Vous êtes sur la page 1sur 17

FACULDADE DE TECNOLOGIA DO PIAU FATEPI

BACHARELADO EM DIREITO 6 PERODO

AO PENAL "EX DELICTO" e AO PENAL NOS CRIMES COMPLEXOS

Aluna: Nelma Lemos Prof : Afonso Jr.

Teresina - PI Maro/2012

1 AO PENAL "EX DELICTO" (arts. 63/68, do CPP)

Em razo de que a ningum lcito causar leso ao direito de outrem, todas as vezes que o prejuzo resultar de um ilcito penal surge a ao correspondente para satisfazer o dano e que a actio civilis ex delicto, exatamente porque a causa de pedir repousa no fato criminoso. Dessa forma, sempre que um ilcito penal ofender tambm leis civis, seu autor responder pela ao penal correspondente, podendo, ainda, ser acionado civilmente pela vtima, seus representantes ou sucessores, para compor os danos decorrentes da infrao. A conduta penal impe responsabilidades de trplice perspectiva: penal, funcional e civil. Essas espcies de responsabilidade jurdica so independentes e possuem espectros destacados entre si, embora uma s ao ou omisso possa de fato corresponder e produzir elas todas. A Lei Processual Penal estabelece algumas regras para a conciliao das jurisdies penal e civil. Se o crime produz efeitos patrimoniais, no poderia mesmo a legislao processual penal manter-se distante desse problema tcnico. Pela perspectiva penal, o crime produz uma consequncia prtica satisfao do sentimento jurdico da sociedade, por cuja razo se emite um "juzo de reprovao social" que justamente corresponde ao quantum penalidade que a Lei Penal estabelece desde a instituio do tipo. A Lei Penal se estrutura em preceito (norma de conduta, prescritiva) e sano (norma de responsabilidade prpria). Pela perspectiva funcional, tem-se que determinados agentes, dotados de funo pblica e nessa condio, atuam de forma a infringirem Lei Penal que encontra, em face de sua peculiaridade normativa, assentimento com normas administrativas, disciplinares. A responsabilidade funcional diz com essa perspectiva infratora e no penal, embora a infrao possa realizar tambm tipicidade criminal. Ademais, a responsabilidade civil ou patrimonial aquela que decorre da prtica de todo e qualquer ato ilcito, no sentido do art. 159, do Cd. Civil. Quem comete delito pratica ato ilcito no sentido da norma de Direito Civil? A resposta positiva na medida em que todo crime ato ilcito, contrrio ao Direito, porm nem todo ato ilcito se afirma como criminoso. Desse modo, a conduta penal tpica se constitui espcie de ato ilcito, gerando ao criminoso, ou a seus sucessores, o dever jurdico de reparar os danos por ventura observados como decorrentes da prtica criminosa mesma. evidente que o crime produz, no geral, danos imateriais, especialmente quanto prtica dos denominados crimes formais, como os atentados honra e ao sentimento religioso e os

crimes contra os costumes. Ocorre que qualquer que seja a delinquncia ser ela deduzida em valor econmico, arbitrado prudentemente pela autoridade judiciria em processo civil regular, com que se afirme o atendimento desse tipo de responsabilidade jurdica decorrente do crime. Ao Civil Ex-Delicto, cumpre resolver a questo do ressarcimento do dano provocado, ainda que imaterialmente, pelo crime, contra o patrimnio da vtima. A matria est disciplinada nos arts. 63/68, do Cd. de Proc. Penal, a qual deve ser analisada, na medida em que se torne necessrio o avano dessa prospeco institucional, com a legislao civil e processual civil resultante da espcie. De regra, pela disciplina antes aventada, cabe Ao Civil Ex-Delicto no Juzo Cvel para haver o reparo dos danos provocados pelo ilcito penal, espcie de ato ilcito; e ser dispensada a cognio quando se dispuser de sentena penal condenatria (arts. 63 e 64, do CPP). Ento, so duas espcies de Ao Civil Ex-Delicto: "cognitiva" e "executiva". A primeira Ao de Conhecimento - prevalece em todo o caso, independentemente da ocorrncia de sentena penal condenatria que haja descrito a responsabilidade do infrator. Para a segunda - Ao de Execuo -, faz-se mister que um ttulo executivo judicial, qual seja, a sentena penal condenatria, dele se j disponha para enfrentar a cobrana forada em sede de jurisdio civil, dado instrumental que prevalece, outrossim, em ambas as configuraes da Ao Civil Ex-Delicto. Em todo o caso, preceder a execuo civil de liquidao, visando a apurao do monte indenizatrio (a expresso econmica do dano), especialmente em face da natureza imaterial das delinquncias, situao que faz gerar muito debate doutrinrio, ainda em construo. O problema dos danos morais ainda no se houve plenamente resolvido na doutrina e na jurisprudncia brasileiras, mesmo em face de sua s perspectiva civil. Quaisquer dessas iniciativas, prprias do princpio dispositivo, podem, todavia, ser tomadas pelo Ministrio Pblico, forma do art. 68, do CPP. Fora dessa perspectiva, no h que se falar em liquidao patrimonial do ilcito penal se e quando a parte interessada, no caso a vtima, seus representantes ou mesmo seus sucessores, no tenha manifestado expresso interesse subjetivo para proceder contra quem de Direito, tambm na via da jurisdio civil.

