Vous êtes sur la page 1sur 6

INTRODUO Indstria Petroqumica As companhias de petrleo, com suas usinas, atravs de subsidirias de sua inteira propriedade ou mediante a associao

com outras companhias de processamento qumico, entraram no terreno da fabricao de substncias petroqumicas, isto , de produtos derivados dos materiais originrios do petrleo, incluindo-se tambm o gs natural. A maioria dos processos de separao das matrias-primas primitivas do petrleo envolve mtodos fsicos refinados. No entanto, quase todos os produtos petroqumicos que participam de empregos industriais so provenientes de converses qumicas, da mesma forma que muitos dos produtos do petrleo, como por exemplo, a gasolina de alta octagem e os leos lubrificantes refinados. Os produtos petroqumicos, na sua essncia, so muitos materiais bsicos que devem sofrer outras converses qumicas para se transformarem em fertilizantes, como a amnia ou em plsticos. Os produtos petroqumicos s importantes na fabricao de aditivos de leos lubrificantes, de pesticidas e de solventes, e tambm como fonte alternativa e substancial de materiais aromticos (SHREVE, 2008). Ocorreu uma modificao definida no ponto de vista dos dirigentes das refinarias de petrleo, o que constitui razo significativa do desenvolvimento rpido da petroqumica. Na realidade, ocorreu uma modificao da poltica da indstria qumica, de que a petroqumica se tornou a principal. H algumas dcadas passadas, quando as companhias de petrleo perceberam as possibilidades de lucro por intermdio dos produtos qumicos do petrleo, os dirigentes frequentemente faziam acordos com as companhias qumicas para empreendimentos em comum ou, pelo menos, para a venda de matrias qumicas a estas companhias. De outro lado, diversas das maiores companhias petrolferas organizaram seus departamentos petroqumicos, separando-se do setor de refinarias de petrleo (SHREVE, 2008).

1.DEFINIO DE INDSTRIA PETROQUMICA A petroqumica a atividade industrial de produo de derivados de petrleo, normalmente a partir da separao dos componentes do petrleo por destilao. No Brasil, o petrleo encontrado em guas ocenicas profundas, o que encarece a sua extrao. O maior estado produtor o Rio de Janeiro, na Bacia de Campos, cuja contribuio de quase 75%. A cidade-base de explorao desse mineral Maca. A petroqumica cresceu vertiginosamente nesse ltimo sculo, com a necessidade de substitutos mais lucrativos para diversos produtos, como por exemplo o algodo, o marfim, a madeira, etc. A indstria de plstico, chamada de indstria da 3 gerao, uma indstria que sobrevive do petrleo e seus gases. Os pases com indstrias petroqumicas de maior porte so os Estados Unidos,Canad, as potncias europias e o Japo. A indstria petroqumica est estruturada da seguinte forma: Primeira Gerao So as produtoras de petroqumicos bsicos, produtos resultantes da primeira transformao de correntes petrolferas (nafta, gs natural, etano etc.) por processos qumicos (craqueamento a vapor, pirlise, reforma a vapor, reforma cataltica etc.). Os principais produtos primrios so as olefinas (eteno, propeno e butadieno) e os aromticos (benzeno, tolueno e xilenos). Secundariamente, so produzidos ainda solventes e combustveis. Segunda Gerao So as produtoras de resinas termoplsticas (polietilenos e polipropilenos) e de intermedirios, produtos resultantes do processamento dos produtos primrios, como MVC, acetato de vinila, TDI, xido de propeno, fenol, caprolactama, acrilonitrila, xido de eteno, estireno, cido acrlico etc. Esses intermedirios so transformados em produtos finais petroqumicos, como PVC, poliestireno, ABS, resinas termoestveis, polmeros para fibras sintticas, elastmeros, poliuretanas, bases para detergentes sintticos e tintas etc. Terceira Gerao So as empresas de transformao que fornecem embalagens, peas e utenslios para os segmentos de alimentao, construo civil, eltrico, eletrnico, automotivo, entre outros. As empresas transformadoras localizam-se, em geral, prximas ao mercado consumidor. A indstria petroqumica global assim como a nacional se organizam em plos para aproveitar as sinergias logsticas, de infraestrutura e de integrao operacional, e, com isso, minimizar os custos. As unidades que formam um plo petroqumico so,

principalmente, as de primeira e segunda gerao, podendo estar empresarialmente integradas ou no. Do ponto de vista histrico e mundial, as empresas petroqumicas procuram se estruturar integrando a central de matrias-primas com as unidades produtoras de materiais petroqumicos finais.

