Vous êtes sur la page 1sur 6

Geografia e Poltica Internacional

Na noite de 9 de novembro de 1989, um comunicado das autoridades comunistas da Alemanha Oriental liberava a passagem nos postos de controle da fronteira berlinense. O Muro de Berlim, smbolo principal da Guerra Fria, era desativado, como conseqncia das manifestaes populares que desmoralizavam o governo da RDA. Uma multido incrdula da parte oriental atravessava livremente, pela primeira vez, a barreira que dividia a velha capital alem. Com fogos e festa em Berlim, terminava o perodo histrico da Guerra Fria. Esse acontecimento, cronologicamente to prximo, j parece distante. Depois dele, a Unio Sovitica entrou em decomposio, originando quinze Estados e inmeros focos de tenso. A Iugoslvia deixava de existir, e, mais recentemente, a Tcheco-Eslovquia fragmentava-se nas repblicas tcheca e eslovaca. Desenha-se um novo mapa no espao que era ocupado pela URSS e sua rea de influncia. A Europa foi o cenrio principal da Guerra Fria. A bipartio do continente em blocos geopolticos e alianas militares antagnicos refletia a bipolaridade de poder mundial. A ordem da Guerra Fria estruturava-se em torno do conflito entre os Estados Unidos e a URSS. Nascida da 2a Guerra, essa ordem apoiava-se sobre a diviso da Alemanha, sntese da diviso europia. A reunificao alem de 1990 assinalou a reorganizao de toda a geometria do poder no espao europeu. A edio inicial de MUNDO Geografia e Poltica Internacional dedicada nova ordem internacional. Esta expresso designa uma realidade da qual emergem novas potncias, como Japo e Alemanha unificada, caracterstica da multipolirade. Reflete, tambm, o fim do conflito ideolgico entre capitalismo e socialismo, e a reapario das guerras nacionalistas. A nova ordem no est estruturada em torno de dois plos, mas sobre mega-blocos. O processo tumultuado da unificao europia, a criao do mercadi comum da Amrica do Norte e a consolidao da zona econmica do Pacfico so dimenses de um novo estgio da economia mundial, que dissolve as fronteiras nacionais. [LEIA MAIS SOBRE A NOVA ORDEM MUNDIAL NAS PGS. 4 e 5]

NASCE A NOVA ORDEM MUNDIAL

ANO 1 - No 0 1992

OUTUBRO
APROVEITE O PLANO ESPECIAL DE LANAMENTO DO BOLETIM MUNDO Fazendo assinatura anual (equivalente a seis nmeros) de sua escola agora, voc ter descontos especiais. Conhea nossos planos de subscrio, nos seguintes endereos: Pangea Edio e Comercializao de material Didtico Ltda. Em So paulo: R. Dr. Mrio Crdim, 117 - casa 4 (CEP 04019-000) ou Em Ribeiro Preto: Fax (016) 623-1303 - Telex 164518

O Muro de Berlim, contrudo em agosto de 1961, era o maior smbolo da diviso do mundo em blocos geopolticos. Seu fim mudou o mapa da Europa e do mundo.

GUERRA CIVIL LIQUIDA A IUGOSLVIA


A guerra civil na antiga Iugoslvia, que j produziu milhares de mortes, dezenas de milhares de feridos e quase dois milhes de refugiados, parece no ter mais fim. Os conflitos comearam nas Eslovnia, no segundo semestre de 1991. Em escala crescente, envolveram depois a Crocia, e agora se concentraram na BsniaHerzegovina, onde trs principais etnias muulmanos (43%), srvios (31%) e croatas (17%) travam uma sangrenta batalha. Ressurgem antigos dios e preconceitos que se julgavam esquecidos no passado. Independente do destino que seja dado Bsnia a guerra civil, a Iugoslvia no mais existe. PG. 3

INSTABILIDADE AMEAA DEMOCRACIAS NA AMRICA LATINA


Na Amrica Latina, o escndalo PC Farias (Brasil), os desafios do narcotrfico (Colmbia), a tentativa de golpe na Venezuela e o golpe do presidente Alberto Fugimori (Peru), em maro e abril, so indcios da fragilidade dessas democracias. O que est em questo a governabilidade destes pases. PG. 6 Nos Estados Unidos, os conflitos raciais em Los Angeles, Nova York e outras cidades importantes, em plena campanha s eleies presidenciais do pas. Explicitaram uma crescente tenso social. A pobreza absoluta cresce e atinge nveis inditos, principalmente entre negros e hispnicos. PG. 7

MUNDO

OUTUBRO DE 1992

PALAVRA DO PROFESSOR
Esta seo ser dedicada a contribuies dos professores sobre os temas abordados por este boletim, assim como crticas e propostas. Solicita-se que as contribuies no excedam uma lauda (20 linhas de 70 toques cada), e que tragam a identificao de seu autor (nome completo, endereo, telefone e RG). A Redao reserva-se o direito de no publicar o material enviado, assim como editar as contribuies para sua publicao.

FRASE
Na Iugoslvia havia seis repblicas, cinco povos, quatro idiomas, trs religies, dois alfabetos e um partido 0 comunista (Norman Stone, Sunday Times, 9/10/1992).
O articulista conseguiu, com poucas palavras, sintetizar as causas, profundas do estilhaamento da antiga Iugoslvia: a desintegrao do comunismo dissolveu o cimento que unia o pas.

APRESENTAO DOS AUTORES


Apresentamos em seguida, nesta edio e em carter excepcional, uma pequena biografia dos integrantes da Redao do boletim Mundo.