Ademais, no basta para justificar uma Ao Civil Ex-Delicto que se disponha de uma sentena penal: ter esta de ser necessariamente condenatria. Ao referir o art. 65, do CPP que a sentena penal faz coisa julgada no cvel quando houver reconhecido causa de excluso de ilicitude (legtima defesa, estado de necessidade, estrito cumprimento do dever legal ou exerccio regular de direito, condies que tornam lcita a conduta tpica), bem como o art. 66, do CPP, este ao referir que a sentena penal haja reconhecido, categoricamente, a inexistncia material do fato tido como criminoso tudo em simetria com o art. 1.525, do Cd. Civil, quer a Lei estimar que a Ao Civil Ex-Delicto j no ser legtima ao suposto ofendido, ou seus representantes ou sucessores, eis que ilicitude penal simplesmente no se reconhecera existente nessas hipteses. Se a conduta descriminalizada por excluso da ilicitude, essa conduta lcita, embora tpica. Se o fato no se houve, no juzo penal, reconhecido categoricamente como existente, como responsabilizar civilmente a quem sequer se pode atribuir a prtica de ato no demonstrado formalmente, e antes categoricamente desconhecido? Faz coisa julgada no cvel, pois, tais sentenas penais porque, no sendo condenatrias, estabelecem, igualmente, aspectos de reductibilidade em que a ilicitude penal deixa de ser considerada como fenmeno jurdico concreto relacionado suposta pessoa do infrator. Ento, nem execuo nem conhecimento cveis sero possveis em tais contextos. Entretanto, mesmo a julgar de um veredicto penal absolutrio, que impede a modalidade executiva da Ao Civil Ex-Delicto, esta j no ser obstacularizada em sede de cognio, anterior, concorrente ou posterior marcha do processo penal da qual derivar, deriva ou derivou a sentena absolutria. Sobre isso, ainda, o art. 66, do CPP. Exemplo: a sentena penal que absolve por falta de prova suficiente condenao, haja vista que no juzo penal a busca da verdade material uma exigncia incontornvel, sendo certo que em caso que tal preferir o direito individual liberdade no detrimento do interesse social pela punio criminal (in dubio pro reo). Finalmente, por razes bvias de encaminhamento compatvel de causas cvel e criminal versando o mesmo fato, pode-se decretar a suspenso do curso da Ao Civil ExDelicto no aguardo do julgamento definitivo de Ao Penal adrede proposta e da qual igualmente se refere (art. 64, Pargrafo nico, do CPP). Se em determinadas circunstncias, estudadas acima, faz coisa julgada no cvel a sentena penal, objetivo e razovel que se suspenda o curso da Ao Civil Ex-Delicto.

