Vous êtes sur la page 1sur 6

DICAS DE DIREITO DO TRABALHO PARA O TRT2

Prof. Henrique Correia (17.02.2014)

DICA 01 Quem o EMPREGADO?


Precisamos saber quem ele - pois s ele tem a proteo trabalhista!

Requisitos: De acordo com o artigo 3 da CLT, h 4 requisitos para a configurao da relao de emprego, que so: - Pessoa fsica / Pessoalidade - Onerosidade, - No eventualidade e - Subordinao.

Art. 3, CLT - Considera-se EMPREGADO toda pessoa fsica que prestar servios de natureza no eventual a empregador, sob a dependncia deste e mediante salrio. Pargrafo nico - No haver distines relativas espcie de emprego e condio de trabalhador, nem entre o trabalho intelectual, tcnico e manual.

Obs.: Exclusividade / Local da prestao de servios So irrelevantes para identificar o empregado.

DICA 2 - Motorista
De acordo com o art. 235-B, incisos IV e VII da CLT: Art. 235-B. So deveres do motorista profissional: I - Estar atento s condies de segurana do veculo; II - Conduzir o veculo com percia, prudncia, zelo e com observncia aos princpios de direo defensiva; III - Respeitar a legislao de trnsito e, em especial, as normas relativas ao tempo de direo e de descanso; IV - Zelar pela carga transportada e pelo veculo; V - Colocar-se disposio dos rgos pblicos de fiscalizao na via pblica; VI (vetado); VII - Submeter-se a teste e a programa de controle de uso de droga e de bebida alcolica, institudo pelo empregador, com ampla cincia do empregado.
Lettcia Borges

DICA 3 - Alterao unilateral do Contrato - Possibilidade:


De acordo com a smula n. 265 do TST, A transferncia para o perodo diurno de trabalho

implica a perda do direito ao adicional noturno.

O MESMO RACIOCNIO - Adicional de Insalubridade, Periculosidade e Horas extras - desde que cesse a condio gravosa.

DICA 04 - AVISO PRVIO


HIPTESES EM QUE DEVIDO O AVISO-PRVIO 1. Aviso-prvio concedido pelo empregador: Dispensa SEM justa causa; Resciso indireta (art. 483 da CLT) Extino do estabelecimento (Smula n 44 do TST) Contrato por prazo determinado COM clusula assecuratria de direito recproco (art. 481 da CLT) Culpa recproca: empregado tem direito a 50% do valor do aviso (Smula n 14 do TST) 2. Aviso-prvio concedido pelo trabalhador: Pedido de demisso feito pelo empregado Contrato por prazo determinado com clusula assecuratria do direito recproco (art. 481 da CLT)

3. No ser devido o aviso-prvio: Contratos por prazo determinado Dispensa POR justa causa (art. 482 da CLT) Morte do trabalhador

DICA 05 Indisciplina x Insubordinao


O ato de indisciplina configura-se quando o empregado descumpre ordens de carter geral.

Por sua vez, a insubordinao ocorre quando h o descumprimento de ordens pessoais e diretas a determinado empregado. Ambas so hipteses de dispensa por justa causa (art. 482, alnea h, CLT).
Lettcia Borges

DICA 06 - REPRESENTAO DE TRABALHADOR ELEITO - EMPRESA

Art. 11, CF. Nas empresas de mais de duzentos empregados, assegurada a eleio de um representante destes com a finalidade exclusiva de promover-lhes o entendimento direto com os empregadores.

DICA 7 - MENOR - Jornadas somadas


Em regra o empregado menor de 18 anos NO poder, em regra, prestar horas extras. E se o menor prestar servios a mais de uma empresa, ou seja, contratos de trabalho simultneos, as horas de trabalho em cada uma delas sero somadas.

DICA 08 - Raios solares e ADICIONAL DE INSALUBRIDADE


OJ n. 173 da SDI-I do TST: I Ausente previso legal, indevido o adicional de insalubridade ao trabalhador em atividade a cu aberto, por sujeio radiao solar. II Tem direito ao adicional de insalubridade o trabalhador que exerce atividade exposto ao calor acima dos limites de tolerncia, inclusive em ambiente externo com carga solar, nas condies previstas no Anexo 3 da NR-15 da Portaria N 3214/78 do MTE.

DICA 09 - TRANSFERNCIA DO EMPREGADO


Smula n 43 do TST. Presume-se abusiva a transferncia de que trata o 1 do art. 469 da CLT, sem comprovao da necessidade do servio.