MUNDO NO VESTIBULAR
Esta seo ser dedicada a apresentar questes do Vestibular realcionadas ao tema geral de Geografia Humana, Cultura e poltica Externa. Seu propsito duplo: alertar o aluno que est se preparando para o exame, mas tambm estimular debates e reflexes sobre os temas propostos.
1) (Londrina - PR) Aps a Segunda Guerra houve um extraordinrio crescimento na produo mundial de armamentos. Vrios fatores contriburam para isso, entre outros: a) o grande avano tecnolgico do poder sovitico, a ascenso das potncias ocidentais europias e a corrida espacial. b) o grande avano tecnolgico, a colonizao da frica e da sia, a corrida espacial, o declnio do poderio sovitico e a ascenso das potiencias ocidentais europias. c) o grande avano tecnolgico, o declnio das potiencias europias, a ascenso das novas potncias militares (EUA e URSS), a corrida espacial e a descolonizao da frica e da sia. d) o declnio das potncias europias, a ascenso das novas potncias militares (EUA e URSS), a corrida espacial e a colonizao da frica e da sia. e) o declnio dos EUA e da URSS, a formao dos pactos militares (OTAN e Pacto de Varsvia), a corrida espacial e a colonizao da frica e da sia. 2) (UFMG) Pode-se afirmar que a Guerra da Secesso (1861-65), nos Estados Unidos, foi resultado: a) da discordncia entre norte-americanos, que desejavam dizimar a populao indgena, e ingleses, que eram favorveis utilizao dela na lavoura. b) da luta do povo norte-americano contra o domnio colonialista ingls, que obrigava os norte-americanos a pagar pesadas taxas. c) de divergncias entre os estados do norte e do sul dos Estados Unidos acerca de vrias questes, entre elas o escravismo. d) do ataque japons a Pearl Harbour, base militar norte-americana no Hava, gerando uma onda de nacionalismo entre os norte-americanos. e) dos conflitos entre patres e operrios, pois estes iniciavam sua luta contra a explorao capitalista. 3) (FUVEST) No processo de formao de seu territrio, os EUA incorporaram vastos que originalmente no pertenciam Inglaterra. Pertenceram, respectivamente, a Frana e ao Mxico as reas assinaladas como os nmeros: a) 2 e 3 b) 1 e 3 c) 4 e 5 d) 4 e 6 e) 5 e 6 4) (U. F . Londrina) A Iugoslvia, sob a direo do Marechal Tito, no aps-guerra, assumiu uma posio de destaque, pois a) combateu a poltica do Komontern, que visava neutralizar a influncia das idias de Trotski na Europa Oriental. b) elaborou a teoria do policentrismo, juntamente com Togliatti, segundo a qual o socialismo deve ser reformista e seguir a linha do social-democracia. c) divulgou, no Ocidente, os termos do relatrio secreto de khrushev sobre os crimes do stalinismo. d) apoiou a adeso da Tchewcoslovquia ao Plano Marshall, nos termos apresentados por Klement Gottwald. e) entrou em conflito ideolgico com a Unio Sovitica, seguindo um caminho diverso do exigido por Stalin. 5) (UNICAMP) Aps a Segunda Grande Guerra, no quadro geopoltico mundial, os EUA consideraram necesrio restabelecer a poltica do cordo sanitrio no Extremo Oriente. Explique a que se refere essa poltica, utilizando-se do cartograma ao lado.

Da esquerda para a direita: Nelson Bacic Olic, Demtriao Martinelli Magnoli, Arquilau Moreira Romo e Jos Arbex Jr.

ARQUILAU MOREIRA ROMO (Kika), 37 anos, bacharel em Direito, com formao bsica tambm em Histria e Filosofia. Atualmente, exerce as funes de coordenador de Atividades Culturais nos Colgios Anglo de Ribeiro Preto e Soares de Oliveira (em Barretos e Bebedouro - SP). DEMTRIO MARTINELLI MAGNOLI, 33 anos, formado em Jornalismo e Cincias Sociais pela USP . , tambm, mestre em Geografia Humana pela Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas da mesma universidade. Autor de vrios livros, entre os quais: O que Geopoltica (Col. Primeiros Passos, Ed. Brasiliense), O Mundo Contemporneo (Ed. tica), A Nova Geografia (em co-autoria, Ed. Moderna). JOS ARBEX JNIOR, 35 anos, jornalista formado pela Universidade de So Paulo. doutorando em Histria Social pela mesma universiade. Foi correspondente do jornal Folha de S. Paulo em Nova York (1987) e em Moscou (1988-90). Foi editor do caderno Mundo da Folha (1990-91). Autor do livro A segunda Morte de Lnin - o Colapso do Imprio Vermelho . NELSON BACIC OLIC, 45 anos, gegrafo formado pela Universidade de So Paulo. Foi professor de vrias escolas da capital de So Paulo, entre as quais os Colgios Santa Cruz, So Luiz, Logos e Mater Dei. Atualmente, leciona no Mopyat. autor dos seguintes livros da Coleo Polmica (ED. Moderna): A Guerra do Vietn , Oriente Mdio: uma Regio de conflitos , Geopoltica da Amrica Latina .

6) (UNICAMP) A construo do Canal do Panam foi iniciada no final do sculo 19 por europeus e terminada no incio do sculo 20 pelos Estados Unidos. Os interesses dos Estados Unidos estavam ligados a um esquema estratgico, econmico e geopoltico. Quais so esses interesses?
RESPOSTAS

EXPEDIENTE
MUNDO - Geografia e Poltica Internacional uma publicao de PANGEA - EDIO E COMERCIALIZAO DE MATERIAL DIDTICO LTDA. Distribuda para as escolas conveniadas Redao: Demtrio Magnoli, Jos Arbex Jr., Nelson Bacic Olic Jornalista Responsvel: Jos Arbex Jr. Projeto Grfico: Eliana Paiva Diretor Comercial: Arquilau Moreira Romo Endereo: Rua Dr. Mrio Cardim 117/casa 4 (04019) So Paulo - SP Informaes: Fax: (016) 623-1303 tlx. 164518 Ribeiro Preto

6 - os interesses dos EUA estavam ligados idia de expanso de sua influncia tanto em direo ao Atlntico (Caribe) como no Pacfico. A construo do canal visava tambm diminuir as distncias entre a costa leste e oeste do pas atravs dessa via martima inter-ocenica.

SEM FRONTEIRAS
Esta seo acolher cartas de alunos e professores contendo opinies e crticas no apenas a respeito dos assuntos tratados nos boletim, mas tambm sugestes sobre sua forma e contedo. S sero aceitas cartas portando nome completo, endereo, telefone e identidade (RG) do remetente. A Redao resefva-se o direito de no publicar cartas, assim como edit-las para sua eventual publicao.