OBSERVAES:

- Quem causa danos a outrem tem que indenizar. - uma ao que visa uma indenizao em razo de um delito. - Estando em curso o processo penal a vtima pode entrar com ao civil (Art. 67 CPP). - O juiz civilista pode suspender o processo civil at que se julgue o processo penal. - O risco o de conflito de julgados. No civil cabe ao rescisria para reparar essa injustia. Se a vtima for pobre o Ministrio Pblico pode entrar com a ao em benefcio dela. Cabe ao contra os herdeiros, apenas nos limites da herana recebida. Se a punibilidade for extinta, no impede a ao civil. Ru absolvido do crime impede a ao civil ? Resp.: Em regra, essa absolvio no impede a Ao Civil, salvo:

a) quando o juiz criminal reconhecer a inexistncia do fato; b) quando o juiz criminal reconhece que o acusado no participou dos fatos; c) quando o juiz criminal reconhece uma causa de excluso da ilicitude ou antijuridicidade (legtima defesa, estado de necessidade, estrito cumprimento do dever legal ou exerccio regular do direito), salvo: 1. Art. 1519 e 1520 do Cdigo Civil - estado de necessidade agressivo, quando se lesa terceiro inocente. Tem que indeniz-lo, mas tem ao regressiva contra aquele que ocasionou o perigo; 2. legtima defesa real com aberractio ictus , onde por exemplo, A atira contra B e B se defende mas acerta C, matando-o, B est absolvido, mas tem que indenizar a famlia de C, mas tem ao regressiva contra A.

Atuao do Ministrio Pblico na Ao Civil Ex Delicto

Do cometimento do ato ilcito pode-se buscar a reparao do dano. No caso do hipossuficiente o Ministrio Pblico tem legitimidade ativa extraordinria concedida pelo art. 68 do CPP. Porm, h divergncia se este artigo foi recepcionado pela CF/88.

2 AO PENAL NOS CRIMES COMPLEXOS (ART. 101 DO CPP)

Ocorre crime complexo quando se d a fuso de dois ou mais crimes, resultando na unio de dois ou mais tipos penais autnomos, configurando um crime mais abrangente. aquele que atinge vrios bens jurdicos penalmente tutelados (direitos ou interesses individuais ou sociais de extrema relevncia, por isso penalmente protegidos, j que o Direito Penal a "ultima ratio"). uma unidade jurdica, embora, em sua composio, se rena pluralidade de infraes penais. o caso do roubo, cujo contedo compreende o furto e o constrangimento ilegal. Como exemplo, temos o latrocnio, que a fuso do crime de homicdio e de roubo. Assim, o agente responde apenas pelo delito complexo, restando as figuras autnomas absorvidas. Latrocnio (roubo + homicdio), extorso mediante sequestro (extorso + sequestro), extorso mediante sequestro qualificado pelo resultado morte (extorso + sequestro + homicdio) so exemplos notrios de crimes complexos. Segundo artigo 101 do Cdigo Penal, quando a lei considera como elemento ou circunstncias do tipo legal fatos que, por si mesmo, constituem crimes, cabe ao pblica em relao quele, desde que, em relao a qualquer destes, se deva proceder por iniciativa do Ministrio Pblico. Ou seja, quando o tipo penal for um crime complexo e contra qualquer dos tipos penais que o compem caiba ao penal pblica, o Ministrio Pblico ser o titular da ao penal. O art.101 do CP prescreve: quando a lei considera como elemento ou circunstncia do tipo legal fatos que, por si mesmos, constituem crimes, cabe ao pblica em relao quele, desde que, em relao a qualquer destes, se deva proceder por iniciativa do Ministrio Pblico. Pode se dizer, numa rpida sntese, que o art.101 do CP deseja tornar claro que, caso um dos crimes ou circunstncias qualificadoras que compem o delito complexo seja de ao pblica, e o outro seja de ao privada, a ao ser pblica. O roubo um crime complexo, pois surge da fuso do furto com a ameaa. O latrocnio um crime complexo, pois se caracteriza pelo fato de uma morte (homicdio) caracterizar-se como qualificadora do roubo. Assim, pode ocorrer de um dos crimes componentes da unidade complexa ser de ao pblica e outro de ao privada. Nesse caso, conforme dispe o art. 101, o crime complexo ser de ao pblica.