2.PRODUTOS 2.1Nafta Resultante do processo de refino de petrleo, a nafta a principal matria-prima da indstria petroqumica nacional. A Petrobras atua como o principal fornecedor de nafta aos produtores de primeira gerao no Brasil. Cerca de 30% do volume de nafta utilizado por esses produtores vm sendo importadas junto a fornecedores internacionais. Os petroqumicos bsicos produzidos pelas unidades de fracionamento de nafta incluem o eteno e o butadieno, os quais correspondem, respectivamente, s principais matrias-primas dos polietilenos e dos elastmeros, que fabricamos atravs de nossas controladas em conjunto e tambm o propeno, que a principal matria-prima para produo do polipropileno, fabricado por ns.

As trs unidades de fracionamento de nafta do Pas so operadas pela Braskem, pela Copesul e pela PQU. Os insumos petroqumicos produzidos a partir do fracionamento da nafta so comercializados junto aos produtores de segunda gerao. Esses insumos apresentam-se nas formas gasosa ou lquida, sendo geralmente transportados por meio de dutos que ligam as centrais petroqumicas s fbricas vizinhas. Os insumos em forma lquida so mais facilmente transportveis que aqueles em forma gasosa, o que permite o seu deslocamento por maiores distncias, em navios e caminhes. A maior parte dos insumos consumidos pela Companhia so recebidos atravs de dutos ou transporte martimos.

2.2 Gs Natural

O gs natural uma mistura de hidrocarbonetos, na sua maior parte gasosos, que incluem como componentes essenciais para a indstria petroqumica o etano e o propano (fontes de produo de polietilenos e tambm de polipropileno).

Apesar de poder ser encontrado de forma isolada, o gs natural est freqentemente associado s reservas de petrleo. Em sua utilizao comercial, o gs natural, aps extrado, alimentado nas UPGNs, nas quais ser separado em duas fraes: 1) Gasosa: denominada gs seco, constituda principalmente de metano; e, 2) Liquda: denominada lquido de gs natural (LGN), que poder ser posteriormente fracionada em etano e propano, alm de servir de base para o GLP (gs de cozinha) e o condensado de gs natural, tambm chamado de gasolina natural. Aps o processamento, o etano e o propano so encaminhados a produtores de segunda gerao, para serem usados como insumos petroqumicos.

A Riopol opera a primeira central petroqumica do pas base de fraes do gs natural, localizada no Rio de Janeiro. A Petrobras a fornecedora exclusiva de matrias-primas para a Riopol. A totalidade da produo de eteno obtida a partir dos derivados do gs natural consumida pela prpria Riopol, em sua unidade de polimerizao, que integrada unidade de craqueamento. J a produo de propeno transportada por tubulao Suzano Petroqumica, localizada no mesmo plo petroqumico, ao lado da planta da Riopol.

Figura 1. Esquema Simplificado da Cadeia Produtiva Petroqumica

3. APLICAES A indstria petroqumica, usa mtodos sofisticados para manipular as molculas de hidrocarbonetos, derivando vrios produtos e matrias primas, de outros segmentos da industria. As principais indstrias que absorvem e trabalham com os produtos petroqumicos so: Indstrias de Plsticos Indstrias de Pneus Indstrias Tintas Indstrias Alimentos Indstrias Caladistas Indstrias de Tecidos Indstrias de Embalagens e etc.

Segundo a associao brasileira da indstria qumica, muitas empresas especializadas em produtos qumicos agregam tambm nas suas produes produtos petroqumicos e muitos produtos derivados da indstria petroqumica podem ser obtidos por outras fontes como o exemplo do politelenio que tem como base carvo vegetal e o lcool; deste modo fica muito difcil separar a indstria qumica da indstria petroqumica.

CONCLUSO O petrleo considerado a principal fonte de energia existente hoje. Servindo de base para diversas economias e para a produo de uma grande variedade de produtos. O petrleo consiste basicamente em composto de apenas dois elementos, ou seja, carbono e hidrognio. A funo das refinarias consiste em dividir o leo cru em fraes delimitadas pelo ponto de ebulio de seus componentes. A maioria dos produtos derivados do petrleo constitudo de lquidos, os que apresentam maior dificuldade de manuseio so: gases, graxas, combustveis pesados, parafinas e asfaltos. A indstria petroqumica objetiva a transformao do petrleo na maior diversidade de produtos possveis, com o menor custo e a maior qualidade. A

petroqumica a rea da qumica relacionada aos derivados de petrleo e sua utilizao na indstria. uma rea muito importante, j que trata de combustveis, cuja demanda cresce diariamente.

REFERENCIAS SHREVE, R. Norris Indstrias de Processos Qumicos. Rio de Janeiro, 2008, Editora Guanabara Koogan.

http://pt.scribd.com/doc/12596855/O-petroleov

Vous aimerez peut-être aussi