5 - A poltica do cordo sanitrio consistia na criao de uma srie de bases militares norte-americanas na rea do Oceano Pacfico e na criao de uma srie de pactos militares ou multilaterais com pases no Sudeste Asitico. O objetivo principal dessas estratgias era o de impedir o avano do vrus do comunismo na regio. 1-c 2-c 3-d 4-e

MUNDO

OUTUBRO DE 1992

LUTAS TNICAS DILACERAM OS BALCS


A guerra civil na antiga Iugoslvia, responsvel por milhares de mortes, dezenas de milhares de feridos e dois milhes de refugiados, parece no ter fim. Os conflitos, que no segundo semestre de 1991 e no primeiro semestre de 1992 foram deflagrados na Eslovnia e Crocia, agora se verificam na Bsnia-Herzegovina (ou Bsnia). Esta regio se transformou num sangrento campo de batalha, onde se defrontam as trs principais etnias que a habitam: os mulumanos (43%), os srvios (31%) e os croatas (17%). Em novembro de 1990, a Bsnia realizou pela primeira vez eleies pluripartidrias nas quais foram eleitos governantes no comunistas. O governo acabou se tornando uma coalizo dos representantes das trs etnias, que ficaram sob o comando de um presidente mulumano. Em 1991, a Iugoslvia entrou em colapso com a declarao de independncia da Eslovnia e da Crocia onde srvios e croatas se guerreavam. Esse colapso foi o resultado de um processo que comeara onze anos antes, com a morte de Josip Broz Tito, o ditador comunista que mantinha coeso o edifcio institucional do pas. Aps sua morte, no surgiu lideranas que conseguissem preencher seu lugar.

EDITORIAL
Algumas vezes, as naes passam por processos de transformaes sbitas, profundas e radicais. Quem, no comeo de novembro de 1989, poderia dizer que no dia 9 cairia o Muro de Berlim, ou que em menos de dois anos (setembro de 1991) a Unio Sovitica deixaria de existir? Mas essas transformaes no so gratuitas, nem resultado do acaso. Elas acontecem quando a vida no pode mais continuar como sempre foi. Em momentos assim, ou as coisas do certo, e tudo muda, ou os representantes do passado conseguem preservar o poder. Em Pequim, por exemplo, os burocratas do Partido Comunista chins ordenaram, em 4 de junho de 1989, o massacre de 2 mil jovens que exigiam a democratizao do pas. Foi o fim do sonho de uma gerao. No Brasil, os protestos estudantis contra o presidente Fernando Collor so outro exemplo de um movimento que pretende liquidar um passado insuportvel. Como na URSS, Alemanha Oriental e China, o Estado brasileiro tornara-se ninho de corrupo e abuso de poder. Democratizar esse Estado, a comear pela punio dos corruptos, tornou-se tarefa to importante quanto foi, para os alemes, derrubar o Muro de Berlim, ou para os soviticos, liquidar a URSS. Em Moscou, Berlim, pequim e So Paulo, os jovens mostraram que, qualquer que seja a ideologia, a democracia uma condio indispensvel vida. Mais do que isso: todos esses movimentos foram, essencialmente, alegres e por que no? coloridos. No fim, das contas, estava certo Gilberto Gil: a alegria a prova dos 9 .

Na Bsnia, mulumanos, srvios e croatas revivem dios antigos


Como reflexo da guerra entre eslovenos e croatas, a situao poltica da Bsnia comeou a se deteriorar. As trs comunidades da Bsnia passaram a ter opinies diferentes quanto ao futuro da regio. Os srvios, temendo uma dominao mulumano-croata, queriam algum tipo de unio com a Srvia. Mulumanos e croatas receavam ser engolidos pelo projeto expansionista da Grande Srvia (que incluiria a Srvia e as reas habitadas por srvios na Crocia e Bsnia). A partir desses fatos, as trs comunidades se armaram. Em fevereiro de 1992, um plebiscito que visava definir o futuro da regio, boicotado pelos srvios, decidiu pela independncia da Bsnia. Foi o sinal para a guerra. As milcias srvias, apoiadas no oficialmente por foras da Srvia, passaram a controlar parcelas cada vez maiores do territrio da Bsnia, chegando a ter sob seu controle cerca de 70% da regio. A estratgia posta em prtica pelos srvios nas reas conquistadas consistia em retirar as populaes no-srvias, atravs de expedientes que iam de simples eliminao deportao de milhares de pessoas. Era a chamada purificao tnica . Essa prtica no uma novidade . Ao contrrio, constitui uma das marcas registradas de regimes totalitrios, como o de Josef Stalin na Unio Sovitica dos anos 30 e 40, e na Alemanha de Adolf Hitler. Os croatas criaram uma rea autnoma no sul da Bsnia que, eventualmente, se uniria ao territrio da Crocia. Os mulumanos quase ficaram sem representao territorial como pode ser constatado pela simples observao do mapa. O futuro da regio incerto e sombrio. Em qualquer hiptese, a premissa de uma Bsnia realmente independente o respeito aos direitos de todas as etnias.

A GUERRA CIVIL VISTA POR UM FILHO DE IUGOSLAVOS


Nelson Bacic Olic
Meus pais nasceram em duas cidades distintas de uma pequena ilha do Adritico chamada Korcula. Meu pai chegou ao Brasil, j moo, na dcada de 30. Minha me, ainda criana, alguns anos antes. Eles s se conheceram no Brasil, onde se casaram e tiveram trs filhos. A primeira impresso de que eu era um pouco diferente aconteceu na escola, quando percebi que meu sobrenome era esquisito . Alis muitos iugoslavos tm seu sobrenome terminado em ic . Na convivncia familiar, meus pais sempre me transmitiam amor por sua terra natal. No pela Crocia (eles se referiam muito Dalmcia, regio costeira da Crocia), mas sim, pela Iugoslvia. Aos poucos, cresceu em mim o orgulho de ser filho de iugoslavos. Como todo ser humano minimamente sensvel, s posso ficar horrorizado em face do que vem ocorrendo na terra de meus parentes. pequenos grupos. Por causa desses nacionalistas tacanhos e estreitos, famlias na Iugoslvia foram obrigadas a se afastar umas das outras. Pessoas que foram amigas durante muito tempo, foram transformadas em inimigas contra sua vontade, e milhares de famlias mistas no sabem qual ser seu destino.
Fonte: Folha de S. Paulo (22.AGO.92).