Exemplos:

- Injria real (art. 140, 2): se com a prtica da injria real a vtima sofre leses, ainda que leves, esse crime ser apurado mediante ao pblica. - O crime de estupro (art. 213) de ao privada. Se do fato resulta leso grave ou morte, surge o crime complexo chamado estupro qualificado (art. 223). Como o homicdio de ao pblica, o estupro qualificado pela morte tambm se apura mediante ao pblica. - A smula 608 do STJ estabelece que o estupro cometido mediante violncia real (violncia fsica) crime complexo e, por isso, apura-se mediante ao pblica, uma vez que as vias de fato e as leses, elementos componentes dessa figura delituosa, so infraes penais apurveis justamente mediante ao pblica.

OBSERVAES:

Normalmente se conhece a titularidade da ao analisando os tipos penais especficos. Entretanto, alguns tipos penais no dispe no prprio tipo sobre a forma de processamento, dando a impresso de que seria ao penal pblica incondicionada. Entretanto, as regras para o processamento esto no final do captulo, em dispositivo especfico para regulamentar todos os dispositivos constantes naquele captulo. o caso dos crimes de calnia, difamao e injria (arts. 138, 139 e 140). Os tipos penais nada mencionam sobre a ao penal, mas no art. 145 h vrias regras regulamentando o tema (ao privada como regra e, como exceo, ao pblica). No crime de estupro a lei nada menciona acerca do tipo de ao, mas no art. 225, constam vrios dispositivos sobre o tema, sendo que, em regra, o estupro se apura mediante ao privada. Nos crimes de leses corporais dolosas leves (art. 129 caput) e leses corporais culposas (art. 129, 6) a ao penal passou a ser pblica condicionada representao, em razo do disposto no art. 88 da Lei n. 9.099/95, no havendo, entretanto, qualquer meno no CP.

WEB CONSULTA

http://pt.scribd.com/doc/23623883/DA-ACAO-PENAL http://pt.wikipedia.org/wiki/Crime_complexo http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=7000 http://www.jusbrasil.com.br/

Da Ao Civil Ex Delicto

2.1. Definio de Ao Civil Ex Delicto

Conforme j se viu, muitas vezes, o fato que a lei tipifica como infrao penal reflete na esfera do particular causando-lhe prejuzo. Ocasiona, portanto, o jus puniendi[1] para aplicao da sano penal e tambm a obrigao de reparao do dano pelo ato ilcito causado pelo autor vtima. Declara o artigo 91 do Cdigo Penal que efeito da condenao do agente a obrigao de reparar o dano causado por seu crime. Nesse sentido, o artigo 63 do Cdigo de Processo Penal admite a execuo da sentena penal condenatria transitada em julgado no juzo cvel. Porm, a esfera penal independente da esfera cvel, j que a condenao de algum pela prtica de um crime no implica que os efeitos de natureza civil, que eventualmente exista entre a vtima e o condenado, tenham resultados imediatos. Trataremos, mais a frente, da independncia das aes civis e penais. Em sua obra, Edilson Mougenot Bonfim diz que a ao civil ex delicto:
a ao proposta no juzo civil pelo ofendido, seu representante legal ou seus herdeiros para obter a reparao do dano provocado pela infrao penal. Abrange tanto o ressarcimento do dano patrimonial (dano emergente e lucro cessante) como a reparao por dano moral. (BONFIM, 2006, p. 184).

Assim sendo, a ao civil ex delicto no difere das demais aes civis indenizatrias. Trata-se essencialmente de ao civil, onde a nica vinculao com o juzo penal emanar da circunstncia de que a causa de pedir da ao penal tanto quanto da ao civil ser um mesmo fato, que alm de ser ilcito civil, tambm constitui delito penal. A sentena penal condenatria transitada em julgado faz ttulo executivo judicial, assim possibilita a vtima obter a reparao do prejuzo sem a necessidade de propor ao civil de conhecimento.

