Vous êtes sur la page 1sur 2

Jangada de Pedra foi profundamente criticado.

Primeiramente, ningum entendeu a linha de raciocnio de Saramago, segundo, a proposta dele era contraria a entrada de Portugal na unio europeia, j que ele previa que o pas seria explorado at no ter nada mais a oferecer. am!m existe a questo de Portugal e "spanha sempre foram marginali#ados pelos outros pases europeus. $ proposta dele que Portugal deve se voltar para as ex%col&nias e construir unidade com elas, no como explorador, mas agora como iguais. $ hist'ria de Jangada de Pedra que do nada, a Pennsula (!rica se descola da "uropa e fica vagando como uma jangada. Pelo trajeto que fa#ia, dava pra dedu#ir que a pennsula atropelaria as ilhas que eu esqueci o nome e chegaria aos "stados )nidos. *s ")$ estavam de !oa com a chegada dos espanh'is e portugueses, o medo era passar por cima das pr'prias ilhas. $lgumas pessoas t+m algumas atitudes que podem ser consideradas como causadoras do desligamento da pennsula. ,tipo uma mulher que risca um graveto no cho ao mesmo tempo em que a pennsula se desgruda* .o!o $ntunes no nada militante. " eu no li o texto dele. $s poucas pginas que eu li foi durante a prova, j que voc+ tem que citar os textos explicitamente. * texto crtico dele muito chato, muito chato mesmo, insuportvel. /as vamos 0 historinha1 a ideia falar do fim da coloni#a2o da 3frica, l pela dcada de 45 e da volta dos colonos portugueses para a terra ptria. *!viamente essas pessoas no so !em vistas pelos que ficaram na pennsula. " os portugueses retornados possuem o pro!lema de no se sentirem em casa quando chegam a Portugal, at por causa dos pro!lemas econ&micos. "m angola, eles tinham o mnimo para so!reviver e em Portugal, eles so humilhados e passam fome. 6 um livro mega%ir&nico e cheio de desesperan2a. Sua principal caracterstica pegar grandes nomes da historia portuguesa, tipo 7am8es, Pedro $lvares 7a!ral, 9asco da :ama, e transform%los em portugueses retornados comuns, que voltam pra sua terra com o status de migrante, daquele que veio para rou!ar os empregos, daquele que aprendeu os h!itos dos !r!aros. 6 vlido voc+ pegar um resumo na internet, porque o livro cheio de detalhes. * final, que todo mundo, j doente e fodido, vai pra praia esperar a volta de ;. Se!astiao, que no capitulo anterior sa!ido que morreu no /arrocos ,;. Se!astiao era tido como ga< e o /arrocos tem um grande turismo ga<- numa !riga com *scar =ilde ,eles estavam disputando o mesmo punhado de droga-. *u seja, a espera in>til. $lgo importante de Saramago que ele no Se!astianista nem saudosista. * Saramago comunista .o!o $ntunes $nti%Se!astio, o do foda%se tudo. 6 !astante ir&nico e no apresenta nenhuma proposta 0 Portugal. 6 apenas satrico. P's revolu2o dos 7ravos (procurar situao poltica de Portugal nessa poca) .o!o $ntunes pega sm!olos nacionais e os transforma em personagens c&micos.

Saramago $ entrada de Portugal e "spanha na )" sria negativa, j que so pases imperialistas perifricos e que segundo Saramago seria negativo e os dois pases seriam explorados pelas pot+ncias imperialistas da )". "le acha que esses dois pases deveria unir%se 0s col&nias como iguais para que isso no aconte2a ao invs de ficar 0 margem das pot+ncias. Jangada em dire2o aos ")$. )nio com a maior pot+ncia. ?ejei2o ao Se!astianismo e liga2o com o (!erismo.

.o!o $ntunes P's revolu2o. rata comicamente e ironicamente personagens hist'ricas Portuguesas, para colocar enquanto retornados comuns, coloni#adores que retornaram a Portugal depois da descoloni#a2o e sendo vistos enquanto pessoas que vieram @rou!ar empregoA dos portugueses de Portugal. ?idiculari#a o Se!astianismo colocando esses portugueses retornados a espera de ;. Se!astio que nunca retornar. Portugal mem!ro de facto da )nio "uropeia desde B de janeiro de BCDE, ap's ter apresentado a sua candidatura de adeso a FD de mar2o de BC44 e ter assinado o acordo de pr%adeso a G de de#em!ro de BCD5.$ adeso de Portugal 0 7"" uma das consequ+ncias do FH de a!ril de BC4I e das su!sequentes altera28es que esta resolu2o provocou nos aspetos econ'micos, poltico e social. * FH de a!ril vem p&r fim a uma poltica econ'mica em desagrega2o, com enorme depend+ncia externa, e a um poder poltico contestado por uma popula2o com ms condi28es de vida e fraco poder de compra. 7om ele, Portugal perdeu o mercado colonial e v+%se o!rigado a centrar mais a sua aten2o no mercado europeu. Para isso foi necessria uma grande transforma2o a todos os nveis. $p's certa agita2o e grandes dificuldades na nossa economia, acentuada pela recesso da economia mundial, em BC44 feito o pedido de adeso 0 7"". $ 7"" v+ com apreenso a adeso de Portugal, que ter de enfrentar enormes dificuldades face 0 sua situa2o econ'mica. /as, a partir de BCD5, a economia portuguesa e o poder poltico vo ter como primeira prioridade de poltica externa a adeso 0 7"", verificando%se a partir de BCDH um perodo de expanso da atividade econ'mica. "m B de janeiro de BCDE Portugal formalmente mem!ro da 7"", um marco importante para a situa2o atual de evolu2o da economia portuguesa. ;e BCDE a BCCB temos um perodo transit'rio de adeso 0 7"", j que o nvel de desenvolvimento de Portugal inferior ao dos outros estados mem!ros. Para que Portugal possa vencer essa desigualdade, vai rece!er da 7"" fundos estruturais que visam a moderni#a2o do setor produtivo. /as a 7"" tam!m imp8e certas diretivas no domnio legislativo que a!rangem vrios setores alm do econ'mico, como fiscalidade, energia, am!iente. Portugal tem de adaptar gradualmente a sua legisla2o 0s normas comunitrias. Jeste perodo, a evolu2o da economia portuguesa positiva, verificando%se um efetivo desenvolvimento econ'mico. Jo entanto, ainda est longe o nivelamento da economia portuguesa pela dos outros estados mem!ros. " hoje p8em%se os pro!lemas da concreti#a2o da )nio "con'mica e /onetria, o que o!riga Portugal a ter um desenvolvimento econ'mico superior ao dos outros pases da comunidade, para que no se mantenha este desnivelamento e possa cumprir os o!jetivos da )nio "uropeia.

Vous aimerez peut-être aussi