Contudo e apesar de tudo -, continuo tendo orgulho de ser filho de Iugoslavos. Condeno, com veemncia, os nacionalistas de planto, no importa a origem tnica, que buscam solues finais , sinnimo eufemstico de genocdio. Espero que algum dia eles entendam aquilo que John Lennon poeticamente imaginou.

LUTA INTIL DIVIDE FAMLIAS E AMIGOS


Acredito que todos os povos tm o direito de escolher o seu destino. Sei, tambm, que muitos polticos de origem srvia sempre desejavam a hegemonia de seu grupo sobre os demais habitantes da Iugoslvia. Mas sempre h espao para negociaes, desde que haja bom senso. E por isso tudo que sou contrrio explorao que certos polticos populistas, travestidos de nacionalistas, tm feito no sentido de jogar populaes umas contra as outras, buscando usufruir de vantagens pessoais ou conquistar benefcios para os seus

OUTUBRO DE 1992

MUNDO

MUNDO

OUTUBRO DE 1992

MEGA-BLOCOS SUBSTITUEM AS SUPERPOTNCIAS NA NOVA ORDEM MUNDIAL


Guerra Fria consistiu numa etapa especial da histria da humanidade, na qual o sistema internacional organizou-se em torno de dois plos de poder de mbito planetrio. De certa forma, o conflito foi tambm uma forma de cooperao: os contendores respeitam escrupulosamente as linhas demarcatrias das respectivas esferas de influncia. Irmos-inimigos, os Estados Unidos e a Unio Sovitica conflitaram cooperando. A bipolaridade da Guerra Fria apoiou-se sobre uma indita acumulao e aperfeioamento de meios de destruio em massa. Os arsenais nucleares, formados por ogivas e lanadores, tinham por finalidade no a preparao da guerra, mas a sua preveno. No tempo em que o embate militar prometia a devastao mtua, excluindo a hiptese da vitria, a cumulao de arsenais sempre maiores transformou-se num fim em si mesmo. Esses arsenais visavam no a alterao mas a manuteno do equilbrio de poder existente. Nessas condies, fora militar tornou-se no principal sinnimo de poder, secundarizando outras referncias tradicionais do poderio dos Estados, como principalmente a produtividade e eficincia da economia nacional. Pases como a Alemanha e o Japo potncias econmicas excludas politicamente do clube nuclear permaneceram margem dos centros fundamentais de poder e deciso do sistema internacional. O fim da Guerra Fria e a subseqente desapario da URSS embaralharam todas as cartas do jogo geopoltico mundial. Em princpio, a bipolaridade cede lugar a uma distribuio unipolar do poder: a nova pax romana , isto , o imprio sem contraste dos EUA (a pax americana). Essa forma de encarar a geometria do sistema internacional surgido do fim da Guerra Fria originou a expresso Nova Ordem Mundial , cunhada pelo presidente George Bush vsperas da desintegrao da URSS. Entretanto, mais que uma anlise das realidades emergentes, ela refletia a vontade de Washington e a sua pressa em comemorar a vitria na Guerra Fria. Uma abordagem mais atenta revela que as coisas no so assim to simples.

A Gr-Bretanha e a Frana, cuja influncia poltica derivava do seu papel de potncias nucleares associadas aos Estados Unidos, conhecem um declnio cada vez maior da sua influncia internacional. Nas dcadas do ps-guerra, a reconstruo da economia capitalista mundial produziu uma redistribuio geogrfica da riqueza. A hegemonia incontestvel dos EUA que concentravam uma riqueza bastante superior das demais potncias capitalistas juntas, no final da guerra foi sofrendo eroso contnua. Simultaneamente, a Europa Ocidental e o Japo aquiriram uma nova capacidade industrial, comercial e financeira. No final da dcada de 80, quando se encerrava a Guerra Fria, o PIB (Produto Interno Bruto, soma total das riquezas produzidas por um pas) japons atingia 60% do PIB americano e a Comunidade Europia apresentava um PIB conjunto superior ao dos EUA. Os fluxos comerciais e os movimentos de capitais globalizaram-se e geraram complexos econmicos regionais. Na Europa, o Tratado de Roma de 1957 originou o Mercado Comum Europeu, que tinha por meta a eliminao das barreiras entre as economias nacionais representadas pelas fronteiras polticas. No oriente, o dinamismo da economia japonesa e os investimentos de capitais ocidentais estimularam a industrializao de pases da orla ocenica. Os chamados Tigres Asiticos (Coria do Sul, Formosa, Cingapura e Hong Kong) integraramse zona de influncia da economia do Japo. A economia mundial capitalista no tem mais um nico centro.

O fim dos blocos geopolticos devolveu o contedo puramente geogrfico aos conceitos leste e oeste , e criou as condies para o surgimento de um novo mundo, multipolar. Eliminada a oposio ideolgica, so as confluncias econmicas, histricas, tnicas e culturais muitas das quais sufocadas durante dcadas pela cortina de ferro que criam, hoje, uma irresistvel tendncia mundial formao de novos blocos regionais. (Jos Arbex, 500 anos de solido, A Nova Desordem Mundial, Folha de S. Paulo, 19/12/1990, p. 3)