2.2. Espcies de Reparao

Os artigos 63 e 64 do Cdigo de Processo Penal referem-se aos termos reparao e ressarcimento, contudo so empregadas no sentido amplo, j que para satisfazer o dano causado pela infrao penal pode ocorrer restituio, ressarcimento, reparao e indenizao. Regulada no artigo 952 do Cdigo Civil, bem como nos artigos 119 e 120 do Cdigo de Processo Penal, a restituio da coisa a mais simples maneira de satisfao do dano nos casos em que h a privao de um objeto. Porm, no cobre os prejuzos causados pelo tempo da no utilizao pela vtima, do bem avariado ou destrudo por completo. Dada necessidade do dano ser satisfeito por inteiro, existe o ressarcimento, o pagamento do dano patrimonial, de todo o dano, isto , do prejuzo emergente e do lucro cessante, do principal e dos frutos que lhe adviriam com o tempo e o emprego da coisa. (TORNAGHI apud MIRABETE, 2006, p.142) No sendo o dano ressarcvel por no poder ser estimado em dinheiro, logo, de carter no patrimonial, a necessidade ser de se compensar a perda ou confortar a dor, para que se tenha ento um equilbrio na relao. a reparao em sentido estrito, no caso de dano moral, expressamente prevista nos termos dos artigos 186 e 927 do Cdigo Civil. Por fim, o meio para se compensar um dano causado por ato lcito do Estado que se mostra lesivo ao particular a indenizao. Temos como exemplo dessa espcie de reparao, o artigo 230 do Cdigo de Processo Penal, tratando do dever do Estado em indenizar o interessado pelos danos sofridos quando da absolvio em reviso, assim como faz jus a indenizao o condenado por erro judicirio, assim como o que ficar preso alm do tempo fixado na sentena em texto do artigo 5, inciso LXXV, da Constituio Federal.

2.3. Execuo da sentena penal condenatria

Como j visto, a sentena penal condenatria ttulo executivo judicial e torna certa a obrigao de reparar o dano, definindo autoria e materialidade, que, consequentemente, no podero mais ser discutidas na esfera civil. Contudo, o ttulo pode ou no definir o quanto devido. Assim sendo, no prprio juzo penal h a possibilidade de se apurar e reparar o dano decorrente do delito, nos termos do pargrafo nico do artigo 63 do Cdigo de Processo Penal. Acerca da reparao do dano no prprio juzo penal, os doutrinadores Nestor Tvora e Rosmar Rodrigues Alencar explicam que:

Caso o juiz penal fixe o quanto da indenizao e o ru condenado tenha prestado fiana, entendemos que excepcionalmente a execuo pode ser feita na prpria esfera penal, bastando ao ofendido requerer ao prprio juzo criminal o levantamento do valor da fiana para satisfao do seu direito. (TVORA; ALENCAR, 2010, p. 211).

Deste modo, o juiz dever fixar um valor mnimo para a reparao da leso causada a vitima pela infrao penal, considerando os prejuzos sofridos, conforme estipula o artigo 387, inciso IV, do Cdigo de Processo Penal. Com isso, a sentena em parte lquida, o que possibilita sua execuo no cvel, com a dispensa da liquidao para arbitramento do valor devido. Aps o trnsito em julgado da sentena penal condenatria, poder ser executada no cvel por esse valor fixado, sem perda da apurao do dano efetivamente sofrido pelo ofendido. Portanto, nada impede que a vtima pretenda valor superior ao fixado na sentena penal. Nesse caso, dever valer-se da liquidao para apurao do efetivo dano sofrido. Destarte, os doutrinadores Pedro Henrique Demercian e Jorge Assaf Maluly, em sua obra, lembram que:
Cabe ao Ministrio Pblico fiscalizar e requerer ao magistrado a fixao da sentena do valor da reparao dos danos. Para tanto, poder, no curso da instruo criminal, buscar avaliar, dimensionar, o prejuzo sofrido pelo ofendido. (DEMERCIAN; MALULY, 2009, p. 168).

Deste modo, a sentena penal condenatria, que um ttulo executivo judicial, pode trazer ou no o valor mnimo de reparao do dano, devendo o Ministrio Pblico requer a fixao do valor. Contudo, j que esse valor fixado em sentena penal condenatria o valor mnimo exigido para a reparao do dano, pode a vtima requerer valor superior.

