Vous êtes sur la page 1sur 4

FSICA III LISTA 1: CARGA ELTRICA Professora Rafaela

1) Um corpo possui um nmero de prtons maior que o nmero total de eltrons. Esse corpo est: a) Eletrizado positivamente. b) Eletricamente neutro. c) Eletrizado negativamente. d) Eletrizado positiva e negativamente, dependendo do valor da carga do prton e do valor da carga do eltron. e) Nenhuma das anteriores. 2) Atrita-se um basto de vidro com um pano de l inicialmente neutro. Pode-se afirmar que: a) s a l fica eletrizada. b) S o basto fica eletrizado. c) O basto e a l se eletrizam com cargas de mesmo sinal. d) O basto e a l se eletrizam com cargas de mesmo valor absoluto e sinais opostos. e) Nenhuma das anteriores. 3) Analise as afirmaes seguintes referentes a algumas experincias: I. II. III. Atritando-se o cabelo com dois pentes iguais e pendurando-os por um fio isolante, quando um pente aproximado do outro, eles se atraem. Atritando-se um pente com o cabelo e aproximando-o de um filete de gua, este ser atrado pelo pente. Atritando-se um pente com o cabelo e aproximando-o, sem tocar, de uma bolinha de isopor, ela ser repelida.

Qual a alternativa correta? a) Todas as afirmaes so falsas. b) Todas as afirmaes so corretas. c) Somente a 1 afirmao verdadeira. d) Somente a 2 afirmao verdadeira.

e) Somente a 3 afirmao verdadeira. 4) Um basto pode ser eletrizado em uma de suas extremidades e permanecer neutro na extremidade oposta. Isto ser possvel, quando o basto for de: a) Cobre. b) Platina, apresentando comprimento muito grande. c) Cobre, tendo recebido pequena quantidade de carga eltrica. d) Vidro. e) Alumnio, de pequeno dimetro.

5) Passando-se um pente no cabelo, verifica-se que ele pode atrair pequenos pedaos de papel. A explicao mais coerente para este fato que, ao passar o pente nos cabelos, ocorreu: a) Eletrizao do pente e no dos cabelos, que faz cargas passarem aos pedaos de papel e atra-los. b) Aquecimento do pente por atrito, provocando conveco do ar e, por isso, o pedao de papel sobe em direo ao pente. c) Aquecimento do pente, com conseqente eletrizao do ar prximo, que provoca o fenmeno descrito. d) Eletrizao do pente, que induz cargas no papel, provocando a atrao deste. e) Deseletrizao do pente, que agora passa a ser atrado pelos pedaos que sempre esto eletrizados. Afirma-se: I. II. III. A carga eltrica em um corpo est associada ao excesso ou falta de eltrons nesse corpo. Sempre que aproximamos um corpo carregado de um condutor neutro ligado Terra, o condutor adquire carga de mesmo sinal que a do corpo. Um condutor carregado colocado em contato com outro condutor neutro. Isso faz com que o condutor neutro adquira carga igual do carregado.

Est (o) correta (s): a) Somente a afirmativa I. b) Somente a afirmativa II. c) Somente a afirmativa III.

d) As afirmaes I e II. e) As afirmaes I e III. 6) Trs objetos puntiformes com cargas eltricas iguais esto localizados sobre a mesma reta, como mostra a figura abaixo.

A intensidade da fora eltrica exercida por R sobre Q de 8 x 10-5N. Qual a intensidade da fora eltrica exercida por P sobre Q? a) 2 x 10-5N b) 4 x 0-5N c) 8 x 10-5N d) 16 x 10-5N e) 64 x 10-5N 7) Determine a carga eltrica de um condutor que, estando inicialmente neutro, perdeu 5,0 1013 eltrons. Dado: carga elementar e = 1,6 10-19 C. 8) Sabe-se que a carga do eltron vale -1,6 10-19 C. Considere um basto de vidro que foi atritado e perdeu eltrons, ficando positivamente carregado com a carga de 5,0 10-6C. Conclui-se que o nmero de eltrons retirados do basto foi de aproximadamente: a) 1,6 1016 b) 3,1 1011 c) 2,5 1010 d) 3,1 1013 e) 1,6 1015 9) Duas cargas eltricas positivas, de 10-10C cada, so colocadas a 10-5m de distncia uma da outra. A intensidade da fora de repulso entre elas igual a: 10) Uma carga eltrica puntiforme Q1 = 1 C encontra-se, no vcuo, a 1 cm de uma outra carga Q2 = -2 C. Qual a intensidade da fora eltrica que atua em cada uma das cargas?

11) Duas cargas iguais de 2 10-6 C se repelem, no vcuo, com uma fora de 0,1 N. Sabendo-se que a constante eltrica do vcuo de 9 109 N m/ C, a distncia entre essas cargas, em m, de? 12) O que eltron de conduo? 13) Descreva o que so materiais condutores, isolantes, semicondutores e supercondutores. 14) O que a carga elementar? 15) O que um objeto eletricamente neutro? 16) Qual a funo da ligao terra?

Lembrete: - As questes tericas devem ser justificadas. - As questes devem conter os clculos e o resultado final.

Vous aimerez peut-être aussi