RSSIA HESIT A EM INTER VIR NA PERIFERIA D A CEI


A fragmentao da URSS, no final de 1991, foi o estopim para a deflagrao de guerras abertas na periferia do antigo imprio vermelho. Os conflitos latentes entre povos, etnias e nacionalidades que compunham o Estado sovitico degeneraram em conflitos militares que incendeiam as zonas perifricas da Comunidade de Estados Independentes (CEI). Na regio do Cucaso espao de entrelaamento de etnias, culturas e religies diferentes os atritos entre a Armnia e o Azerbaijo transformaram-se numa guerra sem perspectivas de soluo a curto prazo. Os armnios, cristos ortodoxos, querem a reincorporao do territrio do Karabah sua repblica. O territrio povoado por uma maioria Armnia mas foi entregue para o Azerbaijo mulumano pelo ditador sovitico Josef Stalin na dcada de 30. Na vizinha Gergia, o governo do antigo colaborador de Gorbatchov, Eduard Shevardnaze, enviou tropas contra os separatistas da Osstia do Sul e Abkhazia. Outra regio-problema a sia Central, onde as antigas repblicas mulumanas do Casaquisto, Turcomenisto, Uzbequisto, Tadjiquisto e Quirquisto tornaram-se Estados independentes. Culturalmente influenciados pelo Isl, esses novos Estados conhecem conflitos mais ou menos graves entre as autoridades polticas e os movimentos de oposio religiosa. No Tadjiquisto, um golpe afastou o antigo governo e instalou um poder com participao mulumana.

ONDE FICA A FRONTEIRA RUSSA


A instabilidade na sua periferia externa inquieta a Rssia. No passado longnquo, a partir do sculo 17 , o antigo Imprio czarista ocupou e subjugou os povos do Cucaso e da sia Central, garantindo assim a segurana nas fronteiras exteriores da Rssia. Nas dcadas do poder comunista, instaurado em 1917 , Moscou desenvolveu uma poltica de russificao das repblicas soviticas, estimulando migraes populacionais de russos para as zonas perifricas. Agora, tudo isso parece desmoronar. As fronteiras estratgicas da Rssia estiveram sempre alm das suas fronteiras polticas. Durante a Guerra Fria, estenderam-se at a cortina de ferro , projetando-se sobre a Europa Oriental. Com o desmantelamento do bloco sovitico e a fragmentao da URSS, tudo indica que o Estado russo enxerga nos limites da CEI a sua nova fronteira estratgica. A presena de numerosas minorias populacionais russas em vrios pases dessa zona perifrica refora essa percepo. A maior parte das tropas do antigo Exrcito Vermelho continua nas suas posies, em territrios de Estados da CEI. Essas tropas esto sob comando formal da Comunidade, mas poucos duvidam que obedeceriam ordens emanadas diretamente de Moscou. Resta saber por quanto tempo elas permanecero margem das guerras que eclodem no permetro externo da Rssia.

A NOVA ORDEM MULTIPOLAR

A Europa quer dar o salto da unificao econmica para a unidade poltica e diplomtica.
A constituio de blocos econmicos supranacionais encontra a sua expresso mais avanada na Comunidade Europia. Em 1986, o Ato nico Europeu definiu o final de 1992 como data limite para a supresso de todas as barreiras que limitam o movimento de mercadorias, capitais, servios e pessoas entre os doze pases envolvidos. O Tratado de Maastrich, assinado na Holanda em 1991, prev a adoo de uma moeda corrente nica e a definio de polticas externas e de defesa comuns at o fim da dcada. A Europa quer dar o salto da unificao econmica para a unidade poltica e diplomtica. O bloco econmico liderado pelo Japo no tem estruturas institucionais oficiais. Apia-se na rede de fluxos de capitais emanada da poderosa economia do arquiplago, que comea a transformar a Bacia do Pacfico numa zona econmica mais importante que o Atlntico Norte. A multipolaridade de poder que comea a se desenhar na nova ordem mundial no representa o fim da hegemonia americana. O poder das armas ainda conta e a herana da Guerra Fria continua viva. Os EUA, apoiados pela Gr-Bretanha, insistem na manuteno da OTAN (Organizao do Tratado do Atlntico Norte, formada em 1949), mesmo aps o desaparecimento do Pacto de Varsvia (1955). Mas o esfacelamento do seu querido inimigo a URSS da Guerra Fria suprime as principais fontes do poder geopoltico da superpotncia americana. A nova ordem mundial est muito distante da pax americana .
Servio Obras de anlise poltica sobre o fim da Guerra Fria: A Segunda Morte de Lnin, de Jos Arbex Jr. (Ed. Folha de S. Paulo, 1991) Ns, o Povo, de Timothy Garton Ash (Companhia das Letras, 1990)

Esboo da organizao geopoltica da nova ordem mundial desenhado por Zbigniew Brzezinski, conselheiro especial para assuntos de segurana nacional do presidente americano Jimmy carter (1976-1980). Publicado originalmente em World media A Nova Desordem Mindial 1

ESTADOS UNIDOS CRIAM MER CADO COMUM


Foi concludo, em agosto, o tratado que estabelece o mercado comum da Amrica do Norte (NAFTA, North Amrica Free Trade Association). A zona de livre comrcio entrar em vigor paulatinamente, com a progressiva eliminao de taxas e tarifas alfandegrias que regulamentam os fluxos comerciais entre os Estados Unidos, Canad e Mxico. O novo mercado comum representa a resposta americana ao processo de unificao europia. Reunindo uma populao de cerca de 370 milhes de habitantes e somando um PIB superior a 6 trilhes de dlares, o NAFTA tende a dinamizar as trocas de mercadorias e servios entre os trs parceiros norte-americanos. Tendo como vrtice a economia dos EUA, o mercado comum cria dois vetores diferentes. O Canad, antigo parceiro econmico dos EUA, apresenta economia desenvolvida e diversificada, baixo crescimento vegetativo e elevados nveis de vida. O Mxico, ao contrrio, apresenta profundos desnveis sociais, forte crescimento vegetativo e intensos movimentos migratrios. A urbanizao crescente amplia as tenses sociais e os fluxos de migrantes ilegais geram uma fronteira de atritos na linha do Rio Grande, que o separa dos EUA. ra Fria, quando a Europa ocupou as atenes da poltica mundial americana, a volta para a Amrica no representaria uma grande novidade histrica. Seria antes, a retomada de uma orientao muito antiga na geopoltica americana. A Amrica para os americanos esse princpio, expresso no clebre discurso do presidente James Monroe, em 1823, orientou todo a poltica externa dos Estados Unidos, at a 2 Guerra Mundial. A Doutrina Monroe, como ficou conhecida, definia o hemisfrio ocidental como objeto privilegiado da poltica de poder americana. Em 1845, a anexao do Texas, aps sangrenta guerra contra o Mxico, constitua o primeiro ato imperialista dos EUA. O presidente James Polk justificava-o como ato de libertao dos texanos. Os EUA sempre preferiram enxergar a sua poltica externa como uma cruzada pela liberdade e pela democracia, rejeitando os argumentos de interesse nacional esgrimidos pelos governos europeus. J se tornava difcil, porm, esconder o trecho implcito no velho princpio de Monroe: A Amrica para os americanos... do norte. A Doutrina Truman, que em 1947 anunciou o engajamento dos EUA na Guerra Fria, inverteu radicalmente o sentido da poltica externa americana. A Europa, cenrio principal da confrontao com os URSS, tomou o lugar de destaque que cabia Amrica. O fim da Guerra Fria deixa os EUA numa encruzilhada histrica. Voltar Amrica? Uma poltica desse tipo significaria o reconhecimento do encerramento da hegemonia mundial americana.