2.4. Ao civil

A ao ordinria civil para reparao do dano pode ser proposta contra o autor do crime, seu responsvel civil ou seu herdeiro, conforme versa o artigo 64 do Cdigo de Processo Penal. Como j falado acima, a sentena penal condenatria pode ser executada no juzo cvel, pois se trata de ttulo executivo judicial, conforme decreta o artigo 475-N, inciso II, do Cdigo de Processo Civil, sem necessidade de propor ao civil de conhecimento. Porm, Fernando Capez em sua obra, adverte que:
Se for proposta a ao de conhecimento, no lugar da execuo, o juiz dever julgar o feito extinto, sem julgamento de mrito, diante da falta de interesse de agir, pois, se j existe ttulo executivo, no h nenhuma necessidade de rediscutir o mrito. (CAPEZ, 2010, p. 210)

Na hiptese de correr simultnea e paralelamente uma ao penal e uma ao civil, ambas de conhecimento, sobre o mesmo fato, o juiz poder suspender o curso da ao civil at a resoluo da ao penal, assunto esse, que trataremos com mais detalhes posteriormente.

2.5. Independncia das aes civis e penais

O Brasil adotou a independncia das aes civil e penal, onde cada ao deve tramitar na competente justia, com o devido procedimento. Apesar das aes civil e penal serem fundadas no mesmo fato, elas so distintas por vrios motivos, conforme explica Mirabete:
A ao penal fundada na pretenso punitiva em decorrncia da perturbao da ordem social provocada pelo crime e visa aplicao da pena; a ao civil tem origem no delito considerado como ato danoso e visa reparao do dano. (MIRABETE, 2006, p. 144)

Porm, a independncia no absoluta, porque a legislao prev algumas normas para que possam evitar conflitos de decises de juzos cveis e criminais. Justifica-se essa interdependncia pela necessidade de evitar uma contradio entre as decises das jurisdies civil e penal, admitindo, desse modo, um efeito vinculante da esfera penal sobre a ao de natureza civil, bem como a interveno do titular desse direito indenizao do processo penal. Assim sendo, a eficcia da sentena penal no juzo cvel pode ser encontrada no artigo 935 do Cdigo Civil que diz que a responsabilidade civil independente da criminal, e quando a materialidade e a autoria j estiverem decididas no juzo criminal, no podero ser questionadas mais.

2.6. Suspenso da ao civil em decorrncia da ao penal

Existindo ao civil e penal, paralelas e simultneas, para evitar decises contraditrias, logo, reconhecendo essa interdependncia, a norma jurdica permite ao julgador da ao civil sobrestar seu curso, at o resultado da ao penal, se esta j foi intentada, de acordo com o pargrafo nico do artigo 64 do Cdigo de Processo Penal. Sobre a suspenso, o doutrinador Edilson Mougenot Bonfim diz que:

A medida, com efeito, salutar e favorece o senso de justia e a isonomia, ao evitar que sejam proferidas decises contraditrias. Alm disso, caracteriza-se em certa medida uma relao de prejudicialidade da matria de natureza penal em relao deciso proferida pelo juzo cvel, com o que o legislador reconhece e homenageia a abordagem diferenciada perante a produo e a valorao da prova nos juzos penal e cvel. (BONFIM, 2006, p. 187)

A poltica judiciria adota este preceito devido, em regra, a celeridade do processo penal em busca da apurao da verdade e tambm pelo fato de geralmente ser movimentada antes que a justia cvel. Na hiptese da ao penal ainda no ter sido iniciada, a ao civil poder ser suspensa, mas se no prazo de trinta dias contados da data do sobrestamento da ao civil no for deflagrada a ao penal, o feito ir prosseguir, nos termos do artigo 110 e pargrafo nico do Cdigo de Processo Civil. A norma jurdica diz que, em face da prejudicial penal, o juiz pode suspender a ao civil, portanto discute-se na doutrina se obrigatria ou facultativa. O entendimento pela obrigatoriedade funda-se na existncia de decises contraditrias, ocorrendo assim conseqncias desastrosas, e, portanto deve a suspenso ser impositiva. Entretanto, o entendimento majoritrio defende que uma faculdade da autoridade judicial, no campo da convenincia em razo da formao de seu convencimento. H a possibilidade de desnecessidade de aguardar o desfecho da ao penal, caso em que a instruo civil j tenha permitido ao magistrado apurar as repercusses jurdicas daquela conduta. Nada impedindo, no entanto, que se no transcorrer da ao sobrevenha sentena criminal, esta seja levada em considerao.