Orientao Jurisprudencial n 113 da SDI-1 do TST. O fato de o empregado exercer cargo de confiana ou a existncia de previso de transferncia no contrato de trabalho NO exclui o direito ao adicional. O pressuposto legal apto a legitimar a percepo do mencionado adicional a transferncia provisria.

Smula n 29 do TST. Empregado transferido, por ato unilateral do empregador, para local mais distante de sua residncia, tem direito a suplemento salarial correspondente ao acrscimo da despesa de transporte.

Lettcia Borges

DICA 10 - EMPREGADO DOMSTICO


Em que pese a ampliao significativa de direitos aos empregados domsticos, NO houve total equiparao desses trabalhadores com os empregados urbanos e rurais.

O piso salarial proporcional extenso e complexidade do trabalho (art. 7, inciso V, CF/88) continua no sendo direito dos empregados domsticos uma vez que no est contido no rol do art. 7, pargrafo nico da CF/88.

DICA 11 - QUALIFICAO PROFISSIONAL - Hiptese de Suspenso do contrato:


O contrato de trabalho poder ser suspenso, por um perodo de 2 a 5 meses, para participao do empregado em curso ou programa de qualificao profissional oferecido pelo empregador, com durao equivalente suspenso contratual, mediante previso em conveno ou acordo coletivo de trabalho e aquiescncia formal do empregado, observado o disposto no art. 471 desta Consolidao. (art. 476-A, CLT).

DICA 12 - PERDA DO DIREITO DE FRIAS:


No ter direito a frias o empregado que, no curso do perodo aquisitivo: tiver percebido da Previdncia Social prestaes de acidente de trabalho ou de auxlio-doena por mais de 6 meses, embora descontnuos. (art. 133, inciso IV, CLT).

DICA 13 - CIPA:
O mandato dos membros eleitos da CIPA ter a durao de 1 ano, permitida uma reeleio. (art. 164, 3, CLT).

A CIPA rgo de carter preventivo e est previsto no art. 163 da CLT e na NR 5 e ser presidido por empregado indicado pelo empregador e o vice-presidente ser empregado eleito pelos trabalhadores.

Cabe destacar, novamente, que o mandato tem durao de 1 ano, sendo permitida uma reeleio. No entanto, o membro suplente que tiver participado de menos da metade de reunies, no ser permitida a sua reeleio.

Lettcia Borges

DICA 14 - Prazo de vigncia. Acordo e Conveno


O prazo de vigncia dos acordos e convenes no poder ser superior a 2 anos, de acordo com o art. 614, 3, da CLT. O objetivo desse prazo fomentar negociaes peridicas, adequando os instrumentos realidade econmica e regional.

Recentemente, entretanto, houve mudana do posicionamento do TST. O prazo mximo de 2 anos deve ser interpretado, juntamente com a teoria da aderncia limitada por revogao, ou seja, enquanto no houver um novo acordo ou conveno que modifique a situao do instrumento ajustado, este continua em vigor, mesmo aps terminado o seu prazo de vigncia de 2 anos. Nesse sentido, prev o novo posicionamento do TST:

Smula n 277 do TST. As clusulas normativas dos acordos coletivos ou convenes coletivas integram os contratos individuais de trabalho e somente podero ser modificadas ou suprimidas mediante negociao coletiva de trabalho.

QUESTES
SORTEIO: Quais as penalidades expressamente permitidas na CLT?

So apenas duas penalidades permitidas na CLT - SUSPENSAO e DISPENSA POR JUSTA CAUSA. A Advertncia no est EXPRESSAMENTE prevista na CLT embora seja permitida pela jurisprudncia. PERGUNTA 01 - ADICIONAL DE PERICULOSIDADE - Percia. A atividade perigosa comprovada mediante percia (art. 195 da CLT). Assim sendo, a prova tcnica , em regra, um dos requisitos para o recebimento do adicional. A Dispensa da percia pode ocorrer em duas situaes. a) Quais so essas situaes? - extino do estabelecimento e pagamento voluntrio pelo empregador; b) Quem o profissional habilitado para faz-la? - fica a cargo de profissional devidamente habilitado: mdico ou engenheiro do trabalho PERGUNTA 02 - INTERVALO INTRAJORNADA - O intervalo remunerado? Quais so os intervalos remunerados - mencionar cada um deles.

Lettcia Borges

PERGUNTA 03 - O que REVERSO? O empregado pode ser revertido a qualquer momento, independentemente do tempo de contrato de trabalho? E a gratificao poder ser retirada a qualquer tempo? Justifique.

Lettcia Borges

Vous aimerez peut-être aussi