O fim da Guerra Fria e a desapario da Unio Sovitica embaralham as cartas do jogo geopoltico mundial.
O fim da Guerra Fria no se limitou a modificar a distribuio do poder, mas essencialmente alterou a prpria natureza do poder geopoltico. Durante as dcadas da Guerra Fria, armas e poder tornaram-se quase sinnimos. O encerramento da Guerra Fria desmancha essa identidade, desvinculando (ao menos parcialmente) o poder geopoltico dos arsenais militares. Outras dimenses de poder, quase esquecidas, reaparecem no centro da cena. A fora do dinheiro, em especial, lana um cone de sombra na direo da fora das armas. Por isso, os EUA, que conhecem uma lenta dissoluo da sua tradicional hegemonia econmica, tambm A redefinio dos significados do poder, num mundo onde se dissolve o confronto ideolgico bipolar, assinala a emergncia das potncias derrotadas na 2 Guerra Mundial. O Japo e a Alemanha cujo peso econmico no tinha correspondncia poltica ou militar durante a Guerra Fria lentamente comeam a participar com voz prpria da diplomacia internacional.

A AMRICA PARA OS AMERICANOS


O NAFTA, porm, mais que um mercado comum. A sua constituio sinaliza um novo interesse dos EUA pelo continente americano. Depois das dcadas da Guer-

MUNDO

OUTUBRO DE 1992

GOLPE, CORRUPO MISRIA AMEAA DEMOCRACIAS NA E NARCOTRFICO AMRICA LATINA Aumento do desemprego e da pobreza cria tenses, FAZEM A AMRICA
climas propcios a golpes e ingovernabilidade
O escndalo PC Farias rene todos os ingredientes que caracterizam a crise de governabilidade na Amrica Latina: uma mquina estatal corrupta, uma cpula governante dividida e perplexa, organizaes partidrias e sindicais convocando manifestaes contra o governo e, como pano de fundo, uma aguda crise social e econmica. Estes ingredientes se combinam, de vrias formas, nos demais pases. No Peru, o golpe de Alberto Fujimori teve como pretexto tornar mais eficaz o combate guerrilha (principalmente, o grupo maosta Sendero Luminoso), e aos narcotraficantes. Fujimori dissolveu o Congresso, e concentrou todos os poderes. A priso do lder do Sendero, Abimael Guzmn, em setembro, em circunstncias pouco claras, parece ter reforado o esquema de Fujimori. O Sendero foi criado nos anos 70, como um pequeno grupo da Universidade de Ayacucho. Inicialmente, era rural, e adepto de mtodos violentos. Cresceu tanto nos anos 80 que hoje controla bairros de Lima (capital do pas), onde abundam favelas enormes e miserveis. O narcotrfico no Peru no to importante quanto na Colmbia, mas corrompe at generais (cujo salrios mdios so de 200 dlares mensais). fcil imaginar a desmoralizao nas tropas. Muitas vezes, soldados que se quer tm botas. Nos anos 80, em particular na segunda metade da dcada, um amplo processo de democratizao parecia tornar irreversvel o fim das ditaduras na Amrica Latina. Um a um, foram democratizados os regimes do Cone Sul (Argentina, Chile, Paraguai e Brasil), Amrica Andina (Peru, Colmbia, Venezuela, Bolvia) e Central (Salvador, Guatemala, Nicargua). Com exceo de Cuba, a realizao de eleies livres tornou-se regra. Mas esse edifcio democrtico tem base frgil. A ingovernabilidade ameaa vrios pases, incluindo o Brasil. Multiplicam-se os indcios de uma crise generalizada: golpe de Estado deferido pelo presidente do Peru, Alberto Fujimori, em abril, e uma tentativa de golpe na Venezuela, mesma poca; desmoralizao do governo colombiano, dois meses depois, com a fuga da priso de Pablo Escobar, o chefo do bilionrio Cartel de Medelln do narcotrfico; o escndalo PC Farias no Brasil, expondo a mquina de corrupo armada no corao do poder. Paradoxalmente, se houve democratizao, a pobreza aumentou nos anos 80. Esse paradoxo est na base de todas as crises, j que a democracia permite que os movimentos reivindicatrios se expressem nas ruas, fbricas, escolas e locais de trabalho, atemorizando as elites. No limite, ou a democracia capaz de gerar justia social, ou a concentrao de riquezas acabar por liquidar a democracia. substituir equipamentos quebrados ou obsoletos (incluindo transportes, comunicaes, escolas e hospitais).

O declnio do PIB fez dos anos 80 a dcada perdida para a Amrica Latina
Em Pases Andinos, camponeses usam a folha de coca como valiosa fonte de alimento, calorias e protenas vegetais. parte da tradio.