2.7. Legitimidade ativa

A legitimao ativa para a ao civil reparatria, tanto do ttulo como da ao civil em si, pertence ao ofendido, j que ele o titular do bem jurdico lesado pela conduta ilcita. Se o ofendido incapaz, deve ser proposta a ao e a execuo pelo seu representante legal de acordo com a lei civil. E havendo bito ou ausncia os herdeiros podem promover a ao ou execuo civil. O rol extenso em caso de sucesso, j que a lei contempla todos os eventuais herdeiros, assim sendo, no se limitando ao cnjuge, ascendentes, descendentes e irmos.

E ainda, se o titular do direito for pobre, na acepo jurdica do termo, o Ministrio Pblico poder promover a execuo e ao civil de reparao, atravs de requerimento da parte, conforme dispe artigo 68 do Cdigo de Processo Penal. O representante do Ministrio Pblico atuar como substituto processual, pois a lei confere legitimao extraordinria. Assunto este, de grande divergncia doutrinria, onde se discute a constitucionalidade ou no do artigo 68 do Cdigo de Processo Penal, mas que ser detalhado no prximo captulo.

2.8. Legitimidade passiva

A execuo da sentena condenatria somente recair sobre a parte que foi condenada no processo penal. A responsabilidade civil de terceiros depender de ao proposta no juzo cvel, conforme trata o artigo 64, caput, do Cdigo de Processo Penal. Sobre esse assunto, explica Nestor Tvora e Rosmar Rodrigues Alencar:
J no plo passivo ir figurar o autor do crime, sem prejuzo do processamento do responsvel civil. Este ltimo s poder ser sujeito passivo da ao de conhecimento, no se admitindo a execuo da sentena penal condenatria em seu detrimento, afinal, no foi parte no processo penal, no servindo o ttulo contra aquele que no figurou no plo passivo da demanda. (TVORA; ALENCAR, 2010, p. 206)

H divergncia doutrinria acerca do que pode ser arguido em favor do responsvel civil em sua defesa na ao de conhecimento. Se ele poder ou no rediscutir a materialidade ou a autoria do delito, que j ficaram definidas na sentena penal condenatria transitada em julgado. Encontram-se duas posies: O primeiro entendimento diz que se j houver sentena penal condenatria transitada em julgado no poder o responsvel civil trazer a tona tais discusses. Mas, se a sentena ainda no transitou em julgado poder o responsvel civil ventilar toda matria em seu favor. J o que tem prevalecido o segundo entendimento, que diz que o responsvel civil pode tecer todo argumento que achar necessrio dentro da ao indenizatria, j que no pode ser prejudicado por deciso de processo criminal em que no foi parte. Porm, nos Juizados Especiais Criminais, conforme artigos 72 e 74 da Lei n 9099/1995, o responsvel civil notificado para comparecer a audincia preliminar, e se ele fizer parte do acordo da composio civil dos prejuzos, ser vlido contra sua pessoa o ttulo executivo da sentena homologatria. Desse modo, no poder o responsvel civil se esquivar da reparao, alegando no

defesa ou no conhecimento do acordo firmado entre as partes, j que seu comparecimento tem sido entendido como obrigatrio.

2.9. Competncia

Acerca da competncia os doutrinadores Nestor Tvora e Rosmar Rodrigues Alencar dizem que:
Quanto competncia para a ao civil ex delicto, seja a ao de conhecimento, seja a ao executria, precedida de competente liquidao, estas sero manejadas no juzo cvel correspondente, sem vnculos com a definio da competncia penal. (TVORA; ALENCAR, 2010, p. 207)

O juzo competente est previsto nos artigos 575, inciso IV, e 475-p, inciso III, do Cdigo de Processo Civil e relaciona-se de forma direta competncia para o processo de liquidao da sentena penal condenatria, e indiretamente, aponta a competncia para a execuo forada, que acompanhar o mesmo juiz da liquidao. Encontram-se duas posies: A primeira posio aplica o artigo 100, inciso V, alnea a, do Cdigo de Processo Civil que define como competente o lugar do ato ou fato. Assim sendo, identificando-se o local do delito que causou o dano, est definida a competncia para a ao civil. A segunda posio aplica o pargrafo nico do artigo 100 do Cdigo de Processo Civil, onde h verdadeira concorrncia e dispe que a vtima deve optar entre ajuizar a ao civil em seu domiclio ou no local do fato. Permitindo tambm, a opo de ajuizar a ao no domiclio do ru, se a vtima assim o quiser. Essa a posio majoritria entre os doutrinadores.

