

Nas obras de estabilizao importante considerar tambm as solues mais simples, s vezes, elas so as mais adequadas. As obras mais caras s se justificam quando o processo de instabilizao no pode ser controlado pelas obras mais simples ou quando as condies geolgicas e geotcnicas obrigam a utilizao de obras mais complexas.

49

Segurana do Talude

50

51

52

Mapas

Geolgicos;

Mapas

Topogrficos; areas e de satlites; no terreno;

Fotografias Evidncias Fatores

ambientais; em campo (sondagens e

Investigaes

ensaios).

53

suelen.figueiredo@ufersa.edu.br

Vous aimerez peut-être aussi