Em pases andinos (Peru, Colmbia e Bolvia), a represso ao narcotrfico gera, no raro, uma profunda injustia social. A folha de coca um alimento cultivado h milnios por indgenas. Muitas vezes, sua nica fonte de protenas vegetais. As presses, feitas principalmente por Washington, para que as culturas de coca sejam substitudas por outras (milho, caf, etc.) agravam as pssimas condies de vida destas populaes. Na Colmbia, a fuga de Pablo Escobar dissolveu a fico de que o governo conseguira controlar o narcotrfico. Escobar estava preso num crcere construdo para ele, em terreno de sua propriedade situado no topo de uma montanha que domina o belssimo vale de Envigado. Bastou o governo ameaar transferi-lo para que ele fugisse. O narcotrfico o segundo maior comrcio do mundo. Movimenta, anualmente, 500 bilhes de dlares, dos quais boa parte originada da Colmbia, maior produtora de cocana. As mfias de Cli e Medelln formam um Estado dentro do Estado . Compram juzes, polticos e militares, e controlam a maior parte do comrcio legal. As empresas legais de Escobar em Medelln pagam salrios altos, o que garante ao narcotraficante a simpatia de parte significativa da populao. Escobar entregou-se s autoridades em meados de 1991, em troca da promessa de que no seria extraditado aos EUA. Exigiu, alis, que a Assemblia Constituinte transformasse a promessa em lei. O governo, com sua priso, parecia ter consolidado uma nova fase na histria do pas. Mera aparncia, que s oculta o barril de plvora social e econmico prestes a explodir.

H vrias formas de julgar o comportamento social da economia de um pas. Uma delas medir os ndices de mortalidade infantil, de expectativa de vida mdia da populao, de assistncia mdica por habitante, de saneamento bsico e servios etc. Outro parmetro o PIB (Produto Interno Bruto, soma das riquezas produzidas). Nos anos 80, a taxa de crescimento anual do PIB caiu para 1,5%, quando tinha sido, em mdia, de 5,4% nos anos 70. Como o crescimento populacional superou a mdia de 2% anuais neste perodo, a concluso imediata: o PIB por habitante declinou. Isso significa que nos anos 80 cada pas latinoamericano produziu, em mdia, menos riqueza do que o exigido pelo crescimento populacional. Os investimentos na economia e no parque industrial tambm caram drasticamente, de uma mdia anual de 24,5% nos anos 70 para 16,4% entre 1985-88. Na maioria dos pases latino-americanos, os investimentos sequer foram suficientes para reparar ou

A situao foi agravada com a prolongada recesso nos pases ricos no comeo dos anos 90. As economias do Terceiro Mundo, no qual se inclui a Amrica Latina, dependem de investimentos estrangeiros e da importao de tecnologia avanada. Com o acirramento da crise econmica mundial, os pases ricos tendem a proteger seus prprios mercados, importando menos e cobrando mais por aquilo que exportam. O individamento do Terceiro Mundo cresce. A dvida externa o principal fator de estagnao na Amrica Latina. Nos anos 60-70, os emprstimos a juros baixos tomados junto a bancos internacionais comerciais financiaram um boom de industrializao (milagre econmico). Um grande fluxo de capitais no sentido Norte-Sul criou na Amrica Latina uma classe mdia relativamente numerosa. Mas a situao inverteu-se nos anos 80. Preocupados com o excesso de moeda em circulao, gerador de um processo inflacionrio que afetava negativamente suas economias, os ricos passaram a enxugar o mercado, aplicando taxas de juros cada vez mais altas ao dinheiro emprestado. O dinheiro, que nos anos 70 era fcil , nos anos 80 tornou-se caro. O resultado foi o crescimento acelerado da dvida. Os pases latino-americanos tiveram que exportar volumes cada vez maiores de dlares. No sobrava capital para investimentos em seus prprios parques produtivos. Cada pas produzia para pagar a dvida, segundo uma lgica perversa, em que a elevao da taxa de juros o tornava incapacitado (ou inadimplente, no jargo dos economistas). Indstrias faliram, o desemprego aumentou e a crise agravou-se em 1990-92 (1,5 milho de demisses apenas na Grande SP). As repercusses sociais so to visveis quanto cruis. Em regies do Brasil, cresce a mortalidade infantil, contra uma tendncia mundial sua queda.

MUNDO

OUTUBRO DE 1992

FENMENO PEROT MARCA O FIM DO BIPARTIDARISMO NOS EUA


Impacto eleitoral do bilionrio texano revela impotncia histrica de democratas e republicanos
Tradicionalmente, as eleies nos Estados Unidos so disputadas pelos partidos Democrata e Republicano. Outros partidos simplesmente no tinham chance. Mas, este ano, o bilionrio texano Ross Perot, independente, disparou nas pesquisas de inteno de votos, superando o presidente George Bush (candidato a reeleio, republicano) e Bill Clinton (democrata). Perot abandonou a disputa em junho, mas deixou a certeza de que o bipartidarismo americano tem seus dias contados. O bipartidarismo foi expresso, no psguerra, do novo lugar ocupado pelos Estados Unidos como superpotncia capitalista. Republicanos e Democratas no tinham, realmente, uma divergncia ideolgica quanto ao sistema poltico americano. Representavam, apenas, modos distintos de administrar a economia e a poltica externa do pas, mas sempre em consonncia com os interesses das corporaes. Nas trs dcadas que se seguiram Segunda Guerra, o grande crescimento industrial e financeiro dos EUA, que financiou a reconstruo da Europa Ocidental e Japo, seduziu os amplos setores da classe mdia. Os principais beneficirios polticos desse boom foram os democratas e republicanos. No bojo da Guerra Fria, a esquerda americana, real ou imaginria (incluindo intelectuais e artistas que nunca exerceram qualquer atividade poltica), foi politicamente massacrada pelo macarthismo (a caa s bruxas inspirada pelo senador Joseph McCarthy, presidente do comit da Cmara contra Atividades Antiamericanas). Mesmo o minsculo Partido Comunista americano foi colocado na ilegalidade. Esse processo consolidou a diviso do poder em dois partidos. A esquerda foi incapaz de conquistar um apoio significativo da classe mdia. No mximo, tentava se expressar atravs do Partido Democrata, quando no formava grupos minsculos e extremistas (como o Socialista Workers Party, trotskista). O espao para uma terceira alternativa poltica foi gerado pelo processo de crise econmica, iniciado pela poltica neoliberal arquitetada pelo presidente Ronald Reagan nos anos 80. O reaganismo baseava-se no corte profundo de gastos do Estado com servios sociais e infraestrutura bsica de servios, que foram em grande parte repassados ao setor privado. A situao dos pobres agravou-se.