2.10. Prescrio

Dispe o artigo 200 do Cdigo Civil que, quando a ao civil se fundar em fato que deva ser apurado no juzo criminal, no correr a prescrio enquanto no transitar em julgado a sentena penal condenatria. Declara o artigo 206, 3, inciso V, do Cdigo Civil, que a prescrio em tal caso ocorrer com o decurso do lapso de tempo de trs anos e se o titular do direito for menor, no comea a correr at completar 16 anos e se tornar, ao menos, relativamente incapaz.

3. Da atuao do Ministrio Pblico na Ao Civil Ex Delicto

3.1. Histrico do Ministrio Pblico

Para a busca da origem do Ministrio Pblico deve-se considerar que h dois aspectos, sendo indiretos ou imprecisos e diretos ou precisos. O primeiro aspecto so as pesquisas histricas, onde comeamos falando do Egito Antigo, onde existia a figura do Magiai, que era um funcionrio real que possua a funo de reprimir os egpcios violentos, proteger os pacficos e castigar os rebeldes, onde alguns autores procuram a origem do Ministrio Pblico. J em Esparta, havia a figura dos foros, sendo um Ministrio Pblico embrionrio, com a funo de exercer o direito acusatrio. Porm, em Roma, encontram-se os advocatus fisci e os procuradores caesaris, onde desempenhavam o papel de vigiar a administrao de bens do imperador. Havia tambm, na Idade Mdia, os bailos e senescais, que eram encarregados da defesa dos senhores feudais em juzo e o nissi dominici ou gastaldi do direito lombardo e o gemeiner anklager, que era o acusador comum, encarregado de exercer a acusao quando o particular ficava inerte. Em Portugal de 1289, sob o reinado de Afonso II, existiu a figura do procurador da Coroa. E na Espanha de 1387, foi criado El Ministerio Fiscal pelo Rei Don Juan I, que se aproxima um pouco do atual Ministrio Pblico. No entanto, a maior parte dos tratadistas acredita que o Ministrio Pblico originou-se na Frana, devido ao carter de continuidade em que se apresentou, assim o que confirma Alexandre de Moraes em sua obra:
Porm, a maioria dos tratadistas se inclina admitir sua procedncia francesa, sem embargos de antecedentes remotos, por ter-se apresentado na Frana com carter de continuidade Ce corps de magistrals, pois, apesar de antes do sculo XIV, os procurateurs ou procureus Du roi serem simplesmente representantes dos interesses privados dos monarcas ante os Tribunais, quando o processo acusatrio foi substitudo pelo inquisitrio, tornando-se os procureus verdadeiros representantes dos interesses sociais. (MORAES, 2004, p. 512)

Mas, apesar de todas estas especulaes de surgimento do Ministrio Pblico, no aspecto direto ou preciso, sob o enfoque das caractersticas mais prximas das atuais, apenas a surgida na Frana nos fins do sculo XVIII e no incio do sculo XIX encontramos as primeiras figuras do Ministrio Pblico nos textos constitucionais, nas pessoas dos comissrios do rei. Nas palavras de Octaclio Paula Silva:
Hoje, os representantes do MP na Frana recebem a denominao de procuradores (procureus)da Repblica, nos tribunais de primeira instncia; Procurador-geral, Advogados Gerais e Substitutos do Procurador-geral, nos tribunais de segunda instncia. (SILVA, 1981, p. 6)

Deste modo, pode-se observar que a figura do procureus du roi passou de simples representantes dos Monarcas na proteo de seus interesses privados ante os tribunais para procureus, representantes dos interesses sociais, portanto, se torna a origem mais prxima, sob o aspecto direto ou preciso, do atual Ministrio Pblico.

Vous aimerez peut-être aussi