MISRIA ABSOLUTA CRESCE ENTRE NEGROS E HISPNICOS


A misria absoluta cresce nos EUA. Em 1991, o nmero de pobres chegou a 35,7 milhes, considerando-se pobre uma famlia de quatro pessoas com renda inferior a 14 mil dlares/ ano (ou 290 dlares por pessoa por ms). Mas o aumento da misria no democrtico (distribudo homogeneamente). Os principais bolses de pobreza so as populaes negras e hispnicas. No ano passado, os pobres equivaliam a 14,2% da populao: 33% entre os negros, 29% entre os hispnicos e 11% entre os brancos. Los Angeles evidenciou a concentrao tnica e racial da misria. A mdia preferiu mostrar os aspectos sensacionalistas da revolta, como saques a supermercados. Foram relegados a um plano secundrio as questes mais importantes: os problemas raciais e tnicos, e a sria crise estrutural da economia. No por acaso, muitos manifestantes saam s ruas portando bandeiras do Mxico, de Porto Rico e de pases africanos. A amplitude das mobilizaes foi to grande que, somados a Guarda Nacional, os agentes do FBI (polcia federal) e o Departamento de Polcia de Los Angeles, Bush mobilizou mais tropas para conter o movimento do que para invadir o Panam (em dezembro de 1989).

Mergulhados na misria, e descrentes em relao aos partidos tradicionais nos EUA (Democrata e Republicano), negros e hispnicos partiram para violentas manifestaes de rua em Los Angeles. um claro sintoma da decadncia do imprio americano e fim do american dream .

que essas camadas no mais acreditavam nos partidos tradicionais. Diante da falta de opes institucionais para expressar seu descontentamento, restavam as ruas ou o voto em demagogos e populistas de ltima hora. Perot era exatamente isso. Seu programa de governo nunca ficou claro. Dele se sabia, por exemplo, que em suas empresas no podiam trabalhar barbudos, cabeludos, adlteros e homossexuais. Aparentemente, Perot desistiu porque sua candidatura ficou comprometida pela desorganizao de seu comit eleitoral. Ele queria decidir tudo sozinho, e no ouvia os especialistas. Os motivos reais podem ter sido outros: por exemplo, presses por parte das corporaes que sustentam Bush e Clinton, e que se sentiram ameaados pela presena de um aventureiro na Casa Branca.

NEOLIBERALISMO VERSUS NEW DEAL


A recesso explica boa parte do agravamento da misria, mas no esgota o problema. H, tambm, uma poltica deliberada por trs de tudo. A partir dos anos 80, quando a Presidncia foi assumida por Ronald Reagan, o Estado passou a cortar os seus programas de assistncia. Era o auge do neoliberalismo americano. Reagan queria revogar as conquistas sociais obtidas por movimentos trabalhistas entre 1929-32, atravs do New Deal . Atemorizados pelo impacto de uma crise que fechou a Bolsa de Valores e Nova York 1929 e pelo avano do comunismo a partir da revoluo russa (1917), empresrios e governo fizeram um pacto (deal em ingls) com os trabalhadores para evitar exploses. O New Deal criou um paradoxo: os EUA, sede do capitalismo, aplicavam uma poltica social relativamente generosa. Reagan pretendia resolver a contradio mediante a privatizao completa do Estado. George Bush apenas prosseguiu essa estratgia. Em 1989, o desabamento do socialismo parecia dar razo aos neoliberais. A lgica do mercado impunha-se sobre todas as outras consideraes. O socilogo americano Francis Fukyama chegou at a falar no fim da Histria , como se todos os problemas j estivessem de antemo resolvidos pelas frmulas do mercado. Era a miragem do paraso neoliberal, destruda pelos demnios reais de Los Angeles.

Recesso e perda de competitividade internacional anunciam o fim do sonho americano .


Perot desistiu, mas os problemas ficaram. O descrdito em relao aos partidos reflete dificuldades da economia, atingida pela recesso geradora de desemprego e misria. Mas no s pela recesso. As empresas americanas perdem competitividade, se comparadas com as japonesas e alems. O centro de Detroit, antiga capital da indstria automobilstica, smbolo do american dream , virou uma grande favela. O fenmeno Perot assim como os conflitos raciais de Los Angeles expressa a realidade da decadncia americana, acelerada pelo fim da Guerra Fria e a conseqente emergncia de novos mega-blocos econmicos (veja as pginas 4 e 5). Essa decadncia coloca em questo o futuro da democracia americana. A democracia nos EUA busca, essencialmente, o equilbrio entre opinies divergentes. O Estado americano, federativo, baseado mais no princpio do dilogo do que no do centralismo como meio de resolver conflitos. Mas, quando setores inteiros da populao se sentem excludos do jogo poltico, o que est em questo so os princpios na base da Constituio mais estvel que a democracia j construiu.

O sucesso da candidatura Perot teve a mesma base social que os conflitos raciais de Los Angeles.
No por acaso, a candidatura Perot ganhou fora no mesmo perodo em que aconteciam os grandes conflitos raciais de Los Angeles, Washington Heights (bairro de Nova York) e outras grandes cidades dos Estados Unidos. O bilionrio texano parecia representar algo novo , quando os partidos tradicionais se mostravam incapazes de oferecer solues reais aos problemas econmicos e sociais do pas. Fenmenos deste tipo haviam sido profetizados, meses antes, pelo economista John Kenneth Galbraith. Analisando o elevado ndice de absteno nas eleies americanas (o voto no obrigatrio), Galbraith notou que o desinteresse era maior entre as camadas mais pobres da populao, formada por negros e hispnicos. Concluiu, assim,

Vous aimerez peut-être aussi